No passado, muito do que se ensinava na escola enfatizava a transmissão do conhecimento gerado por outros e a avaliação para verificar se os estudantes se recordavam dessa informação. Atualmente o conhecimento está crescendo rapidamente, problemas inesperados surgem e os estudantes devem aprender como utilizar novas técnicas e ferramentas para pensar criativa e cooperativamente. Os docentes precisam planejar e conduzir aulas que envolvam os estudantes em aprendizagem ativa, aplicação criativa do conhecimento para a resolução de problemas reais, no exercício de pensamento complexo e na comunicação competente tanto individual como em grupo.Os estudantes que realmente compreendem o que estudam usam o aprendizado de forma flexível e criativa. Isso significa que não vão bem somente em uma avaliação, mas também aplicam seu conhecimento para solucionar outros tipos de problemas e conseguem estabelecer relações entre o que aprendem na escola e em várias situações do cotidiano.E essa metodologia está sendo aplicadas pelos professores pela rede de ensino do município de Upanema, uma vez que nós nos preocupamos em mostrar aos nossos alunos o que na verdade servem e servirão para a vida de cada um no futuro e isso nós conseguimos porque trabalhando em uma sala de aula, compreendendo o aluno e participando de forma indireta de sua vivência, nos fez presenciar relatos que acabam nos conduzindo para um estudo sistemático e transmissor de conhecimentos aplicativos.
Fonte: Jornal de Upanema