segunda-feira, 10 de março de 2008

TRE/RN vai fazer orientação sobre eleições municipais

Tendo como assunto as várias etapas que compõem o trabalho de preparação, organização e do dia da eleição propriamente dito, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realiza, a partir da próxima segunda-feira (10), uma série de palestras para chefes de cartórios eleitorais dos pólos de Caicó, Mossoró e Natal.
Durante os encontros, será anunciada a programação de treinamentos em sistemas eleitorais como registro de candidatura, totalização de votos, transmissão de dados e divulgação de resultados.
Mozart Medeiros, secretário de Tecnologia da Informação do TRE/RN, adianta que serão repassados dados e informações do Plano de Ação para as eleições 2008, envolvendo cadastro eleitoral, logística de urnas eletrônicas (como transporte e geração de mídia), justificativa eleitoral, organização das seções eleitorais e locais de votação. "Informaremos aos chefes de cartório, por exemplo, sobre se houve agregação de seção ou não, e em caso afirmativo quais são as seções que sofreram alterações", explica Mozart. Será abordado também o trabalho dos mesários, propriamente dito. Outro tema é a viabilidade da iniciativa do "mesário voluntário".
Os chefes de cartório receberão as primeiras informações sobre a quantidade de seções destinadas aos portadores de deficiência visual. Em 2008, devem ser instaladas 218 seções com capacidade para atender e facilitar o voto deste eleitor com necessidades especiais. Nesses locais, as urnas terão fones de ouvido à disposição do votante. Uma vez digitado o número dos candidatos, os algarismos serão "falados" através do sistema de áudio, o que permitirá que o eleitor esteja ciente se o voto foi digitado corretamente ou não. Nas últimas eleições, eram 209 seções deste tipo. As duas zonas com maior número de seções com este recurso serão a 3ª e 69ª, com 21 e 22 locais, respectivamente.
Uma novidade para as eleições deste ano é a implantação do voto do preso provisório. A medida foi disciplinada pela Resolução nº 10 do TRE/RN, de 2 de outubro passado, e deve ser um dos assuntos das palestras. As seções funcionarão nas 10 penitenciárias existentes no Estado: Cadeia Pública de Natal Professor Raimundo Nonato Fernandes; Centro de Detenção Provisória Zona Sul; Centro de Detenção Provisória Zona Norte; Centro de Detenção Provisória da Ribeira; Penitenciária Estadual de Alcaçuz; Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, em Caicó; Cadeia Pública de Mossoró; Cadeia Pública de Caraúbas; Complexo Penal Dr. João Chaves e Penitenciária Estadual de Parnamirim.
CAICÓ - O primeiro encontro ocorre na segunda, 10, no Auditório do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), na Rua Otávio Lamartine, 643, em Caicó, das 12h às 18h. Devem estar presentes os chefes de cartórios das zonas eleitorais de Currais Novos (20ª), Florânia (21ª), Acari (22ª), Jardim do Seridó (23ª), Parelhas (24ª), Caicó (25ª), Serra Negra do Norte (26ª), Jucurutu (27ª), Alexandria (41ª), Caicó (45ª), Cruzeta (56ª), Jardim de Piranhas (59ª) e São João do Sabugi (65ª).
MOSSORÓ - Mossoró será o pólo do segundo dia de palestras, na terça (11), no mesmo horário do encontro realizado em Caicó. Participam os chefes de cartórios das zonas eleitorais de Assu (29ª), Macau (30ª), Campo Grande (31ª), Areia Branca (32ª), Mossoró (33ª), Mossoró (34ª), Apodi (35ª), Caraúbas (36ª), Patu (37ª), Martins (38ª), Umarizal (39ª), Pau dos Ferros (40ª), Luís Gomes (42ª), São Miguel (43ª), Pendências (47ª), Upanema (49ª), Almino Afonso (55ª), Governador Dix-sept Rosado (57ª), Janduís (58ª), Marcelino Vieira (60ª) e Portalegre (63ª).
CAPITAL - O Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), na Rua da Torre, s/n, no bairro do Tirol, próximo à entrada do Bosque dos Namorados, no Parque das Dunas será palco das palestras de quinta (13) e sexta (14). No primeiro dia, as palestras serão ministradas para os chefes de cartórios de Natal (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª Zonas Eleitorais), Macaíba (5ª), Ceará-Mirim (6ª), São José de Mipibu (7ª), Goianinha (9ª), Monte Alegre (44ª), Taipu (46ª), Parnamirim (50ª), São Gonçalo do Amarante (51ª), Poço Branco (62ª), São Rafael (64ª), Arêz (66ª), Nísia Floresta (67ª) e Santa Cruz (68ª).
A ação da Secretaria de Tecnologia da Informação alcançará todos os chefes na sexta-feira, com as presença no COJE, dos responsáveis pelos cartórios de São Paulo do Potengi (8ª), João Câmara (10ª), Canguaretama (11ª), Nova Cruz (10ª), Santo Antônio (13ª), Touros (14ª), São José de Campestre (15ª), Santa Cruz (16ª), Lajes (17ª), Angicos (18ª), São Tomé (19ª), Santana do Matos (28ª), Pedro Avelino (48ª), São Bento do Norte (52ª), Tangará (53ª), Afonso Bezerra (54ª) e Pedro Velho (61ª).
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: