sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ENTREVISTA COM JORGE LUIZ

Jornal de Upanema - Como o senhor recebe esses números de avaliação positiva feita pela enquete do Jornal de Upanema?
Jorge Luiz - 93,7% de aprovação aqui na zona urbana, eu entendo como sendo uma resposta da população ao nosso trabalho, já que eu sempre tenho dito que temos feito uma administração voltada para o povo de Upanema, voltada principalmente para aquelas pessoas que mais precisam que as ações da prefeitura cheguem até sua casa. Assim eu recebo com bastante satisfação, alegria, e posso até dizer que estou já me sentindo com a certeza do dever cumprido, porque, afinal de contas, quem tem 93,7% de aprovação é porque está cumprindo seu dever. Mas nem por isso eu vou relaxar, e a nossa intenção é que nesse ano de 2008 a gente possa cada vez mais fazer obras, fazer investimentos aqui no município e quem sabe no final desse ano fazer uma nova avaliação e se Deus quiser alcançar índices ainda maiores.
J.U - A saúde foi apontada pelos entrevistados como o principal problema no município de Upanema. O senhor concorda com a opinião mostrada na enquete?
J.L. - Eu acredito que a saúde é o problema do Brasil inteiro, não é só no município de Upanema, do Estado do RN, é problema do Brasil. Infelizmente a pergunta não mostrou qual o principal defeito da saúde. Nós temos investido muito na saúde. Upanema tem hoje cinco médicos na equipe do PSF atendendo as pessoas em sua própria residência, na sua comunidade. Hoje nós temos três ambulâncias para atender a população de Upanema. Temos bastante medicamentos na Unidade Mista de Saúde. Todos os exames que o SUS dá, nós temos uma equipe exatamente para marcar esses exames. E os exames que o SUS não dá e que o paciente não tem condição de marcar, a prefeitura está marcando particular. Então realmente eu não concordo quando a enquete diz que o maior problema no município de Upanema é a saúde. Mas nós temos que respeitar a opinião da população de Upanema. Nós gostaríamos que na próxima enquete feita por este jornal, vocês procurassem saber o que está errado na questão da saúde para que a gente possa fazer essa correção.
J.U – O senhor já foi vereador. Como o senhor ver os números da enquete que mostra a desaprovação da parte dos entrevistados em relação aos atuais vereadores?
J.L. – Sempre a população achou que o vereador nunca faz nada, não serve pra nada. Eu passei por isso como vereador. Mas, eu acho que a Câmara de Vereadores realmente colabora com a nossa administração e tem sido uma câmara que vem aprovando nossos projetos que estamos mandando para lá, projetos que estão ajudando o povo de Upanema. Então realmente eu não concordo com a população quando ela desaprova a atuação dos vereadores. Como eu disse, já fui vereador, já fui parlamentar e realmente nós não podemos dizer que essa Câmara que está aí seja uma das melhores, mas com certeza é uma câmara de vereadores atuante, principalmente na minha administração está colaborando muito para que a gente possa fazer uma grande administração.
J.U – Quais são os principais preparativos que estão sendo feitos pela prefeitura para o carnaval?
J.L. – Este ano será o último carnaval da nossa administração. Nós vamos fazer um dos maiores carnavais de Upanema e região. Nós temos atrações que participaram de carnavais anteriores, como Lane Cardoso, Dona Menina, Banda Inala e agora uma grande novidade que é Rafaella Manville, uma das revelações do axé em Fortaleza. Então com certeza nós vamos ter um grande carnaval. Uma das novidades desse ano é o carnaval começando com o trio elétrico no rio. Começará às 15h30min e depois vamos sair num arrastão até o centro da cidade. Temos outra novidade que é a orquestra de frevo que vai se apresentar em duas oportunidades. De 19h00min as 20h00min e das 23h00min às 24h00min a orquestra de frevo vai estar na rua animando os quatro dias. Mais uma novidade será o carnaval das crianças, que vai ser organizado pela Secretária de Ação Social, como também o carnaval da terceira idade. Eu não posso aqui definir os dias desses carnavais direcionados especialmente para crianças e pessoas da terceira idade, quem vai definir é a Secretária de Ação Social, Rivanda Bezerra.
J.U – Com relação à estrutura para o carnaval, tivemos a informação que a prefeitura está fazendo uma passagem molhada. Isso vai beneficiar em termos de quê os foliões?
J.L. – Com certeza vai beneficiar aquelas pessoas que tem carro e que precisa passar aqui da cidade para o Sítio Pereiros, principalmente para os balneários como o de Mauro, e o de Elias. Então essas pessoas que foram prejudicadas nos anos anteriores, ficava difícil passar por aquela passagem pela quantidade de foliões, com essa nova passagem que estamos fazendo sobre o rio Upanema irá facilitar muito para as pessoas que queiram ir para suas localidades ou para os balneários.
J.U – Prefeito, uma das coisas mais importante no carnaval de Upanema é a questão da segurança. Esse ano terá segurança no rio?
J.L. – Neste ano nós vamos ter mais segurança do que no ano passado. Vamos ter mais policiais do que no ano passado. Por ser o último carnaval que vamos fazer, queremos garantir que o folião tenha cinco dias de carnaval tranqüilo aqui. Para isso nós vamos investir, tanto na contratação de seguranças quanto na solicitação de mais policiais e mais viaturas para dar total segurança aos foliões de Upanema. Teremos também um corpo de bombeiros dando assistência no rio, na passagem molhada.
J.U – Gostaríamos que o senhor fizesse um balanço de sua administração do ano de 2007.
J.L. – O ano de 2007 foi um ano muito bom. Conseguimos fazer pavimentação em 100% das ruas antigas aqui de Upanema, concretizando um desejo da população de ter sua rua pavimentada, com exceção dos novos conjuntos que foram construídos em nossa administração e entregues em 2007. Quase concluímos o abatedouro, que também é um sonho da população de Upanema. Esperamos que até o final de janeiro a gente possa estar recebendo da construtora à estrutura física do abatedouro, para que possamos fazer a compra dos equipamentos e entregar à população. Então, com certeza, o ano de 2007 foi um ano positivo porque nós conseguimos realizar várias obras, principalmente atender os anseios da população na questão de habitação. No ano de 2007 construímos várias casas, substituindo casas de taipa por casa de alvenaria e demos início ao programa de reforma habitacional que oitenta pessoas serão atendidas. Em meu ponto de vista foi um ano bastante positivo. Conseguimos melhorar muito a qualidade de vida do povo de Upanema.
J.U – Gostaríamos, em primeira mão, que o senhor dissesse para os leitores do Jornal de Upanema, quais as principais obras para o ano de 2008.
J.L. – Eu sinto que vai ser o ano que nós vamos fazer mais obras, que nós vamos trazer mais benefícios à população de Upanema. Eu posso citar um exemplo, que é a questão do saneamento básico, já que é uma obra que está orçada em três milhões e cem, e nós já temos um milhão e meio garantido, empenhado, com esforço do senador Garibaldi Alves. Ele me garantiu que assim que o orçamento do governo federal no ano de 2008 fosse aberto, ele iria empenhar os outros um milhão e seiscentos para que a gente tivesse 100% do recurso garantido para o saneamento básico. Essa obra de saneamento básico é uma muito importante, principalmente porque tem estudos que diz que a cada um real investido em saneamento básico o governo federal, estadual e municipal, economiza cinco reais na área da saúde. Nós não sabemos se no nosso governo vai ser possível a gente concluir 100% do saneamento básico, mas se Deus quiser, se a gente não concluir, vamos deixar o dinheiro em caixa para que o próximo prefeito possa concluir essa obra. Temos também a perspectiva da inauguração do abatedouro que será esse ano ainda. Também a construção de 270 casas para esse ano, 70 casas para os funcionários da prefeitura que é uma parceria com a Caixa Econômica e Governo Federal e 200 casas através do Governo Federal. Dessas 200 casas nós vamos atender a 100 pessoas da zona urbana, 45 para as pessoas que têm terreno e provavelmente iremos levar 55 casas para a zona rural. Vamos construir nove praças esse ano. Temos a construção da Praça da Criança, que fica na Rua Francisco Bezerra, próxima a Churrascaria do Nil, a construção da Praça de Eventos, que fica logo na entrada da cidade, também a praça do Centro de Convenções, que fica ali em frente a casa da nossa querida amiga Maria Gama. Inclusive naquele espaço, já temos através de uma emenda do senador Garibaldi Alves, recursos para o Centro de Convenções. Upanema é uma cidade pequena, mas nós vamos ter o nosso Centro de Convenções, com um auditório que vai comportar 270 pessoas sentadas. Para essa obra, o recurso não chegou ainda, mas já está garantido e empenhado. O projeto já está feito e nós vamos solicitar. Vamos construir também seis praças na zona rural. Uma praça no assentamento Nova Vida, P.A. Monte Alegre, P.A. Sombreiro, P.A. São Manoel, P.A. Palheiros III e P.A. Bom Lugar. Já iniciamos quatro quadras de esportes: uma no P.A. Lagoa Vermelha, P.A. Salgado, e agora por último conseguimos uma nova emenda do saudoso Dep. Federal Nélio Dias, que conseguiu recursos para a construção dessas duas primeiras quadras. Conseguimos o empenho de mais 140 mil para a construção e nós destinamos ao P.A. Palheiros e também ao sítio Pereiros. Além disso, conseguimos também esse ano uma emenda da senadora Rosalba Ciarlini para pavimentar algumas ruas do conjunto Rosvaldo Bezerra de Medeiros, como também iremos fazer a pavimentação da Rua Beira Rio. Lá nós vamos fazer - e já estamos com recursos garantidos - a urbanização do rio, que é um sonho nosso fazer a duplicação da passagem molhada, resolvendo por definitivo aquele transtorno. Temos também um projeto importante que é a construção de 39 quilômetros de adutoras. Estamos precisando para realizar essas obras aproximadamente 700 mil reais, mas nós já temos garantido, empenhado através do Dep. Federal Henrique Eduardo, 300 mil reais. E já está empenhado na Fundação Nacional de Saúde. Existe também a promessa do deputado que assim que seja aberto o orçamento do governo federal ele empenhe os outros 400 para que a gente possa fazer esses 39 quilômetros de adutoras, beneficiando aproximadamente 2.000 pessoas que moram na zona rural. E fora isso, nós estamos trabalhando, recuperando as estradas vicinais, vamos começar a construção de treze mata-burros na zona rural. Vamos fazer a conclusão da escola do P.A. Nova Vida que será inaugurada no início do ano letivo. Também estamos tentando comprar a antiga escola Calazans Freire, cujo prédio pertence a CNEC. Nesse ano de 2008 temos a perspectiva de darmos início - com certeza é um dos maiores sonhos do povo de Upanema - a conclusão da BR110. Digo isso porque tenho acompanhado desde meus primeiros dias de governo, em 2001, a solicitação desse projeto. Agora está só faltando à aprovação do projeto por parte do DNIT, como também a conclusão do projeto de viabilidade econômica feito pelo Ministério do Planejamento em Brasília. Então, nós tivemos a confirmação do diretor do DNIT do Rio Grande do Norte o senhor Narcélio. Ele me disse que esteve em Brasília discutindo a questão da BR 110, tentando agilizar para que essas duas pendências fossem sancionadas, já que no mês de dezembro, ele deu prioridade ao contorno da BR 304 e o Complexo da Abolição que contempla a cidade de Mossoró, nesse mês de janeiro ele ia dar prioridade a BR 110. Então eu tenho uma grande esperança e não posso afirmar com certeza porque não depende da prefeitura e sim do Governo Federal, que com essa eleição do senador Garibaldi para a presidência do Congresso Nacional, por ele ter força junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não tenho a menor dúvida que esse ano iremos ver as máquinas trabalhando na conclusão da BR 110. Eu sempre tenho dito que não vou ter o prazer de participar como prefeito dessa obra, mas com certeza vou ter o prazer de participar pelo ao menos da assinatura da ordem de serviço e ver a primeira máquina trabalhando na conclusão da BR 110. Quero também lembrar aqui que esse ano nós temos a reforma do ginásio Wilneran Cabral. Para lá nós conseguimos uma emenda com o senador Garibaldi Alves.
J.U – O grande anseio da população é a questão da telefonia celular móvel. O senhor tem alguma informação a respeito da possibilidade de instalar uma antena, para que possa pegar ou através de algum outro método, fazendo com que o sinal chegue aqui na cidade de Upanema?
J.L. – Eu entrei em contato com um representante da empresa OI, Empresa de Telefonia Móvel. Eles irão vir fazer uma avaliação, que com certeza nós vamos atingir todos os critérios necessários, para que a Telemar juntamente com a OI coloque o sinal de celular aqui em Upanema. Então existe uma grande perspectiva, acredito que até o final do mês vamos está aqui com o representante da telefonia OI fazendo uma avaliação. Eu não tenho a menor dúvida que Upanema irá passar nós critérios de avaliação, e logo mais nós vamos ter o sinal de telefonia móvel aqui em Upanema.
J.U – O senhor falou agora há pouco que o deputado Henrique Eduardo Alves conseguiu algumas emendas para o município de Upanema. Isso significa que o prefeito Jorge Luiz irá apoiar o deputado Henrique Eduardo Alves?
J.L. – Após o falecimento do deputado federal Nélio Dias, nós fomos procurados pelo deputado Henrique Eduardo, que solicitou que nós passássemos a apoiá-lo. A resposta que eu dei ao deputado é que o povo de Upanema deu uma votação expressiva ao deputado Nélio Dias que foi de 3.000 votos, e foi em conseqüência do trabalho que Nélio fez por Upanema. Eu disse que ele precisaria trabalhar e arranjar recursos para o povo de Upanema. Ele entendeu o nosso recado, e como eu disse, ele já conseguiu uma emenda de 300 mil reais para a construção das adutoras, e está nos garantindo também o recurso de 400 mil reais para concluir o projeto das adutoras. Então, com certeza o deputado Henrique Eduardo é um homem bastante atuante e eu não tenho dúvidas que ele vai conseguir muitos recursos para o município de Upanema. A questão se nós vamos apoiá-lo ou não, com certeza vai depender de seu trabalho e principalmente do povo de Upanema. Quando nós sentirmos que ele trabalhou pelo município de Upanema, nós vamos reunir todas as lideranças, o nosso grupo político, decidirmos juntos se vamos apoiar ou não o deputado Henrique Eduardo.
J.U – 2008 é um ano de eleições municipais. O prefeito Jorge Luiz, o grupo do PMDB, juntamente com os partidos aliados, já têm o candidato a prefeito?
J.L. – Nesse momento não. O PMDB ainda não definiu quem é o candidato do partido. Quando definirmos o candidato do partido, com certeza nós vamos sentar com os outros partidos. Estamos dando direito aos outros partidos de colocar algum nome à disposição do grupo político. Se de repente o PMDB tiver um candidato e os outros partidos aliados ao PMDB tiverem outros candidatos a prefeito, vamos sentar e fazer uma avaliação, para que escolhamos o melhor candidato para Upanema. Eu sempre tenho dito que a minha grande preocupação é escolher um candidato bom para o município e para o povo de Upanema. Comprometido em dar continuidade ao nosso trabalho, de fazer mais do que o que nós fizemos pelo município de Upanema. Se ele tiver o comprometimento de trabalhar pelo povo de Upanema, com certeza ele irá fazer muito mais do que o que nós fizemos, porque ele vai pegar uma prefeitura saneada, com as contas em dia, uma prefeitura organizada e principalmente uma prefeitura onde o servidor público vai estar motivado e está querendo trabalhar. O nosso governo está dando prioridade, reconhecendo o trabalhado do servidor público. Não tenho a menor dúvida que a população quer um candidato que trabalhe e seja um candidato honesto, competente, responsável e principalmente como eu já disse, que assuma os compromissos com a comunidade, e esse será nosso candidato.
J.U – Até o carnaval, você acredita que saia o nome do candidato?
J.L. –Nós estamos trabalhando para que até o carnaval já tenha divulgado o nosso candidato. Até o dia 2 de fevereiro queremos está com esse nome, divulgando para o povo de Upanema.
J.U – Nos bastidores, comentam que o PT seria um partido que estaria agora se juntando à base aliada ao prefeito. Existe essa possibilidade?
J.L. – Nós tivemos uma conversa com o PT. Fizemos o convite para que eles fizessem parte da nossa coligação, e o PT está analisando essa possibilidade. O que eu sei, é que vai haver uma reunião no dia 27 de janeiro, na qual eles irão decidir se vão fazer ou não coligação com o nosso grupo político. Mas nós esperamos e confiamos muito no PT, principalmente porque o PT é composto por pessoas honestas, responsáveis, competentes, principalmente por pessoas que querem o bem de Upanema. Então, nós não temos a menor dúvida que o grupo do PT, por terem essas grandes características, espero que escolham a nossa coligação, que com certeza é a melhor para o povo de Upanema.
J.U – Sabemos que o PT hoje faz parte do governo Wilma. Há uma possibilidade do PT de Upanema ser uma ligação entre Wilma e Jorge?
J.L. – Nós já votamos em Wilma, no segundo turno da eleição de 2002. Eu não vejo nenhuma dificuldade se por ventura no futuro próximo votar novamente na governadora Wilma. Não posso dizer que isso vai acontecer porque não existe ainda nenhuma conversa nesse sentido mas, numa eleição futura possa ser que esteja todo mundo junto, PMDB, PT a governadora Wilma de Faria. A política nós sabemos que é muito dinâmica. Não podemos prevê o futuro, mas se houver necessidade, estamos aqui prontos para conversar com o PT ou com a própria governadora.
J.U – Nesse caso, há uma possibilidade de sair candidato único?
J.L. – Eu não sei se essa união a nível de Governo do Estado seria possível para eleições municipais. Seria bom se toda classe política de Upanema pudesse se unir em nome de um candidato único. Porque com certeza quem iria ganhar com isso era a população de Upanema.
J.U – Como andam as conversas com o DEM?
J.L. – Existe um desejo tanto dos senadores José Agripino, do senador Garibaldi, como também da senadora Rosalba, que a coligação entre PMDB e Democratas se mantenha nos municípios. Aqui existe uma afinidade muito grande do PMDB com o presidente dos Democratas, o nosso amigo Januário, e com certeza nós não temos a menor dúvida que nessas eleições de 2008 o PMDB e o Democratas vão estar juntos, unidos na mesma coligação.
J.U – O senhor acredita que o vereador Valério, que faz parte do Democratas, vai apoiar o candidato a prefeito da base aliada?
J.L. – Eu não posso afirmar isso, porque isso depende praticamente do vereador Valério Augusto, como também do seu partido. Mas eu posso afirmar, que o Democratas irá fazer parte da nossa coligação.
J.U – Existe aí o comentário, público e notório que o candidato da oposição provavelmente será o candidato Luiz Jairo. Como é o relacionamento do prefeito Jorge Luiz com Luiz Jairo?
J.L. – A única divergência que eu tenho com o senhor Luiz Jairo é porque eu não acredito na sua administração, eu não o vejo como um administrador, uma pessoa que irá dar continuidade ao nosso trabalho, não é uma pessoa que vá colocar a comunidade em primeiro lugar. Então existe uma grande divergência nossa política, porque eu penso de uma forma e ele com certeza de outra. Mas pessoalmente eu não tenho nada contra ele, pelo contrário, quando eu estou em alguns eventos eu o cumprimento. Já tive oportunidade de conversar pessoalmente com ele, existem apenas divergência políticas, exatamente por isso, por eu não acreditar que ele vá trabalhar, fazer um governo voltado para o povo de Upanema. Por isso que estamos em lados opostos. Ele pensa de uma forma e eu de outra.
J.U – O grupo que elegeu o senhor é um grupo muito grande. O candidato escolhido pelo seu grupo deverá unir esse grupo ou poderá haver um racha ?
J.L. – O que nós queremos é que o candidato que vamos escolher, todo grupo vai entender que ele é o melhor para Upanema, que é o melhor candidato para que nós possamos ganhar as eleições e consequentemente o melhor candidato para o povo de Upanema. Esperamos unir todo grupo político em torno desse nome. É lógico que nossa intenção não é começar a política agora, porque só começa em julho. Pelo menos agora já termos uma linha de trabalho juntamente com esse novo candidato.
J.U – É a primeira oportunidade que o jornal está tendo de conversar com o senhor após dois vereadores terem saído da base aliada, que é o vereador Josiel Gondim e o atual presidente da câmara, Nonato Garcia. Como o senhor vê a saída desses dois vereadores para a oposição?
J.L. – Esses dois vereadores pertencem ao PSB. É um partido hoje que faz oposição ao nosso governo, que infelizmente a lei eleitoral não permitiu que eles saíssem do partido PSB para virem para o PMDB. Num determinado momento eles saíram do PSB, depois fizeram uma avaliação e acharam por bem ficar no partido. Nós entendemos naturalmente que tanto o presidente da câmara, o vereador Nonato Garcia, quanto o vereador Josiel são pessoas que têm condições de tomar decisões próprias. Eu tive uma conversa com o presidente da câmara, o vereador Nonato Garcia, e ele me disse que iria analisar essa situação já que estava no PSB, se iria continuar apoiando ou não o nosso partido ou iria apoiar realmente o candidato do PSB. Que na hora que tivesse uma posição, me procuraria para comunicar a decisão dele. Até hoje estou esperando essa posição dele. Em nenhum momento ele me procurou ainda pra comunicar se vai apoiar nosso grupo político ou se vai apoiar o candidato do PSB. O mesmo aconteceu com o vereador Josiel Gondim. Também me disse a mesma coisa, devido não ter saído do PSB ia conversar com a família dele e ia me dar uma posição. E até hoje estou aguardando a posição desses dois vereadores.
J.U – Gostaria que o senhor deixasse uma mensagem final para os leitores do Jornal de Upanema.
J.L. – Quero aproveitar esse momento e desejar um feliz carnaval para todos os upanemenses, que possam ter um carnaval com muita animação e principalmente com muita segurança. Que todos os foliões aqui de Upanema e os que venham brincar aqui, todos possam ter um carnaval muito tranqüilo. Reassumir o compromisso de cada dia, cada momento do nosso mandato, continuar trabalhando pelo povo de Upanema. Reassumir o compromisso com o funcionário público que é uma coisa muito importante que nós estamos fazendo durante esses sete anos de nosso governo, nós conseguimos resgatar a credibilidade do funcionário público, junto ao comércio de Upanema, ao comércio de Mossoró e ao comércio do RN. Hoje, qualquer pessoa vende ao funcionário de Upanema, porque sabe que no dia ele vai receber seu salário. Então reafirmo todos esses compromissos com o povo de Upanema, que até 31 de dezembro deste ano eu vou trabalhar de dia e de noite para cada vez mais trazer benefícios para o nosso povo e fazer com que o povo de Upanema tenha uma qualidade de vida melhor.

Um comentário:

VALDERLANE COSTA disse...

ADORO LER AS NOTICIAS DE MINHA CIDADES..OBRIGADA JORNAL DE UPANEMA POR ME PERMITIR MANTER ESSE VÍNCULO... VALDERLANE