quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Lula vai discutir andamento das obras federais no RN

19/12/2007 - Tribuna do Norte de hoje
A continuidade das obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a implantação de um sistema de transporte urbano leve e de um planta de refino de biodiesel são alguns dos assuntos que a governadora Wilma de Faria (PSB) vai tratar amanhã em audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). O encontro com o presidente ocorre às 11h30 e — ao contrário do que se comentou semana passada — não deve contar com a presença de parlamentares.

Até ontem às 19h, a informação oficial repassada pela assessoria de imprensa do presidente do Senado, Garibaldi Filho, era de que ele não tinha recebido convite oficial para participar da audiência. Amanhã, às 11 horas, Garibaldi Filho estará presidindo uma sessão especial de homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que completou 100 anos dia 15 passado. Há a possibilidade, no entanto, do Governo do Estado procurar o senador hoje, admitiu um secretário estadual.

Na pauta da conversa entre Lula da Silva e Wilma de Faria também estão incluídas a questão da pavimentação das BRs 110 (que liga os municípios de Mossoró, Upanema e Campo Grande), 304 (a reta Tabajara) e 437 (estrada do Cajueiro). Com relação à possível implantação de um sistema leve de transporte, a governadora vai pedir que a obra do metrô de superfície de Natal seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto está orçado em R$ 340 milhões; prevê a implantação do veículo leve sobre trilho (VLT); e é uma das obras que têm emendas propostas ao orçamento geral da União. O PAC prevê a liberação até 2010 de R$ 3 bilhões para investimentos em transportes em todo o País.

Com relação ao aeroporto de São Gonçalo, Wilma de Faria discutirá com o presidente a aceleração do processo de concessão pública para que a obra seja desenvolvida pela iniciativa privada nos moldes da parceria público-privada. Semana passada, em visita às obras do aeroporto, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi informado que a implantação das pistas de pouso e táxi tiveram suas conclusões antecipadas para agosto de 2008. A previsão inicial era que isso ocorreria somente em 2009. O ministro afirmou na oportunidade que as obras do aeroporto continuarão sendo promovidas com recursos do PAC até a questão da concessão seja resolvida. Outra reivindicação que a governadora fará a Lula é a implantação de uma planta de refino de biodiesel no Estado. A capacidade esperada é de 300 mil toneladas por ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSA MULHER É DE MAIS, NOTA 10 PRA ELA.