segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Notas Médias do Enem por Município e por Escola dos Alunos Concluintes do Ensino Médio em 2006

Pelo segundo ano consecutivo, o Inep torna disponível para consulta eletrônica as médias de desempenho obtidas pelos concluintes de cada uma das escolas participantes do exame em 2006. O objetivo é auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na identificação de deficiências e boas práticas no âmbito da escola. As informações também podem funcionar como elemento de mobilização em favor da qualidade de ensino.
Todas as escolas que declararam o Censo Escolar 2006 e cujos alunos participaram do exame estão apresentadas na consulta. No entanto, apenas aquelas em que no mínimo dez de seus alunos concluintes fizeram a prova terão as notas divulgadas. Há ainda informações sobre número de matriculados no último ano do ensino médio, número de participantes, médias observadas e médias com correção de participação, que simulam estatisticamente a nota que seria obtida pela escola caso a totalidade de seus alunos tivesse participado do Enem.
A consulta por escola deve ser realizada sempre a partir de um município selecionado. Além da seleção de UF e município, também é possível o recorte por localização da escola (rural ou urbana), por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal) e por modalidade de ensino (ensino regular, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos).
Fonte: Inep
Não satisfeito com o resultado alcançado pelos alunos de Upanema, procurei comparar este desempenho com o de outras cidades. Comparei primeiro com Campo Grande e, para minha surpresa, os alunos desta vizinha cidade se deram melhor em todos os quesitos. Comparei com Governador e também perdemos. Para completar, comparei com o resultado obtido em Parau e, pasmem, perdemos também.
Portanto, a sociedade upanemense tem que tomar consciência de que nós temos uma educação de péssima qualidade, uma das piores do Estado. E o que estamos fazendo para melhorar essa situação?
Gostaria de saber a opinião do professor Xavier, professor Josiel, Anaximandro, Zé Wilson, Luis Jairo, Frederico Evandro, entre outros, sobre esse assunto.

19 comentários:

Anônimo disse...

Vou responder em poucas palavras. É só termos a coragem de adotarmos os procedimentos metodológicos que davam certo no passado, isto é, do jeito que as escolas particulares ainda adotam. E dão certo. E aprovam gente aos borbotões em vestibulares e concursos. Quer dica melhor?

Anaximandro Eudson disse...

Isso só vem reforçar o resultado da enquete que fiz no meu blog, onde a educação foi apontada com o mairo problema do município. O povo, as autoridades, os professores etc. sabem do problema, mas até agora naum vi uma reação se quer para mudar o quadro.

Anônimo disse...

Caro Silva.
Muito importante o seu questionamento e aproveito para sugerir que esta informação seja plenamente divulgada em todos os recantos dos municípios, nas escolas, na câmara de vereadores, na rádio, no jornal, ou seja, é necessário e urgente que todos, pais, alunos, professores, entidades, Administração pública tomem conhecimento da gravidade do problema. Nesta hora não há tempo para discutir o que passou, ou seja, quem é o culpado, precisamos sim e pensar no FUTURO e daqui para frente UNIR FORÇAS para sair desta situação, ainda dar tempo baste ter a cultura e o conhecimento como objetivos. E qual o motivo de se mudar esta situação? É que uma comunidade sem conhecimento ou com pouco conhecimento é sempre dependente dos mais informados. O que vou relatar poderá ser coincidência mais vale a pena refletir um pouco da nossa Historia recente. Olhando o nosso município diante dos vizinhos, Paraú, Campo Grande, Caraúbas e Gov Dix-SeptRosado verificamos alguns fatos interessantes que poderá ou não, ter a ver com o nosso conhecimento. Revendo o passado percebemos que Upanema recebeu energia elétrica depois do município de Governador, dos quatros fomos o último a ser ligado por estrada asfaltada, por vários anos telefone fixo aqui era apenas um posto telefônico. Só a menos de um ano é que temos sinal de internet, o banco que existe aqui é praticamente para consultar saldos, não faz depósito e não retira talonário e ainda permanecemos sem sinal para celular.
josemariobezerra@uol.com.br.
P.S. Sou upanemense e tenho orgulho de dizer onde nasci, “Lá de nóis”

Jander Freire disse...

Semana passada eu estava assistindo a TV Senado, quando na oportunidade o senador Osmar Dias , do Paraná, estava justamente debatendo sobre esssa questão. Aproveitando a encejo, o senador Cristovam Buarque tomou uma parte para comentar. Eu achei brilhante o comentário. Usando as suas palavras..."Nos últimos tempos temos visto no mundo grandes furacões, enchentes, tsunamis, guerras etc., ficamos chocados, até transtornados, inconformados! Mas, quando nos deparamos com esses números, simplesmente ficamos indiferentes. Isso é inadimissível! As consequências desses números têm efeitos tão devastadores no futuro de um país quanto esses desastres naturais."

Eu queria pegar a opinião de dois jovens à respeito desses números, um que esteja terminado o ensino médio e outro de 7° ou 8° ano, e saber o que eles acham, como eles interpretam.

Anônimo disse...

Caro Silva,
esta realidade é estarrecedora. Que a nossa educação era de baixa qualidade eu já sabia. Perder p/Gonvernador Dix-Sept é toleravel(explico adiante)mas ñ imaginava que estivessemos em condições inferiores às vizinhas cidades de Campo Grande e Paraú. Nada contra os nossos circunvizinhos, mas por uma questão de estrutura econômico-financeira dos municípios citados na matéria.Basta saber q Upanema(FPM 0,8+Royalties+...) é o 21ºmaior PIB do RN,perde p/ Dix-sept Rosado q é o 18º mas ganha bonito p/os outros dois(FPM 0,6 e s/ Royalties), segundo dados do IBGE-2003,q mostra o indicador econômico PIB(Produto interno Bruto) de Upanema sendo 5 vezes superior q CGrande e 8 vezes superior q Paraú. Isto nos permite concluir que esses municípios são mais pobres economicamente, porém estão colhendo um resultado mais positivo na área da educação. Claro, as variáveis são inúmeras e a relatividade também,ñ sei se as médias dos municípios, citados na matéria do Silva, diferem significativamente do ponto de vista estatístico, mas é importante a comparação p/ q possamos nós cobrarmos mais dos nossos representantes.O FUNDEB está vindo aí a partir deste ano e poderá ajudar em alguma coisa, visto que irá contemplar também o ensino infantil, médio e EJA q eram excluídos pelo FUNDEF. sobre os métodos pedagógicos, concordo c/ xavier, a nossa escola pública perdeu de vistas muitos comportamentos q se ñ recuperava os q ñ queriam nada, mas pelo menos protegiam os q queriam alguma coisa(refiro-me a aluno e professor), onde estão os supervisores q ñ questionam métodos e programas e nem orientam os planejamentos(ñ são todos). Enfim, me alonguei muito e poderia falar ainda muito mais, sugeriria ao Silva propor a Câmara municipal uma audiência Pública convidando especialistas e a sociedade em geral para um amplo debate. quem sabe ñ poderiamos tirar algumas sugestões para combater o problema. Obrigado pela oportunidade e um abraço a todos.

Josiel disse...

Que situação a nossa, o Estado do Rio Grande do Norte recebeu nota vermelha na educação e nós Upanemenses conseguimos ser o pior dos piores.
Olha, eu como professor tenho convicção de uma coisa, preciso melhorar a cada dia, e na medida do possível procuro desenvolver novas técnicas para melhorar as aulas, que por sinal são muito chatas. Não acho que o problema esteja somente nas novas técnicas de ensino ( não foram implantadas da maneira correta), e sim na falta de compromisso do aluno, professor, pai e principalmente do execultivo que não prioriza a educação, fazendo apenas investimentos paliativos, sem consistência e durabilidade.
É preciso que os políticos se conveçam de uma vez por todas ( nesses eu não me incluo)que um País, Estado ou Município não irá avançar tendo uma educação de péssima qualidade, a educação muda a vida das pessoas abri novos horizontes e oportunidades diversas, da a pessoa a condição de se auto sustentar, lamento a nossa situação e farei o possível para estender o debate à câmara e quem sabe confrontarmos idéias que poderão nos dá um rumo, uma direção. Parabenizo ao Silva jr pela brilhante matéria.

Anônimo disse...

De Onildo,

Parabéns Silva Jr. por colocar um tema importantíssimo para o futuro de qualquer nação em discussão. Também não sou um profissional da área de educação mas permitam-me emitir a minha opinião nesse espaço. Já coloquei um comentário no JU sobre como os internautas escrevem errado, alguém poderia dizer: "é normal na internet". Prá quem lê e escreve sabe que os erros encontrados não são propositais, são erros de quem realmente tem dificuldade de escrever. Acho que os resultados desse exame provam o que estou dizendo. O desconhecimento de nossa língua é flagrante, imaginem em outras matérias. Em debates algumas vezes com Zé Wilson conversamos já sobre esse assunto e já tinha vindo a idéia de uma discursão mais aprofundada, talvez agora aconteça com as pessoas responsáveis e competentes para tal. Na minha concepção, situação da educação de Upanema precisa ser discutida com gestores, pais, alunos e professores. Numa avaliação rápida mas diária, dava prá observar que há muita coisa errada na relação escola-aluno. É flagrante em dias normais de aula pudermos observar a maioria dos alunos fora da sala de aula; o que é pior, ingerindo bebida alcoólica em vários bares, entre outras coisas. Dois erros graves: Primeiro: A maioria dos alunos até o ensino médio são menores de idade e mesmo assim tem acesso a compra de bebida em qualquer bar em Upanema. Segundo: Como a supervisão dessas escolas permitem a entrada desses alunos na sala de aula ou até nas dependências do colégio e não procuram expõr prá os pais a situação. Estou à frente de um grupo de jovens que fazem parte da equipe de Upanema e vejo que o maior problema é o álcool. E esta droga influi de forma contudente na vida de qualquer pessoa, seja física ou social. É preciso nossos gestores se voltarem mais prá juventude, o que ela tá fazendo, o que pode ser feito por ela, já que ela é o futuro. Não vejo quem pode fazer alguma coisa propenso em fazê-lo. Na maioria das comunidades de Upanema o único meio de lazer são os bares. É necessário criar estrutura e eventos prá ocupar esses jovens de forma a poder iserí-los na sociedade.

Anônimo disse...

Silva Jr, você naum deveria ter mencionado nomes de pessoas pra comentar uma notícia tão importante como essa. Nós, os anônimos, e pseudônimos tb poderíamos participar desse debate. Mas, fiquei constrangido por vc ter mencionado nomes de algumas pessoas que têm formação de ensino superior e que, talvez, sejam tb responsáveis por esses números alarmantes de nossa educação.
Não desconsidere a capacidade intelectual de ninguém porque pode vir muita idéia boa de pessoa que vc menos espera.

Anônimo disse...

unrra!

Mané Bola disse...

Bem gente, estou aqui de novo. Primeiro, gostaria de dizer ao nosso amigo anônimo que não tem nada haver o que ele disse, o Silva, (apesar de ter sacaneado comigo algumas veze), não fez nada de errado, se vc observar ele apenas pediu a opinião de algumas pessoas e deixou em aberto pra os demais.
Segundo, ainda insisto em dizer que sei a identidade secreta de Frederico Evandro.
Pra finalizar gostaria de me solidarizar com os comentários feitos aqui, pois percebemos o quanto a nossa educação está em baixa.

Anônimo disse...

Sr. anônimo, preste atenção na leitura, você pode fazer parte dos "entre outros" ou não?
Rob.

Anônimo disse...

Como diz aquela música, "...isso tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos!..."

Anônimo disse...

Fureite!!!

Anônimo disse...

gostei do fureite, kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal.
Primeiramente parabéns pra Silva pela reportagem.
Vou agora dizer meu ponto de vista sobre a matéria: Primeiramente ao professor Xavier, que por sua vez, comentou que para melhorar esta terrivel situação "é só termos a coragem de adotarmos os procedimentos metodológicos...". Então, porque ele não começa a fazer o dever de casa? Faz mais de 10 anos que ele não dar (vende)aula, ou seja, apenas enrola. Ai está o nosso futuro, uma pessoa dando exemplo sem viver o que prega. Tá difícil. Quando eu estudava era diferente.
Agora, quero falar de nossa administração municipal, pois quem me diz o que nosso Ilmo. Prefeito tem feito para reverter esta situação? Não tem feito patavinha nenhuma neste seis anos de administração em relação a educação. Estamos afundando em um mar de lama. É por isto Silva, que estes resultados não causam espanto para mim.
Um abraço.

Frederico Evandro disse...

Caro Sr. Silva Jr., já readaptei o comentário e o Sr. não o publicou!?

Diaba Lôra disse...

Ah Silva a coceirinha de fidel pegou em mim, tô doidinha pra saber o que frederico evandro disse que vc não publicou!!! Ahhh, e apresse que a xanha ta braba! PS: Não é pq sou loira, mas não sei ao certo se se xanha é com x, ou com ch. Mas que coça, coça. E como coça!!!

Osama disse...

Silva antes que essa xanha impeste aqui em upanema, publique ai o que Frederico disse sobre o enem rapaz... PS: a minha coceirinha é na nuca.

Frederico Evandro disse...

Acredito que o problema da educação tem a ver com a cultura da cidade, de uma geração. A maioria dos alunos vive numa realidade que não existem nenhuma menção a importância da escola e dos professores, e muito menos do porquê estudar. Eles convivem com uma normalidade cruel, em que à única diversão é ir ao bar de fulano, encher a cara, fumar e assistir a coisas que deixam um bloqueio na mente como Aviões e os outros “elétricos”, Zezo, Amado Batista e derivados... A maior prova disso é que os evangélicos têm sido os alunos de maior destaque aqui, os que mais são aprovados no vestibular e no Cefet; justamente por serem os que mais lêem e os mais distanciados dessa realidade infame.
Pra completar, aqui temos uma cidade onde se fabrica suas próprias leis, aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia: o prefeito gosta de cortar gastos desnecessários como o da educação; onde se prefere chamar os últimos colocados de um concurso de não sei quantos anos atrás, do que fazer um novo concurso e selecionar os recém formados e os que continuaram estudando para entregar a missão de educar as nossas crianças. E ainda tem uns que se dizem professores que pitam e bordam; ficam contando suas estórias de bebedeiras pros alunos, escrevem pior do que alguns educandos; mandam os alunos conversarem baixinho e cochilam no birô e acorda com o diário todo babado... E os diretores não podem fazer muita coisa porque tem uma tal de Questão Política que é amiga de muita gente e vem sempre livrando a barra deles.
Alguns poderiam ate discordar dizendo que os alunos da prefeitura não fazem o ENEM, mas considero que o que define quem eles serão no ensino médio são as escolas municipais, e que a questão do desempenho das escolas estaduais não dá nem pra comentar de tão preta que a coisa estar e por ser bem mais difícil de resolver, pois depende da burocracia de Natal...
Bem, pra eu não me alongar demais e desestimular os leitores de irem até o fim dessas considerações, ao invés dos veículos de comunicação da cidade noticiar rifas e serestas próximas aos fins de semana, poderia colocar dicas de livros e de filmes de qualidade. Poderíamos ter na cidade faixas conclamando os pais para a reunião nas escolas. Nas esquinas bate-papos contra a ignorância e o analfabetismo, nas associações de classe e grupos de jovens com a visão egoísta sendo deixada de lado e todos discutindo como usar a arma do lápis e do papel; e uma grande festa pra premiar os melhores alunos e os melhores mestres (ah, por favor, não deixem o Secretario escolher os prêmios, senão só vai dar sabonete Febo); mas isso é querer demais...
Sei que próximo ano a burrice do nosso povo vai fazer aniversário de novo na maioria das cidades brasileiras, vão votar nos mesmos ignorantes que não dão a mínima pras criancinhas que estão cheias de energias (as que merendaram) pra descobrir esse maravilhoso mundo que é o das idéias.