sábado, 24 de fevereiro de 2007

Investimento em segurança consolida carnaval de Upanema

Do Jornal de Fato de hoje
O ano de 2007 serviu para consolidar de vez o carnaval de Upanema como um dos maiores e o mais tranqüilo do Estado. Com um investimento pesado em segurança, o município não registra nenhum incidente grave há mais de sete anos no período momesco. Para um evento tão grandioso e, que envolve milhares de pessoas, o carnaval de Upanema segue na contramão do que ocorre no estado. Ou seja, enquanto o índice de violência no carnaval aumentou no RN, em Upanema diminuiu. Apenas duas prisões foram registradas durante os quatro dias. O motivo das prisões foi a pesca irregular na barragem de Umarí, já que agora é o período do defeso. Nenhuma prisão relacionada diretamente ao evento carnavalesco.
A cultura pacífica do povo de Upanema também é responsável pela tranqüilidade da festa. Mas, é importante ressaltar a preocupação da organização em proporcionar ao folião a tranqüilidade necessária para a brincadeira carnavalesca. A segurança não está ligada somente à Polícia Militar e à segurança privada. Eles são peças fundamentais para o processo funcionar bem. Mas, a iluminação e a interdição das ruas, as ambulâncias, a limpeza realizada durante o evento, os salva-vidas fazem parte da segurança do folião. “Tudo contribui para a paz e a segurança”, ressaltou Anaximandro Eudson, um dos diretores do evento. No total, mais de 70 homens estiveram envolvidos na segurança do evento. Uma das preocupações da organização do evento era a fuga de bandidos da cadeia de Caraúbas para o município. Mas, o incidente não atrapalhou a realização do carnaval. A segurança já conhecida no evento serviu para garantir a calma dos visitantes. Além da segurança, as atrações musicais encantaram os foliões. A festa começava no período da manhã no Rio Upanema. Em seguida a galera se divertia no tradicional mela-mela, com as bandas Inala, Lane Cardoso e Dona Menina (BA). À noite, a festa ficou por conta da banda local, Timbalasamba. A sonorização foi feita pelo renomado Trio Anaconda.
O grande sucesso agradou bastante a organização do evento, que considera o investimento em segurança e uma boa estrutura como fonte de atração dos foliões a cada ano. Quem foi ao carnaval de Upanema ficou com a certeza de que encontrou um lugar de gente feliz e ordeira. Tudo que se precisa para fazer uma boa festa de carnaval. Esse ano, o carnaval registrou um grande aumento no número de foliões durante os quatro dias. Milhares de pessoas invadiram a cidade e confirmaram que Upanema é “O carnaval que mais cresce no RN”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como é de praxe, não pude deixar de registrar os acontecimentos do carnaval que poucos notaram.
Entre tantos, destacarei o acorrido no 2º dia de mela-mela, no qual a cantora de Dona Menina ao guiar seus foliões, cita uma tal igrejinha. Imaginei que igreja era esta, qndo conclui, caí na gargalhada. Pois num era a casa de Aninha de Cristovão. Essa não!!

Anônimo disse...

Após o discurso dos promotores do carnaval de Upanema na FM liberdade no dia 24/02, principalmente no tocante a segurança do carnaval, algumas pessoas estão comentando nos quatro cantos da cidade sobre vários "assaltos" que ocorreram após a passagem molhada do rio Upanema. Informações dão conta que policiais militares sob o comando de um tal Laércio, extorquiram vários motoristas que passavam.
Um fato realmente lamentável haja vista o sucesso que foi o carnaval em outros setores. Cabe agora ao prefeito Jorge Luiz e a Mega Produções tomarem providências no sentido de informar ao comando da Polícia Militar sobre esse fato lamentável prá que esses policiais sejam punidos. Tomei conhecimento que o prefeito pagou a todos eles prá trabalharem, então não se justifica os atos ilícitos. Quero vê se alguém vai tomar alguma providência. Alguns motoristas "assaltados" estão formando uma comissão prá ir fazer a denúncia ao promotor. Isto se os responsáveis pelo evento não tomarem uma providência. Que coisa! Será que tinha algum policial de Upanema envolvido nessas propinas?

Anônimo disse...

Com relação ao número de prisões, quero fazer o seguinte comentário: Não entendi porque registraram apenas duas, quando na verdade foram várias.

Anônimo disse...

Quem souber o nome de algum policial é bom que se diga, para que os corruptos sejam punidos.