segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

COISAS DA LÍNGUA

Colho no blog do professor Xavier este ótimo texto.
QUEM É ESSE NAUM?
Aprendi desde pequenininho que a palavra não em português é ene, a, o, til. Por esse motivo é que fico assustado e até suando frio, quando nas poucas vezes que entro no MSN, a pessoa com quem bato papo escreve um tal naum. Aí fico aperreado a ponto de perguntar quem é esse cara. Um dia insisti tanto pra saber quem era o naum, que a pessoa do outro lado se enfezou, com certeza, e deu tchau pra mim. Garanto que a pessoa achou que eu fui um chato. E não tiro a razão dele. É que não me acostumo de jeito nenhum com essa linguagem.Em tempo, vou explicar quem é Naum. Naum é um dos profetas da Bíblia, considerado um profeta menor. Significa consolo. Seu nome não é mencionado em nenhuma outra parte das Escrituras Sagradas, com a possível exceção da linha genealógica, citada em Lucas (Lc 3, 23 a 38). A mesma lista que você pode encontrar o sobrenome de Klyver (Cainã) V. 38. Certo Anaximandro? Naum viveu em Elcos, Judá. O livro foi escrito, de acordo com os melhores cálculos, por volta do ano de 620 a.C. Realizou suas profecias contra a idade de Nínive, que foi a capital do Império Assírio, durante seu apogeu (705-612 a.C.). Situada às margens do rio Tigre, ao norte do atual Iraque. Seu povoamento começou na época neolítica, antes de 6000 a.C., prolongando-se até depois de 1500 d.C.
Auxiliaram na minha pesquisa a Enciclopédia Eletrônica Encarta e Clarence B. Bass, doutor em Filosofia e Letras.

Um comentário:

Mossoró Press disse...

eu escrevo naum! acho que não tem maiores problemas.