sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

BLOGS

Assistindo um dia ao Programa do Jô, me deparei com a entrevista de um jornalista chamado Ricardo Noblat. Até então não o conhecia, mas gostei tanto da entrevista que até comprei um livro dele. Ele tem um dos melhores e mais visitados blogs do Brasil. Na época, nem passava pela minha cabeça a idéia de ter um blog, um dos principais assuntos tratados na entrevista. Pois bem, estou contando essa história porque lembrei de uma coisa que Noblat disse. Uma das diferenças entre o jornal impresso e o blog, é que o blog possibilita o leitor interagir com a notícia, dar sua opinião. Vendo por este lado, seria até possível os blogs aposentarem os jornais. Além do mais, você lê no blog hoje o que no jornal só vai sair amanhã.
Portanto, vendo a audiência deste blog aumentando, como também os comentários, gostaria de convidar vocês a participarem mais, interagirem, dê sua opinião, até porque é isso que dá força para que continuemos fazendo este trabalho.
Leia o Blog do Noblat: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

4 comentários:

Frederico Evandro disse...

Concordo plenamente com o Sr. Silva Júnior. Mas resalto que para os leitores interagirem é necessário que se permita a inserção de comentários no blog, e como no jornalismo existe o direito de manter as fontes anônimas, a seção de comentários dos blogs deveria serguir a mesma idéia, e que o dono do blog não apague comentário de leitor algum, afinal é a opinião dele! Parece que o Upanema News descobriu esse recurso a pouco tempo, e liberou os comentários, inclusive os anônimos, parabéns pela iniciativa e a sugestão fica para o Blog do Anax, que só permite comentários para cadastrados e mesmo assim ainda os edita.

Mossoró Press disse...

Acredito q uma coisa é anonimato, outra coisa é vc sair acusando pessoas inocentes sem provas. Denúncias como as sua devem ser feitas em outro local, como por exemplo o Ministério Público, para serem averiguadas.
Portanto,espero que não utilizem este espaço para denegrir a imagem de ninguém com acusações sem provas.

Entretendo & Sinformando disse...

O blog é uma das melhores ferramentas da internet. Calma! Foi só uma opinião. A minha oração inicial até parece que é uma afirmativa consagrada, tida como indiscutível. Sei que cada pessoa come o que quer e pode. Fico até desesperado quando vejo uma enorme parcela de jovens utilizarem a internet UNICAMENTE para bate-papos,(muitas vezes ocos) orkut, sites de fofocas e fotos de não sei quem. Não é da minha conta, mas fico aperreado mesmo, pois muitos deles são nossos alunos. Sinto-me um derrotado ao ver aquilo. Por que? A resposta vocês já sabem.Porque estão perdendo o tempo com aquilo. Estão jogando a inteligência fora.
O blog, meus caros, é uma coisa maravilhosa na internet. E é por isso que as pessoas devem utilizare-na com a maior honestidade, retidão. É um espaço democrático que não devemos deixar escapar de nossas mãos. Falar o que pensa, sem se esconder atrás de filosofias ou correntes políticas ou qualquer outro negócio. Também não é preciso agredir as pessoas. Tudo tem limites.
O jornal impresso não vai se acabar e nem deve. Ler jornal a gente pegando no papel, amassando um pouco, guardando-o, sentindo o cheirinho... Ah! Não pode nem deve se acabar. É bom demais pra se acabar. Não! Jornal impresso, não se acabe, por favor!

Anaximandro Eudson disse...

Meu caro "Frederico Evandro".
Não costumo debater, nem comentar o pensamento dos leitores do meu Blog a respeito dos assuntos que publico no mesmo. Vou abrir exceção para o "senhor", pois o mesmo está comentando no Blog de Silva. Acho que o “senhor” cometeu um lapso ao dizer que edito os comentários dos meus leitores. Quero dizer aqui neste espaço, que o meu Blog até hoje não retirou nem editou nenhuma mensagem dos leitores. O “senhor” sabe que é verdade! É só olhar os seus comentários, e o “senhor” vai ver que eles estão até hoje do jeito que o “senhor” colocou.
Quero deixar claro também, que como defensor da democracia, o meu Blog sempre estará aberto para comentários e críticas sérias a pessoas que ocupem cargos públicos, entidades e organizações públicas. A partir do momento que eu entender ou a (s) pessoa (s) citada (s) em determinado comentário entender (em) que o mesmo esteja ferindo a sua honra ou da sua família, invadindo a vida particular dos mesmos, ou contenha palavras de caráter pornográfico/ofensivo, esse comentário será excluído. Acho que as pessoas e as organizações devem ser criticadas e elogiadas pelas suas ações como pessoas públicas e órgãos públicos. Acho também que meus leitores merecem respeito.
Quanto ao fato de não permitir comentários anônimos...
Entendo que é uma forma de incentivar e privilegiar as pessoas que gostam e tem coragem de expressar seu pensamento sem se esconder atrás de nomes fictícios ou anônimos. Mas também não tenho nada contra quem goste dessa forma de apresentação (anônimo). O que importa é o conteúdo do comentário. Que, aliás, se continuar do jeito que está, os seus sempre terão espaço no meu Blog.

Obrigado pela atenção.

Anaximandro Eudson