segunda-feira, 9 de outubro de 2006

ESTUDANTE UPANEMENSE FOI ESTUDAR NA RÚSSIA

A jovem Upanemense Fernanda Anízia foi na semana passada estudar na Rússia. Confira a entrevista com ela.

Fernanda Bezerra e Caio Gurgel: estudantes selecionados para estudar medicina na Rússia

1. Fale sobre sua trajetória estudantil:
Concluí o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, de Upanema, o Ensino Médio estudei na cidade de Mossoró nos colégios Dom Bosco (1° ano) e Geo Garcia e Brito (2° e 3° anos). No ano seguinte, fiz cursinho preparatório no colégio Motiva na cidade de Campina Grande (PB). Sempre prestei vestibular para cursos da área biomédica (Medicina e Farmácia) nas seguintes universidades: UERN, UFRN, UEPB. Ao retornar para Upanema, fiquei sabendo através de familiares da oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos para cursar faculdade de medicina no exterior.
2. Como você conseguiu esta bolsa?
Antes de responder essa pergunta eu não poderia deixar de falar da pessoa do Dr. Salomão Gurgel, médico e prefeito da Cidade de Janduis, o qual foi o grande intermediador entre eu e a Universidade Russa da Amizade dos Povos, visto ter morado e estudado nessa Universidade. A ele, não tenho nem palavras para agradecer pela prestimosa contribuição e gentileza em todas as vezes que nos recebeu com muita atenção em Janduís. Ele mesmo elencou a documentação necessária ao processo e se responsabilizou em enviar para Rússia.
Também não poderia deixar de mencionar a ajuda da amiga Adelcina Barbosa, que ao saber da minha vontade de conhecer Dr. Salomão Gurgel prontificou-se em apresentá-lo, uma vez que tem amizade com professor Damião (chefe de seu gabinete) que também me prestou grande ajuda. E dessa forma deu-se inicio a um processo que durou cerca de dois anos.
3. Como você espera que vai ser sua estada em Moscou?
A Universidade Russa oferece moradia em seus anexos, onde já moram alguns brasileiros, também estudantes de medicina; inclusive estabeleço contato semanal por e-mail com alguns amigos de lá.
Sei que terei de enfrentar três grandes desafios: a saudade dos meus familiares, namorado e amigos; a diferença climática e a cultura. Contudo, sempre busquei alcançar meus objetivos, confiante de que tudo é possível para quem crer em Deus, nele deposito minha fé e segurança.
4. Como sua família se posicionou perante seu sonho de estudar fora do país?
Eles sempre me apoiaram pois esse sonho é tão meu quanto deles, sentem é claro por eu ter que ir para tão longe, mas mesmo assim sempre me ajudaram com todo o necessário e me orientam nessa nova jornada, eu os amo muito e devo tudo a eles.
5.Como tem sido sua preparação para essa viagem e quando será?
Já estou de malas prontas, viajo dia 01 de Outubro, estou ansiosa e tranqüila ao mesmo tempo. Ansiosa por estar a me deparar com costumes, pessoas e um mundo completamente novo e tranqüila porque tenho Deus na minha vida, minha família e amigos que me incentivam, além do desejo de vencer e um dia, quem sabe, poder ajudar outras pessoas assim como me ajudaram.
6. A sua despedida a todos os familiares e amigos:
Gostaria primeiramente de usar esse espaço para agradecimentos: a Deus por ter permitido que meu sonho pudesse se concretizar, a minha família por ter me apoiado todo esse tempo, ao meu namorado, João Paulo, que me deu muita força para que eu não desistisse de alcançar meus objetivos ao invés de se interpor entre eles, aos meus amigos que me ajudaram com presentes, com palavras de conforto, incentivo e que torceram por mim, aos que diretamente de forma tão solicita serviram de ponte para minha caminhada, a eles tenho um profundo respeito e eterna gratidão: Dr. Salomão Gurgel, Adelcina Barbosa, Professor Damião Gurgel, Manoel Carlos (Manezinho), o senhor prefeito da minha cidade Jorge Luis, Dona Maria José e filhos, madrinhas Conceição Gondim e Rosa Bezerra, Amanda, Daliton, Valdice e Geovane, tio Oton, Erton, Halen, Hávila e Nájara. Sou uma pessoa afortunada por ter tido a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas abençoadas e que só trouxeram luz a minha vida. Obrigada, obrigada e obrigada! É tudo o que eu posso dizer.
Estou indo mas levo comigo todos que amo dentro do meu coração e que por isso estarão sempre do meu lado, aonde quer que eu vá e faça, nunca os esquecerei, nem por um só segundo: mamãe, papai, Kelis, Kalenia, Kátia, Sancherleny e avós.

Nenhum comentário: