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O ERRO DO SISTEMA DE COTAS - TEXTO 23 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA

dia domingo, 15 de maio de 2016

       A nossa Constituição afirma que todos os brasileiros são iguais perante a lei. Algo muito distante da realidade vivida por muitos brasileiros. As possibilidades não são oferecidas igualitariamente para todos. Viver com injustiças é a comprovação da existência da desigualdade no oferecimento de oportunidades para negros e brancos, ricos e pobres.

No quesito educação, vemos perfeitamente como os governos municipal, estadual e federal não foram capazes de oferecer oportunidades iguais para todos. As seleções que são feitas para se escolher quem vai estudar nas entidades educacionais de ensino médio profissionalizante e superior são feitas para todos, mas, nem todos estão preparados para enfrentá-las. O aluno pobre que estudou em escola pública tem diante das circunstâncias sociais menos chances de cursar um curso superior. O governo federal criou o sistema de cotas pra segundo ele, oportunizar mais chances aos menos favorecidos socialmente. Seria interessante criar vagas suficientes pra comportar toda a demanda do ensino superior e não justificar a falha do governo em criar condições possíveis para que o aluno de escola pública possa competir com as mesmas habilidades de um aluno de escola privada. As cotas servem muito mais pra deixar claro a deficiência de aprendizagem daqueles que não tiveram as mesmas condições de aprendizagem.
       Todo ser é capaz de aprender. O interessante é facilitar o acesso de todos a uma educação de qualidade, que seria capaz de eliminar a existência de alunos menos capacitados do que outros. Que a condição social ou de raça possa não ser determinante pra que o mesmo tenha sucesso ou não. A construção de uma escola capaz de dar chances iguais de participação na vida social e profissional levará a uma escolha mais digna e igualitária.

Melhor do que o sistema de cotas é provocar mudanças significativas na educação. Cuidar da formação de professores e construir escolas que venham a garantir a chance de todos estudarem sem nenhuma distinção de qualquer gênero. Todos têm condições de aprender, só é preciso oportunizar condições iguais para se aprender, visando uma melhor formação do indivíduo pra que o mesmo vença pessoalmente e profissionalmente.

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