domingo, 13 de dezembro de 2015

VEREADOR AISAMAQUE FAZ UM BALANÇO DO QUE ACONTECEU NO ANO EM UPANEMA. VALE A PENA LER!

Quero iniciar parabenizando a todos (as) que fazem a Paroquia de “Nossa Senhora da Imaculada Conceição” em nosso município. Nesses últimos dias (27/11 a 08/12) nossa cidade vivenciou uma das maiores festas religiosas.  Portanto, quero em nome do nosso Pároco Padre Francinaldo Macário, cumprimentar e parabenizar todas as equipes que organizaram essa bonita festa. Alegria foi à palavra encontrada por muitos fieis para expressar o sentimento vivido durante todos esses dias. 
 
Mais Sr. Presidente, colegas vereadores, público aqui presente... estamos chegando a última sessão ordinária do ano.  È tempo de avaliar, repensar, analisar... enfim, um momento oportuno para refletir sobre o trabalho desta casa, as ações do poder executivo e o que marcou o ano de 2015. 
 
Analisando todo o material produzido por nosso mandato, fiz uma breve retrospectiva onde concluímos que não tivemos um bom ano, senão vejamos: 
 
Iniciamos o ano buscando junto a COSERN agilidade na eletrificação do Conjunto habitacional “Maria Celina” pois as 40 (quarenta) famílias que ali foram contempladas, viram suas residências serem violadas, comprometendo a entrega. Após várias reuniões, visitas a COSERN...  as famílias ocuparam suas residências. Para muitos, o sonho da casa própria tinha se transformado em embates, desconforto, angustia. 
 
Não tivemos a realização do carnaval, uma das maiores festas folclóricas do nosso município. 
 
Corte de terra: A ausência de maquinas agrícolas prejudicou o preparo do solo dos agricultores familiares no curto período chuvoso deste ano.
 
Merenda escolar:  Infelizmente mais um ano que não se cumpre a lei  11.947 de 16 de Junho de 2009 que autoriza o município a adquirir produtos da agricultura familiar local e inserir na merenda escolar, gerando renda no meio rural. 
 
SIM – Mais um ano e o município não implantou o seu Sistema de Inspeção Municipal, permitindo a certificação dos produtos provenientes da agricultura familiar como derivados do leite, polpas de frutas e etc, proporcionando o acesso dos nossos agricultores (as) aos programas institucionais, como: PNAE e PAA.  
 
Estradas vicinais:  A não recuperação das vias de acesso a zona rural do nosso município foi motivo de muito debate durante todo o ano nesta casa. Vários requerimentos foram apresentados, aprovados...  e o que vimos, a maioria das nossas estradas em péssimas condições de trafego.  
 
Uso das maquinas agrícolas do PAC:  Durante o ano, recebemos vários reclamações quanto ao não uso das maquinas agrícolas destinadas pelo Governo Federal para atividades na zona rural. Uma perca para quem de verdade necessita do apoio dessas maquinas.   
 
 Ainda quanto a nossa frota veicular: No início do ano, motivados pelo número expressivos de agricultores (as) indagando sobre as maquinas disponíveis ao agricultor (a) para o preparo do solo, fizemos uma visita a garagem do nosso município. Na oportunidade, em contato com o Sr. Prefeito, indagamos sobre o estado de conservação de todas as maquinas, veículos e equipamentos. Ao final do ano, percebemos que a situação teve um agravamento considerado e os nossos veículos encontram-se sem manutenção.  
 
Vivemos o primeiro ano com a Contribuição da Iluminação Pública – CIP, onde a mesma foi motivo de ações judiciais, abaixo assinados e etc. Ao final, só veio a fortalecer o nosso posicionamento contrário a matéria.  A CIP não melhorou a iluminação pública em nosso município. 
 
 A Paralização das obras do saneamento básico, prejudicou toda a nossa população. Uma cidade saneada é sinônimo de saúde, bem estar, desenvolvimento...  
 
O Comercio local enfrentou durante todo o ano uma grande crise. Para 2016, esperamos continuar com a luta incansável por uma agencia bancaria que atenda as nossas necessidades financeiras. 
 
Segurança pública: Nosso município, tem vivido dias angustiantes quando a violência. A Guarda Municipal, alega falta de condições de trabalho, equipamentos, fardamento.... 
 
Saúde Pública: Filas para garantir atendimento, falta de medicamentos...  
 
Transparência pública:  Ultimamente recebemos avaliação negativa dos órgãos responsáveis pelo controle e pela avaliação das informações pública.  
 
 Quanto à está casa, faltou transparências das nossas ações. A população precisa conhecer o trabalho desenvolvido por esse poder. Não transmitir as nossas sessões pela FM comunitária, tem gerado muitos prejuízos ao bom nome desta casa. 
 
Tivemos ainda a  aprovação de projetos lei por parte desta casa sem nenhum debate com a sociedade. A antecipação dos recursos provenientes dos royalties por parte do poder executivo é mais um exemplo.  
 
Por fim, esses foram alguns temas discutidos durante todo o ano. Na esperança que o ano que se aproxima seja possível superar os problemas aqui mencionados. 
 
Como já é tempo de Natal, finalizo desejando a todos (as) um natal cheio de harmonia e sonhos. Que o nascimento do menino Jesus traga consigo a paz e a esperanças de dias melhores. Um 2016 com Saúde, alegria e acima de tudo sabedoria para resolver os problemas que nos são postos são meus sinceros votos a todos (as) aqui presentes.  
 
Um bom dia a todos (as), ótimo final de semana feliz natal e um próspero ano novo.

3 comentários:

Anônimo disse...

O pior q os bacural não tem vergonha não eu acabei de crer eu vi todos os dias q fizerao uma politicagem porra na nossa meu Deus vai ser ibecil no inferno bando de bacural

Anônimo disse...

Esse povo bacural pense num povim imundo

Anônimo disse...

Meus parabéns ao vereador AISAMAQUE pelo seu sensato balanço anual, observando o Não atendimento a população por parte do poder legislativo!!