Professores não cedem à pressão e greve continua
UPANEMA - Em greve desde o dia 4 deste mês, os professores da rede municipal de ensino de Upanema deram, no início da noite da última quarta-feira, 10, mais uma demonstração de união, firmeza e destemor.
Reunida em assembleia, a categoria decidiu que não vai se dobrar às pressões da prefeita Maristela Freire. A chefe do Executivo upanemense afirmou que somente vai negociar se os trabalhadores puserem um fim à greve.
Os servidores reivindicam a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional. Cansados de esperar pela prefeita Maristela Freire, os docentes deflagraram greve por tempo indeterminado no dia 4 de março. Todos os 128 professores efetivos aderiram à paralisação.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDISERPUP), Rosimary Sobral, a prefeita Maristela Freire adiou por inúmeras vezes a audiência solicitada pelo sindicato. "Nós buscamos o diálogo incessantemente. De tanto esperar, os professores se cansaram e deliberaram pela greve. Agora, depois da decisão dos docentes, a prefeita está fazendo pressão para que a greve termine. Não é assim que se tenta negociar", destaca Rosimary Sobral.
Nesta sexta-feira, 11, os grevistas fizeram ato público em frente à Câmara Municipal. Além de tentar sensibilizar a prefeita a abrir o canal de negociação, os professores querem conseguir o apoio do Poder Legislativo.
8 comentários:
O certo não seria NO GAZETA DO OESTE? REFERE-SE AO JORNAL.
Com a palavra o ombudsman do blog, Xavier Gondim.
Só queremos um acordo mais querem arengar.
A GREVE DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE UPANEMA CONTINUA - OPINIÃO
Continua a greve dos professores da rede municipal de ensino aqui de Upanema. Um problema que cada vez mais leva a nossa educação para os índices mais desfavoráveis.
Quem está com a razão e até que ponto? analisando os dois lados e arrematando no final.
-O sindicato está no seu papel de lutar por melhoria das condições de trabalho dos seus associados e deve ter se assessorado de auxiliares munidos de informações que a ele(sindicato) permitiu elaborar uma proposta, acredito que, baseada nas receitas médias de um último período comparadas as respectivas aplicações naquele mesmo período e, com isso, vendo a condição de ser atendido no seu pleito, que aliás tem respaldo de lei.
-A prefeitura também tem responsabilidades para com o cumprimento da lei, mas, nunca irá convencer ninguém de que está no limite se não fizer uma exposição clara em relação às receitas e aplicações, bem como, o cumprimento dos preceitos legais. Se não vejamos.
. Alguém sabe quanto a PMU gastou com educação nos últimos 12 meses?
. Alguém sabe se os 60% do FUNDEB está sendo aplicado todo em remuneração e/ou capacitação de professores?
. alguém sabe em que situação está a PMU em relação ao limite prudencial?
. quem é o repreentante dos professores no conselho do FUNDEB? ele deve ter esses números.
CONCLUSÃO: SE A PMU TIVER TODOS ESSES NÚMEROS FAVORÁVEIS A ELA NÃO TERÁ DIFICULDADES EM CONVENCER OS GREVISTAS DA SUA SUPOSTA SITUAÇÃO DE DIFICULDADES, AGORA, ENQUANTO ESSE CONVENCIMENTO NÃO FOR FEITO O PROFESSOR CONTINUARÁ DE PÉ FINCADO NO BATENTE DA ESCOLA E NÃO ENTRARÁ PARA LECIONAR, E LAMENTO EM DIZER , COM RAZÃO. ESTOU ACOMPANHANDO PELOS BLOGS, MAS, PELO QUE EU ESTOU VENDO ESSA NEGOCIAÇÃO ESTÁ TIPO SEGO EM MEIO A UM TIROTEIO, NINGUÉM SABE SE TÁ PERTO OU LONGE DE ACABAR E NEM TAMPOUCO A QUEM RECORRER.
Se continuar assim vai terminar o ministério público se interessando pela causa já que a prefeita já disse que não irá impetrar ação pedindo a ilegalidade da greve. Enquanto isso os alunos estão perdendo aulas que em tempo normal já não se tinha tanto aproveitamento imagine sendo pagas da forma como costumam pagar.
Postado por Upanema site às 21:24
publique que tem muita gente querendo saber desse comentário.
Eu sei quem quer arengar, são os auxiliares da Prefeita.
Péssimos assessores!
olha, a prefeitura já se mostrou a disposição só que o sindicato quer que a prefeita vá até a justiça para colocar uma liminar a ir sim eles voltam, se fosse eu cortava o ponto dos folgados que se dizem da educação.
silva acho qe o secretário de educação deveria apoiar a greve,ele tb é efetivo e é dever lutar pela melhoria salarial dacategoria
Também o kerido anônimo naum quer nada, ker colocar o Secretário em mal lençóis!
Postar um comentário