quinta-feira, 4 de março de 2010

Exército veta carro-pipa em 49 cidades

O Comando do Exército, responsável pela Operação Carro-pipa na região Nordeste, informou ontem que em pelo menos nove municípios do Rio Grande do Norte o abastecimento será normalizado nos próximos dez dias. Nos demais municípios, o Exército vai aguardar o repasse dos recursos por parte do Ministério da Integração Nacional.

Ao todo, são 49 municípios que estão dependendo de carro-pipa para abastecer pelo menos 100.550 habitantes. O coordenador do programa no Rio Grande do Norte, capitão Francisco Correia Lima, informou que o programa não foi suspenso e sim apenas interrompido. Explicou que o convênio previa o abastecimento até o dia 26 de fevereiro.

Depois desta data, o capitão informou que não houve comunicação por parte do Ministério da Integração Nacional. Entre os municípios que dependem do carro-pipa para abastecer a população, especialmente a zona rural, está o município de Apodi, Rafael Godeiro, João Dias, Caraúbas, Jardim de Seridó, Tangará, Upanema, Tibau, Governador Dix-sept Rosado. 

O coordenador da Defesa Civil em Apodi, Marcílio Sousa, disse que a suspensão do abastecimento das comunidades só poderia acontecer se o inverno estivesse chegado com mais intensidade, o que não foi o caso. Marcílio disse que os agricultores do município de Apodi, que tem mais de 35% da população residindo nas localidades rurais, esperam seca verde este ano.

A mesma dificuldade é relatada pelo prefeito de Caraúbas. "Temos reservatórios, mas não temos sistema adutor para abastecer todas as comunidades rurais de Caraúbas, daí precisamos do apoio dos carros-pipas para abastecer estas famílias", diz o prefeito Ademar Ferreira, lembrando que pelo menos três carros-pipas estão sendo necessários para abastecer estas comunidades.

Em situação também complicada está o município de Upanema. Conforme a prefeita Maria Estela, os assentamentos da zona rural precisam receber água. Em Apodi, a prefeita Maria Goreti, inclusive, esteve conversando com a bancada federal do Rio Grande do Norte, para tentar rever a questão o quanto antes. Para a prefeita, é difícil para as famílias ficarem sem este apoio.

Outra cidade que também enfrenta dificuldades de abastecimento e precisa do auxílio do carro-pipa é Tibau. Neste caso, o prefeito Francisco Diniz diz que o quadro precisa ser revisto o quanto antes. Na Serra do Mel, o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo destacou que, apesar da Prefeitura ter investido na recuperação de poços, este tem quebrado com frequência, precisando assim do apoio.

Apesar da gravidade do caso, a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional em Brasília informou que não tem conhecimento do atraso e que os recursos estão garantidos. Nem o ministério e nem o Exército especificaram os valores envolvidos.
Fonte: Jornal de Fato

Um comentário:

Profº Francisco Gondim disse...

No caso de Upanema temos os assentamentos Bom Lugar 1, Baixa do Dutra I e Baixa do Dutra II, com a adutora construída, o reservatório elevado contruído, a encanação instalada em cada casa, o poço perfurado. Falta só vergonha na cara da Sec. de Rec. Hídricos do Estado. Eu queria saber de onde sai tanta ruindade nesses governantes. A água de lá seria muito mais batarata do que essa enganação de carro pipa. É uma vergonha. Eu só queria saber o que fazem nossos vereadores que não se movimentam em favor desses pobres agricultres de Upanema. É uma tristeza só! Chega de fraqueza. Lamentável. Mande esse carro pipa pro espaço e resolvam o problema. Parem de enrolação. O povo está deixando de ser inocente. Se preparem para ir procurar outro serviço!