sexta-feira, 12 de junho de 2009

Projeto "Cidade limpa, cidade viva" será lançado amanhã

Será apresentado no próximo sábado em Upanema, o projeto “Cidade limpa, cidade viva”. O projeto tem como objetivo, alcançar meios para viabilizar a “qualidade de vida” em Upanema, através de ações de mobilização, sensibilização e divulgação de métodos que favoreçam a limpeza urbana, a manutenção e ampliação da arborização e a preservação do meio ambiente. A coordenação será da Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social, em parceria com as secretarias de Turismo e Comunicação, Educação, Obras, Agricultura e Saúde.

Para elaboração do projeto, os representantes de cada secretaria participaram de reuniões que serviram para melhorar e ampliar as propostas e as ações que serão desenvolvidas.
O projeto contempla várias estratégias de ação, com a realização de reuniões e palestras educativas, com a participação de profissionais das diversas secretarias, sobre a importância da coleta do lixo para manutenção de uma boa qualidade de vida, a prevenção de doenças provenientes da poluição nas ruas da cidade, desenvolvendo temas como: água; arborização; reaproveitamento de lixo com arte; descarte irregular de resíduos sólidos em canais; preservação do meio ambiente começa em casa;

Um dos pontos observados pela comissão que coordena o projeto foi a vasta área de atuação do mesmo. Para isso, tornou-se necessária a intersetorialidade das secretarias envolvidas no projeto. “É importante essa união entre as secretarias, pois isso facilita a execução do projeto”, explica a secretária de Saúde do município, Conceição Medeiros. A Secretaria de Turismo e Comunicação, em parceria com a Secretaria de Obras, irá divulgar o calendário de coleta do lixo domiciliar, entulho e poda de árvores. O calendário será divulgado na rádio local, nos jornais e também será impresso e distribuído para a população. “Nossa ideia é distribuir o calendário em formato de imã de geladeira. Nesse formato, fica mais fácil da população ter acesso ao calendário”, informa o secretário de Obras, Januário Bezerra.

Um dos principais desafios do projeto será o envolvimento da população. Para isso, serão distribuídos brindes para os participantes das palestras, além da escolha de um mobilizador de cada bairro, que será responsável pela fiscalização das ações da comunidade e da prefeitura, no âmbito da coleta do lixo, limpeza e arborização. No final do ano, uma comissão, realizará uma grande festa e elegerá o bairro que apresentou as melhores ações para manter-se limpo e arborizado.

O Engenheiro Agrônomo Flávio Basílio, responderá pela parte técnica do projeto. Uma das propostas apresentadas pelo Agrônomo, foi a capacitação de jovens para o plantio das mudas que serão utilizadas no projeto de arborização da cidade e zona rural. Os jovens também participarão de oficinas práticas para aprendizagem do processo de “compostagem”. Segundo Flávio Basílio, a compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo. “A matéria-prima utilizada para compostagem será justamente a poda das árvores que a prefeitura realiza hoje e está sendo desperdiçada”, justifica. O coordenador de Agricultura, Aisamaque Dáliton, explica que na localidade de Monte Alegre, já existe um grupo de jovens capacitados para o plantio de mudas. “Nossa idéia é aproveitar o trabalho desses jovens para que forneçam mudas de árvores frutíferas da região, para o plantio nas localidades rurais”, comenta.

Para Rivanda Bezerra, secretária de Urbanismo e Ação Social, o projeto “Cidade limpa, cidade viva” será trabalhado com ações sócio-educativas de informação, articulação e incentivo a “qualidade de vida”, através da aplicabilidade de ações com vistas aos cuidados que todos devem ter com o destino do lixo, a manutenção da limpeza e a preservação do meio ambiente.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: