quinta-feira, 11 de junho de 2009

FERIADO II

A Escola Municipal Maria Gorete de Carvalho Macedo resolveu aderir ao ponto facultativo decretado pela prefeitura municipal para esta sexta-feira. Assim, as aulas retornam apenas na próxima segunda-feira.

Não temos informações sobre a Escola Estadual Alfredo Simonetti nem sobre as outras escolas da rede municipal.

Um comentário:

J.Marinho disse...

FERIADOS E PONTO FACULTATIVO PODERAR CONSOMIR APROXIMADAMENTE UM MÊS DE TRABALHO NO ANO DE 2009.

A palavra facultativo vem de faculdade, faz quem quer.
Essa faculdade, que não é inerente ao trabalhador, tem trazido prejuízos para o processo ensino – aprendizagem e o bom desempenho do sistema educacional que hoje vivemos.
Então quando é ponto facultativo o trabalhador, tem ou não o direito de faltar, mas quem decide são os governos, patrões, diretores, etc... e não nós.
A Denominação de ponto facultativo para designar os dias úteis que os servidores públicos são dispensados do trabalho mediante ato administrativo baixado pela autoridade competente para tal. Como o ponto é o registro diário das entradas e saídas, pelo qual são aferidas a assiduidade e a pontualidade dos mesmos, o ato formal que torna facultativo o ponto em determinado dia, na pratica implica dispensar os servidores do trabalho naquela data.
Nos dias úteis encravados entre um feriado e o sábado ou domingo e terça-feira, os governos usam da caneta e assinam decretos tornando o ponto facultativo.
Entendo que deveria ser limitado esse número ou acabar com ele para os que trabalham na educação principalmente, onde se concentra a maior perda para o alunado.
Se for feito um levantamento de caráter informativo, sem duvida nenhuma, veremos os prejuízos e os problemas que o excessivo número de feriados e ponto facultativo traz para um pequeno município nos aspectos educacionais, econômicos e sociais, com a soma dos dias pode chegar a uma perda de 30 dias úteis em 2009.Esse ano, muitos feriados são em dias que existe a possibilidade de haver “impensado” Conforme mostra o calendário de 2009 .
Eu acho que era necessário que os poderes públicos minimizem os efeitos de tantos feriados e o excesso de dias sem trabalho, causando assim um déficit muito grande de aulas, em relação ao 200 dias letivo previsto no calendário escolar. É preciso que haja uma conscientização dos trabalhadores da educação e os poderes públicos para que seja evitado o Maximo de dias imprensados ou pontos facultativos.