sexta-feira, 18 de maio de 2007

UPANEMA NÃO PARTICIPARÁ DA LUTA PELO SELO UNICEF ESTE ANO

NATAL/INTERIOR - Nesta quinta-feira, 17, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), lança a edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado.
Na oportunidade, estarão presentes a governadora Wilma Maria de Faria (PSB), o coordenador do Escritório do Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Patrício Fuentes, o presidente da Femurn, José Lins, prefeitos, primeiras-damas, secretários estaduais e municipais.
Durante o evento, os prefeitos serão convidados a se comprometerem pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes no âmbito municipal e terão algumas metas a cumprir: redução da mortalidade infantil e da desnutrição, aumento do número de mulheres com acesso ao pré-natal, garantia de que todos os bebês sejam registrados logo após o nascimento, acesso à água limpa para todas as crianças, acesso de meninos e meninas de 4 e 5 anos à pré-escola, melhoria na qualidade da educação fundamental, proteção das crianças contra a violência e a exploração, entre outras.
Na ocasião, o Unicef lançará a publicação "Selo Unicef Município Aprovado - Resultados de dois anos de implementação no semi-árido brasileiro (2005/2006), que narra a trajetória do projeto através dos seus resultados.
O lançamento nacional do projeto aconteceu no dia 26 de abril, mobilizando gestores dos quase 1,5 mil municípios do semi-árido, com o objetivo de garantir os direitos dos cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes que vivem na região.
A inscrição do município no projeto é voluntária e só pode ser feita pelo prefeito em documento próprio, que será distribuído durante a solenidade de lançamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho e devem ser enviadas para o escritório do Unicef, no Centro Administrativo do Estado, Edifício Seplan - Térreo, Cambeba, Fortaleza/CE, CEP - 60.839-900. As fichas de inscrição também se encontram no site do projeto (http://www.selounicef.org.br/).
Primeira etapa do projeto contemplou 21 cidades potiguares no ano passado
O projeto Selo Unicef Município Aprovado está na segunda etapa para os estados do semi-árido brasileiro, incluindo o Rio Grande do Norte.
Na primeira edição foram contemplados 148 dos 21 municípios potiguares inscritos. Na lista encontram-se as cidades de Acari, Angicos, Bodó, Brejinho, Ceará Mirim, Currais Novos, Doutor Severiano, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Lucrécia, Mossoró, Olho D'Água do Borges, Parnamirim, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São José do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas e Vera Cruz.
Durante este tempo vem sendo constatados resultados satisfatórios na mobilização pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes como queda da mortalidade infantil, queda no índice de desnutrição de crianças de até dois anos, aumento do atendimento pré-natal, entre outros.
Cada edição do Selo dura em média dois anos e durante este tempo os municípios participantes recebem orientações e acompanhamento do Unicef por meio de materiais e apoio técnico para a implementação de políticas públicas e ações para infância e adolescência.
O fato de participar do projeto já traz benefícios para o município diante do volume de material, capacitações e envolvimento de seus gestores.
O Selo Unicef Município Aprovado foi criado em 1999 e a partir de 2005 foi expandido para todo o semi-árido brasileiro. Na edição de 2006, 1.179 municípios do semi-árido brasileiro aceitaram o desafio do Unicef e promoveram ações que no período de dois anos resultaram na redução da mortalidade infantil e da desnutrição de crianças pequenas acima da redução da média nacional.
No final de 2006, 192 municípios brasileiros foram reconhecidos com o Selo por terem alcançado bons resultados na melhoria da vida de suas crianças.


Nota deste blog: Conversando com a Secretária de Urbanismo e Ação Social do município, Rivanda Bezerra que foi uma das organizadoras no ano passado, ela me informou que Upanema não participará este ano, pois, a disputa é muito difícil e tem pouco apoio para isso.


Com informações do Jornal O Mossoroense

9 comentários:

Anônimo disse...

Lui Jairo vc está é com inveja porque foi muitas vezes foi derrotado por Jorge nas urnas e na justiça e fica conversando besteira. Faça política igual ao Prefeito, trabalhe.Vc com essa politicazinha nunca chegará a ser Prefeito.

Anônimo disse...

É secretária, vc deveria pelo menos ter respeito ao dizer que tem pouco apoio do Prefeito, sua secretaria é a mais beneficiada durante esses sete anos, não foi culpa do Prefeito que Upanema perdeu o selo unicef. Admita que vc e seus comandados não souberam durante esses sete anos fazer um trabalho que tivesse o aplauso dos upanemenses, isso já mostra o pq que Upanema perdeu o selo pra uma cidade de Bodó lá no Seridó. É fácil jogar a culpa nos outros, procure pensar antes de falar.

Anônimo disse...

Que asneira grande vc disse agora Dr. anônimo. Se vc conhecece a realidade da secretária de Rivanda ia ver que a prefeitura nao investe quase nada lá. A grande maioria dos projetos que tem lá é bancado pela petrobraz e o governo de lula. Pra seu governo, Upanema não concorreu com bodo nao amigo. Vá procurar saber das regras pra depois ficar falando.

Anônimo disse...

Sabe tudo, o que eu disse foi que Upanema ficou de fora e uma cidade de nome Bodó que passou a ser município a pouco tempo, ganhou o selo unicef. E Upanema como vc disse que tem apoio Federal e da Petróbras(E MUITO MAIS DA PMU) ficou de fora. Outra coisa esses projetos vem pra secretaria de ação social através da Prefeitura Municipal, ou vc vai querer esconder isso? só precisa amigo, a Prefeitura está inadiplente como antes pra Upanema ficar impossibilitado de receber recursos e projetos. E vc ter a cara de pau de dizer que a pmu não investe nada lá, vá até o secretário de finanças e peça a ele um relatório de quanto é destinado a secretaria de ação social por mês. E pra finalizar eu sei mais das regras do que vc pensa, agora vc pensa que o povo é desinformado hoje em dia é? e tem mais não adianta responder, sem antes passar na secretaria de finanças. Só terá a tréplica se provar que a pmu não investe nada.

Anônimo disse...

caros amigos,inicialmente nòs que fazemos a adm municipal, estávamos em dúvida sobre a participação ou não no selo UNICEF 2007,porque não concordamos com o resultado anterior,pois Upanema trabalhou muito no selo 2006 e não tivemos
êxito,será que os municípios contemplados realmente atenderam os critérios? Quando a secretária de açao social, afirma que não vamos participar esse ano é porque realmente toda equipe ficou desistimulada,mais como a inscrição e até 15 de junho,iremos fazer em breve uma reunião com todos os secretários e equipe, para analisarmos se realmente iremos participar ou não este ano,se for decidido que iremos participar,vamos mobilizar toda a sociedade upanemense para juntos ganharmos o selo UNICEF para nosso município.

ateciosamente:
Jorge Luiz
Prefeito

Anônimo disse...

Além de asno é cego. Onde foi que eu disse q a prefeitura nao investia NADA? entre QUASE E NADA existe diferença. Em relação ao que é desenvolvido lá na secretaria de Rivanda, a Prefeitura não investe QUASE nada. Peça pra alguém ler em voz alta pra vc entender as coisas melhor. Faço também um desafio pra vc. Me mostre um documento onde prove que Upanema competiu com Bodó. Se vc estiver certo, dou minha mão a paumatoria.

Anônimo disse...

Tô com pena de vc dono do mundo, tá todo perdido. Quando vc diz que a pmu não investiu QUASE nada, vc tá dizendo que PRATICAMENTE não ouve investimento por parte do município. Eu disse que uma cidade de nome Bodó lá nos cafundel do judas que passou a ser município ontem teve a capacidade de ganhar o selo, enquanto Upanema que tem o apoio do Governo Federal e da Petrobrás(como vc disse) e MUITO MAIS da PMU ficou de fora.Não interessa pra quem Upanema perdeu, tanto faz perder pra Bodó como perder pra Vera Cruz, Timbaúba dos Batista, Tenente Laurentino Cruz, Acari, Doutor Severiano, Angicos, Ipueira, Lucrécia, São José do Seridó, Rodolfo Fernandes, Olho D'água dos Borges, Ipanguaçu, Itaú, Brejinho ou Riacho da Cruz; sei que são GRANDES cidades muito mais desenvolvida que Upanema(kkkkkkkkkkk). As cidades de Mossoró, Ceará-Mirim, Currais Novos, Santa Cruz e Parnamirim tiveram sorte e acabaram ficando também entre os municípios ganhadores do selo unicef, se juntando assim, as metrópoles que citei a pouco, é sinal que houve competência. Ou vc tá querendo dizer que Bodó perdeu o selo e Upanema ganhou, é isso é? não insista Upanema perdeu por incompetência e arrogância de Dona Rivanda. Sim, SABE TUDO esqueceu de ir a secretaria de finanças? tá esquecido é?.

Anônimo disse...

anônimo você está coberto de razão, a culpa de tudo está na secretaria de ação social. Vamos agir mais e propagar menos.

Anônimo disse...

Essa Ação Social não está com nada. Ação só é nome, não desempenhando o seu papel real diante da sociedade.