domingo, 21 de fevereiro de 2016

O BRASIL É MESMO UM PAÍS DEMOCRÁTICO? - TEXTO 16 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA

          Na Grécia Antiga, democracia era algo feito por poucos. Ser cidadão na Grécia era exclusividade de alguns privilegiados do sistema político. Mulheres, estrangeiros e escravos ficavam de fora. A vida política na Cidade de Atenas era organizada para que os ditos cidadãos tivessem tempo e espaço para participar da vida pública.

         A democracia brasileira deixa a desejar. Ser um cidadão atuante não é tão fácil como se pensa. Os detentores do poder político dificultam o máximo a participação popular. O povo é chamado a participar para escolher os seus governantes e nada mais. As escolhas não são tão democráticas. Utilizam-se de muitos artifícios para se chegar ao poder ou permanecer no mesmo.

       Para a maioria dos nossos representantes, a democracia não é muito interessante. Dar a chance de participação popular incomoda a maioria dos detentores do poder. Para eles, o ideal é impor decisões e a obediência cega dos ditos cidadãos. Temem perder espaço na vida pública, caso deem mais abertura para que a população possa participar democraticamente de decisões que afetam a maioria.

        Dizem que as eleições é momento democrático, mas nem tanto. A cada eleição vemos a interferência daqueles que não apoiam a democracia. São os aproveitadores da democracia, usam o momento pra tirar proveito em benefício próprio. Quando escolhidos democraticamente, agem ditatoriamente. Não escutam os anseios daqueles que os escolheram.

            Pra avançar na nossa democracia é muito difícil. Como mudar a mentalidade daqueles que se deixam ser enganados pelos falsos defensores da democracia. Um passo seria educar as novas gerações através de ações desenvolvidas principalmente pela Escola. O ambiente de convivência escolar deveria ser sempre uma oportunidade possível para se desenvolver o espírito democrático. A mudança tem que nascer de uma nova forma de pensar e agir democraticamente.

Nenhum comentário: