sábado, 27 de julho de 2024

Saiba como deve funcionar o Quociente Eleitoral em Upanema.


Inicio informando que não sou matemático, apenas apreciador da política e curioso de plantão. Sendo assim, estava fazendo umas contas aqui...

Utilizando como base a média das 3 últimas eleições municipais, o quociente eleitoral pode ficar nas faixa de 1200 votos. Muitos comentaram que ficaria na casa dos 1100 alto, o que pode ocorrer.

Utilizando essa lógica simples, baseando-se na ideia de 1200 de quociente, para um partido eleger um vereador teria que fazer essa votação. Para 2 vereadores seria necessário 2.400, para 3 vereadores 3.600 e para 4 vereadores 4.800 votos.

Claro que ainda temos as sobras em questão. Primeiro é importante lembrar que o partido, na primeira rodada, deverá atingir o quociente, ou seja, 1.200 votos. Na segunda rodada, para cálculo das sobras, cada partido tem que atingir 80% do quociente, o que equivale a cerca de 960 votos para entrar na disputa. Menos que isso está fora da disputa pelas sobras.

A partir daí vai depender da votação de cada partido e, após cálculos e regras que não vamos abordar por se tratar de futurologia, teremos o partido com maior sobra e que obterá as cadeiras faltantes.

Deu pra entender? Então, façam suas apostas!

Nenhum comentário: