Na condição de ex-prefeita do
município de Upanema, sinto-me no dever de esclarecer a minha querida população
sobre algumas colocações feitas pelo então Prefeito Luiz Jairo.
O Prefeito Luiz Jairo alegou que não
realizará o tradicional carnaval de nossa cidade em razão das dificuldades que
está enfrentando devido às contas ou débitos que nossa administração teria
deixado. E, para isso elencou pontos, os quais gostaria de esclarecer, como:
1)
Frota de veículos
Quanto à frota de veículos é
importante salientar que além de se destacar em todo o Estado, podemos dizer
que nenhuma administração em nosso município fez mais do que a nossa,
adquirimos um total de 19 veículos, sendo: 03 agrícolas e 16 entre outros, além
destes, adquirimos mais 3 veículos doados pelo INCRA, sendo que 5 ônibus, do
programa “A caminho da escola”.
Foram entregues uns com pouquíssimo
uso e outros ainda sem fazer sequer uma viagem. Fato que causa grande
estranheza quando apontado como elemento de crise a troca de óleo dos
transportes, pois muitos dos veículos, de tão novos, não precisavam realizar esse
procedimento de troca de óleo
TROCA DE ÓLEO
Vale salientar que mesmo aqueles
veículos mais antigos que demandavam troca de óleo, puderam ser submetidos a
este procedimento, uma vez que a troca era feita a partir da solicitação pelo
responsável dos transportes. Tal fato é facilmente constatado em razão de
nenhum motor ter batido por falta de troca de óleo ao longo de toda gestão.
2)
Desaparecimento de alguns móveis ou
objetos
Quanto ao desaparecimento de alguns
móveis ou objetos, a equipe de transição deverá fazer as notificações e provar
para que sejam apurados os fatos e que se tomem as medidas cabíveis, pois
patrimônios públicos têm que ser submetidos a prestação de contas e não a
avaliações sem infundadas e sem provas.
3)
Medicamentos – “DIPIRONA”
Com relação à medicação “DIPIRONA”,
não especificada pelo prefeito se injetável ou oral, uma vez que afirmou ser da
farmácia básica, faz-se necessário dizer que deixamos o hospital abastecido.
Para comprovar informamos que a farmácia básica foi abastecida na sexta-feira,
dia 28/12/2012, no valor de R$ 9.188,20 pela distribuidora DISMED. Além de
termos deixado a farmácia local autorizada para abastecer o hospital com as
medicações que fossem prescritas.
As afirmações do prefeito nos levam a
crer que sua equipe não estava preparada para assumir a secretaria de saúde nos
primeiros dias de gestão, pois além de não saberem controlar o estoque de medicamentos,
não sabiam que os produtos poderiam ser comprados sem licitações no limite de R$
7.999,99 pela administração. Ou seja, não há justificativa alguma para submeter
a população a uma situação tão constrangedora, ao ponto de as pessoas serem
transferidas para Mossoró com o intuito de se tomar uma DIPIRONA.
Diante desse fato, é imprescindível
esclarecer que deixamos recursos financeiros em caixa na pasta da saúde, como podemos
comprovar a seguir:
DATA
|
PROGRAMA
|
VALOR
|
29/12/2012
|
Piso Atenção
Básica- PAB
|
27.387,50
|
Agente Comunitário
de Saúde
|
31.356,00
|
|
Programa de Melhoria
do Acesso e da Qualidade – PMAQ
|
13.200,00
|
|
Saúde Bucal
|
16.725,00
|
|
Programa de Saúde
da Família
|
53.475,00
|
|
Teto Municipal
de Média e Alta
Complexidade Amb. E Hospitalar – AIH
|
29.443,98
|
|
Ações Estruturantes
de Vigilância Sanitária
|
2.400,00
|
|
Piso Estratégico -
gerenciamento de Risco
|
911,16
|
|
Vigilância em
Saúde
Ações de Dengue
|
9.197,82
|
|
Piso de Vigilância
e Promoção da Saúde
Estruturação
Tecnológica da Vigilância em Saúde
|
7.500,00
|
|
Piso Fixo
Vigilância e Promoção da Saúde
|
7.008,35
|
|
TOTAL
|
198.604,81
|
Fonte: www.fns.saude.gov.br/consultasfundoafundo
ESSES RECURSOS FORAM DEPOSITADOS NO DIA 29/12/2012, MAS SÓ PODERAM SER
RETIRADOS DEPOIS DO DIA 02/01/2013,
OU SEJA, NA ADMINISTRAÇÃO ATUAL.
Os recursos do Piso da Atenção Básica
(PAB) e Teto Municipal de Média e Alta Complexidade Amb. e Hospitalar (AIH), juntos
somam um total de R$ 56.831,48 (cinqüenta
e seis mil, oitocentos e trinta e um reais e quarenta e oito centavos).
Desta forma, tendo em vista o
dinheiro deixado em caixa pela nossa administração, esse montante é suficiente
para comprar não só Dipirona, como também várias medicações emergenciais no
primeiro dia de administração atual.
Digo mais, esses recursos,
depositados no dia 29/12/2012, tinham
como finalidade o pagamento dos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros,
dentistas, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, referentes ao
vencimento do mês de Dezembro/2012. No entanto, como esse dinheiro chegou
atrasado só podendo ser usado pelo atual
prefeito, fizemos um esforço para pagar esses profissionais com recursos
próprios, de modo que os valores recebidos dia 29/12/2012 ficaram em caixa como crédito para a administração atual.
Vale salientar também que não recebemos
os recursos financeiros referentes a 04 meses do PROJOVEM e 02 meses do PETI da
Secretaria de Urbanismo e Ação Social, os quais estavam atrasados, ficando
esses recursos como crédito para administração atual.
4)
Transição
O prefeito eleito também alegou que a
transição não foi realizada corretamente, o que posso informar é que todas as
secretarias repassaram suas pastas no dia 31/12/2012 para o representante da
equipe de transição do atual prefeito, o Sr. Josiel Gondim e para o representante
do prefeito eleito, o Sr. Nonato Garcia.
Importante elucidar que antes da
entrega oficial das pastas enviamos ofício para o prefeito eleito, para que o
mesmo comunicasse a seus secretários que iriam assumir as pastas e esses pudessem
tirar suas dúvidas junto aos secretários de nossa gestão, porém, os mesmos não
compareceram.
As alegações de falta de recursos e
de esclarecimento dos restos a pagar, para não realizar o carnaval na nossa
cidade, causaram-me grande surpresa, pois o ex-contador da prefeitura de
Upanema é uma pessoa correta e responsável, comunicou-me que estava dependendo
de dados da administração atual para finalizar o exercício contábil, uma vez
que só eles podem informar por serem os detentores da senha que imprime os
extratos bancários, inclusive, o do ultimo dia da nossa administração.
5)
CAUC e Prestação de contas
Com relação ao CAUC prestamos contas
ao MDA, mas, infelizmente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário não retirou em
tempo hábil. E, as duas prestações de
contas também foram feitas, mas como dependia de outro órgão para analisar e
não da nossa administração, a retirada da negativa do município não foi
possível.
A respeito do INSS, resta salienta
que, no mês de dezembro de 2012, compareci ao INSS para solicitar informações
sobre os repasses das GFIPs (os recolhimentos dos INSS das folhas de pagamentos
do 13º salário e do salário de dezembro). Quanto à folha do 13º, eu negociei o
parcelamento, mas já no tocante à folha de dezembro/2012 informei ao atual
prefeito, que assim que o mesmo assumisse, fosse ao órgão do INSS para realizar
o parcelamento da folha da GFIP, uma vez que eu como prefeita não teria tempo
hábil para tal feito. Caso ele não fosse, seria retida a referida folha na cota
do dia 10/01/2013.
Uma coisa é certa: em nenhum momento eu
tive a intenção de prejudicar o nosso município.
No último mês de nossa gestão, passamos
por várias dificuldades financeiras como a queda brusca de Royalties, a qual
dificultou o pagamento de fornecedores. Ficamos entre a “cruz e a espada”.
Tínhamos apenas duas opções: pagar
todas as folhas e deixar o INSS, o recolhimento do sindicato, a UNIMED, os
empréstimos consignados ou deixar de pagar a folha dos professores, para pagar
esses repasses.
O QUE VOCÊ FARIA? Realmente não
poderia deixar restos a pagar, mas essa administração de 2009 a 2012 foi de grandes
desafios. Como se não bastassem os desafios mencionados, é importante salientar
que nossas receitas diminuíram. O FPM de 2011 a 2012 aumentou 2,81%, ao passo que, a
administração atual poderá usufruir de um aumento significativo na receita do
município. O FPM de 2012 a
2013 chegará a um aumento de mais de 10%, de acordo com as previsões. Tivemos
também uma queda de Royalties de agosto a dezembro de 2012 em relação a janeiro
e julho de 2012, por esse motivo nossos planejamentos de quitação de débitos,
os quais foram elencados pelo prefeito atual, não foram efetuados.
Gostaria de relembrar que quando
entrei em 2009 estávamos enfrentando uma crise mundial e o Brasil sofreu
desdobramentos desta crise financeira. Assim, até a cidade de Upanema se viu
prejudicada, porém, mesmo com tal fato, não me abati e após ouvir o povo, lutei
para que o carnaval daquele ano fosse realizado.
Fiz isto por acreditar na evolução do
município de Upanema, tendo em vista que o carnaval representa não só fonte de
entretenimento para a população como também geração de renda aos comerciantes
locais.
Considero a atitude do prefeito incoerente,
pois como podemos observar, além de termos deixado recursos em caixa, a receita
do município aumentou consideravelmente neste mês de janeiro. Ou seja, é
inconcebível culpar a administração passada por não realizar o carnaval este
ano. Assim, não há que se falar em indisponibilidade de recursos para se
realizar o carnaval por causa da gestão passada. É como se o atual prefeito
quisesse se livrar de sua responsabilidade atribuindo a culpa ao mandato
anterior.
Feitos os devidos esclarecimentos,
quero registrar, por fim, o quanto me sinto honrada em ter sido a primeira mulher
a ocupar o cargo de prefeita na cidade de Upanema, cargo esse repleto de
desafios, no qual enfrentamos muitas dificuldades a exemplo das enchentes, secas,
quedas de Royalties, reduções de FPM. Como se não bastasse, além desses
obstáculos citados, fui submetida a vários tratamentos de saúde e cirurgias por
causa de problemas de doença, momento esse em que me vi extremamente limitada.
Contudo, os entraves foram superados
e me orgulho da minha trajetória, pois me trouxe maior compromisso,
responsabilidade e muitas realizações. Hoje me sinto uma profissional
habilitada para enfrentar qualquer obstáculo que me for imposto.
Obrigada ao povo de Upanema e a todos os
blogs por esse espaço que me foi concedido e pela atenção dos leitores!
“Eu me calei,
em silêncio
Segurei-me
pra não falar,
E minha dor
tornou-se intolerável.
Por dentro, o
coração me queimava.
Ao pensar
nisso, o fogo se inflamava.
Então soltei
a minha língua.” Salmo 39, vers 3 ao
4.
Upanema-Rn, 26/01/2013.
18 comentários:
Bom esclarecimento. Parabéns ex-Prefeita.
Parabéns Maristela por esse ato.
Maristella a verdade tem que ser dita, não quer fazer carnaval para não gastar, tudo bem, mais culpar a adm anterior já é conhecido.
e agora atual prefeito qual e a desculpa que o senhor vai nos dar?
contra numeros não há argumentos
Gostaria muito que esse esclarecimento fosse feito no mesmo canal onde foi feito as denuncias,só assim ficava tudo esclarecido.
Boa Maristela,fez bem em esclarecer esses absurdos que estão usando como motivos para a não realização do carnaval.
Maristela adorei.Fez bem em esclarecer esses absurdos,que estamos tendo que ouvir como desculpas para a não realização do carnaval.Esta de parabénssssssssssss!!!!!!
Fez muito bem Maristela, em esclarecer esses absurdos que estamos tendo que ouvir como desculpas para a não realização do carnaval.Parabéns!!!!!
Muito bem Maristela a senhora mostrou dados numericos, enquando o prefeito atual, quando perguntaram no observador político, qual a receita do município ele não soube responder, disse que estava esperando a cota do dia dez, mas no mínimo ele tinha que ter o conhecimento da previsão do mês. Será que ele não respondeu porque já sabia que o aumento era superior a da administraçção passada? vasculhar as pastas ele não preciva para saber desses dados.
Essa prefeita é no 10! Parabéns muito correta sua postura de esclarecer e mostrar q não é culpa sua o não acontecimento do carnaval.
Falou tudo ex- prefeita Maristela, você fez o que pode pela cidade de upanema, não posso falar muito pois moro em natal RN, mais o que eu sei é que mesmo com as dificuldades, ela conseguiu fazer a realização do carnaval em upanema. É inconcebível culpar a administração passada por não realizar o carnaval este ano foi falta de interesse, organização, e planejamento do Prefeito Luiz Jairo !
vamos ver agora quem está mentindo voce o o prefeito atual. estamos aqui para tirar a realidade e dependendo do resultado colocaremos o bloco na ruakkkkkk
Ô LAPADA !!!!!!!! EU JÁ SABIA!!!!!!
Essa mulher será sempre lembrada pelo povo de Upanema,apesar de muitos "idiotas" não entenderem, ela é uma grande mulher, falou com embasamentos, com propriedade. Gostei!!! Aguenta coração!!! A mudança chegou, é azul, kkkkkkk!!!
Acho interessante como vc faz imprensa.Me responde pq vc so libera os comentarios postados pela mesma pessoa,ou seja, é notório que todos esses comentarios foram a mesma pessoa que fez, será que não houve sequer pelo menos um inicoc comentario fazendo a defesa a favor do pronunciamento do Sr. prefeito a respeito de sua citação no programa que o mesmo se apresentou semana passada. Me descupas ou seu blog só esta sendo visto pelo povo adversario ou vc so libera comentarios que venha favorecer seu o seu grupo politico, saiba fazer imprensa cidadão.
A verdade é que Luiz Jairo pode ter muita vontade em fazer algo por nossa cidade, mas, sua equipe e ele mesmo são despeparados. Os Secretários ainda não entenderam seu papel e deixam a população em maus bocados. Acordem! muitas coisas vcs já deveriam saber! Não culpem os outros por uma má gestão, por inesperiencia. Situações corriqueiras não sabem resolver.
Adoroo ! Tanto encharque Resulta nisso! Oh Lapada. TODOS SABIAM! Valeu Maristela! Vc sim merece todo o apoio da população!
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