segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ ENVIA NOTA SOBRE O "LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA"

Bem. Entendemos como um laboratório de informática uma sala em que há alguns computadores para uso coletivo e didático, embora sejam apenas 5, eles tem essa função.

Sobre as mesas, essas que são mostradas na foto e consideradas como "mesas de bar" posso garantir que são apenas paleativas, pois o MEC também enviará, juntamente com as cadeiras. Como não chegaram ainda a escola adquiriu, com recursos próprios, para que houvesse a montagem e instalação dos computadores.

Em relação a ter apenas uma CPU e 5 monitores, é que essa única CPU possui equipamentos modernos que fazem os cinco computadores funcionarem com qualidade e independentes um dos outros.

Na minha opinião em relação ao e-mail enviado ao MEC é totalmente dispensável, e o caminho mais difícil de se buscar informação, pois aqui em Upanema há uma equipe na Secretaria Municipal de Educação que saberia passar todas as informações sobre o Programa PROINFO que está equipando todas as escolas públicas brasileiras com computadores.

Nota do Upanema News:
Acreditamos que a situação continua a mesma: esse laboratório é um faz de conta, é feio, insuficiente, e não atende as necessidade da escola.

Com relação a CPU, ela deve ser tão moderna que eu fiquei curioso em saber por exemplo, quanto de memória ela dispõe. Mesmo assim, pense comigo: quando ela quebrar os cinco param, correto?

"Na minha opinião em relação ao e-mail enviado ao MEC é totalmente dispensável, e o caminho mais difícil de se buscar informação". Primeiro que quem decide se seria dispensável ou não o e-mail sou eu. Segundo, discordo que este seja o caminho mais difícil pois, existe um telefone 0800 e uma ouvidoria que me responde as vezes até no mesmo dia.

Infelizmente parece que o professor Francisco José não gostou da constatação da realidade feita pelo blog. Queríamos reafirmar que nosso sentimento não é de conformismo e por isso situações como esta devem ser mostradas e cobradas.
Poderíamos aqui também falar, por exemplo, das fotos de umas "mesinhas" que tiraram do laboratório da SUAS mas isso fica pra outra oportunidade.
Voltaremos...

3 comentários:

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - PUC/RIO disse...

Caro Silva.
De fato a situação continua a mesma e a questão aqui não está em relação a minha pessoa ter gostado ou não, coisa que só interessa a mim.

O laboratório não é um faz de conta não, é uma realidade, seja feio ou bonito, está lá pra qualquer professor ou aluno fazer uso.

Sobre as fotos das “mesinhas” você está muito mal informado e querendo me atingir. Primeiro elas não foram tiradas do laboratório da SUAS não. Elas estavam lá sem uso algum e foram solicitadas pela Secretária Fernanda para suprir uma necessidade da prefeitura.

As fotos foram tiradas por mim com a melhor das intenções, ou seja, a de ajudar a Escola Maria Gorete no intuito de que futuramente ela possa receber um laboratório também enviado pelo MEC/FNDE.

Infelizmente o FNDE não consegue atender à demanda de enviar todas as correspondências em tempo hábil para que as secretarias se adequem para receberem equipamentos de programas do Governo Federal, que diga-se de passagem está sendo o governo que mais investiu em educação nos últimos 500 anos de Brasil.

Explicando melhor: A Secretaria de Educação recebeu um ofício do FNDE dizendo que o município tinha sido contemplado, inicialmente, com dois laboratórios de informática, um para o Maria Gorete e outro para o Vicente de Paula, e o município tinha 30 dias para adequar uma sala, no caso do Maria Gorete, com 10 mesas para computador, instalação elétrica e grades de segurança, e ainda tirar fotos da sala pronta e enviar para o FNDE. Só que quando o ofício chegou só faltavam apenas 5 dias para o prazo do envio das fotos terminar.

O que nós fizemos com autorização da secretaria? Pedimos as mesas emprestadas à SUAS, pois não ia dá tempo para a prefeitura comprar mesas novas para que fossem tiradas as fotos. A prefeitura conseguiu instalar a fiação elétrica e pregou as grades de maneira bem emergencial, pois não tínhamos muito tempo. Passados os dias, a prefeitura adquiriu as mesas cumprindo assim com a sua contrapartida, e quem quiser conferir é só ir lá na escola.
Pois bem, o serviço foi feito, as mesas foram emprestadas (se devolveram ou não, não sei informar), as fotos foram tiradas, por mim se você não sabia, e enviamos para o FNDE. Resultado. As escolas foram contempladas, inclusive o Vicente de Paula já recebeu, e o Maria Gorete está preste a receber.

Fizemos tudo isso pra ver nossas escolas serem contempladas com computadores modernos, fazendo assim o uso pedagógico dessa ferramenta, que é o computador, tão útil para qualquer estudante ou professor.

Como podemos ver não aconteceu nada de anormal, e você queria dá a esse episódio um desfecho trágico, querendo, sei lá, prejudicar alguém. Meu querido não é assim não.

Quando os computadores chegarem lá no Maria Gorete eu espero que você faça um bom uso com seus alunos e que você sempre lembre que eles estarão lá por força de vontade da equipe da Secretaria de Educação da qual eu fazia parte.

Mossoró Press disse...

É triste ver o nobre colega defendendo que os "fins justificam os meios" ou seja, montaram um laboratório de fachada para tirar as fotos e enviar para o MEC. Isso é uma declaraão muito grave! Vale lembrar que até hoje a escola continua sem esse laboratório, mas o MEC pensa que tá tudo perfeito.

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - PUC/RIO disse...

Que tá tudo perfeito tá.
É só você ir à sala e ver que a fiação elétrica está instalada, as grades pregadas e as mesas compras, e já na escola. falta apenas o MEC enviar os computadores.
Foi um serviço emergencial, porém bem feito. A sala está bem pintada e tudo se encontra no padrão que MEC exigia.
Só pra lembrar, o serviço foi emergencial não por culpa nossa e sim da falta de tempo ocasionada pelo própio MEC que não enviou o ofício com tempo hábil para as adequações necessárias.