sexta-feira, 31 de março de 2017

COSERN INFORMA SOBRE INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UPANEMA

INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA


A COSERN INFORMA QUE/ PARA FAZER A AMPLIAÇÃO E O MELHORAMENTO DA REDE/ IRÁ SUSPENDER TEMPORARIAMENTE O FORNECIMENTO DE ENERGIA/ NA QUINTA-FEIRA/ 06/ NO CENTRO/ AV 16 DE SETEMBRO E ADJACÊNCIAS/ DO PERÍODO DAS OITO HORAS DA MANHÃ/ ÀS DOZE HORAS DA TARDE/ NO MUNICÍPIO DE UPANEMA//

CASO O SERVIÇO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO/ A REDE SERÁ ENERGIZADA SEM QUALQUER OUTRO AVISO//

MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 116//

quinta-feira, 30 de março de 2017

ESCOLAS DE UPANEMA DECIDEM PARALISAR ATIVIDADES NESTA SEXTA-FEIRA

A última escola a decidir paralisar suas atividades nesta sexta-feira foi o colégio Calazans Freire. A Escola Maria Gorete e Alfredo Simonetti já haviam tomado essa decisão desde ontem.

Essa paralisação tem como objetivo mobilizar a sociedade para derrubar nas ruas a agenda do governo de Michel Temer que retira direitos dos trabalhadores, a CUT, CTB, Intersindical e mais de 100 entidades que integram as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão atos em todo o Brasil nesta sexta-feira (31). No centro da pauta está a reforma da Previdência, a reforma trabalhista e o projeto de terceirização irrestrita aprovado no último dia 22 pela Câmara.

"A luta é contra o desmonte da aposentadoria e da CLT, contra a terceirização, que mata, mutila e escraviza trabalhadores/as e todas as chamadas 'reformas' que o ilegítimo e golpista Temer quer fazer para tirar direitos da classe trabalhadora e privilegiar empresários", afirma, em nota, a CUT.

Os atos de sexta-feira estão sendo considerados como uma espécie de "aquecimento" para o dia nacional de paralisações e mobilizações convocado pelas centrais sindicais para 28 de abril "contra o pacote de maldades de Temer", que teve início com a aprovação do congelamento dos gastos públicos por 20 anos (PEC 55), entre outras medidas.

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO DO SHOW DO PILOTO HARLEY DE AMORIM NO IPIRANGA MOTOSHOW EM UPANEMA

      A cidade de Upanema foi palco na noite desta terça-feira (28) de mais uma apresentação do Ipiranga Motoshow, evento onde o piloto Harley de Amorim desfila toda sua técnica e habilidade em manobras radicais em cima de motos e quadriciclos.

      O público superlotou o espaço montado na Avenida Antonio Vitorino e vibrou a cada manobra.

     Você pode conferir com exclusividade toda a apresentação do piloto Harley neste vídeo.

     Não deixe de se inscrever em nosso canal.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Governo inicia pagamento de março nesta sexta-feira

O Governo do RN começa a pagar a folha de março nesta sexta-feira (31), quando deposita os vencimentos dos 24.038 servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possui recursos próprios, uma soma equivalente a R$ 75,5 milhões.

O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos.

Por solicitação de sindicatos e associações de servidores, o Governo vem pagando a folha sem distinção entre ativos, aposentados e pensionistas.

CHAPA 1 DE JOSADAQUE LANÇA PROPOSTAS DE SUA GESTÃO

A eleição da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema, Sindserpup, se dará com a disputa entre duas chapas, onde a de número 1 traz o ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Josadaque Carlos de Carvalho (32), como candidato a presidente. O período de inscrições se encerrou na última sexta-feira (24).

Atualmente, Josadaque Carlos ocupado o cargo de 2º Diretor de Organização do Sindicato, bem como ocupa funções na diretoria da entidade desde o ano de 2001, dois anos depois se se tornar servidor de carreira da Prefeitura de Upanema e de se associar ao Sindserpup.

A chapa liderada por Josadaque é composta por 15 nomes que se dividem entre as diretorias de Organização, Administração e Finanças, Formação e o conselho fiscal, entre membros efetivos e suplentes. “Confiamos nos sócios para que possamos manter o compromisso de servir e lutar por cada servidor, dando-lhe os direitos necessários de ser assistido pelo sindicato”, afirmou Josadaque.

O Sindserpup hoje conta com aproximadamente 270 sócios, que deverão escolher seu novo representante no próximo dia 10, quando ocorre a eleição. A Chapa 1, que tem com o lema “Resistir e Lutar”, conta com o apoio do atual presidente, professor Anatécio Oliveira, que está finalizando seu segundo mandato.

Caso Josadaque obtenha êxito no pleito, será a primeira vez, desde a sua fundação em 18 de junho de 1998, que a entidade não será presidida por um professor do município.

Entre as propostas da Chapa 01, estão:

– SAÚDE DO SÓCIO:

Manter e ampliar o convênio com a Nossa Clínica;

Abrir um convênio com Dr. Ricardo Alexandre (Odontologia, Laboratório e 04 Especialistas em seu consultório);

– DIREITO DO SÓCIO:

Lutar para que todos os ASGs e MERENDEIRAS (OS) que trabalham nas escolas e usem produtos químicos, recebam Insalubridade;

Lutar pela implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salário dos demais servidores;

Incluir os servidores: MERENDEIRA (o), ASG, VIGIA, COORDENADOR (a), que trabalham na educação, no Plano de Cargo, Carreira e Salário do Magistério (que se chamará de: Plano de Cargo, Carreira e Salário dos Servidores da Educação);

– SERVIÇO AO SÓCIO:

Manter o escritório de advocacia (com 04 advogados e 10 estagiários);

Criar uma Carteira para cada Sócio, onde terão direito a descontos em Farmácias e outras Repartições.

LAGOSTA BRONZEADA E BRASAS DO FORRÓ DE VOLTA À UPANEMA

        O Bronze do sucesso @Iagostabronzeada e a máquina quente do forró @brasasdoforro estão de volta à Upanema pra trazer aquele veIho calor do forró das antigas e das vaquejadas.

       Teremos ainda a participação da nossa banda Iocal #AL gaDosParedões. 

       Será neste dia 6 de Maio no Portal do SoI com direito à super promoção! O aniversariante do mês a entrada é FREE até 00h00, é isso mesmo, você que completa mais um ano de vida no mês de
MAIO a entrada é gratuita. Não fIquem de fora dessa mega festa.

Realização de AIex Produções AP

terça-feira, 28 de março de 2017

PARTICIPE DO SORTEIO DE DOIS CLAREAMENTOS DENTÁRIOS

Prepare-se para essa super promoção!

O Consultório Odontológico da Dra Katyanne Henriques em parceria com o Upanema Flash vai sortear DOIS CLAREAMENTOS DENTÁRIOS! Quer concorrer? É fácil entrar nessa!
1° Curta a Página do Upanema Flash no Facebook
2° Compartilhe a FOTO. OFICIAL da Promoção.
3° Marque 03 Amigos nos comentários da FOTO OFICIAL.

Não deixe de participar e concorrer

@WalkerLeal' ")

ProUni abre incrições para as bolsas que não foram preenchida

Agência Brasil

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu, na noite de ontem (27), as incrições para as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular. O cadastro vai até 5 abril para os candidatos que não estão matriculados na instituição de ensino e até 5 de maio para os estudantes já inscritos na instituição em que desejam obter a bolsa.

Podem concorrer professores da rede pública e estudantes que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa de, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. As inscrições serão pelo site do ProUni.

Saiba Mais

MEC divulga balanço do Sisu e do ProUni; veja as maiores notas de corte
As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Os professores estão dispensados do critério de renda.

Além disso, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola, ou ser pessoa com deficiência.

A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, acessando a página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Na primeira edição deste ano, o ProUni ofertou 214.242 bolsas de estudo. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa.

WhatsApp terá ferramenta para apagar mensagens em dois minutos

Em fase de teste, função vai beneficiar pessoas que se arrependem após envio

POR O GLOBO
RIO - Quem se arrepender de mandar um texto, foto, vídeo ou qualquer outro conteúdo pelo Whatsapp terá até dois minutos para voltar atrás e apagar a mensagem, graças a uma ferramenta em fase de testes no aplicativo.

A notícia ainda não é oficial. A novidade circula entre sites especializados em tecnologia, que acompanham de perto os projetos e lançamentos do app de mensagens. Portanto, pelo menos por enquanto, continue pensando duas vezes antes de enviar qualquer coisa utilizando o aplicativo.

A função já existe no rival do WathsApp, o Telegram. Já no aplicativo comprado pelo Facebook em 2014, pelo menos de acordo com o que sabe sobre os testes, uma vez deletada a mensagem, o destinatário saberá que você enviou uma mensagem, mas não poderá ver o que havia nela.

Atualmente, só é possível apagar a mensagem enquanto ela ainda não foi enviada do celular, por alguma falha no sistema de envio. É possível ainda apagar a mensagem já enviada, porém, ela só desaparece da conversa, e não impede a leitura do usuário que a recebeu.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Candidatos devem se inscrever em lista de interesse por vaga em terceira chamada do SiSU


Por Iuska Freire

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN) publica o edital de convocação em terceira chamada para inscrição em lista de interesse por vaga dos suplentes que estão na relação de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso no ano de 2017 nos cursos de graduação da UERN.

É obrigatória a inscrição do candidato suplente reserva na lista de interesse por vaga. A inscrição na referida lista deverá ser feita única e exclusivamente a partir das 9h do dia 10 de abril até às 23h59 do dia 13 de abril de 2017, através de formulário on-line (DECLARAÇÃO DE INTERESSE POR VAGA) acessando o site: www.uern.br/sisu.

A lista com os convocados para preenchimento de vagas remanescentes será divulgada no portal da UERN e no site da UERN/SiSU no dia 24 de abril de 2017.

O candidato convocado na cota destinada a pessoa com deficiência deverá ser previamente submetido à avaliação da junta multiprofissional da UERN, devendo apresentar-se no horário das 18h30 às 19h30 dos dias 26 e 27 de abril do ano em curso, com 30 minutos de antecedência, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), localizado na Rua Atirador Miguel A. da Silva Neto, s/n, Aeroporto – Mossoró/RN.

Conforme o edital, a matrícula institucional dos convocados em terceira chamada será realizada nos dias 27 e 28 de abril de 2017, na secretaria da Unidade Universitária/Faculdade do curso para o qual o candidato está sendo convocado.

As datas e os procedimentos para efetivação da matrícula curricular dos convocados referente ao primeiro semestre de 2017 serão publicados em edital próprio no dia 05 de maio de 2017. Já as datas e os procedimentos para efetivação da matrícula curricular dos convocados referente ao segundo semestre de 2017 serão publicados em edital próprio no dia 09 de outubro de 2017.

domingo, 26 de março de 2017

RELEMBRE A FESTA DOS 58 ANOS DE UPANEMA

::vídeo
No ano de 2011 o município de Upanema completou 58 anos de emancipação política e a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores realizaram uma bonita festa com direito a bolo de 58 metros em homenagem ao aniversário da cidade.

Direto do túnel do tempo postamos pela primeira vez esse vídeo que foi ao ar pela TV Upanema. 

AEC ABRE 400 VAGAS PARA MOSSORÓ; SELEÇÃO COMEÇA NA SEGUNDA, 27

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mossoró anuncia processo de seleção para Banco de Talentos da empresa AeC. Serão ofertadas, inicialmente, 400 vagas. Os interessados podem procurar a Secretaria a partir de segunda-feira (27).
Os candidatos com faixa etária a partir dos 18 anos devem ter concluído o ensino médio e apresentar o currículo com foto e documentos pessoais (RG e CPF) para realização do cadastro no setor responsável.
Os atendimentos acontecem das 07h às 13h. As provas ocorrem em dois horários nos turnos matutino e vespertino.
A Secretaria fica localizada no prédio da antiga FUNGER, na Rua Rui Barbosa, 282, bairro Alto da Conceição.
Fonte: Mossoró Hoje

sábado, 25 de março de 2017

MISSA CANCELADA

Em virtude de problemas de saúde de familiares a Missa de 3 anos de desaparecimento do senhor Antônio José da Silva foi cancelada. A família agradece a compreensão.

sexta-feira, 24 de março de 2017

PARTICIPE DO ESPETÁCULO A PAIXÃO DE CRISTO 2017

Governo publica novo decreto de emergência por causa da seca em 153 cidades do RN


É a 8ª vez consecutiva que o governo toma a medida, que tem como objetivo facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da estiagem
23/03/2017 às 09:15
Foto: Anderson Barbosa
Anderson Barbosa / G1
Seca no Rio Grande do Norte
Redação
Em decreto publicado nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial do Estado, o Governador Robinson Faria reconheceu em situação de emergência 153 municípios do Rio Grande do Norte em virtude dos efeitos da seca no interior do estado. O decreto tem validade de 180 dias e leva em consideração análises técnicas das áreas do Governo que monitoram a questão da Segurança Hídrica no RN.

Esta é a 8ª vez consecutiva que o governo toma a medida, que tem como objetivo facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da estiagem, considerada a maior dos últimos 100 anos.

O decreto é importante também para que o estado continue captando recursos do Governo Federal. Somente em 2017, já foram garantidos pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa, R$ 12,7 milhões. Também já estão assegurados para o Estado, via Ministério, R$ 88 milhões para a Adutora Afonso Bezerra – Pendências, e para a mudança de captação da Adutora de Jerônimo Rosado e Sertão Central Cabugi.

Segundo estimativa feita pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), o prejuízo anual gerado pela estiagem na economia do estado gira em torno de R$ 4 bilhões. Apenas na agricultura, se comparados os anos de 2016 e 2014, a área colhida de feijão foi reduzida em 49%, a de milho caiu 64% e a de sorgo sofreu queda de 79%.

A equipe de Segurança Hídrica que monitora as ações de resposta à emergência é composta, além da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), e pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN).

Chuvas

Mesmo com as fortes chuvas que caíram nos primeiros três meses do ano, dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN) mostram que 57% dos açudes e barragens do RN ainda estão em estado crítico. Dos 47 reservatórios, 12 estão secos e 15 estão no volume morto, dificultando o abastecimento da população, o que justificaria a manutenção do estado de emergência.

“A chuva no Estado ainda não foi capaz de elevar o nível dos mananciais, o que não nos afasta do desastre da seca neste momento, assim, precisamos dar continuidade às ações para garantir a situação de convivência do homem no campo”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Elizeu Dantas.

Operação Vertente

Com o objetivo de abastecer com água potável cidades que estavam em situação de colapso, o Governo lançou, em setembro de 2016, a Operação Vertente. Através de caminhões-pipa, cerca de 110 mil pessoas das regiões Oeste e Seridó já foram beneficiadas com água potável.

Os caminhões possuem sistema de georreferenciamento, e tem seus percursos monitorados desde os mananciais de captação de água, até sua entrega aos moradores, direto do Centro Administrativo, em Natal.

Agora, o Governo está em fase de implementação da Operação Vertente II, que deve abastecer, inicialmente, 19 cidades, alcançando cerca de  mil pessoas.
Fonte: Agora RN

quinta-feira, 23 de março de 2017

COLOQUE SEU APARELHO ESTÉTICO COM A DRa. KATYANNE HENRIQUES

        O aparelho estético é uma ótima escolha para quem procura um tratamento ortodôntico, mas não quer aquele “sorriso metálico”.

     Neste tipo de aparelho, em vez de serem fabricados com aço, os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes.

      No Consultório da Dra. Katyanne, você encontra aparelhos estéticos de Safira e Cerâmica, para seu tratamento ortodôntico.

        Venha fazer seu tratamento e conte com as vantagens do PLANO DE FIDELIDADE nas manutenções do aparelho.

       A Dra. Katyanne está atendendo Segundas e Terças das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

       O consultório fica localizado na Avenida 16 de Setembro (ao lado da Açaideira), centro, Upanema.

      Agende já sua consulta totalmente gratuita pelo número (84) 9 9623-3924.

CONFIRA QUANTO CHOVEU ONTEM EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

23/Mar/2017 – 13.3mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

Projeto “Conexão Direta" ouve demandas da sociedade de Upanema Imprimir


O projeto “Conexão Direta" foi à comarca de Upanema, nessa terça-feira (22)  para realização de audiência pública com autoridades e membros da comunidade local. Essa ação desenvolvida pela Corregedoria Geral de Justiça visa aproximar e debater as atividades  realizadas pelo Judiciário com a população. A audiência foi transmitida em tempo real por blogs de internet e por emissoras de rádio da região. Na abertura do evento, realizado na Câmara Municipal de Upanema, a desembargadora Zeneide Bezerra apresentou o plano de ações da corregedoria para o biênio 2017/2018 e explicou que, além da função fiscalizatória, a corregedoria tem também função pedagógica, sendo importante o fortalecimento da aproximação entre judiciário e população "para que possam ser conhecidos e debatidos os pontos que precisam ser melhorados na prestação judicial oferecida”.
No início do ato houve uma celebração do hino nacional interpretado pelos artistas Karina Santos e Maciel Gama, sendo acompanhado pelo público presente. Em seguida foram convidadas para compor a mesa como autoridades locais o juiz substituto da comarca, Antônio Borja; o procurador geral do município, Luiz Mendonça; o vice-prefeito, Anizio Junior; o presidentes da câmara dos vereadores, Ozeias Costa; o delegado de polícia civil, Rafael Araújo; o chefe do destacamento da polícia militar, Juscelino Santana; o tabelião do serviço único notarial, David Bezerra; bem como o presidente da seccional da OAB de Mossoró, Francisco Maia e a juíza corregedora auxiliar Fátima Soares.
Em seguida foi passada a palavra ao público que elogiou bastante a realização do projeto na comarca de Upanema, tendo, assim, início a etapa dos comentários e questionamentos direcionados aos participantes da mesa. O agente de policial civil Sérgio, relatou que a estrutura física da delegacia de Upanema é bastante deficiente e que o contingente de policiais é muito pequeno, contando com apenas 2 agentes, dificultando a qualidade dos serviços oferecidos à população. A desembargadora Zeneide Bezerra explicou que o aumento do quantitativo de policiais depende do governo estadual e sugeriu que os policiais e autoridades municipais direcionassem esse tipo de reclamação entrando em contato diretamente com o Executivo estadual, mas, ainda assim, a desembargadora esclareceu que será mantida a prática de encaminhar as solicitações expressas durante a audiência pública às respectivas autoridades para reforçar os pedidos.
O juiz Antônio Borja também acrescentou que existe a previsão de  disponibilizar recursos para compra de equipamentos e melhoria da estrutura da delegacia por meio de projeto encaminhado para o uso de valores decorrentes de penas pecuniárias. O presidente da câmara municipal também informou que já havia sido marcada uma reunião na próxima semana com a secretaria de segurança pública do estado em que serão pleiteadas melhores condições de segurança para a comarca.
A professora Josenilda,  participante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, perguntou como o Judiciário pode auxiliar os trabalhos junto a escolas e as crianças sujeitas à vulnerabilidades sociais na comarca. A desembargadora Zeneide Bezerra explicitou que o programa "Justiça & escola” atua nessa área e que várias comarcas se candidatam para receber o projeto, sendo avaliados diversos critérios junto a órgãos segurança e assistência social como o NAPS, de forma que as escolas de Upanema podem vir a ser contempladas com o projeto. Além disso, o juiz substituto da comarca Antônio Borja se colocou à disposição para participar de palestras e ações de conscientização de pais e alunos para esclarecer informações jurídicas referentes a esses assuntos.
                
O presidente da OAB de Mossoró, Francisco Maia, esclareceu que a entidade está disponível para participar de todas as ações mencionadas, podendo destacar representantes da OAB que podem atuar na comarca de Upanema para contribuir com esses programas e também elogiou a iniciativa da corregedoria no projeto “Conexão Direta". Ao final da audiência pública o conteúdo debatido foi reduzido a termo e entregue às autoridades para darem prosseguimento os processos e medidas cabíveis.

Gás de cozinha (GLP) teve o valor reajustado em todo o Brasil

A Petrobras, detentora de praticamente 100% do abastecimento do insumo no mercado brasileiro, vai reduzir o subsídio do gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo –GLP), fazendo com que o valor final aos revendedores e consumidores suba consideravelmente.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a Petrobras já está recalculando o valor e definindo o real aumento do preço do gás GLP, o popular gás de cozinha, vendido em sua maioria em botijões de 13 quilos. Por conta disso, a empresa está estudando o impacto que será causado no preço final aos consumidores brasileiros, já que o mercado acabou fazendo seus reajustes por conta própria, já causando efeitos diretos ao consumidor final. O entendimento é de que, após vários anos de uma política de subsídio que manteve o preço do gás da estatal sem aumento significativo, esse cause maiores efeitos.
O botijão de gás GLP, está presente em 59,5 milhões de residências, ou 96% do total de famílias do País e para cada um vendido, a Petrobras fica com, aproximadamente, 24% do valor. Já as distribuidoras e revendas ficam com um percentual médio de 57% e, segundo dados da estatal, outros 15% são destinados ao ICMS e 4% ao PIS e COFINS.
Entenda o que aconteceu:
De acordo com o histórico de reajustes, entre os anos de 2003 e 2016, quase treze anos, foi acumulado um reajuste médio de 89%, já que o aumento realizado pela estatal nesse período foi de apenas 16,4%. Neste mesmo período, o preço final do gás cobrado pelas revendedoras saltou de R$ 29,35 para R$ 55,60 o botijão.
Somente em 2015 é que viria o primeiro aumento pela estatal, de 15%. No mesmo ano, o aumento repassado pelas revendedoras ao consumidor chegou a 22,6%. No ano passado, a estatal fez um novo aumento, de 1,4%, ante 2,1% feito pelo mercado.
Ou seja, a Petrobras, a pedido do governo, segurou o máximo possível o aumento, tentando segurar a real inflação do período, mas o mercado fez o seu próprio reajuste.
No segundo semestre do ano passado (2016), a Petrobras já tinha reajustado em 12,3% o GLP destinado aos usos industrial, comercial e granel às distribuidoras, mas não aumentou o preço para os consumidores residenciais. No mesmo período, a estatal alterou o preço do diesel nas refinarias em 9,5%, em média, e o valor da gasolina em 8,1%.
Na avaliação dos técnicos da Petrobras é necessário recuperar ao menos uma fatia do preço, por conta da defasagem que se acumulou nesses anos e não apenas por causa da inflação, mas do próprio valor que o mercado adaptou.
De acordo com dados da empresa Preço do Gás (https://www.precodogas.com.br), que divulga valores médios do botijão de gás GLP praticados em todo o país, a variação atual de preços do gás de cozinha chega a mais de 78%, ficando entre R$ 44,90 e R$ 80,00, na entrega ao cliente.
Os dados se baseiam em informações de mais de 500 revendedores cadastrados em todo o Brasil. O valor mais barato foi encontrado no Espírito Santo, enquanto o mais caro é cobrado em Mato Grosso.
Website: https://www.precodogas.com.br/
Fonte: Exame

quarta-feira, 22 de março de 2017

terça-feira, 21 de março de 2017

Temer retira policiais e professores estaduais da reforma da Previdência

Proposta abarcará apenas os servidores federais. Estados e municípios definirão regras próprias

POR LETÍCIA FERNANDES
21/03/17 - 20h20 | Atualizado: 21/03/17 - 20h52

O presidente Michel Temer - Ailton Freitas / Agência O Globo
BRASÍLIA - Em um pronunciamento de última hora, o presidente Michel Temer disse, na noite desta terça-feira, que a reforma da Previdência abarcará apenas servidores federais. Caberá aos estados e municípios, segundo ele, a adequação de suas legislações e a realização de normas próprias em relação ao assunto para servidores estaduais e municipais. Temer disse que faz isso para evitar uma "invasão de competência" e para fortalecer o princípio federativo, o que vem defendendo desde o seu discurso de posse. Ele disse ainda que a nova fórmula a ser adotada será "muito adequada" e está de acordo com os apelos feitos por lideranças do Congresso Nacional. O presidente disse ainda que a mudança anunciada reflete o que deputados e senadores vinham pedindo com "insistência" ao Poder Executivo.

— (...) Surgiu com grande força a ideia de que nós deveríamos obedecer a autonomia dos estados, portanto fortalecer o princípio federativo e, assim sendo, fazer a reforma da Previdência apenas referentemente aos servidores federais, ficando portanto aos estados e municípios a edição de normas relativas a essa matéria — disse Temer.

O presidente afirmou que desde o fim de semana tem feito reuniões para tratar das mudanças no sistema previdenciário e que a ideia de excluir da reforma servidores estaduais e municipais apareceu "com grande força" nessas conversas com lideranças do Congresso. Apesar disso, Temer ressaltou a importância de se aprovar a reforma para o desenvolvimento do país:

— Reitero a importância fundamental da reforma da Previdência para caminharmos no sentido do desenvolvimento, do cresicmento econômico do país, da adequação das contas públicas e da formulação de novos empregos para o nosso país — afirmou o presidente.

Temer fez o comunicado cercado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do governo na Câmara, do ministro da secretaria geral da Presidência, Moreira Franco, do ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e do relator e presidente da comissão que analisa a PEC da Previdência na Câmara , deputados Arthur Maia (PPS-BA) e Carlos Marun (PMDB-MT), respectivamente. Também compuseram a tropa de Temer os deputados Arthur Lira (PP-AL), Alexandre Baldy (PTN-GO) e Laerte Bessa (PR-DF).
Fonte: O Globo

PROJETO "CONEXÃO DIRETA" ACONTECE HOJE EM UPANEMA. IMPORTANTE QUE POPULAÇÃO PARTICIPE

IMG-20170320-WA00281A Corregedoria Geral de Justiça dá continuidade ao segundo ciclo de audiências públicas dentro do projeto “Conexão Direta”. O ciclo do mês de março teve prosseguimento ontem (20) com audiências na Comarca de Areia Branca, às 14h, no auditório da Câmara Municipal. Nesta terça-feira (21) será a vez da Comarca de Upanema, às 11h. O encerramento será nos municípios de Parelhas e Acari, no período de 27 a 31 de março.
O projeto “Conexão Direta” tem como principal objetivo ouvir a população, a fim de melhorar os serviços, colhendo opiniões, críticas, sugestões e informações. É um canal de fácil acesso entre a população e o Poder Judiciário.
O projeto esta tendo grande aceitação da população. Na última semana o projeto passou pelos municípios de Martins, Umarizal e Apodi. Na Comarca de Umarizal foram mais de três horas com a participação maciça da população. Essa maneira de agir só tende a fortalecer o projeto, onde a participação de todos é valorizada na busca de solução dos problemas que afligem o dia-a-dia do cidadão.

PROJETO CAMINHANDO COM JESUS INICIA ATIVIDADES DESTE ANO

::religião
         Aconteceu na manhã deste domingo (19) o início das atividades do projeto "Caminhando com Jesus", versão 2017. Na oportunidade as crianças da comunidade passam a manhã de domingo se divertindo com as mais variadas brincadeiras e ainda aprendem sobre a Bíblia. Também ganham lanche e lembranças.

                Os país podem levar seus filhos todos os domingos para o Salão Paroquial da Igreja Católica a partir das 8h.

ROCAM DO 12º BPM RECUPERA DOIS VEÍCULOS ROUBADOS EM MOSSORÓ/RN.

Logo ao inicio da noite de domingo, 19 de março de 2017, policiais militares da ROCAM do 12º Batalhão de Policia Militar, em um acompanhamento tático, interceptaram dois carros roubados, sendo um tipo Corola de cor prata, placas NOG 0514, e uma Hilux de cor prata, placas OST 1621, que se deslocavam da Cidade de Upanema para a Cidade de Mossoró.


Houve uma perseguição policial aos veículos e seus condutores, que adentraram no Bairro Dom Jaime Câmara, por uma viela sem saída, momento em que os elementos abandonaram os veículos e fugiram pelo matagal.
Os carros foram conduzidos para a delegacia de plantão, onde foram realizados os procedimentos dentro da lei. 
Fonte: Nas Garras da Polícia

segunda-feira, 20 de março de 2017

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros seguem até 6 de abril

As inscrições do concurso público para o cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte seguem abertas até o dia 6 de abril. Até a última sexta-feira (17), 13.334 pessoas já haviam efetuado a inscrição para concorrer a uma das 70 vagas oferecidas, em ampla concorrência, tanto para homens quanto para mulheres. A remuneração inicial é de R$ 2.904,00.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da internet, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan): www.idecan.org.br. O interessado tem até às 17h do dia 6 de abril de 2017 para se inscrever. A taxa é de R$ 80,00.

O concurso será realizado em seis etapas. A primeira constará de prova objetiva de múltipla escolha, a ser aplicada na data provável de 21 de maio de 2017, simultaneamente nas cidades do Natal, Mossoró e Caicó.

As fases seguintes consistirão de Avaliação Médica e Odontológica, Exame de Avaliação de Condicionamento Físico, Avaliação Psicológica e Investigação Social e da Vida Pregressa do candidato. A última etapa consistirá no Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar, com duração média de 12 meses.

Ainda que o salário inicial seja de R$ 2.904,00, a remuneração pode chegar, nos termos da legislação pertinente às promoções referentes ao quadro de praças, ao valor de R$ 9.472,65, subsídio correspondente ao cargo de Subtenente Nível X.

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Fonte: Jornal de Fato

CONHEÇA A CACHOEIRA DE UMARI

Mais uma beleza natural de Upanema que poucos conhecem, estamos falando da Cachoeira de Umari.

Vale a pena conferir!

CONVITE MISSA

sábado, 18 de março de 2017

Emparn prevê chuvas isoladas por todo o RN no Dia de São José

Em todo o interior do Rio Grande do Norte estão marcadas grandes festas religiosas para este fim de semana, encerrando-se, justamente, no domingo

Foto-reprodução
Emparn espera grande volume de chuva por todo o RN neste domingo 19

Neste domingo 19, data em que se comemora o Dia de São José, o povo norte-rio-grandense poderá ter um outro motivo para celebrar: a Emparn (Empresa Potiguar de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) prevê chuvas isoladas por todos os cantos do estado potiguar.
Em todo o interior do Rio Grande do Norte estão marcadas grandes festas religiosas para este fim de semana, encerrando-se, justamente, no domingo.
Fonte: Agora RN

CONSULTÓRIO DA DRA. KATYANNE HENRIQUES: QUALIDADE E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

Upanema tem o melhor para o seu sorriso! O Consultório da Dra. Katyanne Henriques conta com profissionais especializados, materiais e equipamentos da mais alta qualidade, além de oferecer todo conforto e comodidade para seus clientes.
O Consultório está atendendo a cidade de Upanema com os seguintes serviços odontológicos:
·        Restaurações
·        Canais
·        Limpezas
·        Extrações dentárias
·        Raio-x
·        Clareamento dental
·        Instalações e manutenções de aparelhosortodônticos e ortopédicos faciais
·        Próteses dentárias fixas e removíveis
·        Cirurgias
·        Implantes
·        Facetas
Parcelamos os tratamentos em até 12x sem juros no cartão de crédito.
A Dra. Katyanne está atendendo SEGUNDAS e TERÇAS das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas.
O consultório fica localizado na Avenida 16 de Setembro (ao lado do Banco Bradesco), centro, Upanema.

Agende já sua consulta totalmente gratuita pelo número(84) 99623-3924 .

CHUVA DA QUINTA-FEIRA EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

16/Mar/2017 – 1.3mm
  Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

sexta-feira, 17 de março de 2017

ESTUDANTES DO PALHEIROS DENUNCIAM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA

Oi Silva Junior, preciso de uma ajudinha sua, por favor publique em seu blog (Upanema News) essa vergonha e perrengue que nós alunos da comunidade de Palheiro 3 passamos hoje. 

Ao meio dia na estrada do Brejinho quando fomos pegar um aluno naquela localidade, a estrada que dá acesso a cidade de Upanema está totalmente acabada não tem condições alguma de  nos locomovermos todos os dias até lá. O ônibus quase virou devido à um grande buraco na estrada, todos os alunos tiveram que descer para não corrermos risco, e logo após todos subiram  no ônibus com a esperança de ir à escola, só que depois o ônibus atolou, alguns alunos se disponibilizaram para empurrar só assim conseguimos sair de lá mais já era tarde pra ir para a escola...

Está precária a situação nós não aguentamos mais.

Pedimos seu apoio (alunos de palheiros).

Nota do Upanema News: está feito o registro. Esperamos que as autoridades olhem por vocês!

quinta-feira, 16 de março de 2017

3 VAGAS PARA TRABALHAR NO MAIS EDUCAÇÃO EM UPANEMA. INSCRIÇÕES ENCERRAM-SE HOJE

Em virtude do não preenchimento das vagas   abertas para o Novo Mais Educação, a 12ª DIREC abre nova Chamada Pública.
 
Clique no link abaixo com as  RECOMENDAÇÕES PARA A 2ª CHAMADA PÚBLICA PARA FACILITADOR DAS ÁREAS DE CULTURA E ARTE PATRIMONIAL (MUSICA, CAPOEIRA, DANÇAS), ESPORTE E LAZER QUE IRÁ ATUAR NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO/2017.

DEPUTADOS DISCUTEM SOBRE SITUAÇÃO DA INSEGURANÇA EM UPANEMA

Citando o aumento das estatísticas de criminalidade no RN, que já contabiliza cerca de 500 mortes por assassinato, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) criticou o Governo do RN pelos sucessivos anúncios que foram feitos sobre o município que sediará dois novos presídios no RN. O parlamentar disse que falta gestão e planejamento.

“Depois da grande rebelião de Alcaçuz, o Governo correu para anunciar que ia fechar o presídio e vários técnicos se posicionaram contra. O que é mais grave, não é a escolha da cidade em si, pois o presídio vai ter que ser construído em alguma cidade, mas é grave o fato do Governo mostrar que está absolutamente perdido nessa escolha e isso soa muito ruim”, afirmou Kelps.

O deputado afirmou que a obtenção de recursos federais não foi fruto de projetos e planejamento, mas da gravidade da situação no Estado. “A construção já foi anunciada e mudada várias vezes. Já se falou em Mossoró, Santana do Seridó e agora Afonso Bezerra”, criticou.

Kelps disse que é natural a população não querer receber o presídio: “Com essas mudanças o Governo sinaliza com fraqueza, porque não tem segurança para defender as suas escolhas e é natural as cidades não quererem receber esse presídio sem uma compensação social. A população não quer um governo vacilante, que não sabe o que fazer ou que decisão tomar. Essa insegurança só aumenta o problema”, disse.

Em aparte, os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e Ricardo Motta (PSB) endossaram preocupação com a questão. “Concordo integralmente sobre o que foi falado acerca da construção do presídio e faço um apelo para que quando a decisão for anunciada se tenha um amplo conhecimento e que a cidade também esteja preparada para receber esse presídio. O deputado José Dias relatou que há problemas técnicos na construção em Afonso Bezerra, pois lá possui terreno arenoso”, afirmou Gustavo.

O deputado Kelps Lima ainda citou as recentes ocorrências policiais em Upanema e relatou que os moradores estão fazendo apelo para que a segurança seja reforçada diante do aumento de assaltos, roubos de carro e outros que vem prejudicando a economia local.

Ricardo Motta afirmou que a situação de Upanema é preocupante e solicitou reforço no efetivo policial.

Governo do RN anuncia depósito de parte dos salários atrasados

Prédio da Governadoria do RN (Foto: Thyago Macedo)Segundo a Seplan, parcela de R$ 4 mil será paga nesta sexta-feira (17). Medida contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas.

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai depositar, nesta sexta-feira (17), uma parcela de R$ 4 mil referente aos salários de fevereiro a todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas cujos vencimentos estão acima desse valor.

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) declarou que o restante da dívida será quitada quando o governo tiver recursos e que trabalha para reduzir ao máximo os efeitos da crise econômica para os servidores.

Os servidores da Educação, da Administração Indireta com arrecadação própria e os que ganham até R$ 4 mil, que juntos formam 82% da folha de pagamento, já receberam os vencimentos do mês passado.

quarta-feira, 15 de março de 2017

CACHOEIRA DO MOCÓ AMANHECEU COM LINDO ESPETÁCULO DAS ÁGUAS

::inverno
     Após as fortes chuvas em Upanema nesta terça-feira (14), a Cachoeira do Mocó amanheceu proporcionando mais um bonito espetáculo.

          Segundo Emerson Maksoud, que foi até o local e nos enviou as imagens, agora a cachoeira deve continuar 'sangrando' pelos próximos dias, já que está bem cheia.

            Confira as imagens:


FORTE CHUVA NESTA TERÇA-FEIRA EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

14/Mar/2017

30.3mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

terça-feira, 14 de março de 2017

[ATENÇÃO] ESCOLAS DE UPANEMA ADEREM A PARALISAÇÃO NACIONAL NESTA QUARTA-FEIRA

::educação
     Das 50 entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 49 paralisarão suas atividades nesta quarta-feira (15). A mobilização tem como principais reivindicações a não aprovação da reforma previdenciária e o cumprimento do piso salarial dos professores.


     Os professores das escolas de Upanema, tanto da rede estadual como da rede municipal de ensino, decidiram por unanimidade parar suas atividades nesta quarta-feira em apoio às reivindicações feitas pela categoria em nível nacional. Portanto, não teremos aulas nesta quarta-feira em nossa cidade, devendo as mesmas retornarem normalmente na quinta-feira.

COMUNIDADE DE ATOLEIRO RECLAMA DE SITUAÇÃO DE ESTRADA

::transporte
         Nosso blog recebeu inúmeras reclamações nesta segunda-feira de moradores e, principalmente de estudantes, da comunidade de Atoleiro. Eles reclamavam justamente dos atoleiros em que se encontram as estradas da comunidade. Para comprovar o que falavam enviaram fotos e o vídeo que vocês acompanham abaixo. No caso desse vídeo, os estudantes informaram que passaram cerca de uma hora tentando desatolar o ônibus que transporta os estudantes.

AUMENTA VOLUME DA BARRAGEM DE UMARI

O nível dos reservatórios do RN teve mais uma melhora. É o que aponta relatório divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Segundo o órgão, que monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, os reservatórios secos ou em volume morto – que no começo do mês representavam 69% do total – baixou mais 2% desde última análise e agora são 57%, o que significa uma redução de 12% por causa das chuvas que vêm caindo no estado nas últimas semanas. 

Apesar da nova melhora, o Governo do RN anunciou que vai decretar situação de emergência por causa da seca pelo 4º ano consecutivo. Com mais de 5 anos de chuvas abaixo da média, este é o período de estiagem mais severo da história do estado. Dos 167 municípios potiguares, 153 sofrem com os efeitos da seca.

Atualmente, 76 cidades possuem algum tipo de rodízio de abastecimento e outros 18 municípios estão em colapso hídrico – que é quando a companhia que fornece água admite que não tem condições de manter o fornecimento e a população passa a ser abastecida por meio de caminhões-pipa.

Crescimento expressivo em Umari
Já a Barragem de Umari, em Upanema, com capacidade total de 292,8 milhões de metros cúbicos, é o terceiro maior reservatório do RN. Lá, o aumento no volume foi expressivo. Do dia 1º de março até agora, passou de 32,218 milhões para 46,828 milhões de metros cúbicos (16% de sua capacidade).
Informações do G1.

segunda-feira, 13 de março de 2017

SAIBA QUANTO CHOVEU NESTE DOMINGO EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

12/Mar/2017

6.0mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

JOÃOZINHO ESCÓSSIA MORRE NA UTI DO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA EM MOSSORÓ

Morreu agora pouco o produtor cultural Joãozinho Escóssia, figura bastante identificada na cidade, vítima de uma parada cardíaca, consequência de complicações renais.

Joãozinho estava internado na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia há quase 10 Dias. Ele deu entrada com grave infecção urinária. A equipe médica diagnosticou paralisação dos rins.

Inclusive, antes de ser socorrido ao Tarcísio Maia, Joãozinho havia iniciado o tratamento de hemodiálise.

Familiares estão nesse momento no Hospital Tarcísio Maia.

Aguarde mais detalhes.

Fonte: Carlos Costa.

Nota do Upanema News: Joãozinho Escossia tem estreita ligação com Upanema. Ele foi diretor de vários espetáculos teatrais em nossa cidade nos últimos anos como o Brazil com Z  e mais recentemente o Tributo a Upanema.

CACHOEIRA DO MOCÓ: UMA BELEZA DE UPANEMA DESCONHECIDA

::natureza
         O município de Upanema possui inúmeras belezas naturais desconhecidas. Uma delas sem dúvidas é a cachoeira do Mocó, localizada na comunidade de Bom Jesus. Essa cachoeira temporária surge quando as águas das chuvas descem da "serra", formam essa pequena queda d'água e corre até desaguar no Rio Upanema.

            Nas imagens abaixo você poderá conferir um pouco mais dessa beleza de nosso município. As imagens são de Emerson Maksoud, a quem muito agradecemos.



ELEIÇÃO DO SINDSERPUP PODERÁ TER DUAS CHAPAS

::sindicato
           O Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema - SINDSERPUP, está iniciando o processo de escolha para a nova diretoria, eleição que está prevista para o próximo mês de abril.

         Segundo informações colhidas por nossa reportagem, depois de muitas eleições com chapa única, na eleição deste ano deveremos ter duas chapas disputando o comando do Sindicato. Mas, até o momento apenas um candidato tem se apresentado oficialmente, apesar de ainda não ter registrado chapa. Trata-se de Josadaque Carlos, vigilante municipal e que já compõe a direção atual do Sindicato. 

         Ainda segundo informações de bastidores, uma outra chapa está sendo montada e deverá ser anunciada esta semana. Alguns nomes foram ventilados, inclusive de ex-presidentes do SINDSERPUP que podem voltar a disputa. 

         Não sabemos ainda quais os motivos que levaram a essas divergências internas que podem levar o grupo hegemônico que comanda o Sindicato a mais de uma década saia do poder.

sábado, 11 de março de 2017

ASSALTANTE SE PASSA POR PASSAGEIRO DE CARRO QUE FAZ A LINHA MOSSORÓ/UPANEMA PRATICA ASSALTO EFETUA DISPARO E É PERSEGUIDO PELA ROCAM NA BR 110

Um assaltante embarcou no Arte da Terra,como se fosse passageiro em um veículo que faz a linha Mossoró/Upanema na tarde deste sábado 11 de março de 2017,e quando chegou na BR 110 próximo a Sucata de J.Patrício o mesmo sacou de dentro de uma bolsa uma arma caseira e anunciou o assalto.

Um dos passageiros chamado Biro Biro reagiu tentando tomar a arma do meliante que efetuou um disparo fazendo com que todos que se encontravam no carro corressem um para cada lado.Suspeita-se que Biro Biro possa ter sido baleado já que o mesmo não foi encontrado até a publicação dessa matéria.

Durante a fuga o bandido percebeu a presença de Policiais militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM),do 12°BPM  que se encontravam em patrulhamento e abandonou o carro as margens da BR e adentrou no matagal com as bolsas que foram subtraídas das vítimas.

A Policia fechou o cerco tentando capturar o assaltante,que avançou o matagal bastante fechado no sentido Loteamento Ouro Negro abandonando os pertences das vítimas e conseguiu fugir.O material recolhido pelos policiais,e o veículo foi conduzido para a Delegacia de Plantão onde as vítimas se encontravam prestando queixa com exceção de Biro Biro..

SAIBA QUANTO CHOVEU NESTA SEXTA-FEIRA EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

10/Mar/2017 – 9.4mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

sexta-feira, 10 de março de 2017

CHUVA DOS ÚLTIMOS DOIS DIAS EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema nos Dias:

08/Mar/2017 – 3.9mm
09/Mar/2017 – 11.8mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

Enem 2017 será em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. O resultado do exame será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

A medida deverá beneficiar os sabatistas, adeptos de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr e faziam as provas de sábado à noite. 

"As mudanças garantem mais tranquilidade para os estudantes, que terão mais espaço entre uma prova e outra e, ao mesmo tempo, resolve uma questão histórica dos sabatistas, que tinham a condição muito desumana de ficar confinados aguardando o pôr do sol para iniciar a aplicação da prova. Além de aspectos relativos à segurança: amplia-se a segurança da aplicação das duas provas tendo em vista esse espaço de dois domingos", disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, o exame era realizado em um sábado e um domingo, no mesmo fim de semana, e a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança, no primeiro domingo, os estudantes terão cinco horas e meia de prova e, no segundo, quatro horas e meia. 

Os interessados em fazer o exame devem pagar uma taxa de inscrição, cujo valor ainda está sendo discutido pelo MEC. A taxa deve ser conhecida com a publicação do edital, prevista para 10 de abril. São isentos do pagamento os que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente. 

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério. Cerca de 600 mil pessoas participaram da consulta, que ficou disponível no período de 18 de janeiro a 17 de fevereiro.

Segurança

Cada prova será identificada com o nome do candidato, tanto o caderno de questões quanto o caderno de respostas. "Com isso, tem instrumento a mais para identificar e eventualmente permitir a rastreabilidade, saber se, porventura, uma prova foi subtraída ou canalizada para uso indevido", destacou Mendonça Filho. No ano passado, operações da Polícia Federal foram realizadas no dia de aplicação do exame. As provas também teriam vazado para alguns candidatos.

Enem por computador

A consulta pública mostrou que 70,1% dos participantes são contra a aplicação do Enem por computador. A ideia vem sendo discutida desde 2012. Mendonça cogitava fazer testes de aplicação este ano. "Imaginava que haveria receptividade maior para a prova aplicada em computador, mas é algo que acontecerá, num espaço de tempo não definido. Certamente será uma evolução que ocorrerá também para a aplicação do Enem", disse o ministro.