segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

THÁBATA MENDES NO CARNAVAL 2017: EX-CANTORA DA BANDA XCALYPSO SE APRESENTA EM UPANEMA

::carnaval
       Confira alguns trechos da apresentação da cantora Thábata Mendes no carnaval de Upanema 2017. Show realizado no domingo de carnaval.



Veículo roubado, com placas de Catolé do Rocha-PB é encontrado abandonado em Upanema

Na manhã desta segunda-feira (27), policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar recuperaram um veículo com registro de roubo no município de Upanema, região Oeste Potiguar.

O automóvel tipo VW/Golf, de cor branca, placas de Catolé do Rocha/PB, foi localizado em um matagal.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

CARNAVAL NO RIO UPANEMA NESTE DOMINGO

::carnaval
          O carnaval no Rio Upanea é tradicional. Os foliões passam o dia tomando banho na passagem molhada da cidade. Confira como estava o local neste domingo.

COMUNIDADES DE UPANEMA SERÃO BENEFICIADAS COM PROJETOS DO RN SUSTENTÁVEL

Representantes de Upanema do lado esquerdo da foto
::investimentos
Na manhã desta sexta-feira (24), o Governo do Estado realizou nas dependências da Câmara Municipal de Campo Grande, a solenidade de assinatura dos contratos e ordens de serviços de obras de acesso à água dos municípios de  Paraú, Campo Grande, e Upanema.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria, juntamente com o Secretário de Gestão de Projetos, Wagner Araújo, além do secretario de Articulação com os municípios, Getúlio, Caramuru Paiva , representando o Nucleo Sertao Verde e representantes dos demais municípios e comunidades beneficiadas com as obras.

Em Upanema serão beneficiadas as comunidades de Salgado e Sabiá com a perfuração de um poço e a Feira de Agricultura Familiar com a sua reestruturação.

UPANEMA FLASH NO SNAPCHAT

Alô, galera do Snapchat!!! A partir do meio dia estaremos disponibilizando a nossa nova logo do Upanema Flash em forma de filtro no App! Poste suas fotos com nosso filtro do Carnaval 2017 e lacre nos registro da folia!

@WalkerLeal' ")

sábado, 25 de fevereiro de 2017

BLOCO PICASSOS HOMENAGEIA CESÃO

::homenagem
       Um dos blocos carnavalescos mais antigos da cidade, o Picassos, participa da folia deste ano com uma homenagem ao eterno Rei Momo do nosso carnaval, Cesão.

        Cesão era integrante do bloco e foi por muitos anos Rei Momo do Carnaval de Upanema. Ele nos deixou neste mês de fevereiro.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Governo inicia folha de fevereiro nesta sexta

O Governo do RN começou o pagamento da folha de fevereiro nesta sexta-feira (24), quando foram depositados os vencimentos dos 24.038 servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possui recursos próprios, uma soma equivalente a R$ 78,3 milhões.

O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

SENADOR GARIBALDI ALVES (PMDB) VISITA BARRAGEM DE UMARI

::Barragem
       O eterno governador das águas, o ex-Ministro e atual senador Garibaldi Alves, esteve nesta quinta-feira visitando a cidade de Upanema, em especial a Barragem de Umari, obra que construiu em seu mandato. Confira o que Garibaldi escreveu em seu Twitter:


"Estou na estrada para verificar de perto a situação de 3 reservatórios do RN, depois das últimas chuvas.

A 1ª parada será em Assú. Lá iremos a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Levantamento aponta q ela está com apenas 13,65% de sua capacidade.

Depois iremos até Upanema, onde está a Barragem de Umari. As notícias são alvissareiras: choveu muito lá. Quero ver de perto esse espetáculo.

Fecharemos o roteiro em Apodi. Lá está a Barragem de Santa Cruz, inaugurada quando fui governador do Rio Grande do Norte".

VEREADOR GINETON COSTA RECEBE ALTA

::saúde
       O vereador Gineton Costa, que passou por procedimento cirúrgico na capital do Estado, recebeu alta nesta quinta-feira e deverá retornar à nossa cidade ainda nesta sexta-feira. As informações foram repassadas por familiares através das redes sociais.

NOTA DE FALECIMENTO: MARIA DE SOFIA

::desaparecimento
       Faleceu na tarde de hoje na cidade de Mossoró a senhora Maria da Conceição da Silva, popularmente conhecida como Maria de Sofia. Ela contava com 66 anos de idade.

       O corpo sairá as 7h da manhã desta sexta-feira em direção a Upanema e o sepultamento está previsto para ocorrer por volta das 9h.

       A toda a família enviamos nossos votos de pesar!

ASSOCIAÇÕES DE UPANEMA SÃO CONTEMPLADAS COM OBRAS IMPORTANTES PELO GOVERNO DO ESTADO

::água
          Três associações de Upanema serão contempladas com obras estruturantes. São elas as associações de Salgado, que receberá a perfuração de um poço, a associação de Sabiá, também com a perfuração de um poço tubular, e a associação da Feira de Agricultura Familiar com melhorias na estrutura de comercialização.

                O evento acontecerá na cidade de Campo Grande e as três associações de Upanema serão beneficiadas com a publicação deste edital e assinatura da ordem de serviço.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EMAD 2017

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

VEREADOR GINETON SE RECUPERA BEM APÓS CIRURGIA

Foto: redes sociais
::saúde 
      De acordo com a esposa do vereador Gineton Costa, através das redes sociais, por volta do meio dia de hoje Gineton foi transferido para a enfermaria após a cirurgia de hérnia a que foi submetido na cidade de Natal. 


       O pós operatório está  sendo tranquilo e a cirurgia foi um sucesso.

VEREADOR GINETON COSTA ESTÁ INTERNADO EM NATAL E PASSARÁ POR CIRURGIA

::saúde
           O vereador Gineton Costa informou na noite desta terça-feira (21), através das redes sociais, que estava internado no hospital Memorial, na cidade do Natal, para passar por um procedimento cirúrgico. 

         Gineton informou ainda que se tratava de uma cirurgia de coluna, sem informar maiores detalhes. Ao final ainda desejou que todos os upanemenses tivessem um bom carnaval e que brincassem em paz.

            Em seguida entramos em contato com amigos do vereador que informaram que ele enfrentava problemas de hérnia de disco e sofrendo com esse problema, por isso a cirurgia.

             Desejamos boa cirurgia ao vereador e boa recuperação.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CONTA DE LUZ PODERÁ SUBIR 7.2%

Reajuste que será repassado ao consumidor, porém, depende do cálculo de cada concessionária de energia
O Estado de S.Paulo

Foto: Estadão aneel
Reajuste deve ficar entre 1,13% e 11,45%
O atraso no pagamento de indenizações bilionárias devidas às transmissoras de energia elétrica terá um impacto médio de 7,17% na conta de luz do consumidor nos próximos oito anos, de acordo com cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Aneel aprovou a proposta para remunerar as concessionárias por uma dívida que deveria ter começado a ser paga em 2013. Por uma decisão política do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, esse efeito só deve entrar na tarifa em julho deste ano.

Considerando as diversas distribuidoras que atendem os clientes de todo o País, o órgão regulador estima que o aumento deve ficar entre 1,13% a 11,45%. Isso não significa que as contas vão subir nessa magnitude, pois a transmissão é apenas um de vários itens que compõe as tarifas, que inclui custos de geração, distribuição, subsídios e impostos.

"Estamos dizendo apenas o impacto desse efeito, e não sinalizando que tarifa será reajustada nesse patamar", esclareceu o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. O impacto será calculado para cada concessionária na data do reajuste tarifário.

DNIT REALIZA TRABALHO DE PINTURA DA BR-110 NA ALTURA DA AVENIDA 16 DE SETEMBRO

::trânsito
       Desde esta segunda-feira(20) teve início o trabalho de remoção das chamadas 'tartarugas' da Avenida 16 de Setembro.

       De acordo com funcionários da empresa que está realizando o trabalho a serviço do DNIT, a Jardimplan, o serviço está sendo feito para posterior pintura do meio fio em todo o perímetro urbano.

A foto é de Netali Carlos

ASSISTA COM EXCLUSIVIDADE A MISSA DE POSSE DE PADRE FRANCINALDO EM SERRA DO MEL

::religião
Neste domingo estivemos acompanhando a caravana de Upanema que foi até a cidade de Serra do Mel prestigiar a posse de Padre Francinaldo Macário naquela paróquia.

Assista com exclusividade como foi esta cerimônia que contou com a presença do Bispo Dom Mariano Manzano e vários outros padres da região.

PASSAGEM MOLHADA VOLTA A SANGRAR EM UPANEMA

::inverno
Depois da chuva de 49mm deste domingo a passagem molhada do Rio Upanema voltou a sangrar após vários meses.

As imagens foram enviadas por Dorivan Targino.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

GRANDE CHUVA NESTE DOMINGO EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

19/Fev/2017

49,3mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

CONFIRA OS DEPOIMENTOS PELA DESPEDIDA DE PADRE FRANCINALDO

::religião
Várias comunidades rurais e departamentos da Igreja Católica gravaram depoimentos em virtude da despedida do Padre Francinaldo Macário.

Confira estes depoimentos gravados pela PASCOM e fornecidos gentilmente por Marcos Eduardo.

FOTOS DA MISSA DE POSSE DO PADRE MILTON

::religião
         Confira as fotos da Missa de posse do novo padre de Upanema, realizado neste sábado.

         Clique >>AQUI<< e confira!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

RESULTADOS DOS AMISTOSOS DESTE DOMINGO ENTRE UPANEMA E TENENTE LAURENTINO

::esporte
       Duas partidas marcaram a manhã deste domingo entre as cidades de Upanema e Tenente Laurentino. Um amistoso de futsal e outro de Voleibol.

       Na primeira partida a equipe de futsal de Upanema acabou perdendo pelo placar de 5x4. Já no amistoso de vôlei Upanema venceu pelo placar de 3x0.

     As fotos são de Gilderlandio.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

ASSISTA A MISSA DE DESPEDIDA DE PADRE FRANCINALDO MACÁRIO DE UPANEMA

::religião
Celebração realizada no dia 17 de fevereiro, despedida do Padre Francinaldo Macário da Paróquia de Upanema.

DOMINGO DE AMISTOSOS EM UPANEMA

POSSE DE NOVO PADRE DE UPANEMA SERÁ HOJE A NOITE

MUITA CHUVA DURANTE A MADRUGADA EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

17/Fev/2017

15,3mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

ONILDO BEZERRA CANTANDO "NO TOCA FITAS DO MEU CARRO"

O cantor Upanemense Onildo Bezerra interpreta o grande sucesso de Bartô Galeno, No toca fitas do meu carro.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PADRE FRANCINALDO SE DESPEDE DE UPANEMA HOJE

::religião
       Em uma celebração na noite de hoje a comunidade católica de Upanema irá se despedir do Padre Francinaldo Macário.

       Após 6 anos como pároco de nossa cidade, Padre Francinaldo assumirá agora a Paróquia de Serra do Mel.

        Sem dúvidas esse homem de Deus contribui enormemente para a evangelização do povo de nossa cidade.

       Temos a convicção de que Padre Francinaldo deixará muita saudade, não apenas nos católicos, mas em toda a população que ele tanto soube cativar.

       Certamente a celebração de hoje será repleta de homenagens e muita emoção e nosso blog estará acompanhando tudo ao vivo e repassando aqui aos nossos leitores. 

       Ao Padre Francinaldo, um amigo exemplar, enviamos nossos agradecimentos pelos seus ensinamentos e votos de boa sorte em sua nova paróquia.

VÔLEI UPANEMA VENCE MOSSORÓ EM AMISTOSO

::esporte

       Em amistoso realizado na noite desta quinta-feira no Ginásio Wilneran Cabral, a equipe de Vôlei de Upanema bateu um combinado de Mossoró pelo placar de 3 sets a 1.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Instituições convocam candidatos em lista de espera do Sisu

Do R7
Ao todo, o Sisu ofertou 238.397 vagas em 131 instituições públicas.

As instituições de ensino convocam a partir desta quinta-feira (16) os candidatos da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Estudantes que confirmaram interesse em participar da lista devem acompanhar as informações junto às instituições, já que elas são as responsáveis pela convocação nessa fase.

A lista de espera é válida para os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera estava restrita à primeira opção de vaga do candidato.

Ao todo, o Sisu ofertou 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que não tenham tirado nota zero na redação. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

AMISTOSO DE VÔLEI HOJE A NOITE

::esporte
         O amistoso de Voleibol que aconteceria na semana passada e foi adiado será realizado na noite de hoje a partir das 19h30min no Ginásio Wilneran Cabral. Se enfrentarão as equipes da Liga Upanemense de Vôlei e uma equipe mossoroense.

FOTOS DO CASAMENTO DE MARINA E APOLO

Sábado, 11, foi a vez de Marina e Apolo trocarem alianças. A cerimônia e recepção aconteceram no Clube Municipal, que reuniu familiares e amigos. Parabéns ao jovem casal.

Abraços, @WalkerLeal' ")

FOTOS: ROSA ( ROSAS FOTOGRAFIA) e IZADOC BEZERRA.

Clique <> e confira todas as fotos!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CELEBRAÇÃO DE DESPEDIDA DO PADRE FRANCINALDO MACÁRIO

STEFANIA CANTANDO AO VIVO

::música
    Stefanea já foi cantora da extinta banda Timbalasamba e hoje não canta mais profissionalmente.

    No último final de semana ela deu uma palhinha acompanhando Valério Costa. Relembre neste vídeo Stefanea cantando.

PARABÉNS TONHEIRO BARBOSA

::aniversário
Tonheiro Barbosa celebrou seus 88 anos ao lado de seus familiares, no Sítio Riacho das Caraúbas, zona rural de Upanema. Desejamos felicidades e agradecemos o convite, na pessoa da querida Jucineide.

Abraços, @WalkerLeal' ")

Confira todas as fotos <>

CALENDÁRIO DE SAQUES DO FGTS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

SAIBA QUANTO CHOVEU NESTA SEGUNDA-FEIRA EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

13/Fev/2017

11,0mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

ONILDO BEZERRA CANTANDO AO VIVO

::música
      O aniversário do Sr. Nicácio, realizado no sítio Pombas no último final de semana, foi palco para vários artistas locais. Dentre eles Valério Costa, Onildo Bezerra, Francinildo, Joana e Stefanea.

     Hoje vamos mostrar um vídeo onde Onildo canta junto com Joana, confiram:

     Não deixe de se inscrever em nosso canal!!

CELEBRAÇÃO DE 30 DIAS DE NERI GONÇALVES

::missa
      Convidamos todos os upanemenses, como também aos não conterrâneos, ou seja, ( todos ), para a missa de trigésimo dia de Nossa Mãe Neri Gonçalves Carlos, que acontecerá no dia 19 deste às 9 00hs da manhã na Igreja Matriz. 

     Desde já, mais vez os nossos agradecimentos. 
 
      Atenciosamente Eraldo Carlos

PROFESSORES MARCAM GREVE PARA 15 DE MARÇO

A assembleia geral da rede estadual de ensino aprovou, na manhã desta segunda-feira (13), a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017. Os trabalhadores também deliberaram pela adesão à Greve Geral Nacional da Educação, marcada para 15 de março e convocada pela CNTE, bem como aprovaram o calendário de lutas do SINTE/RN.

Calendário de luta do SINTE/RN
Dia 15/02/2017
Dia Estadual de Luta, com atividade a partir das 9h em frente a governadoria: Calendário de pagamento; reajuste salarial.
Dias 16 e 17/02/2017
Conselho Nacional de Entidades.
Pauta: Construção da greve geral nacional, mobilização e cenários, organização e mobilização para o 1º de Maio e encaminhamentos.
Dia 20/02/2017
Audiência Pública Sobre a Reforma da Previdência. Às 9h30, na Assembleia Legislativa. Haverá um ato no mesmo horário, com a participação do Fórum Estadual dos Servidores e os trabalhadores rurais.
Dia 08/03/2017
Assembleia Unificada da rede estadual e municipal do Natal para discutir a Greve Geral
Dias 10 e 11/03/2017
Realização de seminário estadual com funcionários/as da educação.
10/03 – Região Oeste. Local: Mossoró, das 7h às 17h, local a definir.
11/03 – Natal. Local: Sede do SINTE, das 7h às 17h.
Dia 15/03/2017 Assembleia de deflagração de greve em todo estado, envolvendo os municípios e a rede estadual

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

NESTE DOMINGO CHOVEU APENAS 1,6mm EM UPANEMA

Volume pluviométrico de Upanema no Dia:

12/Fev/2017

1,6mm

Atenciosamente:

Yamashiro Oliveira - Leitura da Emparn - Upanema-R/N

[16h00] COMEÇA A CHOVER EM UPANEMA

Nota Oficial sobre assalto no Campus Central

A violência tem tomado conta de todo o Rio Grande do Norte e a UERN não está fora desse contexto. Hoje em duas salas de aula do curso de física, do Campus Central, dois homens armados invadiram os recintos e anunciaram o assalto.

Foram levados celulares, dinheiro e tentaram levar sem sucesso um projetor.

A universidade tem feito todos os esforços para garantir a segurança dos alunos. Atualmente são 44 vigilantes que se revezam no Campus Central em turno ininterrupto.

As autoridades policiais foram informadas e toda a assistência foi prestada às vítimas que felizmente saíram ilesas desse triste acontecimento.

EMPARN prevê mais chuvas para a semana

Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estão prevendo mais chuvas a partir de quarta-feira e, principalmente, no próximo fim de semana. Para hoje (segunda) e amanhã (terça), as chuvas vão diminuir de intensidade por conta da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
O gerente de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, com base nas imagens do satélite, adianta que há forte tendência de chuvas no sertão do Nordeste, nesta semana, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Por enquanto, em virtude de uma alta pressão no Atlântico Sul, a ZCIT foi afastada mais para o Norte do País e, por conta disso hoje e amanhã as chuvas serão em menor quantidade. Mesmo assim, as condições de instabilidade sobre o Nordeste vão continuar provocando chuvas em várias regiões do Nordeste, como no último fim de semana.
CHUVAS
No último fim de semana, de sexta-feira (10) até a manhã de hoje (13), a meteorologia da EMPARN registrou chuvas em 72 dos pluviômetros monitorados diariamente. Os registros vindos do interior dão conta de transbordamentos (sangrias) em diversos açudes, principalmente no Oeste e no Seridó.
No Oeste, choveu mais forte, no acumulado de três dias, em Umarizal, 216 milímetros (mm); Mossoró, 198,2mm; Viçosa, 164,2mm; Tibau, 161,8mm; Campo Grande, 160,6mm; Areia Branca, 123mm; Messias Targino, 120,0mm; Rodolfo Fernandes, 116 mm; Apodi, 108,8mm; Grossos, 96,6mm e Pilões, 86,2mm. Choveu ainda em Porto do Mangue; Severiano Melo, Major Sales, São Rafael, entre outros municípios.
Na mesorregião Central, choveu mais forte em Santana do Matos, 124,7 milímetros; São João do Sabugi, 120mm; Acari, 116mm; Cruzeta, 107,9 mm; Jardim do Seridó, 101,0mm; Parelhas, 90,0mm e São Bento do Norte, 62,0mm. Choveu ainda em Ouro Branco, Lajes, São Vicente, Jardim de Piranhas, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Guamaré, Fernando Pedroza, e Florânia.
Na mesorregião Agreste, choveu mais forte em João Câmara, 167,0mm; Parazinho, 47,0mm Sitio Novo, 38,0mm e Boa Saúde, 26,0mm. Choveu ainda em São Bento do Trairi, Japi, Barcelona, Rui Barbosa e Santo Antonio. Na região Leste choveu em Parnamirim, 33,7mm; Espirito Santo, 15,7mm e São Gonçalo do Amarante, 6,3mm.
Foto: Gerente GTTC
Blog do BG

CASAMENTO DE APOLO E MARINA

::casamento
            Neste final de semana tivemos o casamento de Apolo e Marina e a MS Produções de nosso amigo Metusael Silva esteve lá realizando toda a filmagem do evento que você vai poder conferir no vídeo abaixo.

             Observação: retiramos a música original do vídeo devido possuir direitos autorais.

ANO LETIVO SE INICIA HOJE EM UPANEMA

::educação
            As escolas da rede estadual, municipal e particular de Upanema estão prontas para o início do ano letivo que acontece hoje, dia 13 de fevereiro de 2017.

           Para os professores o ano começou desde a semana passada com a realização da semana pedagógica.

            Desejamos a todos os alunos, professores e aqueles que fazem a nossa educação que tenham um bom início de ano letivo e que possamos desempenhar nossas funções da melhor maneira possível.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

SAIBA QUANTO CHOVEU ONTEM EM UPANEMA

::chuvas
             A chuva na zona urbana de Upanema não foi tão intensa quanto ocorreu em várias comunidades rurais e municípios vizinhos.

                     Apesar de ter passado o dia todo nublado, a chuva só caiu com maior intensidade a noite, permanecendo com uma leve neblina durante toda a madrugada e assim continua neste domingo.

                      O levantamento oficial da EMPARN, realizado pelo representante de Upanema, Yamashiro Oliveira, aponta que choveu apenas 24mm de ontem para hoje.

                               O tempo permanece nublado com possibilidade de mais chuvas ainda neste domingo.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

FILHA DE UPANEMENSES CONCORRE AO MISS NATAL

     Beatriz Garcia está concorrendo ao título de Miss Natal 2017. 

    O concurso acontece no próximo dia 21 e nós estamos na mais fiel torcida. 

     Visite o perfil da Mais Glam no Instagram (@maisglamoficial), curta a foto da linda Beatriz Garcia e acompanhe tudo que rola na competição. 

       Muita sorte, querida. A beleza você já tem!

    Abraços, @WalkerLeal' ")

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

MARIA GORETE CONFIRMA INÍCIO DE AULAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

::educação

Atenção Senhores pais ou responsáveis da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, estamos comunicando que o ano letivo 2017, iniciará nesta segunda feira, dia 13/02. 

Contamos com a participação de todos os alunos da nossa escola. 

Agradecemos desde já a todos que fazem a comunida escolar.

A direção. 

Souza apresenta requerimentos para beneficiar Serra do Mel, Upanema e Jaçanã

NOTÍCIA DO DIA
10/02/2017 | Notícias

O deputado estadual Souza Neto (PHS) vem apresentando requerimentos à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa com pleitos para beneficiar municípios do interior do Rio Grande do Norte nas áreas de saúde, saneamento e abastecimento de água. Os requerimentos do deputado visam levar serviços do Estado para os municípios de Serra do Mel, Upanema e Jaçanã.

“Considerando que a necessidade é de urgência, solicito o deferimento desta solicitação para que assim possa melhor atender a todos os usuários que procuram pelo atendimento”, justificou o parlamentar, referindo-se aos requerimentos encaminhados ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, solicitando o envio de ambulâncias para Serra do Mel e Upanema.

Já para o município de Jaçanã o deputado Souza Neto apresentou três pleitos que foram encaminhados à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Ele solicita nos requerimentos, a perfuração de 15 poços tubulares nas comunidades rurais, a expansão da rede de abastecimento de água e da rede de saneamento básico.

“As comunidades que serão abastecidas sofrem bastante com a falta de água e a perfuração de poços será de grande valia. Já os serviços de abastecimento e saneamento serão importantes para, além do acesso à água encanada, prevenir a população contra doenças infecto-contagiosas, acabando com os esgotos a céu aberto”, concluiu o deputado Souza Neto.

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Fies

Agência Brasil
Termina hoje (10) o prazo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos. O resultado será divulgado no dia 13.

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.

A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação.

Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do (Enem) e não ter zerado a redação.

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO, ENTREVISTA COM FABIANO JR

::carnaval
Direto do carnaval de 2012, uma entrevista com Fabiano Júnior e sua esposa Talita para a TV Upanema, feita por Walker Leal.

Conheça as mudanças que ocorrerão no ensino médio

Entenda as novas regras do Novo Ensino MédioConheça as principais mudanças que irão modernizar o ensino médio, e que constam na proposta do governo federal:

Carga horária
A carga horária do ensino médio subirá de 800 para 1,4 mil horas. As escolas farão a ampliação de forma gradual, mas nos primeiros cinco anos já devem oferecer 1.000 horas de aula anuais.

A BNCC, que é obrigatória a todas as escolas, deverá ocupar o máximo de 60% da carga horária total do ensino médio, sendo o tempo restante preenchido por disciplinas de interesse do aluno, que poderá eleger prioridades de acordo com a área de formação desejada em uma das cinco áreas de interesse: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

Ensino técnico
Atualmente, o estudante que almeja uma formação técnica de nível médio precisa cursar 2,4 mil horas do ensino médio regular e mais 1,2 mil horas do técnico. Com a mudança, o jovem poderá optar por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do ensino médio regular e, ao final dos três anos, ser certificado tanto no ensino médio como no curso técnico. Cada estado e o Distrito Federal organizarão seus currículos.

Disciplinas obrigatórias
Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos. Além disso, a língua inglesa, que não era obrigatória segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), passará a ser a partir do sexto ano do ensino fundamental. Porém, no ensino médio, as redes poderão oferecer outras línguas estrangeiras, com prioridade para o espanhol.  

Prazos
A partir da publicação da BNCC, os sistemas de ensino terão o ano letivo seguinte para estabelecer o cronograma de implantação das principais alterações na Lei e iniciar o processo de implementação a partir do segundo ano letivo. O texto aprovado permite, ainda, que as redes autorizem profissionais com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

AMISTOSO DE VÔLEI FOI CANCELADO

::esporte
         O amistoso de Vôlei que estava marcado para hoje a noite foi cancelado. Quem informa é Gilderlandio Carlos.

AMISTOSO DE VOLEIBOL HOJE EM UPANEMA

::esporte
      Logo mais a partir das 19h30min acontecerá o primeiro amistoso de voleibol do ano quando a Liga de Vôlei Upanemense - LVU, enfrentará uma equipe de Mossoró.

      A partida ocorrerá no Ginásio Wilneran Cabral e toda a população está convidada.

FORNECIMENTO DE ÁGUA RETORNA EM UPANEMA

::água
         O abastecimento de água no final de 2016 e início de 2017 tem sido muito problemático em Upanema. Os problemas vem ocorrendo não pela falta do líquido precioso mas pelas constantes quebras no sistema de abastecimento da CAERN em nosso município.

              Estes problemas voltaram a se repetir esta semana e a indignação de moradores era visível, em especial através das redes sociais.

               Felizmente o problema foi mais uma vez resolvido e ao final da tarde desta quarta-feira a água voltou a jorrar nas torneiras de nossas casas. 

          

RELEMBRE RAFAELLA MANVILLE NO CARNAVAL DE UPANEMA

::carnaval
     Mais um destaque do carnaval de Upanema no ano de 2012, a cantora Rafaella Manville também deu entrevista a TV Upanema. Confira!



ENTREVISTA COM A BANDA INALA NO CARNAVAL DE UPANEMA

::carnaval
         Se aproximando o carnaval e nada melhor do que relembrar bons momentos desta festa aqui em nossa cidade. A partir de hoje vamos colocar com maior frequência vídeos dos nossos carnavais. Hoje o destaque é o carnaval de 2012 com a Banda Inala.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

ESCOLHA AS ATRAÇÕES DA FESTA DO ESPORTE 2017

:: festa
         A organização da tradicional Festa do Esporte de Upanema já está planejando o evento desse ano. 

            Através do Facebook de Kassio Marcell, filho do organizador Dequinha Bezerra, foi lançado uma enquete sobre quais seriam as atrações da festa deste ano. Foram disponibilizadas 3 opções, confira:

Enquete Oficial
Sugestão 1
>Banda Grafith 
>Forró dos 3
>Edson Cantor e Forró do Bole Bole

Sugestão 2
>Jonas Esticado
>Circuito Musical
>Idivan Araújo e Banda

Sugestão 3
>O Grande Encontro das vozes EL e BL
>Forró dos 3
>Edson Cantor e Forró do Bole Bole

                 Você pode interagir e deixar sua opinião via Facebook de Kassio Marcell. 

JOVENS DE UPANEMA ORGANIZAM ABAIXO-ASSINADO SOLICITANDO CONSTRUÇÃO DE PISTA DE SKATE



::iniciativa
        Jovens de nossa cidade decidiram utilizar a internet para reivindicar a construção de uma pista de esportes radiciais em Upanema, principalmente para a prática de skate. Hoje em dia a prática vem acontecendo nas ruas da cidade, o que pode ocasionar um acidente. 

        Confira o texto do abaixo-assinado e quem tiver interesse em se inscrever basta acessar <>.

Nós, abaixo assinados, vimos por meio desse manifesto nos posicionar publicamente favoráveis à construção de uma pista de "skate" na cidade de Upanema Rio Grande do Norte, pois a iniciativa representa um enorme passo em direção a uma cidade mais receptiva e vocacionada ao esporte. 

A atual situação dos aderentes à prática do "skate" é insustentável, visto que, de forma demasiada, os espaços públicos não se mostram favoráveis e nem acessíveis aos esqueitistas. É importante ressaltar que a prática do esporte por muitas vezes é proibida. 

Sabemos que ainda existem impactos negativos sobre a instalação de uma pista de skate, mas, de igual sorte, beneficiaria uma grande massa de jovens que praticam esqueitismo. Desse modo, os impactos e prejuízo (resumidos a impasses econômicos) seriam mínimos diante da necessidade atual; lembrando que a pista deveria ser híbrida, alcançando demais esporte afins. De modo que mais estilos fossem incentivos e abrigados em um espaço público. 

A nossa cidade está relacionada ao século passado em relação ao esporte. Negar o desenvolvimento harmonioso dos esportes e o uso do "skate', até como alternativa de transporte, é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas maiores cidades do país, além de negar a quem utiliza esse esporte o seu direito inalienável de utilização do mesmo. 

Desse modo, ao se apoiar ou não a construção da pista de "skate" deve-se pensar em seus pontos listados neste texto e os motivos pelos quais os praticantes requerem a construção de tal.




SEMANA PEDAGÓGICA CONTINUA HOJE. CONFIRA PROGRAMAÇÃO

PROGRAMACÃO DESTA QUARTA-FEIRA

Dia 08/02/17
SINDSERPUP
8h:00 min.
Palestra I:
"Trabalho e sentido para a vida. Contribuiçõesda logoterapia para encontrar o sentido da vida no exercício da profissão"

Palestra II:
"Educação para a vida e para o trabalho: desenvolvendo transferência de conhecimento e habilidades do século XXI".
PÚBLICO: todos os professores

PREFEITO DE PARAÚ SOFRE ACIDENTE NA BR-110 ENTRE UPANEMA E MOSSORÓ

Foto: rede social do prefeito
::acidente
          Mais um acidente na BR-110 envolvendo animais na pista. Foi assim que na noite desta terça-feira o prefeito da vizinha cidade de Paraú, o senhor Antonio de Narcísio, colidiu seu veículo frontalmente com um jumento no trecho entre as cidades de Upanema e Mossoró, próximo a entrada da comunidade de Chafariz.

          Felizmente nada de mais grave ocorreu além dos danos materiais.

     Nosso blog tem alertado constantemente a todos que trafegam por essa BR para que redobrem os cuidados pois a quantidade de animais na pista é enorme. Infelizmente quase que semanalmente os acidentes vem ocorrendo e as nossas autoridades nada fazem a respeito.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

As inscrições começam nesta terça-feira e vão até o dia 10

07/02/2017 - 16h09min

Por Agência Brasil 

Após atraso de quase três horas, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu inscrições na internet. A previsão era que o sistema fosse aberto às 12h, mas, segundo o Ministério da Educação, estava passando por ajustes finais. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos.

As inscrições começam nesta terça-feira e vão até o dia 10. O resultado será divulgado no dia 13. Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa.

Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.

Atraso
O atraso na abertura das inscrições gerou reclamações nas redes sociais e o termo Fies chega aos mais citados no Twitter.

Ontem (6), o Ministério da Educação anunciou que o sistema seria aberto às 12h."12h no fuso horário de Marte, né Fies", escreveu um usuário do Twitter. "O MEC cobra comprometimento com o horário no Enem, mas eles mesmos não têm pra divulgar as coisas, como pode?", reclamou outra. "Daqui a pouco é 2018 e não abriu essa inscrição ainda #FIES", disse outra usuária do Twitter.
Ontem, os estudantes também tiveram que esperar para acessar o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni), que seleciona candidatos a bolsas em instituições privadas de ensino superior pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O link do resultado chegou a ser publicado pela manhã, mas os nomes ainda não estavam disponíveis. A lista dos aprovados foi divulgada apenas no fim do dia.

Financiamento
O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC.

Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do (Enem) e não ter zerado a redação.

SHOW AO VIVO DA BANDA LIGA DOS PAREDÕES

::festa
      Assista como foi o show da mais nova banda upanemense A Liga dos Paredões realizado no Portal do Sol na última sexta-feira, 3.

UPANEMA E MAIS 69 CIDADES TEM O PAGAMENTO DO GARANTIA-SAFRA AUTORIZADOS

::rural

A Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário autorizou, nesta segunda-feira (6), o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em 70 municípios do Rio Grande do Norte. Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A decisão foi publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União (DOU). A liberação também beneficia outros três estados do Nordeste.

Os agricultores familiares que serão beneficiados vivem em municípios com perda comprovada de até 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. A cada mês, uma nova portaria é publicada incluindo novos beneficiários. O programa auxilia agricultores familiares que se encontram em municípios do semiárido nordestino sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Para aderir ao Garantia-Safra, o agricultor deve verificar se a sua cidade participa do programa. O município precisa assinar o Termo de Adesão com o governo Estadual e definir a quantidade de agricultores que vão participar em sua jurisdição. O agricultor, por sua vez, deve procurar o escritório de assistência técnica e extensão rural ou o sindicato dos trabalhadores rurais do município.

A inscrição é feita por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Depois de inscrito, o agricultor deve procurar a prefeitura para receber o boleto, que precisa ser pago em uma agência da Caixa, lotérica ou correspondente Caixa Aqui dentro do prazo definido para o seu município. A adesão deve ser realizada antes do plantio.

Veja os municípios beneficiados: Acari, Assu, Água Nova, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Apodi, Augusto Severo, Baraúna, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Encanto, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Grossos, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jardim do Seridó, João Dias, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Mossoró, Olho-d'Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Rafael, São Vicente, Serra Negra do Norte, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Venha-Ver e Viçosa.