sexta-feira, 28 de outubro de 2016

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Revisão e cadastramento biométrico acontecem em 58 municípios do RN durante mês de novembro

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) de sete de outubro, os 19 municípios do Rio Grande do Norte que serão submetidos à revisão biométrica do eleitorado. O Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RN) vai definir o cronograma de atividades, com início previsto em novembro.

Foram divulgadas também as 39 cidades para biometria ordinária. Os eleitores destes municípios estão convidados para, voluntariamente, cadastrar a digital. A ação tem como objetivo tornar o sistema eleitoral mais seguro e confiável, evitando que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação antes do voto.

Confira a lista dos municípios:

Biometria revisional:

AFONSO BEZERRA

ALTO DO RODRIGUES

BAÍA FORMOSA

CAICÓ

CANGUARETAMA

CEARÁ-MIRIM

ESPÍRITO SANTO

GALINHOS

COIANINHA

JARDIM DE PIRANHAS

JUNDIÁ

LAGOA DE PEDRAS

PARNAMIRIM

PENDÊNCIAS

PUREZA

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

SENADOR ELÓI DE SOUZA

TIBAU DO SUL

VILA FLOR



Biometria ordinária:

ANGICOS

APODI

ARÊS

BODÓ

CAIÇARA DO RIO DO VENTO

CAMPO GRANDE

EXTREMOZ

FELIPE GUERRA

FERNANDO PEDROZA

IPUEIRA

ITAÚ

JANDUÍS

JUCURUTU

LAJES

MAXARANGUAPE

MESSIAS TARGINO

MONTANHAS

OLHO D’ÁGUA DOS BORGES

PARAÚ

PATU

PEDRA PRETA

PEDRO VELHO

POÇO BRANCO

PORTALEGRE

RIACHO DA CRUZ

RIO DO FOGO

RODOLFO FERNANDES

SANTANA DO MATOS

SENADOR GEORGINO AVELINO

SÃO JOÃO DO SABUGI

SÃO RAFAEL

SERRA NEGRA DO NORTE

SEVERIANO MELO

TABOLEIRO GRANDE

TAIPU

TRIUNFO POTIGUAR

UMARIZAL

UPANEMA

VIÇOSA
Jornal de Fato

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Mutirão DPVAT em Upanema alcança 90 acordos e R$ 38 mil em indenizações

Edição do Mutirão DPVAT realizado no dia 18/10 na comarca de Upanema alcançou 90 acordos em 130 audiências realizadas, totalizando R$ 38 mil em indenizações que serão pagas para vítimas de acidentes de trânsito, montante que poderá beneficiar a economia do município. O evento foi promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Mossoró (Cejusc Oeste), sob a coordenação do juiz Antônio Borja de Almeida Júnior.

A edição em Upanema registrou alto grau de comparecimento. Segundo a Coordenação do Cejusc Oeste, apenas cinco pessoas deixaram de comparecer ao evento, residentes de fora da comarca.

Em novembro, Mossoró receberá pela terceira vez no ano o Mutirão, entre os dias 7 e 11, com mais de 1.200 processos pautados. A edição será realizada no Fórum Silveira Martins.

TJRN

Robinson anuncia concursos para PM, Polícia Civil, Bombeiros e Itep; editais até fim do ano

Por um lado, sinônimo de grandes expectativas dos concurseiros. Por outro, desejo do cidadão que clama pelo reforço da Segurança no Rio Grande do Norte. O Governador Robinson Faria anunciou nesta segunda-feira(24), a publicação de editais para o preenchimento de vagas na área. A previsão é que estejam disponíveis até o fim do ano.

O anúncio do governador foi feito durante entrevista concedida a 95m FM, em Natal. Robinson detalhou o número de vagas que seráo preenchidas através do processo seletivo: 600 vagas para a Polícia Militar; 200 para a Polícia Civil; 50 para o Corpo dos Bombeiros e 46 para o Itep.

Blog do BG

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

UPANEMA RECEBE CARAVANA DE SERVIÇOS COSERN NAS COMUNIDADES NESTA TERÇA-FEIRA (25)

300 geladeiras antigas serão substituídas por novas e mais eficientes, além de distribuição de lâmpadas LED

A Cosern vai promover, de terça-feira (25) até sexta (28), no município de Upanema, região Oeste do Estado, mais uma edição da Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia, regulado pela ANEEL, leva às cidades, entre outros serviços, a substituição de geladeiras ineficientes, distribuição de lâmpadas LED, kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica aos consumidores que comparecerem ao caminhão da caravana e atendem aos critérios (leia quais são abaixo) do projeto.

O caminhão de atendimento da Caravana Cosern estará localizado na Avenida 16 de Setembro, no bairro Ladeira do Sol, e atenderá a comunidade das 8h30 às 17h.

Em Upanema, serão substituídas, gratuitamente, 300 geladeiras antigas por refrigeradores novos e mais eficientes. Além da troca dos eletrodomésticos, os consumidores terão acesso a palestras educativas, receberão kits didáticos com cartilhas informativas lâmpadas de LED e orientações para o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, que promove descontos na conta de luz.

Cosern nas Comunidades – Somente em 2016, a Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades já passou por 14 municípios do RN, levando ações de eficiência energética e segurança, doação de lâmpadas de LED, orientações sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, distribuição de kits educativos e troca de geladeiras com o Selo Procel. O Projeto segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável.

Critérios para participar dos programas:

Troca de geladeira:

·         Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular;

·         Ter mais de 18 anos e ser o titular da conta de energia;

·         Ter média mensal dos 3 maiores consumos dos últimos 12 meses igual ou maior do que 80kWh/mês;

·         Estar adimplente com a COSERN (podendo quitar os débitos para participar do projeto);

·         Estar com fornecimento regular de energia;

·         Ter refrigerador antigo e funcionando para entregar;

·         Não ter participado ou não estar participando de outro projeto de eficientização da COSERN.

Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, terá direito a fazer uma troca.
Distribuição de lâmpadas:

·         Ser cliente residencial ou morador de comunidade popular;

·         Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas LED;

Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela COSERN, em uma mesma conta contrato,  ele não  poderá ser beneficiado novamente.
Documentos Necessários

·         Conta de energia do último mês paga;

·         Documentos pessoais (RG e CPF).

ATENTADO EM UPANEMA

Bandido em fulga após tentativa de incendiar veículo
::crime
           Na madrugada deste domingo nossa família sofreu um atentado aqui em Upanema. 

           Por volta das 00h30min um meliante em uma moto tentou incendiar um veículo estacionado ao lado de nossa residência, felizmente sem obter êxito.

            A Polícia imediatamente foi acionada e estamos levando todo o material das câmeras de segurança para o prosseguimento da investigação. 

            De início podemos adiantar que o bandido se encontrava em uma moto tipo Bros, com roupa de motoqueiro e capacete. A placa está sendo analisada das várias câmeras de segurança para completa confirmação de um suspeito. Antes disso, caso algum popular consiga identificar o meliante por essa foto enviem as informações pelo nosso whatsapp (9905-2860) que seu nome ficará em absoluto sigilo.

            De uma coisa temos certeza, de que esse crime não passará impune!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

NOTA DE FALECIMENTO: OZIVAM LOPES

::desaparecimento
               Na tarde desta quinta-feira a cidade de Upanema foi surpreendida com o desaparecimento repentino de Ozivam Lopes.

                Um jovem de apenas 26 anos, estudante de doutorado, pai e homem de conduta exemplar, Ozivam foi acometido por um infarto fulminante.

                 Como ex-professor de Ozivam posso dar o depoimento de que ele era uma pessoa extraordinária que vai deixar muita saudade.

                 A família, em especial a sua esposa Ione, enviamos os votos de pesar e que Deus possa confortar seus corações para superar esse difícil momento.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Docentes da UERN defenderão Greve Geral a partir do dia 11 de novembro

9c7a1eb0-da12-44ab-a79e-00a4e2c5bcfd
9c7a1eb0-da12-44ab-a79e-00a4e2c5bcfd
Professores e professoras da UERN se reuniram na manhã de hoje (19) na sede da ADUERN, a fim de deliberar qual será o posicionamento dos docentes na Assembleia Geral do Funcionalismo Público, que será realizada no dia 21, em Natal. Na oportunidade os servidores paralisarão suas atividades para discutir e encaminhar ao lado de outras categorias as estratégias de resistência aos ataques empreendidos pelos Governos.
Por ampla maioria, os docentes da UERN definiram que defenderão Greve Geral a partir do dia 11 de novembro. A proposta será levada à Assembleia Geral na sexta-feira e apreciada pelos trabalhadores e trabalhadoras das demais categorias.

Pesquisa: Lula lidera corrida presidencial de 2018

lula hojeO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o primeiro colocado em todos os cenários possíveis para o primeiro turno e se tornaria presidente da República novamente se a eleição fosse hoje. É o que aponta a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira (19).
Lula teria 24,8% das intenções de voto no primeiro turno, com Aécio Neves (PSDB-MG) registrando 15,7%. A seguir, aparecem Marina Silva (Rede), com 13,3%, Ciro Gomes (PDT), com 7,4%, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 6,5%, e Michel Temer (PMDB), com 6,2%. Brancos e nulos somam 1,69% e indecisos, 9,2%.
Em um cenário onde Geraldo Alckmin (PSDB-SP) substitui Aécio, Lula teria 25,3% das intenções de voto no primeiro turno. Marina, com 14%, empataria tecnicamente com Alckmin, com 13,4%. Ciro Gomes viria a seguir com 8,4% dos votos, Bolsonaro, 6,9%, e Temer, 6,1%. No cenário apresentado, 16,1% votariam em branco ou nulo e 9,8% estariam indecisos. Em um terceiro cenário sem a presença de Temer e Ciro Gomes, Lula estaria com 27,6% dos voos, Aécio 18,9%, Marina 16,5% e Bolsonaro 7,9%. Brancos e nulos totalizariam 19,6% e 9,5% estariam indecisos.
Fonte: Xerife

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MEC divulga locais de prova do Enem nesta quarta-feira, às 15h

Estudantes observam prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso às informações sobre os locais de prova amanhã (19), a partir das 15h. O cartão estará disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.
O cartão de confirmação de inscrição, além do local, data e horário de prova, terá o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.
Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do exame, na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha.
Para evitar os já famosos atrasos, uma dica para os candidatos é fazer o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova é recomendado chegar com antecedêcia ao local - os portões abrem uma hora antes do início do exame. 

Enem
As provas do Enem 2016 serão nos dias 5 e 6 de novembro. Mais de  8,6 milhões de candidatos se inscreveram neste ano. Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.
No primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.
A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Para se preparar para o exame, o candidato pode acessar a plataforma Hora do Enem, que disponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual. O estudante faz um cadastro no qual preenche o curso que pretende fazer. O site também permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix – portal com mais de 1,2 mil videoaulas.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

CARLINHOS GARCIA BUSCA VIABILIZAR SEU NOME PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Carlinhos Garcia com deputados Jácome e Jacó
::política
           O vereador reeleito Carlinhos Garcia desponta como um dos favoritos a ocupar a presidência da Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2017. 

        Vindo de uma família tradicional na política e que sempre está entre os mais votados, Carlinhos trás consigo uma bagagem capaz de desbancar seus concorrentes. 

       Em primeiro lugar teoricamente ele conta com 2 votos, o seu e o de seu genro, Higor, que também foi eleito.

           Mas, sem dúvidas, o maior peso se dá ao fato de Carlinhos Garcia hoje ter 2 deputados em sua base de apoio, deputados estes que sempre mostraram interesse na política upanemense e em momentos como esse eles surgem. Estamos falando do deputado federal Antonio Jácome e seu filho, o deputado estadual Jacó Jácome. 

         Um interlocutor junto a Carlinhos Garcia nos confidenciou que ele está indo a Natal se reunir com os deputados para discutir o lançamento de seu nome a presidência da Câmara. Enquanto isso o momento é de manter sigilo e trabalhar nos bastidores.

        Portanto, politicamente falando, Carlinhos é o mais forte e tem tudo para conseguir viabilizar seu nome como o candidato a presidência da situação tanto pela experiência como pela robustez de sua candidatura que ultrapassa as fronteiras do município. Resta saber se ele conseguirá convencer o grupo da situação que não o trata como um dos nomes de confiança para assumir o cargo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

BAIXE GRAFITH AO VIVO EM UPANEMA

::download
       Baixe agora mesmo o show da Banda Grafith que aconteceu no último sábado em Upanema.

      Clique no link abaixo e confira:

http://www.suamusica.com.br/euribiocds/grafith-repertorio-novo-aniversario-do-portal-do-sol-em-upanem-rn-15-10-1615-10-16

domingo, 16 de outubro de 2016

NOTA DE FALECIMENTO

::desaparecimento
     Faleceu hoje a senhora Maria Melo Rocha.

       Ela tinha 95 anos de idade, era casada com o senhor Adelberto Rocha Maia (in memória) e residia no sítio Piracicaba.

       Ela deixou:
09 filhos
43 netos
77 bisnetos
07 tataranetos

     O velório esta acontecendo na residência de seu filho Chico Rocha, na Avenida Getúlio Vargas.

      A missa de corpo presente acontecerá as 08:00 de amanhã com sepultamento em seguida.

      Enviamos nossos sentimentos a toda a família enlutada.

sábado, 15 de outubro de 2016

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

FESTA DA PADROEIRA DO ASSENTAMENTO SALGADO

::Rural 
          Estivemos na última semana atendendo a convite de moradores e participando da Festa da Padroeira do Assentamento Salgado.

          No domingo prestigiamos o Leilão da Festa de Nossa Senhora Aparecida, onde estivemos acompanhados dos casais de amigos Manezinho e Cileide, Onildo Bezerra e Jesamare, Régis e Prisciliane.

          O Salgado é uma comunidade de um povo hospitaleiro e que mantém suas tradições. Agradecemos o convite e reafirmamos que estamos sempre a disposição da comunidade.

        

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

COMUNICADO DO CARTÓRIO ELEITORAL DE UPANEMA

Senhor Mesário,


      A Justiça Eleitoral agradece a valiosa colaboração de todos que desempenharam essa relevante função no dia 2 de outubro de 2016, cuja dedicação e empenho resultou numa totalização célere, sendo a 49ª ZE - Upanema/RN, a primeira zona do Estado do Rio Grande do Norte a concluir a totalização.

    Na oportunidade, informo a todos que o auxílio-alimentação será concedido por meio de vale postal dos Correios no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

       O pagamento será efetuado a partir do dia 7 de outubro, em qualquer agência dos Correios do Rio Grande do Norte, e ficará disponível até o dia 30 de novembro de 2016.

     O pagamento será feito ao próprio mesário ou supervisor do local de votação, mediante apresentação do número do título de eleitor e de documento de identificação oficial com foto atual.

      Atenciosamente,

Patrícia de Queiroz Oliveira Santos
Chefe do Cartório da 49ª ZE

FERIADO DO DIA DAS CRIANÇAS É NO SABORES DA SERRA

terça-feira, 11 de outubro de 2016

TAEKWONDO MOVIMENTARÁ UPANEMA NESTE FIM DE SEMANA

O evento será no dia 16 e não 12 como mostra o cartaz.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

OPOSIÇÃO ANUNCIA O NOME DE GINETON COMO CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

::política
       Os quatro vereadores eleitos pela oposição estiveram reunidos na tarde deste domingo com o objetivo de traçar metas para a próxima legislatura e principalmente discutir nomes para a presidência da Câmara Municipal para o próximo biênio, 2017/2018.

           Participaram da reunião os vereadores Gineton - PSD, Aisamaque - PT, Lamark - PP e Edson - PP.

            Ao final foi tomada a decisão em consenso de que o grupo permaneceria unido e lançaria o nome de Gineton para concorrer a presidência da Câmara. Gineton foi escolhido pela sua experiência e por ter sido o vereador mais votado da oposição com quase 700 votos, fruto de um trabalho que perdura por todos os seus mandatos, sempre em favor do povo mais carente.

         Como forma de vencer o grupo da situação na eleição que ocorre dia 1 de janeiro, os quatro vão começar a partir de hoje a trabalhar para conquistar mais um voto para conseguir sua vitória. 

            A reunião foi importante para mostrar que o grupo está unido e com a firme decisão de fazer uma oposição forte e responsável desde os primeiros dias de legislatura.



sábado, 8 de outubro de 2016

SERESTA E RIFA DE FOGOSO SERÁ REALIZADA HOJE

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Bancários encerram greve; Caixa mantém greve em alguns estados

Bancários do Distrito Federal votam durante assembleia no Setor Bancário Sul, nesta quinta (6) (Foto: Mateus Vidigal/G1)Sindicatos regionais realizam assembleias nesta quinta. Categoria aceitou 3ª proposta feita por bancos, de reajuste salarial de 8%.
Do G1, em São Paulo

Após 31 dias de paralisação, bancários de todos os 26 Estados, mais o Distrito Federal, já decidiram nesta quinta-feira (6) encerrar a greve da categoria após mais de um mês. As agências voltam a funcionar nesta sexta-feira (7). Há diversos sindicatos regionais discutindo neste momento se aceitam ou não a proposta dos bancos para encerrar a greve.

A exceção são algumas agências da Caixa. Servidores do banco rejeitaram a proposta em várias cidades do país.

A terceira oferta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

RIO GRANDE DO NORTE
Com exceção dos funcionários da Caixa, cujas agências permanecem fechadas, os bancários do Rio Grande do Norte aceitaram proposta dos bancos e voltam ao trabalho nesta sexta (7).

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

MENSAGEM DE ONILDO A TODOS OS UPANEMENSES

Hoje,  apesar da nossa derrota,  me sinto um cara privilegiado por Deus.

Quando entrei nessa batalha,  nunca imaginei passar por tantas emoções. Nessa odisseia em território upanemense  vivi, talvez,  a maior e melhor experiência da minha vida. Sem sombra de dúvida. Visitas,  receptividade das pessoas,  hospitalidade,  carinho,  fatos marcantes,  engraçados,  cafés,  almoço,  sol,  calor,  apertos de mãos,  abraços, ...  foram marcantes. Ficarão tatuados na minha memória para sempre! Obrigado a todos pelo que vcs me proporcionaram! Me desejaram bem! Tenho certeza disso.

Comecei preocupado com coisas simples. Depois,  principalmente no último (vigília),  quando olhei no semblante de uma grande parte das pessoas,  senti o peso da responsabilidade nas minhas costas. Um peso bom de carregar. O peso da confiança de todas as pessoas na nossa gestão.

Prometia a mim mesmo que não decepcionaria ninguém! Prometi a mim mesmo que ia trabalhar na gestão  com afinco,  dedicação,  honestidade. Ia dar uma resposta a quem eu vi chorar naquele comício. Me emocionei. Chorei. Como agora.

Aprendi a ser um outro homem. Mais forte. Mais frágil. Mais emotivo. Estou de consciência tranquila. Mais triste por NÃO poder ajudar algumas pessoas através do poder público. Desculpem. Fiz o que estava ao meu alcance. Talvez pudesse ter feito mais.

Quero que todos se sintam abraçados na mais sincera demonstração de afeto que um ser humano possa expressar!

Agradeço a todos pelo que fizeram por mim! Nunca esquecerei! Minha esposa,  minhas filhas, meu pai,  minha mãe,  meus irmãos,  tios,  familiares,   amigos,  minha equipe,  minha comissão,  advogados,  produtores,   colaboradores,  eleitores,  não eleitores,  enfim,  a todos que contribuíram direta ou indiretamente com essa campanha.

Muito obrigado!!!!

Onildo Bezerra