domingo, 31 de julho de 2016

RIO GRANDE INSEGURO DO NORTE - TEXTO 32 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA 

O mês de julho do ano de 2016 vai passar pra a história do Rio Grande do Norte como um mês problemático no quesito segurança. Os ataques em série por parte do crime organizado a ônibus e órgãos públicos tem dado muita dor de cabeça aos órgãos de segurança e à população que se encontra amedrontada com medo do que pode ocorrer nos próximos dias.

Na capital, a cidade do Natal, tá difícil ir ao trabalho porque os ônibus pararam várias vezes exigindo uma resposta rápida e eficiente por parte do poder público. Os passageiros e os trabalhadores do transporte público ficaram reféns das atividades criminosas que ocorrem nos últimos dois dias: sexta e sábado.  

O poder público tem que dar uma resposta para o anseio da população de se sentir segura para ir ao trabalho ou ao lazer. O clima de insegurança atrapalha e trás prejuízo pra todo mundo. As finanças do Estado também são afetadas porque quanto menos atividade produtiva menos se tem arrecadação de impostos.  

O caos da segurança do Rio Grande do Norte já faz um tempo que se instalou. A cada dia a violência consegue fazer mais vítimas em todas as regiões do Estado. Outro problema grave é o sistema prisional que não comporta tantas prisões e as condições que se oferecem para os apenados são as piores possíveis. Quase sempre existem fugas.  

Aquele que sustenta o Estado pagando impostos, é vítima desse clima de desordem que ora se instala. Não se veem as benfeitorias advindas do fato de se pagar tantos impostos.  

O governo do Estado tem que planejar ações de enfrentamento da crise de insegurança que se instalou. Necessário se faz aumentar o número de policiais nas ruas através da contratação por meio de concurso.

Não é possível fazer muita coisa com o número tão reduzido do efetivo policial. Outra coisa é equipar bem as equipes e planejar uma ação de combate ao crime e às drogas coordenadas pelas policias civil e militar.  Os norte-rio-grandenses estão desejosos de ver ação no combate ao crime.

Não adianta mudar comando se não agir com firmeza. Não valerá nada fazer reuniões e elencar possíveis soluções se não buscar verdadeiramente desenvolver uma ação que leve de verdade a uma redução da violência.  

sábado, 30 de julho de 2016

VÁRIAS AUTORIDADES CONFIRMAM PRESENÇA NA CONVENÇÃO BACURAU

::política
            Diversas autoridades já confirmaram presença na convenção deste domingo que confirmará o nome de Onildo Bezerra como candidato a prefeito pela oposição.

            Entre as autoridades estaduais destaque para a ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarline, o ex-deputado federal Betinho Rosado e o deputado federal Beto Rosado.

                  De Upanema teremos a presença dos ex-prefeitos municipais como Maristela Freire, Antonio Targino, Manoel Lino, Valério, Jorge Luiz entre outros.

JORGE LUIZ E FAMÍLIA CONFIRMAM PRESENÇA EM CONVENÇÃO BACURAL

::política
               A oposição tem trabalhado com afinco para a convenção do pré-candidato Onildo Bezerra que acontecerá neste domingo a noite na Casa de Shows Portal do Sol.

            Sem dúvidas uma atração de peso já foi confirmada. Trata-se do ex-prefeito Jorge Luiz que anunciou sua presença juntamente com toda a sua família.

              Para quem tinha alguma dúvida do apoio de Jorge, sua participação na convenção mostrará que ele e sua família estão apoiando integralmente o nome de Onildo Bezerra.

                 Quem conhece a política upanemense sabe que o apoio de Jorge Luiz e família é um gande passo para a vitória nas eleições.

UPANEMA NÃO ESTÁ MELHOR! !

ANIVERSARIANTES DE HOJE

quinta-feira, 28 de julho de 2016

FLAMENGO É O CAMPEÃO DA COPA DAS TORCIDAS

::esporte
     O São Paulo iniciou a partida indo pra cima e logo aos 2 minutos marcou com Gerimar.

     A partir daí o São Paulo passou a se defender até que aos 23 minutos, após uma cobrança na área feita por Vivi, Cleitinho marca de cabeça empatando a partida.

       No segundo tempo a partida manteve-se equilibrada com poucas chances de gol de ambos os lados.

      Com o empate final em 1x1 a decisão acabou nos pênaltis onde o Flamengo levou a melhor vencendo por 3x0 sagrando-se campeão da Copa das Torcidas.

ESTUDANTES RECLAMAM DE FALTA DE AULAS NO PALHEIROS

::educação
       Recebemos ontem informações de estudantes da comunidade de Palheiros relatando que esta semana estão praticamente sem aulas.

      Segundo nos informaram, os professores não estão indo para a comunidade devido ao veículo estar quebrado. Enquanto isso os estudantes é que sofrem as consequências.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

NOTA DE FALECIMENTO

::falecimento
      Faleceu na madrugada de hoje a senhora Francisca Amélia.

      Ela se encontrava internada no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

      Enviamos os votos de pesar a toda a família.

ESTUDANTES DENUNCIAM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ÔNIBUS

::denúncia
       Recebemos de estudantes mais uma grave denúncia em relação as condições dos ônibus de nossa cidade.

      Infelizmente essa é uma triste realidade a que nossos estudantes estão sendo submetidos.

     Confiram a denúncia:
"Olhe aí a qualidade do onibus que leva os alunos do barro branco, salgadinho, bom lugar isso  e um absurso e ontem tevemos que voltar pra casa de 10:0 por falta de onibus ,pq o que agente anda ia pra mossoró, isso e um abisurdo ai só da pra gente asister duas aulas".

segunda-feira, 25 de julho de 2016

PRÉ-CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO VISITAM FEIRA LIVRE E SINDICATO RURAL

:: política
        O pré-candidato a prefeito Onildo Bezerra esteve na manhã de hoje visitando a Feira Livre do Município e o Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais. 


        Onildo esteve acompanhado dos pré-candidatos a vereadores Silva Júnior, Aisamaque Dalyton e Canindé Rocha.

          No sindicato Onildo participou de uma reunião com o presidente da entidade, Ismar Vicente, e com agricultores e presidentes de assentamentos presentes no local.

          "Como engenheiro agrônomo temos a certeza de poder contribuir para o fortalecimento da zona rural de nosso município", destacou Onildo.

UPANEMA NÃO ESTÁ MELHOR!

ANIVERSARIANTES DE HOJE

domingo, 24 de julho de 2016

COMO DEVERIA SER UMA CAMPANHA ELEITORAL? - TEXTO 31 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA

Num ano eleitoral tudo se faz pra se conseguir um cargo público eletivo. A lei quase sempre é burlada por aqueles que não têm o mínimo de consideração com a coisa pública e nem com os próprios eleitores, que são os únicos capazes de colocá-los no poder.

As campanhas eleitorais tornam-se o campo de batalha daqueles que a todo custo querem continuar no poder ou estão almejando tê-lo pela primeira vez. É triste ver a que nível chega certas campanhas pelo Brasil a fora. O que percebemos é um tremendo desrespeito em relação aos eleitores.  As campanhas eleitorais que são feitas na maioria dos municípios brasileiros não são as mais amistosas possíveis. A briga pela poder consegue levar pessoas agirem irracionalmente na busca incessante pelo poder.

Os adversários são tratados com insignificância e desprezo. Não são campanhas em que os candidatos venham a propor algo de concreto na promoção do bem estar comum da coletividade, mas, apenas uma montagem de palcos onde os atores gastam todo tempo a difamar os adversários. Nada é definido de bom no sentido de mudar os destinos daqueles que elegem os pretensos candidatos ao poder.  

Nos interiores do Brasil campanhas eleitorais nos remete a tempos de divisão, discórdia, guerra entre os candidatos e seus correligionários. As amizades são ceifadas por questões políticas e a própria fé em Deus ou até mesmo a religiosidade deixam de ser praticadas nesses momentos de efervescência política.    

Escolher uma cor para representar uma campanha é no mínimo ridículo porque divide a cidade em quem é azul ou verde. Pra que usar artifícios de divisão em vez de usar mecanismos que pudessem unir as pessoas em torno de um projeto que significasse melhorias pra toda a coletividade.

Percebemos também que usar fogos de artifícios é simplesmente desperdiçar dinheiro que poderia ser usado em outra finalidade. Nada disso enriquece uma campanha eleitoral. O que é fácil de perceber é que as campanhas sempre deixam marcas negativas na vida das pessoas pra sempre.  As campanhas eleitorais deveriam ser postas em prática levando em consideração o eleitor.

Os candidatos deveriam se preparar pra mostrar seus projetos em reuniões por seguimentos sociais. Na conversa franca e sincera deveriam levar a todos o que eles realmente queriam fazer para a coletividade caso fossem eleitos.  O eleitor deve prestar muita atenção em candidatos que agem de má fé nas campanhas eleitorais. A maneira de agir deles diz muita coisa como será o seu mandato caso sejam eleitos.

O candidato que tem compromisso com o eleitor não usa o tempo que tem em campanha para difamar ninguém e sim, pra mostrar seus projetos e discuti-los com o povo que é o mais interessado por mudanças. O nível das campanhas consegue dizer muito sobre os candidatos que dizem ser os mais capacitados para receber os votos dos eleitores.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

VISITA A FEIRA DE CIÊNCIAS DO CALAZANS FREIRE


::educação 

                Estivemos na manhã desta quinta-feira (21) na companhia de Onildo Bezerra visitando a tradicional Feira de Ciências da Escola Estadual Calazans Freire.


         Na oportunidade tivemos a grata satisfação de rever nossos alunos e acompanhar o excelente trabalho desenvolvido por eles através dos projetos apresentados.

              Parabenizamos a todos os estudantes envolvidos nos projetos como também aos professores orientadores e a direção da escola por manter esse evento importantíssimo para o crescimento intelectual do nosso alunado.
Fotos: Izadoc Bezerra


ONILDO BEZERRA INOVA E FALARÁ AO POVO LOGO MAIS PELAS REDES SOCIAIS

:: política
       O pré - candidato a prefeito Onildo Bezerra vem inovando nessas eleições. Hoje a noite ele lançará mais um projeto, dessa vez será um bate papo com a população através do Facebook.

       A transmissão ocorrerá a partir das 18h e qualquer pessoas poderá acompanhar as idéias de Onildo e, principalmente, poderá interagir com ele enviando dúvidas e sugestões.

      A transmissão ocorrerá através da página de Onildo no Facebook.

      Esse promete ser um bate papo constante e nessa primeira oportunidade será discutido o esporte em nosso município, tema de domínio de Onildo haja vista ele ter desenvolvido um brilhante trabalho na área.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Upanema: Onildo Bezerra é o pré- candidato de Walter Alves

Na tarde desta quinta-feira (21), em Natal, o deputado federal Walter Alves (PMDB) participou de uma reunião com lideranças políticas do município de Upanema. Durante o encontro, o deputado confirmou apoio ao nome do servidor público federal Onildo Bezerra (PP) como pré-candidato a prefeito.

A reunião contou com a participação da ex-prefeita de Upanema, Maristela Freire (PMDB), presidente do PMDB municipal, Manezinho, blogueiro Silva Júnior e o presidente da Juventude PMDB do município, André Medeiros.

Nos próximos dias, será anunciado o nome do pré-candidato a vice-prefeito que irá compor chapa com Onildo Bezerra. “Upanema precisa de um gestor que seja competente e sério. Que tenha compromisso com o município para mudar a realidade. Onildo é um ótimo nome para a disputa eleitoral deste ano”, conta Walter.

VISITA AO ASSENTAMENTO VERTENTE

::visitas
               Estivemos neste fim de semana visitando a comunidade de Vertente, distante apenas 5 quilômetros da zona urbana.

          Lá visitamos vários amigos como as senhoras Evaneide, Rita Maria, Eva, o senhor Aelson, nossos alunos e ex-alunos como Edicleia e Jefferson entre muitos outros.

           Estes moradores nos relataram o abandono a que a comunidade está submetida nos últimos anos. Entre os principais problemas relatados destacamos as péssimas condições das estradas que, segundo os moradores, foram 4 anos sem nenhum reparo na estrada que da acesso a comunidade. 

          Outro grave problema enfrentado é em relação a escuridão. Não existe nenhum poste com iluminação na comunidade e a escuridão a noite é enorme, gerando medo e insegurança aos moradores. 

           Agradecemos o convite e hospitalidade dos moradores, parabenizamos pela coragem em denunciar a situação a que estão sendo submetidos e reafirmamos nosso compromisso em lutar por essa comunidade como temos feito nos últimos anos por toda a nossa zona rural.

ANIVERSÁRIO SURPRESA DE JESA

::aniversário
             Estivemos na noite desta quarta-feira prestigiando o aniversário surpresa da nossa prima Jesa, esposa do amigo Onildo Bezerra.

           O aniversário ocorreu na residência de sua mãe, dona Antonia.

             Agradecemos o convite e a recepção de toda a família através das primas Cileide, Joana e Lucélia.

            A Jesa desejamos mais uma vez os parabéns e votos de muita saúde, paz e realizações!

              Todas as fotos serão postadas brevemente no Upanema Flash. Aguardem!

ANIVERSARIANTES DE HOJE

quarta-feira, 20 de julho de 2016

UPANEMA NÃO PARECE ESTAR MELHOR!

ONILDO BEZERRA SE DESTACA NAS REDES SOCIAIS

::política
     Neste período de pré-campanha eleitoral Onildo Bezerra vem se destacando nas redes sociais.

      Com frases simples destacando a honestidade e ética na política, Onildo a cada dia vem arregimentando uma legião de seguidores que passam a acreditar que é sim possível fazer uma campanha limpa, uma campanha onde o objetivo é transformar Upanema verdadeiramente para melhor.

     Nos quatro cantos de Upanema é visível o crescimento do nome de Onildo. A continuar neste ritmo Onildo se fortalece pars sair vitorioso no pleito de 2 de outubro. 

[ABSURDO] CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA ALUGA CARRO POR QUASE 40 MIL REAIS

::deu no Contexto Upanemense
A Câmara Municipal de Upanema está alugando um veículo por apenas R$ 37.500 (Trinta e Sete e Mil e Quinhentos reais) até o final deste ano, isso é um absurdo, dinheiro que dava para  comprar um veículo próprio, mas quem manda é o presidente...


ANIVERSARIANTES DE HOJE

terça-feira, 19 de julho de 2016

WHATSAPP JÁ ESTÁ BLOQUEADO EM OPERADORAS

As operadoras de telefonia celular já começaram a fazer no início da tarde de hoje (19) o bloqueio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, cumprindo determinação da Justiça do Rio de Janeiro.Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), as empresas já receberam a intimação judicial fixando o bloqueio do aplicativo e cumprirão a decisão da Justiça.

Não foi estabelecido prazo para o retorno do serviço.O bloqueio do WhatsApp foi decidido hoje (19) pela Justiça do Rio de Janeiro, por meio de uma decisão da juíza Daniella Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias.De acordo com a Justiça, o WhatsAppdescumpriu decisão judicial de interceptar mensagens trocadas pelo aplicativo de troca de mensagens em uma investigação criminal.

Essa é a terceira vez que o WhatsApp é suspenso no país.O Facebook, que é proprietário do aplicativo WhatsApp, alegou que não poderia cumprir a decisão porque as mensagens são criptografadas e, portanto, não acessíveis.

Desde abril deste ano, o WhatsApp começou a adotar o recurso de segurança chamado criptografia de ponta-a-ponta.O objetivo do sistema é criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la impossível de ser lida quando armazenada) nas duas “pontas” (pessoas que estão conversando) da mensagem.

O recurso permite que apenas a pessoa que envia e a que recebe a mensagem podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.No início de maio, a Justiça de Sergipemandou bloquear o aplicativo por 72 horas, porque a empresa não forneceu mensagens relacionadas a uma investigação sobre tráfico de drogas.

O WhatsApp entrou com pedido de reconsideração e o serviço foi restabelecido cerca de 24 horas depois do início do bloqueio.Antes disso, o aplicativo também já havia sido bloqueado em dezembro do ano passado. A determinação é que o serviço ficasse fora do ar por 48 horas, mas foi restabelecido em 12 horas por uma medida liminar.
Fonte: EBC

TRADICIONAL FESTA NO MONTE ALEGRE

UPANEMA TÁ MELHOR? ?

MAIS UMA FEIRA DE CIÊNCIAS DO CALAZANS FREIRE

ANIVERSARIANTES DE HOJE

segunda-feira, 18 de julho de 2016

google-site-verification: google57044d76f1ad40aa.html

google-site-verification: google57044d76f1ad40aa.html

UPANEMA TÁ MELHOR?

ANIVERSARIANTES DE HOJE

ATENÇÃO VOCÊ QUE DESEJA CURSAR O EJA

Aviso.
A E. E. José Calazans Freire  avisa que as matrículas para as turmas de EJA 2* Semestre ocorrerão no período de: 20/07/2016 a 30/07/2016.

Turmas ofertadas :

Ensino Fundamental
5* Período (6* ano do E. Fundamental)
8* Período  (9* ano do E. Fundamental)
Ensino Médio
3* (3* ano do E. Médio)

sábado, 16 de julho de 2016

REUNIÃO DA JUVENTUDE BACURAL FOI SUCESSO

::política
               A Juventude Bacurau vem se destacando nesse período de pré-campanha. Na noite desta sexta-feira (15) esse grupo de jovens se superou em todos os aspectos na realização de uma reunião que se transformou em um grande e significativo evento. 

                   Movidos por muito empenho e dedicação a juventude reuniu centenas de pessoas em um evento que serviu para decolar ainda mais o nome do pré-candidato a prefeito Onildo Bezerra.

                    Como palestrantes do evento tivemos os seguintes jovens: Joyle Fernandes, Paulo Victor, Ismael Brilhante e Jefferson Carvalho. Encerraram o evento com os discursos do ex-vice-prefeito Manezinho e do pré-candidato Onildo Bezerra.
                  

PARABÉNS A JUVENTUDE BACURAL

::política
               Gostaríamos de enviar os parabéns a toda a juventude bacurau que mostrou muito empenho na realização de seu evento. 

               Parabenizamos desde a equipe de pintura da casa passando pela limpeza até a mobilização nas redes sociais, enfim, a todos que transformaram esta reunião em um evento grandioso e o que é mais importante, feito com amor e crença na transformação de nossa Upanema verdadeiramente para melhor.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

UPANEMA TÁ MELHOR????

::denúncia
             Não é a primeira vez que esse esgoto incomoda os moradores da Rua Vereador José Fernandes da Rocha. 

     Esta semana mais uma vez os moradores sofreram com esse problema que constantemente se repete. Só que desta vez tivemos um diferencial. Como estamos em época de campanha eleitoral, bastou uma simples denúncia nas redes sociais para a prefeitura rapidamente realizar a drenagem do local em uma solução mais uma vez apenas paliativa.

                  Os moradores daquela Rua bem sabem que não! Upanema NÃO tá melhor!


JUVENTUDE BACURAL REALIZA MAIS UM ENCONTRO HOJE

ANIVERSÁRIO DE AFONSO CANUTO

::aniversário
           Estivemos na noite desta quarta-feira participando de uma jantar em comemoração ao aniversário do amigo Afonso Canuto.

                  Aproveitamos a oportunidade para agradecer o convite e mais uma vez parabenizar ao amigo Afonso.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

quinta-feira, 14 de julho de 2016

REALIZADA MAIS UMA REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO

::política
Dr. Júnior César e o professor Silva Júnior
             O grupo oposicionista de Upanema, que tem a frente o pré-candidato a prefeito Onildo Bezerra, se reuniu mais uma vez nesta quarta-feira. 

             Na oportunidade aconteceu uma palestra com o advogado do Partido Progressista - PP, Dr. Júlio César, e a contadora Joyle Fernandes que falaram sobre a prestação de contas e outros temas ligados a elaboração da campanha.

            O evento contou principalmente com a presença do pré-candidato Onildo, de pré-candidatos a vereadores e presidentes de partidos.

               "O evento serviu para orientar os pré-candidatos para não cometerem irregularidades no pleito já que nossa campanha será marcada pela honestidade e transparência" destacou o professor Silva Júnior.

Carteiras de identidade com mais de dez anos precisam ser trocadas

Você sabia que se seu documento de identidade (RG) tiver mais de 10 anos ele pode não ser aceito em serviços bancários e prejudicar, inclusive, a aquisição de um imóvel?

Embora a lei determine que essa identificação não tenha prazo de validade determinado no país, vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos para combater fraudes. 

Para fazer a “prova de vida” no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados precisam apresentar nos bancos o RG com até dez anos de emissão. Cartórios também passaram a exigir a documentação atualizada, assim como quem precisar tirar a habilitação, por exemplo.

Devido a isso, é necessário renovar o documento a cada dez anos. O alerta é da gerente da Central do Cidadão de Mossoró, Ariane Carla Machado.

“Quem tiver com sua identidade vencida procure a Central do Cidadão, na sala da Datanorte, e venha agendar sua identidade. Porque tem um prazo para que essa identidade seja feita”, explica. 

Documentos com fotos antigas ou erro de dados também precisam ser atualizados.

Para facilitar o procedimento, o interessado pode enviar um e-mail para coletadedadosrgonline@gmail.com e informar o número da identidade, nome completo, data de nascimento e nome dos pais.

Para tirar a segunda via da carteira de identidade é necessário pagar uma taxa de R$ 25. Caso seja a terceira via ou mais, a taxa eleva-se para R$ 35. 

Ariane frisa que idosos a parir de 60 anos estão isentos do pagamento.

É preciso levar o registro de nascimento original, comprovante de endereço, CPF (opcional) e uma foto 3x4 recente.
Fonte: Mossoró Hoje

ANIVERSARIANTES DE HOJE

quarta-feira, 13 de julho de 2016

ANIVERSARIANTES DE HOJE

Aluno da Escola Maria Gorete recebe Medalha de Prata do Concurso Canguru Matemático


Vinícius e seu pai
Paulo Vinícius, aluno do 7º ano da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Canguru Matemático Brasil na edição de 2016. Vinícius também foi ganhador de uma Menção Honrosa na edição da OBMEP 2015.

Aluno exemplar, calmo e focado nos estudos, Paulo Vinícius tem se revelado um talento na área de matemática. Mesmo morando na zona rural do nosso município e diante de muitas dificuldades, Vinícius tem prosseguido avante nos estudos e promete  conseguir muito mais.

Atualmente ele participa do programa "OBMEP NA ESCOLA", sob a responsabilidade do professor Josiel. O "OBMEP NA ESCOLA" é um programa do governo federal que tem como objetivo estimular atividades extraclasse com o uso de materiais preparados pela OBMEP.

Parabéns para Paulo Vinícius, seus pais e todos os seus professores.

Diretora Yaponira, Profº Josiel, Paulo Vinícius e seu pai
Enviado pelo professor Josiel

terça-feira, 12 de julho de 2016

ANIVERSARIANTES DE HOJE

segunda-feira, 11 de julho de 2016

INTERTV REALIZA MATÉRIA SOBRE FALTA DE MÉDICOS EM UPANEMA

Foto: Renato Medeiros
::denúncia
         A InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo no RN, esteve na manhã desta segunda-feira realizando uma matéria sobre a falta de médicos no município de Upanema.


        A equipe de reportagem esteve na comunidade de Palheiros e na sede da Secretaria de Saúde para questionar a Secretária de Saúde sobre o problema.

        A matéria está prevista para ir ao ar amanhã ao meio dia.

ANIMAIS A SOLTA NA CIDADE

::denúncia
       Os animais continuam a solta pelos quatro cantos da cidade. Temos recebido inúmeras denúncias e vamos voltar a divulgá-las.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

domingo, 10 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DO VOTO PRA DEMOCRACIA - TEXTO 30 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA

Num país democrático o ato de votar é muito necessário e importante. Não há democracia quando não há satisfação popular pelo voto. Escolher bem os nossos representantes faz parte do amadurecimento do processo democrático.  

Nos primórdios do Brasil as eleições não eram como as de hoje. O voto era aberto e sob o controle dos coronéis. Tudo e todos estavam dentro do raio de atuação política desses homens poderosos. O resultado sempre era favorável à manutenção do poder local. A existência de oposição não era bem vista por aqueles que faziam do poder algo perpétuo.  

Muitas transformações aconteceram até hoje. O voto deixou de ser aberto pra ser secreto. As eleições deixaram de ser manuais e tornaram-se digitais. O resultado demorava dias pra ser anunciado e hoje, em poucas horas já se sabe o ganhador de uma eleição a nível nacional.  

A Justiça Eleitoral brasileira a cada dia sugere inovações importantes. O horário de propaganda agora é bastante reduzido e outras imposições foram feitas aos candidatos. Chegamos ao ano de 2016 com a proibição de empresas fazer doações aos candidatos. O tempo de campanha também teve redução.  

O eleitor brasileiro terá em 2016 condições de mudar o ritmo da política brasileira. O voto é a única arma que o eleitor tem tirar de circulação políticos mal intencionados. Não é mais cabível que se aceite pessoas apenas ávidas por seus próprios interesses. Excluir da política aqueles que fazem desse instrumento de participação popular apenas um meio de vida pra se promover utilizando um mandato outorgado pelo povo.  

O Brasil precisa de mudanças na política. Repetir os mesmos erros só irá trazer mais prejuízos pra quem já vendo sendo massacrado há anos. Não adianta votar nas mesmas caras e lamentar a desgraça depois.  

Temos que inovar nas eleições de 2016. Que venhamos a perceber que o poder de mudança nos pertence e a nossa maneira de escolher nossos representantes vai ser sempre decisiva pra que o nosso bem-estar seja garantido por quem ao poder for conduzido. Escolher pessoas com compromisso e que tenham projetos bem intencionados irá fazer toda a diferença. Quem não tem meta a atingir quando chega ao poder esquece com naturalidade aqueles que o escolheram.  

O fortalecimento do processo democrático de um país acarreta numa melhor escolha dos representantes por parte dos atores da democracia. A participação popular sempre será entendida como algo que possibilita que o Estado funcione melhor mediante a escolha de um gestor de compromisso com a democracia e com o povo. Que as eleições venham a modificar o jeito que se faz política e que o nosso país ganhe gestões mais populares e mais compromissadas com o bem público.

sábado, 9 de julho de 2016