segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Para refletir...

ROMARIA DA JUVENTUDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZA TRABALHO DE LIMPEZA NA MARGEM DO RIO UPANEMA


SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZA TRABALHO DE LIMPEZA NA MARGEM DO RIO UPANEMA
A Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN (PMCG), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento, realizou no final de semana passado o trabalho de limpeza em uma das margens do Rio Upanema, mas precisamente na margem esquerda do rio logo após a ponte, a área que foi contemplada com essa importante ação é acessada a partir da RN – 233 e no local existem vários chiqueiros onde são criados porcos.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino, os serviços de limpeza consistiram na retirada do lixo e do entulho que foi depositado no local de forma totalmente inadequada. Para a realização dos serviços foram utilizados a caçamba e a pá carregadeira que fizeram um ótimo trabalho melhorando consideravelmente o aspecto daquele local. Ela agradeceu a sua equipe pela dedicação e comprometimento em realizar ações desse porte em prol do meio ambiente do nosso município.

Irene Galdino disse ainda que a PMCG através da Secretaria Municipal de Agricultura irá intensificar as ações dessa natureza, que são voltadas para a preservação do nosso meio ambiente. Ela inclusive disse que será feito um levantamento a cerca do impacto ambiental provocado ao rio Upanema pela instalação dos chiqueiros naquele local e se ficar evidenciado que os mesmos são prejudiciais ao rio, os chiqueiros deverão ser retirados daquela área.

Nota do Upanema News: enquanto isso o nosso rio não recebe nenhum cuidado por parte das autoridades municipais.

12 ANOS SEM ROSVALDO BEZERRA

           Neste dia 29 de setembro completou 12 anos do desaparecimento do ex-prefeito e ex-vereador de Upanema, Rosvaldo Bezerra.

         Sobre esta data a sua irmã, vereadora licenciada Rivanda Bezerra, publicou a seguinte mensagem em uma rede social:

SAUDADE DE ROSVALDO BEZERRA!!!
  há12 anos atrás fomos surpreendidos com sua ida para casa do pai. Vivemos dias difíceis, penosos... mas devido a nossa fé, devido a nossa adesão e anuência pessoal a Deus hoje, sentimos SAUDADE e CONVICÇÃO.
SAUDADE, pois não esquecemos o que amamos e CONVICÇÃO de que estas bem e que um dia nos reencontraremos. Juntos louvaremos o único autor da vida.
Obrigado Senhor, pela esperança sem ela teria sido mais difícil a separação entre Rosvaldo e nós!

[EXCLUSIVO] MUDANÇA NO REGIMENTO AUTORIZA CÂMARA A ELEGER NOVO PRESIDENTE

》》política
           Foi aprovado nesta última sexta-feira (27) a mudança no regimento interno da Câmara Municipal de Upanema garantindo ao vice assumir a presidência automaticamente em caso de vacância. Antes era feita nova eleição.

           Mas a mudança que chama mais a atenção diz respeito a possibilidade da realização da eleição para presidente da Câmara entre novembro-dezembro do primeiro ano de mandato, caso seja desejado pela maioria. Antes a eleição só poderia ser feita nesses meses citados, mas do segundo e último ano de mandato.

            O projeto é de autoria do vereador Monthalggan Fernandes-PMDB e contou com os votos contrários de Aisamaque - PT e Valério - PMDB.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

》》aniversário
                Quem está aniversariando neste dia 30 de setembro é a nossa prima Ana Theresa.

                A ela desejamos os parabéns e votos de muitas felicidades!

HOJE NA HISTÓRIA - 30 DE SETEMBRO

  • 1980 - É publicado o padrão ethernet;
  • 1970 - A TV Excelsior encerra suas atividades;
  • 1937 - Getúlio Vargas divulga o Plano Cohen, uma suposta conspiração comunista no país;
  • 1846 - Willian Morton, dentista americano, é o primeiro a usar anestesia para extrair um dente; 

COMEMORAMOS HOJE - 30 DE SETEMBRO

https://si0.twimg.com/profile_images/1510191608/Logo.jpg
  • Dia de São Gerônimo;
  • Dia da Secretária;
  • Dia da navegação;
  • Dia do Jornaleiro; 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO


domingo, 29 de setembro de 2013

VÂNDALOS FURAM PNEUS DE ÔNIBUS QUE FAZ O TRANSPORTE ESCOLAR DOS ALUNOS QUE MORAM NOS 4S

Três Pneus do ônibus utilizado para transportar estudantes dos Projetos de Assentamento “4s”, na zona rural de Upanema, amanheceram o domingo 29 de Setembro esvaziados de forma criminosa. Dois Pneu foram furados e um esvaziado. Os responsáveis acreditam que os criminosos agiram por puro vandalismo.
Fonte: Contexto Upanemense

Para refletir...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1ar8MSgKqeuYsj5gG7NdFJd6KBIQ1TQ_rug4SHKbwH7DqzHlfLdtcI-etZRi6igkHfklSEVBCzQgm0dSzEY4OT-nsmMpxXBMs3fDLZHs9pS-12rkfAYljZsoFUjbxFzsIkIVRgg/s1600/R1-Dia+arvore+Upanema+20set13+(20).jpgEm mais uma atividade do Proeduc, o coordenador do Projeto Aquiflora, José Salim, participou das atividades em comemoração ao Dia da Árvore em Upanema. A ação foi realizada na sede da Colônia de Pescadores, na barragem de Umari, e o coordenador falou sobre a importância da árvore para a vida na Terra, especialmente para regiões áridas e semiáridas como o do Bioma Caatinga. O evento, ocorrido no dia 20 de setembro contou com 33 participantes, entre professores e alunos das séries mais avançadas do ensino fundamental da Escola Alfredo Simonetti, além de representantes do Conselho Tutelar local e da Colônia de Pescadores.  
Na ocasião, José Salim apresentou o Projeto Aquiflora e o trabalho que tem sido feito de replantio de espécies ameaçadas de extinção. Também demonstrou mudas dessas plantas e  pediu o empenho dos presentes tanto na preservação quanto na difusão do  trabalho educativo. 
Comemoração em Brejinho
Na Fazenda Lawrence, também parceira do Projeto Aquiflora, situada no município de Brejinho, a comemoração foi realizada no sábado, dia 21. Houve plantio de mudas na área de mata ciliar desmatada, dando continuidade ao programa de recuperação de nascentes do rio Araraí. Esta é a terceira área em recuperação entre as 13 identificadas nas cabeceiras do rio.
Por que 21 de setembro?
No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965. Saiba mais aqui.
Fonte: AQUIFLORA 

[EXCLUSIVO] TRÊS UPANEMENSES SÃO APROVADOS NA UERN

》》vestibular
A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulgou na manhã de hoje (28), em sua página (www.uern.br/comperve), a relação de candidatos convocados em segunda e última chamada do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013.2), para preenchimento das vagas remanescentes no 2º semestre letivo de 2013.

Os candidatos convocados devem realizar a matrícula no dia 1º de outubro de 2013.

De Upanema foram três aprovadas, sendo elas Débora Medeiros, filha do Casal Luiz e Areli para Ciências Contábeis, a nossa ex-aluna Vanessa Paula, filha do professor Luiz Gonzaga e Socorro para Educação Física, e nossa ex-aluna Silaneide Batista, filha do senhor Zé Batista para Pedagogia.

A todas os nossos parabéns e votos de sucesso na nova jornada que se inicia em suas vidas.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

》》aniversário
         Gostaríamos de mandar nossos parabéns todos especial hoje para o nosso amigo, colega blogueiro Renato Medeiros, ele que completa mais um ano de vida no dia de hoje.

       Receba nossos parabéns e votos de muitas felicidades! 


      Quem também está de parabéns no dia de hoje é a nossa ex-aluna, amiga e Contadora Nara Lígia.

      Receba nossos parabéns e votos de muitas felicidades!


 
        Nosso amigo Edmar, motorista, está aniversariando hoje. 

          Receba nossos parabéns e votos de muitas felicidades!


 
        O servidor público Joseilson Vieira está aniversariando hoje.

        Parabéns e felicidades!




    Parabéns para o servidor da Câmara Municipal Josué Dantas que está de idade nova hoje.

    Parabéns e felicidades!

HOJE NA HISTÓRIA - 29 DE SETEMBRO

  •  2012 - Morre Hebe Camargo, rainha da televisão brasileira;
  • 2006 - Vôo da Gol cai matando todos seus 154 passageiros após ser atingido por um jato executivo Legacy que conseguiu pousar sem problemas;
  • 1992 - A Câmara autoriza o Senado a processar o presidente Collor, que é afastado do cargo;
  • 1927 -Nasce Cid Moreira, apresentador brasileiro; 
  • 1908 -Morre Machado de Assis, considerado o maior escritor da língua portuguesa;

Para refletir...

COMEMORAMOS HOJE - 29 DE SETEMBRO

https://si0.twimg.com/profile_images/1510191608/Logo.jpg
  • Dia do Anunciante;
  • Dia do Petróleo;
  • Dia dos Arcanjos (Miguel, Rafael, Gabriel); 

sábado, 28 de setembro de 2013

Presidente da Petrobras garante que preço de combustíveis não vai subir

gasolina2A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu nesta sexta-feira (27) que o preço dos combustíveis não vai subir. Ela se reuniu em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas disse que o assunto não foi tratado no encontro.

Graça conversou com os jornalistas no Rio, durante as comemorações dos 60 anos da empresa. Segundo ela, apesar da defasagem no preço do petróleo, os combustíveis não vão ficar mais caros no curto prazo. “Trabalhamos pela convergência de preços, mas existe uma defasagem que voltou a crescer nos últimos três dias.”
Fonte: Robson Pires

REUNIÃO DO GRUPO DE JOVENS

>>religião
Atenção aos jovens da paróquia de Upanema-RN!

Sábado as 16h00min  haverá reunião com o grupo de jovens caminhando com cristo no salão paroquial da nossa Igreja! Todos estão convidados!!!
  Agradece a Coordenação!

CONCORDAMOS COM ZÉ MÁRIO

Novo Bairro

Com o asfalto pronto e sinalizado da BR 110. Nossa Cidade parece mais um bairro de Mossoró.

Saindo de Upanema para Mossoró ou vice versa se gasta praticamente trinta minutos. O mesmo tempo que os moradores dos bairros mais afastados gastam se deslocando para o centro da terra do sal.

RIFA

>>rifa
                  O nosso amigo Manoel Preto está realizando na noite de hoje, em sua residência no Sítio Caraúba, a rifa de um boi. 

                     Todos estão convidados para participar!

                     Agradecemos o convite e confirmamos presença!

Pronunciamento: Vereador Aisamaque Dalyton - PT - Sessão do dia 27/09/2013

Inicio hoje informando que  na última segunda-feira  (23),  18  municípios do estado do Rio Grande do Norte receberam caminhões-pipa doados pelo Governo  federal. A primeira doação dos equipamentos para o estado do Rio Grande do Norte totaliza um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
 
Até 2014, no Rio Grande do Norte, 149 municípios serão contemplados com os caminhões-pipa da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento total será de R$ 35,3 milhões. Para o estado já foram entregues 163 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras. 
 
Taí,  mais uma ação concreta do governo da nossa Presidenta Dilma que busca a cada dia o fortalecimento dos municípios,  pois é nos municípios que esse País acontece. 
 
Upanema está nesta lista e como me informou o Delegado do MDA Raimundo Costa,  não fomos beneficiados nessa primeira etapa  porque o critério adotado para distribuição, foi a ordem alfabética.  Mesmo assim será bem vinda mais essa maquina destinada a zona rural do nosso município. Com isso esperamos que aquelas comunidades/assentamentos mais carentes de acesso à água potável como é o caso do P. A Salgado aqui em nosso município, possam ter outra realidade.  
 
Essa semana também visitamos a comunidade de Palheiros III, participando de uma agenda positiva do Programa P1+2 (1 terra e 2 águas),  onde a comunidade foi beneficiada com 23 (vinte e três) novas tecnologias. Aproveitando a oportunidade, nosso mandato assumiu o compromisso de procurar a CAERN regional e agendarmos uma reunião com a liderança comunitária daquela localidade, que clama por uma melhoria no sistema de abastecimento de água.  
 
Outra ação também que quero destacar é quanto ao Pronaf infraestrutura – PROINF no qual nosso território o Sertão do Apodi (Upanema está incluído) aprovou para os 17 municípios que compõem esse território a aquisição de um kit para produção e armazenamento de forragem. Será mais um mecanismo destinado aos nossos produtores (as) rurais para o enfrentamento a estiagem/seca que tanto assola nossa região. Esse kit irá proporcionar melhor aproveitamento da alimentação produzida no período chuvoso para melhor  utilização no momento da estiagem. 
 
Ainda dentro do tema agricultura familiar, informo que ontem  (26) os representantes das Associações Rurais do Município estiveram mais uma vez reunidos através do  Fórum das Associações Rurais,  que tem como objetivo debater a problemática rural.  Na oportunidade foram debatidos diversos assuntos e como ponto de pauta constava ainda a reconstrução e recuperação das estradas vicinais do município. Para debater esse assunto foi  enviado oficio/convite ao Sr. Prefeito Municipal. Com a ausência do poder executivo na reunião (sem justificativa), ficaram acordados outros encaminhamentos. Só nos resta lamentar o fato..... 
 
Essa semana ainda nos deparamos com mais um processo licitatório por parte do poder executivo municipal que nos traz preocupação. Desta fez foi adquirido um carro 4x4, com blindagem, com capacidade para 04 pessoas,  destinado ao gabinete do prefeito por um valor de R$ 72.600,00. Só nos resta comparar essa atitude e ter conhecimento onde estão sendo aplicados os recursos do nosso município. È no mínimo intrigante os processos licitatórios dessa gestão. Irei mais uma vez pedir copia desse processo a fim de obter maiores informações e emitir minha opinião. 
 
Cobrar do setor responsável, uma explicação sobre a abertura da comporta no complexo turístico do Beira Rio  que está prejudicando o banho e a atividade física no local. È importante que a gestão municipal possa revitalizar aquele espaço, tão importante para o nosso município. 
 
Quanto aos diversos requerimentos já apresentados por esta casa, solicitar da mesa diretora  uma resposta. Não adianta encher as sessões de requerimentos se não estão sendo atendidos.   
 
Por último informar aos proprietários (as)/ produtores (as) rurais do município que o prazo para entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural – ITR se estende até segunda-feira dia 30. Faça sua declaração e mantenha-se em dias com suas obrigações tributarias.

Ações em prol da preservação do Rio Upanema começam a serem desenvolvidas pela prefeitura de Campo Grande

SAM_2127A Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN (PMCG), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento, esta realizando desde a semana passada a retirada de alguns chiqueiros para criação de porcos que estavam instalados inadequadamente em uma das margens do Rio Upanema, mas precisamente na margem esquerda do rio logo após a ponte, a área que foi contemplada com essa importante ação de melhoria ambiental é acessada a partir da RN – 233 sentido Campo Grande/Caraúbas.

SAM_2210De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino, recentemente foi feita retirada do lixo e do entulho que foi depositado no local de forma totalmente inadequada. Para a realização dos serviços foram utilizados a caçamba e a pá carregadeira que realizaram um importante trabalho melhorando substancialmente o aspecto no local.

Irene Galdino disse que os chiqueiros foram retirados daquele local pois representavam risco de impacto ambiental ao rio Upanema em virtude das instalações serem inadequadas e estarem muito próximos do leito do rio. Ela informou ainda que a Prefeitura Municipal já disponibilizou aos criadores de suínos um novo local (terreno) para a instalação dos chiquerios, local esse mais apropriado para a atividade de criação de porcos e afastado do rio. Ela reiterou que a PMCG através da Secretaria Municipal de Agricultura irá intensificar as ações dessa natureza, que são voltadas para a preservação do nosso meio ambiente. Ela agradeceu mais uma vez a sua equipe pela dedicação e comprometimento em realizar ações desse porte em prol do meio ambiente do nosso município.

A imagem acima deixa claro onde são abatidos o gado em nossa cidade.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande

ANIVERSARIANTES DE HOJE

》》aniversário
      Nossos parabéns hoje vai para o advogado Dr. Selumiel Ericlênede.

     Receba nossos parabéns e votos de muitas felicidades!  



     Parabéns também para o estudante Bene Lemuel pela passagem de seu aniversário no dia de hoje.

     Parabéns e felicidades!



   Parabéns ainda para nossa ex-aluna Kaliane Silva, que esta de idade nova hoje.

     Parabéns e felicidades!





HOJE NA HISTÓRIA - 28 DE SETEMBRO

  •  2003 - Estreia do programa Pânico, na Rede TV;
  • 1978 - Morre o Papa João Paulo I;
  • 1942 - Nasce o cantor brasileiro Tim Maia;

COMEMORAMOS HOJE - 28 DE SETEMBRO

https://si0.twimg.com/profile_images/1510191608/Logo.jpg
  • Dia do Vaqueiro;
  • Dia da Lei do Ventre Livre;
  • Dia de São Venceslau; 

Para refletir...

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TEMPO AGORA

18h44

JORNAL DE UPANEMA NAS BANCAS

>>jornal


      Chega as bancas a edição de número 91 do Jornal de Upanema.

      Entre outros destaques temos a entrevista especial com o estudante Igo Marcel que, em seis páginas, conta como foi morar e estudar na Europa por um ano.

     Adquira já o seu na Padaria Celina ou na Panificadora Dois Irmãos.

LEITOR: SINDICATO ESTÁ INERTE



Bom dia, professor Silva Junior.

Gostaria que me concedesse seu espaço informativo para expor minha opinião acerca da antecipação da audiência do Sr. Prefeito com os representantes da categoria do magistério, que tem o professor Anatércio à frente , no comando da diretoria do SINDSERPUP. 

Fiquei surpresa e soube através de furo de informação que a reunião do prefeito com o sindicato foi antecipada para a próxima segunda-feira, dia 30, por motivos compreensíveis por parte do Executivo. O que não acho compreensível é que o presidente do sindicato, sabendo da importância, da seriedade, das consequências advindas dessa reunião, não tenha compartilhado essa informação com os seus associados ou não. Achei que foi "omisso". Ele administra os recursos pagos pelos servidores para usar em situações necessárias. E agora, é uma situação necessária. 

Será que não se deram conta que estamos num momento de luta? Num embate? Que a nossa presença lá em frente à prefeitura seria uma forma de pressionarmos o prefeito a nos atender,,, seria um diálogo, uma conversa informal com o prefeito. Mas O Presidente do Sindicato, num gesto estranho, descompromissado com a categoria, não nos deixou a par dessa noticia e engavetou o ofício vindo da prefeitura. 

Acontece que uma parada estava prevista para o dia 1º e ele nem foi às escolas avisar desse novo fato, nem fez o indicativo de parada, nem colocou carro de som divulgando,,, até parece que ele é presidente dos destinos dele próprio. Isso, é muito sério, e acho que não esta sendo dado o tratamento devido à nossa causa. 

Será que, como na gestão de Rosinha, saudosos tempos, o Sindicato vai oferecer aquela logística par o movimento? Água mineral, camisetas, bonés, som para divulgar o resultado da audiência... Com certeza, vão dizer que seria uma afronta, uma provocação,; desculpa para "tolos" se conformarem. 

Eu estou muito preocupada com a inércia de nosso sindicato e vi hoje de manhã que está-se decidindo pela parada no dia 30 por decisão própria dos professores, não por que o Sindicato tenha agido. Eu queria que houvesse uma total separação de interesses entre o que defende o Sindicato e o que pretende o Executivo; ainda não sei de que lado está o nosso sindicato. 
Professora Aretusa Gurgel.

IV FEIRA DO DESPERTAR ACONTECE HOJE. PARTICIPE!

APROVAÇÃO NA FEDERAL DA PARAÍBA

》》educação
              A jovem estudante Marcela Tavares foi aprovada para cursar Odontologia na UFCG, em Patos, na Paraíba.

              Receba nossos parabéns e votos de sucesso nessa nova jornada.

PREFEITO LEVA FALTA NA REUNIÃO PARA DEBATER PROBLEMÁTICAS RURAIS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiONdHzOcL8uKiOseYRTtyQ7YqFYO6vB5sXNddKUNnbqgM8Wcy_5UFhYoj1YXuNIY8N-ab4v102nV4uin28I1Ep9Qlyl2JyFcqfBMy4zqobZV-sNVGDzGHBcLhK3X2k7Ci2n37j/s1600/CADE.jpgRepresentantes das Associações Rurais do Município estiveram mais uma vez reunidos na  manhã desta quinta-feira (26/09) em mais uma reunião ordinária do Fórum das Associações Rurais, que tem como objetivo debater a problemática rural. 

Na oportunidade foram debatidos assuntos como o Encontro de Jovens Rurais do Município, Programa 1 terra e 2 águas - P1+2, declaração do Imposto territorial Rural - ITR referente ao ano de 2013, Programa Garantia Safra 2012/2013, PRONAF infraestrutura 2013, Aquiflora, 1ª Jornada Sindical do STTR de Upanema e andamento das ações do Programa Operação Pipa.

Como ponto de pauta constava ainda a reconstrução e recuperação das estradas vicinais do município,  sendo enviado oficio/convite ao Sr. Prefeito Municipal mas o mesmo não compareceu nessa importante reunião.

Vale lembrar que a reunião deveria ter ocorrido na semana passada mas, foi adiada para que o prefeito se fizesse presente, o que não ocorreu. Assim, com a ausência do poder executivo na reunião, ficou acordado outros encaminhamentos.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

》》aniversário
            Gostaríamos de parabenizar no dia de hoje o nosso cunhado Thallyson Henrique pela passagem de seu aniversário.

                     Desejo os parabéns e muitas felicidades!


         Parabéns hoje também para o nosso ex-aluno e amigo Francimário Costa, ele que sabe muito bem separar questões políticas de pessoais.

         Receba nossos parabéns e votos de felicidades!

      
       Nosso ex-aluno Emerson Ciarline também está de idade nova hoje. 

       Receba nossos parabéns e votos de felicidades!




      Quem também está aniversariando hoje é o empresário Ronni Cleber.

      Receba nossos parabéns e votos de felicidades!