sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A cidade de Upanema é destaque nas Olimpíadas da Matemática

                  É com imensa felicidade que posso contabilizar sete premiações para Upanema na OBMEP 2012.
                 Os alunos são matriculados nas Escolas Estaduais Professor Alfredo Simonetti e na Escola Estadual José Calazans Freire.
               Contando com minha premiação como professor da maioria dos alunos. O critério de premiação para o professor depende do aluno. Quantos mais alunos premiados, maior a chance do professor receber o seu prêmio também.
Prata
LETICIA ALVES BALBINO
Bronze
MARCOS ALEXANDRE GONDIM OLIVEIRA
Menção honrosa
JETRO REUEL CARVALHO COSTA FELIX
GILENO MACHADO AMARAL JUNIOR
BRUNO MATIAS DE SOUSA
JOSIEL DE OLIVEIRA GONDIM
Prêmios: 1 (uma) placa de homenagem e uma assinatura anual (3 exemplares) da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).
Muita honra para mim receber esses prêmios da OBMEP
Fonte: blog do professor Josiel

Educação anuncia convocação de 1.162 professores aprovados em concurso

               A Secretaria de Estado da Educação anuncia para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

                   Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

                 Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.

COMEÇOU ONTEM A NOITE A FESTA DA PADROEIRA 2012

FESTA DA PADROEIRA I
             Muito empolgante a primeira noite da Festa da Padroeira 2012.
            A programação teve início com uma carreata que saiu do largo do Portal do Sol até a igreja matriz onde tivemos a celebração da Missa Solene de abertura com a celebração do Bispo Dom Mariano Manzana.
            Para encerrar a primeira noite tivemos a apresentação direto de Recife – PE, no palco montado ao lado da Igreja, do Dj Angelus que, por mais um ano, animou os católicos de Upanema.

FESTA DA PADROEIRA II
              A Festa da Padroeira está tendo uma maciça cobertura dos principais meios de comunicação da cidade.
              Todas as noites a TV Upanema canal 7 estará transmitindo a missa ao vivo e em seguida o show da Praça.
               Além disso o blog Upanema News, Upanema Flash, blogs da Igreja Católica, Contexto Upanemense entre outros estarão dando cobertura ao evento.
               Destaque ainda para a transmissão via internet pela Upanema Web Rádio e atualizações ao vivo pelo nosso Twitter no @UpanemaNews e pelo nosso Facebook.

FESTA DA PADROEURA III

DIA 30/11 – SEXTA – FEIRA – 1ª Noite
06h00min: Santa Missa
19h00min – Noiteiros – Poderes Constituídos, secretarias (educação, saúde,...)
Celebrante/Pregador (a): PE. TARCISIO PEREIRA SCJ – CAMPO GRANDE
TEMA: “Quando a inteligência da fé olha um tema à luz de Maria, coloca-se no centro mais íntimo da verdade cristã” (Verbum Domini, n. 27)
Responsáveis: Inácio Araújo, Adelcina, Socorro Targino, Francivaldo, Regivãnia e Ceiça Aquino.

RN tem 46 municípios contemplados com o Selo Unicef

Como nosso blog já tinha anunciado, Upanema mais uma vez não foi contemplado, algum responsável tem explicação?
                 Quarenta e seis municípios do Rio Grande do Norte foram contemplados com a edição 2009/2012 do Selo Unicef, um certificado criado para incentivar o fortalecimento das políticas públicas municipais em favor dos direitos da infância e adolescência. O anúncio dos vencedores foi feito na tarde desta quinta-feira, em cerimônia no Museu Nacional, em Brasília. O Selo é uma iniciativa do Unicef em parceria com a Petrobras e a Rede Energia.
                 Esta é a terceira edição de caráter regional do selo. No RN estavam inscritos 165 dos 167 municípios. A maioria dos vencedores está localizada nas regiões Seridó (11) e Alto Oeste (11). Das cidades mais populosas foram contempladas Mossoró, Ceará-Mirim e Santa Cruz.
               Ao todo, 399 municípios do Semiárido nordestino e da Amazônia Legal Brasileira foram reconhecidos pelos avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009.
             Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.

Avanços no Semiárido
              Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o Selo avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes do Selo. O indicador que apresentou os maiores avanços foi o percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social que estão na escola. De 2008 a 2011, esse percentual passou de 23,2% para 61,3% entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido. Aproximadamente 46,6 mil crianças com deficiência ingressaram na escola.
Rio Grande do Norte - vencedores 2009-2012
Acari
Alto do Rodrigues
Angicos
Areia Branca
Baraúna
Bodó
Campo Grande
Carnaúba dos Dantas
Ceará-Mirim
Cerro-Corá
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Florânia
Frutuoso Gomes
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itaú
Jardim do Seridó
Jucurutu
Lucrécia
Major Sales
Martins
Mossoró
Olho Dágua dos Borges
Parazinho
Parelhas
Pendências
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santa Cruz
Santo Antônio
São João do Sabugi
São José de Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Paulo do Potengi
São Tomé
Serra Negra do Norte
Tenente Laurentino Cruz
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Fonte Tribuna do Norte

DESFILE PARA ESCOLHA DO MAIS BELO ESTUDANTE HOJE

》evento

FOTOS DO UPANEMA FASHION DAY

                   No último dia 24/11, a Loja On Line – Mossoró em parceria com o Upanema Flash esteve realizando um evento que marcou a história dos desfiles de moda realizados aqui em nossa cidade: Upanema Fashion Day.
                     Realizado na Casa de Show Portal do Sol, o evento reuniu muita gente bonita e de bom gosto que puderam conferir a última coleção da marca que veste os upanemenses, a On Line.Há 17 anos no mercado, sempre trazendo peças de qualidade e preços acessíveis, esse já foi o quarto ano em que a On Line promove o lançamento de sua coleção em nosso município, todos em parceria com esse colunista.
                   Para esse ano, foi organizado um evento diferenciado, buscando o estilo e bom gosto que levou o público ao delírio com a vibração positiva passada na passarela através dos looks apresentados, da trilha sonora eletrizante e dos nossos queridos modelos Ednilton, Patrick Dantas, Inacio e Anaiã Holanda (de Mossoró) e Railson Honorato, Paulo César, Bruno Medeiros, o pequenino Cornélio Neto e Dedel (de Upanema). Tudo um verdadeiro glamour!
                     Após o desfile, a animação ficou por conta da minha querida Heloísa Fernandes e o pé de serra da Banda Forró dos 3, tocando muito forró pra galera curtir e dançar. Obrigado Helô e Jonas pelo carinho.
                      Gostaria de agradecer a querida Ana Paula Lamas Cachina, por firmar essa parceria por mais esse ano, por sua simplicidade, humildade e determinação na administração da Loja On Line. Muito obrigada às queridas Cosma e Ceiça, gerentes das lojas de Mossoró, como também todos os seus colaboradores (as).Esse evento não teria sido o sucesso que foi sem a grandiosa colaboração de Fernanda Medeiros, nossa agente de Marketing e Publicidade, por tudo! A eficiência de Railson Honorato, a determinação de Janderson Dorneles e a delicadeza e riqueza em detalhes de Henrique Minervino, em junção o bom gosto e opiniões de Rodolfo Fernandes. Imensamente grato ainda pela sinceridade e disponibilidade do nosso Diretor Geral Silva Júnior e os toques e a voz inconfundível de Anaximandro Eudson e os efeitos de áudio de Fabiano Júnior. Obrigado aos meus câmeras Metuzael e Alexandre, pela eterna disposição em nos acompanhar. Valeu, meus queridos. Sem vocês, nada disso teria acontecido!
                  Obrigado aos nossos patrocinadores que contribuíram para a realização desse evento. Valeu, Dr. Erilço, André Júnior, Alzidébio, ao CF8 na pessoa de Suley Oliveira, Vereador Dárcio Régis, Terezinha França, Dona Ana Fernandes e Rosana Ananias. Todos sempre contribuindo conosco.
                 Espero que todos tenham gostado dessa primeira edição do Upanema Fashion Day, de muitas outras que ainda virão. E não deixem de conferir as novidades da On Line com nosso representante aqui em Upanema, Alzidébio Vinícius, ou ainda no Shopping Liberdade e no West Shopping em Mossoró.Um forte abraço desse colunista que tanto adora essa cidade! @WalkerLeal.
Confira no Upanema Flash

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ABERTURA DA FESTA DA PADROEIRA 2012 HOJE A NOITE

>>religião<<
                        Tudo pronto para mais uma Festa da Padroeira realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Upanema.

                          A abertura acontecerá hoje a noite com a seguinte programação:

DIA 29/11 – QUINTA - FEIRA - “SOLENE ABERTURA”

18h:00m – Noiteiros: Classe Motorizada e Comunidades Rurais

Responsáveis: Silvanete, Fabiano e Canindé

19h30min – MISSA SOLENE DE ABERTURA
Celebrante/Pregador (a): DOM MARIANO MANZANA

Show: DJ Angelus - Recife - PE.

                           O blog Upanema News estará dando total cobertura a todas as noites da festa. 


Municípios do Semiárido certificados com o Selo UNICEF, Edição 2009 - 2012 serão conhecidos nesta quinta-feira

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUiF61TU7452-f_40BRmIWxBcYy_znhAjQWDzIFty9d-tPSGGluLrzpD7Vd0bBO_I8QxUrHcW41fw1WGM0mV2lfJMwEuk4y5KAhW9zWdkqG1LAZ2baMGHsxOaE7r-E90eVlBaTAg/s1600/selouniceff.jpg
Selo UNICEF Município Aprovado reconhece os avanços nas áreas da infância e adolescência                    
                        O UNICEF realiza nesta quinta-feira, 29 de novembro, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 - 2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O anúncio nacional dos municípios que serão certificados será feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, no Museu Nacional, em Brasília. O evento contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Também estarão presentes, entre outros convidados, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos e articuladores do projeto dos 19 Estados envolvidos na iniciativa. 

Serviço
O quê: Anúncio dos municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição, 2009 - 2012
Quando: Quinta-feira 29 de novembro, às 15h
Onde: Museu Nacional, Setor Cultural Sul, lote 2, Brasília 

Nota do Upanema News: infelizmente temos informações de que nosso município nem ao menos  foi classificado como um dos finalistas e não concorre ao certificado do UNICEF Município aprovado no RN. Enquanto isso, cidades vizinhas e de menor porte como Campo Grande continuam na disputa. Mas, esse resultado já era a muito previsto!

MPE quer equipe da Polícia Civil em Upanema

http://www.sindepolce.com.br/portal/images/stories/12policia%20civil.jpg
DN Online.
A Promotoria de Justiça da Comarca de Upanema entrou com uma Ação Civil Pública contra o Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de que seja efetivamente instaurada uma delegacia de Polícia Civil naquela cidade. Conforme consta nos autos do Inquérito Civil 024/2012, a comarca não conta com nenhuma espécie de policiamento civil,  resumindo-se a Segurança Pública à atividade da Polícia Militar e respondendo pelas funções de Polícia Civil Delegados de outras circunscrições.

O Ministério Público Estadual alega que a situação é tão crítica que, atualmente, é impossível precisar a quantidade de procedimentos instaurados, bem como saber quantos crimes deixaram de ser apurados, não havendo investigações, por exemplo, em relação aos assassinatos ocorridos nas datas de 8 de janeiro de 2011, junho de 2011, e 27 de julho de 2011 e 14 de outubro de 2012.

A Ação Civil Pública pede que o Governo do Estado  mantenha em pleno funcionamento uma equipe de Polícia Civil na comarca de Upanema, composta de no mínimo um delegado de polícia, agentes e escrivão, na forma da Lei Complementar Estadual nº 270/2004 (e suas alterações posteriores) a fim de que esta atue de forma exclusiva e permanente, para exercer suas atribuições constitucionais de Polícia Judiciária.

O MP/RN requereu ainda que seja fixada multa diária no valor de R$ 5.000,00  para o caso de descumprimento, parcial ou total do que for determinado, a ser imposta pessoalmente à Governadora do RN, ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e ao Delegado Geral de Polícia.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UPANEMA SEM SINAL DA TIM

>>telefonia
                   Upanema ficou desde as primeiras horas desta quarta-feira sem contar com o sinal de telefonia móvel da TIM.

                    O sinal só começou a retornar por volta das 19h.

SAIBA COMO FOI A AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU O ORÇAMENTO DE 2013

                     Na manhã desta quarta-feira foi realizada na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para discutir o Orçamento Municipal para o ano de 2013.

                     A mesa das autoridades foi composta pelo vereador presidente Dárcio Régis, o promotor de Justiça Dr. Clayton Barreto, o Controlador do Município Gilvandro Fernandes, o contador da Câmara Céliton Freire, o prefeito eleito Luiz Jairo, os vereadores Elzimar Carvalho, Adelcina Barbosa, Nonato Garcia e o contador da prefeitura Francisco Brito.

                   O palestrante principal foi o contador da prefeitura Brito que expôs em detalhes para os presentes como está proposto o Orçamento Municipal para 2013, orçado em cerca de R$ 36.100.000 (trinta e seis milhões e cem mil).

                   Destaque negativo para a ausência dos atuais vereadores, Gineton Costa, Anísio Jr., Srirley Costa, Neném do Cabano e Monthalggan Fernandes. São estes os vereadores que vão aprovar o Orçamento para o próximo ano e portanto deveriam estar presentes para no mínimo tomar conhecimento sobre o orçamento.

                     Destaque positivo para os vereadores eleitos que se fizeram presentes como Rivanda Bezerra, Canindé Rocha, Carlinhos Garcia e Ibinha.

                    Ao final o evento foi considerado um sucesso pois possibilitou um maior conhecimento para a população sobre a previsão de receitas e gastos para 2013.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE HOJE O ORÇAMENTO DE 2013

Esta é a segunda vez que o orçamento está sendo discutido com a participação popular, idéia colocada em prática pelo presidente Dárcio Régis.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRcN2dquTInivdo7DTFos3uNySReh8kizoZvL4EO4xncaRuR16zOibuTMnNWhafmS85TqiKxkwX324nUSHGnu7ER0xfwifa4qZUIyj0xnTX3NGkXVdP5FrZ6SYNIeumJ35ZQFC/s1600/C%25C3%25A2mara+municipal.jpg
                           A Câmara Municipal de Vereadores de Upanema realiza na manhã desta quarta-feira (28) uma Audiência Pública com o objetivo de discutir o Orçamento Municipal de 2013

                        A audiência é aberta à população e com participação de representantes do Executivo,  vereadores e outras autoridades que já confirmaram presença. 

                         O início está previsto para as 10 horas no plenário das sessões Francisco Eugênio Freire.

                         A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano (também chamado sessão legislativa). A peça orçamentária estima as receitas e autoriza as despesas do município de acordo com a previsão de arrecadação.

Inscrições para vestibular da UERN começam na sexta-feira

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) inicia na sexta-feira (30) o período de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado, o conhecido vestibular, para 2013. A principal novidade é o oferecimento do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que será o 5º curso de graduação oferecido pela UERN em Natal.

"A proposta pedagógica da UERN para o BC&T prioriza a formação multidisciplinar sólida, com base científica, ao mesmo tempo em que capacita o indivíduo para assimilar, avaliar, gerenciar e empreender inovações tecnológicas que direcionam os rumos a serem tomados como estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade contemporânea", explica a diretora do Campus de Natal, Profa. Dra. Ana Lúcia Dantas.

Segundo ela, o Campus de Natal escolheu ofertar este curso diante das demandas atuais por profissionais das áreas das ciências tecnológicas. "A UERN não pode mais adiar sua inserção na área das ciências tecnológicas. O BC&T deverá servir de embrião para ampliar o número de cursos das ciências tecnológicas na nossa Universidade", prevê. 

De acordo com a UERN, o bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional multidisciplinar e, portanto, não há uma demanda específica para o BC&T. Este profissional poderá atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, em especial na área de Ciência e Tecnologia (C&T), como pesquisador, gestor e consultor; poderá trabalhar em atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu; no comércio (vendas, gerenciamento e serviços relacionados a produtos na área de C&T ou em outras áreas que exijam a postura de um profissional formado em nível superior); empreender seu próprio negócio em C&T; ocupar cargos de tecnologista em instituições de pesquisa; fazer cursos de ensino superior preparados para funcionar como segundo ciclo formação, ou ciclo de formação específica, onde o reingresso é a única forma de acesso; e ocupar cargos de nível superior oferecidos em concursos públicos.

Na UERN, o BC&T terá duração de três anos e será ofertado exclusivamente no Campus de Natal. A UFRN e a Ufersa já oferecem esse curso desde 2007.  "O BC&T existe em todas as regiões do País e possui, hoje, mais de 10 mil estudantes matriculados em 26 cursos de graduação em algumas das melhores Universidades brasileiras", contou a professora Ana Dantas. 

Sobre a estrutura e corpo docente do novo curso, a diretora do CaN disse que a UERN deverá fazer concurso para complementar o quadro de professores e que apesar de já dispor dos laboratórios de informática, precisará de laboratórios de física, química e biologia, que deverão estar disponíveis de acordo com o cronograma das disciplinas.

As inscrições para o PSV 2013 deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, acessando o portal da UERN ou no endereço eletrônico da Comperve. As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00. O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 27 de novembro de 2012

UPANEMA GANHA MAIS UMA ADVOGADA

>>Advogado
                          No último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nosso município ganhou mais uma advogada com a aprovação da estudante Kátia Reijane.

                           Receba os parabéns da equipe Upanema News e que tenha muito sucesso nessa nova profissão.

[EXCLUSIVO] PROJETO DE CRÉDITO SUPLEMENTAR É APROVADO PELO LEGISLATIVO

》Câmara《       
                           Acabou agora a pouco a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que, entre outros projetos, aprovou o projeto de lei de autoria do executivo que pedia autorização para crédito adcional suplementar até o limite de 10% do Orçamento, mas foi aprovado uma emenda que reduziu o valor para 6%.
                
                        O projeto foi apresentado a cerca de um mês e vinha gerando muito debate entre os vereadores da situação e da oposição e se estendeu para a sociedade. 

                           No trâmite do projeto tivemos o pedido de vistas feito pelo Vereador Gineton Costa e o posterior envio de documentos para os esclarecimento necessários pelo executivo. Assim, a comissão de Justiça e Redação da Câmara emitiu parecer favorável ao prosseguimento do projeto de autoria do executivo.

                          Lembrando que o Orçamento aprovado pelos vereadores no ano passado foi de cerca de R$ 36.000.000 (trinta e seis milhões e oitocentos mil).

                           Na sessão realizada na tarde de hoje e que se estendeu até as 17h, o projeto foi a plenário para discussão pelos vereadores.
 
                           A vereadora Shirley Costa requereu uma emenda modificativa para que o valor fosse reduzido para 6%. Após intenso debate o projeto foi aprovado por unanimidade. 

                         O vereador Elzimar Carvalho destacou o compromisso dos vereadores retornarem até o final do ano caso o valor aprovado não seja suficiente.

SESSÃO NA CÂMARA HOJE

>>Câmara<<
                        Foi marcada para a tarde desta terça-feira (27) uma sessão extraordinária da Câmara Municipal para que os vereadores votem e provavelmente aprovem o crédito suplementar enviado ao legislativo pelo executivo.

                            Segundo informações repassadas ao blog, os vereadores chegaram a um consenso sobre esse projeto polêmico que foi muito criticado pela oposição devido à falta de detalhamento para a utilização do crédito suplementar. Por outro lado, o executivo afirma que esse projeto é essencial para que ações importantes área da saúde, ação social e obras não parem neste final de mandato.

ASSALTO EM UPANEMA

Sete elementos armados assaltam em Campo Grande, Upanema e Jucurutu
Pelo menos 7 elementos armados de pistolas e usando dois veículos, um corsa sedan cinza e um corsa sedan branco  assaltaram na madrugada dessa segunda-feira(26), por volta das 02h20min o posto de combustível São Francisco,situada na Av. Joaquim Leal Pimenta (Via Costeira), em Campo Grande/RN.
.
O bando chegou ao posto anunciando o assalto e rendendo o frentista.
.
No assalto foram levados 163 reais em posse do frentista e mais 205 reais do cofre.
.
Antes do assalto ao posto em Campo Grande ainda foram registrados assaltos em Upanema e Jucurutu respectivamente, mais os destacamentos da PM não comunicaram via rádio as demais cidades da região, fato que acabou contribuindo para a série de assaltos que aconteceu.
.
Detalhe: Em Jucurutu o bando fugiu pela BR 226 e em Campo Grande o bando chegou pela BR 266.
.
Um Oficial da PM disse que a falta de comunicação no oeste é comum e que isso trás sérios problemas, um exemplo disso foi nessa madrugada “Caso os destacamentos tivessem comunicados as demais cidades da região poderíamos ter evitado e até realizado a prisão do bando”.
.
Ao tomarem conhecimento da ocorrência, policiais militares da companhia de Campo Grande e do GTO sob o comando do Sargento Cunha com apoio de policiais de Caraúbas realizaram varias diligencias pela região todas sem êxito.
.
O caso será investigado pela policia civil.
Fonte: Carinha da Net

Bandidos assaltam postos na madrugada                    
                        Durante as primeiras horas de hoje (26), quatro homens patrocinaram mais uma “verdadeira madrugada de terror”. Segundo informações do COPOM do 10º BPM, os homens estavam em um veiculo de cor branca, ainda não sabendo afirmar se era um Corsa Sedan ou um Fiesta, mas, que os mesmos realizaram primeiro um assalto na cidade de Upanema, em seguida em Jucurutu e ainda em Campo Grande, todos a postos de combustíveis de onde levaram dinheiro documentos e baterias veicular. A PM foi alertada logo após o primeiro assalto, mas surpreendeu-se com a atitude e astucia do bando, em terem praticado o assalto a Jucurutu logo após terem praticado em Upanema, e só então em Campo Grande, já que seria mais viável Campo grande ter sido o segundo alvo, devido à cidade ser vizinha a Upanema.

                  A polícia trabalha com a hipótese de esses assaltantes serem da mesma quadrilha que na madrugada do dia 18 do corrente mês, realizaram um assalto em Triunfo Potiguar e São Rafael também a postos de combustíveis em uma Hillux prata.
Fonte: blog da Força Tática de Assu

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SEMESTRE NA UERN COMEÇA HOJE E ALUNOS PEDEM DOIS ÔNIBUS

http://www.fps.edu.br/public/uploads/2011/01/21/4d398a2e03ab9.inicio-aula-veteranos.highlight.jpg>>educação<<
                         Veteranos e os “feras” iniciam as aulas do semestre 2012.2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN nesta segunda-feira (26).

                      Para os universitários de Upanema resta uma apreensão em relação à quantidade de ônibus disponíveis para transportá-los até Mossoró. É consenso que apenas um ônibus no turno matutino é totalmente insuficiente, pois existem mais de 100 alunos matriculados entre UERN, UFERSA, IFRN e particulares.

                         Temos certeza que o Secretário de Educação Inácio Araújo terá sensibilidade para resolver o problema já na manhã desta segunda-feira colocando a disposição dois ônibus.

Camisetas da Festa da Padroeira Padroeira a venda

>>Festa da Padroeira<<
                      Já estão sendo vendidas as Camisetas da Festa da Padroeira 2012!

                   Para adquirir é só procurar a Secretaria da Igreja ou a senhora Maria Gama. As mesmas custam apenas R$ 15,00! 

                      Compre já a sua!

domingo, 25 de novembro de 2012

FEIRA DO ALFREDO SIMONETTI

                       A VII Feira de Ciências da Escola Estadual Alfredo Simonetti foi considerada por todos um sucesso de público e crítica. Os alunos mostraram que estudaram bastante ao não deixar dúvidas sobre os temas apresentados aos visitantes da feira.

                         Parabéns ao diretor Dário Alessandro e todos os que fazem aquela escola.

PEREGRINAÇÃO DE SANTA LUZIA

>>religião<<
                   Na tarde de hoje a equipe de peregrinação da Catedral de Santa Luzia virá a nossa cidade com a Imagem de Santa Luzia.

                    Atenção: a Santa Missa hoje será às 16h na Matriz.
                    Informações do Padre Francinaldo Macário.

CRIANÇAS DO PELC VÃO AO CINEMA

                   Na última quinta-feira (22/11) o Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC – esteve na cidade de Mossoró com a turma de crianças que participam do programa. Cerca de 40 crianças puderam desfrutar de uma tarde diferente, com muito lazer e diversão. Na programação, além de apresentar o Mossoró West Shopping às crianças que ainda não haviam tido essa oportunidade, estava a exibição do filme O Mar não está pra Peixe 2, em cartaz no Multicine Mossoró.

                   Além do filme, as crianças puderam brincar e se divertir com a decoração de Natal oferecida pelo Shopping, como a árvore de Natal e o Papai Noel que encantou a todos, fotografou e recebeu cartinhas de todas as crianças.

                 A Coordenadora do Pelc Talita Daniely destacou a importância desse evento afirmando que é muito gratificante poder realizar esse trabalho, tendo em vista que a maioria daquelas crianças estava tendo, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer o Shopping de Mossoró e assistir um filme nas telas de um cinema.

                 O PELC é um programa do Governo Federal e foi implantado em nosso município no início deste ano e desde então vem se destacando na realização de atividades e eventos que buscam promover o lazer e a cidadania.

Por @WalkerLeal

ENADE SERÁ APLICADO NESTE DOMINGO PARA 587 MIL UNIVERSITÁRIOS

Estadão.edu
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado neste domingo, 25, para 587.351 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de ensino superior de todo o País. A prova começa às 13h e vai até as 17h (horário de Brasília). 

O Estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida vêm Paraná (65.040), Minas (54.718), Rio (51.580) e Rio Grande do Sul (37.371). As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enade.

São considerados alunos concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. A participação na prova é obrigatória e a responsabilidade de inscrever os estudantes é das instituições de ensino. Quem não comparecer ao exame, sem amparo no critérios de dispensa previstos nas portarias que regulamentam o Enade, fica em situação irregular e não poderá concluir a faculdade.

O exame é utilizado pelo MEC para medir a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares do País. Nesta edição do Enade serão avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Também serão examinados alunos dos cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Criado em 2004, o Enade é aplicado pelo Inep. Cada curso é avaliado de três em três anos. Os resultados do exame são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo MEC, como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus cursos.

Para saber o local de prova, o aluno pode consultar o sistema do Enade (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/) com o número do CPF. Geralmente, o exame ocorre na instituição em que o aluno está matriculado. O resultado do Enade será divulgado até 25 de dezembro.

Segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas a partir do dia 26

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os depósitos da segunda parcela do 13º salário, a partir da próxima segunda-feira (26), junto com o pagamento da folha de novembro. O valor transferido pela Previdência Social para o pagamento desta parcela do 13º salário corresponde a R$ 11.737.470.075,38 no pagamento 25.846.367 benefícios.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse que os recursos movimentados pelos quase 26 milhões de benefícios com direito a receber o 13º salário são exemplo da importância da proteção social para a economia do país, principalmente para os 5.565 municípios brasileiros.

sábado, 24 de novembro de 2012

É HOJE: FORRÓ DOS TRÊS NO PORTAL DO SOL

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDCGZLQ4Kz-KiezDKyIG08qts8rO8mOBbvZktKuI89DAFfec3t0fWbaVBYUIliLqCGhDJBdX9FakfSD0yHGG0mGZep9GBgNneIMkz3s5C09_FxSURIV1cXp7gI1AmJ4dKLjm3m/s1600/y7ils.jpeg

CONVITE

Convidamos a todos os jovens para participar da noite dedicada a juventude na comunidade Pereiro neste Sábado às 19h30min na capela Nossa Senhora das Graças.
TEMA: A fé é dom de Deus
ILUMINÇÃO BIBLICA: Mt 16,13-19
REFERÊNCIAS: Parágrafos 21 e 84 do youcat

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE VEREADORES

 13º salário
                 A Câmara Municipal já pagou a primeira parcela do 13º salário a seus funcionários e agora comunica que antecipou a segunda parcela para o final deste mês.

Homenagens
               A Câmara marcou para o dia 22 de dezembro uma homenagem a personalidades upanemenses que foram destaques e orgulho para nossa cidade. Entre eles estão nossas crianças vencedoras da OBMEP, a saber: Letícia Alves Balbino (medalha de ouro em 2011) Marcos Alexandre Gondim Oliveira (medalha de prata em 2011) e Antônio Alcione da Silva Gomes (medalha de bronze em 2005).
              
              Parabenizamos a iniciativa do presidente da Câmara pelo reconhecimento da importância dessas pessoas para nossa comunidade. Estamos cheios de maus exemplos, precisamos proclamar os bons exemplos para que tenhamos mais imitadores. Essa atitude é digna de muitos aplausos.

Votação do crédito suplementar foi adiada 
            A prefeita Maristela fez uma visita no dia de hoje aos Vereadores para esclarecer acerca do pedido de crédito Suplementar enviado àquela casa a mais de 15 dias. Segundo alguns vereadores a prefeita tentou convencê-los utilizando o argumento de que sem a votação do crédito suplementar o executivo não estaria habilitado para comprar comida para o hospital nem mesmo para pagar ao funcionalismo público.

      Os vereadores pediram para que a prefeita envie novamente o projeto com maiores detalhes, pois, segundo eles, o mesmo estaria muito superficial. O vereador e vice-prefeito eleito Anísio Júnior disse que “A prefeita não usa de transparência nos seus atos” e disse ainda mais: “Nunca vi um fim de administração tão melancólico”.

      O Vereador Nonato Garcia usou da palavra fazendo duras críticas aos seus colegas dizendo que os problemas se avolumaram devido a inércia da Câmara diante de problemas tão graves enfrentados pela população. “Se a Câmara de Vereadores agisse em benefício da população teríamos tomado atitudes sérias desde o início desse governo, mas existem colegas que na tribuna estão a favor do povo, mas diante do prefeito estão atrás de benesses para sua família” disse o Vereador. Nonato falou ainda do Abatedouro público, “O abatedouro público foi inaugurado e reinaugurado, mas está sem serventia enquanto que os marchantes matam suas reses em locais inadequados onde depois de abatido o lugar fica tomado por cachorros e urubus”, disse o Vereador Nonato Garcia. Para o Vereador a culpa maior de todos os problemas enfrentados por nossa população é da Câmara que não fiscaliza.

       O presidente da Câmara de Vereadores Dárcio Regis, comunicou que em reunião os Vereadores decidiram esperar uma nova redação vindo do poder executivo detalhando o destino do crédito suplementar, e nesta segunda feira, dia 26/11 fará a votação do projeto em caráter extraordinário.
Fonte: blog do professor Josiel

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PARTICIPE DA FECCEAS

http://colegiometajf.files.wordpress.com/2012/10/xxiii-feira-de-cic3aancias.jpg
>>educação<<                          
                                     A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti está realizando durante toda esta sexta-feira a sua VII FECCEAS (Feira de Ciências da Escola Alfredo Simonetti) onde alunos estão apresentando trabalhos realizados nas últimas semanas. 

                                 Toda a comunidade está sendo convidada. Participe!

COBERTURA DO CONGRESSO PELO BLOG UPANEMA FLASH

::fotos
                         O blog Upanema Flash também fez a cobertura do Congresso da Mocidade da Assembléia de Deus.

                           Você pode conferir todas as fotos clicando >>AQUI<<.

NOTA DO CALAZANS CAI NO ENEM

http://pekdek.com/fotos/2012/10/Dicas-para-o-Enem.jpg                                Foram divulgados nesta quinta-feira, 22, os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, referentes à edição de 2011. Foi de 474,2 pontos a média nacional dos cerca de 891 mil alunos da rede pública que fizeram a prova em 2011, enquanto os quase 247 mil alunos de escolas particulares alcançaram a média foi 569,2 pontos.

                          Neste ano na média alcançada pelo colégio Calazans Freire podemos observar uma relativa queda em relação ao resultado obtido ano passado. Enquanto que no ano anterior a nota final foi de 500,42 este ano a nota caiu para 440,25.

                             Mesmo assim, ao se comparar com cidades da região e do mesmo porte percebe-se claramente que nossa escola ainda está acima da média.

ENCONTRO COM JOSIVAN BARBOSA

>>reunião<<
                     Estivemos na manhã desta quinta-feira (22) conversando com Josivan Barbosa, ex-reitor da Ufersa e candidato a vice-prefeito de Mossoró. 

                     Josivan está em nossa cidade acompanhando a instalação do escritório de advocacia de sua esposa em nosso município.

                     Entre outros assuntos Josivan contou como se deu a campanha política de Mossoró, seu trabalho a frente da Universidade nos últimos 8 anos e seus projetos para o futuro próximo.

                     Josivan informou que pretende principalmente trabalhar prestando serviço de assessoria na área de educação e desenvolvimento econômico, aproveitando sua larga experiência na área.

                     Perguntado sobre a possibilidade de se candidatar em 2014 ele disse que tudo dependerá da decisão do seu partido e dos desdobramentos até lá.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Governo Libera verba do Programa Dinheiro Direto na Escola ( PDDE) para as Escolas; veja quadro de recursos das Escolas Maria Gorete, Alfredo Simonetti e Calazans Freire

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Nesta Terça-feira,20 o governo federal liberou para todas as escolas verba prevista para o ano 2012. Com os recursos do PDDE, as Escolas podem agir como se fossem pequenas Empresas, já que a verba é repassada direto à Entidade sem a interferência do governo municipal, tornando-a independente.

 Portanto cada Escola se desenvolve, conforme a capacidade de seus gestores. Tomamos como exemplos três Escolas em Upanema, duas da rede Estadual e uma da rede municipal, para que o leitor possa comparar os recursos recebidos e suas gestões.

 Naturalmente, só com estes recursos, não poderíamos esperar que uma comunidade escolar pudesse obter sucesso; para isso o município e União, enviam outros recursos como quadras de esporte, computadores, cadeiras; além dos recursos humanos; portanto o PDDE, trata-se apenas de um complemento para assegurar o bom desempenho das comunidades escolares.

O secretário de educação, Inácio Araujo disse ontem ao Upanema in focus que os recursos chegaram num momento muito importante, tendo em vista que o ano letivo está chegando ao fim, e as escolas se encontravam com dificuldades para fechar o ano com um saldo positivo. Por outro lado, há uma preocupação do governo municipal em entregar  a secretaria dentro das perspectivas do novo governo, afirmou.
Veja recursos disponibilizados pelo Governo Federal nesse dia 20 de novembro:
Entidade..: 03.338.252/0001-13 - CAIXA ESCOLAR DA EM PROFA MARIA GORETE DE CARVALHO MACEDOMunicípio.: UPANEMA - RN
PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
20/NOV/20125593517.270,20MANUTEÇÃO ESCOLAR - PDDE- FUND.BANCO DO BRASIL10210000054801
20/NOV/20125593251.713,26MANUTENÇÃO ESCOLAR - PDDE - EXTRA URBBANCO DO BRASIL10210000054801
20/NOV/20125593571.405,00MANUTENÇÃO ESCOLAR - PDDE - CrecheBANCO DO BRASIL10210000054801
Total:10.388,46
Escola Municipal Maria Gorete de Carvalho Macedo


Entidade..: 01.713.112/0001-52 - CAIXA ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO SIMOMunicípio.: UPANEMA - RN

PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
02/JUL/20125283994.366,20MANUTEÇÃO ESCOLAR - PDDE- FUND.BANCO DO BRASIL00360000086606
31/OUT/20125552061.109,64MANUTENÇÃO ESCOLAR - PDDE - EXTRA URBBANCO DO BRASIL00360000086606
Total:5.475,84

PDDE-EDUCAÇÃO INTEGRAL - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
11/SET/201248207236.977,10PDDE INTEGRAL - FundamentalBANCO DO BRASIL00360000755893
Total:36.977,10
Escola Estadual prof. Alfredo Simonetti



Entidade..: 01.822.073/0001-21 - CAIXA ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL JOSE CALAZANS FREIREMunicípio.: UPANEMA - RN

PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
17/MAI/20125152473.237,60MANUTEÇÃO ESCOLAR - PDDE- FUND.BANCO DO BRASIL00360000086622
17/MAI/20125151024.849,20MANUTENÇÃO ESCOLAR - PDDE - MédioBANCO DO BRASIL00360000086622
31/OUT/20125552061.462,60MANUTENÇÃO ESCOLAR - PDDE - EXTRA URBBANCO DO BRASIL00360000086622
Total:9.549,40
Escola Estadual José Calazans Freire
 
Fonte: Upanema in Focus