sábado, 29 de setembro de 2012

Deputado Walter Alves leva apoio a Manezinho em Upanema

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) participou nesta sexta-feira (28) de mais uma movimentação política de candidatura do partido. Dessa vez, o compromisso foi em Upanema, no Médio Oeste potiguar.

Em Upanema, o peemedebista apoia o candidato Manoel Carlos (PMDB), o “Manezinho”, que tem o apoio do ex-prefeito Jorge Luiz (PMDB) e da prefeita Maristela Freire (PMDB). Ao lado do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), Walter participou do comício que encerrou uma passeata que percorreu as principais ruas do município.

Durante seu discurso, Walter elogiou a força do grupo.“Manezinho, você tem o apoio do ex-prefeito Jorge, da prefeita Maristela, do Ministro Garibaldi e do deputado Henrique para trazerem recursos federais e o meu na Assembleia Legislativa. Em time que está ganhando, não se mexe. O povo sabe disso e, se Deus quiser, vai lhe eleger prefeito de Upanema”, disse.

A agenda política de continua no sábado (29), quando ele visitará os municípios de Santana do Matos, para levar seu apoio a candidatura de Lardjane Ciriado (DEM) e do seu vice Edvaldo Júnior (PMDB); e Nísia para declarar apoio à candidatura de Camila Maciel (DEM) e do seu vice Josimá Trindade (PMDB).

AGORA É +11

                     Outro destaque do pronunciamento de Celinho no comício de ontem foi com relação a campanha "+1" lançada pelo seu irmão e ex-prefeito Jorge Luiz. Celinho disse que só ontem tinha conseguido "+11", levando a multidão ao delírio. 
                         Só quem estava presente para sentir a animação e otimismo da multidão no procunciamento de Celinho quando ele reafirmou que seus amigos votam em Manezinho.

CELINHO SE DESTACA MAIS UMA VEZ NO COMÍCIO DE MANEZINHO

::política
                        O empresário Célinto Luiz surpreendeu toda a família bacural ao participar do comício de Manezinho na noite desta sexta-feira. O público não imaginava que ele viria pois os boatos plantados na cidade davam conta de que ele estaria afastado da campanha de seu primo. Celinho mais uma vez reforçou seu apoio a Manezinho e ainda disse que pelo o que ele vem acompanhando Manezinho será o prefeito eleito de Upanema no dia 7 de outubro. 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HOJE TEM PELC NA PRAÇA


MARATONA 15

Seara entrega títulos de terra a agricultores de Upanema

Por Assessoria Seara
A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) entregou, nessa quinta-feira (27), cinco títulos de domínio mediante doação a famílias agricultoras rurais do município de Upanema, localizado na Região do Médio Oeste.

O título de terra objetiva viabilizar a permanência dos agricultores familiares upanemenses nas propriedades, já que oferece a segurança jurídica da posse do imóvel. 

"Com o título em mãos, fica mais fácil para o agricultor acessar políticas públicas nas três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal, como por exemplo, o Programa Minha Casa Minha Vida Rural, Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Crédito Fundiário e outros, mas para isso é necessário que, após o recebimento, o agricultor registre seu título de domínio mediante doação no cartório de seu município", explica o secretário titular da pasta, Rodrigo Fernandes.

No Rio Grande do Norte, diversos agricultores estão sendo contemplados gratuitamente com o título de sua propriedade, deixando de viver em situações vulneráveis, como em terreno de posse, em loteamento clandestino e livrando-se de ameaças de despejos, passando assim, a garantir segurança jurídica para sua terra.

Walter participa campanha em sete cidades do RN

                  Na reta final de movimentações políticas antes do dia das eleições, o deputado Walter Alves (PMDB) segue viajando pelo Rio Grande do Norte declarando apoio a candidaturas que tem o partido na composição da chapa. Nesse último final de semana de campanha pelo calendário eleitoral, o parlamentar participará de movimentações políticas em mais sete municípios. São eles: Upanema, Santana do Matos, Nísia Floresta, Natal, Lagoa de Velhos, Montanhas e Arês.

                   Nesta sexta-feira (28), Walter vai levar seu apoio à candidatura de Manoel Carlos (PMDB), o "Manezinho", em Upanema. No sábado (29), Walter visitará os municípios de Santana do Matos, para levar seu apoio a candidatura de Lardjane Ciriado (DEM) e do seu vice Edvaldo Júnior (PMDB). Ainda no sábado, Walter seguirá viagem rumo a Nísia para declarar apoio à candidatura de Camila Maciel (DEM) e do seu vice Josimá Trindade (PMDB), o "Boka".

COMÍCIOS DA FORÇA DA UNIÃO

De acordo com um dos marqueteiros da coligação A Força da União, a campanha de Luiz Jairo também realizará três comícios até o final da campanha.

Em sua página no Facebook, o marqueteiro informou que serão realizados comícios neste sábado, na segunda-feira e na quarta-feira.

Importante acompanhar essas três movimentações para se ter noção do resultado da eleição.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANALOGIA

Parabéns ao professor Aldo Carvalho que através de uma analogia conseguiu explicar perfeitamente o atual momento da nossa política. Vejam:
 
"...a proposta é apelar para a violência; é como um time de futebol desfalcado, que vendo o placar contra, aos 43 minutos do segundo tempo, e não tendo mais poder de reação, entra em desespero e não quer aceitar o resultado como uma realidade fatídica e irreversível".

ANIVERSARIANTES DE HOJE

                Hoje é o aniversário de nossa tia Maria Leni, carinhosamente conhecida como Tatá.

                 Desejamos muitos anos de vida, saúde, paz e vitórias!

COLIGAÇÃO UPANEMA NO RUMO CERTO REALIZARÁ AINDA TRÊS GRANDES MOVIMENTAÇÕES

>>política
                    Recebemos a informação em primeira mão de que a coligação "Upanema no rumo certo" ainda realizará três grandes movimentações até a próxima semana.

                      O primeiro grande evento acontecerá já amanhã, sexta-feira, um comício que contará com a presença do deputado federal Henrique Alves e provavelmente também do deputado estadual Walter Alves além de várias outras autoridades.

                       Dois dias depois, no domingo, será a vez do Projeto de Assentamento Palheiros III receber a caravana da vitória de Manezinho e Elzimar. Após um comício na comunidade teremos uma carreata até a cidade encerrando com uma passeata.

                       Na quinta-feira teremos o último comício, a chamada "vigília" que pelos planos será o maior comício de todos.

                        Assim, serão três grandes comícios em apenas 7 dias mostrando a força do povo na campanha vitoriosa de Manezinho e Elzimar.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

JINGLES DE MANEZINHO SE DESTACAM E ESTÃO NA BOCA DO POVO

>>política<<
É inegável a qualidade dos jingles da campanha de Manezinho/Elzimar.

                          Dois deles certamente já estão marcados na história política de nossa cidade a exemplo das músicas de Jorge Luiz que são cantadas até hoje. São as músicas Huu, Manezinho chegou e Porquê o povo quer.

                        Além de estarem na boca do povo, inclusive da oposição que também canta em tom de crítica, podemos usar como um excelente termômetro as crianças que cantam em alto e bom som pela cidade.

                  Pra quem não sabe, esses jingles são de autoria dos irmãos Anaximandro Eudson e Emmer Lorrayne. Anaximandro já tem experiência na área já que na campanha passada ele foi o autor do jingle mais marcante que dizia no refrão "qual o nome dela, Maristela".

                  Como tentativa de combater o sucesso dos jingles de Manezinho a oposição lançou esta semana algumas músicas com destaque para uma que diz "quando o povo quer não tem jeito" uma resposta clara a música "porquê o povo quer" de Manezinho.

                    Desse fato podemos tirar uma conclusão óbvia, enquanto a situação vem acertando com suas músicas a oposição vêm perdendo ao ter que remediar de qualquer forma esse sucesso. Para quem entende do "riscado" sabe que a dez dias de encerrar a campanha é muito difícil que uma música caia no gosto popular.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governadora e Superintendente do DNIT anunciam retomada de obras no RN

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta terça-feira (25) com o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RN), Ézio Gonçalves Reis. Na pauta da reunião, o andamento de obras importantes para a infraestrutura do Rio Grande do Norte.
 
No Seridó, a obra do Contorno de Caicó teve seu projeto aprovado e será retomada. Segundo informações do DNIT, a conclusão está prevista para maio de 2013.

Na região oeste, a BR-110 – trecho que liga Mossoró, Upanema e Campo Grande –, receberá ordem de serviço para reinício da obra em 1° de outubro. Serão investidos R$ 72 milhões do PAC e a conclusão está prevista para 2013.

Também serão retomados os trabalhos na BR-226, parada desde 2009. O trecho localizado no Alto Oeste – próximo a Pau dos Ferros – receberá ordem de serviço no próximo mês de outubro e os recursos para sua conclusão, no valor de R$ 41 milhões, já foram aprovados pelo Governo Federal. O DNIT também conseguiu recursos para instalação de passarelas no Complexo Viário da Abolição – Contorno de Mossoró.

O Superintendente Regional do DNIT garantiu, ainda, que a Estrada do Cajueiro, que liga Mossoró ao Vale do Jaguaribe, será licitada até dezembro deste ano. A obra vai facilitar o escoamento da produção agrícola e mineral da região oeste, além de proporcionar intercâmbio comercial entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.

A reunião, realizada na Governadoria, contou com a presença da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Demétrio Torres; e do secretário-chefe do gabinete Civil, Anselmo Carvalho.
Fonte: Portal NoMinuto

CORRELIGIONÁRIOS DA FORÇA DA UNIÃO DESACATAM POLICIAIS E VÃO PARAR NA JUSTIÇA

                              Uma das notícias mais comentada nos últimos dois dias na cidade, junto com a agressão sofrida pelo redator deste blog, foi o fato lamentável promovido por correligionários da coligação FORÇA DA UNIÃO contra a polícia local. Como o assunto é muito grave resolvemos só noticiá-lo em detalhes quando ouvíssemos de fontes confiáveis o que realmente aconteceu. Assim, procuramos um dos policiais que estava no ocorrido para contar como tudo aconteceu.

                                 Segundo ele, a PM foi até o local para solicitar que baixassem o volume exagerado do carro de som. De imediato os policiais foram cercados por dezenas de correligionários da FORÇA DA UNIÃO que passaram a desrespeitar a autoridade policial com agressões verbais.

                               Um dos correligionários da FORÇA DA UNIÃO chegou a segurar um dos policiais por trás soltando rapidamente o que impossibilitou o reconhecimento de quem praticou esse ato devido à quantidade de pessoas que os cercavam. Para afastar a multidão e evitar o pior foi preciso usar até o spray de pimenta.

                              A PM enfim conseguiu sair do local mas sem antes anotar a placa dos carros de som envolvidos para procedimentos posteriores. Na delegacia foi registrada a ocorrência e encaminhado a justiça que nesta segunda-feira (24) notificou mais de uma dezena de pessoas da FORÇA DA UNIÃO que responderão perante a justiça por seus atos. Ainda segundo informações, os carros de som serão multados em R$ 5 mil reais.
São essas pessoas que querem governar Upanema? Fica a reflexão!

FOTOS DO CHURRASCO NO SÍTIO BARREIRAS

::eventos
               Neste domingo (23/09) estivemos prestigiando um almoço/churrasco oferecido por nossa amiga Kátia Rejane no Sítio Barreiras. Na oportunidade, Rejane reuniu muitos amigos para uma boa festa com uma comida deliciosa servida pelo chefe de cozinha, nosso querido Sirley. Estava tudo uma maravilha de engolir a língua!Estavam marcando presença por lá nossa amiga Talita Daniely, Gledson Daniel, Heloisa, Samira Rochely, Everton Notreve, Lilica, Iara, Sízya,Ivinho, dentre outros tantos queridos. Eu adorei tudo, claro! Abraçõs, @WAlkerLeal ")

                         Todas as fotos <<AQUI>>

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

COMUNIDADES DOS 4 "S" FICOU VERDE

http://www.manezinho15.com.br/media/albuns/imgs/detail_23092012222546a7742507b38642ad606612411e4eed8e.jpg::política
               Confira as fotos do comício de Manezinho e Elzimar realizado no último sábado nos 4 "S" clicando <<AQUI>>.

SAIBA COMO FOI A MOVIMENTAÇÃO DA FORÇA DA UNIÃO ONTEM

                          Como anunciado incessantemente durante toda a semana a coligação Força da União realizou uma mobilização na noite deste domingo.

                         Após arregimentar eleitores de toda a zona rural e ainda de cidades vizinhas como Mossoró, contando com 2 ônibus, uma Sprinter, camionetas e dezenas de outros carros, a coligação conseguiu realizar uma passeata que em nada se aproximou as anteriores já realizadas, inclusive com um atraso fora do normal na saída da passeata.

                               Outro destaque negativo foi com relação a uma grande surpresa anunciada durante toda a semana por correligionários na rede social Facebook. Até onde sabemos nada de novo foi anunciado e nem grandes adesões.

                            Uma coisa ficou evidenciada mais uma vez. A coligação Força da União não conseguiu até o momento realizar uma movimentação com o público igual ao da Festa do Esporte. Para nós, mesmo com muita propaganda percebe-se nitidamente que houve uma estagnação e até retrocesso em seus eventos.

domingo, 23 de setembro de 2012

CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA DA FESTA PROMOVIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL PELOS 59 ANOS DE UPANEMA

Presidente Dárcio Régis em seu pronunciamento
A Câmara Municipal de Upanema realizou nesse dia 16/09 uma grande comemoração aos 59 anos de emancipação política da nossa cidade. Devido ao sucesso da festa ano passado, o Presidente Dárcio Régis repetiu a dose e reuniu centenas de pessoas que puderam assistir às homenagens a nossa querida cidade. Na oportunidade, a Câmara homenageou ainda todos os ex-presidentes que já dirigiram àquela casa legislativa. Após as devidas homenagens, discursos e emoção, todo o público presente saboreou um delicioso café da manhã, além do bolo de 59 metros. Parabéns à equipe do Buffet, encabeçados por Chiquinho, Meirinha, Misael e Socorro pela excelente recepção e ao Presidente Dárcio Régis pela iniciativa e trabalho competente! Abraços, @WalkerLeal
Todas as fotos <<AQUI>>

CORRELIGIONÁRIOS DA FORÇA DA UNIÃO PROPORCIONAM NOVAS AGRESSÕES

                             Ontem a coligação "Upanema no rumo certo", dos candidatos Manezinho e Elzimar, realizaram mais uma movimentação política que teve início na zona rural e terminou com uma grande passeata na cidade. Mas, infelizmente partidários da coligação Força da União, dos candidatos Luiz Jairo e Anísio Júnior, resolveram prejudicar a festa proporcionando fatos lamentáveis. 

                                Por volta das 21h30min a passeata percorria a Avenida Getúlio Vargas quando ao lado do mercado mais uma vez centenas de partidários da oposição, a grande maioria alcoolizados, aproveitaram o momento para xingar, vaiar e até fazer gestos obscenos para os bacuraus que legalmente estavam em seu direito de comemorar na passeata de seu candidato.

                              Mas o pior ainda estava por vir. Este blogueiro, acompanhado de sua esposa, se atrasou da passeata por ter cumprimentado amigos e, quando passou pelo mesmo local, após os últimos carros, foi cercado por dezenas de pessoas que loucamente começaram a nos insultar proferindo palavras de baixo calão, vaiando, passando a mão em nossos rostos em uma cena deplorável que culminou quando um elemento covardemente tentou nos atingir jogando uma garrafa que passou raspando em nossa cabeça e felizmente apenas nos sujou.

                                  Claro que não são todos os correligionários da oposição que agem dessa forma, mas nessa campanha podemos afirmar, sem medo de errar, que uma grande parte deles está totalmente fora de controle e não passam de baderneiros travestidos de eleitores. Para confirmar o que estamos dizendo, no local estavam três tios e vários primos desse blogueiro que democraticamente votam na oposição e, por isso, acreditávamos inocentemente que,  em respeito a eles nada fariam conosco. Ledo engano, esqueci que a palavra respeito não faz parte do vocabulário dessa corja.

                               Nessa altura da campanha já perdemos a conta de quantos episódios semelhantes esses desordeiros já proporcionaram. Os leitores que estão acompanhando essa campanha de baixo nível da oposição bem sabem do que estamos falando, mas vamos ilustrar citando alguns fatos que vocês ainda não sabem, pois, preferimos não publicar até o momento. Em uma de suas últimas passeatas testemunhamos quando jogaram uma lata de cerveja que atingiu uma senhora, esposa de um ex-secretário. Em outra passeata uma rameira fez gestos tão obscenos que chocou quem assistia assombrado a cena. Nesta mesma passeata o motorista do carro de som alcoolizado manobrou o paredão de som para colocar em “cima” de uma calçada de um eleitor da situação, o que quase gerou um acidente com seus próprios eleitores ao serem imprensados na calçada com a manobra. Tudo isso fora os comentários que recebemos diariamente com ameaças de todo tipo, de uma 'simples' pisa até ameaças de morte.

                          Se isso é para nos calar digo que não tenho medo de nada e que estamos preparados para TUDO! 

                           Pergunto-me por onde anda o candidato da oposição, será que não sabe de nada?! Afirmo que sabe sim amigos, pois alguns dos fatos citados fizemos questão que chegassem até seu conhecimento, citando nomes para que tomasse as providências necessárias com seus eleitores, mas a ele ou falta o dom, energia, capacidade, comando ou infelizmente para chegar ao poder ele aparenta se submeter a tudo. Portanto amigos, pra mim não restam dúvidas, tudo o que está acontecendo o responsável maior é quem está no topo da pirâmide da oposição, ou seja, o senhor Luiz Jairo que silencia diante das barbaridades cometidas por seus eleitores e assim, tacitamente avaliza todas essas ações.

                             Gostaria ainda de deixar bem claro que tudo isso não é um fato isolado, que acontece apenas com relação a este blogueiro. Até mesmo a própria Polícia Militar, responsável por manter a ordem, esteve ontem no mesmo local e foi intimidada por esses arruaceiros. 

                             Por fim, lamentamos apenas que pessoas que amamos tanto como nossa mãe esteja sofrendo muito com tudo isso, chorando quase que diariamente ao saber de tantos fatos lamentáveis, tantas ameaças a nossa família proporcionada pela oposição. Mais uma vez perguntamos se é essa a MUDANÇA que vocês realmente querem para Upanema, uma mudança para pior! Ora, se vocês mudarem de caminho, se vocês se deixarem convencer pelo cinismo, pela mentira, a verdadeira mudança então não acontecerá.

                                Assim, depois de tanta perseguição e ameaças posso afirmar: meus amigos de verdade votam em Manezinho, meus parentes de verdade votam em Manezinho! 

                             Para a meditação gostaria de deixar um versículo que está em Provérbios 24.21: Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei, e não te ponhas com os que buscam MUDANÇAS, porque de repente se levantará a sua destruição, e a ruína de ambos, quem o sabe?

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA HOJE

Agora chegou a vez dos 4S receberem a verdadeira caravana da vitória, com Manezinho e Elsimar. 

Vamos todos juntos para mais uma festa bacurau. 

Vai faltar chão!!!

Enviado pela assessoria da coligação

Programação do V Congresso Infantil da A.D. de Upanema/RNhotéis

V Congresso Infantil que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de Setembro de 2012, na Assembléia de Deus de Upanema/RN, Que tem como TEMA: Preparando Crianças para o Arrebatamento. 

PROGRAMAÇÃO 
Dia 28/09 - 
NOITE - Abertura e Aniversário dos Conjuntos Infantis (Perfeito Louvor e Jóias Preciosas) 
Dia 29/09 - 
MANHÃ - Aniversário do Círculo de Oração das Crianças Dia 29/09 - 
NOITE - Culto de Criança 
Dia 30/09 - 
MANHÃ - Escola Bíblica Animada Dia 28/09 - 
NOITE - Culto de Encerramento Lembramos que esse congresso contará com a Participação Especial de Tia Pri - Camboriú/SC. 
Adquira também sua Camiseta com uma das revendedoras - Gerusa ou Vanusa 
Fonte: Upanema para Cristo

Coordenação estadual do PELC visita Upanema

Nesta última quinta-feira (20/09), o núcleo do PELC - Programa de Esporte e Lazer da Cidade - de Upanema esteve recebendo a visita da Coordenação Estadual do referido programa. Essa reunião ocorre mensalmente em cada cidade núcleo do programa, e em setembro foi a vez de Upanema receber os representantes dos outros núcleos, onde marcaram presença os Coordenadores Felipe ( Núcleo Natal) Sara ( Núcleo Natal) Jayce ( Nucleo Campo grande) Vânia (Núcleo Patu) Jadilma (Núcleo Alexandria). O objetivo da mesma é que todos os coordenadores possam conhecer a sede, instalações, além de visitar os locais onde são desenvolvidas as atividades e trocar experiências no que consiste ao desenvolvimento das práticas utilizadas por cada um. Gostaria de mandar um abraço para todos que se fizeram presentes na nossa cidade, em especial a todos que fazem o PELC de Upanema, na pessoa da Coordenadora Talita Daniely pela organização e receptividade no evento, como também a Luciana Costa, Coordenadora Estadual do PELC. Abraços, @WalkerLeal
Mais fotos no Upanema Flash <<AQUI>>

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Análise política: Por que Manezinho vencerá as eleições 2012

O professor Aldo Carvalho fez uma excelente análise sobre o atual quadro político local. Vamos transcrever aqui neste espaço apenas um parágrafo e os leitores que se interessarem poderão acessar o texto na íntegra clicando <<AQUI>>.

           Leia parte do texto:
          Conheço Manezinho desde dos tempos em que fui diretor do Calazans Freire, onde ele era o vice, e engrossou a fileira dos que encamparam o processo de estadualização daquela Escola, junto ao então  presidente da CNEC local, Luiz Gonzaga Gondim, o prefeito Valério Augusto e a secretária de educação Fátima Tavares, que junto á comunidade, conseguimos finalizar o processo de estadualição. Hoje o Calazans freire é a melhor escola do município, graças a um processo gradativo e eficaz. Certo dia Manezinho em sua casa me surpreendeu, quando me revelou sobre o seu maior sonho: construir uma Escola, onde os seus filhos pudessem ingressar e pudessem sair com um diploma, ou seja, uma Universidade. Pois bem, chegou a hora de realizar o seu sonho maior, Manezinho; conte conosco!

JULGAMENTO HOJE EM UPANEMA

Hoje e amanhã teremos duas sessões do Tribunal do Juri em Upanema.

As sessões ocorrerão na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 9h00.

Nosso blog estará acompanhando.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A PEDIDOS...


Fonte: Facebook de Alan Maxuel

CAMPANHA DE MANEZINHO GANHA NOVO SITE

Para melhorar a capacidade de vizualização e dinamizar o conteúdo, o marketing da campanha de Manezinho redirecionou o endereço do blog para o site: 

www.manezinho15.com.br

O novo conteúdo pode ser acessado de forma mais ágil, como também as fotos e vídeos publicadas no blog anterior.
Acesse.

Dia da Árvore terá comemoração especial em Upanema



 AQUIFLORA
Projeto Aquiflora e Secretaria de Educação se unem para promover palestra sobre
o bioma Caatinga e plantio de árvores nativas com participação de alunos

José Salim, coordenador geral do projeto Aquiflora - Petrobras Ambiental
No dia 21 de setembro comemora-se no Brasil o Dia da Árvore. Historicamente, a data foi escolhida em razão da data oficial da chegada da primavera. Como forma de despertar a consciência ecológica dos alunos do ensino fundamental, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Upanema e o projeto Aquiflora - Petrobras Ambientalvão promover uma palestra sobre o tema em questão e também o plantio de mudas nativas de espécies ameaçadas de extinção na caatinga potiguar. O evento terá início a partir das 9h da próxima sexta-feira (21) na área onde será construída a Estação Ecológica de Umari - às margens dessa barragem.
A expectativa é de que cerca de 100 alunos e professores estejam presentes no evento. Além de conhecer mais sobre a flora e também sobre a fauna da região, eles irão receber informações sobre o próprio Projeto Aquiflora - selecionado em 2010 junto com outros 13 projetos do Nordeste para receber o patrocínio da Petrobras, dentro de um grupo de 928 inscritos. Finalizando a programação, haverá o plantio de mudas de algumas espécies nativas, entre elas a Aroeira, o Angico, Braúna, Ipê Roxo, Quixabeira e Pau-Branco.
CURIOSIDADE - Antes da escolha do dia 21 de setembro, o Dia da Árvore acontecia no país na última semana de março - com o título de "festa Anual das Árvores", instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
SOBRE O PROJETO – O Aquiflora desenvolve duas ações básicas de recuperação de espécies da caatinga: uma de Reparação focada em espécies nativas ameaçadas de extinção; e outra de Prevenção de espécies sobre-exploradas nas matas e açudes. No caso da Flora, as espécies ameaçadas são as árvores Aroeira, Angico, Braúna, Quixabeira e, entre as excessivamente cortadas, estão o Ipê roxo e o Pau-Branco. Do lado da Fauna aquática nativa, o camarão Pitu é a espécie ameaçada, enquanto a Curimatã, Traíra, Piau e o Acará-Açu (Apaiari) figuram entre os peixes nativos mais capturados.  A ideia, segundo os idealizadores e executores do Projeto, é contribuir para a construção de um modelo sustentável de uso e ocupação da caatinga para ser replicado em outras partes do Bioma.
O Projeto é patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Ambiental. Sua execução está a cargo da ABDA (Agência Brasileira de Desenvolvimento Socioambiental) em parceria com prefeituras e escolas dos municípios de Upanema, Campo Grande e Triunfo Potiguar.  Para atender demanda de mudas de plantas e filhotes de peixes, está sendo implantada às margens da Barragem de Umari, em Upanema, uma estação ecológica com unidade de piscicultura e silvicultura. Esta infraestrutura da estação atenderá também um centro de estudos e de educação ambiental da caatinga em uma área total de 2,5 hectares. Com projetos arquitetônicos e de engenharia já realizados, a previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013. 

Crianças são o público alvo do evento
SERVIÇO
Evento: Dia da Árvore em Upanema
Data: 21 de setembro (sexta-feira)
Local: Estação Ecológica de Umari
Coordenação:  Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Upanema
Informações: (84) 3217-8511

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Recepção e distribuição de material aos participantes
9h00 – Abertura pelo Secretário Municipal de Educação, Prof. Inácio Araújo de Souza: Significado do Dia da Arvore para a Escola do sertão semiárido.
9h30 – Preservação da Flora Nativa da Caatinga, Prof. J. Salim, Projeto AQUIFLORA
10h – Lanche
10h – Plantio de mudas de árvores nativas do sertão: Aroeira, Angico, Ipê, Quixabeira
11h – Encerramento.

Riccardo Carvalho
Equipe técnica/Comunicação
aquiflora@gmail.com
riccardocarvalho.rn@gmail.com
(84) 9141-3040

CONFIRA A COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS COMÍCIOS

::foto
Fotos e arte: reprodução da internet

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MAIS UMA 'PISADINHA PORQUÊ O POVO QUER" HOJE

 >>política
A coligação Upanema no rumo certo realizará mais uma “Pisadinha” na noite de hoje. Será mais uma passeata “Porquê o povo quer” já que sua idealização, rota e até estrutura são providenciadas pelo próprio povo que quer brincar e mostrar que toda Upanema está com Manezinho e Elzimar.