terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LEITOR: TOMÁS NETO


Encontrei na tarde desse sábado um leitor assíduo dos blogs #UpanemaNews, #UpanemaFlash é o senhor Tomaz Neto, que reside ali na cidade de Mossoró e sempre que pode da uma passadinha na cidade de Upanema. Abraço e foi uma satisfação enorme Le conhecer! Obrigado pela Audiência!
@WalkerLeal

Nota do Upanema News: agradecemos muito a visita diária e nosso blog sempre foi feito pensando em atender também os conterrâneos ausentes. Um abraço!

ATENÇÃO UNIVERSITÁRIOS!

                A partir de hoje os alunos da UERN do turno matutino se deslocarão para Mossoró no ônibus amarelo de Cacau.

                Os alunos do IFRN, CEAMO e demais cursos, ficam indo no ônibus branco de Bosco.
Fonte: AUNU

PROGRAMAS EVANGÉLICOS HOJE



::TV      
        Assista hoje a partir das 11h, no canal 7, o programa A Hora da Palavra, apresentação de Netali Carlos, Vitória Bárbara, Aluska Mayara e agora também Fernanda Carvalho.




       Em seguida teremos o programa Identidade Cristã, apresentado por Jéssica Dantas e Ellen Gonçalves que mostra tudo o que acontece na igreja Assembleia de Deus de Upanema.

              Não perca!

VEM AI O BLOCO JUNTOS E MISTURADOS!

::política

De acordo com o amigo Núbio Melo já está tudo pronto para a folia do bloco "Juntos e Misturados".

Foram produzidos 1.800 abadás para serem vendidos ao preço de R$ 10,00.

O bloco terá animação em um dos dias do carnaval de Nilson Viana que retorna ao município após vários anos.

Como Núbio pediu para não fazermos nenhum comentário sobre o assunto vou parando por aqui...

ENQUANTO ISSO... NOS ALPENDRES DE TIBAU

::política
                  Silva quero registrar a família cidô como se diz, mais uma vez reunida lá nos alpendres de Tibau, foram muitas comidas e bebidas e conversas tambem, imaginem o tipo de conversas... aguas iram rolar...esperem para ver....está bem próximo de tudo acontecer....só posso dizer até ai, vamos aguardar os fatos...     

Nota do Upanema News: infelizmente a foto enviada tem pouca qualidade. Peço  nossa fonte de dentro da família que envie outra com uma maior resolução.        

FOTOS NO UPANEMA FLASH

::fotos
              O blog Upanema Flash está atualizado com as bonitas fotos do desfile promovido pelo Conselho Municipal da Juventude de Upanema.

               Clique <AQUI> e confira.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

LEITOR

Silva, porque vc não fala sobre os funcionários que estão trabalhando nessa empresa? Pq vc não divulga que são quase todos de fora? Só tem 3 funcionários da nossa terra. Será que os políticos de Upanema não estão vendo isso? E olhe que esse ano eles vão precisar de voto. Com que cara vão chegar a nossa residência enquanto emprego na nossa terra só dá preferência aos de fora? Kd a oportunidade de emprego para os upanemenses? Pq só tem funcionários de outro Estado? Estamos todos sem respostas.

Nota do Upanema News: tá dado o recado...

LEITOR: ARETUZA GURGEL

Prof. silva Júnior, peço que averigúe a informação que vou lhe repassar e que obtive através de uma conversa aqui em upanema com um colega da educação. Eu soube que está previsto para gastar com a estrutura física das escolas do município apenas 20 mil reais no ano de 2012. Falo da previsão orçamentária para o ano que se inicia e que tem a silenciosa aaprovação daCâmara. Temos nove escolas, incluindo as da zona rural, bem sei que a que requer mais recursos e que deveria ser "a menina dos olhos" é a E. Maria Gorete, mas não dá pra fazer milagre não. È uma vergonha para a educação e percebo o grau de comprometimento e de preocupação com o espaço escolar. Se ainda ouver tempo, questione isso. 

Nota do Upanema News: professora Aretuza, em conversa com o Secretário de Educação do município, o senhor Inácio Araújo, ele informou que esse valor recebeu uma emenda e saltou para cerca de 100 mil reais.
Agradecemos a participação.

ASSISTA A PARTIDA ENTRE UPANEMA E POTIGUAR HOJE

::esporte
                O jogo realizado ontem entre Upanema F.C. e Potiguar pela Taça da LDM será exibido hoje, a partir das 11h, na Nossa TV. 

                Você pode ainda adquirir o DVD dessa partida entrando em contato com nossa equipe esportiva.

UPANEMA F.C. FICA NO EMPATE CONTRA O POTIGUAR

::esporte

                  A equipe do Upanema F.C. fez sua segunda partida pela Taça da Liga Desportiva Mossoroense  - LDM na tarde de ontem contra o Potiguar de Mossoró.

                   Nossa equipe começou perdendo e só conseguiu o empate aos 38 do segundo tempo com um gol de Rodrigues.

                   Upanema tem 2 pontos na competição com os dois empates frente a Baraúnas e Potiguar.

Incra vai retomar lotes vendidos


MAGNOS ALVES
Da Redação

Uma alternativa do Incra para atender às famílias que ainda estão em acampamentos no Rio Grande do Norte está sendo a intensificação da fiscalização dos assentamentos já estabelecidos. O objetivo é identificar irregularidades na concessão dos lotes de terra. Várias denúncias chegam ao órgão indicando a comercialização ilegal de terras cedidas pelo Governo Federal dentro do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Valmir Alves informa que muitas denúncias se confirmaram, mas observou, porém, que os relatórios das vistorias estão sendo submetidos a uma comissão de supervisão do INCRA, que vai avaliar e apontar o que deve ser feito em cada caso. "A tendência é haver a retomada de lotes ocupados irregularmente", antecipa o superintendente.
As irregularidades foram constatadas nos três assentamentos fiscalizados em Mossoró, Upanema e Ceará Mirim.
A ação de vistoria pela comissão de servidores do INCRA foi iniciada pelo assentamento Nova Esperança (antiga Fazenda São João) em Mossoró. Em seguida, a vistoria foi realizada no assentamento Padre Cícero, em Ceará Mirim. O trabalho de campo contou com apoio da Polícia Federal, considerando a existência de registro de casos de violência. Um trabalhador rural foi assassinado no último dia 18 de dezembro no assentamento Padre Cícero e, segundo as primeiras investigações, a motivação do crime está relacionada à venda de lote.
De janeiro a outubro de 2011, o INCRA vistoriou 21.287 lotes situados em 13 estados, incluindo o Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. De janeiro de 2001 a julho de 2011, 103.543 beneficiários foram excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) por irregularidades - sendo 36.592 e exclusões motivadas por negociações ilegais da terra nua ou das benfeitorias. Uma vez fora do Programa por irregularidades, os trabalhadores rurais não terão outra chance de se tornarem beneficiários da reforma agrária. Em todo o Brasil quase um milhão de famílias vive em 8,7 mil assentamentos atendidos pelo INCRA.
Valmir Alves ressalta que a retomada de lotes ocupados irregularmente beneficiará trabalhadores rurais que esperam por um lote de terra para morar e produzir. "Vamos manter esforços para continuar a desapropriar terras improdutivas e, retomar lotes de quem não tem perfil e, utilizou o expediente ilegal, que é a compra", afirma.

NO JORNAL DE FATO


Professores são convocados para audiência 
Depois de várias tentativas frustradas, os professores da rede municipal de Upanema vão tentar mais uma vez discutir a implantação do piso nacional do magistério com a prefeita Maristela Freire (PMDB). Uma nova audiência entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Upanema (Sindserpum) e a chefe do executivo está marcada para a próxima terça-feira, 31, às 10 horas, na sede da prefeitura.

A diretora do Sindserpum, Josenilda Alves da Costa, observa que desde 2009 os professores lutam pela implantação do piso em Upanema, mas sequer foram recebidos pela prefeita. "A prefeita já marcou e desmarcou várias reuniões, num ato de absoluto desrespeito com a categoria", critica.

A diretora advertiu que o início do ano letivo ficará ameaçado se não for apresentada uma proposta. "Realizamos assembleia no dia 09 (de janeiro) e a categoria praticamente decidiu que não inicia as aulas se a prefeitura não apresentar uma proposta concreta", afirmou.
Josenilda observou que se tornou impossível continuar trabalhando sem receber o piso, que deveria estar sendo pago desde 2009. "Ainda tem um problema a mais, é o reajuste de 22% concedido neste ano, que também deve ser pago pela prefeitura", observa.
O plano de carreira dos professores e o repasse da contribuição sindical serão outros temas abordados na audiência.
O próximo ano letivo que se avizinha tende a ser repleto de problemas, a exemplo do que já aconteceu no ano passado, quando várias paralisações e atos públicos foram realizados pelos professores, mas sem surtir efeitos práticos.

Prefeitura
A audiência entre a prefeita Maristela Freire e os professores tendem a ficar só na conversa mesmo. A tendência é que a prefeitura não apresente uma proposta para a implantação do piso salarial do magistério.
O controlador geral do Município, Gilvandro Fernandes, não soube adiantar se será apresentada uma proposta. Ele adiantou, porém, que a situação financeira da prefeitura não melhorou, ou seja, "não existem recursos para implantação do piso", como já vinha sendo frisado pelo controlador no ano passado. "A previsão é que haverá uma redução nos repasses no próximo mês", argumentou Gilvandro.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Defesa Civil do RN estimula ações preventivas contra possíveis desastres naturais em 2012


::na Tribuna do Norte
As coordenadorias regionais de Defesa Civil do Rio Grande do Norte, responsáveis pela atuação do órgão no interior do estado, estarão promovendo reuniões setoriais com representantes dos municípios localizados em áreas vulneráveis a desastres naturais. A iniciativa do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, oficial do Corpo de Bombeiros Militar do RN, tem por objetivo antecipar as ações de prevenção do Governo do Estado a possíveis catástrofes naturais que possam surgir em 2012 em função do inverno.

No dia 1 de fevereiro, quarta-feira, às 9h, a coordenadoria regional de Defesa Civil do Oeste e Alto Oeste, estará reunida com representantes dos municípios de Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Guamaré, Macau, Pau dos Ferros, Pendências, Upanema, Apodi, Assu e Mossoró, no auditório do 2º Grupamento de Bombeiros, situado na Rua Felipe Camarão, Bairro Aeroporto, S/N, em Mossoró, onde serão discutidos os planos de contingências dos municípios, identificação e mapeamento das respectivas áreas de risco, os abrigos temporários existentes nas cidades, a necessidade de assistência social, psicológica e de saúde aos possíveis desabrigados, além da apresentação do decreto de criação da defesa civil de cada município.

"As reuniões previstas para ocorrerem com representantes dos municípios do interior do RN tem como foco principal o desenvolvimento de ações preventivas que ajudem a diminuir os danos provocados por possíveis acidentes e desastres naturais. Queremos dar apoio a consolidação das coordenadorias municipais de defesa civil e garantir que elas estejam alinhadas aos mesmos propósitos do processo pelo qual a Defesa Civil Estadual e Nacional estão passando", disse Tenente Coronel Josenildo Acioli.

Além dessa ação, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Seridó também prepara ação semelhante no dia 2 de fevereiro.

Sesap divulga panorama da dengue no Rio Grande do Norte


Por Assessoria de Imprensa Sesap
Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência da dengue no Rio Grande do Norte, emitido pelas subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apresenta um panorama da doença no Estado. Quarenta municípios apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012.

O documento é produzido com base nos critérios da incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação e densidade populacional, além de apresentar as áreas de risco de epidemia de dengue nos 167 municípios do RN.

Também foi confirmado pelas subcoordenadorias, através do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes/LACEN, dois (02) casos de dengue causado pelo sorotipo 4 do vírus (DENV 4), sendo 01 no município de Alexandria e 01 no município de Guamaré. O diagnóstico foi obtido pela técnica de isolamento viral nas culturas de células C6/36 (técnica padrão ouro), processadas no Lacen.

O Programa Estadual de Controle do dengue, diante da confirmação da circulação do sorotipo DENV 4 recomenda aos municípios:

- O bloqueio de casos tem que ser explorado ao máximo pelos municípios com as batidas de foco e utilização de portáteis, pois no momento o Estado não possui autorização legal para cortar a transmissão utilizando UBV pesado (fumacê);

- A necessidade de reforçar que a rede de atenção à saúde esteja atenta para o aparecimento dos primeiros casos, solicitando coleta para sorologia e isolamento viral de todos os casos suspeitos de dengue;

- As vigilâncias epidemiológica e ambiental devem permanecer em alerta no sentido de tomar todas as medidas necessárias, tendo em vista a magnitude da doença;

- As secretarias municipais de saúde devem intensificar o sistema de notificação de casos suspeitos em toda a rede de serviços de saúde e inserir imediatamente estes dados no SINAN para que a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde possam monitorar todos os casos suspeitos;

- Investigação de campo para a determinação da amplitude da circulação do DENV-4 na área de ocorrência do caso, com visitas casa a casa pelos agentes de endemias e agente comunitário de saúde para identificação de novos casos suspeitos;

- Intensificar atividades de educação em saúde e mobilização social.

DENGUE - A dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. 

Nota do Upanema News: Nosso município aparece como de "alto risco"!


Meteorologistas apontam bom inverno para este ano no RN

Elizangela Moura - Correio da Tarde

Com início de tempo nublado e de chuva, mesmo que fraca, o homem do campo começa a ganhar mais fé para um ano de bom inverno e consequentemente de uma boa safra. 

A previsão até o momento por parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn, é que esse ano será de chuvas de normal a acima da média,sendo que para a região do Semiárido, a estimativa é de que possa chover entre 600 a 700 mililitros e, para o Alto Oeste potiguar, a marca pode atingir 750 mililitros.

Vale salientar que, de acordo com o que foi explicado em recentes entrevistas do chefe do Departamento de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a confirmação de um bom período invernoso para o estado só será definida no próximo mês,, após a Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte do Nordeste do Brasil, que desse vez será realizada em Natal, a exemplo do que já ocorreu em outros estados. Por enquanto, as observações das condições da atmosfera dos oceanos dão conta de um período com chuvas regulares propício a agricultura e a renovação de recursos hídricos já a partir desse final de mês e início de fevereiro.

A previsão inicial é de uma boa quantidade de chuva, sendo que no mês de março as precipitações ficarão mais intensas, afastando a possibilidade de seca.

sábado, 28 de janeiro de 2012

ENQUANTO ISSO...

::no Facebook


PROGRAMA PRESTANDO CONTAS COM O POVO

::TV
                   No programa Prestando Contas com o Povo deste sábado teremos entrevistas com o Secretário de Educação Inácio Araújo, que falará sobre o início do ano letivo e investimentos na educação, e do Controlador do Município Gilvandro Fernandes que falará sobre o pagamento do funcionalismo.

                   Ainda serão divulgadas novas informações sobre o carnaval 2012.

                   O programa vai ao ar a partir das 12h no canal 07.

ENQUANTO ISSO...

::no Facebook

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ROYALTIES DE JANEIRO EM QUEDA LIVRE

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUeT1KJSSK7dRvz_jtEkS2lZZukuJWaZLi5DCIYS1YEYoFCPNo7QsmOe4NvAvh1Wq5KsZvfuXl6St2pEPKFp0s7_UH8ws_eqYCmbuMNz9NDJDmK6H9ciAMtk0EAz7LE43gzI9Y/s1600/royalties-do-petroleo-pre-sal.png::recursos

               O ano de 2012 não começou muito bem em se tratando de repasses para nosso município. 

             Após ter a primeira cota do FPM zerada no dia 10 o repasse dos royalties também deixou muito a desejar.

             Assim, o município de Upanema recebeu neste mês de janeiro R$ 218.075,41C referente ao repasse dos royalties do petróleo.

              Para efeito de comparação em dezembro o repasse foi de R$ 241.849,48 C.

NOVOS APROVADOS

::aprovação

         Miebly Medeiros foi aprovada para cursar Ciências Contábeis;

         Fernanda Carvalho aprovada para cursar Administração.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Enquanto isso...

No Facebook


SEGUNDA CHAMADA DO SISU É DIVULGADA

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira a segunda chamada de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nova lista dos aprovados já disponível para consulta no site do programa.

Quem foi convocado nesta classificação deve fazer procurar as instituições de ensino para fazer matrículas nos próximos dias 30 e 31. Até o dia 1º de fevereiro, os candidatos que não foram chamados até agora vão poder pedir inclusão numa lista de espera, publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis serão divulgadas gradativamente pelas instituições, com prazo até 2 de março.

O Sisu ofereceu mais de 108 mil vagas em 95 instituições de ensino superior público em todo o país, entre elas 15 faculdades do Rio. Nesta edição, o Sisu bateu um recorde de acessos: o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) registrou 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de candidatos (cada aluno teve o direito de se candidatar para dois cursos). O Rio de Janeiro lidera a lista de cadastros, seguido de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul.
Fonte: Extra

Nota do Upanema News: se algum upanemense for aprovado enviem nos comentários para divulgarmos.

NOVA ENQUETE PARA DECIDIR QUAL ATRAÇÃO DA FESTA DO ESPORTE 2012


::enquete
                      Dentro do processo de escolha das atrações da Festa do Esporte 2012 o professor Dequinha Bezerra lança mais uma enquete com a inclusão de novas bandas.

                      Não deixe de votar:
  • Solteirões e Pegada de Luxo - R$ 30,00
  • Saia Rodada e Pegada de Luxo - R$ 30,00
  • Forró Pegado e Bonde do Brasil - R$ 25,00

SOLTEIRÕES VENCE PRIMEIRA ENQUETE PARA ESCOLHA DA ATRAÇÃO DA FESTA DO ESPORTE 2012

::enquete

                O professor Dequinha Bezerra já está programando a sua tradicional Festa do Esporte deste ano que acontecerá em agosto.

                  Com a ajuda do nosso blog foi feito uma enquete para de acordo com o gosto popular decidir qual será a melhor atração para a festa.

                  Na primeira enquete tivemos o seguinte resultado:

                 Solteirões e Pegada de Luxo ganharam na preferência popular com 114 votos totalizando 58% dos votantes. Em segundo ficou Cavalo de Aço com 21% seguido de muito perto pela banda Gatinha Manhosa com 20% e ocupando a terceira posição.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NO BLOG DE EDINAEL CASTRO

Matéria excluída a pedido do autor.

ATENÇÃO CLIENTES DA ALSOL

::internet
                 A Alsol, empresa que presta serviço de internet em nossa cidade, informa a seus clientes que devido a problemas em seus equipamentos ocasionados pelas últimas chuvas, o sistema sairá do ar na tarde de hoje para reparos e solucionar problemas para melhoria do sinal.

                 A previsão de retorno do sinal é no final da tarde.
      

Relação dos beneficiados com os kits de irrigação entregues pela prefeitura/governo federal

NOME                                                                                                             
Antonio Vitorino de Medeiros
Arlindo Ferreira de Aquino
Antonio Targino Sobrinho
Associação dos Produtores Rurais do Sitio Boa Àgua II
Antonio Bezerra de Oliveira
Aldalene Bezerra Santos
Adalgisa Barbosa de Medeiros  
Antonio Carlos de Carvalho Filho 
Antonio Fernandes Neto
Altina Joana da Conceição 
Associação dos Produtores Rurais do Sitio Boa Àgua I 
Anelio Fernandes dos Santos
Agenor Vitorino da Costa Filho
Associação do Projeto de Assentamento e Reforma Agrária Geraldo Messias.  
Antonia Freire Costa
Antonio Balbino de Castro
Antonio Ferreira de Aquino
Clecio Azevedo de Mendonça
Cosme Messias de Medeiros
Dalvirene Carlos de Carvalho
Everaldo Antonio da Silva
Everaldo Lopes Bezerra
Erton Luiz Rocha Bezerra
Francisco Vitorino Neto
Francisco Aquino da Rocha 
Francisco Francelino Neto 
Francisco Pequeno de Medeiros
Francisco Inácio de Castro
Francisco Aparecido Cabral
Francisco Damião Silva
Giuseppe Bezerra de Oliveira 
Geraldo Freire de Oliveira 
Gilberto Freire
Gilnete Bezerra de Oliveira
Gilvan Nogueira Alves Peixoto Junior 
Hermíro Fernandes de Melo
José Lopes de Araújo
José Medeiros Pimenta
José Garcia de Medeiros
José Maria de Carvalho
José Maria da Silva
Jonatas Aquino da Rocha
José Bezerra de Oliveira
José Manoel da Silva 
José Francisco da Silva
Josenir Alves de Melo
José Lopes de Medeiros
José Jonas Freire
José Antonio de Oliveira
João Ferreira Gama
Julio Floriano Soares
Luiz João da Silva
Luiz Lopes de Medeiros
Manoel Ferreira de Aquino
Maria Zilene Medeiros de Carvalho
Mariano Ribeiro da Silva
Maria Salete Medeiros Fagundes
Marcos Cristiano da Cunha Castro
Manoel Leandro Filho
Manoel Fagundes de França
Manoel Simão Neto
Manoel Garcia de M. Filho
Maria Nilza Costa Teixera 
Manoel Joaquim Fernandes
Nerivaldo Lino de Mendonça
Nivaldo Joel da Silva 
Nilza Cavalcante dos S. Carlos
Osias Maciel Carvalho Costa 
Paulo Eloi de Carvalho
Raimundo Azenilton B. de França
Ronildo Lino Bezerra
Raimundo Lourenço de Aquino Neto
Severino Garcia de Medeiros
Sebastião Gonçalves da Silva 
Tarcisio Aquino Costa Teixeira
Valfredo Dantas Pamplona
Valdecio Carlos da Costa
Vicente Rosa dos Santos
Valdeci José de Souza
Valerio Augusto Tavares de Mendonça

NO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS

       Diário Oficial dos municípios informa sobre a prorrogação dos seguintes contratos:

ANDRE JOSE DE MEDEIRO - veterinário
FLAVIO DE OLIVEIRA BASILIO - agrônomo
GLENDA COMERCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO - combustível
POSTO JOÃO LOPES LTDA ME - combustível
R N FERNANDES DE FRANÇA ME - medicamentos


           Os contratos foram prorrogados até o dia 29 de fevereiro.

UPANEMA RECEBERÁ 50 MIL PARA COMBATER OBESIDADE INFANTIL NA REDE ESCOLAR


Upanema integra a relação de cidades do Rio Grande do Norte que serão contempladas com recursos financeiros transferidos pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para executar ações de prevenção e combate à obesidade infantil na rede escolar. 

Segundo informação advinda da assessoria de comunicação social do órgão federal, em Brasília, tais ações se farão presente num total de 2.593 estabelecimentos educacionais do Rio Grande do Norte. 

O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em todo o país e, no Estado, a ação compreenderá mais de 2.500 unidades de ensino. 

Conforme o relato prestado pela assessoria de imprensa, a iniciativa vai envolver alunos com idade entre cinco a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos 149 municípios potiguares que fazem parte do Programa Saúde na Escola, PSE. 

A medida foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante o programa de rádio ‘Café com a Presidenta’ desta segunda-feira. 

Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. O tema de trabalho prioritário em 2012 será ‘Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência’. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7 por cento, em 1970, para 21,7 por, em 2009. 

O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de 6,2 milhões de reais referente aos 149 municípios do Rio Grande do Norte que aderiram ao PSE no ano passado. Outros 229 municípios brasileiros aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. 

Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70 por cento do valor acertado para implementar as ações. Os 30 por cento restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento. Dentre os municípios do Estado que a exemplo de Upanema receberão dinheiro do Governo Federal para ações de prevenção e combate à obesidade infantil constam: Afonso Bezerra (50.250 reais); Alto do Rodrigues (50.250 reais); Angicos (50.250 reais); Campo Grande (30.150 reais); Carnaubais (30.150 reais); Fernando Pedroza (10.050 reais); Guamaré (50.250 reais); Ipanguaçu (60.300 reais); Itajá (30.150 reais); João Câmara (87.100 reais); Jucurutu (80.400 reais); Lajes (40.200 reais); Macau (100.500 reais); Mossoró (395.300 reais); Natal (140.700 reais); Paraú (20.100 reais); Pedro Avelino (30.150 reais); Pendências (50.250 reais); Porto do Mangue (20.100 reais); Santana do Matos (70.350 reais); São Rafael (20.100 reais); Serra do Mel (40.200 reais); Triunfo Potiguar (10.050 reais); e, Upanema (50.250 reais).
 
Fonte: com informações da Rádio Princesa do Vale

UPANEMA FLASH ATUALIZADO

::fotos
       O blog Upanema Flash está atualizado com fotos da formatura de Kalízia em Natal.

       Confira <AQUI>

LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA EQUIPAMENTOS E CONSTRUÇÃO DE QUADRA ESCOLAR


A Prefeitura Municipal de Upanema recebeu, no dia 20 de Janeiro, a última parcela de recursos para a compra do EQUIPAMENTO – PAR Proinfância. Os recursos, no valor de R$ 48.055,47 (quarenta e oito mil, cinquenta e cinco reais e quarenta e sete centavos), são para complementar a primeira parcela liberada dia 17.

E no dia 23 de janeiro, recebeu a primeira parcela relativa à construção de uma quadra poliesportiva escolar coberta com vestiário. Os recursos no valor de R$ 101.990,02 (cento e um mil, novecentos e noventa reais e dois centavos), são oriundos do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação, no âmbito do PAC 2. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um conjunto de medidas que estimula os investimentos em infra estrutura, crédito e desoneração de tributos para ampliar o PIB (Produto Interno Bruto), a soma das riquezas produzidas pelo País e a geração de empregos, tudo isso aliado a benefícios sociais levados a todas as regiões brasileiras. As ações do PAC 2, no Ministério da Educação, estão voltadas para o Programa Pro infância e para a construção de quadras esportivas escolares cobertas, bem como para a cobertura de quadras esportivas escolares. As demandas dos municípios, estados e Distrito Federal para obras do PAC 2, no Ministério da Educação, são inseridas no SIMEC - Módulo PAR 2010 (http://simec.mec.gov.br/).


A Secretaria de educação do município, juntamente com o técnico da Secretaria de Obras, Givanilson Gonçalves cumpriu todas as exigências do Ministério da Educação, e inseriram no SIMEC toda a documentação necessária para análise e aprovação do MEC, para a construção da Quadra Escolar Coberta com Vestiário. A referida quadra será construída na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, valor total dos recursos, R$ 509.950,09 (quinhentos e nove mil, novecentos e cinqüenta reais e nove centavos).
Fonte: blog da Secretaria de Educação

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Banda Porreta: elétrico e arrochado




Se curtir o forró da banda Porreta já era bom, imagine agora com o repertório elétrico e arrochado que a banda está preparando para o carnaval 2012 aqui em Upanema e região. Para provar um pouquinho desse novo projeto da banda, os internautas poderão baixar o CD promocional com músicas que farão a galera dançar e curtir no carnaval. São músicas que estão bombando nas rádios do estado e de todo o Brasil, sem falar em hits do passado transformados em uma pegada de axé. Para fazer esse trabalho, a banda conta com uma formação de músicos de excelente capacidade e dois vocalistas que prometem sacudir a galera, Paulinho e Carlinhos. Ta curioso pra ouvir os sucessos da banda desse carnaval? Então click no link a seguir e baixe o CD promocional:http://www.4shared.com/get/ohQfKP7i/BANDA_PORRETA_-_PROMOCIONAL__C.html

OBRAS NA BR 110


::BR 110
              Estivemos ontem na Serra, mais precisamente onde irá ser instalado o canteiro de obras da Delta, empresa que construirá a BR 110. 


             Para nossa surpresa uma equipe com dezenas de funcionários, todos bem fardados e equipados, estava trabalhando no local em ritmo acelerado.

                  Ao mesmo tempo fomos informados que uma outra equipe tinha iniciado os trabalhos na BR 110, chegada a Mossoró.

                 É mais um pouco de expectativa em torno dessa obra.

Upanema News copia material do Blog A visão da era sem permissão e publica comentários de leitores anônimos denegrindo imagem de blogueiro


 O Blog Upanema News copiou matéria do Blog A visão da era e, mesmo tendo todo o controle de comentários maldosos de alguns leitores de má fé, publicou-os como se fosse natural agredir as pessoas, sem observar que a lei é bem clara: os comentários de autores anônimos são de responsabilidade do blogueiro. Portanto este poderá responder por danos morais, e direitos autorais, já que o blogueiro deixou bem clara a fonte da matéria.

Sou um daqueles que defende a reprodução de matéria e imagem sem a prévia consulta ao autor, compreendendo que a velocidade hoje da informação é de tamanha grandeza que não daria tempo a consultas ou coisa assim; porém não vou permitir que ninguém abra espaço para leitores irresponsáveis, que não tendo  nenhum escrúpulo ou respeito próprio, pela sua vil ignorância, venha atingir a minha imagem, pelo simples desejo de descarregar as suas amarguras e intimidar a minha opinião sobre aquilo que acredito ser verdade. De forma que, na próxima vez que qualquer blogueiro que reproduzir material dos Blogs A visão da era, Upanema in focus, Fatos e fotos, Fatos em destaques, Di Carvalho, com ou sem permissão minha permissão, abrindo espaço para leitores para comentários infundados e anônimos, abriremos processo para apurar as responsabilidades de quem fato for.

Aldo Carvalho


Nota do Upanema News: caro colega Aldo, em nenhum momento foi nossa intenção denegrir sua imagem, tanto que recebemos dezenas de comentários com tal conteúdo que foram prontamente bloqueados. 


Não acredito que os cinco comentários liberados se enquadrem nesse contexto de ofensa a sua imagem, pelo contrário, mostra a força de seu posicionamento e a repercussão que gerou em toda a cidade.


Um abraço!
Silva Júnior


P.s. Aldo postou outra opinião polêmica sobre a reunião em Tibau que é melhor nem copiar! quem quiser conferir basta clicar <AQUI>.

Vereador Dárcio Régis é escolhido como o mais atuante de 2011

                A Associação Upanemense de Comunicação e Cultura, que engloba a TV Upanema, Jornal de Upanema, além de dezenas de blogs da cidade, decidiram analisar o ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores para escolher qual o edil mais atuante em 2011.

              Após uma análise criteriosa abordando aspectos como apresentação de projetos/requerimentos, freqüência e ações desenvolvidas ao longo do ano o vereador e presidente da Câmara Dárcio Régis foi o escolhido.

             O vereador disse à nossa reportagem que ”se sente feliz em ter seu trabalho reconhecido pela imprensa local”.

                 Entre algumas iniciativas do vereador destacamos a transmissão ao vivo das sessões para toda a cidade, revitalização do site da Câmara, compra de equipamentos, a ideia da festa para comemorar o aniversário de Upanema entre outros. Para o início do ano já está sendo construído um novo piso para o plenário, que será de madeira e mais alto facilitando ao público presente acompanhar as sessões.

                 A iniciativa do Jornal visa despertar nos vereadores uma maior atenção ao longo do ano, com maior freqüência e apresentação de projetos e ações de interesse da sociedade.
Fonte: Jornal de Upanema


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Projeto pioneiro da prefeitura de Upanema distribui kits de irrigação para agricultores


Cerca de 80 agricultores situados a margem do Rio Upanema foram beneficiados hoje, com a entrega de kits para irrigação. Os kits fazem parte do projeto lançado pelo governo municipal em apoio aos irrigantes de nosso município. O objetivo é fornecer os instrumentos necessários para que os agricultores possam absorver o recurso precioso da água da barragem de Umarí, com equipamentos modernos e técnicas passadas por especialistas. Um dos destaques do kit é a entrega dos medidores de tarifa verde, que possibilita o agricultor pagar menos na conta de energia, um dos principais entraves para o produtor irrigante.
O projeto de entrega dos kits passou por diversas esferas burocráticas, que em alguns momentos pareciam intransponíveis. O representante da Comissão Pastoral da Terra, José Carlos – ex-secretário de Agricultura – enfatizou que essa luta contou com o apoio de muita gente, em especial, a deputada Fátima Bezerra – PT. Ele disse que essa é mais uma realização do projeto político assumido pelo Partido dos Trabalhadores, quando decidiu apoiar a prefeita Maristela e o vice-prefeito Manezinho em 2008.
 
O secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton também falou da importância da prefeita Maristela nesse processo, que buscou junto aos órgãos competentes em Brasília, a resolução das pendências existentes. Ele disse também que os agricultores do município estão de parabéns, pois esse é um projeto pioneiro no estado e que todos devem se orgulhar de ter uma administração que olha pelo homem e pela mulher do campo.
 
O vice-prefeito Manoel Carlos disse em seu discurso, que está na agricultura uma das saídas para o crescimento de Upanema. “Temos água, temos terras boas e pessoas com vontade de produzir. É por isso que nossa administração investe no homem do campo com projetos de geração de emprego e renda, mas que também levam o alimento a mesa do trabalhador rural”, afirmou.
 
A prefeita Maristela destacou a importância do projeto que irá beneficiar de forma indireta, mais de 300 pessoas. “Estamos dando as condições para que o trabalhador possa produzir. Muitos não acreditavam mais na realização desse projeto, mas estamos aqui em praça pública cumprindo mais um compromisso do nosso plano de governo e vamos cumprir mais ainda, até o fim de nosso mandato”, disse. 

NOVOS APROVADOS NO PROUNI

::educação

Aluska Gondim foi aprovada para cursar enfermagem na FARN 

Felipe Carvalho foi aprovado para o curso de Turismo.


CHARGE

::telefonia
Enviado por Marlos Wendell

domingo, 22 de janeiro de 2012

CHUVA VIRA SINÔNIMO DE FALTA DE SINAL DE CELULAR

::celular
            Um fato tem intrigado a população de Upanema. É que além das quedas "normais" no sinal da TIM um novo tipo surgiu nos últimos dias.

             A cada chuva imediatamente o sinal da operadora sai do ar deixando os milhares de usuários sem comunicação.

            "TIM sem fronteiras" definitivamente não chegou em Upanema.

CHUVA NESTE DOMINGO EM UPANEMA

::inverno
              Começou no início da noite uma forte chuva que se transformou em uma neblina por horas.

              Trovões e relâmpagos acompanharam essa chuva que faz parte de uma frente fria que atingiu a região durante a semana.

ACIDENTE DE MOTO

::acidente
              Por volta das 18h deste domingo ocorreu um acidente de moto de proporções consideráveis, mas felizmente sem vítimas fatais.

              Um popular conhecido por Erivan se chocou com um senhor conhecido como Antonio (de Maria Gama) na Avenida 16 de Setembro, saída para Campo Grande.

               Os dois foram levados para o posto de saúde para os primeiros atendimentos.

               Quem observa o trânsito de nossa cidade não entende como acidentes graves não acontecem com frequência já que a imprudência é uma constante.

MISSA DE HOJE

::religião
             Comunicamos a Todos que a Missa Dominical hoje não será na Paróquia e sim na Capela de Mãe Rainha no Bairro Pêgas às 19h30min. O motivo é devido a nossa igreja matriz  está em reforma.  Espalhem o aviso e PARTICIPE!
Fonte: blog do Grupo de Jovens

ATRAÇÕES ANUNCIADAS DO CARNAVAL DE UPANEMA 2012

::carnaval
              A prefeita Maristela Freire anunciou no final da manhã deste sábado na TV as atrações do Carnaval de Upanema 2012.

                     A programação completa será anunciada ao longo da semana mas atrações são as seguintes:

* Banda Inala
* Bakulejo
* Rafaela Manville
* Timbalasamba
* Forró Porreta
* Gandaia

sábado, 21 de janeiro de 2012

Prefeitura fará anúncio oficial do projeto de irrigação das famílias ribeirinhas


Está agendado para a próxima segunda-feira dia 23/01/2012 ás 10:00h na Prefeitura Municipal de Upanema, o anúncio oficial do Projeto de irrigação para as famílias ribeirinhas, localizadas as margens do Rio Upanema. Projeto esse financiado pelo Governo federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA em parceria com a Prefeitura Municipal de Upanema através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto também teve o apoio importante da Deputada Federal Fátima Bezerra (PT/RN), que lutou em Brasília pela liberação dos kits de irrigação para os produtores e produtoras rurais.
 
Os kits irão melhorar as técnicas de irrigação e com isso, aumentará a produção. O projeto de irrigação também contará com serviço de apoio técnico e com visitas as famílias beneficiadas onde serão distribuídos 80 (oitenta) kits de irrigação com medidores de tarifa verde incentivando os agricultores (as) familiares do município a produzir mais, melhor e com menor custo os seus produtos, gerando emprego e mais renda aos trabalhadores e trabalhadoras que dessa atividade sustentam as suas famílias.
 
“Nesta segunda-feira 23/01 faremos o anuncio oficial das famílias beneficiarias desse programa e já apresentaremos um calendário de ações que já inclui reuniões, capacitações, recebimento e implantação de todo material”, afirma a Prefeita Maristela Freire. Esse projeto de apoio aos irrigantes consta no plano de governo da prefeita Maristela e foi uma das solicitações acolhidas junto a população rural e principalmente daqueles produtores que possuem terras ao longo da margem do Rio Upanema.
 
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com