segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROFESSORES DE UPANEMA REALIZAM NOVO PROTESTO‏


Os professores da rede municipal de ensino realizaram um protesto em frente à sede da Prefeitura de Upanema durante toda a manhã dessa segunda-feira, 31. O ato pacífico, que teve o objetivo de cobrar a implantação do piso nacional do magistério, contou também com a participação de estudantes, pais de alunos, outros servidores municipais e populares.
Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP) ainda participaram da sessão realizada na Câmara Municipal e cobraram uma atuação mais forte dos vereadores na defesa da implantação do piso dos professores.
Esse foi o terceiro ato realizado pelos docentes municipais nas últimas três semanas.  Antes, já haviam sido realizadas duas paradas.
A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDESERPUP), Rosemary Sobral, explicou que as atividades são uma resposta ao total descaso da prefeita de Upanema, Maristela Freire, com as reivindicações dos professores. “O piso foi implantado em 2009 e até o dia de hoje a prefeita não apresentou uma única proposta”, denunciou a sindicalista.
Rosemary acrescentou que a preocupação aumenta porque a cada ano o piso ganha novos valores e, até o momento, nem mesmo o primeiro valor foi concedido.
Professor de Matemática da Escola Municipal Maria Gorete, Josiel Gondim, destacou que o principal problema é a prefeita não sentar com a categoria para negociar. “A prefeita bateu o pé com a história de que não tem como pagar o piso por conta da lei de responsabilidade fiscal e não quer conversa com a categoria”, reclamou o professor.
Josiel observou que o piso também é uma Lei federal e que precisa ser respeitada, “cabendo ao Município buscar uma forma de se adequar”.
O presidente da Câmara Municipal, Dárcio Régis, prometeu agendar uma reunião com Maristela Freire para discutir o assunto e depois apresentar o resultado aos professores. Rosemary cobrou também que seja debatida na reunião a revisão do plano de carreira.
Na próxima semana, diretores do Sindserpup participam de reunião com o promotor público e logo em seguida realizam assembleia para discutir o encontro. “Novos atos e paralisações não estão descartados”, adiantou Rosemary.
Enviado pela Assessoria do Sindserpup

QUEREMOS A BR 110



Uma grande movimentação em defesa da construção da BR-110 aconteceu hoje pela manhã, na feira-livre de Upanema. Estudantes e representantes do movimento estudantil, Conselho Municipal da Juventude, autoridades locais como o vice-prefeito Manezinho que esteve representando o executivo, vereador Anízio Jr. e os secretários Anaximandro Eudson e Aisamaque Dalyton, além de jovens de cidades vizinhas estiveram reunidos cobrando o início da tão sonhada estrada. Na última semana tinha sido a vez de Campo Grande mostrar sua indignação com o descaso com a obra que está parada e sem nenhuma perspectiva de retomada. Hoje, a sociedade upanemense deu o seu recado com cartazes, faixas e discursos de protesto. O vice-prefeito Manezinho disse que a administração da prefeita Maristela sempre foi combativa com o descaso que está acontecendo com a BR. “Sempre que a prefeita vai a Brasília, ou se encontra com alguma autoridade do nosso estado, a prefeita cobra mais rapidez e uma resposta com credibilidade, pois o nosso povo não agüenta mais promessas. Queremos as máquinas trabalhando, conversa não adianta mais”, afirmou o vice-prefeito. Manezinho também falou da importância que a estrada trará para os municípios de Mossoró, Upanema, Campo Grande e Janduís. Além da geração de emprego no período da construção o desenvolvimento dos municípios depois da estrada construída.  

Essa manifestação é apenas parte de um grande movimento que acontecerá no próximo dia 19 de novembro em nossa cidade, onde caravanas de Janduís e Campo Grande farão um rally pela BR-110 com o objetivo de chamar atenção de nossas autoridades para o problema que ser arrasta a mais de 50 anos.

PROGRAMA SOBRE LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROFESSOR JOSAFÁ


::TV


      Hoje a partir das 11h na TV Mossoró, canal 7, teremos a exibição completa da festa de lançamento do livro do professor Josafá Inácio, evento realizado no dia 17 de setembro dentro das comemorações do aniversário de nossa cidade. São imagens e entrevistas inéditas em Upanema cedidas por Josafá Inácio.

Não deixem de conferir!

CENTRAL DE BOATOS

::política

      Uma série de boatos circulou em Upanema na última semana sobre uma possível reforma no secretariado da prefeita Maristela Freire. Repito, as informações que obtivemos podem não passar de mera especulação, mesmo assim merecem ser relatadas neste espaço para uma breve análise.

     Inicialmente o professor Josiel citou em seu blog que secretários poderiam ser mudados. Fomos atrás de nossas fontes e descobrimos três nomes principais na berlinda e seus possíveis substitutos.

Secretaria de Ação Social
      Começamos pela secretária de Ação Social, Ana Fernandes, que seria substituída por Márcia Simone, que foi candidata a vice da oposição na eleição de 2008. Esses boatos vem de muito tempo e podem ser sinal de que são reais.

Secretaria de Saúde
       A secretária de Saúde, Conceição Medeiros, seria substituída pelo vereador Anísio Jr. que voltaria assim a fazer parte do bloco situacionista. Em contato com o blog, o vereador foi categórico em afirmar que não existe possibilidade de aceitar esse tipo de convite e permanece firma na oposição.

Secretaria Obras
     O atual secretário Valmir Aquino seria substituído pelo ex-vereador Aguinaldo Eloi. Essa informação foi repassado por um parente próximo de Aguinaldo que disse ainda que o mesmo está conversando com a família sobre essa possibilidade. O maior entrave até o momento tem sido o vereador Elzimar Carvalho, sobrinho de Aguinaldo e que pretende permanecer na oposição.

     Não temos dúvidas de que se esses boatos se tornassem realidade a prefeita Maristela Freire ganharia mais força política já que conseguiria o apoio de dois vereadores além de grande parte da família Garcia e Carvalho com a vinda de Márcia e seu esposo Carlinhos.

SEGUNDA-FEIRA MUITO MOVIMENTADA EM UPANEMA


::protestos
      A manhã desta segunda-feira (31) em Upanema promete ser bastante movimentada. Teremos duas movimentações na feira livre do município além da sessão na Câmara de Vereadores. 

      Uma das manifestações será em prol do início das obras da BR 110, movimento criado em Campo Grande que conta com a parceria de comitês das cidades de Upanema e Janduis. Será feita uma panfletagem na feira com concentração na parte final para discursos dos líderes do movimento.

      Ainda na feira livre teremos um corpo a corpo feito pelo Sindicato dos Servidores municipais que estão realizando mais uma parada nesta segunda-feira, a terceira nos últimos quinze dias, visando pressionar o executivo a cumprir o piso nacional salarial dos professores.

     Nosso blog estará cobrindo os eventos e traremos o que de mais importante acontecer em cada um. Aguardem!

Corrupção, economia, legitimidade e liderança: Mudanças para um país melhor‏


Querer levar vantagens é uma característica de muitas pessoas. Muita gente se sente muito feliz quando consegue obter algum resultado positivo para si, mesmo que para isso outras pessoas sejam penalizadas com perdas de diversos tipos. Exemplos de comportamentos dessa natureza são abundantes. Os banqueiros e dirigentes do sistema financeiro, por exemplo, buscam ganhos e lucros em suas operações mesmo que para isso possam ocorrer perdas significativas para muitos, inclusive para toda sociedade. Empresas dos mais diversos ramos praticam ações cuja ética é totalmente desprezada com o intuito de obter ganhos maiores do que o merecido causando prejuízos para pessoas, governo e para a sociedade. A falta de respeito e de ética e o amor à corrupção não estão presente somente no cotidiano de muitos agentes públicos, mas de muitos agentes que atuam no setor privado.

Embora tenha-se maior visibilidade e maior indignação contra a corrupção praticada pelos políticos, a vontade, a coragem e o destemor de se praticar a corrupção repousa na mente de muitas pessoas, no Brasil e fora de nosso país. Aqui, o poder que deveria dar o exemplo do comportamento ético é o que mais desrespeita o cidadão. Existem casos e mais casos de juizes, promotores, desembargadores, etc. que deveriam ser exemplos de homens e mulheres íntegros praticam os mais cruéis e inomináveis atos de corrupção, covardia e humilhação contra as pessoas comuns. Nesse poder, o corporativismo é praticado com a máxima eficiência resultando em poucas punições e pouquíssimos vão para cadeia. 

A imoralidade é tamanha que faltam pessoas sérias e de reputação irreparável para efetivamente liderar movimentos com legitimidade, coerência e ética contra todos os desmandos, roubalheiras, humilhações, desrespeitos às leis e às pessoas em nosso país.  Movimentos que ocorreram em muitos países e no nosso partem do principio que os fins justificam os meios e não é importante se os reivindicantes possuem reputação igual aos que estão sendo combatidos. Empresas e pessoas ricas ou da classe média tradicional protestam contra a corrupção, mas pagam mal aos seus funcionários, humilham as pessoas, se tiver oportunidade pode usufruir de benefícios para si à custa de perdas de terceiros o fazem, não respeitam às leis, etc. Para grande parte dessas pessoas vale a máxima: façam o que eu mando, mas não faça o que eu faço.

Essa situação não é privilegio somente do Brasil. Países como a Índia, China e outros, a situação é muito pior. Aqui, existe muita corrupção praticada por agentes públicos e por agentes privados, mas muita gente melhorou de vida, estando vivendo em outro patamar de padrão de vida. Nesses outros países, apesar de terem crescimento econômico maior do que o nosso, o fosso social é muito maior do que o existente no Brasil. A verdade é que muita gente não admite a corrupção praticada por outros e isso se tem traduzido pelas manifestações ocorridas pelo mundo afora. As manifestações ocorridas no mundo árabe surtiram efeito quase que imediato com a derrubada de muitos tiranos que humilhavam o seu povo. Na Europa e outros países em outros continentes protesta-se contra as políticas econômicas que os governos tiveram que adotar por conta da última crise financeira cujo epicentro foi no mercado financeiro norte-americano. E nos Estados Unidos protesta-se contra o próprio mercado financeiro. Aqui no Brasil, os parcos protestos estão sendo contra a corrupção política.

Mesmo que grande parte de quem esteja protestando seja desprovida de legitimidade dado que a maioria faz ou fariam o mesmo do que estão protestando, esses movimentos podem trazer benefícios extraordinários para a sociedade. Entre os vários benefícios, podem levar as pessoas a pensarem nos outros ao agirem em qualquer situação, passem a respeitar as leis e a ética seja uma companheira inseparável por toda a vida. Além disso, é claro, os tomadores de decisões nos âmbitos das empresas ou do setor público, sejam essas ações de grande magnitude ou pequenos atos, passem a agir dentro das leis existentes no país desprezando a ganância descabida na qual a ética e o respeito às pessoas passam ao largo. Diante de tudo isso, e considerando que os recursos são escassos e os desejos das pessoas insaciáveis e a comunicação entre as pessoas é simultânea, os líderes devem ser éticos, ágeis para atender às demandas da população, saber controlar o sistema econômico, notadamente o financeiro, e fazer com que as pessoas em geral não pratiquem atos de corrupção.

Enviado por 
Francisco Castro
Economista

domingo, 30 de outubro de 2011

PROGRAMA VIPS


::TV
Hoje no programa Vips, com Walker Leal , teremos a cobertura da festa dos servidores e professores feita pela escola Calazans Freire na última sexta-feira como também a reapresentação das entrevistas da Festa do Esporte.

A partir do meio dia no canal 7.

DO FUNDO DO BAÚ

::fotos
      Foto do acervo de Ribamar Ribeiro.

sábado, 29 de outubro de 2011

EU RECOMENDO

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos e recomendo. Leia a sinopse.


Título: Desvendando Os Segredos Da Linguagem Corporal - Allan Pease
Autor: Allan Pease / Barbara Pease
Gênero: Auto-Ajuda / Desenvolvimento Humano
Ano De Lançamento: 2005
Editora: Sextante
Nº De Páginas: 272

» Sinopse


       Um gesto vale mais do que mil palavras. Provavelmente você já ouviu esta frase, mas talvez não tenha se dado conta do quanto ela é verdadeira. Em Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, Allan e Barbara Pease esclarecem que 93% da comunicação humana é feita através de expressões faciais e movimentos do corpo. Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobre as situações, pois podemos identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada aos nossos objetivos.

     Com bom-humor e uma sólida base científica, os autores de Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? explicam o significado de gestos que usamos no dia-a-dia, como cruzar os braços, coçar o nariz e balançar a cabeça, evitando os habituais mal-entendidos causados pela contradição entre o que dizem nossas palavras e nosso corpo. Este guia fundamental ensina como melhorar os relacionamentos, aumentando nossa capacidade de comunicação e de entendimento com as pessoas. Além disso, você vai descobrir como:


Causar uma impressão positiva nas pessoas.
Ser bem-sucedido em entrevistas e negociações.
Saber se uma pessoa está disponível.
Criar vínculos rapidamente e obter a cooperação de alguém.
Tornar-se uma pessoa agradável e sociável. Saber se uma pessoa está mentindo.
Ler nas entrelinhas .
Usar a linguagem corporal para conseguir o que deseja.
Reconhecer sinais amorosos e jogos de poder.


DÚVIDA DO LEITOR

::leitor
      "Gostaria de saber se no próximo dia 05 de novembro a prefeitura vai estar disponibilizando um transporte para alunos inscritos na seleção 2012.1 da UNP. Aguardo um post sobre isso em seu blog. obrigada".

Nota do Upanema News: Quem tiver alguma informação favor disponibilizar nos comentários ou pelo nosso e-mail eudesland@hotmail.com

PROGRAMA PRESTANDO CONTAS COM O POVO

::TV
     No Programa Prestando Contas com o Povo deste sábado entre outras atrações teremos a participação da Secretária de Saúde do município Conceição Medeiros. 

    O programa tem a apresentação de Anaximandro Eudson e Fabiano Jr. e vai ao ar todos os sábados pela TV Mossoró, canal 7 a partir do meio dia.

NO JORNAL O MOSSOROENSE


Funcionários públicos de Upanema articulam protesto para cobrar aplicação do plano de cargos e salários


UPANEMA - Os funcionários públicos da educação prometem realizar um grande protesto na próxima segunda-feira na cidade de Upanema.

Os funcionários cobram a oportunidade de discutir com a chefe do Executivo local, a prefeita Maristela Freire, a aplicação do Plano de Cargos, Carreira, e Salários (PCCS) da categoria.

Segundo os funcionários, além de não aplicar o PCCS, o município tem gerado dificuldades na busca de uma solução consensual.

"Queremos a oportunidade de discutir e buscar uma solução, mas a prefeita tem se negado a discutir o assunto. Sempre que existe alguma mobilização da categoria ela opta por encaminhar a discussão através de intermediários", destaca Josenilda Alves, diretora de finanças do sindicato dos funcionários públicos da cidade de Upanema.

Segundo Josenilda, nos últimos anos a prefeitura tem encaminhado reajustes sem base no PCCS e em meio a muitas dificuldades.

"Nos últimos anos tivemos que recorrer a intervenção do Ministério Público e chegamos até mesmo a ficar sem reajuste", destaca.

Para pressionar a prefeita de Upanema na busca por uma solução os funcionários ligados ao segmento da educação farão uma grande mobilização a partir das 7h da próxima segunda-feira que deverá contar com a participação de funcionários ligados a outras áreas.

"Estamos convocando os funcionários a buscarem um direito garantido por lei. Esperamos que todos os funcionários participem de mobilização", destaca Josenilda Alves.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MP INVESTIGA SUSPEITA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EM MUNICÍPIO DO RN


Da redação do Diário de Natal

Um Inquérito cívil Público instaurado pelo Ministério Público Estadual (MPE) pretende apurar a denúncia de improbidade administrativa ocorrida na prefeitura de Upanema, interior do RN. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (28), do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o promotor Flávio Sérgio de Souza Pontes Filho, a investigação se deu em decorrênciado não atendimento às requisições formuladas pela Câmara Municipal de Upanema/RN, bem como da falta de transparência  das contas municipais.
 
Desta forma, o promotor determinou um prazo de dez dias para que a prefeita do município apresente no prazo de 10 dias, uma justificativa para os dados colocados pela Câmara dos vereadores.

NA RÁDIO RPC

::rádio
      Ouvintes da rádio RPC de Mossoró nos informaram que hoje pela manhã, no programa de Agenor Melo, a professora Aretuza Gurgel fez uma participação.

       Em sua fala ela cobrou ações do executivo municipal na área da educação, como a implantação do piso nacional dos professores. Aretuza também disse que falava em nome da saúde e fez duras críticas nessas áreas.

CALAZANS FREIRE EM FESTA HOJE


::churrasco
      A Escola Estadual José Calazans Freire está realizando na manhã de hoje na chácara da Serra um grande churrasco para professores e funcionários em comemoração ao dia do professor e do funcionalismo público.
Nosso blog estará realizando a cobertura do evento. Aguardem!

CONSELHEIROS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

         Os Conselheiros Tutelares de Upanema – RN, comunicam a população que durante os dias 28, 29 e 30 do corrente mês estarão ausentes do município pois irão participar do II Encontro de Formação para Conselheiros Tutelares do RN na cidade de Baraúna – RN, evento que tem a organização da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros Tutelares dos Municípios do RN – ACECTURN.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Banco do Brasil estará com uma equipe de atendimento amanhão em Upanema

Estará em Upanema amanhã, uma equipe do Banco do Brasil, agência Campo Grande sob o comando do gerente Sidney Santos da Silva. O objetivo da vinda do gerente e a equipe para Upanema é trazer os serviços para perto dos clientes. No atendimento que será realizado amanhã, a partir das 08:00h na caixa eletrônica do banco, os clientes de Upanema poderão abrir contas, fazer empréstimos, tirar dúvidas entre outros serviços. 
Fonte: blog do Anax

PMU começa a pagar o funcionalismo hoje


Começou hoje o pagamento do funcionalismo municipal. Os servidores que receberão seus vencimentos hoje são das seguintes secretarias e/ou órgão:

Agricultura, Administração, Gabinete, Finanças, SUAS, Turismo e Comunicação, Agentes de Saúde, FUNDEB 40%, EJA, Educação Infantil.

Todos os funcionários de outras secretarias e/ou órgãos irão receber a partir de amanhã.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação

Prefeitura informa os dias de funcionamento em virtude dos feriados


A Prefeitura Municipal de Upanema comunica a todos os funcionários e a população em geral, que amanhã não estarão funcionando as repartições da administração municipal em virtude do feriado dedicado ao funcionalismo público. A exceção fica para os serviços essenciais como atendimento médico e limpeza da cidade.

Para efeito de informação, a Prefeitura também comunica que os serviços voltarão a normalidade na segunda-feira e terça-feira, sendo novamente interrompidos em virtude do feriado de Finados, na quarta-feira.

Maristela busca recursos em Brasília


Em viagem administrativa a capital federal, a prefeita Maristela cumpre intensa agenda em busca de novos benefícios para Upanema, além da liberação de recursos existentes nos ministérios. A prefeita chegou ontem à noite e aproveitou todo o dia de hoje para visitar os gabinetes dos parlamentares e ministérios, começando pelo da Previdência, que tem a frente o senador Garibaldi Alves Filho e onde existia uma pendência que impossibilitava o município de firmar convênios com o Governo Federal através do Cadastro Único de Convênios (CAUC), mas depois de repassadas as devidas informações pela prefeita, o município foi liberado e está apto a formalizar novos convênios. Garibaldi também assegurou recursos da ordem de R$ 200.000,00 para reforma das estradas vicinais do município. Os recursos tinham sido colocados no Orçamento Geral da União na época em que Garibaldi era senador. “Com esses recursos em caixa, irei conversar o vice-prefeito Manoel Carlos – que é especialista na área – para ver os locais onde precisaremos fazer um trabalho definitivo, com a colocação de bueiros, passagens molhadas etc”, explicou.

No gabinete da deputada Fátima Bezerra – PT, a prefeita cobrou novamente, o empenho da deputada no sentido de agilizar a aprovação do projeto destinado a construção de uma nova escola em Palheiros III, que é um compromisso da deputada. Maristela também pediu o apoio da parlamentar para liberação dos recursos para aquisição de mais três ônibus (dois para alunos e um menor para o transporte de professores) que já se encontram cadastrados no programa Caminhos da Escola. Além disso, a prefeita pediu para que a parlamentar inclui-se outro ônibus para o município, totalizando quatro novos veículos. Com a ajuda da assessoria da deputada, a prefeita cadastrou o município em um programa que tem como objetivo construir uma nova escola na zona urbana. “O MEC está priorizando a construção de novas escolas, pois a maioria das já existentes não se adéqua as necessidades exigidas pelo Ministério, principalmente na questão da acessibilidade”, explicou a prefeita.  A nova escola teria 6 salas de aula, além de uma estrutura que atenderá a todas as necessidades da área escolar. Já para zona rural, a prefeita cadastrou o município para receber recursos para reforma do colégio de Bom Lugar. A prefeita também solicitou a liberação dos recursos para aquisição de mobiliário para o colégio Maria Gorete, assim como a construção de uma cobertura para quadra da escola. Ainda no gabinete da deputada Fátima, a prefeita cobrou a retro-escavadeira que o município foi contemplado, mas até agora não recebeu. As informações fornecidas pela assessoria da deputada diziam que o município receberia a máquina em junho desse ano, mas até agora Upanema não foi beneficiado com a máquina. A deputada informou que o município foi realmente contemplado, mas problemas na licitação estão impedindo a liberação das máquinas para os municípios. “Upanema não perderá esse benefício. Fiquem tranqüilos que logo que forem resolvidas as pendências existentes no processo licitatório, teremos a liberação para o município”, afirmou a deputada. Com relação ao Piso Nacional do Magistério, a deputada informou que o valor destinado aos professores que trabalham 40 horas, é de R$ 1.187,00. Segundo a deputada, em janeiro a presidente Dilma deverá regulamentar o apoio financeiro aos municípios que não tem condições de pagar o piso atualmente, como é o caso de Upanema. A prefeita Maristela disse que já pediu para a equipe financeira fazer um levantamento de quantos professores ainda não recebem o piso e qual o impacto que isso terá na folha, para que o executivo possa sentar ainda este ano com o sindicato e tentar uma forma de pagar o Piso. “Faremos de tudo para cumprir a lei sem esse auxílio financeiro, mas para isso precisamos melhorar nossa arrecadação. Esperamos dar uma boa notícia para os professores ainda este ano”, afirmou a prefeita.

No gabinete do deputado Henrique Eduardo Alves – PMDB, a prefeita teve a boa notícia de que os recursos no valor de R$ 3.500.000,00 para realização do saneamento básico do município já estão assegurados, restando agora o município iniciar o processo licitatório. A prefeita também pediu para que o deputado atuasse junto ao Ministério do Esporte para liberação dos recursos restantes para reforma do Estádio Freirão. O deputado prometeu lutar pela celeridade do processo, mas destacou que os escândalos de corrupção envolvendo o ex-ministro Orlando Silva estavam emperrando os processos naquela pasta.
A prefeita Maristela Freire voltará ao nosso estado amanhã a noite e chegará em Upanema na sexta-feira a tarde.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação

Feriado pelo Dia do Funcionário Público será nesta sexta-feira (28)


Em virtude do Dia do Funcionário Público, comemorado nesta sexta-feira – 28 de outubro –, não haverá expediente nos órgãos do Governo do Estado. Apesar do feriado, o pagamento dos servidores será efetuado normalmente nos dois últimos dias úteis do mês: 28 e 31 de outubro.

Assim, o Governo segue o cronograma adotado desde janeiro, quando recebem no primeiro dia os servidores com matrículas terminadas de 1 a 5, e no segundo dia as matrículas terminadas de 6 a 0.

PROGRAMA PASSANDO A BOLA HOJE

::esporte
       A partir das 11h de hoje no canal 7 teremos a apresentação do programa Passando a Bola.

       Entre os destaques do programa teremos uma entrevista com o jogador Cledinaldo que contará sua trajetória como atleta profissional de futebol.

       A apresentação é de Tarcísio Teixeira e Jair Afonso.

ETAPA FINAL DOS JERNS

::esporte
      E por falar em esporte, tiveram início nesta semana os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERNS etapa final de Natal.

       De Upanema estão participando apenas atletas da equipe de atletismo das escolas estaduais Calazans Freire e do Alfredo Simonetti.

       A equipe da Escola Municipal Maria Gorete, que também se classificou para esta etapa final em Natal na modalidade de futebol de areia, não participará dos jogos devido a problemas no alojamento na capital do estado, já que este ano o Governo do Estado não permitiu que os atletas do município ficassem alojados junto com os atletas da rede estadual.

CLEDINALDO ESTÁ COM CIRURGIA MARCADA

::esporte
      O jogador profissional Cledinaldo, revelado nas categorias de base do Upanema Futebol Clube, está com cirurgia marcada para o final de dezembro. Cledinaldo lesionou o joelho no final do ano passado quando jogava em Trinidad e Tobago, país da América Central.

      Após a cirurgia o médico deu uma previsão de recuperação entre 6 a 9 meses.

       Desejamos boa sorte ao atleta!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Formação pela Escola


A Secretaria Municipal de Educação está com matrículas abertas para um curso de formação continuada, a distância, via internet, dentro do Programa Formação pela Escola / FPE  - Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola/PDDE.

O Formação pela Escola é um programa de formação, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social (membros dos diversos conselhos) dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Podem se inscrever cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação–CMM; Conselho Escolar–CE; Conselho de Alimentação Escolar–CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social–CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Os interessados em fazer o curso é só procurar o Professor Francisco José (Tutor Municipal do FPE) até o dia 10 de novembro na Secretaria Municipal de Educação e fazer seu cadastro

CASAMENTO COMUNITÁRIO



Esse a última semana para aqueles que querem receber o sacramento do matrimônio protocolarem o seu pedido, tendo em vista que se faz necessário um tempo para a expedição de proclamas. Assim, se você quer se casar na festa da padroeira e ainda não requereu se dirija a Secretaria Paroquial e o faço até o final dessa semana. Levar consigo xerox dos documentos pessoais, especialmente da certidão de casamento para os já casados no civil e a de nascimento para os solteiros, bem como todos os dados do batismo (se possível data, além de nomes dos padrinhos, local...).
Fonte: Grupo de Jovens

UPANEMENSES APROVADOS NA TERCEIRA CHAMADA DA UERN

::educação
Karla Barbosa Medeiros, foi aprovada em Ciências Econômicas


Luan Caesar Gonçalves Carvalho, foi aprovado em COM. SOCIAL JORNALISMO

Parabéns aos dois!
Fonte: Contexto Upanemense

ANIVERSARIANTES DE HOJE

::aniversário

Hoje é o níver de tio Ricardo. Gostaria que você postasse essa foto em seu blog. Aproveitando o ensejo, eu e Rebeca queremos parabenizá-lo por esse dia especial e desejar muitas felicidades. Que ele possa agradecer a Deus por todas as conquistas.
Paz, amor, saúde, sucesso!

Kathariny

DEU NA TRIBUNA DO NORTE


Petróleo

A refinaria de Manguinhos, no Rio, estuda a aquisição de direitos exploratórios no RN, segundo a Agência Nacional de Petróleo. A refinaria fechou um acordo para analisar a viabilidade de investimento e/ou financiamento para a exploração e produção do campo petrolífero "Riacho Velho", em Upanema. Os volumes estimados giram em torno de 2,5 milhões de barris de petróleo e 39,7 milhões de metros cúbicos de gás.

VEREADORES APROVAM MUDANÇA NO PCCS E CAUSAM INSATISFAÇÃO


::Câmara
      Na última sexta-feira foi apresentado um projeto na Câmara de Vereadores que altera um parágrafo do Plano de Cargos e Carreira do Magistério. Com a mudança diretores de escolas agora podem assumir concomitantemente outro cargo comissionado.


     A mudança gerou insatisfação nos professores e no sindicato que não foram consultados sobre a mudança nem sobre qual o interesse na modificação do parágrafo.

      Um professor em conversa com nosso blog nos disse que achava estranho tantos artigos que poderiam ser modificados para benefício de toda a categoria mas não são sequer analisados e de repente realizam essa mudança para benefício de poucos.

      Também fomos informados que o SINDSERPUP está consultando sua assessoria jurídica sobre a legalidade da medida e deverá se manifestar brevemente, inclusive, já com uma possível manifestação na próxima sessão da Câmara de Vereadores.

      A nossa opinião é que um fato como esse é extremamente lamentável. A direção de uma escola é algo que requer dedicação exclusiva, o que acontecia até a mudança da lei, e mesmo assim ainda não resolvia todos os problemas das escolas. Os diretores ainda recebem uma gratificação para desempenhar suas funções. Imaginem agora um diretor com outro emprego, será que vai dar a atenção necessária a sua escola? Claro que não!

UPANEMA FLASH PUBLICA FOTOS DE EVENTO EM PROL DA BR 110 REALIZADO EM JANDUIS

::fotos
      Primeiro ato público da mobilização #QueremosBR110 foi realizado na cidade de Janduís nesta segunda-feira (24/10), durante a feira livre do município. Com a presença de jovens representando Campo Grande e Upanema que se soma no movimento realizado a população de Janduís.

Clique <AQUI> e confira as fotos de Walker Leal.

NO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS - 26/10


SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
RESULTADO DE CURRICULUM

A COMISSÃO NOMEADA ATRAVES DA PORTARIA Nº 156/2011 torna público o resultado do seguinte procedimento licitatório:

CURRICULUM Nº 001/2011 – PROCESSO Nº 0080/2011
OBJETO: Seleção de Currículo para Prestação de Serviços de Pessoa Física, de vagas para preenchimento Coordenadora e da equipe de gestão.
Conforme entrevista realizada no dia 21 de outubro de 2011, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada à Rua Francisco Bezerra, 11 – Centro, Upanema-RN, selecionado: Maria Suely Bezerra de Oliveira, na função de Coordenadora, Kaliane de Souza Silva, na função de Engenheira Agrônoma, Maria Andrea Silva Souza, na função de Técnica Administrativa, Vanessa Rocha da Silva e Walfredo Dantas Pamplona Filho na função Agente de Campo.
Upanema/RN, Em 21 de Outubro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ATENÇÃO PROFESSORES DO MARIA GORETE

::educação
      Na noite de hoje, a partir das 19h na sede da escola, a direção da escola realizará uma reunião com todos os professores.

ANATEL FISCALIZARÁ CONTEÚDO DAS EMISSORAS DE RÁDIO COMUNITÁRIAS

::Deu no blog Caraúbas Hot News

Em virtude das irregularidades constatadas pelo Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) vai intensificar a fiscalização nas emissoras de rádio que operam em caráter comunitário.

De acordo com informações, várias emissoras comunitárias estariam distorcendo as regras que constam em suas respectivas concessões, como por exemplo, o uso para fins totalmente econômicos, políticos e para promoção pessoal.

A ANATEL promete intensificar a fiscalização acerca dos aspectos técnicos e sobre o conteúdo veiculado nessas rádios. Caso as irregularidades sejam comprovadas, o processo de outorga (leia-se autorização para funcionamento) pode ser anulado.

FOTOS DO CASAMENTO DE OZIVAM E IONE

::fotos
      Hoje no blog Upanema Flash você vai conferir a coluna Buchichos, de Walker Leal publicado na edição 80 do Jornal de Upanema.

      Outro destaque são as fotos do casamento dos jovens Ozivam e Ivone, realizado no último sábado em Upanema.

         As fotos são de Walker Leal.

        Confira clicando <AQUI>

COMENTÁRIO DO LEITOR


Oi Silva junior aqui é Moab Fernandes, tudo bem?
Sou aluno do 9° periodo de Medicina Veterinária na UFERSA, se possivel gostaria que voçê postasse no seu blog uma informação, nos dias 5 e 6 de Novembro terá em Upanema dois dias de campo com professores e alunos onde será realizado procedimentos cirúrgicos totalmente gratuitos em propriedades da região.

Nota do Upanema News: caro Moab, seria importante maiores informações sobre essa iniciativa. Aguardando maiores detalhes, um abraço.

SENHAS A VENDA DO ALMOÇO DE NOSSA SENHORA


Já estão disponíveis as SENHAS do Almoço de NOSSA SENHORA.

Evento tradicional dentro das Festividades em Homenagem a Nossa Padroeira: Nossa Senhora da Conceição, organizada pelos casais católicos de nossa comunidade.

Quem desejar comprar suas senhas antecipadas procurar os Casais da Pastoral Familiar e os Casais do ECC, no valor de R$ 5,00.

Equipes Responsáveis:
Coordenadores Cozinha: Gilva e Mário/ Manoel e Conceição
Coordenação da Ornamentação: Chaguinha e Meirinha
Coordenação da Infra-estrutura: Antonio Luiz e Francisco josé
Coordenação de Patrocínio: Francisco José e Alcione Silva
Responsáveis pelas Vendas: OS CASAIS DA PASTORAL E ECC
Tesouraria: Antonio Luiz e Chaguinha Andrade

Organização: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Coordenação Geral: Pe. Francinaldo Macário (Pároco Administrador)

Participem!

O Almoço acontecerá após a Santa Missa no Ginásio de Esporte Wilneran Cabral.
Venha e traga sua família para participar conosco deste momento de confraternização.
Fonte: PASCOM-Upanema

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ATENÇÃO UNIVERSITÁRIOS QUE IRÃO FAZER A PROVA DO ENADE


 ATENÇÃO UNIVERSITÁRIOS QUE IRÃO FAZER A PROVA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE), QUE ACONTECERÁ NO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2011 (DOMINGO).
           A ASSOCIAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS (AUNU) irá solicitar junto a Secretaria Municipal de Educação de Upanema um transporte para os interessados. Onde, mesmos deverão dar seu nome e o local da prova a equipe organizadora composta por Marinaldo, Klênia Cibelly e Jéssica Dantas; que irá pegar os nomes dos alunos nos ônibus que os mesmos usam para ir para a faculdade, ou nos procurem em nossas residências até o dia 03 de novembro de 2011 (quinta-feira).

Desde de já agradecemos pelo espaço.

Att: Marinaldo

Inscrições para o concurso do magistério serão encerradas nesta terça-feira (25)


As inscrições para o concurso público para o magistério, com 3.500 vagas, serão encerradas nesta terça-feira (25). Até o início da tarde desta segunda-feira (24) já se inscreveram 25.000 candidatos. Destes, nove mil confirmaram as inscrições com o pagamento do boleto bancário.

As inscrições estão sendo feitas através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do  ano letivo.

Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura. 

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.

PROFESSORES DO MUNICÍPIO PARADOS

::educação
      Os professores da Rede Municipal de ensino paralisaram suas atividades nesta segunda-feira(24). Esta é a segunda paralisação de três programadas com o objetivo de pressionar o executivo municipal a cumprir o piso salarial nacional dos professores.  

       Na próxima segunda-feira teremos outra parada com atividades na feira livre.

        Falando agora como professor, o sentimento é de impotência e descrença nos efeitos positivos desse tipo de manifestação. Mesmo assim estamos solidários e, como sempre, acompanhamos a decisão da categoria.
      
        Acredito que o desfecho dessa novela terminará na justiça, o que é extremamente lamentável e desgastante para todos.

UPANEMA FLASH PUBLICA ENSAIO DO MÊS DE OUTUBRO

::fotos
     Nesse mês de Outubro, nossa capa é composta por duas beldades de nossa cidade, as queridas Fabrícia e Dedel. As duas atenderam muito bem ao nosso convite e superaram todas as nossas expectativas. Sempre muito bom trabalhar com vocês, minhas queridas! 

      Confira a matéria completa e as fotos clicando <AQUI>.

         Parabéns a Walker e sua equipe pelo profissionalismo e ótimo trabalho.

RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA

::educação
         Como sempre, nosso blog tem uma opinião formada sobre os principais assuntos debatidos em nossa cidade e apresentamos aos leitores nosso posicionamento, pautado sempre pela ética e respeito aos cidadãos.

Pois bem, muito se discutiu desde o último sábado sobre de quem seria a "culpa" por alguns alunos terem perdido a prova do ENEM por não terem chegado a tempo nos locais onde seriam realizadas as provas. Em nossa opinião, a primeira coisa a ser feita é parar de tentar “culpar” os outros e cada parte envolvida assumir a sua responsabilidade no fatídico incidente. Assim, falharam os alunos por não ter o conhecimento mínimo do local da prova, o que era anunciado constantemente na TV, falharam os pais por não terem ajudado seus filhos na tarefa de se informar sobre o local da prova, errou a Associação de Universitários por não ter anunciado com maior eficiência a necessidade dos estudantes se “inscreverem” para um levantamento apropriado das necessidades de vagas nos ônibus, mas também falhou muito a Secretaria de Educação. Recebemos comentários defendendo a Secretaria de Educação como não tendo responsabilidade nos fatos. Ora meus amigos, quando um aluno entra no ônibus o “acordo” firmado e baseado na experiência de décadas nesses processos avaliativos é que o transporte o levará até o local da prova, o que não ocorreu. Também ficou firmado que os transportes sairiam alguns às 9h e estes só saíram às 10h, responsabilidade da Sec. de Educação como é responsável também por mandar ônibus superlotados e erros congêneres.

Portanto meus amigos, a responsabilidade é de todos e nossa torcida é que os envolvidos aprendam e que esses erros não se repitam nos próximos anos.

P.S. que não venha nenhum analfabeto dizer nos comentários que a prefeitura não é para disponibilizar os ônibus, ou se vier que tenha ao menos a coragem de mostra a cara. Voltaremos brevemente a esse tema!  

MOVIMENTO: QUEREMOS A BR – 110

Fonte: blog de Edinael

 Na última sexta-feira, dia 21, foi realizada aqui em Upanema, nas imediações da Escola Estadual José Calazans Freire, uma grande reunião, onde tivemos a participação do Secretário Municipal de Agricultura (Aisamaque Dalyton), da presidente do Centro Feminista 8 de Março (Sueli), da presidente da Associação de Universitários – AUNU (Lusinácia Figueiredo), do presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES (Edinael Castro), do presidente do Grêmio Estudantil Aldo Felinto – GEAF (Daniel Casuza), além do Tesoureiro (Fabiano Fernandes), Diretor de Esportes (Guilherme Tavares), Diretor de Infraestrutura e Planejamento ( Jucélio Fernandes), Diretor Social (Wendell Medeiros) e o Diretor de Ciências e Tecnologias da UMES (Renan Tavares).

Esse projeto conta com o apoio do Jornal de Upanema, TV Upanema, Silva júnior, Josiel Gondim. Estamos esperando por você.

A reunião teve inicio por volta das 13h30min, e que teve como pauta principal, o fortalecimento do movimento nascido na nossa cidade vizinha (Campo Grande), vislumbrando a luta em prol da pavimentação asfáltica da tão sonhada BR-110.  

Na reunião, tivemos um discursão saudável sobre o assunto e na ocasião retiramos diversos encaminhamentos. Dentre os quais estarão sendo colocados em prática já nas próximas semanas.

Um dos principais objetivos do movimento é elaborar um documentário, envolvendo duas pessoas de cada cidade, sendo elas, as mais prejudicadas com esse ‘embargo’ da obra da BR-110. Em Upanema, foi selecionado o nome de Dedé do ônibus e o de João Batista, para representar a nossa cidade no documentário.

Amanhã, dia 24/10, a partir das 06h00min, estarão saindo vários jovens de nossa cidade rumo a Janduis, onde haverá o primeiro grande evento relacionado ao #QUEREMOSBR110. Além disso, está programada uma grande movimentação no dia 30/10, em Campo Grande, onde também estaremos presente, e no dia 31/10 em Upanema, na feira livre. No dia 19, acontecerá um grande Rally, com a participação da equipe da Inter TV Cabugi e da TV Upanema, além de vários jornalistas da região.

Em breve, traremos mais informações.

domingo, 23 de outubro de 2011

ÔNIBUS COM ESTUDANTES ACABA DE CHEGAR

::Enem
      Os ônibus que transportaram nossos alunos até Mossoró, onde cerca de 300 de nossos estudantes fizeram o Enem, começaram a chegar por volta das 18h30min de hoje.

       Conversando com alguns dos estudantes eles mostraram grande satisfação em relação ao tema proposto na redação que era sobre as "redes sociais" tema de domínio da maioria.

       Por outro lado, esse tema beneficiou claramente os jovens já que muitos participantes da prova com mais idade e que tentavam ingressar na faculdade, não dominavam o tema por não ter a prática de participar de redes sociais. Muitos, por incrível que possa parecer, não tem ao menos acesso constante a internet e muito menos faz parte de qualquer rede social.

       O leitor pode até estar imaginando que é exagero mas afirmo que não! Basta ver que o número de usuários do Facebook em Upanema é insignificante como também do Twitter. O Orkut é a rede social que possui maior quantidade de adeptos mas mesmo assim é visível a queda no número de usuários.

       É importante destacar também que o tema proposto "Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o privado", apesar de fazer parte do cotidiano dos jovens de hoje, pede uma capacidade de interpretação crítica que pode ter enganado muitos alunos.

ÔNIBUS QUEBRADO

::ENEM
       Recebemos uma ligação agora a pouco informando que um dos ônibus que transportava os alunos para o ENEM em Mossoró quebrou próximo ao trevo do Brejinho. Só nos resta torcer para que os estudantes consigam chegar a tempo em Mossoró.

      Recebemos outra ligação agora informando que o ônibus já foi substituído.

NOTA ENVIADA POR MARINALDO BEZERRA

Silva Jr. gostaria de usar seu blog para esclarecer os transtornos que tivemos hoje em frente à padaria dois irmãos, onde ouve uma super lotação nos ônibus que levaram os estudantes de Upanema para realizarem a prova do ENEM em Mossoró.

Eu, Marinaldo, Klênia Cibelly e Jéssica Dantas representando a Associação dos Universitários juntamente com o pessoal do Grêmio Estudantil Aldo Felinto da Escola José Calazans Freire, ficamos a disposição da secretaria de educação do nosso município para fazermos um levantamento dos alunos que iriam fazer as provas do ENEM. Neste cadastramento que durou em média 20 dias, nós pegávamos o nome do aluno e da escola que eles iriam fazer a prova. Só que, pela quantidade de gente que compareceu no local de saída previsto, acreditamos que, quase a metade dos alunos não procurou a comissão para dar seu nome. Foi feito divulgação na 104,9 FM através do programa de Valdir Moura, Blogs, Facebook, Twitter etc.. Dificilmente ninguém não teria como não saber que tinha uma comissão pegando o nome, há não ser um ou outro da zona rural. Pra você ter uma idéia de como o povo não dar a mínima atenção aos avisos que lhes trás benefícios, realizamos muitos dias esse cadastro, os alunos registrados em nosso cadastro foram de 156. Onde só na UNP foram 42 estudantes. Sabem quantos alunos que iriam fazer a prova na UNP que compareceram na panificadora dois irmãos? 82 alunos!! A metade não deu o nome, ou seja, 50%, um número absurdo. Isso aconteceu em todas as escolas, um aumento de no mínimo 20%. De acordo com nosso cadastramento, os ônibus iriam sair com 55 a 60 pessoas por ônibus, um número bom, visto que os assentos são 50, ficando em média de 10 pessoas em pé. Como é que podemos trabalhar com organização se os alunos beneficiados com o transporte não fizeram sua parte? Eu sei que todos que estavam lá no ônibus da UNP tinham conhecimento do cadastramento.

Então eu vejo assim, os alunos que não deram os nomes pra nós fazermos o levantamento de quantos ônibus iríamos precisar, estão pagando por não terem tido compromissos ou responsabilidades com seus deveres. Infelizmente pessoas que deram o nome há 20 dias foram penalizadas pela falta de responsabilidades de muitos.

sábado, 22 de outubro de 2011

DESABAFO ENVIADO POR UMA MÃE DE ALUNO


Eu, Elza Maria de Aquino Figueiredo, venho através deste veículo de comunicação mostrar a falta de compromisso e responsabilidade das Autoridades deste município com a educação, pois o meu filho Lucas Eduardo Aquino de Figueiredo, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Calazans Freire, Upanema RN, saiu para Mossoró as 9:00 horas no ônibus que condizia os alunos para prestarem provas no ENEM e chegando em Mossoró ficaram 40 minutos procurando a Escola a qual ia fazer a prova juntamente com outro grupo de alunos e o motorista Genário e essa Escola não foi encontrada, razão pela qual perderam a prova.
O motorista Genário não tem, nem teve culpa porque na verdade ele é o motorista do ônibus agora aí se pode enxergar visivelmente a falta de administração e planejamento da parte do Secretário de Educação, o Sr Inácio Araújo. Falo isso infelizmente e com muito respeito pela sua pessoa, mas quero que você neste momento me veja como uma mãe angustiada e decepcionada, pois mesmo sabendo que a prova do ENEM acontece todos os anos, mas foi a vida estudantil do meu filho e os demais alunos de nossa Escola que estão prejudicados em não participarem da prova.
Mais uma vez eu vejo a falta de planejamento das autoridades competentes, compreendendo que a missão fundamental da educação é ajudar o homem a pensar, a não permitir que ele se torne escravo da natureza, da ignorância e do próprio homem. Deve ser m apelo do desenvolvimento, pois o homem necessita aprender a pensar livremente.
Deixo aqui a minha opinião para o senhor Inácio, Secretário de Educação, comece a planejar a partir de agora para que no próximo ENEM isso não venha mais a acontecer, comece pesquisando as Escolas que estão disponíveis em Mossoró a prestarem o ENEM, fazendo o mapeamento do trajeto e entregando a cada motorista, pois no meu entendimento, quem é responsável pela educação no Município é o Município. E não os alunos, nem tão pouco os motoristas. E quem está a frente desta pasta da educação é você Inácio Araújo.
Por uma mãe que neste momento só tem lágrimas, lágrimas, lágrimas,...
Elza Maria de Aquino Figueiredo

ANIVERSARIANTES DE HOJE

Gostaria de parabenizar a nossa querida Mãe Lindalva. Saiba que a senhora é a razão da nossa existência, o nosso amor verdadeiro, a mãe mais maravilhosa do mundo, a nossa mãe e pai de todas as horas, de todos os momentos das nossas vidas. Que Deus a proteja e lhe dê muitos anos de vida e de felicidades.
Ferrari, Fábio, Fabiani, Flávio, Flaviane, Fernando e Fred.

TRANSTORNOS NO ENEM

::ENEM
     Os alunos de Upanema que foram fazer o ENEM na manhã de hoje passaram por algumas dificuldades que provavelmente levaram alguns alunos a perderem a prova.

     O primeiro problema aconteceu na hora da saída. A Associação de Universitários cadastrou cerca de 160 estudantes e solicitou da Secretaria de Educação três ônibus para levar os alunos até Mossoró. Mas no momento da saída muitos alunos apareceram que não tinham colocado o nome na lista. Foi preciso improvisar um outro ônibus para atender todos os alunos, o que levou a um atraso na saída. Próximo a Mossoró um dos ônibus apresentou problemas que levaram a um maior atraso e também recebemos ligação de alunos que não sabiam o endereço de suas escolas e acabaram perdendo a prova.

   
     

ROMARIA DA JUVENTUDE



· Santa Missa na Paróquia de Patú-RN, Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano.
· Caminhada da Cidade de Patú até o Santuário do Lima
· Muita diversão
· Grandes Apresentações dos Grupos de Jovens da Diocese
· Fraternidade
· Shows
· Troca de Lembranças (Tradição da Jornada Mundial da Juventude)
· Confissões

Nosso blog Upanema News como também uma equipe de reportagem estará fazendo a cobertura do evento e trazendo os detalhes para nossos leitores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

COMUNICADO


Em reunião realizada hoje pela manhã, envolvendo os secretários municipais e com o aval da prefeita Maristela, a Prefeitura Municipal de Upanema resolveu adiar o Avançando na Zona Rural, que iria ser realizado amanhã em Nova Vida, em virtude da realização do Enem.

Vários funcionários e integrantes de projetos da Secretaria de Urbanismo e Ação Social não irão fazer as provas do exame e não poderíam participar do evento em Nova Vida, além dos ônibus que iriam transportar os funcionários para o atendimento naquela comunidade, estarão transportando os alunos para Mossoró. 

Uma nova data será divulgada para realização do Avançando na Zona Rural em Nova Vida.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação