segunda-feira, 31 de maio de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA HOJE

A Prefeita Municipal de Upanema/RN, Sra. MARIA STELLA FREIRE DA COSTA, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/2000, torna público que fará realizar Audiência Pública, no dia 31 de maio de 2010 (Segunda-Feira), às 15h00min, no auditório da Câmara Municipal de Upanema, sito a Rua João Francisco nº 112, bairro Centro, Upanema/RN, com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do Município de Upanema, referente ao Primeiro Quadrimestre de 2010.

CONGRESSO ESTUDANTIL

::educação
O Grêmio Estudantil Aldo Felinto, da Escola Calazans Freire, está nos preparativos para a realização do 1º Congresso Estudantil de Upanema a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 de 2010.

De acordo com o presidente do Grêmio, o estudante Edinael Castro, o evento contará com a presença de várias caravanas de cidades da região e autoridades de Mossoró, Natal e Rio de Janeiro.

Boa sorte aos organizadores.

Escolas rurais ainda têm estrutura deficiente; 70% não contam com biblioteca

::educação
Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

Pesquisa divulgada hoje (20) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta para uma realidade preocupante nas escolas rurais, especialmente em termos de infraestrutura. Entre as 50 escolas de dez estados que participaram da pesquisa, 70% não tinham biblioteca, 66% não contavam com computador e 92% não tinha acesso à internet. A única ferramenta pedagógica que foi encontrada em todas unidades e em boas condições de uso foi o quadro negro. Mais de 70% ainda utiliza o mimeógrafo para reproduzir materiais como provas e exercícios.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Paulo Montenegro, braço do Ibope. O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, defendeu que os resultados apontados pela pesquisa são consequência do descaso com a educação a partir da priorização das escolas urbanas.

“Na década de 90 a educação no campo foi pensada de maneira equivocada. Priorizou-se o transporte escolar dessas crianças para a cidade e muitas escolas foram fechadas”, afirmou. Segundo Sanches, muitos municípios fazem essa opção porque os custos para manter uma escola aberta são altos já que geralmente são unidades com poucos alunos.

“Hoje os municípios têm um gasto enorme com transporte escolar quando esses recursos poderiam ser investidos em capacitação desses professores, equipamentos e infraestrutura”, comparou.

Rosa Neide de Almeida, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), apontou que a situação precária das escolas do campo é consequência da priorização, por parte dos gestores, das escolas da cidade. "A própria linguagem nessas escolas é distanciada da realidade do campo", disse.
Fonte: Uol educação. Íntegra (aqui)

Nota do Upanema News
No espaço rural de Upanema os dados são ainda piores. 100% das escolas não possuem biblioteca.

Na cidade apenas 25% das escolas possuem biblioteca.

Não sabemos quando a educação sairá dos discursos para a prática, mas também é certo que enquanto isso não ocorrer nossa população continuará sofrendo com a falta de perspectiva de melhoria na qualidade de vida.


domingo, 30 de maio de 2010

PROVA PARA RECENSEADOR HOJE

::do celular
Vai ser relizada a partir das 13h00min deste domingo a prova para a escolha dos recenseadores do IBGE para o próximo censo.

A prova vai ser realizada nas dependências da Escola Calazans Freire.

DO FUNDO DO BAÚ

Depois de muita polêmica vamos "desanuviar o juízo" neste domingo com a série que é sucesso neste blog: Do Fundo do Baú.

Como a própria foto denuncia, estamos no ano de 1982. Mas quem aparece na foto e qual o local? Alguém sabe?

sábado, 29 de maio de 2010

COMUNICADO DA FM

Por volta das 18:00hs de hoje(29/05/2010) em Mossoró, recebí um telefonema do Ex Prefeito Jorge Luiz. O mesmo me dizia que tinha solicitado ao proprietário do Blog Upanema News pra retirar o direito de resposta enquanto entrava em contato com minha pessoa. Jorge disse que tinha lido o meu direito de resposta juntamente com seu irmão Céliton Luiz durante essa semana e eles iriam me dá a opinião pra não colocar nos blogs e muito menos nos murais da cidade. Só que não esperavam que eu enviasse agora no final de semana.

Ele me dizia que se eu não tinha gostado da nota da prefeitura, que mandasse a resposta diretamente pra PMU. Isso pra evitar mais os falatórios, o disse me disse. Ele repetiu várias vezes no telefone dizendo que se eu desejava a publicação ele iria ligar de imediato pra Silva Júnior e mandar liberar a nota até por que como ele mesmo disse, é uma nota de minha inteira responsabilidade. Ele apenas me deu a opinião, uma sujestão.

Na hora não concordei, ficamos dialogando por uns 20 minutos, ele dando exemplos da vida dele e me mostrando como ele sempre procurou agir.

Eu dizia a ele: "Jorge o problema é que meu nome foi citado, com mentiras, dizendo fatos que não existem na emissora, quem está longe lendo vai pensar que realmente existe isso na FM 104".
Jorge fez a pergunta: "Júlio César você achou certo o que Stela publicou?"
eu disse: "não"

Jorge rebateu: "Então, você vai errar também, o que foi que Stela ganhou com isso? e você vai ganhar o que se publicar também?. Você quem sabe, eu não publicaria, pedí pra retirar do blog enquanto entrava em contato com você pra dá minha opinião. Voce quem sabe, você tem todo o direito de defesa. Se desejar ligo agora pra Silva Júnior pra ele recolocar".

Eu no final concordei com ele. Como eu mesmo digo no meu direito de defesa que não faço nada sem combinar com eles, isso é verdade. É tanto que eles tem em mãos as cópias da minha defesa. Pra demonstrar mais ainda que tudo é dialogado, eu estou atendendo o pedido dele, ouvindo a orientação de uma pessoa que já sofreu muitas calúnias quando Prefeito e agora como ex ainda continua sendo vítima.

Apenas pedí pra ele ligar pra Silva Júnior e comunicar que você tinha me dado um conselho e que eu tinha acatado, tinha aceitado sua opinião.

Quero lembrar Professor Silva Júnior, que a responsabilidade era totalmente minha. Se eu discordasse do Ex Prefeito Jorge Luiz dos conselhos que ele me deu, ele com certeza teria ligado pra você pra recolocar o meu direito de resposta. E vale lembrar que ele ligou sim pra o Professor após a nossa conversa, entre 18:00hs e 18:30 pedindo pra publicar que eu tinha aceitado a sua opinião, e que não tinha pedido a exclusão naquele momento não por discordar do que eu tinha publlicado, até por que a opinião era minha, ele só pediu pra retirar antes que outros também tivesse acesso.

Depois eu falei com o proprietário do blog o Professor Silva Júnior e o mesmo me repassou que Jorge Luiz tinha novamente ligado pra ele pedindo pra alterar a nota publicada pelo blog. E o nobre Professor me confidenciou ao telefone que a opinião, o conselho  de Jorge Luiz estava corretíssimo.

Agradeço a atenção, o espaço concedido e dizer que a emissora continua a disposição desse renomado blog.

Upanema, 29 de Maio de 2010 às 23:00hs.
Júlio César.

DIREITO DE RESPOSTA CONCEDIDO A FM LIBERDADE

Recebemos a ligação do ex-prefeito Jorge Luiz solicitando a retirada do Direito de resposta publicado neste blog. 

Como ele é um dos proprietários da FM assim foi feito.

Também recebemos a ligação de Júlio Cesar, Diretor de Programação da FM, informando que após conversar com Jorge Luiz acharam por bem retirar a nota.

FORRÓ GOSTOSO HOJE NA BANDEIRANTES

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQAvaBjSh6E13Zp6Tpcv-FAfoyBvgwwuaiV9am69m9eGAhvJRJ7XnBSojJn0kWqgiQiKdH2CKOphQ5hi3IXDfcO5ZEfs-RJ47w24cHZfCwioi_kKVic4k8n5GpQayilUcHlQxw/s400/FORRO+GOSTOSO+perfil.jpg
::música
Será hoje a apresentação da banda upanemense Forró Gostoso no programa Tome Forró, apresentado por Tony Nunes na TV Bandeirantes.

O programa vai ao ar a partir das 11h00min e a previsão é de que o Forró Gostoso seja uma das primeiras bandas a se apresentarem.

Na oportunidade a banda apresentará composições próprias de autoria do também cantor Ismael Brilhante.

Upanema em peso estará ligada.

Escolhido delegado para chefiar 1ª DP

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) substituiu o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Caetano Baumann de Azevedo e o transferiu para um cargo de supervisão na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal. Para ocupar a 1ª DP foi nomeado o delegado Edvan Queiroz, que vai acumular a função com a de delegado em Baraúna e Upanema. Edvan chega à delegacia com um desafio: acelerar as investigações paralisadas sobre homicídios na área da delegacia. Estimativas mostram que há mais de 100 inquéritos – de homicídios – ‘engavetados’ na delegacia.

O delegado Caetano Baumann acumulava a responsabilidade pela 2ª Regional de Polícia Civil com a 1ª DP, Baraúna e Upanema. Com isso muitas investigações ficavam prejudicadas devido a falta de estrutura para realizar as investigação. Agora o delegado vai ser delegado titular da 4ª equipe de supervisão da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal.

O acúmulo de funções tem sido uma estratégia da Sesed para tentar superar a falta de delegados no Rio Grande do Norte. Mas, com muitas delegacias sob sua responsabilidade os delegados não conseguem se dedicar, com objetividade, às investigações.

Para o novo responsável pela 1ª DP, todo o esforço possível será feito para tentar acelerar as investigações e concluir os inquéritos policiais que estão ‘esquecidos’ na delegacia. “Vamos fazer o humano. Mais do que o esforço humano não podemos fazer. Não temos condições”, esclareceu Edvan Queiroz. O delegado estava atuando da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente, Delegacia Especializada em Defraudações e na Delegacia de Serra do Mel. Edvan ressalta que a situação da 1ª DP é antiga. “Nunca houve um delegado titular aqui, se teve faz muito tempo, sempre o delegado vinha acumulando com outra, assim não tinha como dar conta de tudo que acontece nessa área e mais as outras cidades. Mas vamos nos esforçar”, comentou.

O delegado da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), Renato Batista – que passou a acumular a função de chefe da 2ª Regional de Polícia Civil – disse que não vai ter dificuldades em administrar as duas unidades”.
Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Prefeita de Upanema participa de congresso nacional da área de saúde


A prefeita de Upanema, Maristela Freire, está participando do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência, que acontece na cidade gaúcha de Gramado. O evento começou no dia 25 e encerra-se hoje, com o tema: "SUS no Século XXI: Direito à Saúde e Meio Ambiente". O Congresso Anual do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) reúne, presencialmente, secretários e secretárias municipais de Saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Congresso conta ainda com a Feira Aqui tem SUS, onde são montados estandes de diversas instituições que expõem suas experiências e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.

Maristela Freire disse que o evento contou com a presença de várias autoridades na área da saúde e palestras importantíssimas para os gestores municipais. Uma prova da importância do evento foi a presença dos três pré-candidatos a presidência da república, José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

RESENHA DA CÂMARA: ELZIMAR CARVALHO

O Elzimar Carvalho - PP disse que as críticas que faz a administração da prefeita Maristela são construtivas. Algumas pessoas estão confundindo questões políticas com pessoais. Pessoalmente torce pela prefeita, que faça um bom governo. Com relação a equipe de secretários alguns estão em pastas erradas. Acredita que algo está errado nesse governo e talvez ainda seja devido a falta de experiência.

Citou o exemplo do PCCs que até hoje não foi enviado a Câmara. Então discorda de como está sendo conduzida a administração.

RESENHA DA CÂMARA: NONATO GARCIA

O vereador Nonato Garcia - PSB começou falando sobre o requerimento feito pelo vereador Elzimar Carvalho pedindo as grades para a quadra localizada na praça Joyce Alves. Nonato disse que conversou com o secretário de Obras Valmir Aquino e ele informou que já está nos planos da secretaria a aquisição daquelas telas.

Nonato disse que o PCCS é um erro que vem desde a administração passada. Reafirmou que está faltando é um acompanhamento mais de perto dos vereadores.  

O vereador Elzimar Carvalho aparteou para contar um caso particular que aconteceu ainda ontem e que mostra como se encontra a saúde em nosso município. O vereador disse que sua mãe passou mal na noite de ontem e ele ligou para o Posto de Saúde solicitando uma ambulância. O atendente disse que não tinha ambulância no momento e que tinha outros carros mas não tinha motorista. Depois de algum tempo chegou o motorista mas ele disse que não ia porque primeiro iria jantar.       

RESENHA DA CÂMARA: NENÉM DO CABANO

O vereador Neném do Cabano falou sobre um requerimento que ele trouxe em março solicitando o conserto de dois mata-burros na zona rural. Essa semana consertou um e falta o outro.

 Sessão realizada no dia 21/05
Ausência dos vereadores Gineton Costa, Dárcio Regis e Monthalgan.

NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO - 28/05/2010

CONTRATO Nº 076/2009-SEMARH
ORDEM DE PARALISAÇÃO DE SERVIÇO E SUSPENSÃO
Nº 006/2010-COINFRA-SEMARH

                Pela presente, autorizo a paralisação da execução dos serviços das Obras de Recuperação de residências nos municípios de Afonso Bezerra, Upanema, Tenente Laurentino Cruz, Ruy Barbosa, Apodi e Passa e Fica e Suspensão do Contrato acima citado, motivado pela falta de repasse dos recursos financeiros do Termo de Compromisso 022/2009 aprovado pela Portaria nº 141, de 04 de junho de 2009 do Ministro de Estado da Integração Nacional, publicada no DOU – Seção 1, de 10 de junho de 2009.
                Esta ordem de paralisação e suspensão do referido contrato entrará em vigor a partir da data de ciência da Contratada.
Natal/RN, 19 de maio de 2010.

CARLOS IVAN DA CÂMARA FERREIRA DE MELO
SECRETÁRIO ADJUNTO

Nota do Upanema News: alguém tem maiores informações sobre as obras de recuperação dessas casas em Upanema?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Funcionários municipais recebem a partir de hoje

A Secretaria de Finanças comunica que o pagamento do funcionalismo municipal referente ao mês de maio começa a partir de hoje. A antecipação do pagamento do salário dos funcionários municipais tem sido uma das marcas da administração da prefeita Maristela Freire. O salário de maio está sendo creditado nas contas dos funcionários das seguintes secretarias: Administração, Finanças, Gabinete, Agricultura, Turismo e Comunicação, Urbanismo e Ação Social.

A previsão é que o pagamento continue amanhã e seja concluído na próxima segunda-feira.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

CHOVE FORTE EM UPANEMA

::chuva
Quase um dilúvio foi o que vimos cair em Upanema no final da tarde desta quinta-feira.

A chuva foi provavelmente a maior do período invernoso deste ano.

A chuva teve início por volta das 16h50min e se estendeu até as 18h00min.

NO JORNAL DE FATO

PAIS investe R$ 1 milhão no Oeste
Oeste - Durante esta semana estão sendo inaugurados dois Projetos voltados para o fortalecimento da Agricultura Familiar no interior do Rio Grande do Norte: o projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS Sertão do Apodi), orçado em 712 mil reais, e o Projeto Desenvolvimento em Sistema Agroecológico na Comunidade de Agricultura Familiar de Galho do Angico no município de Caraúbas, orçado em 617.985,20.

Na última terça-feira, 25, a Comunidade do Sítio do Góis, município de Apodi, sediou o evento de inauguração do PAIS. A atividade contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre estas, representantes dos movimentos sociais FETARN, FETRAF, Sindicatos, ONGs e Prefeituras. A atividade contou ainda com o apoio do Comitê Territorial do Sertão do Apodi que estava representado pelo seu coordenador.

A tecnologia social PAIS é uma estratégia de produção de alimentos, patrocinada pela Petrobras e apoiada pelo Projeto Dom Hélder Câmara nas suas áreas de atuação, baseada no princípio da segurança alimentar das famílias com perspectivas de geração de renda a partir da venda do excedente. A proposta consiste na produção integrada de aves, hortaliças e frutas, com aproveitamento cíclico da produção e de seus resíduos na forma de cadeia alimentar.

Serão implantados 95 projetos, sendo 25 unidades em Apodi, 9 em Campo Grande, 8 em Janduís, 16 em Upanema, 16 em Caraúbas, 10 em Governador Dix-sept Rosado, 5 em Felipe Guerra e 6 em Olho D'água dos Borges.

A Assessoria, Consultoria e Capacitação Orientada Sustentável (ATOS) é responsável pela execução e coordenação do Projeto, em conjunto com a COOPERVIDA e a Sertão Verde.

As famílias beneficiárias receberão um kit completo de irrigação com caixa d'água, sementes, materiais e equipamentos para utilização de técnicas de manejo agroecológicas e um aviário que é integrado ao plantio de hortaliças e frutas.

Ontem, o evento aconteceu na Comunidade de Galho do Angico em Caraúbas. No ato foi inaugurada uma fábrica de produção de doces, um aviário coletivo, 10 residências de alvenaria, que substituíram as moradias de taipa e a Sede da Associação. Estão sendo entregues ainda um trator e uma caminhoneta.

O projeto prevê ainda a implantação de 1,5 hectare de cultivo irrigado para produção de hortaliças, capineira e frutas, integrando a revitalização de um poço; a aquisição de 140 matrizes ovinas, a construção de 28 aprisco, construção de 20 aviários; a aquisição de 220 colméias e a construção de uma casa do mel.
*grifo nosso

NOVA ENQUETE

::ENQUETE
Recebemos uma série de comentários criticando a escolha da banda Gatinha Manhosa para animar a tradicional Festa do Esporte 2010.

Resolvemos então criar uma enquete para aferir se a população em sua maioria aprova ou não a escolha.

Particularmente a opinião do blog é que a Festa do Esporte é um evento consolidado em Upanema e que a banda que irá animar altera pouco o sucesso do evento.

PREFEITA ESTÁ PARTICIPANDO DE SEMINÁRIO

::viagem
Fomos informados que a prefeita Maristela Freire está participando durante toda esta semana de um seminário na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e só retorna a cidade na próxima segunda-feira. 

Alguém confirma?

REUNIÃO NO MARIA GORETE

::educação
Na tarde de hoje a Escola Municipal Maria Gorete realizará a primeira reunião anual envolvendo a direção e os professores.

A reunião acontece a partir das 15h30min.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

NONATO GARCIA I

::do celular
Como já foi dito neste espaço, o vereador Nonato Garcia - PSB é uma fonte quase que inesgotável de informações. 

Tivemos a oportunidade de conversar mais uma vez com o vereador na tarde de hoje. Vejamos algumas de suas principais declarações.

NONATO GARCIA IV

::do celular
Perguntei a Nonato Garcia se ele realmente foi recebido pela ex-governadora Wilma de Faria na última segunda-feira. Nonato respondeu nesses termos: "Sim, mas também depois que não é mais nada".
Para quem não lembra enquanto governadora Wilma de Faria nunca recebeu o vereador em seu gabinete.

NONATO GARCIA III

::do celular
Ao mesmo tempo que o vereador Nonato fala que existem três grupos hoje em Upanema e que ele vai permanecer na oposição, quando cita a prefeitura ou prefeita ele utiliza a primeira pessoa do plural "nós" ou o coletivo "a gente".

NONATO GARCIA II

::do celular
Nonato disse que a prefeita Maristela Freire declarou a um interlocutor em comum que não existe mais possibilidade de se unir com o grupo do ex-prefeito Jorge Luiz.

Resta saber até que ponto essa informação procede e qual o grau de interesse do vereador em sua divulgação.

SMS apresenta relatório de gestão


A Secretaria Municipal de Saúde apresentou ontem ao Conselho Municipal de Saúde o relatório de gestão referente aos anos de 2008 e 2009. Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

A presidente do conselho, secretária Conceição Medeiros foi quem coordenou a apresentação, que é obrigatória e permite que os municípios continuem recebendo recursos do Governo Federal. Um grande número de conselheiros participou da reunião. No final, todos os representantes aprovaram o relatório por unanimidade. A secretária de Saúde informou que o relatório foi enviado hoje para a Secretaria Estadual de Saúde, em Natal.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

SAÚDE NA ESCOLA

::do celular
O enfermeiro do município Alexandre Bezerra está implantando na Escola Municipal Maria Gorete um projeto piloto. Ele vai trabalhar com uma turma da escola temas como adolescência, sexualidade, DSTs e temas afins.

A escola já havia identificado a muito tempo a quantidade exorbitante de adolescentes grávidas na comunidade escolar.

Para tentar amenizar esse problema, na tarde desta quarta-feira o enfermeiro apresentou aos professores o projeto que será desenvolvido na escola.

PREFEITURA E O PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO

::do celular
Na sociedade de hoje é inegável a importância da comunicação. Ciente disso a prefeita Maristela Freire iniciou seu governo dando o devido destaque nesta área.

Entre outros pontos positivos destacamos:
* Criação da Secretaria de Comunicação, que disseminou as ações do executivo na internet;
* Manteve a parceria com a FM Liberdade;
* Parceria com o Jornal de Upanema;
* Contratação de um carro de som;
* Criação do blog da prefeitura;
* Jantar com a imprensa.

Apesar de todas essas iniciativas alguns problemas pontuais foram surgindo e, como não foram solucionados a contento, foram se avolumando culminando hoje em uma crise nesta área que, repito, é uma das principais em qualquer administração.

Das ações citadas acima a única que permanece de forma constante é o envio de matérias por parte da Secretaria de Comunicação para os blogs. 

Os blogs, apesar de todos pertencerem a "apoiadores" da prefeita, vez por outra criticam alguns problemas que surgem, de forma muito pontual, o que é normal, apesar de muitos não compreenderem, aceitarem, mas isso é assunto para outra análise...

O Jornal de Upanema enfrenta problemas administrativos que impossibilitou sua circulação nos últimos meses.

O carro de som não está circulando nos últimos meses.

O jantar com a imprensa não se repetiu.

Por último destacamos o rompimento, pela segunda vez, do contrato com a FM Liberdade. Hoje a internet (blogs) é o segundo meio de comunicação mais importante da cidade. Em primeiro lugar disparado vem a rádio. Enquanto a internet atinge uma elite, formadora de opinião é verdade, mas a FM atinge as bases, a maioria da população. Sendo assim, a prefeitura precisa do apoio da rádio para levar de forma mais consistente o que ela vem realizando.

Segundo algumas informações, a intenção do executivo é apresentar o programa semanal da prefeitura em uma rádio de Mossoró. Digo que serve como paliativo mas, não resolve o problema. Intensificar as notícias nos blogs, jornal, etc, acrescentará pouco a lacuna deixada pela perda do apoio da FM Liberdade. 

Mas então o que fazer? Agora está sem jeito? Na nossa opinião faltou apenas diálogo para solucionar este problema. Nenhuma das partes cederam, o que é uma pena. Perde Upanema, perde a FM e perde muito mais a prefeitura.

CONVOCAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 1º QUADRIMESTRE DE 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

A Prefeita Municipal de Upanema/RN, Sra. MARIA STELLA FREIRE DA COSTA, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/2000, torna público que fará realizar Audiência Pública, no dia 31 de maio de 2010 (Segunda-Feira), às 15h00min, no auditório da Câmara Municipal de Upanema, sito a Rua João Francisco nº 112, bairro Centro, Upanema/RN, com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do Município de Upanema, referente ao Primeiro Quadrimestre de 2010.
Upanema/RN, Em 21 de Maio de 2010
MARIA STELLA FREIRE DA COSTA
Prefeita Municipal
Fonte: Diário Oficial do Estado

terça-feira, 25 de maio de 2010

Filmes nacionais nas escolas

Com parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini foi aprovado, nesta terça-feira, 25, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei que obriga a exibição de filmes e audiovisuais nas escolas de ensino básico.

Em seu relatório, Rosalba destacou que o objetivo é colocar o estudante em contato com a arte e cultura.

Pelo projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), as escolas terão que exibir as produções brasileiras, no mínimo, por duas horas mensais.

"Ao promover o contato sistemático com essa forma de arte e cultura nacionais, o projeto estimulará o gosto do estudante pelo cinema e a formação de público para essa atividade no futuro", ressaltou, dizendo que nada impede que a exibição de filmes seja dosada pelas escolas, em face dos respectivos projetos pedagógicos.

Para Rosalba, a exibição de filmes nacionais nas escolas pode viabilizar a realização de eventos como as semanas de arte, sem prejuízos da utilização sistemática do cinema em sala de aula. Segundo a senadora, com raras exceções, o acervo hoje disponível, tem boa qualidade plástica e de conteúdo, diversidade temática e de público.

Isso, tanto em relação à produção cinematográfica nacional mais recente, quanto em relação aos clássicos, na retratação de realidades e personagens da nossa cultura.

"Portanto, não será por falta de bons filmes, que o projeto deixará de ser cumprido", declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Senadora Rosalba Ciarlini

ROYALTIES EM QUEDA LIVRE

O valor repassado ao município de Upanema pela ANP referente aos royalties voltou a cair neste mês de maio. Este é o quarto mês consecutivo de queda.

Em maio Upanema recebeu 156.036,12C.


Clique na imagem para ampliar

ALUSIVAS AO 18 DE MAIO

A sexta-feira (21/05/2010) foi marcada pelo encerramento das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - lembrado em 18 de maio.
A programação da Secretaria de Urbanismo e Ação Social - SUAS estendeu-se no decorrer da semana (17 a 21/05/2010) e teve vários momentos marcantes com o objetivo de levar a população ao engajamento de medidas preventivas e ações de combate para o rompimento do ciclo de violência, encorajando as pessoas a denunciarem casos relacionados.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais e em escala mundial. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano. A Secretaria de Urbanismo e Ação Social, a exemplo de anos anteriores, promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar na construção de uma consciência coletiva da população sobre a gravidade da violência sexual.

A "Caminhada" pecorreu algumas ruas e teve a participação de crianças e adolescentes dos Programas e Projetos Sociais, profissionais da Secretaria, membros do Conselho Tutelar e alunos das escolas do município. Durante esse percurso, foram distribuidos à população panfletos contendo informações importantes e educativas.

FONTE: SUAS/ CRAS

ROSALBA OU IBERÊ?

::política
Até a presente data a prefeita Maristela Freire não se definiu publicamente sobre seu candidato ao governo do Estado. Apesar de inicialmente a prefeita admitir que tinha “inclinação e simpatia pelo voto e apoio para Rosalba Ciarlini para o Governo (AQUI), a dúvida agora paira em cima de dois nomes, Rosalba Ciarline ou Iberê Ferreira.

Na opinião do blog, a prefeita tem todos os motivos para se definir pela pré-candidata Rosalba Ciarline, motivos esses que passamos a enumerá-los agora.

O motivo principal sem dúvidas foi à enorme ajuda de Rosalba na eleição de Maristela, afinal Maristela tinha nada menos que o apoio dos três senadores do RN. Estes mesmos três senadores continuam unidos e, coerentemente, a prefeita retribuirá o apoio aos três.

Trabalhar o nome de Rosalba em Upanema será fácil devido a sua grande aceitação. Na eleição de 2006 ela recebeu nada menos que 5.378 votos, o que equivale a 78,09% dos votos válidos em nossa cidade. As pesquisas apontam sua provável vitória que, mesmo não se confirmando, em Upanema será quase certa.

Alguns pretensos defensores de uma aliança com o governador Iberê Ferreira afirmam que a prefeita precisa se aliar ao Governo do Estado para conseguir obras e assim alavancar seu governo. Pura falácia! Basta lembrar que o ex-prefeito Jorge passou a maior parte de sua administração sem o apoio do Governo do Estado e mesmo assim ele se transformou no maior prefeito que Upanema já teve.

O que parece certo é que a definição do apoio deverá ser feita nos próximos dias. Segundo a própria prefeita informou a um interlocutor que nos contou, ela irá ouvir suas bases políticas para definir quem será seu candidato. Surge daí outra dúvida: suas bases são as mesmas ou mudaram? Caso sejam as mesmas o resultado será apoio a Rosalba, caso tenham mudado o apoio deverá ir para Iberê.

NOVA ENQUETE

::enquete
Diante da polêmica envolvendo a Prefeitura Municipal e a FM Liberdade resolvemos colocar uma enquete para que a população opine sobre o tema.

Você acha que a Prefeitura está correta em romper com a FM Liberdade?

Posteriormente colocaremos nossa opinião sobre este assunto.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ofício para a direção da rádio Liberdade


Nota de esclarecimento a população de Upanema

SEMINÁRIO DISCUTE PLANO DE GOVERNO DE CARLOS EDUARDO

Professor Josiel e Carlos Eduardo
::política
No último sábado tivemos a oportunidade de participar em Mossoró do seminário promovido pelos partidos PDT e PC do B, no Hotel Vila Oeste, para formulação do plano de governo de Carlos Eduardo Alves.

Silva Júnior e Sávio Hackradt
Na oportunidade conversamos com o pré-candidato ao governo do Estado Carlos Eduardo – PDT, com o pré-candidato ao senado federal Sávio Hackradt – PC do B e o pré-candidato a deputado estadual Gutemberg Dias – PC do B.


O evento contou com a militância dos partidos da região de Mossoró.

Estivemos no evento acompanhado do ex-vereador Josiel Gondim e de Tiago Canuto.
Carlos Eduardo, Gutemberg Dias e professor Josiel

COMITIVA DE UPANEMA NA FESTA DE IBERÊ

::política
Tivemos uma breve conversa na manhã deste domingo com o chefe da Emater de Upanema, Luiz Jairo.
Ele informou que estava de saída para a capital do Estado onde prestigiaria a festa promovida pelo governador Iberê Ferreira em comemoração ao pleno restabelecimento de sua saúde.
Nesta segunda-feira Luiz Jairo terá uma audiência com a pré-candidata ao senado federal Wilma de Faria.
Luiz Jairo viajou acompanhado dos vereadores Nonato Garcia e Gineton Costa.

domingo, 23 de maio de 2010

Futebol de Upanema se destaca na região

MAGNOS ALVES
Da Redação

Quase todos os brasileiros crescem sonhando em ser jogador de futebol, mas o caminho até o futebol profissional é longo e árduo, especialmente para os jovens que saem do interior.

No município de Upanema não é diferente. Os meninos crescem em meio ao futebol, sonhando em viver da bola. Sonho que tem se tornado mais possível graças à criação do Upanema Futebol Clube em 2006.

Os mentores do time escolheram o ex-atacante Vivi, com passagem pelo futebol mossoroense e artilheiro na Paraíba, para tocar o projeto.

Vivi desembarcou em Upanema em 2006 e, desde então, o futebol na cidade vem crescendo, tanto em resultados dentro de campo, quanto na revelação de jogadores.

No ano passado, o time foi vice-campeão da Copa Oeste e há poucos dias conquistou o título do campeonato Sub-20 promovido pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), vencendo o Potiguar na final.

Vivi destacou que o apoio da prefeitura tem sido fundamental para que o Upanema tenha se destacado em competições disputadas na região. "A estrutura que foi criada coloca o Upanema à frente de vários municípios", afirmou.

Vivi lembrou que a decisão de colocar o time em várias competições foi tomada para mostrar o talento dos jogadores da cidade em vários lugares, "já que a cidade sempre teve bons jogadores, mas que não eram vistos por ninguém e, portanto, não tinha nenhuma chance de seguir no futebol".

Essa realidade mudou depois que o time disputou o campeonato estadual da segunda divisão, as Copas Vale e do Oeste, além de várias competições de base.

O resultado pode ser sentido em campo neste ano com a participação de vários jogadores criados no time no campeonato estadual da primeira divisão.

Atualmente, Vivi trabalha com 70 meninos. Boa parte se prepara para mais uma competição: o campeonato sub-17 da LDM.

São meninos que sonham com a carreira profissional, como Ackson, que, apesar dos 17 anos, já é bastante experiente e aguarda apenas uma oportunidade para mostrar seu futebol num clube onde possa seguir carreira. "Quero seguir o caminho de Diego, Wendel, Cledinaldo", declarou Ackson, citando alguns jogadores revelados pelo Upanema.

Upanema já tem resultados concretos
O trabalho desenvolvido pelo Upanema Futebol Clube já apresenta resultados concretos. Vários jogadores que começaram no time desfilaram seu futebol no campeonato potiguar da primeira divisão deste ano. Um exemplo são os times de Mossoró, que não relutaram em buscar jogadores na cidade vizinha.

O Baraúnas contratou o futebol do goleiro Wendel e do meia Diego. O primeiro começou como reserva, mas terminou o campeonato como um dos principais jogadores do Leão do Oeste, enquanto que o segundo foi titular durante toda competição.

O Potiguar foi mais além e contratou três jogadores que levaram o Upanema ao vice-campeonato da Copa Oeste do ano passado: os laterais Magno (direto) e Yure (esquerdo) e o atacante Cledinaldo.
Os laterais não nasceram em Upanema, mas desenvolveram seu futebol na cidade, enquanto que o terceiro é fruto da casa.

Magno foi escolhido como o segundo melhor lateral-direito do campeonato estadual e Yure uma das revelações, depois de marcar gols importantes.

Já Cledinaldo preferiu se transferir para outro país, indo jogar no futebol de Trinidad e Tobago, onde está até hoje.

O meia Diego destacou que a construção do estádio e a criação do time foi fundamental para sua formação como jogador. Ele lembrou que antes jogava em mini-campos de areia e não aparecia para ninguém. "Com a criação do time, passei a jogar em vários lugares e a ser visto por outros times", ressaltou.

Diego afirmou que outros meninos de Upanema podem se destacar e despontar no futebol. "Basta que eles se dediquem e acreditem", observou, acrescentando que o time também deve melhorar sua estrutura, oferecendo material esportivo melhor e também ajuda de custo para os meninos que estão começando.
Fonte: Jornal de Fato

Internet banda larga não chega às escolas

MAGNOS ALVES
Da Redação
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), 362.801 estudantes, de 563 escolas públicas, já acessam Internet banda larga nas unidades escolares do Rio Grande do Norte.

Porém, na prática, a realidade está bem diferente do que se pensa lá em Brasília (DF).

A verdade é que na maioria das escolas públicas os alunos não conseguem acessar internet e por vários motivos.

Em algumas escolas, a Internet chegou, mas não existem computadores; em outras, existem os computadores, mas a Internet não funciona; em outros casos; a Internet já foi instalada, os computadores já foram entregues, mas as escolas não têm uma sala para instalar o laboratório de informática.

Na Escola Estadual Tenente Coronel José Correio, em Assú, por exemplo, a sala está pronta, os computadores estão à disposição dos alunos e da comunidade escolar, mas a Internet não funciona.
Segundo a supervisora da escola, os técnicos da Positivo, empresa responsável pela instalação dos computadores, ficaram de voltar, mas "até o momento não deram as caras".
No município de Upanema, três escolas já deveriam contar com a Internet, mas nenhuma das três oferece o serviço a seus estudantes com excelência.

A situação melhor é encontrada na Escola Estadual José Calazans Freire, onde o laboratório está montado e a internet já está instalada. O problema é que a maior parte dos computadores não está funcionando. De acordo com a vice-diretora do Calazans, Leonildes Sobral Dantas, o problema é no roteador que não está funcionando. "A escola já conta com internet banda larga há quase um ano", declarou.

Na Escola Municipal Professora Maria Goreti de Carvalho Macedo se constata um verdadeiro desperdício. Os 18 computadores do programa e outros equipamentos (como uma impressora a laser) ainda estão em suas caixas em uma sala que virou depósito.

O diretor da escola, Francisco Severino da Silva, informou que a Positivo deixou os computadores, mas esqueceu de deixar o modem, equipamento que fornece Internet aos computadores. "Acho que eles se enganaram e deixaram um computador a mais no lugar do modem", explicou, referindo-se ao fato de a escola ter direito a 17 computadores e a empresa ter deixado 18.

Severino lamentou a situação: "é um grande desperdício esses computadores parados aqui nessa sala. Não podemos usar nem mesmo a impressora para imprimir as provas dos estudantes porque os técnicos da empresa informaram que se a gente usar o equipamento perde a garantia".

A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti vive situação oposta. Lá, a Internet já está funcionando, mas não existem computadores para os estudantes acessá-la.

O único computador que existe na escola está quebrado e para fazer uso da Internet os professores usam notebooks.

A vice-diretora do Alfredo Simonetti, Ana Cléia Sobral, disse que a empresa que instalou a internet não justificou a ausência dos computadores. "Mesmo que a gente tivesse recebido todos os aparelhos, não teríamos onde instalá-los", observou Ana, referindo-se à falta de salas na escola.

As constatações feitas nas escolas visitadas de Assú e Upanema mostram que os estudantes potiguares continuam excluídos do mundo digital, apesar do poder público dizer o contrário.
Fonte: Jornal de Fato

TV UPANEMA MOSTRA COMO FOI SESSÃO ITINERANTE

::Câmara
Foi realizada na manhã deste domingo (23) a primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Vereadores.

A sessão ocorreu no Projeto de Assentamento Esperança e contou com grande número de populares além de todos os nove vereadores.

Ao lado, na TV Upanema, disponibilizamos um vídeo sobre a sessão.


DO FUNDO DO BAÚ



Esta talvez seja uma das fotos mais difíceis já postadas neste espaço, principalmente se tratando de descobrir quem são as crianças ao fundo.
Boa sorte!

sábado, 22 de maio de 2010

UFC estréia com vitória no campeonato sub-17 de Mossoró

Upanema FC fez hoje a sua estréia no campeonato mossoroense de futebol, categoria até 17 anos. A primeira partida não poderia ter sido melhor, já que nosso time goleou o time do Salinista pelo placar de 4x0. Segundo Onildo Bezerra, vice-presidente do clube o placar não refletiu o que foi o jogo, pois o time upanemense poderia ter feito muito mais. Até pênalti nossa equipe perdeu, mas no final, o resultado e o volume de jogo agradaram a todos. Os gols foram marcados por Bruno, duas vezes, Rodrigues e Diego. O destaque fica para o garoto Bruno de 15 anos, que é filho do técnico Vivi. Pelos gols e pelo trabalho apresentado nos treinos, Bruno demonstra que tem futuro.

Durante a semana pude observar os treinos dessa nova safra. Pelo que vimos, Upanema terá uma grande equipe daqui a uns 3 anos. Garotos com bom porte físico e habilidade. Essa também é a opinião do técnico Vivi, com quem conversamos durante a semana. Lembrando que ainda temos a safra do sub-20 que foi campeã este ano em Mossoró.
Fonte: blog do Anax 

João Maia garante obra da BR-110 em depoimento a Blog

O deputado federal João Maia (PR) entra em contato com o Blog. Fala sobre obra (tão esperada) da BR-110 (Mossoró-Upanema-Campo Grande).

O assunto foi objeto de postagem desta página, em face de atraso em processo licitatório (AQUI).

João pronuncia-se desta forma abaixo:

Carlos,

Eeu me informei com o DNIT. A 110, famosa "estrada do sa\" está assegurada. O edital de licitação está publicado e os recursos assegurados.

É que Carlos, infelizmente, no Brasil, desfazer é fácil. Fazer é uma pedreira.

Abraço.

João Maia.
Fonte: Blog de Carlos Santos

Câmara realiza 1º Sessão Itinerante na Zona Rural

A Presidente da Câmara a Exma. Sra. Adelcina Bezerra se reuniu no dia 23.04.2010, às 8:00 horas com toda edilidade em sua sala, para discutir a realização da 1º Sessão Itinerante na Zona Rural do Município de Upanema/RN. Nesta reunião foram abordados diversos assuntos tais como: localidade, Sede, Data e Horário para realização da Sessão. A primeira comunidade a receber a caravana de Vereadores é o Projeto de Assentamento Esperança. A sessão em si começa às 9:00 horas na sede da Igreja Assembléia de Deus do Assentamento, e terá a duração de duas (2) horas segundo o Regimento Interno da Casa. O representante da comunidade aproveitará o momento para reivindicar ou mostrar o que de errado está ocorrendo em seu assentamento, porém, solicitando apoio dos parlamentares para a questão.

O Projeto de Assentamento Esperança é localizado na Zona Rural do Município onde estará movimentado neste Domingo (23) por conta da presença da caravana dos Vereadores de Upanema. A comunidade receberá a primeira Sessão Itinerante dessa 14ª legislatura nesse ano, e terá a oportunidade de solicitar, elogiar, sugerir, ou, que achar necessário para seu Assentamento.

De acordo com a Presidente da Câmara, a Ver. Adelcina Bezerra (PR), a Sessão espera ter uma participação popular muito boa, e espera superar todas as expectativas. As Sessões Itinerantes é muito importantes para as pessoas dessas comunidades que merecem todo o respeito e carinho. As Sessões Itinerantes também servirá para que possamos divulgar melhor, junto à população, os trabalhos realizados pela nossa Casa de Leis.

Nessa Sessão terá o acompanhamento da policial militar do Município, que dará todo seu apoio a caravana de Vereadores. A participação da policia é muito importante para resguardar e manter a ordem em eventos públicos como desse porte, além da integridade física de todos seja ela material ou humana.

Ressalto a importância da realização dessa Sessão Itinerante na Zona Rural do Município, uma vez que, a Instituição Câmara tem um grande papel a desempenhar no que compete a garantir os direitos dos Cidadãos Upanemenses.

Portanto, sendo do interesse de todos, desde já todos estão convidados para prestigiar este evento de grande importância, onde nos colocamos a inteira disposição para quaisquer outras informações.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Famílias carentes são beneficiadas com alimentos

Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, a Prefeitura de Upanema está distribuindo alimentos para famílias de baixa renda, que tenham crianças desnutridas, gestantes e sob risco nutricional. A distribuição irá beneficiar cerca de 500 famílias da cidade e zona rural, com feijão e farinha (doados pela CONAB) e óleo, arroz e açúcar (doados pela PMU). O trabalho de distribuição foi acompanhado pela prefeita Maristela Freire, nesta semana, nas comunidades de Brejinho, Independência e Atoleiro. A perspectiva é de que na próxima semana comece a distribuição para as famílias aqui da cidade.
 
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

NO BLOG DE CARLOS SANTOS

Cadê a obra da BR-110 (Mossoró-Upanema-C.Grande)?

Tenho conversado com setores da sociedade civil e política de Upanema. Voz comum é de desconfiança e apreensão.

Os sucessivos adiamentos á abertura de envelopes para que se definia empresa que fará a obra, acabam por produzir esse clima tenso.

Há décadas que a classe política "cozinha o galo", sobretudo em época de campanha eleitoral, assegurando a pavimentação da rodovia. Até aqui, nada.

A esperança renovou-se com audiência pública provocada pelo vereador upanemense Anízio Júnior (PMDB), em 19 de janeiro deste ano, na Câmara Municipal de Upanema. Solidificou-se mais adiante com assinatura de edital à obra na própria cidade.

Ocorre que o calendário está sendo engolido e da conversa, à prática, nada. Anunciaram que seria conhecida a empresa no dia 10 de abril. Nada. Em seguida, de que seria agora em 28 de maio. Não será.

A data mais recente é de 11 de junho.

- A gente fica esperando, fica cobrando. A população de Upanema, Mossoró, Campo Grande e outras cidades espera que tudo realmente seja encaminhado - comenta o vereador Anízio Júnior.

Nota do Blog - Sou otimista em relação ao empreendimento.

Mas a sociedade precisa estar vigilante, para que não impere o "enrolation". De novo.

18 DE MAIO

::mobilização
Dentro da mobilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes teremos hoje a seguinte programação:

21 de maio (sexta-feira): 16:00h
- Caminhada de mobilização da população acerca da gravidade da violência sexual;
- Panfletagem no centro da cidade, pelos alunos do PETI, Projovem e Educarte.
- Participação de alunos das escolas da cidade.

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero." (Pierre Beaumarchais)

Nosso blog tem seguido uma linha muito clara ao longo dos seus quase quatro anos de existência. Além de noticiarmos tudo o que de fato acontece em nossa cidade, primamos por elogiar quando algo ou alguém for merecedor mas também criticamos da mesma forma.

Essa nossa coragem já tem nos rendido algumas inimizades visto que ninguém gosta de ser criticado, mesmo tendo feito algo de errado ou alguma ação não tenha dado o resultado esperado. Outros (que não são poucos) levam sempre para o "lado" da política como se o mundo girasse em torno do "verde" ou do "vermelho"! 

Entendemos até certo ponto o pensamento desses que se insurgem contra as críticas que vez por outra aparecem neste espaço. Alguns até por medo de perder seu único ganha pão se prestam a um papel ridículo. Mesmo assim afirmamos nossa intenção de continuar seguindo a mesma linha de pensamento por acreditar que esta é uma maneira bastante salutar de ajudar nosso município.

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica." (Norman Vincent)

E POR FALAR EM CRÍTICAS...

E por falar em crítica, a Escola Maria Gorete liberou os seus alunos na tarde desta quinta-feira para assistirem a apresentação de uma peça teatral, "Maria de todos os dias", de autoria e direção de Américo Oliveira. Até ai tudo bem, mas bem que poderiam ter disponibilizado os ônibus para transportarem os alunos da escola, localizada no conjunto IPE, até o ginásio Poliesportivo Wilneran Cabral, onde ocorreu a apresentação. Centenas de alunos atravessaram a cidade a pé enfrentando o sol das 15h00, sem contar que muitos ficaram pelo caminho.

As escolas Alfredo e Calazans também liberaram seus alunos mas, por estarem próximas ao ginásio, não necessitavam tanto de ônibus.

Com relação à peça, que discute o tema da exploração sexual infantil e juvenil, ela teve início às 15h50min e terminou as 16h08min. A partir daí os alunos ficaram esperando os ônibus até as 17h00min. Uma melhor programação se fazia necessário.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Licitação da BR-110 é adiada mais uma vez; Superintendente diz que obra começa ainda este ano

Mais uma vez, a licitação para construção da BR-110 no trecho que liga os municípios de Mossoró/Upanema/Campo Grande foi adiada. A data prevista para a licitação foi remarcada para o dia 11 de junho, uma sexta-feira. A nova mudança já foi publicada no Diário Oficial e a informação também foi repassada ao blog do Anax, pelo Superintende Adjunto do DNIT, Gledson Maia. Ele informou que o adiamento se deve a problemas administrativos. “Estamos corrigindo algumas falhas que encontramos processo licitatório. O adiamento é normal, pois o valor da obra é grandioso, 90 milhões de reais e isso gera muitos documentos, muitos cálculos, orçamento, etc. Não podemos deixar brechas para erros no edital, se não perderemos tempo com recursos”, explica.

Perguntamos sobre a possibilidade dessa obra não ser iniciada esse ano. Gledson Maia afirmou que não há possibilidade dela não iniciar ainda este ano. Segundo ele, o que está acontecendo são problemas administrativos que não influirão no início da obra. “Essa obra é irreversível! Já temos o projeto e o dinheiro em conta, não existe possibilidade de não começar esse ano”, afirmou o superintendente.

Outra pergunta feita ao Superintendente Adjunto do DNIT foi sobre a legislação eleitoral impedir que a obra inicie no período da campanha. Ele explicou que isso não é possível, pois a obra não é conveniada e que os recursos são do DNIT. “O DNIT não pode ficar parado no período da campanha. A obra vai ser iniciada sim, este ano”, afirmou.

Gledson Maia ainda aproveitou a oportunidade para pedir que disséssemos a população de Upanema que ela pode ficar tranquila que a obra vai ser iniciada ainda este ano. “Essa obra não é mais sonho, é realidade”, afirmou. 
Fonte: blog do Anax

Secretaria de Obras conclui reposição de lâmpadas na cidade

Upanema é um dos poucos municípios do estado onde a prefeitura é responsável pela manutenção da iluminação pública. Em outros municípios, é descontada na conta de luz do consumidor, uma taxa (Taxa de Iluminação Pública – TIP), com o objetivo de dar a manutenção da iluminação da cidade. Para não onerar o consumidor upanemense, a prefeitura vem assumindo para si essa responsabilidade. Esta semana, deverá ser concluída toda a reposição de lâmpadas dos postes da cidade e algumas da zona rural. A informação é do secretário de Obras do município, Valmir Aquino. Além das lâmpadas, alguns sensores e reatores – partes que compõem o kit de iluminação – também estão sendo trocados. Em média, o kit completo custa R$ 120,00, sendo que a maioria dos postes precisa dessa troca, devido o grande desgaste apresentado.

Com relação a colocação de novos “braços de luz” em postes que ainda não possuem o equipamento, Valmir explica que já foi solicitado a COSERN a liberação para ampliação da rede, mas informações adicionais foram pedidas ao município. Na próxima semana, uma equipe da secretaria de Obras deverá ir até Natal, para entregar em mãos estas informações e com isso, dar prosseguimento a ampliação da iluminação pública da cidade. “Sempre é bom ressaltar que esse trabalho é de inteira responsabilidade da administração da prefeita Maristela Freire. Dentro da nossa realidade financeira estamos trabalhando para deixar a cidade sempre iluminada”, finalizou o secretário.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Festa do Esporte anuncia suas atrações

O promotor de festas Dequinha Bezerra nos comunicou ontem ao blog do Anax, que já decidiu qual será a atração principal da Festa do Esporte 2010. Trata-se do cantor Edson Lima e a banda pernambucana Gatinha Manhosa. Edson é ex-integrante e fundador da banda Limão com Mel. Edson Lima já emplacou diversos sucessos com a nova banda: "História de amor", “O inverno acabou”, "Eu te amo", "120...130...Tenho Pressa de Chegar", “Sou ou não sou”, "Se Você Quiser Voltar", "Morrer de Amor". Sem dúvida uma grande atração para a festa que este ano pretende inovar. Em breve teremos mais informações.

PLANO DE CARGOS DEVERÁ SER ANALISADO AMANHÃ

De acordo com a Câmara Municipal, finalmente o parecer técnico sobre o PCCS será enviado pela prefeitura para ser analisado pelos vereadores na sessão desta sexta-feira.
Confira a pauta:

APRESENTAÇÃO DO PARECER PRÉVIO DO PCS DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO
Autor
: Prefeitura Municipal de Upanema/RN
Ementa: Apresentação do Parecer Prévio do Plano de Cargos e Salários para os Servidores da Educação do Município, da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, quanta aplicabilidade e o impacto na folha de pagamento com detalhes conciso nos Arts. 16 e 17 da Lei Complementar nº 101/2000, do Governo Federal.

SESSÃO LEGISLATIVA AMANHÃ

A Presidente da Câmara Municipal de Upanema/RN a Exma. Sra. Adelcina Bezerra convida todos para assistir a 16ª Sessão Ordinária da 14ª Legislatura, a ser realizada amanhã dia 21 de Maio de 2010, às 10:00 horas, no Plenário Francisco Eugênio Freire, na Câmara Municipal.
Desde já a Presidente agradece pela atenção.

EM PAUTA:
Projeto de Lei nº 014/2010, de 24.04.2010.
Autor: Prefeitura Municipal de Upanema/RN.
Apresentação dos Pareceres das Comissões
Comissão de Justiça e de Redação
Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente
Ementa: Veta o uso de pulseiras coloridas de silicone no ambiente escolar do município de Upanema, e da outras providências.

Projeto de Lei nº 015/2010, de 24.04.2010.
Autor: Prefeitura Municipal de Upanema/RN.
Apresentação dos Pareceres das Comissões
Comissão de Justiça e de Redação
Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente
Ementa: Dispõe sobre a sinalização das vias onde se localizam estabelecimentos de ensino público ou particular e dá outras providências.

APRESENTAÇÃO DO VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 023/2010
Autor: Prefeitura Municipal de Upanema/RN
Projeto de Lei nº 023/2010
Autora: Ver. Shirley Sariny Leite Costa - PSB
Ementa:Torna obrigatório a implantação de unidade de pronto socorro pediátrico com área reservada exclusivamente ao atendimento infantil de urgência e emergência nas unidades municipais de saúdes que menciona.
Fonte: blog da Câmara

Para Semarh abastecimento não está comprometido

O fato das chuvas que caíram este ano no Rio Grande do Norte estarem 60% abaixo do volume histórico, que é menos de 500 milímetros durante o período invernoso, segundo o secretário estadual adjunto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carlos Ivan Ferreira de Melo, não vai comprometer o abastecimento de água da população no resto de 2010 e até o início do inverno no próximo ano.

Ele disse que a Semarh monitora os 46 reservatórios do Estado que têm capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos, mas apenas dois deles estão com o volume pela metade, como é o caso da barragem 25 de março em Pau dos Ferros, que tem capacidade para armazenar 4,72 milhões de metros cúbicos de água e está com 52,10% deste volume. O açude 25 de março teve sua capacidade reduzida devido o assoreamento.

O açude Novo Angicos também enfrenta problemas de assoreamento e está com dois milhões de m³ ou 49,26% de sua capacidade. Além desses dois reservatórios, explicou Melo,  a maioria das barragens está com o volume armazenado 60% acima da capacidade. A maior delas, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na bacia Piranhas/Açu, está com 85,98% de sua capacidade, com um volume atual de água de dois bilhões de m³.

A barragem de Santa Cruz, em Apodi, tem capacidade para 600 milhões de m³ e está com um volume de 90,06% de água. Já a barragem de Umari, em Upanema, está com 80,12% de água armazenada, ou seja, 234,5 milhões de m³. Carlos Ivan admite que a Semarh ainda tem um sistema rudimentar de monitoramento da reserva hídrica do Rio Grande do Norte. “A gente tem que mandar uma pessoa no local para apanhar os dados”.

Segundo ele, ainda existe uma dificuldade, porque pessoas que residem próximas a algumas barragens, retiram a régua de medição e, por isso, a Secretaria tem de enviar topógrafos para fazer o levantamento volumétrico de algumas barragens.  Por essa razão, ele explicou que alguns dados ainda são de janeiro, relativos às barragens situadas em de São Miguel, José da Penha, Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, Pilões, Severiano Melo, Riacho da Cruz, municípios localizados na chamada região da “Tromba do elefante”.

Para que o monitoramento passe a ser feito em tempo real, Melo explicou que a Semarh deve realizar, dentro de 90 ou 120 dias, uma licitação internacional para a compra de 60 estações informatizadas.
Fonte: Tribuna do Norte
Grifo nosso

O QUE WILMA FEZ POR UPANEMA?

INFRAESTRUTURA
•    AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E INSTALAÇÕES PARCIAIS DE RAMAIS PREDIAIS. INVESTIMENTO: R$  300.0 MIL.
•    RESTAURAÇÃO DA RODOVIA RN 405 TRECHO: ENT. BR 304 (VOLTA) ENT BR 110.  COM 21 KM. INVESTIMENTO R$ 1.1 MILHÃO.  
•    PERFURAÇÃO/ RECUPERAÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇOS E CONSTRUÇÃO DE CISTERNA. INVESTIMENTO: R$ 71.0 MIL. LOCALIDADES:
1)    ASSENTAMENTO BOM LUGAR.
2)    BAIXA DO DUTRA.
3)    ASSENT. MONTE ALEGRE

AÇÃO SOCIAL
•    CASA DA GENTE: 60 MELHORIAS HABITACIONAIS. INVESTIMENTO R$ 90 MIL.
•    PROGRAMA DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO: 20 SUBPROJETOS. INVESTIMENTO R$ 817.3 MIL. NAS COMUNIDADES:
1)    SÍTIO BAIXA FECHADA: INFRAESTRUTURA / REDE DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA;
2)    BREJINHO E ESPINHEIRO: INFRAESTRUTURA / REDE DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA;
3)    SEDE: PRODUTIVO / CENTRO DE ATIVIDADES MÚLTIPLAS / TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO;
4)    SÃO SEBASTIÃO III: INFRAESTRUTURA /  REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA;
5)    SÃO MANOEL II: INFRAESTRUTURA / CAIXA D'ÁGUA COM REDE DE DISTRIBUIÇÃO;
6)    LAGOA VERMELHA: INFRAESTRUTURA / CAIXA D'ÁGUA COM REDE DE DISTRIBUIÇÃO;
7)    MONTE ALEGRE I: INFRAESTRUTURA / CAIXA D'ÁGUA;
8)    TAPERA: INFRAESTRUTURA / REDE DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA;
9)    SALGADO: PRODUTIVO / CAPRINOCULTURA;
10)    BARRAGEM UMARI: PRODUTIVO / CENTRO DE APOIO À  PRODUÇÃO / CONSTRUÇÃO DE GALPÃO;
11)    VILA PARAIBANA: INFRAESTRUTURA / REDE DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA; E ADUTORA E REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA.
12)    SÍTIO UMARI: PRODUTIVO / APICULTURA;
13)    PIRACICABA: PRODUTIVO / APICULTURA;
14)    SÍTIO NOVA VIDA: INFRAESTRUTURA / ADUTORA COM REDE DE  DISTRIBUIÇÃO;
15)    SABIÁ: INFRAESTRUTURA / DESSALINIZADOR.
17) SÃO GERALDO: PRODUTIVO / PECUÁRIA / APICULTURA;
18) CURRAL DA VÁRZEA: INFRAESTRUTURA / CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ATIVIDADES MÚLTIPLAS. 
•    PROGRAMA DO LEITE: 610 LITROS/DIA. INVESTIMENTO R$ 272.3 MIL/ANO.
•    IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNICA SOCIAL–CRAS (“CASA DAS FAMÍLIAS”), BENEFICIANDO 2.500 FAMÍLIAS. INVESTIMENTO R$ 54 MIL/ANO.

SAÚDE
•    AQUISIÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA. INVESTIMENTO: R$ 66 MIL. CONVÊNIO 2009.

SEGURANÇA PÚBLICA
•    REFORMA E RECUPERAÇÃO DA DELEGACIA POLICIAL.  INVESTIMENTO: R$ 14.8     MIL.
•    AQUISIÇÃO DE UMA VIATURA MERIVA (PLACA MZB 6589), PARA A DELEGACIA DE POLICA.  INVESTIMENTO: R$ 40.4 MIL.
•    REFORMA E RECUPERAÇÃO DA DELEGACIA DE POLICIA. INVESTIMENTO:20.4 MIL.
•    REFORMA DO MURO DA DELEGACIA DE POLICIA. INVESTIMENTO: R$ 11.687,27 (OBRA AGUARDANDO DISPONIBILIDADE FINANCEIRA).

EDUCAÇÃO E CULTURA
•     CONSERVAÇÃO E REPARAÇÃO DE ESCOLAS. INVESTIMENTO: R$ 496.9 MIL.
1)    E E. CALAZANS FREIRE
2) E.E. PE. ALFREDO SIMONETTI
•    PROGRAMA BIBLIOTECA PARA TODOS. IMPLANTAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE. INVESTIMENTO 59.4 MIL.
•    PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR BENEFICIANDO 412 ALUNOS. INVESTIMENTO: R$ 123.6 MIL. (CONVÊNIO 2009).
•    PROGRAMAS: LENDO E APRENDENDO, MERENDA ESCOLAR, PAGUE -  PROGRAMA DE AUTOGERENCIAMENTO DE UNIDADE ESCOLAR E PDE - PROGRAMA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA/ PLANO DE AÇÕES FINANCIADAS.  BENEFICIANDO 2.239 ALUNOS. INVESTIMENTO: R$ 109.8 MIL.

AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
•    PROGRAMA LUZ PARA TODOS. BENEFICIANDO 239 FAMÍLIAS EM 32 COMUNIDADES. INVESTIMENTO: R$ 1.0 MILHÃO. 
•    CONSTRUÇÃO DE (01) CISTERNA ASSENTAMENTO MONTE ALEGRE. INVESTIMENTO R$ 15.5 MIL.
•    REESTRUTURAÇÃO DE 4919 BANCOS DE SEMENTES NA REGIÃO. INVESTIMENTO R$ 74.9 MIL.
 •    AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS E IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA COMUNITÁRIA E PRODUTIVA, BENEFICIANDO 118 FAMÍLIAS. INVESTIMENTO: R$ 2.3 MILHÕES. COMUNIDADES:
1.    VERTENTES
2.    ASS. BAIXA DO JUAZEIRO
3.    ASS. BAIXA DO TATU
4.    GERALDO MESSIAS
5.    ARUEIRA
6.    OITICICA
7.    SÍTIO BOA ÁGUA I E II.
•    IMPLANTAÇÃO DE 23 ARCAS DAS LETRAS BENEFICIANDO 999 FAMÍLIAS NAS COMUNIDADES. INVESTIMENTO DE R$ 27.6 MIL
1.    SÃO MANOEL,
2.    SANTA MARIA,
3.    VERTENTE,
4.    VILA PARAIBANA,
5.    RETIRO,
6.    PIRACIBACA,
7.    SABIÁ,
8.    PEREIROS,
9.    PADRE PEDRO NEVES,
10.    MONTE ALEGRE,
11.    BREJINHO,
12.    CACIMBA DO MEIO,

JUSTIÇA E CIDADANIA
•    ATENDIMENTO DO EXPRESSO CIDADÃO A 2.024 PESSOAS NAS ÁREAS DE FOTO, ITEP E DRT.

OUTROS
•    IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS PARA OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE.
Fonte: blog do PSB/RN

quarta-feira, 19 de maio de 2010

FOTOS DO FORRÓ GOSTOSO NO PROGRAMA TOME FORRÓ

Componentes do forró Gostoso com Tony Nunes
::música
Acesse o blog Upanema Flash e confira as fotos da participação do Forró Gostoso no programa Tome Forró, de Tony Nunes.

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo das estrelas, Marcondes Foto Digital.