quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO - DIA 30/09/2009

Metas fiscais da Prefeitura Municipal de Upanema referentes ao segundo quadrimestre de 2009 são divulgadas no Diário Oficial do Estado. Confira clicando AQUI.

GOLS DA GOLEADA DE UPANEMA CONTRA O TIRADENTES

Confira todos os gols da goleada de Upanema contra o Tiradentes pela Copa Oeste no último domingo. Imagens disponibilizadas pelo Jogo Aberto da TV Mossoró.

ZÉ MÁRIO CONSEGUE A FOTO DE JAIME AMERICANO E UMA CARTA DEIXADA POR ELE



Na época que Jaime Americano esteve em Upanema a situação da nossa cidade era bem diferente. Transporte para Mossoró, que era o centro mais desenvolvido da região, também não era fácil, viajar para lá só por necessidade, existia apenas os mistos, caminhões que faziam a linha uma vez por dia, o mesmo saia por volta de 05:00h e retornava só à tarde, quem perdesse esta condução daqui para Mossoró ou de lá para cá, só no dia seguinte. Informações só por carta ou via radio, não havia telefone, jornal, ou televisão. Com isso pouco se sabe o que realmente provocou a vinda do mesmo aqui, embora tenha contribuído muito para o nosso município. Aqui ele introduziu a plantação e consumo de verduras, principalmente a berinjela. Para quem não o conheceu, deixamos aqui, uma foto da época e a última carta que ele enviou para D. Maria Romana do Hotel Central, onde ele ficou hospedado durante o período. Este material foi Gentilmente cedido pela Família de D. Maria Romana em 2002 à Antonio Luiz de Oliveira que na época tentamos encontrá-lo nos Estados Unidos mas, sem êxito.
Fonte: Blog de Zé Mário
Nota do blog: agora só nos resta utilizar a internet e descobrir o paradeiro definitivo de Jaime. Pelo que pesquisamos, o endereço que ele deixou na carta hoje funciona uma pizzaria em Nova Iorque.
Clique na imagem para ler a carta.

FOTOS DA SEMANA CULTURAL


Gleymon Mykael, fotógrafo oficial da Prefeitura de Upanema, avisa que estar disponibilizando no blog Xsorria todas as fotos da Semana Cultural.
Vale à pena conferir!

COLUNA AGRONOTAS - JOSÉ WILSOM TAVAREZ

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Mesmo na nossa condição de município do interior, de pouca expressão no cenário nacional, como praticamente todos os municípios interioranos, é preciso estarmos sintonizados com todas as discussões e temas nacionais e internacionais, principalmente, aqueles que tenham repercussão no nosso dia-dia. MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é um desses temas.
Talvez pareça complexo entender a dinâmica de desenvolver uma cidade, uma região ou um país, atendendo os preceitos da sustentabilidade. Porém, muito mais que complexo de entender é fazer esse desenvolvimento acontecer com qualidade, pois um projeto ou uma ação apoiadora do desenvolvimento pode possuir características que a tornam insustentável ou provocam retrocesso ao longo do tempo.
Pois então analisemos juntos: imagine o Brasil aumentar cada vez mais a produção de alimentos utilizando as áreas da região amazônica, considerada o “pulmão” do mundo. Isso aumentaria a oferta de alimento, impulsionaria as exportações, proporcionaria a geração de emprego e renda. Porém, com o desmatamento de novas áreas de floresta, ocorreriam às mudanças no ecossistema e conseqüentemente, haveria a real possibilidade de fatos como: extinção de espécies e contribuição para mudanças climáticas como, aquecimento global e modificações nas médias anuais de precipitações.
Num cenário mais local, imagine que o município de Upanema seja contemplado com um distrito irrigado para sua várzea em um projeto de 1.000ha distribuído entre empresas e produtores locais, que utilizariam no processo produtivo as técnicas adotadas a partir da revolução verde, que se baseiam no uso intenso de agroquímicos. Seriam cerca de 2.000 empregos a mais no município para produzir anualmente 6.000 toneladas de grãos ou 50.000 toneladas de frutas, gerando uma receita média de 15 milhões de reais por ano (valor equivalente ao orçamento anual da Prefeitura Municipal). Porém, o custo disso, seria provavelmente, após alguns anos, um Rio poluído com índices anormais de substâncias químicas e o aumento de doenças provocadas pelos resíduos de agrotóxicos. Este é o tipo situação que vamos nos deparar, se levarmos em consideração a discussão de desenvolvimento sustentável.
Vários outros exemplos podem ser citados para ilustrar os paradigmas do desenvolvimento. Em tese nenhum deles é de menor complexidade que outro, porém, queremos lembrar que o debate deve existir não para retardar as ações ou a implantação de projetos, e sim para dar qualidade a estas ações, as quais esperamos que não demorem a chegar.
É importante contar com representantes municipais que tenham a capacidade de tomar decisões adequadas e oportunas. Mas nenhuma decisão será tão acertada se não passar por um debate popular, onde a população possa compreender e opinar sobre qual o caminho mais adequado.
Publicado no Jornal de Upanema

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A importância dos blogs

Não dá mais para abrir a internet e não buscar ficar bem informado com os blogs de nosso município eles trazem informações importantes para nossa comunidade e para o mundo. Através do blog todos podem expressar opiniões exercer a profissão de repórter, sem diploma de jornalista, colunista, entre outras formas de informações de interesse publico. Atualmente se pode encontrar blog de tudo quanto é assunto, com certeza um deles vai de adequar ao seu gosto. Upanema está de parabéns pelos seus blogueiros, todos eles, pelo trabalho de prestação de serviços a sociedade, promovendo o debate saudável que faz crescer e amadurecer para construir.
Fonte: blog do professor Luciano Medeiros
Nota do blog: concordo com a opinião do professor Luciano, mas, infelizmente tem gente que chega a dizer que em Upanema não tem nenhum blogueiro! pode um negócio desse!
No encontro de blogueiros que participamos em Lajes uma colega se surpreendeu com a quantidade de blogs que temos em Upanema. Segundo ela, em sua cidade só tinham 2. Temos que nos valorizar.

DISCURSO DO PREFEITO JORGE LUIZ NA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES

ALDO CARVALHO EM POESIA

PROCISSÃO
DE FÉ

Sempre vi o Senhor
A minha destra está
Abalado eu não serei
Meu coração se alegrará.

A minha língua exulta
Na fé meu corpo jaz
Pois no sepulcro tu Senhor
Sei não me abandonarás
Que o teu santo veja
Corrupção jamais.

Fizeste-me ver os caminhos da vida
Me encherás da tua presença viva.

Vou orar ao Senhor Jesus
Com toda a minha fé me envolver
E todos os meus problemas irão sumir
Na luz da sua graça e poder.

(Texto bíblico adaptado: Atos 2: 25 a 28 – Escola Dominical – AD. 2006)
Publicado no Jornal de Upanema

DA SÉRIE: PRECISAMOS MELHORAR A EDUCAÇÃO!

Realmente, lendo esses comentários da postagem "UPANEMA INVESTE MAIS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE O RECOMENDADO PELO GOVERNO FEDERAL" da para perceber claramente, através de erros grotescos, que o município de Upanema precisa investir muito mais em educação.
Com relação a alegação de desconhecimento da audiência, gostaria de dizer que ela foi divulgada sim, vejamos:
1 - Foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 23 de setembro.
2 - Nosso blog também publicou no dia 23 de setembro.
3 - Foi anunciado no Jornal Correio da Tarde, coluna de Marcos Antonio, também no dia 23.
Portanto, cabe aqui uma analogia com o Direito: ninguém se escusa do cumprimento da lei alegando a sua ignorância.

PROFESSORES ENGANADOS MAIS UMA VEZ

Confira a opinião do professor Edgar em seu blog do Edgar, e do professor Francisco Gondim em seu Ofício de Professor.

Nada novamente

Só a chefe maior do poder executivo do Estado do Rio Grande do Norte, a “Professora” Wilma de Faria, já enganou a classe dos professores este ano por mais de três vezes com promessas que não cumpre.
Será que foi um erro novamente? Só é muito ruim para a Governadora Wilma de Faria, se no próximo ano quando a mesma se candidatar a uma vaga para senadora e os eleitores forem incompetente como ela e seus funcionários que trabalham nesta área, e todos errarem o número dela. Tem nada não, fica para a próxima eleição.
Quando o erro é com os funcionários não fica para o próximo mês? O pior é que no próximo mês o erro volta a se repetir.

Desilusão matinal

Você esperou, deitado, pela antecipação do piso de Vilma?
Já consultei o saldo de minha conta bancária. Pau no lombo mais uma vez!
O piso era falso! Você ainda vai acreditar nessa turma?
Com essa disposição malvada de dona Vilma, é bom ela ir, logo, reservando uma vazante no Rio Upanema, pois ela não vai ter como chegar no céu dos políticos brasileiros: o Senado Federal!

Nota do blog: A opinião do professor Edgar, do blog de Edgar, e do Professor Francisco Gondim, do blog Ofício de Professor, que transcrevemos acima, expressam a insatisfação dos professores e a indignação do blog Upanema News sobre este tema. Mas também fica claro que aumento só em 2010, próximo da eleição.

NO JORNAL DE FATO

Boa campanha abre espaços para jogadores de Upanema em clubes da região

Artilheiro
Na Copa Oeste, quem está mandando para as redes é o atacante Cledinaldo, do Upanema. Já marcou 14 gols, dos quais quatro de uma vez, que foram em cima do Tiradentes no domingo, 27, quando o seu clube aplicou a maior goleada do campeonato: 9 x 0. O time da Polícia passeou em campo; não entrou em "diligência".

Possibilidade
Depois do jogo, o goleiro Wendel, do Upanema, foi visto conversando com o gerente de futebol do Potiguar, Marcílio Vitoriano. Não estavam falando em outra coisa, senão a temporada 2010, acenando possibilidade de acerto entre as partes. Wendel jogou as duas últimas temporadas no Baraúnas no Estadual do RN de profissionais.

FONTE: Jornal Defato (coluna de Marcos Santos)

NA GAZETA DO OESTE

Van que vinha de Upanema é assaltada por seis jovens

A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró investigará um assalto ocorrido no início da tarde de ontem a um veículo tipo Sprinter de cor cinza e placas MZM 6562 Upanema-RN, a qual faz transporte alternativo de passageiros do município de Upanema para Mossoró. De acordo com informações de alguns dos passageiros que estavam no veículo na hora do assalto, ainda em Upanema seis jovens, sendo quatro rapazes e duas moças (ainda não se sabe se são de maior), embarcaram na van com destino a Mossoró. Chegando aqui no município, alguns passageiros desceram no centro da cidade, mas um dos jovens pediu ao motorista que os levassem até o bairro Santo Antônio. Mesmo um pouco contrariado, o motorista seguiu o caminho indicado pelos rapazes e chegando numa estrada carroçável, já no bairro Santa Helena, um deles sacou uma arma e anunciou o assalto, rendendo o motorista perante os outros passageiros que ainda estavam no veículo."Eles mandaram que a gente entregasse as bolsas, dinheiro e os celulares", disse uma das vítimas. Entre os pertences levados estavam quatro aparelhos celulares, um aparelho MP4 e um valor não divulgado em dinheiro.
Após recolher os pertences das vítimas, os seis jovens pegaram as chaves da Sprinter e fugiram a pé, deixando o motorista e os outros passageiros dentro do carro. Depois de verificar que eles tinham desaparecido, as vítimas saíram e procuraram ajuda acionando a polícia.
Conforme relato dos passageiros que foram assaltados, os jovens que praticaram o delito tinham aparência de serem menores de idade.Policiais Militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (ROCAM) se dirigiram até o local onde a van se encontrava com as vítimas e ainda fizeram diligências pela região, mas não conseguiram encontrar nenhum suspeito com as características descritas pelas testemunhas.

NO JORNAL DE FATO

Adolescentes roubam passageiros de carro de linha
Quatro jovens e duas garotas assaltaram o motorista e os passageiros de um veículo que faz linha entre Mossoró e Upanema durante a noite de domingo passado. Os quatro entraram no veículo e pediram uma "carona" até o bairro Santo Antônio. Nas imediações da Estrada da Raiz, os quatro anunciaram o assalto. Neste momento, havia cerca de cinco passageiros e o motorista. Todos foram feitos reféns e tiveram seus objetos subtraídos. A Polícia acredita que todos os seus suspeitos sejam menores.
De acordo com as vítimas, que estiveram ontem à tarde na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró, os quatro jovens, juntamente com duas meni-nas, pararam o veículo entre Mossoró e Upanema. Neste momento, havia cerca de dez passageiros, mais o motorista. A quadrilha esperou que a metade dos passageiros fosse deixada em casa para anunciar o assalto. Apenas um dos criminosos chegou a sacar um revólver e os outros ajudavam na busca por objetos de valor no carro.
Antes de fugir, a quadrilha ainda tomou a chave do veículo e levou todos os telefones celulares. Essa é uma tática utilizada para que as vítimas não tenham condições de acionar a polícia ou pedir socorro a qualquer pessoa. Sem ter como se locomover e nem como ligar, as vítimas deram tempo suficiente para a quadrilha fugir.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró e até ontem não havia suspeitas de quem seriam essas pessoas. Por enquanto, a polícia acredita que todos os seis envolvidos sejam menores.
Se for confirmada esta versão, o caso será investigado pela Delegacia Especializada no Adolescente (DEA), por se tratar de infrações cometidas por jovens.

MAIS UM BLOG: UPANEMA VÍDEOS

Surge mais um blog em Upanema. Este novo blog é mais que faz parte da Associação Upanemense de Comunicação e Cultura - AUCC. Ele surge com o objetivo exclusivo de mostrar vídeos de eventos em Upanema.
Em sua estréia destaque para o vídeo do prefeito Jorge Luiz na inauguração do Centro de Convenções.
Vale a pena conferir.
Acesse:http://upanemavideos.blogspot.com/

FOTOS DO FORRÓ GOSTOSO EM MOSSORÓ

Confira as fotos da festa de Forró Gostoso em Mossoró.
Fotos do estúdio Marcondes Foto Digital
Acesse Upanema Flash

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NO CORREIO DA TARDE

Reitor diz que Uern vai cobrar compromisso de candidatos

Publicado no Dia 28/09/2009
Carlos Skarlack
O professor Milton Marques de Medeiros, será reempossado hoje, para o segundo mandato consecutivo de reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E para os que sempre tentam colocar seu nome entre os que podem disputar a Prefeitura de Mossoró, ele não diz que sim. Mas també, não descarta.

Perguntado se ainda mantinha de pé o projeto de um dia, disputar o cargo de prefeito de Mossoró, ele tentou desconversar, lembrando que esse assunto surgiu certa vez quando foi perguntado se poderia ser candidato, tendo respondido que todo cidadão gostaria de trabalhar por sua cidade.

"Mas na verdade eu até me referia ao município de Upanema, onde nasci, mas também foi incluído Mossoró, pois aqui tenho vivido e trabalhado, e teria o maior orgulho em trabalhar um pouco por essa terra que tanto tem me dado", declarou.

Milton Marques ponderá que essa declaração foi dada já faz tempo. E lembrou que como reitor da Uern, realizou o senho de trabalhar por sua cidade, pois está contribuindo com o desenvolvimento da universidade e de nossa educação.

Lembrado de que está comandando uma instituição que tem orçamento maior do que muitas Prefeituras Municipais do Estado, Milton Marques reconhece que essa é uma experiência que enriquece qualquer um. "É importante, embora muito dificil", frisa.

Político

Enquanto tentou desconversar sobre projetos futuros, Milton Marques foi mais objetivo sobre as eleições de 2010. Afirmou que o que a Uern deseja é saber quais são os planos dos pré-candidatos ao Governo do Estado para a instituição.

"No momento certo vamos convocar os pré-candidatos para saber o que cada um pensa para nossa instituição", declarou Milton Marques, lembrando que a Uern não tem preferência por nome, pois seus integrantes tem toltal liberdade de escolha.

Uma questão citada é a da autonomia financeira da Uern. Lebrando que essa é uma questão que já tem sido defendida pela Uern há muito tempo, Milton Marques antecipou que a instituição vai cobrar compromisso dos pré-candidatos nesse sentido.

Ele frisa que para o início do próximo ano, deverá ser elaborado um calendário de sabatinas com os pré-candidatos ao Governo do Estado para conhecer os projetos de cada um sobre a Uern e o ensino em nível geral. "Essa é uma colaboração que nós pretendemos oferecer no debate político", concluiu.

Resenha da 07 Sessão Ordinária, realizada no dia 11.09.2009

RESENHA DA 07ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2° PERÍODO, DA 14ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA, REALIZADA ÀS 17:00 HORAS, DO DIAS 11 DE SETEMBRO DE 2009. PRESIDIU A SESSÃO, A PRESIDENTE E VEREADORA, ADELCINA MEDEIROS BARBOSA BEZERRA.

Estavam presentes os seguintes vereadores: Antônio Anízio Bezerra Júnior, Shirley Sariny Leite Costa, Francisco Elsimar de Carvalho, Oséias Monthalggan Fernandes Costa, Dárcio Regis Bezerra, Gineton da Costa e Silva e a Presidente Adelcina Medeiros Barbosa Bezerra. Faltou com justificativas os Vereadores Francisco Cazuza de Macedo Aquino(Nenem do Cabano) e Raimundo Carlos de Medeiros (Nonato Garcia).

Na continuidade da sessão foi facultada a palavra aos vereadores presentes durante o horário do grande expediente e não ocorrido nenhum pronunciamento, foi passado para,

Ordem do Dia

Projeto de Lei nº 009/2009 de 12.08.2009, Autor Prefeitura Municipal de Upanema-RN: O qual visa alterar a lei municipal nº 337/2006 que regulamenta a guarda municipal patrimonial de Upanema e cria o cargo de subinspetor da guarda municipal e dá outras providências: Aprovado.

Horário dos lideres de partidos
Ver. Anízio Junior Líder do Governo:

Parabenizou a Ver. Shirley pelas emendas ao projeto votado sobre a criação do cargo de subinspetor da guarda municipal. Estendeu também seus votos a guarda municipal, onde disse que, esse projeto só tem a engrandecer a referida entidade. Finalizou dizendo que todos os guardas tem que trabalharem em união e harmonia para que assim obtenha um resultado a proveitoso.


Ver. Shirley Sariny:

Comentou que assim que recebeu esse projeto, teve todo o cuidado em elaborar as emendas proposta ao projeto, porem, sempre a observar os pontos inconstitucionais que porventura seria o que alguns da classe queriam, no entanto, contrariaria a própria lei.


Ver. Dárcio Regis - Líder do PMDB:

Disse que esse projeto é um dos avanços que a Prefeita Maria Stella Freire da Costa tem proporcionado ao município de Upanema. Por fim, parabenizou a guarda pela conquista alcançada, onde resultou a importância da hierarquia no comando da entidade.


Ver. Gineton Líder do PSC:

Este disse que desconhece os motivos da desunião existente entre os membros da guarda, dos dezoitos membros, apenas cincos compareceram a sessão. Em seguida, disse que objetivo dos guardas é de resguardar o patrimônio Publico e não estar envolvido com ações desenvolvidas pela policia militar.

Ver. Oséias Monthalggan:

No seu pronunciamento se dirigiu ao Ver. Gineton para dizer que em toda entidade existe hierarquia e que esta sempre gera discussões entre o grupo. Em seguida disse que a vontade da Prefeita é nomear todos os Dezoitos guardas para essa função, no entanto, diante da impossibilidade, acredita que na medida em que o município for se desenvolvendo, o número de guardas e de subinspetor será aumentado.

Na continuidade da Sessão foi concedida a palavra ao Comandante do destacamento de Policia o Sr. Sóstenes das Chargas, onde disse que quando se trata de segurança pública é uma função de todos. Disse ainda que apesar da guarda municipal não dispor de armas de fogo, esta recebeu curso qualificado e uma preparação na área da segurança para assim agir correto, além de dispor de equipamentos que possam estar em contato com a central da policia. Finalizou dizendo que não tardará está em Upanema um pelotão da policia militar a ser composto de vinte e seis homens e a permanência de um delegado de policia civil.

Ver. Elsimar de Carvalho:

Aproveitou a oportunidade para elogiar o projeto enviado pela Prefeita Maria Stella Freire que foi aprovado nesta sessão, onde o mesmo cria o cargo de subinspetor da guarda municipal. Em seguida estendeu as congratulações a Ver. Shirley pelas emendas colocadas no projeto, que segundo o Vereador estas serviram para aprimorar e engrandecer mais a matéria.


Ver. Adelcina Bezerra Líder do PR:
Parabenizou a Prefeita Maria Stella Freire pelo envio do projeto aprovado nesta sessão, como também estendeu os votos a Ver. Shirley que propôs as emendas ao mesmo. Em seguida, disse que o poder legislativo tem a função de avaliar os projetos enviados, bem como de alterar no que for de dever e uso democrático. Finalizou desejando que aqueles que forem exercer o cargo de chefia tenham conhecimento e humildade para conduzir os trabalhos da melhor forma possível.
Fonte: Blog da Câmara Municipal

UPANEMA INVESTE MAIS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE O RECOMENDADO PELO GOVERNO FEDERAL


Foi realizada hoje pela manhã, a segunda audiência pública para prestação de contas da Prefeitura de Upanema. Na audiência, o contador Francisco Brito apresentou de forma detalhada e esclarecedora o volume de recursos arrecadados e os gastos do erário público municipal.
Brito começou mostrando as previsões de receita esperada e as receitas que realmente o município conseguiu. A uma disparidade enorme entre a previsão e o que o município recebeu até agora. Setores em que estava previsto arrecadação de cerca de dois milhões de reais, apresentaram receita de apenas seis centos mil. “Isso inviabiliza o cumprimento da maioria das metas de qualquer governo”, explicou. O contador ainda fez um comparativo dos gastos e receitas entre o primeiro e o segundo quadrimestre do ano.
Um dos pontos que chamou a atenção de todos os secretários municipais, vereadores e o público que estava presente a Câmara Municipal de Upanema, foi o alerta feito pelo contador Brito a respeito dos gastos com pessoal. Segundo ele, o município não pode descuidar de uma área que precisa de atenção contínua, que são os gastos com pessoal. A queda na receita jogou para cima o índice de gastos com pessoal, que não pode ultrapassar os 54% de tudo que é arrecadado pelo município. Brito, informou que o município já está muito próximo de atingir os 90% dos 54% permitidos pelo TCE, que é o limite para o primeiro alerta. Ele informa que Upanema deverá atingir os 90% nos próximos meses. “Mas, isso não implica em multa ou outra penalidade ao município”, explica Brito. Segundo ele, serve como o próprio nome diz, de alerta para com os gastos com pessoal. Se continuarmos com o trabalho que está sendo feito, não ultrapassaremos os 54% permitidos, mas é sempre bom manter os pés no chão e autorizar somente gastos essenciais para que possamos estar com as contas em dia no final do ano, explicou o contador da prefeitura.
Dentre as informações repassadas por Brito, está a de que a administração da prefeita Maristela supera bastante os índices de investimento indicados pelo Governo Federal, em Educação e Saúde. A determinação é de que se invista 25% do orçamento em educação. Os números dos dois primeiros quadrimestres do ano apontam um investimento de 33,74%. Na saúde, o investimento obrigatório é de 20%. A atual administração supera o índice mínimo em mais de 10% e chega a 33,48% de investimento na saúde municipal nos primeiros oito meses do ano.
Esses números mostram que o compromisso da prefeita Maristela em investir em setores prioritários do município, está sendo cumprido. Maristela explica que a sua administração tem trabalhado com muita cautela a questão financeira, pois os recursos estão escassos, mas o investimento em saúde e educação sempre está em primeiro lugar.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Classificação e resultados após a 10ª rodada da Copa Oeste

Com o final da primeira fase, os confrontos do mata-mata ficaram assim:

Upanema x Potiguar

Itajá x Tiradentes

Serra do Mel x Baraúnas

Apodi x Felipe Guerra

* Todos os jogos serão realizados no domingo, sem vantagens para os clubes mandantes, ou seja, em caso de empate a decisão vai para as cobranças de penalidades.


RESULTADOS DA 10ª RODADA DA COPA OESTE

TIRADENTES 0X9 UPANEMA

BARAÚNAS 1X3 POTIGUAR

SEL. DE BARAÚNA 1X3 ITAJÁ

APODI 3X3 FELIPE GUERRA

ANTONIO MARTINS 2X2 SERRA DO MEL

Fonte: Blog do Anax

UPANEMA NO PROGRAMA RN TURISMO

A edição deste sábado do programa RN Turismo, da TV Ponta Negra, teve grande audiência em Upanema graças à apresentação de uma matéria sobre nossa cidade gravada na Semana Cultural. Apesar de algumas pessoas não terem gostado (acreditavam que o programa seria exclusivo com Upanema) a repercussão foi muito positiva.
Assim que conseguirmos o vídeo do programa vamos posta-lo aqui.

PREFEITA MARISTELA ENFRENTA PROBLEMA DE SAÚDE

A prefeita Maristela Freire participou por telefone no último sábado do programa Prestando Contas com o Povo, na FM Liberdade, e desmentiu boatos sobre sua doença. Ela informou que seu médico recomendou repouso devido a problemas na coluna que já a acompanha há algum tempo. A prefeita informou ainda que hoje, segunda-feira, estará trabalhando normalmente em Upanema.

Quem se lembra de Jaime Americano?

Publicado no Jornal de Upanema
A história de Upanema não é feita só por gente daqui. Além dos nossos conterrâneos, outros ajudaram a construir nossa história. Alguns que por esta terra passaram deixaram marcas que são lembradas até hoje.
O personagem sobre quem vamos comentar chegou a Upanema nos anos 70, trabalhou, mas depois foi embora.
O Jornal de Upanema conversou com algumas pessoas para que elas se recordassem de um senhor conhecido por Jaime Americano. Algumas até conviveram com ele.
Há algumas histórias sobre ele até mesmo do dia em que chegou. Ao descer do carro, alguém ofereceu um copo de cachaça. Depois de tragá-la, sem saber o que era, ele ficou bastante aperreado com a malvada que queimava por dentro.
Vindo de outro país, além da língua diferente, ele tinha dificuldades para entender nossos costumes. Como exemplos, conta-se que ele chegou a almoçar várias vezes porque não compreendia nosso hábito de convidar as pessoas para o almoço.
Noutras vezes, pela noite quando ele fazia menção de sair, as pessoas diziam: “tá cedo, seu Jaime”. Assim, de tanto dizerem “tá cedo”, ela acabava ficando. Dizem que ele muitas vezes ficava morrendo de sono, mas não ia pra casa dormir porque mais uma vez não entendia nosso jeito de dizermos “tá cedo”.
Sua ocupação na cidade era o cultivo de uma hortaliça. Preparava o solo, cuidava e depois vendia a baixo custo. Pelo menos em dois locais ele plantava suas hortaliças: um terreno por trás da casa de Seu Raimundo de Joca (em memória) e outro do outro lado do rio, próximo a uma oiticica.

PEQUENO PERFIL DE JAIME AMERICANO
Seu nome completo: não sabemos. Ficou conhecido apenas por Jaime Americano.
Altura: alto, com aproximadamente dois metros.
Língua: Inglês e falava com dificuldade o português.
Cor: branca.
Idade: não fomos informados.
Formação: provavelmente técnico agrícola.
O que plantava na hortaliça: alface, coentro, pepino, melão, cenoura, tomate etc.
O que achava do nosso rio: um rio muito bonito que valia ouro.
Amizade: todos que o conheciam gostavam dele.
Despedida: fizeram uma festa de despedida.
Por onde anda: alguns internautas daqui já fizeram buscas, mas não conseguiram localizá-lo.

domingo, 27 de setembro de 2009

ENCONTRO DE BLOGUEIROS


Comitiva de Upanema: Anaximandro, Afonso, Tiago e Jander
O encontro de blogueiros realizado neste sábado na cidade de Lajes foi muito proveitoso em termos de conhecimento. Destacamos a excelente palestra de Carlos Santos e do professor da UFRN Daniel Dantas. Outro ponto positivo foi com relação à organização no aspecto de atendimento, o ambiente onde foi realizado o evento e a alimentação. Ponto negativo para as ausências de Thaisa Galvão e de políticos de renome estadual que vinham sendo anunciados na programação.

FIM DE JOGO: UPANEMA GOLEIA POR 9X0

:: ao vivo
Cledinaldo faz mais um gol para Upanema e encerra essa goleada histórica.
Upanema termina a fase classificatória sendo a melhor equipe em todos os aspectos. Ataque mais positivo, defesa menos vazada, maior número de vitórias, artilheiro da competição além da primeira colocação.

UPANEMA 8X0 CONTRA O TIRADENTES

::ao vivo
Cledinaldo faz 8x0 para Upanema contra o Tiradentes aos 34 minutos do segundo tempo.

UPANEMA 7X0 CONTRA O TIRADENTES

::ao vivo
Yuri acaba de fazer Upanema 7x0 contra o Tiradentes.

UPANEMA F.C. GOLEIA

:: ao vivo
Logo no início do primeiro tempo Cledinaldo faz 4x0 para Upanema contra o Tiradentes.
Souza aos 11 minutos faz o seu terceiro gol e 5x0 para Upanema.
Cledinaldo aos 12 minutos faz o seu segundo gol e 6x0 para Upanema.

UPANEMA x TIRADENTES

:: ao vivo

Logo no início do primeiro tempo Cledinaldo faz 4x0 para Upanema contra o Tiradentes.


UPANEMA x TIRADENTES

:: ao vivo
Fim do primeiro tempo de Upanema 3 x 0 contra a equipe do Tiradentes, em Mossoró.

UPANEMA x TIRADENTES

:: ao vivo
Souza acabou de fazer seu segundo gol na partida e o terceiro de Upanema. Diego fez o outro.
Upanema 3x0 Tiradentes
Cledinaldo disperdiçou um penalti.

UPANEMA ENFRENTARÁ O TIRADENTES LOGO MAIS

A equipe do Upanema F.C. tem um novo desafio na tarde de hoje em partida válida pela última rodada do segundo turno da Copa Oeste. Upanema vai até Mossoró enfrentar a equipe do Tiradentes. Vencendo confirmará a primeira colocação da competição.
Destaque para o horário da partida que será realizada as 14h00, um absurdo.
Nosso blog estará fazendo a cobertura ao vivo da partida. Aguardem a atualização dos resultados.

ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO JOSÉ LOPES



Por José Mário, Xavier e Silva Júnior

J.U – Como foi sua infância e sua trajetória estudantil? J. L – A gente morava no sítio Caraúba. Viemos pra cá em 60 e estudei no Alfredo Simonetti, fui terminar o 5º ano primário em Mossoró e em 65 eu entrei no seminário em Mossoró. O reitor era Dom Zé Freire e no ano seguinte Josafá foi meu disciplinário, é como se fosse um vice-reitor. Naquela época tinha também o padre Zé Bezerra na igreja de São José, quer dizer duas pessoas de Upanema ligadas ao seminário. Deixei o seminário e fui fazer engenharia em Natal, isso em 76 foi quando eu fui candidato, eu não esperava ser candidato, quando eu fui ver já era candidato sem saber, e depois quando eu me encontrei com Antonio de Elizeu ele me disse que eu tinha sido prefeito por causa dele, ele foi quem fez toda a arrumação. Eu ainda não era formado. Inclusive eu resisti um pouquinho e cheguei a um ponto que não dava mais pra desistir. Eu me sentiria até culpado se eu tivesse desistido. Meu partido era o Arena e a oposição era o MDB. Eu ganhei e era prefeito aqui e estudava em Natal. Só vinha aqui quando precisava, a maioria do tempo era lá. Aqui papai ficava à frente e meu vice que era Nem.

J.U – Cite algumas ações do senhor a frente do executivo municipal. J. L – Eu trouxe sinal da TV de Fortaleza e a repetidora era perto do Alto de Luzia Maia. O sinal foi trazido na época da copa do mundo. Coloquei a televisão na praça e foi uma festa. A TELERN foi no meu tempo também. Na época em que papai foi prefeito ele construiu uma caixa d’água na várzea e depois na minha época eu trouxe a CAERN. Trouxe também o ensino de 2º grau. Trazia os professores de Mossoró. Muitos professores que eram daqui e que moravam em Mossoró. Paulo de Maria Romana foi nessa época, Etinho. A caminhonete da prefeitura era disponível para pegar esse pessoal em Mossoró. Teve pouco calçamento, porque não existia verba para calçamento. Fiz algumas escolas, fiz uma escola que fica ali quando vai pra Mossoró, ficava perto de Branco, era no baixa do Jucá. O primeiro ônibus foi no meu mandato, comprei um ônibus para levar os professores e estudantes.

J.U – E a Bandeira do Município? J.L – Quem fez todo o desenho da bandeira de Upanema foi Carlito Meireles no meu mandato. Ele foi prefeito de Francisco Dantas. Eu acho que ele fez a bandeira de quase todos os municípios do Rio Grande do Norte. Eu fazia engenharia junto com ele. Ele uma vez soltou até uma piada pra mim dizendo que merecia até um título de cidadão upanemense. Eu contei toda a história de Upanema a ele e daí ele desenhou.

J.U – Quais eram as principais dificuldades na administração da Upanema daquela época? J. L – Naquele tempo a verba que existia era só Fundo de Participação dos Municípios, e ele não podia ser aplicado no que quisesse. Ele só podia ser para investimento, não podia pagar a funcionário, era difícil. Eram poucos funcionários e geralmente os salários a gente atrasava. Só botava em dia de janeiro pra fevereiro que aumentava o repasse e no restante do ano eram dois, três meses atrasados, porque não dava. Praticamente não tinha verba nenhuma. Hoje tem muito apoio do governo. Naquela época para se conseguir uma coisa era muito difícil.

J.U – Como se deu a sua sucessão? J. L – Foram três candidatos, Luiz Cândido, Maria José e Antenor. Minha candidata era Maria José e quem ganhou foi o finado Luiz Cândido. Rosvaldo renunciou no último dia para apoiar Luiz Cândido. Era Luiz Cândido Apoiado por Valério e Elizeu veio de última hora e apoiou Luiz Cândido. Na minha campanha Luiz Cândido me apoiou, Luiz Cândido era rompido com o pessoal de Elizeu.

J.U – Naquela época já se falava na BR 110? J. L – Falava e prometiam. Foi naquela época que fizeram cerca de 1 Km de asfalto na saída de Mossoró mas se eu não me engano aquele quilômetro foi para testar um material, tipo de asfalto.

J.U – Como era o relacionamento com a Câmara de Vereadores? J. L – Eu perdi a presidência da Câmara. Eram vereadores: Antenor, Luiz Vitorino, Edinar e Zé Fernandes, esses quatro eram adversários. E os meus eram: Airton Marques, Antonio Pinto e não me recordo o outro, mas sei que o presidente era Zé Fernandes.O relacionamento hoje é diferente. Não vou dizer que era fácil porque a política era muito acirrada. Não tinha muitos recursos e você sabe como é cada um defende sua bandeira.

J.U – Como o senhor conseguiu a máquina perfuratriz? J. L –Uma máquina dessa só tinha em Mossoró que inclusive foi uma briga por influência política porque Van Rosado queria, e foi um negócio que ninguém esperava. O próprio governador que era Lavoisier Maia se surpreendeu porque Upanema era um município tão pequeno e tinha uma máquina perfuratriz. Foi uma pessoa de Upanema que morava em Brasília, Nonato sobrinho de Anterim, ele era funcionário do INCRA e a gente sabia que ele morava em Brasília, nós fomos para Brasília e falamos com ele e disse que não sabia de nada e ia ver se conseguia e com dois ou três dias conseguiu o dinheiro para comprar. Depois ele ligou pra mim e disse que eu me movimentasse para comprar a máquina porque estava tendo uma ingerência política e estava sujeito a perder esse dinheiro, foi quando a gente começou a lutar mesmo pela máquina.

J.U – Upanema foi um dos municípios pioneiros com máquinas perfuratriz. Desde que Upanema tem máquina e com a realidade dos poços que tem em Upanema, o senhor não acha que são poucos não? J. L – Não posso responder porque eu não sei quantos poços Upanema possui hoje. Na minha época eu acho que deixei entre trinta e cinqüenta. Era uma disputa muito grande pela máquina.

J.U – O senhor lembra quantas viagens foram feitas a Brasília? J. L – Eu acho que foram duas ou três. Sei que fui atrás dessa máquina e outra fui ver se conseguia uma quadra e não consegui. Era muito difícil ir a Brasília.

J.U – Porque abandonou a vida pública? J.L – Porque eu terminei engenharia e queria seguir a carreira. No tempo que eu terminei o negócio tava ruim pra engenheiro e eu já estava empregado no INSS e eu não quis sair. Eu pensei depois que terminasse o mandato ir para engenharia, mas não conseguia locação do estado, e eu não ia deixar o certo pelo duvidoso e continuei no INSS até hoje. Eu nunca me acostumei com a política. Eu não sou muito chegado a cargo de prefeito não.

J.U – Depois que o senhor deixou a vida pública, apareceu convites para voltar? J.L – Não. É tanto que eu nunca me filiei em partido nenhum, eu me afastei mesmo e vi que eu não tinha vocação política. Não penso em voltar à política, eu só penso em não tirar meu título de Upanema. Eu não quero perder o vínculo com a cidade.

J.U – Como o senhor tem visto Upanema ultimamente? J.L – Upanema hoje é outra cidade. A cidade está muito organizada, está muito bonita, pode chegar qualquer pessoa de outra cidade que Upanema não faz vergonha. Inclusive tem coisas como o teatro, que não é em todo canto que tem. Faltar algo nunca deixa de faltar. Eu acho que o que aqui tem que melhorar é a educação e a saúde. Era para se investir muito em educação que tudo aumentava muito mais. Porque sempre vai ficar numa dependência. Tem que dar educação ao povo para não depender dos outros.

J.U – Se alguém da sua família recebesse um convite para ser candidato teria o seu apoio? J.L – Claro que teria. Inclusive quando Carlinhos foi candidato a vereador naquela vez, eu achei melhor ele ir do que o filho dele, porque um menino que tava terminando uma faculdade e vir ser vereador em Upanema, eu acho que profissionalmente ele se acaba. Futuramente ele vai ficar numa dependência, e graças a Deus Carlinhos tomou a frente e esbarrou, porque o menino é político. No momento foi à melhor idéia porque se não o menino entrava.

J.U – Então no futuro pode ter um Lopes na política de Upanema? J.L – Ele é popular e tem o sangue político.

J.U – Upanema hoje tem uma oposição e uma situação bem polarizada. O que o senhor acha disso? J.L – É o seguinte, eu não posso dizer que eu vivencio isso daí porque eu não moro aqui. O que eu vejo mais é o Jornal de Upanema, leio o blog Upanema News, eu sei mais pelos outros, eu não vivencio. Quando eu chego aqui que vou ali em Nil(churrascaria) e vejo. Agora eu acho que não está havendo essa política toda como antigamente. Quando eu chegava aqui que eu ia ali num barzinho, chegava três, quatro pessoas para captar qualquer coisa, eu notava aquilo ali, era um negócio acirrado mesmo. Eu acho que todo mundo não pode ser a favor de um prefeito, mas tem muita coisa que atrapalha. Onde tem oposição acirrada demais atrapalha. Eu não vejo uma oposição acirrada, ao contrário eu vejo mais um tipo de gozação e não de atrapalhar.

J.U – O senhor acha que em 2012 Upanema tem condição de ter três candidatos? J.L – Eu não sei. Eu acho que ainda está muito cedo para saber disso, acho que não está nada definido ainda. A administração de Maristela está começando agora, vamos ver como é que vai.

J.U – Como era o salário do prefeito e do vice? J.L – Era uma besteira. Inclusive eu preferia ganhar pelo INSS, que era melhor do que o e prefeito. Aqui eu ganhava uma representação, deveria ser um salário mínimo. Depois o ordenado daqui melhorou e eu preferi ganhar o daqui e cancelei o de lá.

J.U – Mensagem final. J.L – O que eu posso dizer é que todos se engajem para o desenvolvimento do município e vamos pra frente. Acho que Upanema hoje é um dos melhores municípios dessa região. Aqui a gente ver prosperidade. Temos uma barragem dessa que não está ainda utilizada, mas futuramente vai ser. A gente ver que Assu tem uma potência por causa da barragem. Se Deus quiser vamos chegar a isso.

sábado, 26 de setembro de 2009

VICE-GOVERNADOR IBERÊ FALA AO JORNAL DE UPANEMA

Por Anaximandro
Eudson

Jornal de Upanema – Governador, o senhor esteve em nosso município em abril deste ano, justamente na época das chuvas, quando foi decretado estado de emergência aqui em Upanema. Gostaria de saber do senhor quais ações serão tomadas e quais ações que irão beneficiar o município em relação às chuvas que prejudicaram o município de Upanema?
Iberê – olha já estamos com os recursos e nesses próximos dez dias estáaremos dando a ordem de serviço para recuperação de 133 km de estradas vicinais aqui no município de Upanema, recurso para recuperação de quatro casas que foram danificadas pelas chuvas e recursos também para recuperação de calçamentos de algumas ruas que sofreram também com as chuvas daquele período. Esses recursos já estão na secretaria e nesses próximos dias já podemos dar a ordem de serviço.

J.U. – O município também foi prejudicado com a sangria da barragem de Umarí, onde algumas placas se soltaram. O Jornal de Upanema em sua última edição publicou uma matéria de capa falando sobre esse problema. O senhor como vice-governador e como secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, quais são as informações que o senhor pode dar a população, e se a população pode ficar tranqüila em relação à soltura dessas placas?
Iberê – Não corre nenhum perigo. Eu já entrei em entendimento com os dirigentes da empresa construtora, eles já trouxeram técnicos especialistas famosos no mundo todo, e a informação que eu tenho da própria empresa é que eles mesmo vão recuperar essas placas, e que a barragem não sofreu nenhum dano e não corre nenhum perigo a população.

J.U. – O senhor falou sobre o amadurecimento político aqui do município de Upanema. Hoje existe um relacionamento muito bom entre a governadora, o vice-governador e o deputado federal Henrique Alves do PMDB. Esse relacionamento pode ser transferido para o município de Upanema com a união das lideranças PMDB e PSB?
Iberê – Eu espero que ele possa ser transferido para o Rio Grande do Norte todo. Até porque o PMDB faz parte da base de sustentação do governo do presidente Lula, como nós do PSB fazemos também. Como vamos ter uma eleição também para presidente da república, o mais normal é que possa ter uma aliança que não englobe somente o presidente mas também o governador e as chapas proporcionais aqui.

ESTAMOS PARTICIPANDO DO EMBLORN


Estamos visitando hoje a cidade de Lajes onde vamos participar do I Encontro de Blogueiros do RN – EMBLORN. Já confirmaram presença neste encontro vários políticos como o vice-governador Iberê Ferreira e o senador José Agripino além de blogueiros de todo o Estado.
Entre as atrações principais do evento destacamos a palestra com Carlos Santos e Thaisa Galvão, donos dos dois principais blogs do Estado.
Acompanham-nos nesta viajem Tiago Canuto, Anaximandro Eudson, Jander Freire e Afonso Canuto.

PROBLEMAS COM ILUMINAÇÃO

O sistema de iluminação das avenidas 16 de Setembro e Manoel Gonçalves devem estar com problemas. Durante toda esta semana vários postes estão apagadas numa seqüencia incrivelmente alternada.

MAIS UMA MOTO TOMADA DE ASSALTO

Fomos informados que uma moto foi tomada de assalto na tarde de ontem na BR 110, entre Upanema e Campo Grande. Segundo as informações repassadas ao blog, o jovem dono da moto chegou a ser espancado pelos criminosos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Upanema será destaque amanhã na TV Ponta Negra


Amanhã a TV Ponta Negra, através do programa RN Turismo, apresenta a matéria sobre a Semana Cultural de Upanema. Serão mostrados pontos turísticos do município, os eventos realizados durante a festa, entrevistas etc. O RN Turismo vai ao ar, a patir das 09:30h. Imperdível.

DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES - OTÁVIO AUGUSTO

Discurso do ex-vereador Otávio Augusto, autor do Projeto de Lei que da o nome de Francisco Alex de Oliveira Neto ao Centro de Convenções.

AVISO

:: internet
A TeCCenter informa aos clientes da Servpro internet que amanhã, sábado (26/09), devido a reparos na torre da mesma, o sinal será cortado provavelmente durante todo o dia.

PRECISAMOS MELHORAR A EDUCAÇÃO!

Texto enviado por um anônimo:
Recado pra você silva não precisa publicar se não quiser. Concordo que se deva ter os 200 dias letivos. Porém nunca vi você fazer qualquer manifestação por motivo de um ponto facultativo, e sim, você fica em casa muito preocupado porque os alunos não estão aprendendo, não é? Parabéns.

Caro anônimo,
Dizem que se respondermos esse tipo de questionamento é porque sentimos o golpe. Confesso que senti e explico o motivo. Ora, tudo o que mais faço é reclamar com os colegas, mostrar minha insatisfação com relação à política educacional, Francisco Gondim até já disse mais de uma vez que o errado sou eu porque só eu estou inconformado (entendo a brincadeira, até porque muitos outros também estão).

Pois bem, você sem dúvida não tem contato comigo. Não tem a menor idéia sobre o que eu defendo. Procure saber de pessoas com quem eu discuto o tema como Francisco Gondim, João Marinho, Josiel Gondim, Diógenes Matoso, Edgar, Júnior, etc. Eles sabem da minha insatisfação com a situação vigente da educação em Upanema que por sua vez é um reflexo da existente no Brasil.

Assim sendo, já que vossa excelência não me conhece aqui vai por escrito alguns dos pontos que defendo e acredito. Guarde bem guardado pra nunca mais sair com uma dessas:

·Não sou apenas contra ponto facultativo não, sou radicalmente contra os ‘imprensados’ e até contra o surgimento de novos feriados como o Dia do Evangélico;
·Fim urgente dos remédios, quer dizer, professores de apoio;
·Cumprimento integral dos 200 dias letivos e, pasmem cumprimento das 800h por ano que manda a lei. Aulas de 45 minutos são ilegais;
·Volta dos alunos para seus locais de origem (zona rural com as escolas pólo);
·Com a volta dos alunos para a zona rural resolveria o problema dos ônibus (não preciso dizer a situação em que se encontram);
·Cobrança maior para com os professores faltosos (já ouviu falar em ‘encoivarar’ aula no final do ano? Prática comum que talvez você pratique);
·Sábado letivo com alunos (mais um delito que todos fecham os olhos e este já foi denunciado aqui no blog)
·Em termos de estrutura nem adianta mais pedir biblioteca, sala de vídeo, quadra...
·Com relação à educação física, ela é tão importante pra mim como Português e Matemática logo, deveria ser cobrada como tal;
·Sou contra as paralisações, pois, só quem sai perdendo nessa brincadeira são os alunos (coitados, dava pra fazer um livro só com o que eles sofrem);

Por hoje chega. Caso queira discutir qualquer tema relacionado à educação comigo, infelizmente você não vai me encontrar mais este ano no Maria Gorete, pois, entrei de licença, um direito que nos assiste e que também luto por ele.

Ps 1 - Olhe ao lado os marcadores. Porque será que a educação aparece em primeiro lugar com 374 postagens? Apenas coincidência?
Ps 2 - Pelo menos não estou sendo omisso.
Ps 3 - Que país é esse onde os alunos deixam as aulas para irem jogar totó!

CONSELHO TUTELAR ESTÁ VISITANDO ESCOLAS

Os Conselheiros Tutelares de Upanema estão desenvolvendo um trabalho de visita as escolas do município. Na tarde de ontem foi a vez da escola municipal Maria Gorete onde passaram em todas as salas explicando aos alunos sobre a atuação do conselho e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Os conselheiros estão intensificando o trabalho para mostrar a população que eles estão desenvolvendo um trabalho sério, provando que a enquete do nosso blog, com mais de 90% de reprovação, está errada.
Parabéns e continuem mostrando trabalho.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ÚLTIMAS FOTOS

Confira as últimas fotos da festa com Capim Cubano, Forró Porreta e Gostoso.
Acesse: Upanema Flash
Foto retirada a pedidos...

NO JORNAL DE FATO: coluna de Wandilson Ramalho

Urbanismo
Quem visita as cidades de Upanema e Antônio Martins, aqui na região do bravo Oeste, vai perceber claramente que os administradores foram e estão sendo zelosos no que diz respeito ao aspecto urbanístico da cidade. Praças e canteiros bem cuidados, prédios públicos de arquitetura moderna, ruas bem iluminadas e outros aspectos que a gente não costuma ver em pequenas cidades do interior. De minha parte só aplausos.

PETROBRAS realiza estudos para descobrir novos poços de petroléo em Upanema


O município de Upanema está recebendo uma equipe Equipe Sísmica da PETROBRAS, com o objetivo colher dados geofísicos em área de 208,00 Km2 dividida entre os municípios de Upanema e Governador Dix-sept Rosado. O trabalho realizado pela Equipe Sísmica ES-27 constitui etapa fundamental para a ampliação das reservas e produção de petróleo e/ou gás na região.
A ES-27 é a equipe sísmica mais antiga e experiente atuando no Brasil, inclusive contando com certificações de conformidade de seu trabalho com normas nacionais/internacionais. De modo resumido, os trabalhos serão realizados em 5 etapas:

1º Liberação das propriedades
2º Abertura de picadas e Levantamento Topográfico
3º Perfuração e Carregamento
4º Registro Sísmico
5º Inspeção final de linhas sísmicas.

O tempo de execução dos serviços está estimado em 04 meses, podendo sofrer alterações para mais ou menos, em função de fatores alheios à vontade da ES-27, tais como adversidades climáticas, enchentes etc.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

COMPERVE INFORMA QUE PSV 2010 TEM MAIS DE 29 MIL CANDIDATOS INSCRITOS

:: vestibular
A Comissão Permanente de Vestibular da UERN (COMPERVE/UERN), alerta aos candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado 2010 (PSV 2010), que o prazo para o pagamento da taxa de inscrição vence nesta sexta-feira, dia 18/09/2009. Acesse o Formulário de Pré Inscrição para impressão da 2ª via da ficha de pré-inscrição e do Boleto Bancário.

Foram 29.090 candidatos inscritos no PSV 2010. O número superou todas as expectativas da COMPERVE, que estava prevendo cerca de 25 mil candidatos inscritos. "Lembramos que esse número é de inscritos, mas não de inscrições efetivadas. O número definitivo de inscrições só estará disponível após o recebimento do material dos candidatos, nos casos de isenção, ou o pagamento dos boletos impressos", explica o coordenador da Comperve, professor Egberto Mesquita.

Toda documentação deverá ser entregue nos campi da UERN. Confira AQUI o cronograma de entrega.

NÚMERO DE INSCRITOS :

Mossoró - 10.057
Natal - 8.586
Pau dos Ferros - 3.949
Caicó - 2.495
Assu - 2.228
Patu - 1.775

Mais informações:
3315-2153

DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES

MAIS FOTOS NO UPANEMA FLASH

Foram publicadas mais fotos da Semana Cultural de Upanema. Fotos das festas com Forró Porreta, Gostoso, Capim Cubano, Baile Social com Xeque Mate tiradas por Marcondes Foto Digital.
Acesse Upanema Flash e confira

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EU LI E RECOMENDO! - JORNAL NACIONAL - MODO DE FAZER


A partir de hoje vamos levar a nossos leitores algumas dicas de livros. Não simplesmente opiniões prontas (Ctrl-c Ctrl-v) de outros sobre os livros, mas sim, a nossa opinião sobre livros que acabamos de ler. Para começar destacamos o seguinte livro:
Jornal Nacional – Modo de Fazer
Autor William Bonner
Edição : 1ª Ed. / 2009
Número de Paginas : 248
Preço: R$ 35,90
Um livro essencial para os amantes do bom jornalismo, mas, como o Jornal Nacional faz parte do dia a dia dos últimos 40 anos do Brasil, também pode ser lido e entendido por qualquer pessoa, pois, William Bonner consegue transmitir de forma clara como é produzido este que é o maior telejornal do Brasil. Também deixa claro o objetivo do JN que é desde 1969 “mostrar as principais notícias do Brasil e do mundo com clareza, isenção, pluralidade e correção”.
O material do livro é de excelente qualidade, com fotos quase que perfeitas e muito bem ilustradas. O texto é ágil e de fácil leitura, portanto, eu li e recomendo!

VISITA AO EX-PREFEITO JORGE LUIZ


Tivemos a oportunidade de visitar no último sábado o ex-prefeito Jorge Luiz em sua empresa, a CLC. Acompanhamos o ex-vereador Josiel Gondim.
Muito boa a conversa sobre política e negócios.

PROFESSORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM NATAL

:: capacitação
Os professores Josiel Gondim e Vanúzia Fonseca vão passar toda esta semana em Natal participando de uma capacitação para desenvolver uma nova etapa do projeto Gestar. Ambos vêm desenvolvendo este trabalho de multiplicador de forma que tem chamado a atenção dos colegas professores. Parabéns e boa sorte.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO - DIA 23/09/2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

CONVOCAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 2º QUADRIMESTRE DE 2009

A Prefeita Municipal de Upanema/RN, Sra. MARIA STELLA FREIRE DA COSTA, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/2000, torna público que fará realizar Audiência Pública, no dia 28 de setembro de 2009 (Segunda-Feira), às 09h00min, no auditório da Câmara Municipal de Upanema, sito a Rua João Francisco nº 112, bairro Centro, Upanema/RN, com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do Município de Upanema, referente ao Segundo Quadrimestre de 2009. Upanema/RN, Em 22 de Setembro de 2009 - MARIA STELLA FREIRE DA COSTA - Prefeita Municipal