sexta-feira, 31 de julho de 2009

OFICINAS DA ESCOLA MARIA GORETE - PDE


FUNDAMENTOS CURRICULARES E TÉCNICAS DE ENSINO


DIA 1º DE AGOSTO – Sábado


OFICINAS:


PORTUGUÊS: Socorro Gonçalves
MATEMÁTICA: Josiel
CIÊNCIAS: Cherlles


Os professores devem se fazer presentes às 08h00min no anexo da Escola Maria Gorete. A sua presença é importante professor. Somos protagonistas dessa tão importante tarefa e devemos fazê-la com responsabilidade e determinação.


VAMOS APRENDER JUNTOS!

Prefeita sinaliza com retirada da conta da PMU do Banco do Brasil de Campo Grande

O Controlador Geral da Prefeitura de Upanema, Gilvandro Fernandes Jácome, mostrou-se muito irritado com o tratamento dispensado pela gerência do Banco do Brasil de Campo Grande. A irritação deve-se a falta de compromisso demonstrada pelo Banco com os correntistas do município de Upanema. A "gota d´água", segundo Gilvandro, foi o não abastecimento – com dinheiro - da caixa eletrônica do BB aqui em Upanema, no dia de hoje. Com o pagamento da folha do funcionalismo da prefeitura e o PASEP, o dinheiro existente na caixa é insuficiente e deverá faltar logo, logo. "Hoje mesmo deve faltar dinheiro e somente segunda-feira é que teremos o abastecimento novamente", explicou.

A prefeita Maristela ligou para o gerente da agência de Campo Grande, Sr. Júlio Celso e cobrou explicações para a falta do abastecimento da caixa. Segundo a prefeita, a desculpa dada pelo gerente não foi convincente, pois o mesmo alegava que não sabia que o pagamento da prefeitura seria feito hoje. “Isso não existe, pois o calendário do ano de 2009 foi entregue ao banco, informando que o pagamento será feito nos últimos dois dias úteis de cada mês. Portanto, somente em caso de antecipação é que o município tem o compromisso de comunicar ao banco”. Maristela também não disfarçou sua insatisfação com a falta de compromisso do BB de Campo Grande. A prefeita já sinaliza com a possibilidade de retirar a conta da prefeitura da agência de Campo Grande. “Na próxima semana, vou marcar uma reunião com o sindicato e segmentos da sociedade upanemense para discutir essa possibilidade, pois não vamos admitir que fatos como esses ocorram em nossa administração”, afirmou a prefeita. A maior preocupação da prefeita Maristela é com relação ao comércio local, pois uma das intenções da prefeitura ao antecipar o pagamento do PASEP, foi beneficiar o comércio local. “Sem dinheiro aqui Upanema, os servidores vão sacar em Mossoró e, lá irão fazer suas compras, prejudicando assim o nosso comércio”, disse.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

PRÓXIMAS ELEIÇÕES

A Comissão Eleitoral Central de Gestão convocou eleição para os Conselhos de Escola para hoje (31/07). Estes conselhos têm a participação de pais, alunos, educadores e funcionários.

As eleições para equipe de direção das escolas da rede municipal também foram convocadas para ocorrer no próximo dia 14 de agosto. As eleições ocorrerão nas escolas que possuem mais de 100 alunos.

INGRESSOS JÁ ESTÃO SENDO VENDIDOS

Os interessados em comprar ingressos antecipados para o próximo jogo de Upanema na Copa Oeste, que será realizado no próximo domingo contra a equipe do Baraúna, devem procurar no bar de Nonato ou com Veinho no centro da cidade.

3,00R$ - masculino.
1,00R$ - feminino.

Enviado por Onildo (Coordenador e vice-presidente do Upanema FC)

AVISO

:: internet

A TeCCenter informa aos clientes da Servpro internet que amanhã, sábado (01/08), devido a reparos na torre da mesma, o sinal será cortado provavelmente durante todo o dia.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO - DIA 31 DE JULHO

Processo Nº: 000933 / 1999 - TC (000933 /1999 - CMUPANEMA)
Interessado: CÂMARA MUNIC.UPANEMA
Assunto: PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO PERÍODO DE JANEIRO A AGOSTO DE 1996
RESP.: RAIMUNDO CARLOS DE MEDEIROS
Relator: Conselheiro VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
ACÓRDÃO 648/2009 - TC

EMENTA: CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE DESPESAS. PRELIMINAR DE PRAZO PRESCRICIONAL DE CINCO ANOS. REJEIÇÃO. APLICAÇÃO DO DISPOSTO NO CÓDIGO CIVIL, OBSERVANDO-SE AS REGRAS DE TRANSIÇÃO IMPOSTAS NO ORDENAMENTO VIGENTE (CÓDIGO CIVIL DE 2002). NÃO OCORRÊNCIA DA PRESCRIÇÃO. DEFESA INSUBSISTENTE. APROVAÇÃO DAS CONTAS COM RESSALVAS, A TEOR DO ARTIGO 77 DA LEI COMPLEMENTAR 121/94.

Vistos, relatados e discutidos estes autos, concordando com a Informação do Corpo Instrutivo e discordando do Parecer Ministerial junto a esta Corte, (divergindo em relação a fundamentação legal do tema da prescrição e do pedido de arquivamento dos autos - tudo nos termos da fundamentação),ACORDAM os Conselheiros, nos termos do voto proferido pelo Conselheiro Relator, julgar pela APROVAÇÃO das contas com ressalvas, nos termos do artigo 77, da Lei Complementar nº 121/94, com recomendação de que o gestor não reincida nas falhas apontadas, quais sejam, classificação indevida, pagamentos sem especificação das despesas e empenho referente a despesas com locomoção.
Sala das Sessões, 23 de julho de 2009
ATA da Sessão Ordinária nº 00029 de 23/07/2009
Presentes os Conselheiros: Alcimar Torquato de Almeida, Paulo Roberto Chaves Alves,Valério Alfredo Mesquita
Decisão tomada: Por unanimidade.
Representante do MP presente: Thiago Martins Guterres.


PAULO ROBERTO CHAVES ALVES

Presidente Titular

VALÉRIO ALFREDO MESQUITA

Conselheiro Relator


Fui presente:
Thiago Martins Guterres
Procurador

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Prefeitura paga PASEP e salário do mês de julho nesta sexta-feira

O secretário de Administração Manoel Gerinaldo da Costa e o Controlador Geral da Prefeitura de Upanema, Gilvandro Fernandes Jácome, confirmaram que amanhã todos os servidores municipais cadastrados e com direito a receber PASEP, terão seus vencimentos creditados amanhã. Gerinaldo informou que houve uma mudança e, o PASEP será depositado juntamente com o salário daqueles servidores que tem direito ao benefício. Portanto, amanhã deverão receber o salário do mês de julho, todos os funcionários de todas as secretarias municipais.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

TV Tropical exibe reportagem sobre Upanema

Repetidora onde estão instalados as antenas da Intertv, TV Ponta Negra, Band e agora Tropical


Upanema foi destaque hoje à tarde na programação da TV Tropical. O programa Tropical Notícias enfatizou a chegada do sinal ao município, mostrando depoimentos dos telespectadores e algumas imagens da cidade. A expectativa é que daqui há pouco, ás 19:30h tenhamos a reprise da matéria no programa Tropical Notícias 2ª Edição.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

ELEIÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Hoje é o último dia para inscrição de chapas para eleição de diretores das escolas da rede municipal.

A eleição ocorrerá no próximo dia 14 de agosto.

Temos a informação de que no colégio Vicente de Paula Rocha, na comunidade de Pereiros deverá ser homologado duas chapas, uma encabeçada pela atual diretora Simone Mendonça e outra pela professora Eliene.

Na escola Maria Gorete deverá ser chapa única, encabeçada pelo atual diretor Severino.

Secretaria de Saúde comemora redução no número de casos de dengue no município

A secretaria municipal de Saúde encerrou ontem mais uma campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue. A data foi marcada com uma grande mobilização de alunos, profissionais de saúde, autoridades e a população em geral. Durante todo o dia, foi realizado um mutirão de limpeza dos locais onde foram constados possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com isso, todas as casas da cidade foram visitadas pelos agentes de endemias, agentes de saúde, enfermeiros e integrantes da Vigilância Sanitária, com o objetivo de identificar e eliminar as larvas do mosquito.

Na sede da secretaria de Saúde, ás 16:00h foi realizado o encerramento da campanha de combate ao mosquito, que teve início em janeiro. A campanha foi motivada pela grande quantidade de casos ocorridos em 2008, tendo inclusive um caso de dengue hemorrágica constatado no município. Com isso, a Coordenação de Combate ao mosquito da Dengue em Upanema, uniu-se as secretarias municipais, meios de comunicação, profissionais de saúde, escolas entre outras instituições, para desenvolver a campanha.



O combate ao mosquito da Dengue é desenvolvido através de ciclos. Cada ciclo é composto de dois meses de trabalho de combate ao mosquito. No primeiro ciclo, que compreende os meses de janeiro e fevereiro, Upanema apresentava o índice de infestação predial muito alto. Os números mostravam que 5,8% das residências da cidade apresentavam casos do mosquito. A preocupação com o alto índice de infestação predial fez com que a Coordenação de combate a doença intensificasse o trabalho. Novas alternativas de combate foram criadas, como a introdução de piabas nos reservatórios de água descobertos. Outra iniciativa foi a parceria com a secretaria de Obras no sentido de acabar com os criadouros do mosquito em terrenos baldios. “Nossa preocupação era grande quanto aos terrenos baldios, principalmente com o início do período do inverno”, explica Célia Rocha, Coordenadora de Combate a Dengue no município de Upanema. O trabalho surtiu efeito e no segundo ciclo, o índice de infestação predial caiu para 1,8%. Com relação aos números de casos da doença, Célia Rocha informa que nesse ano, Upanema tem se destacado como um dos municípios com menor número de casos constatados. Apenas 7 casos foram notificados e 1 foi confirmado no município. Com relação ao terceiro ciclo, o município ainda aguarda os dados fornecidos pelo laboratório da Regional de Saúde. Mas, segundo Célia, a expectativa é que o índice se mantenha baixo.



Mesmo com a campanha encerrada, a secretária de Saúde Conceição Medeiros, informa que o trabalho de combate ao mosquito não para. Além dos profissionais de saúde, a população também deve fazer sua parte, evitando deixar latas, garrafas e água parada, pois são locais de possíveis criadouros do mosquito. O combate ao mosquito é dever de todos, explica.



FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

A BUSCA POR UM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO



A prefeita Maristela está na busca por um secretário de Educação para substituir a atual secretária, Fernanda Suerda, que já anunciou sua saída desde maio.

Informações extra-oficiais dão conta que foram convidados os professores Josafá Inácio e, através deste, Xavier Gondim. Ambos recusaram o convite, portanto, a busca continua.