terça-feira, 30 de setembro de 2008

30 DE SETEMBRO

A banda filarmônica de Upanema, Ivaldete Basílio da Silva, se apresentará logo mais no desfile de 30 de Setembro em Mossoró. Este é o terceiro ano consecutivo que a banda se apresenta neste evento, quando contará com sua maior formação com cerca de 43 componentes.

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira (30) até o dia 7 de outubro

A partir desta terça-feira (30) e até 48 horas depois do encerramento da eleição de 5 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
De acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/97) esta terça-feira também é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízes eleitorais representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização, bem como os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais para fiscais e delegados.
Três dias antes da eleição, na quinta-feira (2), é a data a partir da qual o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.
Também é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, para propaganda política por meio de comícios ou reuniões públicas e para a realização de debates. Nesta data o juiz eleitoral deve remeter ao presidente da mesa receptora a urna e o material destinado à votação.
Na sexta-feira (3) é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, para cada candidato, partido político ou coligação, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide.
É o último dia também para propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet e também a data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá tomar providências para o seu recebimento.
Sábado (4) é o último dia para substituição do cargo majoritário, até as 8 horas, quando o candidato for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo de registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado. O requerimento somente será considerado tempestivo (dentro do prazo) se observado o prazo de até 10 dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.
Também é o último dia para entrega da segunda via do título eleitoral, para a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 horas e as 22 horas, e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 horas e as 24 horas e para a realização de carreata e distribuição de material de propaganda política.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SEGUINDO EM FRENTE REALIZOU MAIS UMA PASSEATA NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA

Terminou agora a pouco uma das últimas movimentações políticas antes do pleito de 5 de outubro.
Realizada pela coligação Seguindo em Frente, dos candidatos Maristela/Manezinho, esta movimentação política começou por volta das 19h00min em frente à residência da candidata Maristela, na Rua Francisco Bezerra, quando de lá os bacuraus saíram em passeata pelas principais ruas da cidade.
Por volta das 21h30min a passeata chegou ao fim com uma concentração em frente ao comitê da coligação, quando deram início aos discursos.
Primeiro falou o candidato a vereador Neném do Cabano – PMDB, que contou sua história no partido e desmentiu boatos de que teria aderido para a oposição.
Logo depois discursou Céliton Luiz, irmão do prefeito Jorge, que leu uma notícia publicada pelo Jornal de Natal, que dava por definida a eleição em Upanema com a vitória da candidata Maristela.
Discursaram ainda os candidatos a vereador Sebastião – PT, Ronaldo Garcia – PMDB e Silvio Freire, representando o candidato Nelson de Nequinho – PMDB.

Independente é campeão da segundona potiguar

O Real Independente é o campeão da Segunda Divisão do futebol Potiguar. Jogando em casa neste domingo, no estádio Benedito Bezerra Lins, o time de Jardim de Piranhas voltou a bater o Cruzeiro de Macaíba e sacramentou sua vaga na Série A do ano que vem.
A vitória de hoje foi por 2 a 1, com gols de Leléu, ex-Corintians de Caicó, e Clécio para os donos da casa, e Binha, ex-América, descontando para os visitantes. Na primeira partida, a equipe do Seridó já havia vencido por 1 a 0.
O jogo de hoje foi arbitrado por Adonay Nagib de Carvalho França, que foi auxiliado por Lorival Cândido das Flores e José Sobrinho da Silva. Carlos José da Silva foi o quarto árbitro. A renda somou as cifras de R$ 1.100,00 para um público pagante de 220 torcedores e mais 360 entre sócios e caroneiros.

A campanha do Independente
24/08: Upanema 0x0 Independente
31/08: Independente 3x2 Upanema
20/09: Cruzeiro 0x1 Independente
28/09: Independente 2x0 Cruzeiro

Números da competição
Total de jogos: 10
Gols marcados: 33

Principais artilheiros
04 gols: Binha (Cruzeiro)
03 gols: Armando (Parnamirim)
02 gols: Leonardo Pirangi (Cruzeiro)
02 gols: Rodolfo Pitbull (Cruzeiro)
02 gols: Chulapa (Parnamirim)
02 gols: Serginho (Potengi)

PERSEGUIÇÕES COMEÇAM

As perseguições envolvendo carros das coligações que acontecem em todas as eleições municipais em Upanema este ano começaram mais cedo, já na noite deste domingo. Recebemos informações que nas proximidades do Projeto de Assentamento Bom Lugar ocorreram perseguições, interceptações de carros e até tiros.
Pra quem não conhece a realidade dessas perseguições basta o leitor saber que carros correm a mais 120km nas veredas entre os sítios durante toda a madrugada nessa reta final. Da pra imaginar que o perigo é enorme, sem contar que andam todos armados.
Vamos rezar para que o pior não aconteça até a eleição.

CALÇADA AMIGA

Mais uma calçada amiga foi realizada na noite deste domingo pela coligação Vitória do Povo, dos candidatos Luiz Jairo/Márcia. Desta vez foi realizada no conjunto Rosvaldo Bezerra e contou com a presença do Deputado Estadual Antonio Jácome. Por volta das 22h00min os bicudos saíram em passeata até o centro da cidade.

INTERNET

Upanema ficou praticamente todo o final de semana sem internet. O serviço saiu do ar na tarde do sábado e só retornou no início da noite deste domingo, por isso a falta de atualizações no blog.

sábado, 27 de setembro de 2008

Carros-pipas abastecem 25 cidades do RN

27/09/2008 - Tribuna do Norte
O inverno deste ano encheu barragens e açudes em todo Estado. Mesmo com tanta água, 25 municípios do interior são abastecidos diariamente por carros-pipa. O motivo é a falta de água potável para consumo humano em áreas rurais. A Operação Pipa é organizada pelo Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada que planeja, coordena e fiscaliza a busca, o transporte, e a distribuição de água potável com a utilização de carros-pipa nas regiões em situação de emergência. O volume em litros de água varia de acordo com a população de cada município, levando em consideração a quantidade de habitantes de cada localidade. O programa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional.
Quase seis meses após as chuvas, 36 municípios continuam em situação de emergência, alguns com problemas de abastecimento de água. Dados da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) informam que a maioria dos prazos de 180 dias concedidos aos municípios sob estado de emergência irá vencer entre setembro e outubro deste ano.
O Governo Federal libera material de ajuda humanitária, como por exemplo a doação de cestas básicas. O plano de trabalho de restauração das edificações danificadas e destruídas está sendo concluído por equipe de engenheiros da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. Para esses reparos, R$ 18 milhões, provenientes do Governo Federal, serão distribuídos entre os municípios. As necessidades variam. São barragens, estradas, açudes e pontes que precisam ser reconstruídos. A intenção é normalizar os danos provocados pelas enxurradas de março e abril de 2008.
O Secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda lembra que a assistência emergencial aos municípios durante os meses críticos de chuva foi integral. Comissões organizadas pelo governo do Estado auxiliaram os prefeitos no preenchimento da Avaliação de Danos, exigida pelo Governo Federal. A Ilha de Santana, no município de Macau, teve o abastecimento de água prejudicado pelas chuvas de abril e até hoje recebe embarcações com água potável. Leonardo Arruda afirma que a recuperação da ponte que liga a Ilha ao restante da cidade de Macau é uma prioridade assim como a regularização do abastecimento de água.
As chuvas de março e abril encheram os principais reservatórios do Rio Grande do Norte, como a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; a barragem Santa Cruz em Apodi, a de Poço Branco, que tinha secado no ano passado; e a Barragem do Umari, em Upanema, que atingiu o nível de sangria (292,8 milhões de metros cúbicos) pela primeira vez desde que foi inaugurada, em 2002.

SEGUINDO EM FRENTE REALIZA HOJE COMÍCIO NO PALHEIROS III

A coligação Seguindo em Frente está anunciando para hoje a realização de mais um comício na zona rural, desta vez no Projeto de Assentamento Palheiros III. Está sendo anunciada a presença de algumas lideranças do Partido dos Trabalhadores no Estado.
A expectativa é que o comício termine cedo para que seja feita uma carreata até a cidade.

Mais uma indústria de cimento para Mossoró

Mais uma indústria de cimento está prestes a ser erguida no entorno de Mossoró. Será a quarta.
Um poderoso grupo nacional deve montar parque industrial em área próxima ao restaurante "Zé da Volta" (BR-304), limite com Upanema.
A Itapetinga Agro-industrial funciona em Mossoró desde o início dos anos 70.
A Tupy e a Votorantim também vão se instalar, sendo a primeira às margens da BR-110 (Mossoró-Areia Branca) e a outra em Baraúna.
Fonte: Blog de Carlos Santos

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO COMEÇOU HOJE

O pagamento do funcionalismo público municipal começou a se efetuado nesta sexta-feira (26). Foram creditados os vencimentos referentes ao mês de Setembro de 2008 das seguintes secretarias:
Adminstração
Açao Social
Gabinete do Prefeito
Finanças
Agricultura
Obras
Agentes de Saúde
Funcionários lotados na Unidade Mista de Saúde
Aux.Enf.PSF
Funcionários lotados na Sec.Educação
Fundeb 40%
Fundeb Ed.Infantil e Eja
Ficou para o dia 30.09.2008:
Fundeb 60%
Agente Endemias e Aux.Enf.da Unidade Mista de Saúde.
Fonte: Secretário de Finanças Gilvandro Fernandes

TRÊS PROFESSORES SÃO CONVOCADOS PARA UPANEMA

PORTARIA Nº 142, de 15 de setembro de 2008.
Dispõe sobre a convocação de aprovados no Concurso Público para o cargo de provimento efetivo de Professor do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da CulturaO SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS, no uso das atribuições que lhe são conferidas,R E S O L V E:Art. 1º. Tornar pública a convocação dos candidatos nominados no Anexo II à presente Portaria, aprovados no Concurso para provimento do cargo efetivo de Professor, integrante do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, de acordo com a ordem de classificação no resultado final do Certame e a opção feita por ocasião da respectiva inscrição.Art. 2º. A presente Convocação observará os termos e condições estabelecidos pela Portaria nº 013, de 10 de fevereiro de 2006, devendo os convocados apresentar os documentos e realizar os exames elencados nos incisos I e II deste artigo, de acordo com o Cronograma constante no Anexo I à presente Portaria: Documentos Necessários para Nomeação de Professor:
Cédula de Identidade (RG);· Título de Eleitor com comprovação de quitação eleitoral;· Cadastro de Pessoa Física (CPF);· PIS ou PASEP (se for cadastrado);· Certidão de reservista (sexo masculino);· Diploma ou Certidão de conclusão do curso superior com licenciatura plena e habilitação específica da Disciplina, expedido por Instituição de Ensino Superior, devidamente reconhecida e autorizada pelo MEC;· Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - cópias das páginas com a foto (frente e verso), do Contrato de Trabalho e a de anotações do PIS ou PASEP;· Certidão de Nascimento ou Casamento;· Declaração de Bens e Valores;· Declaração de acumulação de cargos;Exames Médicos:· Sumário de Urina com sedimentoscopia;o Parasitológico de Fezes;o Hemograma;o Glicemia de Jejum;o Raio X de Tórax em PA com laudo do médico radiologista;o VDRL;o PSA para candidatos do sexo masculino com idade superior a 35 anos;o Testes alérgicos com parecer do médico alergista;o Audiometria com parecer do médico otorrinolaringologista;o Eletrocardiograma com parecer do médico cardiologista;o Mamografia para candidatas com idade superior a 35 anos (com validade até 12 meses);o Atestado de Sanidade Mental expedido por médico psiquiatra;o Citologia Oncótica (com validade até 12 meses);o Laudo de ginecologista assistente para as gestantes, por estarem isentas dos exames radiológicos, além de qualquer outro exame complementar solicitado por aquele Colegiado.o Cartão de vacina anti-tetânica.· Laudo Médico expedido pela Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial do Estado, acompanhado dos exames acima citados.Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.Paulo César Medeiros
SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO
E DOS RECURSOS HUMANOSAnexo I à Portaria nº 142, de 15 de setembro de 2008.Cronograma de Atendimento aos Concursados, Pela Comissão Permanente de Avaliação Médica Oficial.

Estado quer iniciar estrutura este ano

O potencial hídrico do Rio Grande do Norte é relativamente grande em relação aos outros estados. Na região do Seridó, se destacam os açudes Dourado, em Currais Novos; Gargalheiras, em Acari; Itans, em Caicó. Nessa região o principal reservatório é a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com paredão em Itajá; na região Oeste, a barragem de Santa Cruz, em Apodi; de Umari, em Upanema, e outra em Pau dos Ferros. Em todos esses reservatórios praticamente não existe produção de peixes em cativeiro, um potencial ainda pouco explorado.
Esse quadro tende a mudar nos próximos anos. Ao menos é o que quer o governo Federal, através da Secretaria Nacional da Pesca.
As obras de construção da Estação de Piscicultura de Apodi, na barragem de Santa Cruz, deverão ser iniciadas ainda este ano. O projeto já foi licitado e os recursos estão assegurados junto à Secretaria Nacional de Pesca.Além dessa unidade, o Governo do Estado também vai construir outra Estação de Piscicultura em Itajá, na barragem Armando Ribeiro, o que permitirá elevar a produção de alevinos dos atuais 10 milhões/ano para 40 milhões/ano. A Armando Ribeiro armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, mas praticamente não é aproveitado para a produção de peixe em cativeiro, como já acontece com muito sucesso no Estado do Ceará, por exemplo.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Francisco das Chagas, ao visitar nesta quarta-feira (24) a Estação de Piscicultura de Caicó, recentemente ampliada pelo governo Wilma de Faria, afirmou que o Estado continuará investindo em infra-estrutura que ajude a elevar a produção de pescado em águas interiores. Caicó produzirá os alevinos que para os demais reservatórios.
Segundo ele, a governadora entende que há necessidade de se investir mais no sentido de atender a demanda de alevinos para peixamento em açudes e criatórios em tanques-rede, aumentando a média anual de produção, que é de cerca de 10 milhões de alevinos, oriundos da estação de Caicó. O trabalho em Caicó já é desenvolvido numa área do açude Itans.Recentemente, o Governo do Estado investiu mais de R$ 130 mil na recuperação e melhorias das condições da Estação de Piscicultura de Caicó, que pertence ao Dnocs, mas é administrada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE). Esse investimento fez com que a produção de alevinos naquela estação passasse de cerca de 5 milhões para 10 milhões/ano.
Referindo-se à Estação de Piscicultura de Apodi, o secretário lembrou que ela não será apenas uma produtora de alevinos, mas também uma área onde será instalada a estrutura necessária para cursos, oficinas e produção de 25 milhões de alevinos/ano. Já a Estação de Piscicultura de Itajá, terá como principal característica ser a única a produzir exclusivamente alevinos através do processo de reversão sexual, de modo que o número de machos será bem maior que o de fêmeas, permitindo a distribuição para criatório em viveiros.
Chagas informou que, embora seja feita a reversão também em Caicó, a diferença é que em Itajá toda a produção será de alevinos revertidos. "Estamos determinados a fazer da pesca em águas interiores um dos grandes programas do governo Wilma de Faria", disse. Outros reservatórios, como o açude do Mendubim, a Lagoa do Piató, Pataxó também serão beneficiados com os investimentos, uma vez que os moradores destas comunidades também poderão produzir peixes em cativeiro a partir dos investimentos que estão para iniciar.
Fonte: Jornal de Fato

QUE VERGONHA!

Ontem mais uma vez não teve sessão na Câmara Municipal de Vereadores. Funcionários me informaram que o motivo foi devido a uma nova viagem do presidente, Nonato Garcia. Também informaram que ouve uma reunião fechada entre os vereadores na quarta-feira.
Curiosamente, desde o dia 11 de setembro, quando os vereadores inesperadamente reajustaram os salários dos próximos vereadores em mais de 60% que não tivemos outra sessão aberta ao público. Será que estão esperando as eleições passarem para não correr o risco de perder nenhum voto?
Analisando nosso arquivo percebemos que a última sessão aberta ao público ocorreu no dia 28 de agosto, assim, vamos completar um mês sem sessão. Uma vergonha!

PROJETO DE ARTES

A Escola Municipal Maria Gorete de Carvalho Macedo apresentará na manhã de hoje um projeto de Artes com o tema: o encantamento da leitura, e o lema: uma arte interessante. O projeto foi desenvolvido pela professora Chaguinha juntamente com os alunos do 8° Ano “C” do turno noturno.
O evento será realizado na sede da escola a partir das 8h00min.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Governo do Estado convoca 559 professores aprovados em concurso público

O Governo do Estado publica no Diário Oficial desta sexta-feira (26), a convocação de 559 candidatos aprovados no concurso para cargo efetivo de professor. No último dia 15 de agosto, 44 professores foram convocados. Somando-se a estes, a Secretaria de Educação encaminha às salas de aula, 603 professores chamados em pouco mais de um mês. Com a publicação desta quinta-feira, 101 municípios serão atendidos e os professores lecionarão disciplinas fundamentais como português, matemática, história, geografia, biologia e física.
O último concurso para a educação foi realizado em 13 de novembro de 2005, já durante a gestão da governadora Wilma de Faria, e tem vigência até 30 de dezembro de 2009. Das 3.828 vagas abertas na época, o Governo do Estado já convocou 2.012 profissionais. Com os 559 que serão convocados esta semana, esse número sobe para 2.571 professores em sala de aula.
O Secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, afirma que a Secretaria continua atenta às situações dos municípios e destaca o empenho do governo para melhorias em todas as áreas da educação. "Queremos abrir o ano de 2009 com professores e estagiários em todas as escolas do Estado". O secretário afirma também que para o próximo ano não faltarão carteiras (a secretaria já adquiriu mais de 40 mil), nem merenda. "Além disso, iniciaremos as aulas com transporte escolar para todos aqueles que moram na zona rural", acrescenta. Ainda em outubro deste ano será implantada uma equipe institucional de supervisão administrativo pedagógica, com o propósito de monitorar e acompanhar metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
EDITAL DE DESAPROPRIAÇÃO

O MUNICÍPIO DE UPANEMA, com sede na Rua João Francisco, 90, Centro, Upanema, Estado do Rio Grande do Norte, cadastrado no CNPJ nº 08.085.771/0001-30.
Faz saber ao Público para ciência dos interessados em cumprimento ao disposto na Lei 3.365, de 21.06.1941, modificado pela Lei Federal nº 4.132, de 10.09.1962, e o art. 76, inciso XII, da Lei Orgânica do Município de Upanema/RN, que o MUNICÍPIO DE UPANEMA, representado pelo Prefeito Sr. Jorge Luiz Costa de Oliveira, DECLARA, a desapropriação parcial, de um imóvel urbano, com área total de 384m², e constituído pelos LOTES, de terrenos nºs 12,14,16,18,20,22,24,26,28,30,32,34,36 e 38, do Projeto de Loteamento, para fim de construção do COMPLEXO CULTURAL, no município, cujo terreno pertence a “Cerâmica SEVANIA LTDA”, denominado “Barreiras na Légua do Curral da Várzea”, neste município de Upanema/RN, mediante Decreto nº 005/2008 e 15.09.2008. As impugnações, daqueles que se julgarem prejudicados quanto ao domínio do referido imóvel, deverão ser apresentadas no prazo de quinze (15) dias, após a terceira e ultima publicação do presente edital, ficando a disposições dos interessados na sede da Prefeitura Municipal de Upanema, nos horários regulamentares. Findo o prazo e não havendo contestações, será feito a desapropriação, na forma da Lei. Dado e passado nesta cidade de Upanema/RN, aos vinte e quatro (24) dias do mês de setembro do ano de dois mil e oito (2008). Eu (a) (Jorge Luiz Costa de Oliveira), Prefeito Municipal, digitei, conferi e assino.

Jorge Luiz Costa de Oliveira
Prefeito Municipal

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

WILMA EM UPANEMA

A coligação Vitória do Povo realizou uma bonita festa na tarde desta quarta-feira para receber a visita da governadora Wilma de Faria.
No nosso modo de ver, o horário (14h00) e em uma quarta-feira não ajudou para que a festa fosse maior. Outro ponto negativo foi com relação à escolha do local, pois, o palanque estava montado no final da Avenida 16 de Setembro, ao lado de uma grande obra da prefeitura municipal. Acredito que era no mínimo constrangedor assistir aos discursos ao lado de pedreiros trabalhando em andaimes estrategicamente colocados ao lado do palanque.

DISCURSOS DE WILMA

A governadora Wilma de Faria chegou ás 15h30min de helicóptero, pousou no estádio Calazans e veio em carreata até o local do comício, no final da Avenida 16 de Setembro. O seu discurso era muito esperado pelos bicudos, mas, ela deixou muito a desejar. Com um discurso muito simplista, a governadora chegou até a cometer erros graves como incentivar os eleitores a receber benefícios do outro grupo que disputa a eleição e votar no seu. Outra gafe foi falar em cheque reforma e na política habitacional, pois, é público e notório que esse é o carro chefe da administração municipal.

DISCURSOS DE WILMA II

Em seu discurso a governadora Wilma de Faria não atacou nem tocou no nome do prefeito Jorge Luiz nem da candidata Maristela, o que era esperado por alguns bicudos. O discurso dela foi ao estilo Lula, paz e amor.
Conversando com um bacural, ele nos disse que tinha certeza que a governadora não falaria mal de Jorge porque sabe que ela em 2010 estará no palanque de Jorge pedindo voto como candidata ao senado. Tem lógica.

CANDIDATOS A VEREADOR 2008

Confira todos os candidatos a vereadores nessas eleições em Upanema, publicado no Jornal de Upanema. Clique na imagem para ampliar e ler as propostas de cada um.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PASSEATA IMPROVISADA DA COLIGAÇÃO SEGUINDO EM FRENTE

Acabou agora a pouco, às 21h45min, mais uma passeata improvisada realizada pela coligação Seguindo em Frente, dos candidatos Maristela/Manezinho – PMDB. A movimentação começou por volta das 19h30min na Rua das Pedrinhas e em seguida saíram em passeata que passou pelo centro da cidade, foi até a Coab Velha e retornou para o comitê da coligação onde discursaram Clécio Azevedo, Magnólia, Nelson de Nequinho e Céliton Luiz.

Políticos do RN nos comícios em Upanema

Até agora, grande parte das maiores autoridades políticas do Estado estiveram presentes nos comícios em Upanema, vale lembrar que a maioria destas autoridades estiveram presentes no palanque de apoio a candidatura Maristela/Manezinho, a candidatura de Luiz Jairo/Márcia, até agora trouxe pouca gente de destaque na política do Rio Grande do Norte.
Nos comícios da coligação Seguindo em Frente, (Maristela/Manezinho) já estiveram presentes:
O Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB)
A Senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM)
O Senador José Agripino Maia (DEM)
O Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB)
O Deputado Estadual Walter Alves (PMDB)
O Deputado Estadual Dr. Leonardo (DEM)
Já nos comícios da coligação Vitória do Povo, (Luiz Jairo/Márcia), estiveram presentes:
O Deputado Federal Betinho Rosado (DEM)
O Deputado Estadual Antônio Jácome (PSC)
Fazendo parte da coligação Seguindo em Frente, os companheiros que estão a frente do PT, não conseguiram trazer nenhuma pessoa de destaque na política do nosso Estado.
O Deputado Federal Betinho Rosado, mesmo o DEM fazendo parte da coligação Seguindo em Frente, esteve presente em comício da coligação Vitória do Povo.
A coligação Seguindo em Frente é formada pelos seguintes partidos: PMDB/ PT/ PTB/ DEM/ PR/ PV/ PPA coligação Vitória do Povo é formada pelos seguintes partidos: PC DO B/PPS/PSC/PSB.Os Partido das coligações que não trouxeram até agora nenhum político de destaque foram:Na coligação Seguindo em Frente - PT/ PTB/ PR/ PV/ PPNa coligação Vitória do Povo - PC DO B/PPS/PSB
Fonte: Blog Edgar

Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

Os professores de Upanema que lecionam nas escolas que trabalham do 6º ao 9º ano, estiveram reunidos ontem pela manhã na Escola Estadual José Calazans Freire com o objetivo de programar a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que tem como tema "Mudanças Climáticas", dando destaque para os sub-temas relacionados ao ar, terra, água e fogo, esta conferência deve ser realizada por escola.Até o dia 19 de outubro todas as escolas do município que têm do 6º ao 9º ano devem realizar a sua conferência.
Fonte: Blog Edgar

WILMA VEM A UPANEMA?

Uma fonte ligada à direção local do PSB nos informa que a governadora Wilma de Faria estará amanhã, quarta-feira (24), fazendo uma visita a cidades da região Oeste como Campo Grande, e também virá a Upanema apoiar os candidatos de seu partido. Esta informação ainda não está plenamente confirmada então, vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

QUEDA NO REPASSE DOS ROYALTIES PARA UPANEMA

Depois de uma alta sucessiva nos últimos meses no repasse dos royalties para o município de Upanema, estes recursos sofreram uma queda de 30 mil reais neste mês. No mês de agosto Upanema recebeu R$ 267.127,63C e neste mês de setembro o valor caiu para 237.698,89.

COMÍCIO DA COLIGAÇÃO 'SEGUINDO EM FRENTE'

A coligação Seguindo em Frente realizou mais um grande comício na noite de ontem. Estiveram presentes lideranças municipais como o prefeito Jorge Luiz, estaduais como o deputado Dr. Leonardo e nacionais com a presença mais esperada da noite, o Senador José Agripino Maia, que não decepcionou e fez um discurso brilhante.
Outro ponto positivo da noite foi o lançamento do Programa de Governo de Maristela/Manezinho, programa este que poderá ser encontrado em duas versões, o folheto com as principais propostas e uma versão completa que poderá ser baixado no site da candidata.

CARREATAS DE VEREADORES

No início da noite de sábado os vereadores Joseilton e Amadeu, da coligação Vitória do Povo, realizaram uma carreata pela cidade de Upanema. No domingo foi à vez dos vereadores da coligação Seguindo em Frente. Adelcina fez uma carreata que partiu do sítio Barreiras e percorreu as principais ruas da cidade. Já o vereador Anísio Júnior superou as expectativas e realizou uma carreata gigantesca que saiu do sítio Fazenda Nova e também circulou pela cidade. A carreata do vereador Anísio Júnior era digna de candidato a prefeito.

domingo, 21 de setembro de 2008

II Encontro de Jovens Trabalhadores Rurais de Upanema

A comissão de Jovens Sindicalistas dos Trabalhadores Rurais de Upanema realizou neste sábado o ‘II Encontro de Jovens Trabalhadores Rurais de Upanema’. O evento foi realizado na Casa de Shows Portal do Sol. O tema central abordado no encontro foi ‘Formação política e cidadã’.
A programação iniciou às 7h30min com uma caminhada pelas principais avenidas de Upanema, com saída do STTR. As 8h30min foi servido um café da manhã partilhado. As 9h30min foi feita a abertura do evento com a apresentação da Banda de Música Municipal Ivaldete Basílio da Silva. As 10h30min foi realizada uma palestra sobre Associativismo/Sindicalismo e Cooperativismo com o palestrante José Ferreira, presidente em exercício da FETARN. 12h30min foi servido o almoço, retornando às 13h30min com a palestra sobre Formação Política Cidadã. No encerramento, realizado por volta das 15h00min, tivemos apresentações culturais.

sábado, 20 de setembro de 2008

Escolas de 166 municípios do Estado vão receber a 2ª Provinha Brasil, que será aplicada no fim do ano

Interior – As redes públicas dos 4.680 municípios que aplicaram a primeira Provinha Brasil no início do ano letivo de 2008 receberão do Ministério da Educação (MEC) a segunda Provinha impressa para ser aplicada entre a segunda quinzena de novembro e dezembro. No Rio Grande do Norte, 166 municípios participam do programa. Esse conjunto de municípios, mais as escolas estaduais que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental, têm cerca de 3,7 milhões de crianças cursando o segundo ano do ensino fundamental.
A coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB), Edna Martins Borges, explica que foi o interesse dos municípios pela provinha que motivou o MEC a ampliar a oferta do material impresso. Em março deste ano, receberam a prova impressa os 3.133 municípios com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 4,1 pontos. A segunda etapa inclui todos os municípios que fizeram o download daquela prova e custearam a impressão do material.
O município de Cuité (PB) é um exemplo do interesse das secretarias municipais de educação pela provinha. Segundo Edna Borges, Cuité está entre as redes que fizeram o download e aplicaram a prova. Agora o município receberá o material impresso. Em 2009, informa a coordenadora, todas as redes, municipais e estaduais, que tiverem crianças no segundo ano do ensino fundamental receberão do MEC a prova impressa. O objetivo é estimular as redes a fazerem o diagnóstico do aprendizado dos seus alunos no início e ao final do ano letivo.
O kit da Provinha Brasil é composto pelo caderno do aluno, caderno do professor/aplicador, um roteiro passo a passo de como aplicar a prova, um guia de correção e um material de reflexão sobre esse tipo de prova.
A SEB preparou a relação, por Estado e na ordem alfabética, dos 4.680 municípios que receberão, no início de novembro, a provinha impressa.
Fonte: O Mossoroense

CÉZAR SANTOS

Cézar Santos, coluna no Jornal de Fato
É NOTÍCIA
O senador José Agripino reservou o domingo para participar de comícios na região Oeste. Vai aos municípios de Upanema e Areia Branca.

LEITOR

"LULA HOJE EM MOSSORÓ": enviado por Jander Freire
Rapaz, hoje me deu mais orgulho ainda de ser nordestino, de ser brasileiro!
Hoje eu me vi representado, verdadeiramente, por um PRESIDENTE DA REPÚBLICA! Foi como se fosse eu que estivesse ali falando para aquela multidão.
Me arrepiei em alguns momentos com as palavras dele.
O melhor presidente da história deste país!
Tem erros? Claro, todo governo tem!
Mas os acertos suplantam os erros com sobra.

Parcela de royalties do petróleo e gás natural destinada à União poderá ser investida no Fundeb

Interior – A parcela de royalties do petróleo e gás natural destinada à União poderá ser majoritariamente investida no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O projeto tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado e aguarda apresentação de emendas.
O PLS 335/08 altera a lei 9.478/97, que dispõe sobre a distribuição dos royalties correspondentes a 5% da produção dos poços petrolíferos.
De acordo com a proposta, passarão a ser destinados ao Fundeb 25% dos royalties do petróleo e do gás natural extraídos em terra e na plataforma continental e 50% dos recursos de participação especial (tributo de percentual variável) cobrado "nos casos de grande volume de produção ou grande rentabilidade".
Pela legislação atual, esses recursos são destinados aos Ministérios da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e de Minas e Energia.
A recente confirmação de reservas de petróleo e gás na camada pré-sal do litoral brasileiro desencadeou um debate sobre o melhor destino para a renda proveniente da exploração dessas jazidas. Entre as propostas apresentadas no Senado para mudar a aplicação dos recursos decorrentes de royalties e direitos de exploração está o projeto de lei do Senado 268/2008.
Os dois propõem redirecionar para a educação o dinheiro que, pelas regras atuais da lei 9.478/1997 (Lei do Petróleo), iria para os cofres de Estados e municípios com jurisdição sobre as áreas exploradas. Os parlamentares entendem que é o momento de usar a renda de um bem de duração finita em um patrimônio que se prolongará por tempo indeterminado.
Fonte: O Mossoroense

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PASSEATA IMPROVISADA DA COLIGAÇÃO SEGUINDO EM FRENTE

Acabou as 22h00min desta sexta-feira mais uma passeata improvisada realizada pela coligação ‘Seguindo em Frente’ dos candidatos Maristela/Manezinho. A movimentação começou mais uma vez após uma reunião realizada na casa da candidata para traçar estratégias para o comício do próximo domingo. Com a aglutinação de um grande número de populares começou a passeata que passou pelo centro da cidade, foi até o conjunto IPE e voltou para o comitê onde Maristela encerrou com um discurso.
Assim, nesta semana tivemos movimentações políticas quase todos os dias. Segunda, quarta e sexta-feira tivemos da coligação ‘Seguindo em Frente’, quinta e hoje (sábado) da coligação ‘Vitória do Povo’ e amanhã (domingo) teremos novamente da coligação ‘Seguindo em Frente’.

VAQUEJADA

Neste final de semana, dias 21 e 22 de setembro, acontecerá a 2ª grande vaquejada do parque Rancho do Vaqueiro, localizado no sítio Barreiras. Serão R$ 5 mil em prêmios.
Na parte social a animação na noite deste sábado ficará por conta da banda Forró Porreta.

LULA HOJE EM MOSSORÓ

O Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva está hoje em Mossoró onde vai inaugura o campus central da UFERSA, anunciar a instalação da refinaria de Guamaré e inaugurar, via viodeoconferência, a Termoaçu.
De Upanema muita gente vai à Mossoró tentar ver o presidente. Temos informações que de nossa cidade apenas os membros do Partido dos Trabalhadores foram convidados oficialmente e vão participar do evento. São eles: o professor Júnior, Teresinha e Aisamaque.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

COMÍCIO DA COLIGAÇÃO 'SEGUINDO EM FRENTE'

Enquanto isso, a coligação ‘Seguindo em Frente’ está anunciando mais um grande comício para o próximo domingo, quando participará o Senador José Agripino. Os candidatos Maristela/Manezinho contam com o apoio dos três senadores do nosso Estado, Garibaldi, José Agripino e Rosalba.

PASSEATA DA 'VITÓRIA DO POVO'

Como foi noticiado com exclusividade pelo nosso blog, horas antes do evento, a coligação ‘Vitória do Povo’ dos candidatos Luiz Jairo/Márcia, organizou e realizou uma passeata pela cidade na noite desta quinta-feira.
Tivemos a informação também que ainda não foi agendada uma data para a visita da governadora Wilma a Upanema, mas ela garantiu que viria. É aguardar.

MAIS UMA 'CALÇADA AMIGA'

A coligação ‘Vitória do Povo’ está anunciando para a noite de hoje mais um evento denominado de ‘Calçada Amiga’. Será no Bairro Tabuleiro.
Conversas de bastidores nos informaram que é provável que hoje os ‘bicudos’ saiam em passeata após o evento. Vamos aguardar!

FOTOS DO COMÍCIO


Finalmente postamos as fotos do comício dos ‘Homens e das Mulheres’ realizado pela coligação Seguindo em Frente no último sábado, 13 de setembro. Agora está faltando apenas postar as fotos da festa com Forró Porreta e Tibalançar. Aguardem!
Para conferir todas as fotos acesse:
http://upanemaflash.blogspot.com/
As fotos são de Marcondes Foto Digital

SESSÃO É NOVAMENTE ADIADA

A sessão legislativa da Câmara Municipal de Vereadores que estava marcada para a última segunda-feira foi adiada para hoje, quinta-feira, mas novamente foi adiada para data a ser definida. O motivo do adiamento de hoje, segundo os vereadores Josiel Gondim, Neném do Cabano e Valério Augusto, é que o presidente da Câmara, vereador Nonato Garcia, se encontra em Natal.

O QUE ACONTECE

Agricultura Irrigada e de Sequeiro:
Na agricultura irrigada é preciso definir uma política de apoio aos irrigantes no sentido de apoiar o processo produtivo e a comercialização. Para isso é fundamental criar um cadastro que possibilite o monitoramente de áreas plantadas; definir regras no uso de máquinas e implementos da Prefeitura no apoio ao preparo de solo e colheita; criar uma central de comercialização que facilite a relação dos produtores com o mercado (local, regional e nacional); apoiar a expansão na prática de uma agricultura saudável e sustentável; apoiar a regularização de áreas monitoradas pelo Ministério da Agricultura. Na agricultura de Sequeiro é fundamental fortalecer e agilizar o programa de preparo de solo estimulando o plantio de culturas de subsistência que garanta segurança alimentar; ampliar o apoio na prática de técnicas que possibilitem a reserva estratégica de forragem para animais no período de estiagem; apoiar com planejamento o plantio de culturas que possibilitem a ampliação da renda no sistema familiar (algodão e biodiesel, por exemplo).
Apicultura:
Fortalecer os grupos de apicultura existentes através de uma assessoria específica para ampliar a técnicas de produção; apoiar a criação de novos grupos; estimular a produção de produtos como própolis, geléia real; apoiar o processo de organização dos apicultores e a comercialização através de ações em curso (Entre-posto de mel, programas governamentais e feiras); estimular a recuperação da vegetação visando uma maior flora apícola.
Cajucultura:
Fazer um mapeamento para definir as áreas propícias para a a cajucultura no município e focar estas como prioritárias; criar e expandir os programas de apoio ao plantio de novas áreas; acompanhar os programas de expansão de áreas no sentido de garantir o plantio no momento adequado; monitorar as pragas ameaçadoras visando o controle da mesma (no momento a mosca branca do cajueiro é uma ameaça); apoiar o beneficiamento da castanha promovendo a agregação de valor com base em experiências da região (Serra do Mel, Severiano Melo e Caraúbas).
Caprino-Ovinocultura:
Levantar dados sobre o rebanho local observando a distribuição, quantidade, genética, manejo, destino dos produtos e subprodutos; definir programa que fortaleça assessoria técnica específica para apoiar o manejo, medidas sanitárias, melhoria genética, alimentação e comercialização; criar estrutura de adequada de abate; apoiar a abertura de mercado para destinar a produção.
Leite:
Levantar dados sobre o rebanho local (bovino e caprino) observando a distribuição, quantidade, genética, manejo, destino dos produtos e subprodutos; definir programa que fortaleça assessoria técnica específica para apoiar o manejo, medidas sanitárias, melhoria genética, alimentação e comercialização, aproveitando as ações já em curso; fortalecer parceria com mercado privado para venda do leite; estimular o processo de organização dos produtores de leite na perspectiva da criação de estrutura própria para o beneficiamento e comercialização direta com programas governamentais e mercado privado. No setor agropecuário é fundamental estabelecer as ações observando as possibilidades de parcerias, onde a Secretaria de Agricultura possa ser um elo entre todas as ações desenvolvidas no município. Algumas ações pontuais são descritas abaixo como complementar do programa de governo definido:
- Criação de Estação Meteorológica Municipal, como forma de atrair a comunidade científica para novas parcerias (com recursos próprios ou através de projeto destinado a ministérios como exemplo o Ministério da Ciência e Tecnologia);
- Criação de Pocilgas Comunitárias dentro dos padrões técnicos e sanitários aceitáveis para criadores de suínos urbanos;
- Criação de Centro de Produção de mudas para apoiar a urbanização local e os programas agrícolas;
Coluna de José Wilsom no Jornal de Upanema

SEMEANDO OPINIÃO

Agricultura upanemense e a próxima gestão.
Neste mês destino este espaço para escrever um pouco sobre o setor rural de Upanema e os caminhos que a próxima gestão pode trilhar para elevar o desempenho do setor agropecuário do nosso município.
Começo dizendo que a saída para a agricultura do nosso município é a EDUCAÇÃO. Precisamos elevar a qualidade do ensino e aumentar a média de estudo dos nossos agricultores/as, desta forma vamos melhorar a qualidade da aplicação dos investimentos rurais e a capacidade para o melhor aproveitamento das técnicas agrícolas disponíveis para os agricultores.
Alguns anos após a nossa modesta vivência com a agricultura e o setor rural de Upanema, queremos sugerir algumas ações que, se executadas dentro de um planejamento a médio e longo prazo, deverão fortalecer este setor. Enxergo 05 atividades principais que merecem atenção e que podem tornar-se programas especiais para investimento, que são: Agricultura Irrigada e de Sequeiro, Apicultura, Cajucultura, Caprino-ovinocultura e Cadeia Produtiva do leite (inclua-se leite bovino e caprino). Transversalmente a estas atividades é preciso definir uma estratégia que garanta capacitação e assessoria técnica aos agricultores/as.
Coluna do agrônomo José Wilsom no Jornal de Upanema

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

AGENDA DOS CANDIDATOS NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA

A coligação Seguindo em Frente realizou mais um comício relâmpago hoje à noite. A passeata improvisada contou apenas com a presença dos candidatos a vereadores. Enquanto isso a candidata Marsitela participava de um jantar em Mossoró com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, tentando viabilizar recursos para o município de Upanema.
Já o candidato da coligação Vitória do Povo, Luiz Jairo, passou o dia em Natal com correligionários na busca de votos e na tentativa de marcar uma visita da governadora a nossa cidade. A noite ele acompanhou a agenda de Wilma de Faria em visita a alguns municípios.

BLOG DE THAISA GALVÃO

Garibaldi diz em Upanema que as portas de Lula e dos ministros estão abertas para ele
"Hoje, as portas dos Ministérios e do gabinete do presidente Lula estão escancaradas para que eu busque recursos".
A declaração foi do presidente do Senado, Garibaldi Filho, no palanque de sua candidata a prefeita de Upanema, Maristela, do PMDB.
Garibaldi foi a Upanema acompanhado do filho-deputado Walter Alves, e saiu do município animado com a possibilidade de vitória da candidata que também tem apoio do prefeito Jorge Luiz.

Gente da agricultura: Rocha Neto

Já passaram pela Presidência do Conselho do FUMAC (Conselho responsável pelo Programa de Desenvolvimento Solidário em Upanema) Vereadores, Secretários Municipais e Funcionários Públicos. Atualmente um agricultor preside este importante conselho, é o líder comunitário Adelberto Rocha Neto, o personagem da coluna neste mês. Este fato comprova o crescimento do movimento social organizado no campo em nosso município e o surgimento de novas lideranças.
Rocha, como é mais conhecido, tem 24 anos, estudou ate a 8ª Série, é casado com Lidiane Rebouças Costa e tem uma filha. O agricultor/apicultor obtém uma renda média mensal de R$ 480,00, proveniente de 80 colméias de abelhas produtoras de mel, 41 ovinos de corte e 12 bovinos destinados a produção de leite e carne. Mesmo sendo morador da cidade, Rocha mantém suas atividades no campo e explica: “se continuar os investimentos no campo outros jovens não precisarão fazer o mesmo caminho que eu, quando vi para a cidade por falta de opção no campo, hoje retornei minhas atividades produtivas para o campo e penso em voltar a morar lá”.
Para alcançar as condições de produção atual, Rocha recorreu à linha de financiamento Pronaf B, por duas vezes, tendo acessado R$ 1.800,00 e já quitou esta divida. Somou-se ao crédito Pronaf B, o apoio de financiamentos coletivos e sem reembolso, do Programa de Desenvolvimento Solidário (casa de mel), Projeto Dom Helder (criação de ovinos e Assessoria Técnica) e Petrobrás (capacitação e colméias) que beneficiou toda a comunidade de Piracicaba.
Atualmente Rocha também preside a Associação Comunitária do Sitio Piracicaba e é Presidente da Coopavale, uma cooperativa que trabalha com produtores de mel de abelha, sendo formada por sócios de Upanema e Vale do Assu, em sua maioria upanemenses. Rocha aposta na atividade apícola com muito entusiasmo e diz que em dois anos, o nosso município, mesmo com as dificuldades enfrentadas, estará produzindo cerca de 200T de mel por ano, valor que colocará o município entre os cinco maiores produtores do Estado do RN.
O mais recente ganho para Upanema no setor apícola é o Entre-Posto do Mel que está sendo construído e equipado no Sítio Barreiras, BR 110 na saída para Mossoró, aproveitando uma estrutura da Associação do Melão (como ficou mais conhecida) que não vinha sendo utilizada. Participam desta parceria a Coopavale (entidade responsável pelo empreendimento e que Rocha é o atual Presidente), Petrobras, Cefet, PM de Upanema, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a própria Associação do Melão, que cedeu a estrutura e equipamentos para serem revertidos em favor da Coopavale.
Por esse perfil de visão de futuro e de lutas, Rocha Neto é Gente da Agricultura de Upanema.
Coluna Agronotas, publicada pelo agrônomo José Wilsom no Jornal de Upanema.

Justiça Eleitoral: trabalho reconhecido

A Justiça Eleitoral (Drª Giulliana Silveira de Souza Lima, juíza), endossada pelo Ministério Público Eleitoral (Dr. Daniel Guerra Alves, promotor), em virtude dos anos de experiência e competência reconhecida, requisitou o servidor Alberto Bezerra da Costa para retornar a prestar seus relevantes serviços no Cartório Eleitoral desta 49ª Zona. O referido servidor, que já trabalhou por mais de 24 anos (1982 – 2007) no Cartório Eleitoral de Upanema, inclusive como Chefe de Cartório, goza de grande respeito no meio social de Upanema, certamente contribuirá com o desenvolvimento dos trabalhos da Justiça Eleitoral, e mais especialmente com as eleições municipais que se avizinham.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

ERRATA

Na 53ª edição do Jornal de Upanema na página 10 (edição que está nas bancas) está dito que o candidato a vereador Sebastião Pereira da Silva(PT) pertence à coligação “Vitória do Povo”. Queremos corrigir dizendo que o candidato a vereador Sebastião pertence à coligação “SEGUINDO EM FRENTE”.
Outrossim, pedimos desculpas ao candidato supracitado pelo nosso equívoco.

TRE aprova presença de tropas federais em mais 12 zonas do RN

Na sessão ordinária desta terça-feira (16), o TRE/RN aprovou o pedido de envio de tropas federais para mais 12 zonas eleitorais do Estado, no dia 5 de outubro. Com isso, o total de zonas com pedidos deferidos pela Corte Eleitoral do RN é de 40.
Os pedidos foram encaminhados pelo presidente da Corte, desembargador Expedito Ferreira de Souza, para decisão final por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"O TSE nos solicitou que fossem encaminhadas somente as prioridades, e assim está sendo feito", salienta o presidente do TRE/RN.
As zonas eleitorais são as seguintes :
6a CEARÁ-MIRIM
7a SÃO JOSÉ DE MIPIBU
9a GOIANINHA
12a NOVA CRUZ
13a SANTO ANTÔNIO
14A TOUROS
15a SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE
17a LAJES
19a SÃO TOMÉ
20a CURRAIS NOVOS
22a ACARI
24a PARELHAS
25a CAICÓ
27a JUCURUTU
29a ASSU
30a MACAU
31a CAMPO GRANDE
32a AREIA BRANCA
33a MOSSORÓ
34a MOSSORÓ
35a APODI
36a CARAÚBAS
37a PATU
38a MARTINS
39a UMARIZAL
40a PAU DOS FERROS
41a ALEXANDRIA
47a PENDÊNCIAS
48a PEDRO AVELINO
49a UPANEMA
50a PARNAMIRIM
51a SÃO GONÇALO DO AMARANTE
52a SÃO BENTO DO NORTE
53a TANGARÁ
55a ALMINO AFONSO
57a GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
58a JANDUÍS
60a MARCELINO VIEIRA
64a SÃO RAFAEL
68a SANTA CRUZ
Fonte: TRE

55 anos de emancipação política

No dia 16 de setembro de 1953 a cidade de Upanema alcançava a sua emancipação política, se tornava de fato e de direito uma cidade independente, antes desta data, Upanema pertencia a cidade de Augusto Severo, Campo Grande atualmente.Hoje a cidade de Upanema está comemorando 55 anos de emancipação política, anos atrás, esta data era comemorada com muita festa na cidade, hoje isto já não acontece mais, estamos passando por um período de esquecimento das velhas tradições comemorativas da cidade.Mesmo assim, tive a oportunidade de ver hoje na cidade desfile das bandas de músicas locais; a banda de música evangélica José Inácio da Costa como também a banda de música municipal Ivaldete Basílio.A Secretaria Municipal de Ação Social também está promovendo apresentações com alunos dos projetos que a mesma coordena no clube municipal.
Parabéns Upanema!
Fonte: Blog de Edgar

PARABÉNS UPANEMA

Upanema está completando hoje 55 anos de emancipação política. Parabéns para nossa terra querida. Esperamos que continue trilhando o caminho do desenvolvimento sempre.

COMÍCIO HOJE NO BOM LUGAR

A coligação ‘Seguindo em Frente’ está anunciando mais um comício para hoje à noite. Será na zona rural, no Projeto de Assentamento Bom Lugar.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COMÍCIO DE VEREADORES HOJE

A coligação ‘Seguindo em Frente’ está anunciando para agora à noite um comício de quatro de seus vereadores. São eles: Ronaldo Garcia, Nelson de Nequinho, Elzimar Carvalho e Neném do Cabano. A passeata vai sair da entrada da cidade, em frente a Casa de Shows Portal do Sol, vai até a Escola Maria Gorete e o encerramento está previsto para a Avenida Manoel Gonçalves.

PESQUISAS

Duas pesquisas andavam circulando hoje em Upanema. Fomos entrevistados por uma que informou ser do Instituto Índice, de Natal. As perguntas eram simples e objetivas. Em quem vota para vereador e em quem vota para prefeito. O pesquisador também informou que eram vinte pessoas que estavam percorrendo hoje a zona rural e urbana. Com relação ao outro instituto não sabemos informar qual era.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA SIMPÓSIO PARA PROFESSORES

Acontecerá na manhã de hoje um ‘Simpósio’ promovido pela Secretaria Municipal de Educação, para os professores da rede municipal e também estadual. O evento acontecerá na Câmara Municipal a partir das 8h00 e se estenderá até as 13h00. Devido a este evento, não teremos aula hoje em Upanema, só retornando na quarta-feira devido ao feriado de amanhã, 16 de setembro.

domingo, 14 de setembro de 2008

COMÍCIO DOS HOMENS E DAS MULHERES

Em nossa opinião o comício dos ‘Homens X Mulheres’ realizado pela coligação ‘Seguindo em Frente’ na noite deste sábado foi um sucesso. Muita gente participou desta passeata que vem se tornando tradição nas campanhas municipais.
A passeata dos homens saiu da Avenida 16 de Setembro, em frente à residência de Maria Gama, passou pela Avenida Manoel Gonçalves e ficou esperando no comitê da coligação a chegada da passeata das mulheres, que saiu do Posto Glenda, na entrada da cidade. Com a chegada das mulheres aconteceu o discurso do deputado Walter Alves, ainda em frente ao comitê. Em seguida a passeata prosseguiu novamente pela Avenida Manoel Gonçalves, cruzou a Avenida 16 de Setembro, na altura da saída para Campo Grande, e veio pela Avenida Getúlio Vargas até o local onde estava montado o palanque, no entroncamento das avenidas Antonio Vitorino e 16 de Setembro. Lá discursaram o Senador Garibaldi Alves, a candidata Maristela, o prefeito Jorge Luiz, o professor Josafá Inácio, o deputado estadual Dr. Leonardo, o candidato a vice Manezinho, o ex-prefeito Antonio Targino e o ex-prefeito Manoel Lino. O comício terminou às 23h15, sem a presença da senadora Rosalba Ciarline que chegou depois da meia noite.
Nesta segunda-feira publicaremos algumas fotos desta movimentação política e também as fotos da festa com Forró Porreta e Tibalançar. Aguardem!

INTERNET

Upanema passou todo o dia hoje sem internet. O serviço retornou apenas no início da noite.

CARREATA

O candidato a vereador Gineton Costa – PSC está realizando neste momento uma carreata pelas principais ruas da cidade.

Candidatos só poderão ser detidos ou presos em caso de flagrante delito

A partir do próximo dia 20, candidatos aos cargos de prefeito e vereador estarão amparados pelo art. 236, §1º do Código Eleitoral. O artigo diz que a partir desta data nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. O secretário judiciário do TRE, Alexandre Albuquerque informa que, além dos crimes eleitorais previsto na legislação como compra de votos, boca de urna, fraude eleitoral, o candidato pode ser preso em flagrante por crime comum a exemplo dos crimes de trânsito, bem como, outros delitos especificados na legislação penal. De acordo com o secretário, “qualquer cidadão poderá levar a notícia de crime praticado por candidato ao juiz eleitoral, Ministério Público ou autoridade policial do seu município”, ressalta.
Fonte: Blog Apodibaixo dopano

sábado, 13 de setembro de 2008

MONTHALGGAN REALIZA CARREATA

Já que nosso blog tinha reclamado que nenhum candidato a vereador tinha realizado nenhuma movimentação nestas eleições, aqui vai o registro do primeiro.
O candidato a vereador Monthalggan - PMDB, está realizando neste momento uma carreata que partiu da zona rural e está percorrendo as principais ruas da cidade.

HOJE TEM FORRÓ PORRETA E TIBALANÇAR

No próximo dia 13 de setembro acontecerá uma grande festa em Upanema. Pela primeira vez estarão se apresentando juntas as duas bandas de forró de nossa cidade, o Forró Porreta e o Forró Tibalançar. Esta grande festa vai acontecer na casa de shows Portal do Sol a partir das 23h00. Vai ser lotação!

Assembléia de Deus realiza a sua '1ª Escola Bíblica'

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Upanema/RN, na direção do Pr. Antonio Adelino dos Santos, nos dias 12, 13, e 14 de setembro do corrente ano, estará realizando a sua “1ª Escola Bíblica”, com o tema: O perfil da igreja de Deus. (Atos 2).
Contaremos com a presença do Pr. José Apolônio (João Pessoa/PB), homem com uma larga experiência na área do Ensino Bíblico, atuando por vários anos como escritor de lições Bíblicas da CPAD. Teremos a presença de outros pastores de nosso estado, como também a presença do primeiro superintendente da história da Escola Bíblica Dominical em nossa igreja, que foi o Pr. Rilton Peixoto.
Teremos a seguinte programação:
Sexta-feira, dia 12 –Abertura às 18h30min.
Sábado, dia 13-Pela manhã às 9h00min Estudo Bíblico com toda igreja;Às 14h30min continua o Estudo Bíblico;Às 18h30min Culto Evangelístico.
Domingo, dia 14-Às 9h00min teremos a continuidade dos Estudos;À tarde, às 14h30min, um Estudo especial com toda mocidade da igreja;À noite, às 19h00min, Culto de Encerramento da 1ª Escola Bíblica.


Enviado por Ericlênede

Divulgado o resultado da primeira avaliação do PROCEFET 2009

Conforme estava previsto, o CEFET-RN divulgou hoje o resultado do desempenho dos inscritos no PROCEFET 2009 na primeira avalaição desse programa, realizada no dia 24 de agosto de 2008.
A segunda avaliação será realizada no dia 19 de outubro e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 17 de novembro.

SEGUINDO EM FRENTE REALIZARÁ HOJE SEU MAIOR COMÍCIO NESSAS ELEIÇÕES

COMÍCIO DOS 'HOMENS E DAS MULHERES'
A coligação “Seguindo em Frente” dos candidatos Maristela e Manezinho, estão anunciando a realização de seu maior comício nessa campanha 2008 para hoje a noite. Será o tradicional comício dos ‘homens e das mulheres’. Aguardem mais informações ao longo do dia sobre esta movimentação.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

Processo:730/2003 - TC
Assunto: Apuração de responsabilidade conforme resolução nº 008/2002.
Interessado: Prefeitura Municipal de Upanema
Responsável(is): Jorge Luiz Costa de Oliveira, Prefeito Municipal.
Decisão: Multa Pecuniária no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), em favor do FRAP/TC (Banco do Brasil- Ag. 3795-8-c/c 60.000-8)
Relator: Conselheiro Valério Alfredo Mesquita

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

"VITÓRIA DO POVO" REALIZOU MAIS UMA 'CALÇADA AMIGA'

Acabou agora a pouco, as 22h00min, mais um evento político denominado “Calçada Amiga”, realizado pela coligação Vitória do Povo, dos candidatos Luiz Jairo e Márcia Simone. Esta movimentação foi realizada na Rua Lucas Carlos, no Conjunto IPE e contou com a presença de um público considerável.

LEITOR

Silva Junior, olhe muito me estranha essa informação que foi repassada a esse conceituado blog,pois os salarios dos vereadores é baseado na receita do municipio a lei diz que as despesas de pessoal da Câmara não pode ultrapassar 70% do repasse feito pela Prefeitura.Se hoje o municipio repassa R$ 44.500,00,os gastos com pessoal só pode chegar a R$ 31.150,00. isto inclui o Advogado,Contador,Inss,Tesoureiro,Secretário Administrativo e os funcionários concursados e os subsidios dos vereadores.se a receita do municipio aumentar 10% no ano de 2008,o repasse ira para R$ 48.950,00,as despesas com pessoal só pode ser de R$ 34.265,00, então quem fez as contas se equivocou pois só com os vereadores os gastos atingirão R$ 32.518,00. e como ira pagar os atuais funcionários. veja bem se o repasse aumentar 10% pois no ano de 2007 o aumento não chegou a este patamar.eu tenho certeza amigo Silva Junior que estas contas não estão corretas não se preocupe em fazer campanha com esse aumento abusivo que lhe informaram que não condiz com a realidade do nosso municipio, quero deixar claro que você tinha toda razão em fazer isso que você estar propondo.obrigado e estou a disposição para outros esclarecimentos.

Nota do blog: amigo, infelizmente a fonte que me passou essa informação é digna de muita confiança. Ela me disse que não ultrapassa os 70% por isso que é absurdo mas é legal. Confesso que não tenho esses números. Gostei do seu comentário e gostaria que vc paticipasse mais vezes. Um abraço!

CÂMARA AUMENTA SALÁRIO DOS VEREADORES EM 60% - Parte I

A sessão da Câmara de Vereadores programada para está quinta-feira (11), não foi aberta ao público. Os vereadores realizaram uma reunião interna para discutir o orçamento para o próximo ano, o salário dos vereadores, prefeito e vice-prefeito que serão eleitos no próximo dia 5 de outubro. A aprovação será realizada em uma sessão na próxima segunda-feira, a partir das 9h30min.

CÂMARA AUMENTA SALÁRIO DOS VEREADORES EM 60% - Parte II

Informações de bastidores nos dão conta que os atuais vereadores aumentarão os salários dos seus sucessores em mais de 60%, o que é no mínimo escandaloso. Fontes seguras me informaram que o salário dos vereadores saltará dos atuais R$ 1.600 para R$ 2.780.

CÂMARA AUMENTA SALÁRIO DOS VEREADORES EM 60% - Parte III

Não temos informações de como foi feito esse cálculo para se chegar a este aumento. A notícia extra-oficial é que o cálculo foi baseado apenas na opinião de que o salário estava defasado e este seria um aumento ideal. Mas como o salário dos vereadores estaria defasado se anualmente ele é corrigido pela inflação?

CÂMARA AUMENTA SALÁRIO DOS VEREADORES EM 60% - Parte IV

Este blog fará uma campanha contrária a esse aumento exorbitante. Vamos acompanhar com muita atenção a próxima sessão e vamos publicar aqui os nomes de quem votou a favor deste aumento.

CÂMARA AUMENTA SALÁRIO DOS VEREADORES EM 60% - Parte V

Com isso nossos digníssimos edis jogaram fora a possibilidade da contratação dos assessores. Na reunião fui informado que eles descartaram totalmente esta possibilidade.

CÂMARA AUMENTA SALÁRIO DOS VEREADORES EM 60% - Parte VI

A verdade é que, em minha opinião, esta foi uma das piores câmaras que Upanema já teve. Com uma atuação pífia, sem grandes projetos, esses vereadores encerram seus mandatos com essa afronta ao povo de Upanema.
Gostaria de conclamar a população para que prestigiem a próxima sessão e pressionem os seus vereadores para que não aprovem este aumento.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

JORNAL DE UPANEMA

Após um atraso ocasionado por problemas na gráfica, o Jornal de Upanema chegou apenas agora pela manhã e será distribuído logo mais à tarde.

DA SÉRIE PERGUNTAR NÃO OFENDE

Neste ano não vamos ter comício nem carreata de nenhum candidato a vereador? Qual o motivo?

SITE DA COLIGAÇÃO VITÓRIA DO POVO

Faltando pouco menos de um mês para as eleições, o candidato Luiz Jairo e Márcia Simone, da coligação Vitória do Povo, lançam seu site de campanha. Os internautas podem conferir no seguinte endereço:
http://www.luizjairo40.can.br/

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ELEIÇÕES 2008

Enquanto as notícias estão escassas por estas paragens vamos no Ctrl-C Ctrl-V do blog de Xavier Gondim.
NOVIDADE
Uma novidade nas eleições deste ano é aparição do candidato a vice na chapa majoritária na urna eletrônica. O vice que era uma figura muito esquecida, agora pode dizer que ttambém tem valor na hora do voto.

Até domingo Wilma percorrerá 21 municípios do interior

A governadora Wilma de Faria participa hoje de campanhas políticas em 3 cidades do interior.
No final da tarde ela vai a Bom Jesus.
No comecinho da noite faz comício-relâmpago em Serra Caiada.
E à noite participa de carreata e comício do prefeito-candidato José Lins, em Currais Novos.
Até domingo, além de umas passadas pelas movimentações da candidata Fátima Bezerra, em Natal, Wilma cumprirá agenda política em 21 municípios do interior.
Passará por Assu, Mossoró e outros do Médio Oeste e Seridó.

JORNAL DE UPANEMA

A 53° edição do Jornal de Upanema estará circulando a partir da tarde de hoje. Você encontra o nosso jornal nas padarias da cidade ou com o jornaleiro Valdecir.
O destaque desta edição é o perfil de todos os candidatos a vereador. Vale à pena conferir!

SEGUINDO EM FRENTE REALIZOU PASSEATA ONTEM À NOITE

Mais uma passeata aconteceu nesta terça-feira à noite realizada pela coligação Seguindo em Frente. A movimentação começou por volta das 19h00min na Rua Francisco Bezerra com duas reuniões, uma dos homens e outra das mulheres, ambas preparando o comício dos “Homens X Mulheres” que acontecerá no próximo sábado. Logo após o término da reunião, por volta das 21h00, o povo presente saiu em passeata pelas ruas da cidade, com a concentração final no comitê da coligação, localizado na Avenida 16 de Setembro. Lá discursaram de forma improvisada, praticamente sem som, a candidata Maristela, que agradeceu o público presente. Em seguida foi à vez de Celinho e Rivanda que incendiaram a rivalidade entre homens e mulheres, prometendo uma grande disputa e festa para o próximo sábado.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

TRE/RN defere presença de tropas federais para 27 zonas eleitorais

Dos pedidos de envio de tropas federais, feitos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) por 45 zonas eleitorais, o Pleno da Corte deferiu nesta terça-feira (09), solicitações de 27 zonas. Durante a sessão ordinária, o presidente do Tribunal, desembargador Expedito Ferreira de Souza, informou que até a segunda-feira (15), a Presidência do TRE/RN ainda receberá ofícios com pedidos desta natureza. O julgamento definitivo das solicitações deve ocorrer na próxima terça-feira (16).
Quanto as 18 zonas eleitorais que não tiveram os pedidos deferidos na sessão, o desembargador destacou que será dado prazo de 48 horas para que estas circunscrições eleitorais apresentem justificativas mais detalhadas sobre a necessidade da presença de forças federais no dia da eleição. “Até esta quarta, estaremos enviando os primeiros pedidos para análise no Tribunal Superior Eleitoral”, adianta. Cabe ao TSE, a definição em última instância sobre o envio de tropas. As regras estão contidas na Resolução 21.843/TSE.
Segundo o presidente, as zonas que justificarem com fatos bem embasados terão o deferimento da solicitação. “A tendência é a de que haja pedidos para presença de tropas da União em todo o Estado”, ressalta o desembargador Expedito Ferreira de Souza.
“Há zonas que não apresentaram nenhuma justificativa, apenas citando a necessidade de garantia da tranqüilidade, é preciso maiores informações que sustentem a solicitação”, observa o presidente. As primeiras 27 zonas com pedidos deferidos pelo TRE/RN abrangem 62 municípios. “Conforme jurisprudência da Corte Eleitoral Superior, o emprego de forças federais só deve ser deferido quando as justificativas apontam os fatos e as circunstâncias dos quais decorre o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais”, menciona o presidente Expedito Ferreira de Souza.
Segue a lista das 27 zonas eleitorais com pedidos já deferidos pelo TRE/RN :
6a CEARÁ-MIRIM (Ceará-Mirim, Rio do Fogo, Maxaranguape, Pureza e Extremoz)12a NOVA CRUZ (Nova Cruz e Lagoa D´Anta)14a TOUROS (Touros e São Miguel do Gostoso)22a ACARI (Acari)25a CAICÓ (Caicó)27a JUCURUTU (Jucurutu)29a ASSU (Assu, Carnaubais, Porto do Mangue, Ipanguaçu e Itajá)30a MACAU (Macau e Guamaré)31a CAMPO GRANDE (Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar)32a AREIA BRANCA (Areia Branca, Grossos e Tibau)33a MOSSORÓ (Mossoró e Baraúna)34a MOSSORÓ (Mossoró e Serra do Mel)35a APODI (Apodi, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes)36a CARAÚBAS (Caraúbas)37a PATU (Patu)38a MARTINS (Martins)39a UMARIZAL (Umarizal e Olho D´água do Borges)40a PAU DOS FERROS (Pau dos Ferros e Francisco Dantas)41a ALEXANDRIA (Alexandria, João Dias e Pilões)47a PENDÊNCIAS (Pendências e Alto do Rodrigues)48a PEDRO AVELINO (Pedro Avelino)51a SÃO GONÇALO DO AMARANTE (São Gonçalo do Amarante)52a SÃO BENTO DO NORTE (São Bento do Norte, Galinhos, Caiçara do Norte e Pedra Grande)55a ALMINO AFONSO (Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrécia e Rafael Godeiro)58a JANDUÍS (Janduís)60a MARCELINO VIEIRA (Marcelino Vieira e Tenente Ananias)68a SANTA CRUZ (Campo Redondo, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Lajes Pintadas).
Fonte: TSE
Nota do blog: como da pra perceber, Upanema não teve seu pedido deferido ainda. Apesar do Upanema ser uma cidade pacata, acredito que mesmo assim precisamos de reforço extra na segurança para coibir maiores abusos.

Programa de Saúde na Escola chegará a 92 municípios no Rio Grande do Norte em 2009

Todos os 647 municípios selecionados para participar do Saúde na Escola têm 30 dias, a partir do dia 5 de setembro, para aderir ao programa, de acordo com a Portaria nº 1.861, do Ministério da Saúde, divulgada no Diário Oficial da União. O programa foi lançado, na noite da quinta-feira passada, dia 4, em Pernambuco, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
No Rio Grande do Norte, o Saúde na Escola será desenvolvido em 92 municípios com Ideb menor ou igual a 2,69 e cobertura de 100% do Saúde da Família. Em Natal, capital do estado, há previsão de repasse de incentivo para, no máximo, 62 equipes do Saúde da Família para atender às escolas que também registram baixo Ideb e são participantes do Programa Mais Educação. Até o fim deste ano, em todo o país, o Saúde na Escola beneficiará 2 milhões de estudantes dos 647 municípios selecionados, o que representará investimento de R$ 34,5 milhões.
Prevenir e promover saúde, por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do aluno são os objetivos do programa, que beneficiará, até 2011, 26 milhões de estudantes de 1.242 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para atingir a meta global de 26 milhões de jovens, o governo federal aplicará R$ 844 milhões nos próximos três anos.
O Saúde na Escola representa um casamento das necessidades de melhorar o desempenho escolar e a saúde dos estudantes. O gerente de projetos e assessor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Antonio Dercy Silveira Filho, ressalva, porém, que não é possível atribuir só aos aspectos da saúde um salto na qualidade do aprendizado.
Segundo ele, o rendimento escolar depende também de outros fatores e do aluno.
O Programa Saúde na Escola está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco haverá abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa será oferecida pela Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observará os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.
PESQUISAS - Antônio Dercy explica que o tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. "Esse é o padrão e a exigência. Um planejamento conjunto entre Saúde e Educação em uma agenda que ocorrerá anualmente", diz o coordenador.
O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contemplará, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socioeconômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras.
O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
INTEGRAÇÃO - Antonio Dercy explica que todas as ações serão possíveis nos municípios cobertos pelas Equipes Saúde Família. Na prática, será a integração das redes de educação e do Sistema Único de Saúde. "Dessa forma, isso tende a se consolidar ao longo do tempo", aposta o coordenador de Gestão da Atenção Básica.
Para ele, as experiências do passado, com a colocação de equipes de saúde, médicos e dentistas, dentro das escolas não prosperaram. Um dos motivos foi o alto custo que implicava a manutenção dessas equipes. O PSE, ao contrário, garantirá que as Equipes Saúde da Família, que atuam na comunidade, também trabalhem na escola.
As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais. Segundo o coordenador, os municípios terão de manifestar interesse em aderir ao programa.
Municípios do Rio Grande do Norte selecionados para o Programa Saúde na Escola
Afonso Bezerra
Alexandria
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Caraúbas
Ceará-Mirim
Encanto
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Goianinha
Grossos
Guamaré
Itajá
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Japi
Jardim de Piranhas
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Luís Gomes
Macau
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho-d'Água do Borges
Paraú
Parazinho
Passagem
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Pureza
Rafael Fernandes
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Pedro
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taipu
Tenente Ananias
TibauTibau do Sul
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor
Fonte: Gazeta do Oeste
Nota do blog: então a situação em Upanema está melhor que em todos esses municípios?

BLOGS

Depois do estrondoso sucesso alcançado pelo blog de Mané Bola, vários outros surgiram, mas sem nunca conseguirem preencher a lacuna deixada por Mané Bola. Isso também só vem a mostrar a dificuldade que é manter um blog com atualizações periódicas e que chamem a atenção do leitor. Certamente este é um dos motivos de praticamente todos terem uma breve duração. Veja alguns exemplos:

http://ospolitiqueiros.blogspot.com/
http://www.bocaurna.blogspot.com/
http://www.politicaimparcial1.blogspot.com/
http://wwwpensadormb.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

COMÍCIO FOI CANCELADO

O comício que a coligação Seguindo em Frente estava anunciando para ontem, no Projeto de Assentamento Bom Lugar, foi cancelado devido ao falecimento do senhor José Ismar. O comício será remarcado para uma data ainda não definida.

MOTIVO DA AUSÊNCIA

Durante todo este domingo o serviço de internet em Upanema não funcionou. Desconhecemos o motivo que levou a ausência na prestação desse serviço, sendo este é o motivo para a falta de atualizações neste blog.

sábado, 6 de setembro de 2008

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA FAMÍLIA

Logo mais acontecerá a festa de encerramento da Semana da Família, que está sendo realizada pela Igreja Católica de Upanema. Confira a programação e participe.
16:00h encontro com a juventude Upanemense
19:30h celebração de encerramento com o Bispo D. Mariano e arreamento das bandeiras

FESTA COM FORRÓ PORRETA E TIBALANÇAR

Aproveitando o público que vem participar do comício da coligação “Seguindo em Frente”, no próximo dia 13 de setembro acontecerão duas festas em Upanema. Uma no Clube Municipal com Forró Porreta e outra na Casa de Shows Portal do Sol com o Forró Tibalançar.

PADRE JOSEMAR LANÇA NESTA QUINTA-FEIRA CAMPANHA DA PINTURA DA IGREJA

ZELAR O TEMPLO DO SENHOR É MISSÃO DE TODOS NÓS.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESTA CAMPANHA.
DEIXE SUA IGREJA MAIS BONITA.
Durante todo mês de setembro teremos a campanha da pintura da Igreja. Preparação para a festa da Padroeira 2008.
Este ano com um motivo especial.
Intalação da PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE UPANEMA.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

PASSEATA DA COLIGAÇÃO SEGUINDO EM FRENTE

A coligação “Seguindo em Frente” realizou mais uma reunião na noite desta sexta-feira. Como tem acontecido nas últimas reuniões, esta também terminou em passeata que percorreu as principais ruas da cidade. Passaram inicialmente pelo Bairro Teimosos, depois foram até o Conjunto IPE e retornaram até o comitê da coligação quando, por volta das 22h50min, encerraram a passeata com o discurso de Céliton Luiz .

MODELOS DE UPANEMA ESTÃO NA SEMIFINAL DO TRAFEGO LOOK 2008

Três modelos upanemenses participaram da seleção do Trafego Look 2008, realizado na noite da última segunda-feira em Mossoró, no hotel Vila Oeste. Foram eles: Rodrigo Freire, Matheus Vinícius e Samuel Bezerra. Apenas dois deles se classificaram para a etapa semifinal que será realizado no próximo dia 10 de setembro nos estúdios da TV Cabo Mossoró – TCM. São eles: Matheus Vinícius e Samuel Bezerra. Boa sorte!



CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam exatamente 30 dias para o primeiro turno das eleições municipais de 2008. Nas cidades que vão ter segundo turno será realizado no dia 26 de outubro.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

39 zonas eleitorais do RN já pediram presença de tropas nas eleições

Trinta e nove zonas eleitorais já solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a presença de tropas do exército no dia da eleição, com o objetivo de garantir a segurança do pleito. Até ontem, o número de zonas eleitorais que haviam solicitado tropas correspondia a um universo somado de 1.175.334 eleitores.
Na Grande Natal, solicitaram tropas a 5ªzona eleitoral de Macaíba, que abrange ainda Bom Jesus e Ielmo Marinho; a 6ªzona eleitoral, sediada em Ceará-Mirim, que inclui Extremoz, Maxaranguape, Pureza e Rio de Fogo; a 7ªzona eleitoral de São José de Mipibu e a 51ªzona eleitoral, de São Gonçalo do Amarante.
Também foram solicitadas tropas federais para a 8ªzona eleitoral (São Paulo do Potengi, Santa Maria, Riachuelo e São Pedro); 9ªzona eleitoral (Goianinha, Espírito Santo e Tibau do Sul); 10ªzona eleitoral (João Câmara e Jandaíra); 11ªzona eleitoral (Canguaretama, Baía Formosa e Vila Flor); 12ªzona eleitoral (Nova Cruz, Lagoa D‘Anta, Montanhas e Passa e Fica); 13ªzona eleitoral (Santo Antônio, Jundiá, Lagoa de Pedras, Passagem, Serrinha e Várzea); 14ªzona eleitoral (Touros e São Miguel do Gostoso); 17ªzona eleitoral de Lajes; 19ªzona eleitoral (São Tomé, Barcelona, Lagoa de Velhos e Ruy Barbosa); 22ªzona eleitoral (Acari e Carnaúba dos Dantas); 24ªzona eleitoral (Equador e Parelhas); 26ªzona eleitoral (Serra Negra do Norte); 27ªzona eleitoral de Jucurutu; 29ªzona eleitoral (Assu, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue); 30ªzona eleitoral (Macau e Guamaré) e a 31ªZona eleitoral de Campo Grande.
Na região Oeste, duas zonas eleitorais que incluem a cidade de Mossoró, a 33ª(Mossoró e Baraúna) e a 34ª(Serra do Mel e Mossoró) também solicitaram tropas. Na região, encaminharam solicitação ainda a 35ª(Apodi, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra); 36ªde Caraúbas; a 37ªde Patu; a 38ª(Martins, Antônio Martins e Serrinha dos Pintos); a 39ª(Umarizal e Olho D´água do Borges); a 40ª(Pau dos Ferros, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Encanto, Água Nova, Rafael Fernandes e Riacho de Santana); a 42ª(Luís Gomes, José da Penha, Major Sales e Paraná); a 43ª(São Miguel, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano e Venha Ver).
Também solicitaram tropas as seguintes zonas eleitorais: 47ª(Pendências); 48ªPedro Avelino; 49ª(Upanema); 53ª(Tangará); 55ª(Almino Afonso); 56ª(Cruzeta e São José do Seridó), 58ª(Janduís); 61ª(Pedro Velho); 68ª(Santa Cruz, Campo Redondo, São Bento do Trairí e Coronel Ezequiel).
Diário de Natal