sexta-feira, 30 de novembro de 2007

RESGATE LIVRE EM TRIUNFO

Logo mais a noite a banda Resgate Livre estará se apresentando na cidade de Triunfo em mais uma etapa do concurso A Mais Bela Voz, que é promovido pela Rádio Rural de Mossoró.

MORRE O EX-COMBATENTE CHICO BEATO

O senhor Chico Beato, como era popularmente conhecido, faleceu ontem pela manhã. Ele era ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. O sepultamento ocorreu hoje pela manhã no Cemitério Público de Upanema.

ENTREVISTA DE CHICO BEATO


Entrevista concedida a José Mario e Silva Júnior para o Jornal de Upanema no ano de 2004
JU: O senhor nasceu aqui em Upanema?
CHICO BEATO: Sim, eu morava ali na Bo’água.
JU: Como o senhor soube da convocação para a Segunda Guerra Mundial?
CHICO BEATO: Era sorteado, mas eu não sabia. Então um dia, quando eu vim para a rua (zona urbana), Raimundo Cândido disse: menino, tu ainda estás aqui? Então ele disse que eu tinha sido sorteado. Eu perguntei: como é que você sabe disso? Ele disse: tá ali na lista. Eu fui mais ele e vi o meu nome na lista. Era para eu me apresentar de manhã para depois se não passava a submisso. Transporte não tinha.
JU: Como o senhor foi?
CHICO BEATO: Transporte não tinha naquele tempo. Então eu fui de pés. Eu saí à meia-noite. Quando foi 6:30 eu tava em Campo Grande. Era para falar com um homem e receber 20 mil réis e uma ordem para pegar o trem em Angicos
Cheguei aqui de tardezinha, cansado.
JU: E a viagem para Angicos?
CHICO BEATO: No outro dia eu fui dormir lá embaixo. Chegando lá tinha uns companheiros e fomos para Zé da Volta. Chegando contamos a ele que tínhamos sido sorteados e ele perguntou em que era que a gente ia. Eu perguntei: E aqui não passa carrro não? Ele disse que só passava um. Dias ele vem e dias não vem. Aí disse: pois tá bom. Se eu pegar um dia que ele não vem... Mas quando foi a hora o carro apareceu e deu certo a gente ir.
JU: Como foi a chegada em Angicos?
CHICO BEATO: Nós Chegamos de tardezinha e ficamos esperando a ordem, mas nós não tínhamos onde dormir. O trem só saía no outro dia. Aí eu fui pedir ao chefe do trem para dormir dentro dele. Ele disse: pois não, fique à vontade. O trem saiu no outro dia de 5 horas da manhã. Quando chegou a tardinha nós chegamos à Natal.
JU: E em Natal?
CHICO BEATO: Chegando em Natal já tinha um homem esperando para levar a gente para Santos Reis.
JU: Como era a vida no quartel?
CHICO BEATO: Assim que chegamos, tinha um sargento que ficou chateando dizendo que a gente ia sofrer muito, que não tinha roupa, que não ia existir lugar pra dormir. Quando foi no outro dia às 5 horas da manhã tocou o rancho e nós não sabíamos o que era. Naquele momento um de nós disse: esse povo que está se juntando vai para onde? Vamos atrás deles. Logo descobrimos que era para tomar café. Depois eu fui para o anti-aéreo. Lá nós ficamos até quando saímos. Eu não saí de Natal não. Fiquei só guarnecendo as praias.
JU: Qual era sua função lá?
CHICO BEATO: Eu era servente de projetor. Aquele bicho que lumeia o céu, isto é, um refletor. Sempre trabalhei naquilo.
JU: O senhor nunca saiu de Natal?
CHICO BEATO: Não. Fui escalado uma vez para ir para a Itália, mas não deu certo. Fui escalado outra vez para Fernando de Noronha. Também não deu certo. Tinha uns paulistas que choravam com medo de ir. Quando deu 8 da noite chegou a ordem para a gente não ir mais
JU: Como era a convivência no quartel?
CHICO BEATO: Lá tinham muitas brincadeiras: um desfazia do outro. Um dia pegamos um Tejo. Os nortistas disseram que na terra deles aquilo era um lagarto. Então um disse: na terra que um Tejo se chama lagarto eu não moro. Aí eles responderam: e vocês que dormem dependurados? (que era na rede).
JU: O Senhor tem encontrado com muitos ex-combatentes?
CHICO BEATO: Alguns. Outro dia eu fui a Natal e encontrei com um sargento que se chamava Trigueiro. Ele me deu um abraço e disse-me que não esperava mais encontrar-se com esse povo. Outro dia eu encontrei com um capitão. Ele disse: eu não tenho fé quando vejo esse povo porque é muito difícil encontrar um.
JU: O senhor sempre gostou de desfilar no dia 7 de setembro?
CHICO BEATO: Sim. Eu sempre ia também aqui a Mossoró, mas só tinha eu e Chico Miguel que ia. Ele disse que não ia, mas que não podia. Então eu deixei de ir. Eu acho muito importante esses desfiles, mas eu deixei de ir.
JU: No período em que o senhor esteve em Natal o senhor se comunicava com a família.
CHICO BEATO: Sim, eu sempre escrevia. Todos os meses eu escrevia para minha família e eles respondiam. Só era muito difícil porque ninguém sabia ler ou escrever.
JU: Qual sua palavra final?
CHICO BEATO: Foi uma experiência boa. Fui feliz e voltei. Hoje estou por aqui. Não sei quantos dias vivo. Estou muito satisfeito, graças a Deus.

FOTO HISTÓRICA

Esta foto é histórica. Juntos estão os maestros, João Batista, da banda de Luis Gomes, João Célio, de Mossoró, Raniere, de Campo Grande e Sérgio, de Upanema. Todos estavam ontem no encontro de bandas.

FESTA DA PADROEIRA: PROGRAMAÇÃO SOCIAL DE HOJE

Praça: lançamento do CD litúrgico com participações dos grupos de corais do Educarte e equipes litúrgicas.
Show com Valdemar Costa e Orlando Perez.

FESTA DA PADROEIRA: PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DE HOJE

30/11/07 - sexta-feira
19:30h – Noite dos missionários urbanos e rurais
Tema: Felizes os mansos porque receberão a terra como herança
Celebrante: Pe. José Janédson Oliveira – Mossoró.
Responsáveis: Antonia Zélia, Rosa Barbosa, Enildo Fernandes, Leyde Daiany, Francisco José, Maria das Dores, Mário Simplício e Paulo Roberto.

MISSA DE ABERTURA DA FESTA DA PADROEIRA 2007

Um grande público prestigiou a abertura da Festa da Padroeira 2007. O Bispo Dom Mariano Manzana também esteve presente na Missa de abertura, na noite desta sexta-feira.

MAESTRO JOÃO BATISTA É HOMENAGEADO

Um dos momentos mais importantes da noite foi à homenagem feita pelos músicos da Banda Ivaldete Basílio ao seu eterno Maestro João Batista. Ele ouviu uma crônica narrando sua passagem por nossa cidade e recebeu um troféu e um quadro com várias fotos de quando era maestro em nossa cidade.

2º ENCONTRO DE BANDAS DE UPANEMA

Dentro da programação cultural da Festa da Padroeira 2007, aconteceu o 2º Encontro de Bandas de Upanema, ontem à noite. Participarão as bandas de Itau, Upanema, Luis Gomes e Campo Grande dando um bonito espetáculo.

TRE rejeita pedido de revisão eleitoral em Upanema e Serra do Mel

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte rejeitou o pedido de realização de revisão eleitoral nos municípios de Serra do Mel e Upanema. Serra do Mel está ligada à 34ª Zona Eleitoral, sediada em Mossoró.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Verde (PV), por intermédio de seus diretórios municipais, solicitaram a revisão em Serra do Mel, sob a alegação de que em 2006, o município contava com 8.400 habitantes e 7.202 eleitores. O que em termos proporcionais, indicava que 85,8% da população era formada por pessoas aptas a votar.
O relator da representação referente a Serra do Mel, juiz Arthur Cortez Bonifácio, votou pela improcedência do pedido, em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Pelo cruzamento de dados realizado pela Justiça Eleitoral, em 2007, a participação dos eleitores na população de Serra do Mel foi reduzida de 85,8% para 79,2%, conforme previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem 9.195 habitantes. Destes, 7.282 são eleitores – segundo estimativa do instituto.
Sobre a representação com requerimento de revisão eleitoral para Upanema, o relator do processo 2668/2007, desembargador Expedito Ferreira de Souza observou “que não foi preenchido nenhum requisito da legislação que trata do tema”, julgando improcedente o pedido formulado pelo deputado estadual Lavoisier Maia (PSB).
Recentemente, o TRE/RN rejeitou três pedidos para realização de semelhante recadastramento eleitoral para o município de Passagem.
FONTE: pedrocarlos.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

COMEÇOU A FESTA DA PADROEIRA 2007

Começou agora a pouco com uma bonita alvorada, a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Com uma programação religiosa, cultural e social intensa, a festa se estenderá até o dia 09 de dezembro.
Neste ano, a Igreja Católica está comemorando 140 anos de evangelização em Upanema, e promete realizar uma grande festa.
A Banda de Música Ivaldete Basílio
se apresentou na alvorada que abriu a
Festa da Padroeira 2007.

FESTA DA PADROEIRA

Programação para hoje:
29/11/2007 - quinta-feira
05:00h – Alvorada
05:30 – Abraço coletivo na Igreja de Nossa Senhora da Conceição
06:00 – Café Partilhado
19:00 – Procissão, carreata e hasteamento das bandeiras
19:30 – Noite da alegria de ser Área Pastoral
Tema: Felizes são os puros de coração, porque verão a Deus.
Celebrante: Dom Mariano Manzana – Bispo Diocesano e Pe. Josemar Lima, SCJ.
Responsáveis: Francisca das Chagas, Francisco José, Jubeneide Brito e Ricardo Alexandre.

Diário Oficial do Estado

Resumo do Convênio nº 010/2007, firmado entre a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS/RN e a Associação dos Produtores do Projeto de Assentamento Monte Alegre I - UPANEMA/RN. OBJETO: Abastecimento D’água. VALOR R$ 38.319,84 (trinta e oito mil, trezentos e dezenove reais e oitenta e quatro centavos) AÇÃO: OGE/2007 26.101.08.244.244.045.322 – Redução da Pobreza Rural, Elemento de Despesa 4450.42-Auxílio, fonte 121. VIGÊNCIA: 12 (doze) meses, contados a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado. Assinaturas: pela SETHAS – Fernando Antonio Bezerra, Secretário e pela Associação – Luiz Cosme da Silva, Presidente. TESTEMUNHAS: Assinaturas ilegíveis.

ILUMINAÇÃO NATALINA

A iluminação natalina foi acesa hoje. Uma equipe da Secretaria de Urbanismo e Ação Social passou madrugada trabalhando para concluir a instalação da iluminação para a abertura da Festa da Padroeira. Todos podem conferir os enfeites luminosos nas praças e principais avenidas da cidade.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ELEIÇÕES PARA DIRETOR

As eleições que escolheram os novos diretores das escolas, Calazans Freire, Alfredo Simonetti e Maria Gorete, transcorreram normalmente no dia de ontem. No Calazans foi vitoriosa a professora Leonilde (Léa) e o vice, Júnior Carlos. Já na escola Alfredo Simonetti a vitoriosa foi à professora Maria do Socorro (Pequena) e vice, Antonieta.

A única escola que teve duas chapas concorrendo foi à escola municipal Maria Gorete. Venceu o professor Severino e o vice João Neto, com uma maioria de apenas 17 votos.

HISTÓRIAS DA NOSSA POLÍTICA

Dando o boga

Quem conhece a história política de Upanema sabe que Antônio Lopes já foi prefeito e também seu filho, Zé Lopes obteve essa "graça" do povo. Todos sabem porém, que nessa época era o tempo das vacas magras. Os pobres prefeitos administravam com muita dificuldade, e para amenizar esse sofrimento, o governo ajudava os mais pobres com o plano da emegência.
Em um dos anos que Antônio Lopes era prefeito, o governador da época decretou estado de calamidade pública. A emegência foi colocada em prática e acompanhado a isso vinha alguns alimentos para os pobres sertanejos escaparem. Dentre esses alimentos tinhamos um feijão chamado BUGRE.
Um certo dia uma mulher chega na casa de Antônio Lopes e diz:
__Seu Antônio, eu soube que o Senhor estava dando o BOGA e vim pedir pra mim.
O prefeito imediatamente responde:
__ Não minha filha, eu não estou dando o BOGA não. Será que até isso vocês querem que eu dê.

HISTÓRIAS DA NOSSA POLÍTICA

Comendo bosta

Na campanha de 88, onde disputavam a vaga de prefeito, o atual vereador Valério Augusto e o ex-vereador Bezerra filho, teve de tudo. Desde as tradicionais disputas políticas, até as histórias cômicas.
Um certo dia, Valério "ganhou o mato" pedindo voto, visitando casa por casa na zona rural, e consequentemente tendo boa receptividade numas e noutras não. Ele chegou numa casa onde estava servindo naquela mesma hora o almoço. Aí, sabe como é né? o pessoal da zona Rural são gente muito boa, adoram servir aos outros, e não obstante a isso, todo candidato adora um cafezinho, um almoço, no período de campanha. Quando sentaram-se à mesa, a dona da casa, trouxe uma buchada e convido-os para se servir. Quando Valério abriu o seu rolo, sentiu através do seu olfato um mau cheiro tão terrível de bosta que desapareceu imediatamente o apetite e a fome. Mas, mesmo assim, teve que engolir aquela indigesta comida pra não desagradar os seus eleitores que tão contentemente lhe servia.
Quando Valério sai daquela casa, disse para os seus companheiros: Nunca pensei que pra ser prefeito precisasse de comer bosta.

Calendário de pagamentos da PMU

O Secretário de Finanças do Município de Upanema, Gilvandro Fernandes, acaba de divulgar o calendário de pagamento do mês de novembro e respectivamente a primeira parcela do 13º salário. O calendário está definido com algumas alterações, pois no caso dos Agentes de Saúde, todos terão seus salários depositados hoje à noite, mas a primeira parcela do 13º só serão creditados no dia 30, pois depende de depósito do Governo Federal. Veja como ficou o calendário:
SALÁRIO E PRIMEIRA PARCELA DO 13º CREDITADOS HOJE Á NOITE
Administração, Agricultura, Gabinete, Finanças, Ação Social e Obras.
SALÁRIO DO MÊS DE NOVEMBRO CREDITADOS HOJE Á NOITE, MAS COM PRIMEIRA PARCELA DO 13º DEPOSITADO DIA 30.
Agentes de Saúde.
SALÁRIO E PRIMEIRA PARCELA DO 13º CREDITADOS NO DIA 30
Todos os funcionários lotados nas secretarias de Educação e Saúde.
FONTE: ASCOM - PMU

PMU adquire nova ambulância

Uma boa notícia para população de Upanema.
A PMU já adquiriu uma nova ambulância para servir aos pacientes upanemenses que necessitem dos serviços de locomoção. A expectativa é que na próxima semana o veículo, uma Courrier, já esteja a disposição da população. Essa será a quarta ambulância adquirida pela administração do Prefeito Jorge Luiz. Os recursos da mesma foram liberados pelo SUS, através de emenda do ex-deputado Nélio Dias e com contrapartida da PMU.

Fonte: blog do Anax

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ESCLARECIMENTO

O nosso blog, Upanema News, passou os últimos dois dias sem funcionar devido a tentativa de implantar um novo endereço. Esperamos que ainda este mês o leitor possa acompanhar este blog em seu novo endereço, Upanema.com, que é bem mais prático. Aguardem!

ELEIÇÕES

Está acontecendo durante todo o dia de hoje as eleições que escolherão os novos diretores das escolas Calazans Freire, Alfredo Simonetti e Maria Gorete. Participem!

Comitiva de Upanema visita o AFIM

Uma equipe da Prefeitura de Upanema esteve hoje pela manhã em Mossoró para uma visita ao Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM). Lá, foram recebidos pelo Diretor do órgão municipal, senhor Pedro Câncio, que juntamente com o funcionário e conterrâneo upanemense André Bem-vindo, mostraram como funciona todo o processo de abate de animais naquele órgão. Prestigiaram a visita: o Prefeito Jorge Luiz, o Secretário de Agricultura Francisco Elzimar Carvalho, Secretário de Obras Rivaldo Gondim, Ronaldo Garcia e Erione Fernandes, que irão trabalhar no abatedouro upanemense.

A visita foi rica em detalhes, pois todo o processo desde a chegada no curral, passando pelo abate com uma pistola pneumática (ar comprimido), depois pela separação das partes do boi, até a limpeza das vísceras foi mostrado a equipe de Upanema. Para o Prefeito, a visita foi importante para que todos pudessem observar os pontos positivos e negativos, com o objetivo de implantar um bom trabalho no nosso abatedouro. Depois da construção em do prédio, agora a PMU irá partir para parte de estrutura do abatedouro, sendo que alguns equipamentos já foram adquiridos, como por exemplo, um baú para o transporte da carne até o Mercado Público.

O Prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar do Diretor do AFIM, uma parceria no sentido de ensinar aos funcionários que irão trabalhar no nosso abatedouro, como é feito o abate com a pistola pneumática e o transporte do boi nos trilhos fixados na parte do teto do prédio – impedindo o contato da carne com o chão. Pedro Câncio mostrou-se favorável a iniciativa do Prefeito Jorge e disse que o AFIM estará à disposição para receber e treinar os funcionários upanemenses sem custo algum.

Mesmo não tendo ainda uma data marcada para inauguração, o abatedouro upanemense está bem próximo de ser ativado, pois falta somente a parte de instalação das máquinas e a liberação do funcionamento por parte do IDEMA para que a população de Upanema disponha de mais um beneficio proporcionado pela administração do Governo de Resultados.

FONTE: ASCOM - PMU

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

MORTE

O agricultor Jânio Aderaldo de Oliveira Silva, 18 anos, morreu no final da tarde de ontem no Sítio Umari - zona rural da cidade de Upanema. Ele foi vítima de descarga elétrica e morreu no local. A causa da morte foi confirmada pelo laudo do Itep como sendo choque elétrico.
Fonte: Correio da Tarde

Mulheres vão às ruas no dia 25 de novembro em protesto contra a violência machista

O dia 25 de Novembro é o dia contra a violência machista. Na data, mulheres de todo o país vão às ruas para denunciar as várias formas de violência que ainda existem contra as mulheres. A violência é cotidiana na vida das mulheres, diante disso, a luta é permanente e diária. No entanto, o dia 25 de novembro marca as ações sincronizadas de luta e combate ao preconceito.
A Marcha Mundial das Mulheres é responsável pela organização das atividades. No Rio Grande do Norte, os grupos participantes da Marcha Mundial das Mulheres organizarão diversas ações, desde debates, distribuição de materiais educativos e passeatas nos assentamentos e bairros das cidades.
Amanhã, a Comissão de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Dix-sept Rosado junto à associação comunitária de Gangorrinha realizará debates, oficinas e uma passeata na comunidade. Dia 24, o Grupo Mulheres em Ação realizará o 2º Encontro de Mulheres do Bairro Dom Jaime Câmara.
O encontro será encerrado com a passeata das Lanternas Lilases pelas ruas do bairro, tradição há mais de 10 anos no bairro com vistas a denunciar a violência e despertar as mulheres para a auto-organização, dessa forma transformando em agentes políticos do combate ao preconceito. No dia 25 a Comissão de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema realizarão o 1º Encontro de Jovens Rurais de Upanema, onde um dos temas a ser discutido é a violência sexual e auto-organização das mulheres.
Fonte: Correio da Tarde

RESGATE LIVRE NO ESPETINHO DO RABICÓ

Hoje a noite acontecerá uma festa no Espetinho o Rabicó em Mossoró, com animação da banda de pop rock upanemense, Resgate Livre. O evento acontecerá a partir das 21h00min.

RONALDO GARCIA SERÁ O ADMINISTRADOR DO ABATEDOURO

Uma fonte ligada ao pré candidato a vereador, Ronaldo Garcia, nos informou que ele foi convidado pelo prefeito Jorge Luiz, nesta quinta-feira, a assumir a direção administrativa do abatedouro público municipal.
Entenda o que está acontecendo: Ronaldo é irmão do Presidente da Câmara, Nonato Garcia, e está se lançando candidato sem apoio de Nonato, que está apoiando o seu outro irmão, Carlinhos Garcia. Como Nonato e Carlinhos, PSB e PSC respectivamente, estão se afastando do grupo do prefeito Jorge Luiz, este parece que está dando apoio a candidatura de Ronaldo, que permanece no PMDB.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Upanema bate recorde histórico na arrecadação de royalties

Upanema acaba de receber da Agência Nacional de Petróleo, a maior parcela já paga ao município pela exploração de petróleo em terras upanemenses (royalties). Nada mais, nada menos que R$ 240.000,00 foram depositados nos cofres da PMU hoje. Falamos ontem aqui neste blog, da ausência dos números no site do Banco do Brasil, já que o depósito é feito todo dia 20 de cada mês, mas hoje o problema foi solucionado. Upanema já vinha acumulando recordes na arrecadação dos royalties, com uma média em torno de R$ 200.000,00, mas, esse mês superou e muito a média de 2007.

Fonte: Blog do Anax

RESENHA DA CÂMARA

Ao vivo da Câmara
Os vereadores vão fazer uma pausa para o almoço neste momento, e voltarão a partir das 14h00min, quando se reunirão em comissões para analisar o Orçamento Municipal para 2008, e dar o parecer para ser aprovado. Todas as entidades do município estão convidadas para tomar conhecimento do Orçamento e dar alguma sugestão.
Comissões permanentes

Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização
Presidente: Otávio Augusto Bezerra Barbalho
Membros: Aguinaldo Eloi de Carvalho
Relator: Josiel de Oliveira Gondim

Comissão de Redação e Justiça
Presidente: Adelcina Medeiros Bezerra
Membro: Valério Augusto Tavares de Mendonça
Relator: Francisco Cazuza de Macedo Aquino

RESENHA DA CÂMARA: TÍTULO DE CIDADÃO UPANEMENSE

Ao vivo da Câmara
Os vereadores estão neste momento discutindo e aprovando quem serão os agraciados com Título de Cidadão Upanemense e comenda de Honra ao Mérito em festa que acontecerá no próximo dia 21 de dezembro.
Entre os agraciados com o título de honra ao mérito está a Deputada Federal Sandra Rosado. Com o Título de cidadão Upanemense foi aprovado o nome do Dr. Gilvan, que era advogado da Câmara, de Francisco Wellington da Silva, atual advogado da Câmara, Larissa Rosado e José Wilson Brito da Silva (Vivi) pelo apoio ao esporte, todos com serviços prestados a nossa cidade.

RESENHA DA CÂMARA: VEREADOR HERMES FREIRE

Ao vivo da Câmara
O vereador falou mais uma vez sobre a importância da preservação do rio Upanema. Ainda neste assunto, ele leu uma matéria publicada nos jornais estaduais sobre as emendas que nossos políticos do RN colocaram no Orçamento de 2008, e mais uma vez a Barragem de Umari foi esquecida, afirmou o vereador.

DA SÉRIE: HISTÓRIAS DA NOSSA POLÍTICA

Um candidato a vereador lá pra as bandas do Palheiros, tinha um pavor de microfone. À simples mensão de que havia um equipamento desse nas imediações, e ele poderia ser convocado a falar, ficava nervoso.
Contudo, realiza-se um comício e o nosso candidato é logo avisado de que não poderá recuar. Temendo o pior, tratou de beber umas e outras. Para ele, é a garantia de coragem pra falar.
Depois de muitos discursos chega a ora do seu. O locutor, aos berros, o anuncia: "Vai falar,...". Já grogue, o candidato avança na direção do microfone, agarra-o e inicia filosoficamente: __ É pela primeira vez que boto a boca nesse "apareio".

DA SÉRIE: HISTÓRIAS DA NOSSA POLÍTICA

Vitória garantida

Alguns anos atrás, um candidato a vereador (muita gente sabe o nome dele) utilizando-se de uma astuta estratégia política e usando de maneira versada seus neurônios mandriãos, ponderou da seguinte maneira: Para um vereador se eleger precisa de mais ou menos, uns 200 votos. Se eu distribuir 500 cédulas com o meu número, poderei ganhar. Pois, pensava ele, prevendo uma quebra de 50% ainda terei votos de sobra pra me eleger.
Assim fez o pobre e ingênuo candidato. Quando as urnas se abriram, para surpresa do coitado só tinha apenas um único voto. Então ele disse a sua esposa: __ Você não votou em mim porque mulher?
A mulher responde: __ Ora, os outros que não lhe conhece não votou com você imagine eu que lhe conheço!!

DA SÉRIE: HISTÓRIAS DA NOSSA POLÍTICADA

Dois viados e uma galega

O Deputado Estadual Lavoisier Maia, nos tempos de "homem menos velho" era conhecido como o beijoqueiro-mor. Com Lavoisier não tinha perdão: passou na frente, tome beijo.
Na sua tentativa frustada de voltar ao governo em 1990, a trajetória não foi diferente. A acompanhá-lo nas caminhadas, o nada apressado Garibaldi Filho, ficava sempre distante. Lavoisier com um ritmo frenético, olhava para trás, vez por outra e não localizava Garibaldi.
Sem nenhuma pressa, Garibaldi Filho vai fazendo sua catequese eleitoral em meio ao povão, com escassos beijos, porém com a maciez nos cumprimentos e na fala. Lavoisier Maia ao perceber que não conseguia sucesso na tentativa de acelerar a marcha do companheiro, resolve retroceder para tentar localizá-lo. Encontrando-o, dispara uma síntese do sufoco que vinha passando no seu esporte:
__ VAMOS, GARIBALDI! POR SUA CAUSA JÁ BEIJEI DOIS VIADOS E PERDI UMA GALEGA!

PROBLEMAS COM NOSSA INTERNET

Depois de praticamente um mês com o serviço de internet funcionando perfeitamente, ontem ocorreu um problema que nos deixou sem internet, voltando a funcionar apenas hoje pela manhã. Aguardem a atualização do blog.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

NOVA ENQUETE I

Participem de nossa nova enquete. Sem candidatos definidos para as eleições de 2008, será que o eleitor já tem preferência por algum nome ou será que ainda pode mudar de opinião? Confira em nossa nova enquete:
Você acredita que ainda pode mudar seu voto até as eleições?

NOVA ENQUETE II

Nossa segunda enquete também se refere a campanha política do próximo ano. Veja a pergunta:
Você já escolheu o seu candidato a prefeito para as próximas eleições?
Sim?
Não?
Participem!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

PMU levará equipe para conhecer o funcionamento do abatedouro de Mossoró

A Prefeitura de Upanema está ultimando os detalhes para o funcionamento do Abatedouro Público Municipal. Amanhã, uma equipe da Secretaria de Obras do Município acompanhado do Prefeito Jorge Luiz e técnicos da vigilância sanitária, começarão a visitar alguns abatedouros do Estado. O primeiro será o Abatedouro Frigorífico de Mossoró (AFIM). A visita terá como um dos objetivos, observar um pouco de como é feito o trabalho no local. Segundo o Prefeito Jorge Luiz, o intuito é copiar e melhorar os pontos positivos e, tentar não repetir os negativos que forem observados na visita. "É importante conhecer como funciona um abatedouro, pois será a nossa primeira vez na área. Mas, é importante destacar que o nosso atenderá todas as exigências de saúde, equipamentos e não ficará devendo a nenhum abatedouro do Estado", frisou o Prefeito.
Um dos grandes problemas que ainda atrasam a liberação do abatedouro de Upanema é a falta da licença de funcionamento do prédio. Mas, a expectativa do Prefeito é que ainda este ano, o órgão competente emita a licença para que a população de Upanema possa ter acesso aos benefícios do abatedouro.
ASCOM - PMU

Entidade Sueca garante recursos para a Agricultura Familiar de Upanema em 2008.

O Centro Cooperativo Sueco – SCC é uma entidade de cooperação da Suécia que apóia projetos de países em desenvolvimento. No Brasil desenvolve parceria com a Assocene de Recife e o Projeto Dom Hélder Câmara, através de uma ação chamada de Projeto de Cooperação. O foco de atuação é a agricultura familiar e o objetivo é fortalecer as organizações de agricultores familiares e outras entidades da sociedade civil.

O Projeto de Cooperação tem como representante no Território Sertão do Apodi o Eng. Agrônomo José Wilson Tavares e entre as ações que estão sendo desenvolvidas citamos o apoio a produção irrigada de hortas e fruteiras (assessoria técnica, elaboração de projetos, implantação de hortas), discussão e apoio de novas ações de comercialização (criação e apoio de feiras da agricultura familiar), pesquisa participativa com agricultores familiares e apoio aos fóruns e espaços de debate da agricultura familiar. O projeto tem atuação nas áreas atendidas pelo Projeto Dom Hélder Câmara e está presente nos estados do RN, PB e PE.

No final de outubro o representante da entidade sueca, Eduardo Cantos, veio ao estado avaliar as ações do projeto e, de acordo com relatório emitido, as ações desenvolvidas em 2007 tiveram total aprovação do órgão, que autorizou imediatamente a liberação de convênio para continuar os trabalhos em 2008. Nos dias 13 e 14 de novembro, diversos representantes de associações, entidades de assessoria técnica, PDHC e a equipe do Projeto de Cooperação estiveram reunidos fazendo uma avaliação do trabalho desenvolvido e elaborando o Plano Operativo para o ano de 2008.

Em Upanema é fruto da parceria do Projeto de Cooperação com o Projeto Dom Hélder, a implantação de hortas, o apoio aos projetos irrigados e a aprovação de projeto para criação de feira da agricultura familiar, que deverá ser instalada ainda este ano.

Na foto, da esquerda para a direita, o Eng. Agrônomo José Wilson Tavares, o representante do Centro Cooperativo Sueco Eduardo Cantos, a mobilizadora social de Upanema Wberlhane Pereira, a coordenadora do Projeto de Cooperação no Nordeste Neyde Nery e o representante da PB Ricardo Blackburn.

Colaboração de José Wilsom

domingo, 18 de novembro de 2007

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO II TORNEIO ABERTO DE UPANEMA

O evento foi realizado ontem no colégio Calazans Freire.
Confira classificação final do torneio:
II ABERTO DE XADREZ DE UPANEMA
1º EDUARDO GALVÃO 08
2º ANAXIMANDRO EUDSON 07
3º LUIZ CARLOS 07
4º EMMER LORRAINY 07
5º JOHN GLENNEDY 06
6º ISMAEL CARVALHO 04
7º MAZZILY BEZERRA 03
8º SILAS AQUINO 02
9º RAÚL BEZERRA 01

Missão internacional chega ao RN para conhecer de perto trabalhos desenvolvidos na região

Uma missão do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura – FIDA, composta por 20 membros, chega ao Brasil / Natal nessa segunda (dia 19). Eles ficarão no Estado até o dia 20, para avaliar as ações desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder Camara em áreas do Rio Grande do Norte e conhecer “in loco” as famílias de agricultores beneficiadas pelo fundo internacional.

No dia 19 eles estarão em visita a Mossoró e Caraúbas;

Dia 20, no Apodi, retornando à noite a Natal para encontro com representantes do governo estadual do RN.

Atualmente, o FIDA investe em ações que beneficiam cerca duas mil famílias no Estado.

sábado, 17 de novembro de 2007

ACIDENTE

Aconteceu um acidente com um automóvel agora a pouco em Upanema. O acidente ocorreu quando um rapaz, conhecido como Rafaelzinho, perdeu o controle do carro que dirigia, um Celta, no final da Avenida Antonio Vitorino, batendo em um poste derrubando-o. Pessoas que presenciaram o acidente afirmaram que o automóvel vinha em alta velocidade e tentou desviar de algo. O motorista teve apenas ferimentos leves.

TORNEIO DE XADREZ ACONTECE HOJE

Está acontecendo na manhã deste sábado, nas dependências da Escola Calazans Freire, um mini torneio de xadrez aberto. O evento está sendo realizado pelo Clube de Xadrez de Upanema e é gratuito.

Pesquisa aponta melhoria em rodovias do RN

1.710km de rodovias federal e estadual foram analisados no Rio Grande do Norte pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O resultado mostra que a situação das estradas melhorou, embora ainda existam trechos que precisam de melhorias. A Pesquisa Rodoviária 2007 evidencia, contudo, que 21,5% - 368 quilômetros – aparecem como ruins de tráfego. Em um total de três mil quilômetros de estradas que cortam o RN, o percentual de pouco mais de 10% que dão sinal vermelho, significa que falta pouco para que motoristas possam trafegar sem os perigos de buracos que causaram acidentes e mortes nas estradas.
Em termos de extensão avaliada no quesito estado das rodovias, a pesquisa mostra que entre ótimo, bom e regular – que somam 74,2% -, a situação das estradas federal e estadual saiu de um estágio de perigo para um quadro mais ameno. Apenas 72 quilômetros estão em péssimo estado de conservação, sendo justamente uma rodovia estadual que dá acesso ao município de Upanema à BR-110.
Com relação ao pavimento, a pesquisa da CNT avaliou como ótimo 510 dos 1.710 quilômetros analisados, 60 como bom, 1.018 como regular e apenas 10 como péssimo, sendo este também relacionado à estrada que dá acesso ao município de Upanema.
A sinalização das estradas potiguares também entrou no rol da análise da Confederação Nacional dos Transportes. 215 quilômetros apresentam péssima sinalização, pondo em risco a vida dos motoristas. 254 estão ruins, entre os trechos a BR-110, que liga Mossoró à cidade de Areia Branca. 156 estão bons e 690, regulares.
No último item, geometria da via – que analisa as condições de trafegabilidade por área –, a pesquisa mostra que apenas quatro quilômetros são ótimos, 167 bons, 405 regulares, 880 ruins e 254, péssimos.
A Pesquisa Rodoviária seguiu conceitos técnicos de engenharia, tendo a equipe trabalhado com as normas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura (DNIT), isso com relação às condições de pavimento. Quanto ao item de sinalização, foram pesquisadas placas oficiais de regulamentação, advertência e indicação, como rege o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
No geral, a Confederação Nacional dos Transportes avaliou 87.592km de rodovias em todo o território brasileiro, representando um acréscimo de 3.210km em relação à pesquisa anterior. Esse incremento confirma que houve ampliação da malha pavimentada.
Com informações do De Fato

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Prefeitura lança programa de doação e plantio de mudas de cajueiro

O Prefeito de Upanema, Jorge Luiz, participou hoje pela manhã, de uma reunião com representantes do Fórum das Comunidades Rurais de Upanema, que teve a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema – STRU, tendo a frente o agricultor Neto Paulino. A reunião foi realizada no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Estiveram presentes também, os Secretários Municipais Elzimar Carvalho (Agricultura), Rivaldo Gondim (Obras) e Edward Bezerra (representante da EMATER local).
Um dos pontos principais da reunião marcada pelo STRU, era checar e colher informações a respeito de solicitações feitas anteriormente a Prefeitura de Upanema. Entre as reivindicações estava a melhoria nas estradas vicinais. Jorge Luiz aproveitou para dar a notícia de que ainda esta semana terá início a melhoria nas estradas vicinais das comunidades de Nova Vida, “4S” e Lagoa Vermelha. O agricultor Azenilton França também solicitou que as máquinas trabalhassem na região do sítio Caraúba. A solicitação foi encaminhada pelo Prefeito ao Secretário Elzimar Carvalho. No próximo sábado também serão colocadas luminárias nos assentamentos rurais do município. Mesmo não sendo suficiente para atender a todas as comunidades, o Prefeito destacou que aos poucos a Prefeitura está iluminando todos os assentamentos do município.
Outro importante assunto discutido na reunião foi à apresentação de uma lista de prioridades elaborada pelas associações rurais, que consequentemente querem a inclusão das mesmas no Orçamento Geral do Município – OGM. A iniciativa teve total apoio do Prefeito Jorge Luiz, que avaliou como um gesto democrático e que sua administração por ter sido a que mais trabalhou pelas comunidades rurais, fará de tudo para atender aos trabalhadores do município. O Prefeito comprometeu-se em adquirir com recursos da PMU, uma grade de arrasto, para o trator da Prefeitura, que atenderá as comunidades no período do corte de terras. Jorge Luiz também assumiu o compromisso de construir postos de saúde nas comunidades de Caraúba, Nova Vida, Bom Lugar e Palheiros. Para isso, serão destinados recursos no OGM. Os trabalhadores rurais também demonstraram sua preocupação com o abastecimento d água nas comunidades. O Prefeito respondeu a essa questão dando duas notícias. Segundo Jorge, o Deputado Henrique Eduardo Alves – PMDB tinha colocado uma emenda junto a FUNASA solicitando R$ 600.000,00 para construção de adutoras na zona rural do município. Jorge afirmou que com esse dinheiro, seria possível a construção de 39 Km de adutoras, que levariam água de boa qualidade para quase toda zona rural de Upanema. Mas, o Prefeito disse que o órgão Federal só liberou R$ 300.000,00. Com isso, deverá ser feita uma nova análise do projeto para ver onde se concentram os principais problemas e, nesses locais serem construídas essas adutoras. Para isso, a Prefeitura espera contar com o apoio do FÓRUM das comunidades rurais, disse. O Prefeito também foi sensível à solicitação da comunidade de Vila Paraibana, onde já existe uma boa parte da tubulação pronta, mas ainda falta a instalação do poço e energia elétrica, além da construção de uma caixa d água. O Prefeito disse que no próximo dia 20 deste mês, a PMU vai doar o valor de R$ 8.000,00 para que a associação daquela comunidade possa construir sua caixa d água.
O Prefeito Jorge Luiz, aproveitou a presença das grandes lideranças rurais, para lançar o programa de doação de mudas de caju. O programa será inteiramente custeado com recursos da PMU e contará com a assessoria técnica da Cooperativa de Elaboração e Acompanhamento de Projetos Rurais – CEAPR. Neste ano, serão contempladas 80 famílias rurais que terão 02 Hectares de terras plantadas com mudas de cajueiro, preparo da terra e assistência técnica paga pela PMU. Alguns critérios foram definidos como prioritários para que os agricultores possam ser contemplados ainda esse ano, como por exemplo: Ter terras próprias para o cultivo do caju e não ter renda através de outros cultivos. Caso os agricultores cadastrados não atingem o numero total inicial previsto, os outros agricultores poderão se enquadrar no projeto. O objetivo principal deste programa, segundo Jorge Luiz, é atender principalmente aqueles agricultores que não tem renda alguma. Para isso, a Prefeitura está dando início a esse programa que no futuro esperamos que outras administrações possam dar continuidade, pois a agricultura familiar é a solução para os agricultores de nossa região, frisou o Prefeito.
FONTE: ASCOM - PMU

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

DA COMUNIDADE UPANEMA NEWS NO ORKUT

Diretamente da comunidade do Upanema News no Orkut, confira algumas postagens sobre histórias engraçadas que acontecem com nossos políticos.
P.s. as postagens foram colocadas do mesmo modo que se encontram na comunidade, sem correções.

HISTÓRIAS ENGRAÇADAS DA NOSSA POLÍTICA

AS FEZES DO POVO

Uma certa vez em um comício, já a noite, após um dia exaustivo, os oradores vão consumindo o tempo com discursos chatos e monótonos. Aí chegou a vez de um candidato, que em sua oratória tenta passar uma mensagem emotiva à platéia. Recorre aos céus, para associar suas palavras aos anseios do povo e ao seu misticismo.
Disse ele: Quero unir minhas palavras às de vocês. Depois, completa o raciocínio, hostilizando a gramática: "QUERO UNIR MINHA FÉ ÀS FEZES DE CADA UM DE VOCÊS.
Aí aguém gritou lá de baixo: "AH BICHO SEBOSO!!!!"

HISTÓRIAS ENGRAÇADAS DA NOSSA POLÍTICA

Vou contar uma que se passou aqui.
Um certo secretário do prefeito estava preenchendo um cheque no valor de R$ 69,00. Quando ele foi escrever esse número, perguntou ao prefeito se sessenta se escrevia com c ou ss, então o prefeito disse: Deixe de mesquinheza, arredonde pra setenta.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Setenta é bem mais fácil de escrever.

HISTÓRIAS ENGRAÇADAS DA NOSSA POLÍTICA

Esta é bem conhecida. um político de Upanema discursando em cima do palanque sai com a seguinte frase, ou quase: "Upanema vai sacabar" p.s. ele queria dizer se acabar.

HISTÓRIAS ENGRAÇADAS DA NOSSA POLÍTICA

Chapa e Perereca

A campanha rolando e o velho costume do assistencialismo é posto em prática. Entre outras ferramentas, a doação de "pererecas", ou seja, próteses dentárias, não perde o seu "charme". Um ancião, banguelo, assediado para trocar o seu voto por uma perereca, resolve fazer o negócio. No dia da eleição ainda com uso de chapa impressa, ele aparece para votar, com a perereca no bolso. Vota e vai saindo com a cédula na mão, quando alguém da mesa receptora lhe avisa: "EI, O SENHOR TEM QUE DEIXAR A CHAPA AQUI", apontando para a urna.
Pensando tratar-se da perereca, o velhinho a retira do bolso e desabafa: "EU SABIA QUE ISSO TINHA ENROLADA!"

HISTÓRIAS ENGRAÇADAS DA NOSSA POLÍTICA

Um candidato a Vereador achava que estava abafando

Em um comício na campanha de prefeito de 2000, um candidato a vereador disse: Quando Antônio Targino era prefeito queria fazer a ligação dos conjuntos com a coab velha, mais ele não teve CAPACIDADE pra isso.
kkkkkkkkkkkkk
Ele queria dizer CONDIÇÕES.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

CALAZANS FREIRE É A NOSSA VERDADEIRA ESCOLA MODELO

Andando pelas escolas da cidade podemos observar que o Calazans Freire pode ser considerada uma verdadeira “escola modelo”. As novas instalações vieram apenas confirmar uma realidade. O Calazans é a única a ter um laboratório de informática, único a ter acesso à internet, tem a melhor e maior biblioteca da cidade (alguns dizem que é a única), tem uma sala de vídeo adequada, sala de leitura e também é o único que possui um laboratório de Química. Não podemos esquecer que tem bebedouros, carteiras suficientes e em bom estado de conservação, material de expediente, fogão etc.
Não se pode negar que a qualidade do ensino também vem melhorando nos últimos anos. Os velhos problemas estão pouco a pouco sendo resolvido, um exemplo disso foi a diminuição do número de aulas vagas, as disciplinas sem professores etc. Claro que ainda tem muita coisa a ser melhorada, mas, o primeiro passo já foi dado. Basta pegar o conteúdo desta matéria e sair comparando com as nossas outras escolas. No final os leitores chegarão à mesma conclusão que este blog: o Calazans é uma “escola modelo”.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

Processo nº 2.072/1997 – TC (Primeira Câmara)

Assunto: Inspeção ordinária referente ao exercício de 1994.

Interessado: Câmara Municipal de Upanema.RN.

Responsável: Hermes Freire - Presidente à época.

Relator: Conselheiro Valério Alfredo Mesquita.

Decisão: Multa pecuniária:

R$ 347,97 (trezentos e quarenta e sete reais e noventa e sete centavos);

Recolhimento: conta do FRAP/TC, Banco do Brasil, agência 3795-8, c/c 60.000-8;

Natal/RN, 14 de novembro de 2007

Marco de Almeida Emerenciano

Diretor da DAE

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

AVISO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº 065/07-SIN

A Secretaria de Estado da Infra-Estrutura do Estado do Rio Grande do Norte-SIN, através da sua Comissão Permanente de Licitação, com sede no Centro Administrativo, BR 101, km 0, Lagoa Nova, Natal/RN, torna público, que realizará Licitação na modalidade TOMADA DE PREÇOS, do tipo menor preço, objetivando a contratação de empresa especializada para execução das obras de Construção de 04 (quatro) Centros de Disponibilidade de Informações Tecnológicas para a Agricultura Familiar, localizados nos municípios de Areia Branca, Afonso Bezerra, Carnaubais e Upanema, no Rio Grande do Norte, a qual se regerá pelas disposições da Lei nº 8.666, de 21.06.93, com as alterações posteriores.

O recebimento e abertura dos envelopes de Documentos de Habilitação e Proposta de Preços dar-se-ão no dia 03 de dezembro de 2007, às 9:00 (nove) horas, na Sala de Licitações, na sede da Secretaria, no endereço acima.

O Edital e anexos poderão ser examinados no endereço acima, das 7:30 às 12:30 horas de segunda a sexta feira, podendo ser adquiridos mediante pagamento no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais).

Natal/RN, 30 de outubro de 2007.

Fernando Alberto de Paula Fernandes

PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Projeto do Mel atrai centenas de produtores ao município

Um grande evento aconteceu hoje no município de Upanema. Trata-se do lançamento da segunda etapa do Projeto do Mel, que é uma parceria entre Petrobras, CEFET, Conab e Prefeituras da região. Upanema foi escolhida para o lançamento por oferecer uma boa quantidade de produtores de mel, além da organização dos mesmos.

O evento começou por volta das 09:30h em frente ao Sindicato dos Trabalhadores rurais de Upanema. Os visitantes foram recebidos com música, através da Banda Filarmônica Ivaldete Basílio da Silva. Logo em seguida, as autoridades presentes falaram em um palanque a Céu aberto. Devido ao horário e a temperatura, os discursos foram rápidos e sucintos.

Por volta das 10:30h uma equipe composta por membros das entidades parceiras e produtores de mel do município, foram visitar um apiário localizado na comunidade de Piracicaba, tendo como proprietário o micro-empresário Rocha Neto. Lá, os visitantes puderam acompanhar in loco, como é feito à produção do mel upanemense – considerado pelos entendidos como o melhor da região.

Depois da visita ao apiário, os participantes do evento prestigiaram um almoço no clube municipal, que contou também com música ao vivo com o grupo Resgate Livre. Na parte da tarde, foram realizadas palestras e debates a respeito da produção do mel na região Oeste do Estado.

Ps.: Na próxima edição do Jornal de Upanema estaremos trazendo uma matéria completa sobre este grandioso evento e a produção de mel em Upanema.

Fonte: Blog do Anax

Prefeito de Upanema demonstra interesse em comprar prédio da CNEC

Uma comissão representante da CNEC estadual esteve hoje visitando Upanema. Na oportunidade, a comissão que tinha como representante a Professora Maria do Rosário (Superintendente Estadual da CNEC) conversou com o Prefeito Jorge Luiz e o Secretário de Educação Antônio Nicácio, sobre o futuro do prédio onde funcionava o antigo Calazans Freire. O Prefeito perguntou quais os planos da entidade para o prédio. Segundo Maria do Rosário, o objetivo inicial era alugar ao Município, pois dentro da política estabelecida pela entidade (CNEC) evita-se a venda ou aluguel para entidades privadas. Essa política visa não desvirtuar o propósito inicial da CNEC que é levar educação e cultura para as comunidades mais necessitados do Brasil. Para Jorge Luiz, a Prefeitura não tem interesse em alugar o prédio, pois não faz parte do seu pensamento administrativo esse tipo de ação, apesar de em casos extremos poder ser feito o aluguel. Mas, o Prefeito deixou clara a intenção de adquirir para o Município o prédio através de compra. Maria do Rosário disse que a CNEC também poderia vender esse prédio, inclusive já está em negociação com outras prefeituras do Estado para venda de alguns dos seus imóveis.

O próximo passo agora, segundo Maria do Rosário, será a avaliação do prédio, que será feita pela Caixa Econômica Federal, para depois se lançar uma proposta oficial para o Município. O Prefeito perguntou quanto tempo levaria essa avaliação, pois quanto mais tempo demorar, mais depreciação acontecerá no prédio, avaliou. A representante disse que no máximo em 15 dias terá a resposta da Caixa. Enquanto essa resposta não vem, a representante sugeriu uma parceria com a PMU no sentido de colocar um vigia no local para evitar que vândalos possam depredar o local. A sugestão foi prontamente atendida pelo Prefeito.

O Secretário Antônio Nicácio informou através da Assessoria de Comunicação da PMU (ASCOM-PMU), que o objetivo da aquisição do prédio é trazer para o mesmo, boa parte dos alunos que estudam no Maria Gorete (escola municipal). Segundo ele, a intenção é deixar no atual prédio do Maria Gorete somente funcionando o Ensino Infantil, o restante viria para o novo prédio do Calazans. Jorge Luiz complementou dizendo que para isso, também serão feitas reformas no prédio, pois a estrutura atual apresenta-se bastante deteriorada.

O Prefeito mostrou-se bastante otimista com a aquisição do prédio. “O primeiro passou já foi dado, pois existe o interesse de ambas as partes. O que poderia impedir essa negociação seria uma proposta muito além das possibilidades do município, mas acho que isso não acontecerá”, frisou.

FONTE: ASCOM-PMU

CANDIDATO DA SITUAÇÃO SERÁ CONHECIDO APENAS EM JUNHO

Recebemos a informação de que o prefeito Jorge Luiz passou à tarde do último sábado conversando com o vereador Nonato Garcia, na residência do vereador. Entre um assunto e outro Jorge afirmou que o candidato a prefeito e vice de seu grupo será anunciado apenas em junho do próximo ano, e será uma decisão de todo o grupo político a qual faz parte.

NONATO DEVERÁ ADIAR DECISÃO SOBRE SEU DESTINO POLÍTICO

A posição do prefeito Jorge Luiz, em não definir um candidato agora, foi de encontro ao que almeja o vereador Nonato Garcia, que esperava uma decisão o mais breve possível. Nonato, que havia prometido divulgar uma definição sobre seu rumo político até ontem, deverá adiar esta decisão por tempo indeterminado.

Feijoada Beneficente

No próximo dia 15, no clube da Afesam, acontece um bingo e uma feijoada beneficente. O bingo será de um garrote. A cartela custa R$5,00 e dá direito à feijoada. A animação será do pop rock do Resgate Livre. A renda do evento será para a realização da Festa de Nossa Senhora da Conceição, de Upanema.

DECISÃO DE JORGE É ESTRATÉGICA

Acredito que o pensamento do prefeito Jorge Luiz é bem simples: adiando até o último momento a decisão sobre quem serão os candidatos apoiados por ele, isso o ajudará a segurar as bases devido à expectativa de serem escolhidos. Uma definição agora poderá causar uma “debandada geral” para a oposição de quem foi preterido.

Diário Oficial do Estado

Processo nº 2.072/1997 – TC (Primeira Câmara)
Assunto: Inspeção ordinária referente ao exercício de 1994.
Interessado: Câmara Municipal de Upanema.RN.
Responsável: Hermes Freire - presidente à época.
Relator: Conselheiro Valério Alfredo Mesquita.
Decisão: Multa pecuniária:
R$ 347,97 (trezentos e quarenta e sete reais e noventa e sete centavos);
Recolhimento: conta do Frap/TC, Banco do Brasil, agência 3795-8, C/C 60.000-8;

Natal/RN, 13 de novembro de 2007
Marco de Almeida Emerenciano
Diretor

Programa Fome Zero lança hoje segunda etapa de projeto na cidade de Upanema

UPANEMA - Nesta terça-feira, 13 de novembro, o Programa Petrobras Fome Zero realiza o lançamento da segunda etapa do Projeto do Mel (2007/2009), de acordo com a informação prestada pelo professor Paulo Leiros, diretor-geral da Unidade Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet/RN), em Ipanguaçu.
A informação dá conta que o evento acontecerá na cidade de Upanema, a partir das 8h30, e contará na sua programação com apresentações culturais, oficinas de trabalho para os apicultores, entre outras atividades.
O diretor-geral do núcleo do Cefet/RN transmite que o Projeto do Mel, executado pelo Cefet/RN e a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), tem sido destaque no meio rural do Estado, tendo beneficiado, em sua primeira etapa, mil agricultores diretamente e indiretamente cinco mil famílias de agricultores nas regiões do Médio Oeste, Vale do Açu e Mato Grande, através da fundação de 25 núcleos de apicultura sustentáveis e da construção de uma Usina-Escola de Beneficiamento de Mel, localizada na Unidade Descentralizada em Ipanguaçu, com investimentos da ordem de mais de R$ 700 mil.
Usina de beneficiamento tem capacidade para manufaturar 400 toneladas de mel por ano
Segundo a coordenadora do projeto, engenheira química Andréa Lessa da Fonseca, a usina instalada em Upanema, que tem capacidade para beneficiar 400 toneladas de mel por ano, já está produzindo e comercializando mel em sachê.
A produção tem sido adquirida por prefeituras de 10 municípios para a merenda escolar, trabalho realizado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No decorrer da segunda etapa, o projeto formará doze novos núcleos apícolas nas cidades de Pendências, Assú, Afonso Bezerra e Ipanguaçu, capacitando mil agricultores em apicultura, além de construção de quatro casas de mel nas regiões produtoras atendidas pelo projeto nos municípios de Porto do Mangue, Guamaré, Macau e Assú, além da ampliação da usina.
Para isso, estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil, recursos esses provenientes do Petrobras Fome Zero bem como dos convênios firmados entres Cefet/RN, Funcern e as prefeituras de Porto do Mangue, Guamaré, Macau, Assú, Upanema, Carnaubais e Macau.
Fonte: Jornal O Mossoroense

II etapa será lançada hoje em Upanema

Upanema - A Petrobras lança hoje, às 8h30, na Praça Padre Avelino, em Upanema, a segunda etapa do Projeto do Mel, que já beneficia mais de mil pequenos agricultores nos municípios de Assu, Carnaubais, Porto do Mangue, Macau, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra e Guamaré. O projeto é uma ramificação do Programa Petrobras Fome Zero.O Projeto do Mel consiste em formar e implantar núcleos sustentáveis de apicultores para a produção de mel em comunidades rurais e assentamentos na região do Vale do Açu, Mato Grande e Médio Oeste. A primeira etapa do projeto, lançado em 2004, beneficiou diretamente mil pessoas e indiretamente cerca de cinco mil agricultores e famílias, através da fundação de núcleos de apicultura sustentáveis e da construção de uma usina-escola de beneficiamento de mel.Nessa segunda etapa o Programa Petrobras Fome Zero investe mais de R$ 400 mil, para serem aplicados nas atividades e estrutura física do projeto como: formação de 12 novos núcleos apícolas, capacitação de apicultores, construção de quatro Casas de Mel e ampliação da usina escola de beneficiamento de mel, instalada em Ipanguaçu. O projeto foi idealizado e é coordenado pela professora Andréia Lessa, do Centro Federal de Educação Tecnologia (CEFET). Em expansão, a atividade tem atualmente uma produção em torno de 100 toneladas de mel por ano, que é comercializada através da Cooperativa de Agronegócio do Vale do Açu. A cooperativa vende o mel para escolas (utilizadas na merenda escolar), indústrias de balas e cosméticos, além dos comércios locais.O Projeto do Mel é executado pela Fundação de Apoio ao Cefet/RN (FUNCERN) e têm também como parceira as prefeituras. Dez municípios são contemplados: Assu, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Carnaubais, Guamaré,Macau, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Ipanguaçu e Upanema.A Petrobras estabeleceu um novo marco de atuação na área de Responsabilidade Social ao lançar o Programa Petrobras Fome Zero, no mês de setembro de 2003, investindo inúmeras ações de fortalecimento das políticas públicas, em todo o Brasil, com a participação direta das comunidades.
Fonte: Jornal de Fato

domingo, 11 de novembro de 2007

6º Concurso Peterobras de Redação

Upanema e mais 16 municípios do Rio Grande do Norte e 3 do Ceará participam do 6º concurso Petrobrás de redação que este ano tem o tema:Do petróleo é nosso ao Brasil auto-suficiente.Os alunos do 6º ao 9º ano deverão escrever uma carta para um amigo (fictício) do exterior, narrando a história do petróleo no Brasil desde a criação da Petrobras até a auto-suficiência atual.

Os alunos do ensino médio deverão escrever um artigo de opinião onde argumentarão sobre o assunto e darão suas opiniões. Os primeiros lugares de cada ano de escolaridade ganharão uma bicicleta e uma televisão. A escola ganhará 2 computadores.

O funcionário da Petrobras e upanemense, Jose Mario, está percorrendo as escolas da cidade e promovendo palestras para dar mais conhecimento aos alunos sobre o assunto. As escolas municipais Maria Gorete e Vicente de Paula Rocha e as estaduais Prof Alfredo Simonetti e Calazans Freire poderão ganhar prêmios de computadores e impressoras se enviarem o maior número proporcional de alunos participantes. As inscrições e os trabalhos deverão ser entregues pelas escolas até o dia 16 de novembro a Secretaria de Educação do município.

Enviado pelo professor Dário Alessandro

Petrobras lança segunda etapa do projeto do Mel

O Programa Petrobras Fome Zero lançará nesta terça-feira, 13 de novembro, a segunda etapa do Projeto do Mel (2007/ 2009), realizado pelo CEFET-RN e a FUNCERN, levando capacitação em produção de mel à diversas comunidades agricolas do interior do Estado. A abertura do evento acontecerá na Praça Padre Avelino em Upanema, às 8H30, com a apresentação de músicos dos municípios participantes do projeto e com a Exposição Projeto do Mel - 2ªEtapa.
A parceria entre o CEFET-RN e a Petrobras surgiu após o lançamento de um edital nacional em 2004, para o desenvolvimento de novas propostas de geração de emprego e renda agrícola. O projeto criado por uma equipe de professores dos cursos técnico de controle ambiental e superior de gestão ambiental do CEFET-RN, venceu mais de 5 mil concorrentes e iniciou o programa em 2006.
Na etapa desenvolvida no ano passado, mil agricultores foram diretamente beneficiados pelo projeto, além de favorecer 5 mil famílias indiretamente nas regiões do Meio Oeste, Vale do Açu e Mato Grande. Em agosto de 2006 foi inaugurada a primeira usina-escola de benefeciamento de mel, na unidade de ensino do CEFET-RN em Ipanguaçú. Os núcleos de apicultura já instalados operam dentro do sistema de cooperativismo, como parte do treinamente oferecido pela equipe do projeto.
‘‘Por não dependerem mais da figura do atravessador, os agricultores viram suas rendas familiares passarem de menos da metade de um salário mínimo, para até 4 salários mínimos.’’ Explica a representante do projeto Carmem Daniella Spínola. Com os bons resultados do programa, os 25 núcleos de apicultores estão atendendo diversos municípios do interior com a produçao de mel em sachê para as merendas da rede de escolas públicas.
Nesta segunda etapa do programa a equipe do CEFET-RN pretende implantar 12 novos núcleos de apicultura nas cidades de Pendências, Açu, Afonso Bezerra e Ipanguaçu. Também serão criadas quatro novas casas de mel nas regiões atendidas em Porto do Mangue, Guamaré, Macau e Açu. Segundo a professora Andréia Lessa, coordenadora do projeto, ‘‘a expectativa é alcançar 3 mil famílias nesta nova etapa’’. Planos para a exportação do produto estão sendo realizados com a previsão de produzir até 400 toneladas em 2008.
Durante a manhã do dia 13 serão realizados diversos eventos, começando às 10hs com as inscrições para palestras, seguida da realização de atividades de educação ambiental, visita ao núcleo apícola de Umari (implantado em 2006), realização de oficinas sobre técnicas de apicultura e uma palestra da CONAB para presidentes de associações. O encerramento das atividades ocorrerá após o almoço. Os interessados em participar do programa podem procurar as prefeituras dos municípios participantes ou a unidade do CEFET-RN em Ipanguaçú.

Fonte: Diário de Natal

sábado, 10 de novembro de 2007

JANY É A MAIS BELA VOZ DE UPANEMA 2007

A grande vencedora do concurso A Mais Bela Voz 2007, que representará Upanema na final em Mossoró, foi à cantora Jany Maria. Pra quem não a conhece, ela cantou por alguns anos no forró Tibalançar, de Upanema.

SAMUEL FICA COM A SEGUNDA COLOCAÇÃO

A segunda colocação ficou com Samuel, do assentamento Palheiros III. Samuel já é cantor de forró há algum tempo, e atualmente está em uma banda mossoroense.

FRANCINILDO FICA EM TERCEIRO LUGAR

O terceiro colocado no concurso de A Mais Bela Voz 2007 foi o jovem Francinildo de Castro.

ISMAEL BRILHANTE NA BANDA RESGATE LIVRE

O cantor Ismael Brilhante fez sua pré-estréia na banda Resgate Livre nesta sexta-feira à noite, na festa de A Mais Bela Voz. Ismael era cantor de forró e tinha deixado os palcos por ter se tornado evangélico.

DIASSIS ALEGRIA E FORRÓ DELÍCIA NO SÍTIO CARAÚBA

Acontecerá hoje a festa com Diassis Alegria e Forró Delícia no sítio Carauba. Diassis é ex-integrante da banda Cavalo de Pau.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

FESTA DE A MAIS BELA VOZ ACONTECERÁ HOJE A NOITE

O concurso “A Mais Bela Voz 2007” será realizado hoje à noite em Upanema, a partir das 22h30min. O evento acontecerá no Clube Municipal e será transmitido pela Rádio Rural de Mossoró. Com o acompanhamento da banda Resgate Livre, os concorrentes tentarão se classificar para a final em Mossoró, e ganhar o Troféu Sabiá, no dia 11 de dezembro.

SUAS ESTÁ REALIZANDO MAIS UM PROJETO DE APOIO A CRIANÇA E ADOLESCENTE

A Secretaria de Urbanismo e Ação Social – SUAS, está desenvolvendo mais um importante projeto relacionado com a música, cultura e educação das crianças e adolescentes do nosso município. Através de apresentações da Banda de Música, Ivaldete Basílio da Silva, nas escolas da cidade, os estudantes estão tendo contato com o mundo da música e sua história. Este projeto já foi apresentado na Escola Municipal Maria Gorete, no mês de outubro, e hoje, estará sendo apresentado na Escola Estadual Calazans Freire, a partir das 9h30min, e na parte da tarde, na Escola Estadual Alfredo Simonetti, a partir das 15h30min.
É importante destacar que existem vagas tanto na banda de música como no grupo de flautas mantido pela secretaria. Caso alguma criança desenvolva o gosto pela música, será acolhida em um desses projetos.

Prefeito de Upanema cria Comissão Pró-Selo UNICEF (2007-2008)

Em reunião realizada hoje à tarde, o Prefeito Jorge Luiz definiu os nomes dos novos integrantes da Comissão Pró-Selo Unicef 2007-2008. Esse ano, o próprio Prefeito será o articulador geral do município. Também ficaram definidos os membros das comissões de articulação e análise dos dados. Basicamente, as comissões são compostas por membros de todas as secretarias municipais. Segundo Jorge Luiz, essa primeira reunião foi somente para o anúncio dos novos membros das comissões e, o próximo passo será o lançamento oficial da campanha “Upanema Município Aprovado” que acontecerá no próximo dia 21 de novembro com a presença de diversas autoridades e população em geral.
O QUE É O SELO UNICEF?


O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.


FONTE: ASCOM - PMU

ASSEMBLÉIA DE DEUS PROMOVE SEMINÁRIO ESCATOLÓGICO

Começou na última quarta-feira e se estenderá até o próximo sábado o Seminário Escatológico (estudo dos fatos futuros) promovido pela Igreja Assembléia de Deus de Upanema. O preletor do seminário está sendo o Missionário José dos Santos Lira, que atualmente preside a igreja na cidade de Barquisimetro, na Venezuela.
Com informações do blog U.P.C.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

ENQUETE

Participe da nova enquete do nosso blog:

Você acha que Upanema precisa de um novo nome na política para disputar a prefeitura em 2008?

Sim

Não

ESCOLAS ADIAM O TÉRMINO DO ANO LETIVO

A Escola Estadual José Calazans Freire adiou o final do seu ano letivo do dia 30 de novembro para o dia 15 de dezembro. A justificativa é a paralisação de uma semana que ocorreu no início da greve, e também a mudança para o novo colégio. Já a Escola Municipal Maria Gorete adiou o término de suas aulas em uma semana, indo agora até o dia 7 de dezembro. Não temos notícias sobre o final do ano letivo das outras escolas da cidade.

EPIDEMIA DE CATAPORA EM UPANEMA

Upanema está vivendo uma epidemia de catapora, popularmente conhecida como bexiga. Talvez a população no geral não perceba, mas, os professores observam que em cada sala de aula, no momento da chamada, os alunos avisam que o colega não veio por estar com a doença.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE A DOENÇA:

  • Esta doença ataca mais as crianças;
  • Você tem catapora apenas uma vez na vida;
  • Existe uma vacina para evitar a doença, mas ela não é gratuita;
  • É uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus;
  • O senso comum afirma: gente feia tem a doença sete vezes. Será?

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Representantes rurais apresentam propostas para o Orçamento Geral do Município - 2008

A Câmara Municipal de Vereadores realizou hoje pela manhã, uma audiência pública com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, além de representantes de associações rurais do Município, com o objetivo de ouvir as reivindicações e propostas dos mesmos para colocação no Orçamento Geral do Município - OGM. Dentre as propostas apresentadas, os representantes fizeram questão de enfatizar também projetos para as áreas de saúde, educação e transporte, sem esquecer é claro o apoio a agricultura familiar. Para o Presidente Nonato Garcia, a audiência servirá para que os pares possam apresentar emendas ao OGM-2008 em questões ligadas a Zona Rural do Município.

Fonte: Blog do Anax

Jovens recebem oficinas de associativismo e elaboração de projetos

Oeste - A comissão territorial vem se reunindo desde o início do ano. Já foram realizados três encontros em 2007, oportunizando discutir o papel da comissão. Todos parecem concordar que a Comissão Territorial de Políticas Públicas para a Juventude tem o papel de ser representação política dos jovens no território. A equipe busca avançar no processo de políticas públicas para a juventude pleiteando ser reconhecida e valorizada no território e em outras instâncias, exigindo do poder público que garanta políticas públicas para o setor.
Para isso, a comissão e parceiras devem monitorar as reivindicações das propostas, dos jovens, que são entregues ao poder público. Cada um da comissão deve assumir seu papel com responsabilidade, compromisso, garra inovação, organização, assim como socializar com os jovens e comissões dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) as ações desenvolvidas pela comissão territorial. Isso também deve contribuir para o fortalecimento dos grupos de jovens.
Esse ano foi feito um planejamento contendo três linhas de ação. Políticas públicas, visando a melhoria no setor educacional e da saúde; orçamento público participativo, reivindicando das instituições financeiras mais facilidade no acesso ao Pronaf jovem. Outro ponto foi a formação objetivando incentivar os STRs a promover seminários e discussões sobre política, (Programa Jovem Saber), além de ampliar a área de conhecimento sobre direitos e deveres dos jovens, enquanto cidadãos e cidadãs, como também ampliar o conhecimento sobre relações humanas. Por fim, o setor de articulação discutiu as linhas de créditos para jovens, campanha de documentação para a juventude e participação em eventos sociais.
Nos últimos meses, a comissão teve um forte avanço, que se deu, primeiro, com a realização de uma oficina sobre direitos e deveres, realizada na última reunião da comissão, no final de agosto, em Mossoró. Outra participação importante da comissão foi na reunião do comitê territorial, realizado na cidade de Upanema, dia 14 de setembro, em que o grupo ganhou um espaço para colocar em proposta, para o comitê, discussões sobre o Pronaf e Fisp Jovem, bem como a campanha de documentação.
Outra reunião da comissão territorial aconteceu no dia 19 de outubro, na cidade de Caraúbas, com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, que levou uma discussão sobre participação da sociedade civil na aprovação orçamentária pública dos municípios.

Fonte: Jornal de Fato

Diário Oficial do Estado

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
AVISO DE ANULAÇÃO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2007

O Prefeito Municipal de Upanema/RN, no uso de suas atribuições legais, considerando recurso apresentado pela empresa Porcino Comercio de Autos e Serviços Ltda e tendo em vista o disposto no art. 49, da Lei Federal nº 8.666/93, torna público a anulação do Pregão Presencial nº 008/2007 – Processo Administrativo nº 022/2007, cujo objeto é a Aquisição de uma Ambulância. Motor Mínimo: 1.6 Altura Mínima: 1,60m, do assoalho ao teto. Largura Mínima: 1,80m. Cumprimento Mínimo: 2,10m, da porta traseira ao encosto do banco do motorista. Ano/Modelo: 2007/2007 em diante. Cor: branca. Combustível: Gasolina/Álcool (Flex). Equipamentos: Suporte de soro, maca e cilindro de oxigênio, os autos do Processo encontram-se com vistas franqueadas aos interessados a partir da data desta publicação, nos dias úteis no horário de expediente da Comissão Permanente de Licitação. Upanema/RN, 31 de outubro de 2007. Jorge Luiz Costa de Oliveira – Prefeito.


AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2007 – PROCESSO Nº 023/2007 - PMU
O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão Presencial nº 009/2007, com o objetivo de Aquisição de uma Ambulância, Zero Km, Motor 1.6 8 Válvulas, Combustível: Bi Combustível, Ano/Mod: 2007/2008, com Ar Condicionado, Travas e Vidros Elétricos, Potência 107 CV, Capacidade de Carga: 750Kg, Câmbio de 5 (cinco) marchas a frente e 1 (uma) a ré, Peso Bruto Total: 1.795Kg, Capacidade do Tanque de Combustível: 68 Litros, Rodas: (Dimensões: 6,5j x 14”, Pneus: P175/70 R14), Comprimento Total: 4.457mm, Largura Total: 1.793mm, Altura: 1.477mm, Compartimento do Paciente: (Comprimento: 1.816mm, Largura: 1.440mm, Altura: 1.350mm), Distância entre eixos: 2.830mm, Procedência Nacional, Demais acessórios exigidos pelo CONTRAN, Características Técnicas: Construção sobre a caçamba original do veículo em estrutura de fibra de vidro com revestimento externo da estrutura em chapa de fibra fixada através de adesivos de alta resistência, porta traseira única de abertura horizontal com sustentação através de molas a gás, vidro fixo jateado na tampa traseira, janelas laterais com vidros corrediços e jateados; - janela de comunicação entre os compartimentos do paciente e motorista; isolamento termo acústico em estiropor de alta densidade para um perfeito conforto térmico; revestimento das paredes internas em plásticos reforçados (PRVC), material totalmente lavável; piso em compensado naval com revestimento em decorflex anti-derrapante, sem emendas ou frestas e rodapé nas rodas com 50mm de altura; todos os cantos e frestas vedados com sicaflex; Sistema Elétrico: Fios e conduítes anti-chamas de acordo com as especificações da ABNT; interruptores e fusíveis para cada sessão e chave geral; iluminação interna composta de 02 (duas) luminária hologêneas de 12V / 21W de potência cada; sinalizador acústico visual com sirene eletrônica de 1 (um) tom; lanternas laterais e traseiras com o pisca alternado; luz de embarque na tampa traseira; ventilador oscilante no compartimento do paciente; exaustor no compartimento do paciente; tomada interna tipo isqueiro de 12V junto a tampa traseiro; Equipamentos Internos: Maca rígida confeccionado em estrutura tubular, cabeceira com regulagem rodízios giratórios, colchonete de espuma revestida em courvim 03 (três) cintos de segurança e travas; armário superior frontal para guardar medicamentos confeccionado em compensado naval e revestido em fórmica com portas em acrílico, trilhos em alumínio e travas; banco tipo baú na lateral direita com cantos arredondados confeccionado em compensado naval com revestimento em fórmica assento e encosto de espuma revestido em courvim e cintos de segurança; régua tripla composta de painel em alumínio fluxômetro, chicote, máscara, frasco, umidificador, aspirador tipo venture com frasco e ponto para respirador; cilindro de oxigênio 7 litros com válvula manômetro; suporte para cilindro de oxigênio construído em alumínio com pintura epox e trava tipo catraca e correia de lona; suporte para soro e plasma fixados no teto; balaústre no teto do compartimento do paciente grafismo padrão ambulância; jogo de tapetes de borracha. O Pregão será realizado no dia 20 de novembro de 2007, às 08:00 horas. O edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco, 90, Centro, Upanema/RN, no horário das 8:00 às 12:00, de segunda a sexta-feira, informações complementares pelos telefones (84) 3325-0010 e (84) 3325-0011. Upanema/RN, em 05 de novembro de 2007 – Misael Heber Alves Carvalho – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.

Semana de Educação e Cidadania começa hoje

Publicado no Dia 05/11/2007
A III Semana de Educação para a Cidadania será instalada hoje (5) em Mossoró e seguirá até a próxima sexta-feira (9), colocando em discussão Ética e Cidadania, Gestão Pública e Controle Social, Marketing e Ética na Política, Estratégias Competitivas em Campanhas Políticas, Olho Vivo no Dinheiro Público, detalhamento do Programa Nacional de Educação Fiscal, entre outros assuntos. O prefeito interino de Natal, Dickson Nasser (PSB), como presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, é o convidado de honra e abre o evento em solenidade logo mais às 19h, no Teatro Lauro Monte Filho.
O trabalho que vem sendo realizado sistematicamente, em várias regiões do Estado, pela FECAM/RN e Escola Miguel Arraes tem parceiros muito fortes, como Receita Federal, Controladoria Geral da União - CGU, Banco do Brasil, Governo Federal, entre outros e está servindo de exemplo para estados da federação. A iniciativa foi bastante elogiada pela superintendente da 4ª Receita Federal do Norte e Nordeste, Lina Vieira, durante o lançamento do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF, na última quinta-feira, no auditório da Secretaria de Educação e Desportos.
"Em certa medida, pessoas investidas de autoridade devem ser educadores. Dizer que o desemprego é deplorável, a falta de segurança é um absurdo, que a sociedade brasileira passa a colher os frutos apodrecidos da corrupção, da sonegação, do mau uso dos recursos públicos que causam a pobreza, a miséria, a fome, a violência e o crime organizado vivenciado no nosso dia-a-dia e não partir para a ação é fazer nada!", disse Lina.
O PNEF tem vários vertentes, porém, os objetivos principais são desenvolver a consciência crítica da sociedade para o exercício do controle social, promover a harmonia entre o Estado e o Cidadão, socializar o conhecimento sobre a administração pública, alocar e controlar os gastos públicos e a tributação; incentivar o acompanhamento e fiscalização, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos, aumentar a responsabilidade fiscal com vistas à obtenção do equilíbrio fiscal em longo prazo, fortalecer o comportamento ético na administração pública e na iniciativa privada; aumentar a eficiência e transparência do Estado e promover a reflexão sobre as práticas sociais.
Segundo a secretária, através do programa Cidadão Nota 10, o Governo do Estado está destinando desde o mês de agosto todas as mercadorias apreendidas pela Receita Federal a órgãos públicos das três esferas, entidades sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil de interesse público e outras instituições.
"Com essa campanha educativa, que se reveste de características inovadoras no nosso país, a superintendência da Receita Federal do Brasil da 4ª RF procura fomentar a consciência cívico-tributária na sociedade brasileira, contribuindo assim para a difusão dos valores éticos de justiça e solidariedade, essenciais à formação de cidadãos mais competentes civicamente e mais comprometidos na partilha das responsabilidades coletivas", finalizou.
A III Semana de Educação para a Cidadania também conta com o apoio das prefeituras de Mossoró, Grossos, Baraúnas, Upanema, Areia Branca, Serra do Mel, Tibau, governador Dix-Sept-Rosado, Paraú, Triunfo Potiguar e GRA - MF/RN. Além de palestras e seminários, serão realizadas também atividades culturais, concurso de redação e debates. O evento está aberto para estudantes universitários, executivos, legislativos e judiciários, lideranças políticas e comunitárias. As inscrições poderão ser feitas nos vários locais onde o evento está sendo realizado.
Fonte: Correio da Tarde

terça-feira, 6 de novembro de 2007

PSC DEFINIRÁ AINDA ESTA SEMANA SEU RUMO NAS ELEIÇÕES DE 2008

O PSC de Upanema está prestes a decidir seu futuro com relação às eleições de 2008. A definição acontecerá ainda esta semana. Existem três opções segundo me informou um líder do partido. Carlinhos Garcia ser vice de Jorge, que é a preferência, ou ser vice de Luiz Jairo. A terceira opção é Carlinhos sair candidato a prefeito, mesmo sabendo que provavelmente não ganhará. Vamos aguardar então.

Companhia de Teatro apresentará peça em Upanema

Nosso amigo Tiago Canuto, envia comunicado da Assessoria de Imprensa da Petrobras sobre a apresentação aqui em Upanema, de peça teatral realizada pelo grupo Escarcéu de Teatro.
O lançamento do projeto “Aonde o Povo Está”, da Companhia Escarcéu de Teatro, será na próxima quarta-feira (07/11), às 19h, no Teatro Dix-huit Rosado. O acesso ao evento é gratuito. Patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, o projeto levará teatro de qualidade para 12 municípios da Região Oeste e do Vale do Açu e dois no Ceará. As peças “A Lenda do Poço Feio” e “O Guarda Chuva de Prata” serão apresentadas para a comunidade, nos municípios de Mossoró, Apodi, Assu, Alto do Rodrigues, Macau, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Aracati, Icapuí, Felipe Guerra, Areia Branca, Serra do Mel, UPANEMA e Pendências. A Companhia Escarcéu também vai oferecer gratuitamente oficinas e conversas às localidades visitadas, tendo em vista a qualificação da produção teatral dos municípios. Entre os objetivos do projeto estão a popularização da arte teatral, a formação de novas platéias e a democratização no acesso aos bens culturais, oferecendo opção de lazer e informação cultural às populações residentes nos municípios contemplados.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

PRA FICAR NA HISTÓRIA

Dia 5 de novembro de 2007. Esta data marca o início das aulas no novo Calazans Freire.

IBINHA CONFIRMA QUE SERÁ CANDIDATO A VEREADOR

Mais um pré-candidato a vereador confirmado. O funcionário público Ibamar Silva, popularmente conhecido como Ibinha, confirmou ontem a este blog que será candidato a vereador nas próximas eleições. Ele tem como reduto eleitoral o sítio Pereiros e arredores, onde tem uma grande família. Ibinha é filiado ao DEM, mas ultimamente tem mais ligação com o PSB local.

FOTOS DA FESTA COM FORRÓ NA TORA

Confira algumas fotos da festa com Forró na Tora que aconteceu no Clube Municipal no último sábado.
Durante o dia serão colocadas novas fotos.

sábado, 3 de novembro de 2007

Dia de Finados atrai bom número de visitantes no município

O Dia de Finados está atraindo um bom número de visitantes a nossa cidade este ano. Nota-se que os conterrâneos ausentes aproveitam a data para além de visitarem o Cemitéiro Morada da Paz, onde estão enterrados os parentes que se foram, aproveitam para rever familiares e amigos no município. Antigamente, a exemplo da Semana Santa, a data era mais dedicada a reflexão religiosa. O que vemos hoje em dia, é que o Dia de Finados é mais um feriadão como outro qualquer, sendo inclusive uma data do calendário festivo da cidade.

É HOJE!

Acontecerá logo mais a noite a festa com Forró na Tóra, no Clube Municipal. Teremos ainda a participação da banda Resgate Livre e por último a participação de Marcelo Freitas e Forró Atual, até a manhecer o dia. Os organizadores do evento também estão anunciando a presença de Rai, cantor da banda Saia Rodada e propietário do Forró na Tóra.
Será uma grande festa!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Clube de Xadrez promove II Aberto de Xadrez de Upanema

O Clube de Xadrez de Upanema, realizará no próximo dia 03 de novembro mais um aberto de xadrez entre os desportistas locais. Esse será o terceiro evento organizado pelo clube este ano. O primeiro foi o Campeonato Upanemense, que teve como ganhador o enxadrista Luiz Carlos. O segundo foi o Campeonato Interiorano, que reuniu os melhores enxadristas do interior do Estado. O evento foi um marco no esporte local, pois pela primeira vez o município sediou um evento tão importante no calendário estadual. O vencedor do Campeonato Interiorano foi o assuense Cleandro Cortez, o maior vencedor da competição. O melhor colocado de Upanema foi o enxadrista Anaximandro Eudson, que obteve o quinto lugar. A expectativa dos organizadores do II Aberto de Xadrez, é contar com a participação de todos os desportistas e com isso, incetivar novos adeptos ao esporte.

Mapas mostram que Mirandas e Salgado sempre pertenceram à Upanema

Mais uma polêmica envolve a de comunidade de Mirandas, que pertence ao município de Upanema. O Jornal de Upanema procurou junto aos órgãos competentes, mapas que mostrassem a quem pertencia à comunidade de Mirandas, antes da realização do Censo de 2000. Essa era uma das requisições do Deputado Fernando Mineiro – PT para retirada do projeto que solicita a realização de um plebiscito, para que a comunidade decida a qual município quer pertencer: Upanema ou Caraúbas. Dois mapas oficiais foram encontrados por nossa equipe, que teve também a ajuda do Agrônomo José Wilson Tavares. Um dos mapas foi encontrado no site do IDEMA – Instituto de Defesa do Meio Ambiente/RN. O documento é datado de 1999 e apresenta claramente as comunidades rurais e os limites do município de Upanema. Fica fácil identificar a comunidade de Mirandas dentro do nosso território. Também fica nítido que Mirandas não fica na divisa com Caraúbas, pois ainda existem comunidades mais próximas que ela, segundo o mapa do órgão oficial. (Veja Foto acima)Enviamos e-mail ao Deputado Fernando Mineiro, informando-o sobre o mapa. Ao mesmo tempo, pedimos o posicionamento do Deputado a respeito do referido documento. Mineiro respondeu-nos com a afirmativa de que já conhecia o mapa, pois o mesmo estava em um dos links do seu próprio site. Veja a resposta do Deputado, na íntegra: “Conheço o mapa do Idema. Foi feito a partir de geoprocessamento. Aliás, também tenho ele em meu site (veja perfil dos municípios). Este mapa só reforça o que eu venho falando. Quando se usou GPS para fazer a base cartográfica do RN, ocorreram problemas em vários municípios , Upanema é um deles. É que, historicamente os distritos/comunidades se vinculavam a determinadas cidades. Miranda a Caraúbas, por exemplo. Quando se usou GPS, se viu que a comunidade estava em outro território.Este é o problema. Continuo dizendo que não existe nenhum documento histórico que registre Miranda como pertencente à Upanema. O que existe, repito, são os mapas recentes, elaborados com o apoio de GPS. Assim, para mim, a informação não é nova. Repito que está, inclusive em meu site, há alguns anos. Saudações. Mineiro”. Para o Deputado, o mapa não tem validade no sentido de comprovar que Mirandas pertence à Upanema, pois não levou em consideração a questão do vínculo histórico de Mirandas com Caraúbas. Pelo entendimento do Deputado, os marcos oficiais que delimitam os municípios deveriam ser “modificados” em virtude da afinidade dos povos fronteiriços com determinados municípios. Mas, esse não foi o único mapa descoberto por nossa equipe de reportagem. Conseguimos junto ao IBGE-Natal, um mapa do município, datado inicialmente do ano de 1979 e atualizado em maio de 1990, portanto dez anos antes da realização do Censo de 2000. (Veja foto abaixo). Tentamos publicar o mapa de forma original, mas por ter vários anos, o mapa apresentaria algumas dificuldades de visualização no formato deste jornal, por isso não foi possível publicá-lo na íntegra. Mesmo assim, fizemos o contorno do mesmo, através do programa gráfico Corel Draw e apresentamos o mesmo sem prejuízo para os leitores do JU. Infelizmente também não tivemos tempo suficiente para colhermos o posicionamento do Deputado Mineiro á respeito deste último mapa, devido ao fechamento de nossa edição de aniversário. Fica aqui o nosso espaço aberto para que se o mesmo quiser comentar o novo mapa, estaremos publicando sua opinião em nosso site ou na próxima edição. Observando o mapa, vemos que não existem mudanças em relação ao mapa que está à disposição no site do IDEMA e consequentemente do Deputado Mineiro. Mirandas, principal motivo da divergência promovida pelo Deputado ainda encontra-se no mesmo local. Mais uma prova de que a comunidade sempre esteve dentro dos limites do município de Upanema. Surpreendentemente, nossa reportagem descobriu que a comunidade de Salgado, que sempre foi tida como pertencente ao município de Campo Grande, também está em área upanemense. Isso fica claro ao observar os dois mapas oficiais. O grande objetivo da nossa reportagem não era mostrar que Upanema está certo ou errado em lutar por determinadas comunidades rurais. Mas, é importante a constatação dos fatos verídicos. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a verdade. Estaremos sempre em busca da notícia verdadeira, e para isso, sempre buscaremos informações a respeito dos fatos que podem influenciar nossa sociedade. Sempre foi assim durante esses quatro anos. Esperamos estar contribuindo para que no futuro, nossos historiadores possam ver que não ficamos parados quando algumas questões polêmicas foram levantadas por pessoas que tentaram vender algo que não existe ou existiu. Fica aqui nossa contribuição.