quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Upanema ganhará Centro Avançado de ensino superior

Uma boa notícia para a classe estudantil upanemense. Temos informação que estará sendo instalado aqui em Upanema um Centro Avançado de ensino da Educom - Educação Avançada. O objetivo é proporcionar ensino de nível superior através de sistema de vídeo-conferência, a exemplo do que já ocorre em Mossoró no colégio GEO. A expectativa do início das aulas é para o ano de 2008. Em breve estaremos voltando com mais informações.
Fonte: Blog do Anax

Reage Mossoró, Reage Região Oeste

Se esse é o momento propício para nos indignarmos, protestarmos, reagirmos mesmo que nós então aproveitemos o embalo e reajamos, nos enfileiremos num outro Reage que deverá ser chamado de Reage Região Oeste. Seguinte: desde que eu me entendo por gente que eu ouço falar que essa estrada Mossoró/Upanema/Campo Grande vai ser asfaltada. E a coisa causa tanta espécie que já caiu até no folclore. Dizem que lá em Brasília, para todos os efeitos, o Ministério dos Transportes já consta como que a BR-110 nesse trecho que vai dar em Upanema e Campo Grande já existe e está asfaltada. Mas, a gente sabe que não está. Pois bem, uma emenda da bancada federal potiguar inseriu 8 milhões de reais para que a citada rodovia fosse finalmente construída com o benefício da asfaltamento etc. ainda neste ano de2007. Mas, eis que agora deputados e senadores capitaneados por João Maia elaboraram um documento e assinaram tal encaminhamento retirando essa emenda e remetendo-a para uma outra estrada na região do Seridó. Só quem reagiu contra isso foi a nossa conterrânea deputada federal Sandra Rosado e o deputado Betinho Rosado. Reage Mossoró, Reage região Oeste.
VOTOS
Pois sabem quantos votos tiveram esses deputados e senadores de fora que agora jogaram contra o interesse de Mossoró e da região Oeste torpedeando a nossa tão sonhada estrada Mossoró/Upanema/Campo Grande? Eles todos juntos obtiveram 40 mil votos dos mossoroenses.
FALSOS
O pior disso tudo e a lamentar é que nesse episódio da transferência de recursos da estrada da região de Mossoró para o Seridó, houve o apoio tácito do prefeito de Upanema, Jorge Luiz, e até da senadora Rosalba Ciarlini. De lascar.
NÃO ERA
O que mais intriga é que quando a emenda foi colocada no Orçamento Geral da União para este exercício de 2007 e tendo a citada votação se dado no ano passado, Rosalba Ciarlini nem senadora era. Mas, agora, para a transferência desses recursos ela assinou a medida esdrúxula..
MOVIMENTO
Diante de tudo quanto se viu nesse sentido está mais do que claro que os prefeitos de Upanema e de Campo Grande, as entidades organizadas de Mossoró e das outras cidades deveriam se mobilizar num movimento protestando contra essa medida. Ou não?
FONTE: Jornal O Mossoroense (Coluna do jornalista Emery Costa)

terça-feira, 28 de agosto de 2007

ESCLARECIMENTO

O BLOG UPANEMA NEWS NÃO ESTÁ SENDO ATUALIZADO DEVIDO A PROBLEMAS DE HARDWARE EM NOSSO COMPUTADOR CENTRAL.
AINDA ESTA SEMANA ESTAREMOS RETORNANDO.
OBRIGADO!
Equipe Upanema News

sábado, 25 de agosto de 2007

41ª EDIÇÃO DO JORNAL DE UPANEMA

Está chegando às bancas hoje pela manhã, mais uma edição do Jornal de Upanema, a de número 41. Os pontos de venda são as panificadoras da cidade, Celina e Dois Irmãos, ou com o jornaleiro Valdeci. O Jornal custa apenas um real.
Aguardem que ainda hoje estaremos trazendo um resumo das principais matérias.

INTER TV CABUGI EM UPANEMA NO ENCERRAMENTO DA III FECCEAS

A Feira de Ciências da escola estadual Alfredo Simonetti foi um sucesso. Todas as escolas da cidade levaram seus alunos para visitarem o evento. Ontem à tarde, chegou uma equipe da Inter TV Cabugi para fazer uma reportagem sobre a feira. O repórter prometeu que a matéria iria ao ar ainda na noite desta sexta-feira, no RN TV Segunda Edição.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

BANDA IVALDETE BASÍLIO SE APRESENTA NA ABERTURA DA FICRO

A banda de música municipal, Ivaldete Basílio da Silva, participou ontem a noite da abertura Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), em Mossoró. A banda foi uma das atrações da noite, juntamente com a banda da cidade de Felipe Guerra.
Na ocasião estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, a governadora Wilma de Faria (PSB), O Senador Garibaldi Alves (PMDB), prefeita de Mossoró, Fafá Rosado e a Deputada Sandra Rosado.

Sessão da Câmara

A sessão da Câmara hoje começou com a vereadora Maria José Bezerra – PMDB trazendo a casa um assunto bastante polêmico. Segundo a vereadora, a deputada Sandra Rosado – PSB ligou para a mesma, comunicando que estava havendo uma tentativa, por parte do deputado João Maia – PR, de remanejar os recursos de uma emenda protocolada pela deputada junto ao Orçamento Geral da União. A emenda diz respeito a alocação de recursos para construção do asfalto da BR 110 (trecho Mossoró-Upanema-Campo Grande). A vereadora disse que a deputada estava preocupada, pois o deputado estava tentando convencer a bancada a remanejar os recursos da BR 110 para BR 226, na região do seridó. A alegação seria a falta de um projeto para a BR 110 enquanto a outra BR está com toda documentação pronta. A vereadora disse que entrou em contato com o prefeito Jorge Luiz – PMDB que confirmou que ainda existe a pendência de dois projetos para que os recursos da nossa BR sejam liberados. A vereadora Maria José manifestou-se triste com essa informação e pediu aos edis que se juntem para tentar fazer com que esses recursos não sejam desviados.
O vereador Aguinaldo Elói – PP também demonstrou sua tristeza ao dizer que infelizmente as coisas no País são muito difíceis de entender, pois como se explica ter o recurso, mas não tem o projeto?
O vereador Josiel Gondim – PSB disse que não critica o deputado João Maia, pois ele está lutando por melhorias para o povo de sua região. Para o vereador, cabe aos vereadores, lideranças políticas e população, cobrar dos nossos deputados atitudes para impedir que fatos como esses ocorram.
O vereador Hermes Freire – PTB usou da palavra para cobrar do executivo, o repasse do orçamento para o ano de 2008 dentro do prazo permitido, que é dia 31 de agosto. Para Hermes, essa será uma maneira da Câmara chamar a sociedade e debater os principais pontos do orçamento com vistas em obter uma participação popular na decisão de onde colocar os recursos para o município. Hermes também comunicou que por decisão do diretório do PTB em Brasília, todos os diretórios e comissões provisórias do partido no estado do RN, estão desfeitos. Portanto, Hermes disse que agora ele está sendo somente filiado ao partido e não mais presidente do diretório do PTB no município.
Após o encerramento da sessão, o presidente Nonato Garcia – PSB comunicou-nos da sua ida segunda-feira a Natal para se reunir com representantes da empresa TIM. O objetivo, segundo Nonato, é tentar a instalação de uma antena ou ampliar o sinal da empresa para a área de Upanema. Nonato disse que a iniciativa da reunião partiu da própria empresa, portanto a expectativa é de boas notícias para população de Upanema.
Fonte: blog do Anax

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CONGRESSO DO PSB

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
CONGRESSO MUNICIPAL
PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, Comissão Provisória Municipal de Upanema/RN, na forma da parágrafo 1º do art. 19 do Estatuto Partidário, CONVOCA OS SEUS FILIADOS, para o CONGRESSO MUNICIPAL, a se realizar dia, local e horário abaixo e deliberar sobre a seguinte pauta: 1.Projeto do Regimento Interno do Congresso;2.Eleição dos Membros Efetivos e Suplentes do Diretório Municipal, Conselho Fiscal e de Ética e seus respectivosSuplentes;3.Eleição dos Delegados Municipais ao Congresso Estadual;4.Eleição dos Delegados Municipais ao Congresso Estadual de Mulheres;5. Eleição da Comissão Executiva;6. estratégias do PSB para as Eleições Municipais de 2008;7.Deliberar sobre as questões de interesse partidário.
DATA: 01/SETEMBRO/2007
HORÁRIO: 8:00 AS 12:00H
LOCAL: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE UPANEMA
Luiz Jairo Bezerra de Mendonça
Pres. Executiva Mun Provisória de Upanema/RN
Fonte: Blog de Luiz Jairo

PROGRAMAÇÃO DA GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – UPANEMA/RN
SANTAS MISSÕES POPULARES – SMP
De 25/08 a 02/09 – Upanema/RN
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA

SÁBADO – 25/08 PRÉ–ABERTURA - MOBILIZAÇÃO/PANFLETAGEM
MANHÃ
08:00 às 10:00 h – Mobilização /Panfletagem nas ruas do Setor Missionário Leste
10:00 às 12:00 h – Mobilização /Panfletagem nas ruas do Setor Missionário Norte
TARDE
14:00 às 16:00 h – Mobilização /Panfletagem nas ruas do Setor Missionário Sul
16:00 às 18:00 h – Mobilização /Panfletagem nas ruas do Setor Missionário Oeste
19:30 h – Vigila de Oração e Louvor – Semana Missionária – Igreja - Centro

DOMINGO – 26/08 – ABERTURA - DIA DO ENVIO
“Vão digam ao povo: O reino de Deus está próximo” (Lc 10,3-9)
TARDE
15:00 h – Reunião com os Missionários Locais e Externos
18:00 h – Caminhada Missionária c/ animação de Banda de Mossoró – Praça da Saudade
19:30 h – Missa de Envio – Abertura da Semana Missionária – Patamar da Igreja – Centro
– Carreata pelas principais ruas da cidade anunciado as Santas Missões Populares (Semana Missionária)

SEGUNDA-FEIRA – 27/08 – DIA DA TERNURA E DA COMPAIXÃO
“Vendo as multidões cansadas e abatidas, Jesus teve compaixão” (Mt 9,36)
SETOR MISSIONÁRIO LESTE
MANHÃ
05:00 h – Caminhada Missionária saindo da Igreja
– Ofício Divino – Enfrente a residência de Minerva – Rua Salviano Florêncio - Centro
– Café Comunitário
– Reunião com os(as) Missionários(as)
08:00 h – Visitas as casas, escolas e unidades de Saúde
TARDE
14:00 h – Reunião com os(as) Missionários(as)
14:30 h – Continuação das visitas as casas, escolas e unidades de saúde
16:00 h – Acolhida aos padres e missionários(as) externos
19:30 h – Celebração Eucarística – Nas imediações da Prefeitura/Câmara Municipal - Centro
- Chá comunitário

TERÇA-FEIRA – 28/08 – DIA DAS BEM AVENTURANÇAS E DAS MALDIÇÕES DE JESUS
SETOR MISSIONÁRIO SUL
MANHÃ
05:00 h – Caminhada Missionária saindo das imediações da Prefeitura/Câmara Municipal - Centro
– Ofício Divino – No cruzamento das Avenidas 16 de Setembro e Manoel Gonçalves (próximo ao Colégio Calazans Freire) – Santa Paz
– Café Comunitário
– Reunião com os(as) Missionários(as)
08:00 h – Visitas as casas, escolas e unidade de saúde
TARDE
14:00 h – Reunião com os(as) Missionários(as)
14:30 h – Continuação das visitas as casas, escolas e unidade de saúde
19:30 h – Celebração Eucarística – Rua Antonia Mônica – Santa Paz
- Chá comunitário

QUARTA-FEIRA – 29/08 – DIA DA ORAÇÃO E MEDITAÇÃO PESSOAL
“Mas Jesus se retirava para lugares desertos, a fim de rezar” (Lc 5,16)
SETOR MISSIONÁRIO OESTE
Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Nossa Senhora da Conceição das 08 às 17 horas
MANHÃ
05:00 h – Caminhada Missionária - Rua Antonia Mônica – Santa Paz
– Ofício Divino – Cruzamento das Ruas Augusto Pinheiro e Augusto Pinheiro (próxima a residência de Dedé do ônibus) - Pêgas
– Café Comunitário
– Reunião com os(as) Missionários(as)
08:00 h – Visitas as casas, escolas, unidade de saúde e Casa da Família
TARDE
14:00 h – Reunião com os(as) Missionários(as)
14:30 h – Continuação das visitas as Casas, escolas, unidades de saúde e Casa da Família
16:00 h – Encontro com as Famílias
19:00 h – Procissão do Santíssimo Sacramento - Cruzamento das Ruas Augusto Pinheiro e Augusto Pinheiro (próxima a residência de Dedé do ônibus) - Pêgas
19:30 h – Virgília de Oração com a Benção do Santíssimo – Conjunto Alzira Carlos (enfrente a construção do Santuário da Mãe Rainha) - Pêgas
- Chá comunitário

QUINTA-FEIRA – 30/08 – DIA DO AMOR GRATUITO SOLIDÁRIO E EFICAZ
“Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros” (Jo 3,34)
SETOR MISSIONÁRIO NORTE
MANHÃ
05:00 h – Caminhada Missionária - Conjunto Alzira Carlos (enfrente a construção do Santuário da Mãe Rainha) - Pêgas
– Ofício Divino – Enfrente a residência de Dona Maria Luiza (Zé Pequeno) – Avenida 16 de Setembro - Centro
– Café Comunitário
– Reunião com os(as) Missionários(as)
08:00 h – Visitas as casas, escolas, unidades de saúde e entidades sociais
- Missa dos Enfermos e Idosos
TARDE
14:00 h – Reunião com os Missionários(as)
14:30 h – Continuação das visitas as casas, escolas, unidades de saúde e entidades sociais
16:00 h – Celebração da 1ª Eucaristia
19:30 h – Celebração Eucarística – Estádio Freirão
- Chá comunitário

SEXTA-FEIRA – 31/08 - DIA DA IMPLANTAÇÃO DA ÁREA PASTORAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - UPANEMA

05:00 h – Alvorada saindo da Igreja, percorrendo as principais ruas da cidade
06:00 h – Caminhada Missionária, saindo da Igreja, percorrendo as principais ruas da cidade
- Café Comunitário - Igreja
08:00 h – Batizados
09:00 h – Visitas as obras de construção civil das Capelas de Upanema e Projetos Sociais – Pastoral da Criança e as instituições sociais.
18:00 h – Caminhadas saindo das saídas de Campo Grande e Mossoró e Carreatas saindo das cidades de Campo Grande e Mossoró, se encontrando na Praça Fabiano Pereira de Paula, percorrendo as principais ruas/avenidas até chegar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
19:00 h – Missa Solene de Implantação da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição – Patamar da Igreja
- Show Religioso com Pe. João Carlos e Banda – Recife/PE – Praça Pe. Adelino

SÁBADO – 01/09/2007 - DIA DO PERDÃO, DA FIDELIDADE AO EVANGELHO NAS HORAS DIFÍCIES E DA RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS
“Perdoem e serão perdoados” (Lc 6,37) “Recebam o Espirito Santo”
MANHÃ
05:00 h – Caminhada Missionária, saindo da Igreja, percorrendo as principais ruas da cidade
– Renovação das Promessas Batismais - Rio Upanema
– Café Comunitário – Rio Upanema
08:00 h – Encontro com as Crianças e adolescentes
10:00 h – Encontro com os jovens
TARDE
16:00 h – Celebração da Crisma
19:30 h – Via-Sacra pública, logo após Celebração da Fogueira (Penitencial) – Campo de Futebol (próximo ao Cemitério Público)
- Chá comunitário

DOMINGO – 02/09 – ENCERRAMENTO - DIA DO COMPROMISSO
“Que eles vejam as boas obras que vocês fazem e louvam o Pai de vocês” (Mt 5,16)

MANHÃ
05:00 h - Caminhada Missionária – Implantação do Cruzeiro – Santuário da Mãe Rainha, saindo da Igreja
- Café Comunitário – Conjunto Alzira Carlos (enfrente a construção da Santuário)
08:00 h – Celebração do Roçado de Deus
– Avaliação
- Depoimento dos(as) Missionários(as)
10:00 h – Celebração Eucarística de Encerramento
12:00 h - Almoço de Confraternização dos(as) Missionários(as)

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Alves decide que PMDB fica com os Pintos

Apodi - Está definido. O PMDB vai mesmo ficar sob o controle do grupo liderado pela família Pinto. A confirmação é do deputado estadual Valter Alves, que na segunda-feira passada, 20, se reuniu em Natal com a vice-prefeita dissidente Gorete Pinto e os líderes do grupo Klinger e Agostinho Pinto. Na oportunidade, o parlamentar, filho do senador Garibaldi Alves (PMDB), afirmou que a decisão foi tomada, faltando apenas ser oficializada.
Pelo acerto firmado na reunião, Agostinho Pinto continuará na presidência do partido até a realização da convenção municipal, a ser realizada provavelmente em outubro. Depois, transmitirá o cargo a Klinger Pinto, marido da vice-prefeita Gorete, que será escolhido em eleição de consenso. Até lá, os Pintos terão outras reuniões com a cúpula estadual do partido.Dessa forma, é dada como certa a saída do grupo do prefeito José Pinheiro Bezerra para outra sigla. Na verdade, há tempo que Pinheiro perdeu a esperança de ganhar o controle do PMDB em Apodi. Mais recentemente, ele tentou uma conversa definitiva com os líderes do partido no Estado, mas foi evitado pelo deputado federal Henrique Alves, presidente regional da sigla.
Na semana passada, o prefeito deu a resposta, ignorando a presença na cidade do senador Garibaldi Filho. Apenas o cumprimentou, friamente, durante debate sobre a implantação de uma unidade da Ufersa no município. A distância entre o prefeito e Garibaldi praticamente selou a saída dele do PMDB.Para Agostinho Pinto, a saída de Pinheiro do partido não o preocupa, “uma vez que ele já estava distante há muito tempo.” Se referiu à postura do prefeito nas eleições do ano passado, “que pesou na derrota de Garibaldi em nossa cidade”. Os Pintos entendem que Pinheiro cruzou os braços, deixando a governadora Wilma de Faria (PSB) livre para buscar os votos dos peemedebistas locais.
Certo ou não, o fato é que Garibaldi perdeu em Apodi nos dois turnos, com uma vantagem pró-Wilma superior aos dois mil votos. Foi uma das derrotadas mais acentuadas dos “bacuraus” de Apodi.
Candidatura
“Mas isso já é pesado”, afirma Agostinho. “Estamos envolvidos agora no processo de revitalização do PMDB, com vistas às eleições municipais do próximo ano”, disse.O projeto do PMDB, a partir da provável saída de José Pinheiro, é consolidar a candidatura de Gorete Pinto. O nome dela já está definida, uma vez que os peemedebistas consideram que trata-se de uma candidatura natural, posta desde as eleições de 2004, quando o partido assumiu que ela seria a sucessora do prefeito Pinheiro.

Pinheiro manterá força controlando três partidosA saída do prefeito José Pinheiro Bezerra do PMDB não significará sua fragilidade política. Pelo contrário, o prefeito continuará forte e, certamente, terá um papel decisivo nas eleições municipais do ano que vem.
É certo que Pinheiro vai controlar pelo menos três partidos políticos. O PR, no qual deverá se filiar; o PPS, que tem na presidência o advogado Kelps Lima, seu genro; e o PP, que é dirigido no município pelo vereador governista Arnaldo Costa. Essas três siglas deverão acomodar pelo menos sete vereadores e mais um número considerável de lideranças de diversos segmentos.
O prefeito, que já não fala mais como um liderado da família Alves, tem avançado as negociações para se filiar ao PR. Na semana passada, em viagem a Brasília, se reuniu com o presidente regional da sigla, deputado federal João Maia. Na ocasião, fecharam alguns pontos e transferiram para uma nova conversa a confirmação da parceria política.
É possível que a decisão seja tomada, e anunciada, no próximo sábado, 25, quando João Maia estará visitando a cidade. O parlamentar acompanhará uma equipe de técnicos que prepara um estudo de viabilidade econômica da Chapada do Apodi. Com o controle de três partidos, Pinheiro vai tentar mostrar a sua força na política local. Ele que tinha alimentado a decisão de afastar da política, ganhou nova motivação e tem dito a correligionários que vai lutar para eleger o sucessor.
O nome da preferência do prefeito é do secretário Célio Martins, irmão do ex-prefeito de Upanema, Amarildo Martins. José Pinheiro, porém, tem evitado confirmar o nome de público.

Uern publica edital para inscrições no Curso de Especialização em Geo-História em Assú

ASSÚ - Com data de segunda-feira, 20 de agosto, se deu a publicação do edital número 001/2007, expedido pela chefia do Departamento de História, do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Assú, anunciando a abertura do processo de inscrição e seleção de candidatos a uma vaga no Curso de Especialização em Geo-História da instituição. De acordo com o chefe do Departamento, professor Augusto Sérgio de Oliveira, a seleção se voltará para o preenchimento de 40 vagas. Segundo Augusto Sérgio, “as inscrições estarão abertas aos candidatos portadores de título de graduação em História e portadores de títulos de graduação em outras áreas afins de conhecimento”.
O calendário de inscrição será aberto no dia 27 de agosto em curso e seqüenciará até o dia 31 do mesmo mês, nos horários das 7h às 11h e das 19h às 22h, na Secretaria do Departamento de História do Campus Avançado de Assú. No ato de inscrição o candidato preencherá o formulário padrão: entregar duas fotos tamanho 3x4, 2x2 ou 5x7; entregar o currículo contendo cópia de documento comprobatório de conclusão do curso de graduação, cópia de documentos de identificação pessoal, experiências anteriores e os títulos, bem como, a participação em eventos relevantes para a formação profissional, com carga horária mínima de 20 horas. Também deverá ser apresentado o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, depositados na conta-corrente número 9.778-0, agência número 0214-3, em nome da Uern – Curso de Especialização em Geo-História.
Critérios
O professor Augusto Sérgio disse que os candidatos serão selecionados mediante análise curricular. “As análises dos currículos serão feitas por uma banca examinadora composta por dois professores e se realizará nos dias 3 e 4 de setembro próximo”, adiantou. Destacou que serão observados os seguintes critérios para análise dos currículos: titulação e números de cursos realizados na área ou áreas afins. Serão convocados os candidatos que obtiverem maior nota na classificação, até que sejam preenchidas todas as vagas. O resultado final do processo seletivo será divulgado pela administração do Campus Avançado através de edital, no dia 5 de setembro, às 20h. O período de matrícula será de 10 a 12 de setembro, das 7h às 11h e das 19h às 22h, na sede da unidade universitária. Os candidatos aprovados devem comparecer ao Campus portando o comprovante de depósito da matrícula no valor de R$ 100 na conta já citada. “A seleção a que se refere o edital tem validade para o período de 27 de agosto a 4 de setembro”, finalizou o professor.
Fonte: Jornal O Mossoroense
Nota do Blog: Eu fiz a última especialização em Geo-História na UERN de Assú, e recomendo. Vale a pena.

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ALFREDO SIMONETTI

A Escola Estadual Alfredo Simonetti realizará, nos dias 23 e 24 de agosto, a sua III Feira de Ciências e Cultura – FECCEAS, dentro do Projeto Amigo da Escola. A temática será a Comunicação e Arte.
Programação:
Dia 23 – Exposição das pesquisas através de trabalhos em arte.
Hora: 13h00minh às 22h00minh
Dia 24 – Inauguração da Rádio Escolar Freqüência Jovem e Jornal Alfredo Simonetti.
Acontecerão ainda apresentações da Banda Ivaldete Basílio, um grupo de danças, grupo de batuque e amostras culturais.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2007 – PROCESSO Nº 018/2007 - PMU

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão Presencial nº 006/2007, com o objetivo de Aquisição de Veículo: motor 1.0 Flex, 04 portas, com Ar Condicionado, destinado ao Programa Bolsa Família, no Município de Upanema. O Pregão será realizado no dia 04 de setembro de 2007, às 8:00 horas. O edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco, 90, Centro, Upanema/RN, mediante o pagamento da taxa de R$ 20,00 (vinte reais), informações complementares pelos telefones (84) 3325-0010 e (84) 3325-0011. Upanema/RN, em 21 de agosto de 2007 – Anaximandro Eudson de Oliveira Barbosa e Silva – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.


AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2007 – PROCESSO Nº 019/2007 - PMU

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão Presencial nº 007/2007, com o objetivo de Aquisição de Medicamentos e Material Hospitalar, para manutenção das Atividades de Saúde, no Município de Upanema. O Pregão será realizado no dia 04 de setembro de 2007, às 9:00 horas. O edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco, 90, Centro, Upanema/RN, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais), informações complementares pelos telefones (84) 3325-0010 e (84) 3325-0011. Upanema/RN, em 21 de agosto de 2007 – Anaximandro Eudson de Oliveira Barbosa e Silva – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Escolas de 14 cidades participam do Festuern 2007

Escolas da rede pública de várias regiões do Estado estão entre as selecionadas para participar, este ano, da quinta edição do Festival de Teatro Amador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Festuern.
O evento, realizado pela instituição de ensino superior, está programado para começar amanhã prosseguindo até o dia 19 de agosto, em Mossoró, mais precisamente no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A edição do Festuern contará com a participação de 40 escolas de 14 cidades, sendo que a maior quantidade é justamente de Mossoró: 18 escolas públicas.
Pendências está em segundo lugar, com cinco escolas participantes. Há ainda escolas de Angicos, Apodi, Areia Branca, Assú, Currais Novos, Florânia, Macau, Olho D'Água dos Borges, Patu, Portalegre, São Rafael e Viçosa. Considerado o maior evento do gênero teatral amador do Estado, o Festuern tem outra vez o patrocínio cultural da Petrobras, segundo a informação dada pela agência de comunicação universitária da instituição de ensino superior, em Mossoró. A cidade de Angicos se fará representada pela Escola Municipal Professora Maria Odila.
PRESENÇA
A região do Vale do Açu participará com várias escolas. De Assú participarão a Escola Municipal Monsenhor Júlio Alves Bezerra, localizada na comunidade rural de Nova Esperança; e, o Centro Educacional Dr. Pedro Amorim (Cepa), no bairro Frutilândia. A Escola Municipal Maura Bezerra simbolizará a cidade de Macau. De São Rafael se fará presente a Escola Municipal Francisco de Assis de Souza. De Pendências, participam representações das seguintes unidades escolares: Maria Cleofas Rocha, Padre José Luiz Silva, Professora Maria do Rosário (todas da rede municipal), Monsenhor Honório e Luiz Gonzaga (ambas da rede pública estadual).
Fonte: Jornal o Mossoroense
Nota do Blog: Infelizmente este ano nenhuma escola de Upanema participou. Também não sabemos informar o motivo. Em outros anos participaram as duas escolas estaduais da cidade, o Calazans Freire e o Alfredo Simonetti.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

PROJETO CAFÉ COM LETRAS


A escola Estadual José Calazans Freire realizou no último dia 18 de agosto, o projeto Café com Letras, uma espécie de soletrando para todos os alunos da escola, regado com um gostoso café da manhã. O projeto foi idealizado com o objetivo de minimizar as dificuldades de escrita e leitura dos alunos, aumentando o vocabulário, a concentração, transformando a língua portuguesa em entretenimento. Foi realizado em duas fases: a primeira foi um ditado de palavras que aconteceu na segunda-feira, dia 13 de agosto, com todos os alunos da escola, numa espécie de seletiva na qual os que obtivessem os melhores resultados com relação à ortografia, divisão silábica e acentuação, estariam classificados para a segunda fase, o soletrando. Para um melhor nivelamento, os alunos foram agrupados em três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. “A interação de toda a comunidade escolar foi muito importante no desenvolvimento do projeto e no sucesso obtido”, afirmou o diretor da Escola, Edgar.
No grupo do EJA o grande campeão foi o jovem Pedro Neto “Big Neto”, do 4º nível, turno noturno. A campeã do Ensino Fundamental foi a aluna Aline, do 7º ano “A”matutino. A disputa mais apertada aconteceu no Ensino Médio. Após várias rodadas do soletrando, a campeã foi a aluna do 3º Ano “A” matutino, Juliana Carvalho.

domingo, 19 de agosto de 2007

Viciados em royalties

Da Tribuna do Norte
Alcimar de Almeida Silva - Consultor Fiscal e Tributário
Proveniente do inglês “royal”, que significa “da realeza” ou “relativo ao rei”, o royalty era originalmente o direito que o rei tinha de receber pagamento pelo uso de minerais extraídos em suas terras. No Brasil, os “royalties” vêm a ser denominação atribuída à compensação financeira a que fazem jus os municípios, como também os Estados, o Distrito Federal e alguns órgãos da administração direta da União, pela exploração em seus territórios de petróleo ou gás natural, recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e outros recursos minerais, cuja aplicação anteriormente tenha sido vinculada, mas atualmente só não pode ser feita com pessoal do quadro permanente e com dívidas vencidas.
É bem verdade que essa receita tem proporcionado a muitos municípios a realização de investimentos permanentes ou de longa duração que asseguram às suas populações um desenvolvimento sustentável, como acaba de constatar pesquisa levada a efeito pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, indicando que no ano de 2006, no Rio Grande do Norte o Município de Mossoró aplicou 99,1% dela em investimentos; o de Upanema 85,3%; o de Apodi 82,7%; o de Assu 72,5%; os de Governador Dix-sept Rosado e Pendências mais de 60%; os de Serra do Mel e Caraúbas mais de 50%; apesar dos demais terem aplicado percentuais de 7,5%; 16,7%; 21,2%; 28,3%; 33,3%; 44,8%; e 46%.
Entretanto, o que é mais lamentável não é que grande parte dos municípios não esteja aplicando a receita em investimentos, voltados para o futuro, mas que, na sua maioria, os que aplicaram percentuais maiores ou os que aplicaram percentuais menores, estão viciados em “royalties”, descuidando-se da efetiva arrecadação dos tributos de sua competência constitucional, onde há visível capacidade contributiva das atividades econômicas aí desenvolvidas e mais ainda de outras fontes de recursos não tributárias, contentando-se com a arrecadação do I.S.S. - Imposto Sobre Serviços cobrado de empresas contratadas pela Petrobras e porque retido na fonte por esta, através de instituto inadequadamente denominado de substituição tributária que é próprio do ICMS e não do ISS.
É com tristeza que se constatam os dois aspectos desta realidade: o dos Municípios que priorizam a aplicação da receita dos “royalties” em despesas correntes e não de investimentos; e o dos que dominados pelo vício desta receita estão perdendo a exploração de fontes de receitas tributárias ou não-tributárias, desabituando ou deixando de habituar suas populações para o pagamento de suas obrigações para com o poder público. Mais do que isso, ambos os grupos estão deixando de atentar para o fato de que um dia, talvez não muito distante, as reservas de petróleo e de gás natural serão esgotadas e com elas a receita do vício, cuja falta irá implicar na manutenção das funções públicas.
Mas, nem tudo está perdido. Ainda é tempo de os Municípios onde há exploração de petróleo e gás natural e, por via de consequência, percebem “royalties” abandonarem o vício, dando prioridade na aplicação dessa receita a investimentos compatíveis com a necessidade de desenvolvimento de suas populações, dentro de planejamento de longo prazo, inclusive do Plano Diretor que a maioria deles vem de adotar e, por outro lado, iniciarem ou intensificarem esforços na realização de suas receitas próprias de Impostos (IPTU, ITIV e ISS), de Taxas (pelo exercício do poder de polícia e pela prestação de serviços), de Contribuição de Melhoria, de Contribuição de Iluminação Pública, além de receitas não-tributárias. (E-mail: aasconsultoria@bol.com.br)

90 agricultores produzem hortaliças sem agrotóxico

Muito se discute a produção de hortaliças e outros produtos “in natura” sem o uso de agrotóxico no mundo. É cientificamente comprovado o benefício à saúde humana e à preservação do meio. Porém, as dificuldades dos produtores de hortaliças para superar as pragas sem usar químicos têm sido cada vez maiores.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com sede em Assu, aposta nessa possibilidade. Desenvolve com noventa famílias o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através do qual ensina uma nova tecnologia de produção de hortaliças, associada com a criação de aves e peixes que não se utiliza de agrotóxico.
A idéia original não é exatamente PAIS. Inicialmente, o projeto se chamava Mandala, por ter a forma de estrela. Quando o inventor saiu do Sebrae, passou a cobrar royalties na Justiça pela sua criação. O Sebrae, que já dominava a tecnologia, inclusive, já havia adotado outros mecanismos, decidiu expandir a idéia pelo Nordeste.
No Rio Grande do Norte, o gerente regional do Sebrae em Assu, Fernando Antônio de Sá Leitão Morais, diz que os levantamentos técnicos para implantar as primeiras unidades no Estado começaram em outubro de 2006. O passo seguinte foi cadastrar os agricultores que tivessem uma área possível de implantação do PAIS (precisa ter água, terra e isolação ideal).
O PAIS é uma grande cisterna, com várias hortas em forma ao redor. A cisterna é cercada. Dentro, são criados peixes e dentro do cercado galinhas e patos. Nas hortas, são cultivados alface, coentro, tomate, cebolinha, entre outras hortaliças, sem usar agrotóxico. Cada unidade ocupa cerca de cinco mil metros quadrados, que são muito bem aproveitados. O melhor de tudo é que as famílias que estão participando da experiência não precisam gastar; apenas oferecer voluntariamente a mão-de-obra e colher os frutos. Ao todo, são gastos cerca de R$ 7 mil, sendo que 75% vêm da Fundação do Banco do Brasil, Ministério da Integração Nacional e Sebrae, que conta com apoio das Prefeituras. O Sebrae contrata especialistas para implantar, ensinar a produzir e comercializar.
Um dos 90 chefes de família beneficiado pelo projeto é Francisco de Assis, do assentamento Palheiros I, no município de Assu. Além de alface, coentro, cebola, ele também produz cenoura de ótima qualidade. Francisco de Assis diz que, inicialmente, apenas complementava a renda familiar, mas agora ele percebeu a possibilidade de conseguir até o sustento. Não descarta a idéia de investir na ampliação de sua unidade.
Inicialmente, foram selecionados pequenos agricultores dos municípios de Upanema, Assu, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu e Afonso Bezerra. Nesses municípios, já foram construídas 41 unidades. A meta é construir noventa até o final do ano. A Fundação do Banco do Brasil, diante dos resultados satisfatórios, já demonstrou interesse em ampliar a cota de patrocínio a fundo perdido no projeto.
Além da unidade, os agricultores também são capacitados para produzir, processar e comercializar. Das 41 já montadas, ao menos 35 já estão produzindo plenamente. Porém, o resultado com as vendas gerenciadas pelos produtores ainda não está satisfatório. Segundo Fernando Antônio, a figura do atravessador desvaloriza um produto nobre.

Concluída nova etapa de treinamentoFoi concluída ontem outra etapa de treinamento dos agricultores envolvidos no projeto. O trabalho foi desenvolvido no assentamento Palheiros I, em Assu, que formou a segunda turma de capacitação teórico-prática em agroecologia para os integrantes do projeto PAIS.
A capacitação discute conceitos e práticas relacionadas ao “fazer” agroecológico nas unidades produtivas das agricultoras e agricultores familiares, unindo o conhecimento tecnológico e o saber popular sobre o ecossistema, apresentando uma proposta de modelo de agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.Outro fator importante na agroecologia é o de segurança alimentar, que vem do entendimento de uma organização social mais adequada, na qual seja priorizada a sustentabilidade das famílias que moram no campo, garantindo o acesso à terra para plantar através de um modelo agrícola adequado que garanta o apoio à agricultura diversificada, produção de alimentos limpos e de qualidade.
“A agroecologia deve ser vista como um instrumento da transformação social e também uma quebra de paradigmas”, diz Fernando de Sá Leitão, gestor do projeto PAIS, destacando que esse tipo de modelo agrícola envolve interações positivas de cooperação, de complementaridade e de interdependência.
Fonte: Jornal de Fato

sábado, 18 de agosto de 2007

UPANEMA F. C. ESTRÉIA COM EMPATE

A equipe do Upanema Futebol Clube estreou na tarde deste sábado na 7ª Copa do Vale, contra a equipe do Ipanguassu. A partida terminou empatada em 2x2.

COMENTÁRIO DO LEITOR

Frederico Evandro disse...
Para a inauguração da nova sede da escola Calazans, já existiu todo tipo de conversa; já disseram que nunca ia terminar aquele esqueleto, que era até um adversário de Wilma que tava fazendo a obra, e que por isso, não tinha nenhum interesse em cumprir o prazo. Já disseram que tem aliado da Governadora aqui da cidade que ta reclamando da conta de telefone, de tanto ligar pra Natal pra marcar ou desmarcar a presença de Dona Wilma na inauguração do monumento. O que a internet não divulga, mas que todo mundo já sabe, é que a nova sede da Escola já foi inaugurada, e esta em plena atividade. As atividades se intensificam nos finais de semana. Eu particularmente acho muito importante essa abertura da instituição escolar para a comunidade usufruir, participar ativamente, enxergar naquilo um meio de lazer e diversão. De fato isso é o que diz também os famosos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) – tão idolatrados pelo Prof. Xavier. O problema é que o horário que esta funcionando o novo prédio não é dos mais ortodoxos, só começa mesmo lá pras 22h, é o maior reboliço na calçada, as moças e os rapazes para fazerem uma excursão para adentrar o novo prédio e descobrir os seus prazeres, e tem também excursão de rapazes, e só de moças; esta bastante diversificada e atende a todos os públicos. Tem pais que já foram pra delegacia pra vizinha provar que a menininha deles tava no novo Calazans, a autoridade policial ficou chocada com o desatino... mas no fim não deu em nada.Agora é aguardar para ver a nova escola funcionando, e esperar que a Direção consiga resolver algumas mazelas antigas, como a falta de aulas e o entra e sai dos alunos, que nem farda usam e vão de alpercatas, mini-saias, e outras vestimentas que economiza tecido e que não condizem com o ambiente escolar. Eu particularmente achei muito bonito o novo prédio, acabamento de primeira, bem estruturado, é de dar vontade de estudar lá novamente... Diferente dos quebra galos que Jorge vem construindo no Mª. Gorete, unas salinhas mixurucas, mal acabadas, mal dimensionadas... Quanto ao Novo Calazans, até bacurau ta achando bonito, só vêem um defeito: é em tom de vermelho, ‘se fosse verde seria primeira’, alguns dizem...Parece que quem vai ficar triste com a inauguração são os vigias, pois vai acabar com as visitas pré inaugurativas das meninas da cidade.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

REUNIÃO DO PMN FOI CANCELADA

A reunião que aconteceria neste sábado, na Câmara Municipal de Vereadores, para homologar a nova direção do PMN de Upanema, foi cancelada. O motivo do cancelamento é à provável saída dos principais líderes do partido no Estado, os Deputados Robinson Faria e Fabio Faria, que estão indo para o Partido Progressista – PP. Nonato Garcia, que seria o principal líder do PMN em Upanema, nos informou que entrou em contato com Robinson e ele confirmou sua saída do partido. “Não temos mais motivos para irmos para o PMN” afirmou Nonato.

Sessão da Câmara bastante movimentada ontem

Ontem pela manhã a Câmara Municipal de Vereadores realizou mais uma sessão, que contou com a presença de todos os membros daquela casa. A sessão iniciou-se com a palavra da vereadora Adelcina Barbosa – PR destacando a realização da Conferência da Saúde, onde a comunidade discutiu os problemas e apresentou propostas para melhoria do sistema de saúde do município. O vereador Neném do Cabano – PMDB reclamou da falta de fiscalização em relação a entrada de menores em festas aqui em Upanema. Segundo o vereador relatou, uma jovem de 12 anos subtraiu uma galinha de sua mãe para vender e comprar a senha para Festa do Esporte. O vereador questionou se as autoridades responsáveis por essa fiscalização estavam atuando nessas festas. O vereador Aguinaldo Elói – PP enfatizou também que é de responsabilidade dos pais a educação e permissão para ir a esses eventos e, que em grande parte os pais permanecem omissos a essa questão. O vereador Josiel gondim – PSB destacou a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática, que também está sendo realizada nas escolas do município. O tema se desdobrou para a problemática da educação no município e, o vereador Aguinaldo Elói questionou o vereador Josiel para que ela apontasse alguma sugestão para melhoria de nossa educação. Josiel Gondim citou o investimento em tecnologia e capacitação profissional como duas importantes ferramentas para mudança do quadro atual. Josiel Gondim (que também é professor) disse que foi formada uma comissão de professores na Escola Municipal Maria Gorete com o objetivo de discutir vários problemas relacionados a estrutura funcional da escola. Entre os problemas apresentados pelo vereador, está a questão dos professores que estão ganhando sem dar expediente na escola. Os chamados funcionários fantasmas. Segundo o vereador, o caso será comunicado pela comissão ao secretário municipal de educação, Antonio Nicácio, para que seja tomada uma providência. O vereador Valério Augusto – DEM fez duras críticas ao secretário de educação do município e a secretária de saúde, no sentido que não prestarem contas dos convênios que as secretarias possuem com o governo federal.
No final da sessão, a presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Upanema – SINDSERPUP veio saber da Câmara o resultado da conversas de alguns vereadores com o contador da Prefeitura de Upanema a respeito do pagamento dos FGTS dos funcionários da mesma. O vereador Neném do Cabano disse que o contador afirmou que da parte dele não estava havendo atrasos, mas que a prefeitura estava com dificuldades em relação à lista dos beneficiados, principalmente nos meses em que a prefeitura deixou de pagar a contribuição. Segundo o vereador, essa relação só pode ser enviada pela Caixa Econômica em Recife. A presidente do sindicato reafirmou o empenho da instituição no sentido de agilizar o pagamento dos benefícios aos servidores que tem direito.
Fonte: Blog do Anax

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PMN ESTÁ SE ORGANIZANDO EM UPANEMA

Próximo sábado, a partir das 9 horas, acontecerá uma reunião da nova direção do PMN de Upanema. O partido será composto pelos antigos membros do PSB, sendo que, o provável presidente será Joaquim Rocha. “Ele só não será o presidente se não quiser”, afirmou o Vereador Nonato Garcia. Por sua vez, Nonato está esperando a definição para saber se perde o mandato ao sair do PSB para ingressar no PMN.

NOVA ENQUETE

A Festa do Esporte 2007 foi um tremendo sucesso de público. Ferro na Boneca animou geral. Já o resultado da Festa do Esporte 2006 foi o seguinte:
VOCÊ GOSTOU DA FESTA DO ESPORTE 2006
SIM - 67,19% (43 votos)
NÃO - 32,81% (21 votos)
Total: 64 votos
Vamos ver o resultado da festa deste ano. Vote em nossa nova enquete.
Você gostou da Festa do Esporte 2007?
Sim
Não

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Mirandas é de Caraúbas!

Mirandas é de Caraúbas! Esta foi uma das frases proferidas pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro, na reunião da última segunda-feira com membros do Diretório Municipal do PT. Mineiro ainda desafiou: tragam qualquer documento que, ao longo da história, cite que Mirandas é de Upanema que eu retiro o projeto.

UPANEMA SEM INTERNET

Grande parte dos usuários do serviço de internet via rádio, oferecido em Upanema pela empresa RN Lan, estão desde ontem sem poder acessar a internet. Segundo me informou o responsável pela empresa em Upanema, Marlos Wendel, cidade possui duas torres que distribuem o sinal para os usuários, uma é a torre da FM e a outra é a torre da retransmissora. O problema aconteceu porque o AP da torre da FM queimou, deixando os usuários conectados a ela sem poder acessar. O equipamento já está em Mossoró e a expectativa é de que o mais rápido possível seja resolvido o problema.
Nota do Blog: este foi o motivo de nosso blog não ter sido atualizado na maior parte de ontem e hoje.

Municípios discutem programas

Janduís - Foi realizado no último sábado, 11, neste município o primeiro encontro de lideranças e autoridades educacionais para discutir sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e a continuação do programa Mova Brasil nos municípios que estão fora da abrangência produtiva da Petrobras. O evento contou com representantes de 18 municípios da região do Médio-Oeste potiguarA deputada federal Fátima Bezerra, relatora do Fundeb, proferiu palestra sobre o tema, abordando assuntos como: Conselho e Controle Fiscal, Piso Salarial e Jornada de Trabalho, Lei de Responsabilidade Fiscal e Fundeb e Recursos do Fundeb para o Ensino Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O público teve a chance de discutir em plenária, bem como tirar suas dúvidas sobre os procedimentos para a condução do programa nos municípios.
A respeito do piso salarial, a parlamentar informou que o Congresso Nacional estuda a possibilidade de flexibilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal, a fim de que os Municípios possam pagar o piso que será estabelecido. Além do mais, há uma tendência, segundo Fátima Bezerra, de crescimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), isso acrescido com a injeção de mais recursos do Governo Federal no setor de educação, que permitirá que as Prefeituras possam assumir o piso salarial.
Sobre o Mova Brasil, ficou acordado que será tirado um documento a fim da continuidade desse programa, tendo em vista os bons resultados obtidos no tocante à redução do analfabetismo. O documento, assinado por todos os presentes, será encaminhado à direção da Petrobras, que mantém o programa.
Entre as autoridades presentes, a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, Caramuru Paiva, do projeto Dom Helder Câmara, Antônio Gomes Batista - "Braga" , presidente da Câmara Municipal de Janduís, e o prefeito Salomão Gurgel.
O município oestano recebeu caravanas das cidades de Caraúbas, Patu, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Paraú, Rafael Godeiro, Messias Targino, Almino Afonso, Umarizal, Olho D'água do Borges, Itaú, Severiano Melo, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Lucrécia, Upanema e de Rodolfo Fernandes. O prefeito de Rodolfo Fernandes, Francisco Germano Filho, fez questão de levar todo o seu secretariado para participar da reunião.
Ao todo, cerca de duzentas pessoas participaram da atividade, entre autoridades, professores, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada como um todo.
Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, 14 de agosto de 2007

PROVAS DAS OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA ACONTECEM HOJE

A aplicação das provas da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está acontecendo hoje, também em Upanema. Em todo o Brasil foram mais de 17 milhões de alunos inscritos. Em Upanema, os professores esperam que os alunos melhorem o resultado do último ano, quando ninguém conseguiu atingir uma nota equivalente a 5,0.

Por que é importante participar da OBMEP
Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas.

ALUNOS PARTICIPAM DE EXCURSÃO A MOSSORÓ

No último dia 8 de agosto, os alunos do oitavo ano da Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, viajaram a Mossoró em uma excursão cultural. Lá eles visitaram o Museu Municipal, Museu do Petróleo, Teatro Municipal, Biblioteca Pública Municipal e o Mossoró West Shopping. Os alunos voltaram entusiasmados com o conhecimento adquirido, além do que foi uma aula diferente, provavelmente ficando na memória por toda vida. Os alunos foram acompanhados pelos professores Dário (organizador da excursão) e Roseane.
Matéria enviada pelo professor Dário Alessandro

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

DEPUTADO FERNANDO MINEIRO ESTARÁ EM UPANEMA LOGO MAIS À NOITE

O Deputado Estadual Fernando Mineiro estará logo mais à tarde em Upanema. Segundo me informou Edgar, presidente do Diretório Municipal do PT, Mineiro vai participar de uma reunião, a partir das 18h00min, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com os membros do PT local.

UM ANO DE UPANEMA NEWS

Exatamente a uma ano atrás, no dia 13 de agosto, entrava no ar o Blog Upanema News. Nossa primeira notícia foi sobre a 1ª Semana Paroquial da Família, realizada pela Igreja Católica, e a presença do Bispo Dom Mariano Manzano em nossa cidade.

Feira da Agricultura Familiar em Upanema

Estamos confirmando a Oficina de elaboração da proposta de criação da Feira da Agricultura Familiar de Upanema com a seguinte agenda abaixo:
Dia 15 de agosto 9:30 às 11:30 - Reunião com a comissão da feira (Elzimar, Tarcísio, Diego, Edward, Lira, Paulino e Lilia) com a participação de Sarah Vidal e José Wilson Tavares, para definir a programação da oficina e outros encaminhamentos.
Dia 17 de agosto 9:00 às 16:00 - Oficina de elaboração da proposta de criação da Feira da Agricultura Familiar de Upanema com a participação do grupo citado acima e mais os/as cadastrados/as para participarem da feira.
Contamos com a participação de todos/as e qualquer dúvida entrar em contato conosco.
José Wilson Tavares PDHC/Assocene/SCC
Fonte: Blog de Luis Jairo

Associações Rurais de Upanema realiza avaliação da Assistência técnica municipal.

Realizou- se no último dia 09.08.2007 no Salão Paroquial de nossa cidade uma REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA TECNICA PRESTADA EM NOSSO MUNICIPIO. O evento contou com a participação dos representantes das Associações Rurais do nosso municipio, o Forum das Associações, O STR Upanema, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o PDHC (Projeto Dom Helder Câmara). O objetivo principal desta reunião é fazer uma avaliação da assistência técnica prestada em nosso municipio, em todos os ambitos (Assentamentos, Comunidades organizadas e não-organizadas) e elaborar um documento contendo os principais problemas enfrentados pelos agriculltores(as) com relação á assistência tecnica e ao mesmo tempo propor soluções e encaminhamentos para um melhor aproveitamento desta assistência. Esse evento está sendo provocado pelo STR Upanema e pelo Forum das Associações Rurais de Upanema e está sendo coordenado pela Fetran (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN), atraves de sua assessoria. A proxima etapa desta avaliação já está agendada para o dia 20.09.2007 e ai, já sairá a primeira versão desta avaliação.

COMENTÁRIO DO LEITOR

Amigo não devemos criticar sem procurar saber o que aconteceu. Eu como responsável pelos carros de som do Prefeito, digo e afirmo que a veraneio estava no freirão pra ser feito a solenidade de encerramento, só que a veraneio não tinha como entrar dentro do estádio pelo portão pq batia na parte de cima da veraneio. Mesmo assim eu disse a Dequinha as 8:30hs no estádio que fizesse a entrega fora do campo e ele disse que dava certo, só que as 16:30 eu mandei Edinho tirar a veraneio que estava na apresentação dos motociclistas na Av 16 de setembro e levar para o freirão(Dequinha disse que levasse as 17:00hs e eu mandei as 16:30hs, quem estava na 16 de setmebro viu a veraneio sendo tirada de lá, inclusive foi preciso parar o evento) quando a veraneio chegou lá o Sr Dequinha disse que não precisava que iria fazer dentro do estádio mesmo, portanto amigo, quem estava no freirão viu a veraneio lá fora, ninguém tem culpa se não precisaram. E vou dizer mais, a veraneio e a carrocinha estavam a disposição tanto da festa do esportes quanto do evento de Núbio, Inclusive a carrocinha foi pra Caraúbas na sexta, veio no sábado só pra os eventos na cidade e voltou no domingo pra Caraúbas.
Veja a programação:
1 - A veraneio fez anúncio da festa dos esportes durante a semana pelas ruas da cidade.
SEXTA1 - A veraneio faz o som da seresta pedido de Bié à Manezinho Cidor, as 21:00hs no Bar Do Bié.
SÁBADO1 - Berguinho levou a veraneio até o freirão as 9:00hs e perguntou ao Sr Dequinha a programação, e o mesmo disse que levasse as 17:00hs pra entrega da premiação.
2 - A carrocinha chega de Caraúbas as 11:00hs dá uma volta pela cidade divulgando a festa e vai pra o rio fazer movimentação, ficando lá até as 15:30hs.
3 - A carrocinha saí do rio as 15:30hs vai pra praça(Restaurante do Valdete)e fica por lá até 16:00hs quando Núbio vem dizer que já vai começar o evento.
4 - A carrocinha vai pro o evento de Núbio as 16:00hs.
5 - A veraneio as 16:30hs é levada do local do evento de Núbio pra o estádio freirão(inclusive Núbio queria que não levasse que era pra servir de palanque pra os jurados, e eu disse que a veraneio estava programada pra o evento de Dequinha).
6 - As 18:30hs a veraneio passa ao lado do evento de Núbio fazendo uma carreata pelas ruas da cidade com o time que foi campeão no evento de Dequinha(se fez passeata com o time é prova que estava no freirão). Apartir daí acabou a programação da veraneio.
7 - A carrocinha saí as 20:hs do evento de Núbio pra praça pública, fazer a movimentação pra festa de Dequinha.
8 - As 21:30hs Núbio chega na praça pra fazer entrega da premiação do evento dele.
9 - As 22:00hs o som do rapozão é desligado, já que o ofício que tínhamos enviado pra o delegado de polícia era até as 22:00hs.
Portanto, tanto a veraneio quanto a carrocinha estavam servindo aos dois eventos, sorte nossa é que tem Celinho e Jorge pra mandar os carros de som DELES, CARROS DA CLC, pra os eventos da cidade. Faço esse comentário(pq os carros de som foi citado) pra dá satisfação aos leitores que estão longe pra saber da verdade.
Um abraço
Júlio César

CONCURSO DA CÂMARA: PRAZO PARA INSCRIÇÃO É PRORROGADO

A data para o término das inscrições do concurso da Câmara Municipal de Upanema foi prorrogada para o dia 17, próxima sexta-feira. O motivo foi uma nova recomendação para os inscritos que pretendem tentar a isenção da taxa. Agora eles deverão levar até a Câmara: Xerox do título de eleitor, para comprovar que vota em Upanema, Xerox da Carteira de Trabalho e uma declaração de carência, colocando todos em um envelope lacrado.

domingo, 12 de agosto de 2007

DEP. ESTADUAL DR. LEONARDO ESTEVE PRESENTE ONTEM EM UPANEMA

O Deputado Estadual, Dr. Leonardo, entregando o troféu de Campeão da Taça Cidade de Upanema ao presidente do São Paulo, Gledson Targino.

As poucas pessoas presentes ao estádio Freirão ontem à tarde, na grande final da Taça Cidade de Upanema, saíram reclamando da falta de prestigio da população upanemense, como também das autoridades com relação a este evento. Apesar de ter um Deputado Estadual presente, não tinha nenhum vereador de Upanema, nem prefeito e nem vice. Não tinha sequer um carro de som no evento! Eu, como estive no local, posso afirmar que foi uma vergonha a situação presenciada.


São Paulo, Campeão da Taça Cidade de Upanema 2007














Cantareira, da cidade de Janduis, equipe vice campeã da Taça Cidade de Upanema.











Mas o que será que aconteceu para ninguém ir prestigiar tamanho evento? Com a resposta, os leitores.

FOTOS DA FESTA DO ESPORTE 2007

As primeiras fotos da festa do Esporte 2007 já foram adicionadas. Confiram:
http://upanemaflash.blogspot.com/
Durante todo o dia estarei postando mais fotos.

FERRO NA BONECA EM UPANEMA

A festa com Ferro na Boneca foi uma das maiores que já aconteceram em Upanema. O Portal do Sol estava lotado. A banda correspondeu à expectativa e mostrou que é uma das melhores do Ceará. Pra encerrar a noite, Tibalançar também não deixou a desejar.

SÃO PAULO É O CAMPEÃO DA TAÇA CIDADE DE UPANEMA 2007

Após várias partidas realizadas durante todo este sábado no Estádio Freirão, foi realizada a grande final da Taça Cidade de Upanema, entre as equipes de Janduís e o São Paulo (Upanema). A partida foi muito corrida, mas o placar manteve-se em zero a zero, levando o jogo para a decisão nos pênaltis.

Nas cobranças de penalidades, o São Paulo estava mais tranqüilo e não perdeu nenhum pênalti, enquanto que o time de Janduís perdeu dois e jogo por 4x1.

Confira neste vídeo exclusivo todas as cobranças de pênaltis e a comemoração do São Paulo, Campeão da Taça Cidade de Upanema 2007, com direito a peixinho. Vale a pena conferir.

sábado, 11 de agosto de 2007

MOTOS APRESENTAM UM SHOW DE ACROBACIAS

Acabou agora a pouco um show de acrobacias em motos, realizado na Avenida 16 de Setembro em Upanema. Um grande público marcou presença para assistir o evento.

Confira o vídeo:

 

Show de motos

A partir das 16:00h, na Avenida 16 de Setembro, acontecerá outra apresentação das motos fazendo acrobacias.

É HOJE! TRADICIONAL FESTA DO ESPORTE 2007

É HOJE!
Tudo pronto para realização de mais uma tradicional Festa do Esporte. A animação este ano ficará por conta da melhor banda de Forró pé de serra do Ceará, Ferro na Boneca. A festa começará pontualmente às 23h:30min.

MENSAGEM DO LEITOR

A Liga Açuense de Desportos lamenta o que aconteceu com a equipe sub-20 de Upanema.
Aproveitamos o espaço para nos solidarizarmos com a equipe e desejar que venha forte para competir e disputar o título da 7ª Copa do Vale de Futebol.
Atenção! Não esqueçam. Começa dia 18/08 às 15h15min, Seleção de Upanema x Seleção de Ipanguaçu.
Um abraço a todos da querida Upanema.
Francisco das Chagas.

RESULTADO DOS AMISTOSOS DO VOLEIBOL

Resultados dos amistosos realizados na noite desta sexta-feira no ginásio poliesportivo Wilneram Cabral em Upanema:
A seleção feminina ganhou a partida contra a equipe da cidade de Governador Dix-Sept Rosado por 2 x 1. Já a equipe masculina de Upanema perdeu, também para a equipe de Governador Dix-Sept Rosado, por 3 x2.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

SUB-20: VIRA EM TRÊS E ACABA EM SEIS

Final de jogo e final da participação da equipe de Upanema no Campeonato Estadual Sub-20.
O time de Upanema esteve perdido em campo e a prova disso é o resultado: Alecrim 6x0 no Upanema F. C..
Agora é pensar sobre tudo o que aconteceu neste campeonato, tanto os pontos positivos quanto os negativos, e trabalhar para que no próximo campeonato possamos ir mais longe.
Na opinião deste blog, a equipe de Upanema precisa criar urgentemente o seu departamento jurídico para que os problemas fora de campo sejam rapidamente resolvidos, para não perdermos mais no tapetão.

SEMIFINAL DO SUB-20: FIM DO PRIMEIRO TEMPO

Upanema está jogando neste momento em Natal contra a equipe do Alecrim, pela semifinal do Campeonato Estadual Sub-20.
A partida iniciou com um atraso de cerca de 30 minutos por falta de policiamento.
Upanema desde os primeiros momentos demonstrou nervosismo, sabendo que, jogando na casa do adversário e sem seus principais jogadores, seria quase impossível conseguir sua classificação.
Resultado do primeiro tempo: Alecrim venceu por 3x0.

AMISTOSOS NO VOLEIBOL

Logo mais, a partir das 18h30min, acontecerão dois amistosos envolvendo as equipes de voleibol de Upanema e Governador Dix-sept Rosado no Ginásio Wilneram Cabral. O primeiro jogo será disputado pelas equipes femininas. A Segunda partida será das equipes masculinas.

ATENÇÃO! HOJE É O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA CÂMARA

Muitas pessoas estão tendo problemas com a documentação necessária para a inscrição, principalmente referente à xerox da carteira de trabalho para quem não vai pagar a taxa de inscrição. Se possível, os interessados procurem primeiro informações na Câmara Municipal, para poder tirar a xerox dos documentos.

Direção do Upanema sente-se prejudicada pela FNF


"Não acreditamos mais nessa diretoria e com ela nós não vamos mais disputar nenhuma competição"


A atual administração da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) conquistou mais um adversário, podendo provocar inclusive uma nova baixa entre as equipes que disputam a 2ª divisão do Campeonato Estadual. Indignados com as atitudes da entidade, que consideram armação, a direção do Upanema Futebol Clube faz duras críticas em relação a alguns episódios registrados também com o time da categoria sub-20.
O porta-voz das reclamações é o próprio prefeito do município de Upanema, Jorge Luiz, presidente de honra da equipe. Ele denuncia que o mando de campo na semifinal do sub-20 era do seu time, e a FNF resolveu reverter em favor do Alecrim alegando a pontuação da primeira fase. "A questão é que no grupo do Alecrim teve um jogo a mais do que o nosso", esclarece o dirigente.
Além da mudança súbita na ordem da classificação, uma outra coincidência, deixou a diretoria do Upanema bastante irritada e muito desconfiada. No primeiro jogo da semifinal, jogando em casa, o time upanemense tinha dois jogadores com dois, da série de três cartões amarelos. Se recebessem o terceiro não jogariam em Natal a segunda partida contra o Alecrim.
"Por incrível que pareça, exatamente os dois jogadores receberam do árbitro da partida o terceiro cartão amarelo e ficam fora do jogo decisivo. Uma prova clara de armação para nos prejudicar", desabafa o prefeito Jorge Luiz. Chateado com tudo que aconteceu, também na 2ª divisão, sua posição de momento é de que com os atuais ocupantes da FNF, a cidade ficará de fora das duas competições em 2008. "Não acreditamos mais nessa diretoria e com ela nós não vamos mais disputar nenhuma competição", encerrou indignado o prefeito.
Fonte: Jornal O Mossoroense

DEU NO JORNAL TRINUNA DO NORTE

Sub 20
Nesta sexta-feira, no “JL” início da decisão para ver quem vai à final do Estadual sub 20, quando jogam Alecrim e Upanema, às 15h. Os dirigentes ainda tentaram levar o jogo para o Machadão, mas a SEL deu um não, deixando o presidente do Verdão, Edvaldo Gomes, cuspindo maribondo.

SERESTA

Grande seresta hoje à noite no “Bar de Miguilinho”. A animação será do cantor Orlando Peres.

SERESTA NO BAR DE BIÉ

Também acontecerá uma grande seresta, logo mais à noite, no “Bar de Bié” na Rua Cônego Militão. A seresta será animada por Bastos dos Teclados e Idivam Araújo.

RIFA

Acontecerá logo mais a noite a rifa de um boi na casa do senhor Expedito Francilino, na Rua Manoel Bezerra.

RESENHA DA CÂMARA: ESTUDANTES COBRAM MELHORIAS

A Sessão Legislativa desta quinta-feira foi muito movimentada. Contando com a presença de muitos universitários, a Sessão acabou se transformando em uma Audiência Pública para que o público presente pudesse participar com perguntas e questionamentos.
Inicialmente, o estudante do curso de Filosofia, Lázaro Carlos, utilizou a tribuna para explicar a pauta de reivindicações que trazia os universitários até aquela casa.
Basicamente, os universitários querem melhorias no transporte que os levam diariamente até as universidades mossoroenses. Citaram alguns problemas como os “caroneiros” que ocupam a vaga de estudantes, a superlotação do ônibus, quando muitos universitários vão em pé até Mossoró, e reclamaram, principalmente, da troca de ônibus quando o time do Upanema vai jogar fora pelo campeonato da Segunda Divisão e pelo Sub-20. Segundo eles, o ônibus que colocam sempre a sua disposição não tem as condições necessárias para fazer a viagem: além da falta de poltronas, faltam vidros nas janelas e o barulho é ensurdecedor.
Os universitários mostraram como única solução para todos os problemas, a compra de um novo ônibus para transportá-los.
Além de todos os vereadores terem se manifestado favoráveis a solicitação dos estudantes, o presidente da Câmara, Nonato Garcia, se mostrou solicito com os universitários e prometeu que vai conversar com o prefeito Jorge Luiz ainda esta semana e trará uma resposta sobre o problema.

RESENHA DA CÂMARA II

O estudante Fábio, dos Quatro “S” (Sabiá, São Manoel, Sombreiro e São Sebastião), também utilizou a tribuna, mas, para cobrar melhorias para a sua comunidade. Segundo ele, o Assentamento Sombreiro está precisando de abrigo para passageiros, iluminação e um posto de saúde para a comunidade. Os vereadores parabenizaram o jovem pela iniciativa e foram unânimes em aprovar um requerimento solicitando do prefeito a realização dessas obras.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Governo anuncia água potável para assentamentos

Durante a manhã de ontem, também foi assinado um convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a ampliação e diagnóstico do sistema de abastecimento de água em assentamentos do estado. Inicialmente, serão gastos aproximadamente R$ 3 milhões, para melhoria, ampliação e construção de reservatórios, além da implantação de redes de adução e distribuição domiciliar de água.As ações visam garantir água potável água potável para as mais de três mil famílias beneficiadas nos 25 assentamentos distribuídos nas cidades de Mossoró, Bento Fernandes, Governador Dix-Sept Rosado, Macaíba, Upanema, Açu, São Miguel do Gostoso, Ceará-Mirim, Apodi, Campo Grande, João Câmara e Taipu.A solenidade ocorreu no auditório da governadoria, com a presença da governadora Wilma de Faria, do vice-governador e secretário de recursos hídricos, Iberê Ferreira, do superintendente regional do Incra, Paulo Sidney Gomes, e de representantes de alguns assentados.
Fonte: Diário de Natal

Upanema

Onildo Bezerra, vice-presidente do U.F.C. propôs o interior do estado lançar um candidato sério a presidência da Federação nas próximas eleições. O estado, para a FNF, é somente a região leste do estado.
Fonte: Blog Apodibaixo do Pano

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

CONGRESSO MUNICIPAL DO PSB

Até o dia 09 de setembro estaremos realizando o Congresso municipal da agremiação para eleição do Diretório municipal, Delegados ao Congresso estadual e da comissão Executiva Municipal. Que fiquem atentos os filiados que muito brevemente estaremos publicando o Edital. Ainda esta semana estaremos realizando uma reunião para definirmos o dia.
Fonte: Blog de Luis Jairo

FALTA POUCO PARA INAUGURAÇÃO DO CALAZANS

Parece que a notícia da inauguração do Calazans até o próximo dia 30 tem fundamento. Digo isto porque este blog foi informado pelo Diretor do Calazans, Edgar, que tem uma empresa instalando a placa com o nome do colégio na fachada do novo prédio. Agora só está faltando os quadros.
Então, confira em primeira mão como ficou a fachada do Novo Calazans.

WILMA DE FARIA PODERÁ VIR A UPANEMA AINDA ESTE MÊS

Esta é exclusiva! Um membro da oposição local me informou, neste último final de semana, que a governadora Wilma de Faria está preparando sua vinda a Upanema ainda este mês. Já existe até uma data marcada, o dia 30. Apesar de a informação ser extra-oficial, ele afirmou que ela virá inaugurar o Calazans e a Delegacia. É aguardar.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

ATENÇÃO!

ESTA É A ÚLTIMA SEMANA PARA QUE OS INTERESSADOS EM FAZER O CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA POSSAM SE INSCREVER.
AS INCRIÇÕES PODERÃO SER FEITAS ATÉ ÀS 23h59min DO DIA 10 DE AGOSTO DE 2007 NO SEGUINTE ENDEREÇO: www.concursos-rn.com.br

Concurso da Câmara poderá ser gratuito

Conversei com uma fonte segura ligada a Câmara Municipal de Vereadores, que me disse que existe a possibilidade do presidente da casa, vereador Nonato Garcia – PSB, tornar a inscrição para o concurso público da Câmara gratuita. O motivo seria uma exigência que a lei aprovada pela casa impõe para que as pessoas com renda menor que 1,5 salário e pessoas sem renda, que dar direito a gratuidade da inscrição, precisam comprovar tal situação através de documentação da Delegacia Regional do Trabalho. Por já ter enfrentado vários problemas com a justiça em outros concursos em municípios vizinhos, a Delegacia está se negando a liberar o documento aos interessados. Portanto, a fonte disse que para evitar o prejuízo para as pessoas de baixa renda, o vereador Nonato Garcia estuda a possibilidade de liberar as inscrições gratuitas para todos os interessados. Para aqueles que já pagaram, a fonte nos disse, que será estudada uma forma de devolver o dinheiro. Mas, como já disse no começo da matéria, essa é uma informação extra-oficial.
Fonte: Blog do Anax

FABIANO JÚNIOR RECEBE PROPOSTA TENTADORA DE BANDA MOSSOROENSE E PODE DEIXAR O TIBALANÇAR

Fabiano Jr. recebeu uma proposta tentadora da banda Suvaco de Cobra

O cantor upanemense Fabiano Júnior, está procurando alçar vôos mais altos. Principal voz há vários anos do Forró Tibalançar, de Upanema, Fabiano está cantando desde o mês passado na banda mossoroense Suvaco de Cobra.
Segundo me informou, ele ainda não decidiu em qual das duas bandas vai ficar cantando. A decisão vai ser tomada após a Festa do Esporte. A tendência é que ele escolha a banda mossoroense, pois, é uma proposta profissional muito boa. Entre as vantagens está à gravação de duas músicas próprias da banda e uma apresentação em setembro na TV Diário.

ESCOLA ALFREDO SIMONETTI REALIZA I CONFERÊNCIA PAM

A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti promoveu no último sábado dia, 4 de agosto, a I Conferência PAM (pais, alunos e mestres) onde foram discutidos vários assuntos. O principal assunto discutido foi “o direito e deveres de todos”. Neste primeiro encontro foram convidados os pais e alunos dos 6º anos turmas 'b' e 'c'. Na conferência foram realizadas palestras e oficinas que ajudaram a desenvolver o tema. A diretora da Escola, Maria do Socorro (Pequena), professores e funcionários participaram ativamente da organização e funcionamento da conferência, que deve ser estendida a todas as outras turmas, pois o resultado, na opinião dos presentes, foi muito positivo.
Matéria enviada pelo professor Dário Alessandro.

SINDSERPUP GANHA DIREITO AO DESCONTO EM FOLHA DA CONTRIBUIÇAO SINDICAL

Um membro do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema - Sindserpup me chamou atenção para o fato de a Justiça ter sido favorável ao sindicato na questão do desconto em folha da contribuição sindical, que não estava sendo efetuado pela Prefeitura de Upanema. O acórdão foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 13 de julho.
Resta saber se ainda cabe recurso por parte da prefeitura.
Confira o acórdão:

Acórdão nº 67.589
Recurso Ordinário nº 00400-2006-016-21-00-0
Desembargador Relator: Ronaldo Medeiros de Souza
Recorrente: Município de Upanema
Advogado: Francisco Welithon da Silva
Recorrido: Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Upanema – SINDSERPUP
Advogado: Giovanni Jervis Diógenes e Medeiros
Origem: Vara do Trabalho de Assu/RN

Ementa: Contribuição associativa sindical. Art. 545, da CLT. Recolhimento.
Constitui dever do empregador, ainda que ente público da administração direta, efetivar o desconto de contribuição sindical associativa nos salários dos seus empregados, e subseqüente recolhimento ao ente indicado como beneficiário na autorização subscrita pelo empregado consignante. Previsão do art. 545, da CLT.
Recurso improvido.

Decisão: Acordam os Desembargadores Federais e as Juízas do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, por unanimidade, conhecer do recurso. Mérito: por unanimidade, negar provimento ao recurso. (Sala das Sessões, 05 de junho de 2007).

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

PROGRAMA AGRINHO CAPACITA PROFESSORES DE UPANEMA

O Programa Agrinho realizou no último sábado, dia 04, uma capacitação destinada aos professores do 1º ao 9º ano que lecionam nas escolas da Zona Rural de Upanema. A capacitação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

O Programa Agrinho é educativo, transformador e capaz de provocar mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental.
O Objetivo do Programa é proporcionar mudanças de hábitos quanto à preservação ambiental, à saúde, educação e cidadania, por intermédio de uma ação conjunta da escola, dos pais, alunos e da comunidade rural, visando formar cidadãos empenhados na defesa da sociedade e do meio ambiente. Além disso, o Agrinho contribui para a formação profissional do trabalhador e o produtor rural do futuro. Fazendo com que os alunos tenham a consciência que eles podem ter uma profissão dentro da sua comunidade. O programa também capacita os docentes das escolas rurais, para trabalharem os temas de forma transversal ao programa curricular, criando assim uma interdisciplinaridade dos temas com as matérias já estudadas na escola: português, ciências, matemática, inglês e outras.
Quem executa o programa Agrinho é o Senar – RN, com as secretarias municipais de educação, Emater – RN, Sebrae – RN, as prefeituras municipais, com as secretarias de educação, tendo um apoio importante, da COEX, UFERSA e ANE, e ainda o Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Idema, os dois últimos firmaram a parceria para este ano.

ABC E AMÉRICA TAMBÉM EMPATAM

Já pelo Campeonato Estadual Sub-20, dois empates. Upanema empatou com o Alecrim em 3x3, e na outra semifinal o ABC empatou com o América em 1x1.

SEGUNDONA: POTYGUAR MAIS PRÓXIMO DA PRIMEIRA DIVISÃO

Na primeira partida da grande final do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, o Potyguar de Currais Novos conseguiu uma importante vitória na casa do adversário, o Cruzeiro de Macaíba, por 1x0. Agora, o Potyguar poderá perder até por um gol de diferença no próximo jogo, domingo dia 12/08, que será o campeão estadual da segundona.

UMA INICIATIVA DIGNA DE SER SEGUIDA NA AGRICULTURA FAMILIAR DE UPANEMA.

O agricultor Francisco Fernandes, conhecido por Chico de Juvenal, é protagonista de uma iniciativa muito interessante na agricultura de Upanema, sua iniciativa, só comprova que a agricultura familiar é viável. Morando na zona urbana e com a dificuldade de conseguir trabalho, Francisco decidiu plantar horta para vender na cidade. Para isso contou com o apoio fundamental dos familiares do saudoso Tonheiro das Barreiras, que cederam um terreno na margem do Rio Upanema para Francisco iniciar sua experiência. O início foi difícil e segundo Francisco, ele perdeu alguns canteiros de coentro e alface para poder encontrar a maneira correta do cultivo, pois não contava com orientação técnica.
Em uma área de 0,25ha Francisco cultiva coentro, alface, pimentão, tomate, mandioca, mamão e outras fruteiras. Toda a produção é vendida na cidade de Upanema e o seu produto não contém nenhum tipo de agrotóxico ou adubo químico. A estrutura que Francisco dispõe, em quase um ano nesta luta, é o solo aluvião da margem do Rio Upanema na comunidade Barreiras, a água do próprio Rio e dois regadores com capacidade para 5L que usa duas vezes ao dia para irrigar as plantas utilizando a força braçal.
Francisco não revela os valores que consegue lucrar por mês, mas garante que não sente saudade da época que trabalhava “alugado”, além de ter dado a oportunidade a uma pessoa que o ajuda no cultivo e outra que faz a comercialização.
Francisco é um dos agricultores cadastrados para participar da Feira da Agricultura Familiar de Upanema que está sendo discutida com apoio do Projeto Dom Hélder Câmara, STR Upanema, Terra Livre, Sertão Verde, Emater, PM de Upanema e Associações com perspectiva de iniciar as vendas neste segundo semestre.
Para melhorar as condições de trabalho, Francisco aguarda a execução de um projeto de horta através da Prefeitura/Governo Federal que prevê a instalação de um sistema de irrigação nesta área. De acordo com consultas trata-se do Pronaf Infra-Estrutura (contrato 125308-45) assinado em 24/11/2001, que é um convênio liberado pelo Governo Federal com execução da Prefeitura Municipal de Upanema que prevê a implantação de infra-estrutura hídrica e de apoio a produção do município, inclusive, a implantação de duas hortas nas comunidades Umari e Barreiras, porém, estas hortas até o momento não foram implantadas e segundo o site da Caixa Econômica Federal este projeto foi totalmente liberado e a situação da Obra/Serviço é de atraso.
Francisco diz aguardar com expectativa este projeto para melhorar suas condições de trabalho e quem sabe incluir outras famílias nesta atividade.
Matéria enviada pelo Engenheiro Agrônomo José Wilsom Tavares

domingo, 5 de agosto de 2007

UPANEMENSE VIAJARÁ PARA O SENEGAL, NA ÁFRICA


Jonas Carlos viajará em setembro para o Senegal, no continente africano


A igreja evangélica Assembléia de Deus em nossa cidade, dirigida pelo Pastor Antônio Adelino, com a aprovação do ministério local e cooperação da SEMADUP( secretaria de evangelismo e missões da Assembléia de Deus em Upanema), tem escolhido o Diácono Jonas Carlos de Carvalho para fazer parte de uma caravana de obreiros que são pastores, secretários executivos de Missões e outros, que no mês de Setembro do corrente ano, farão uma visita ao continente africano, precisamente ao país do Senegal. Essa viagem está sendo organizada pela SEMADEC(secretaria de missões da Assembléia de Deus no Ceará), cuja liderança está com o pastor Francisco Paixa. A viagem terá a duração de doze dias numa base missionária da SEMADEC naquele país.
O objetivo dessa viagem é ampliar a nossa visão a respeito da obra missionária, mostrando -nos na prática o grande desafio do envio de obreiros para o campo missionário.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SENEGAL
O Senegal é um país da África Ocidental, limitado a norte pela Mauritânia, a leste pelo Mali, a sul pela Guiné e pela Guiné-Bissau e a oeste pelo Oceano Atlântico e pela Gâmbia. É o mais próximo vizinho de Cabo Verde, arquipélago que se espalha pelo Atlântico a ocidente do cabo Verde. Capital: Dakar.Possui uma particularidade que é a de abrigar dentro do seu território a República de Gâmbia como se fosse uma ilha dentro do Senegal.
Fonte: Upanema para Cristo e Wikipédia