segunda-feira, 30 de abril de 2007

ACIDENTE

Chegam informações, ainda não confirmadas, que aconteceu um acidente próximo a ponte, no sítio Caraúba. Segundo informaram, um jovem foi atropelado por uma caminhoneta e faleceu no local.

VEREADORA ADELCINA BARBOSA DIZ QUE DISCORDA DA OPINIÃO DO SECRETÁRIO GILVANDRO FERNANDES

A vereadora Adelcina Barbosa usou da palavra na Sessão Legislativa de hoje, e disse que discordava da opinião do Secretário de Finanças do município, Gilvandro Fernandes. Segundo a Vereadora, Gilvandro falou no programa Upanema em Ação, que acontece todos os sábados na FM 104, 9, que a prefeitura precisa cortar gastos na Saúde e Educação. "Cortar gastos na educação seria cortar um ônibus que transporta os alunos, cortar a merenda, o salário dos professores..., e na saúde, é cortar um remédio, uma ambulância..." disse a vereadora. Pelo contrário, o município precisaria era investir mais em saúde e educação.
Praticamente todos os vereadores concordaram com a vereadora Adelcina.

CARAÚBAS X UPANEMA I

Também aconteceu na sessão de hoje a leitura de um ofício que será enviado para a Câmara Municipal de Caraúbas. Para o leitor se interar dos últimos acontecimentos, saiba que a Câmara de Caraúbas convidou os vereadores de Upanema para uma sessão na comunidade de Mirandas "em Caraúbas". Os vereadores de Upanema enviarão outro ofício mostrando que os vereadores de nossa cidade não sabem o porquê de o legislativo de Caraúbas fazer uma sessão em um território que pertence a outro município. Ainda segundo o ofício que será enviado, a Câmara Municipal de Upanema afirma que ela própria vai promover uma sessão em Mirandas, pois esta pertence à Upanema.

CARAÚBAS X UPANEMA II

Foi importante a fala da vereadora Maria José, quando afirmou que a prefeitura de Upanema também precisa investir na comunidade de Mirandas para que esta possa ser pleiteada como pertencente à Upanema.

VEREADORES DISCUTEM SOBRE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em sessão realizada hoje na Câmara Municipal, o vereador Josiel Gondim fez uso da palavra e debateu sobre a precariedade da educação em nosso município, baseado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), inclusive o vereador citou os blogs, do Anax e Upanema News. Josiel solicitou ao presidente daquela casa, Nonato Garcia, para que continuem as reuniões com os diretores das escolas para que tentem uma solução que busque melhorar a educação em nosso município.

Suplente desiste de entregar requerimento solicitando vaga

A expectativa era grande hoje na Câmara para a entrega do requerimento feito pelo suplente de vereador Hudson Bezerra, solicitando a vacância do mandato do vereador Aguinaldo Elói – PP. Mas, o suplente desistiu de entregar o requerimento à presidência da casa. O motivo seria em virtude da orientação que o presidente da Câmara, vereador Nonato Garcia, teria tido por parte da sua assessoria jurídica. No entendimento da mesma, o presidente não tem competência para arbitrar tal ato. O Advogado da Câmara, Dr. Gilvan conversou conosco e disse que o presidente só poderá cassar outro vereador, se o mesmo descumprir o Regimento Interno ou a Lei Orgânica do município. Tendo conhecimento do fato, o suplente partirá para a Justiça em busca do cargo de vereador.

sábado, 28 de abril de 2007

UPANEMA BATE MAIS UM RECORDE

Upanema bateu mais um recorde com a arrecadação dos royalties deste mês de abril. Upanema saltou da 12ª posição no mês passado para a inédita 10ª colocação. Acompanhe o gráfico com os 15 municípios que receberam mais recursos.

COMPARATIVO

Veja o comparativo com o repasse dos royalties no mesmo período do ano passado.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

PROMULGADA LEI QUE AUMENTA A LICENÇA MATERNIDADE

Em mais uma sessão legislativa acontecida na manhã desta quinta-feira, os vereadores promulgaram o projeto de lei da vereadora Adelcina Barbosa, que concede um aumento na licença maternidade dos funcionários públicos municipais. A partir de agora, a licença será de 15 dias para o pai e 6 meses para a mãe.

PROFESSORA UPANEMENSE NA UERN

Upanema tem mais uma professora lecionando na Universidade do Estado do Ri o Grande do Norte-UERN. É Daniela Bezerra, que foi contratada através de seleção de currículum. Daniela está lecionando Química no Campus Avançado da Uern de São Miguel. Daniela também leciona química na escola Calazans Freire em Upanema.

Vice prefeito de Upanema é condenado a devolver R$ 33.000,00

Tartaruga

O TCE condenou o ex-prefeito de Upanema Antônio Targino Sobrinho a restituir aos cofres públicos R$ 33.026,93, correspondentes a material adquirido sem a devida comprovação de utilização em favor do interesse público. Isso há 11 anos, no exercício de 1996.

Fonte: Blog do Anax

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Pagamento do funcionalismo municipal começa amanhã

A Prefeitura de Upanema divulga hoje o pagamento do funcionalismo municipal no mês de abril. Já estará disponível para saque hoje a noite, os vencimentos dos funcionários que trabalham nas secretarias de: Ação Social, Agricultura, Finanças, Gabinete e Obras. Também terão seus vencimentos depositados hoje a noite, os auxiliares de enfermagem e funcionários que trabalham na Unidade Mista, Agentes de Saúde, funcionários que recebem através do FUNDEB 60% e 40%, EJA.

Para segunda-feira, ficarão os auxiliares de enfermagem dos PSF`s, funcionários da secretaria de Educação e professores da educação infantil.

O secretário de Finanças Gilvandro Fernandes, tranqüiliza os funcionários correntistas da Agência Campo Grande, pois já recebeu a informação do gerente de atendimento Basílio, de que amanhã a caixa eletrônica do banco em nosso município estará abastecida.

FONTE: ASCOM-PMU

Dia Global do Voluntariado Jovem será comemorado pela primeira vez em Upanema

Amanhã será comemorado mundialmente o dia Global do Voluntariado Jovem. A data é comemorada em mais de 120 países desde o ano de 2000. Em nosso município, o dia será celebrado pela primeira vez, promovido por segmentos da sociedade civil organizada, Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social, através dos adolescentes do Projeto Agente Jovem. O objetivo será a realização de um evento amanhã as 15:00h no Conjunto Rosvaldo Bezerra, onde os jovens e moradores participarão de uma palestra proferida pelo Engenheiro Agrônomo: Flávio de Oliveira Basílio. O tema escolhido foi: “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, com o sub tema “Arborização”. Além da palestra, o Grupo “Amigos da Natureza”, formado por jovens dos projetos sociais da secretaria, irá plantar muda de árvores no conjunto habitacional.

Fonte: Blog do Anax

Acompanhe os números do Ideb para o Upanema

Com uma média muito abaixo dos outros municípios, Upanema ficou para trás no ranking que analisou a qualidade de ensino no Brasil. Ficamos apenas com a média de 2,6 na fase de 1ª a 4ª séries e pioramos ainda mais na fase que compreende da 5ª a 8ª, com uma média de 2,4. Números projetados pelo Ideb para o futuro da nossa educação se mostram muito difíceis de serem alcançados, pois o município larga muito atrás e terá que praticamente dobrar sua média nos próximos 14 anos.

Fonte: Blog do Anax

quarta-feira, 25 de abril de 2007

AUDIÊNCIA

A comunidade de Mirandas, que hoje está sendo disputa pelo nosso município e de Upanema, vai sediar uma audiência pública, organizada pela Câmara de Vereadores de Caraúbas, no dia 3 de maio, às 14h, para discutir com os poderes públicos dos dois municípios a situação territorial da comunidade, se pertence ao solo caraubense ou upanemense. É importante que os moradores do lugar e da região participem, que possam manifestar suas opiniões e que as autoridades constituídas possam ser o porta-voz de todos.

Fonte: Jornal de Fato

Sistema de atendimento online dos Correios está parado desde a última quarta-feira

Desde quarta-feira da semana passada o terminal de atendimento dos Correios (via internet) está desligado. Segundo informações, uma pane no sistema, provocou a paralisação das atividades. Tomando conhecimento do fato, o Promotor do município, Dr. Domingos, entrou em contato mais uma vez com a direção regional dos Correios para maiores explicações sobre o fato, já que estamos às vésperas do pagamento do mês de abril. Pelo que soubemos, a direção da empresa informou que ainda hoje deverá enviar técnicos para solucionar o problema.

NOTA DO BLOG: Parece que aquela audiência que a Câmara fez não adiantou nadinha para os Correios. Mais uma vez, é necessária a intervenção do Ministério Público para a solução de problemas. É demás!

Fonte: Blog do Anax

terça-feira, 24 de abril de 2007

CONVERSAS DE BASTIDORES

Em um churrasco desses que acontecem todos os finais de semana pelos sítios da cidade, colhi muitas informações que vou repassar agora para os leitores. O assunto, claro, gira em torno da política local e a sucessão no próximo ano.

A primeira informação foi com relação à “crise” que a oposição local vem passando. Digo isto baseado nas informações colhidas neste citado churrasco, onde todos concordaram com essa opinião. Vamos aos fatos: Uma fonte me garantiu que Luis Jairo disse que não tem sua candidatura garantida, com suas palavras, ele é “candidato a candidato”, isto porque, segundo ele, pode surgir um nome mais forte dentro do grupo. A conclusão a que chegamos é a de que o grupo oposicionista não está fechado com o nome de Luis Jairo e ele está sentindo isso.

Outra informação colhida é a de que o prefeito Jorge Luiz já começa a se definir na busca por um nome a sua sucessão. Segundo outra fonte me informou, Jorge passou em um sítio da cidade e perguntou a um eleitor: você prefere Manezinho ou Dr. Dorian? A resposta do eleitor foi Manezinho.

A terceira notícia é com relação ao possível surgimento de uma terceira candidatura, esta, encabeçada pelo presidente da Câmara, Nonato Garcia. Nonato está sendo incentivado por familiares e amigos a agarrar a chance que está tendo como Presidente da Câmara, e se lançar como candidato independente, se não receber o convite formal de nenhum dos “lados”, leia-se PMDB ou PFL.

PREFEITURA DE UPANEMA TEM CONTAS APROVADAS EM PARECER PRÉVIO

1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
PROCESSO Nº: 4945/2006 – TC
INTERESSADO: PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA/RN
RESPONSÁVEIS: EXECUTIVO: JORGE LUIZ COSTA DE OLIVEIRA
LEGISLATIVO: MARIA JOSÉ BEZERRA
ASSUNTO: RELATÓRIO ANUAL DO EXERCÍCIO DE 2005
CONS. RELATOR: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
EMENTA: PARECER PRÉVIO SOBRE O RELATÓRIO ANUAL DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE UPANEMA/RN, RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2005.
PARECER PRÉVIO
O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, através da Primeira Câmara de Contas, observado o que dispõe a Constituição Estadual, e de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, e
CONSIDERANDO que as Contas do Poder Executivo, atinentes ao exercício financeiro de 2005, foram prestadas pelo Prefeito Municipal, nos moldes do que dispõe o art. 56 da LRF, acompanhada dos documentos básicos necessários e exigíveis à sua análise;
CONSIDERANDO que as contas anuais do Poder Legislativo, que integram o Relatório Anual do respectivo município, contém as informações exigidas para análise sobre a observância às normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos públicos municipais;
CONSIDERANDO que o Balanço Geral do Município, retratado nos Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial e nas Demonstrações das Variações Patrimoniais, está escriturado conforme preceitos de Contabilidade Pública e expressa os resultados da Gestão Orçamentária, Financeira e Patrimonial dos órgãos e entidades dos Poderes Executivo e Legislativo;
CONSIDERANDO que a emissão do Parecer Prévio sobre as Contas Anuais, apresentadas de conformidade com o que dispõe o art. 56, separadamente por poder, não exclui o exame daquelas de responsabilidade dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos, apreciadas e julgadas nos termos do artigo 53, inciso II, da Constituição do Estado e normas pertinentes;
CONSIDERANDO que as falhas verificadas (divergência na apuração do saldo dos Restos a Pagar; divergência na apuração da dívida Ativa; inconsistência da apuração da Dívida Fundada; divergência na apuração do Ativo Permanente; inconsistência na apuração do Saldo Patrimonial; todos os itens mencionados foram evidenciados no exercício anterior, no entanto, não foi tomada nenhuma providência) embora não constituam motivo maior que impeça a aprovação das contas do Poder Executivo, relativas ao exercício de 2005, requerem mais transparência e especificidade nas respectivas informações;
CONSIDERANDO, finalmente, o estudo e avaliação técnica sobre elas procedida pelo Corpo Instrutivo do Tribunal, verificando-se as observações e recomendações neles inseridas;
DECIDE emitir PARECER PRÉVIO FAVORÁVEL COM RESSALVA À APROVAÇÃO das Contas, conforme Relatório nº 027/2007 – DCA/DAM, relativas ao exercício de 2005, da gestão do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, JORGE LUIZ COSTA DE OLIVEIRA, submetendo-as à Augusta Câmara Municipal do referido município.
Sala das Sessões,18 de abril de 2007.
Conselheiro TARCÍSIO COSTA
PRESIDENTE DA 1ª CÂMARA
Conselheiro Valério Alfredo Mesquita
RELATOR
Conselheiro ALCIMAR TORQUATO DE ALMEIDA
MEMBRO
Fui presente:
OTHON MORENO DE MEDEIROS ALVES
PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESPECIAL
Fonte: Diário Oficial

CÂMARA MUNICIPAL TEM CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2005 APROVADAS EM PARECER PRÉVIO

1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
PROCESSO Nº: 4945/2006 – TC
INTERESSADA: CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA/RN
RESPONSÁVEIS: EXECUTIVO: JORGE LUIZ COSTA DE OLIVEIRA
LEGISLATIVO: MARIA JOSÉ BEZERRA
ASSUNTO: RELATÓRIO ANUAL DO EXERCÍCIO DE 2005
CONS. RELATOR: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
EMENTA: PARECER PRÉVIO SOBRE O RELATÓRIO ANUAL DO PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE UPANEMA/RN, RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2005.
PARECER PRÉVIO
O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, através da Primeira Câmara de Contas, observado o que dispõe a Constituição Estadual, e de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, e
CONSIDERANDO que as Contas do Poder Executivo, atinentes ao exercício financeiro de 2005, foram prestadas pelo Prefeito Municipal, nos moldes do que dispõe o art. 56 da LRF, acompanhada dos documentos básicos necessários e exigíveis à sua análise;
CONSIDERANDO que as contas anuais do Poder Legislativo, que integram o Relatório Anual do respectivo município, contém as informações exigidas para análise sobre a observância às normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos públicos municipais;
CONSIDERANDO que o Balanço Geral do Município, retratado nos Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial e nas Demonstrações das Variações Patrimoniais, está escriturado conforme preceitos de Contabilidade Pública e expressa os resultados da Gestão Orçamentária, Financeira e Patrimonial dos órgãos e entidades dos Poderes Executivo e Legislativo;
CONSIDERANDO que a emissão do Parecer Prévio sobre as Contas Anuais, apresentadas de conformidade com o que dispõe o art. 56, separadamente por poder, não exclui o exame daquelas de responsabilidade dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos, apreciadas e julgadas nos termos do artigo 53, inciso II da Constituição do Estado e normas pertinentes;
CONSIDERANDO, finalmente, o estudo e avaliação técnica sobre elas procedida pelo Corpo Instrutivo do Tribunal, verificando-se as observações e recomendações neles inseridas.
DECIDE emitir PARECER PRÉVIO FAVORÁVEL À APROVAÇÃO das Contas, conforme Relatório nº 027/2007 – DCA/DAM, relativas ao exercício de 2005, da gestão da Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal, MARIA JOSÉ BEZERRA, submetendo-as à Augusta Câmara do referido município.
Sala das Sessões,18 de abril de 2007.
Conselheiro TARCÍSIO COSTA
PRESIDENTE DA 1ª CÂMARA
Conselheiro Valério Alfredo Mesquita
RELATOR
Conselheiro ALCIMAR TORQUATO DE ALMEIDA
MEMBRO
Fui presente:
OTHON MORENO DE MEDEIROS ALVES
PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESPECIAL
Fonte: Diário Oficial

domingo, 22 de abril de 2007

Campo Grande Sediará Encontro Territorial das Feiras da Agricultura Familiar e/ou Agroecológicas

Aquecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar é o principal objetivo do encontro que o Projeto Dom Heldér Câmara e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial realizarão na terça e quarta-feira, em Campo Grande.

Contaremos com representantes dos municípios de Umarizal, Caraúbas, Apodi, Janduís, Upanema e Campo Grande. Os participantes que virão são agricultores e agricultoras familiares, sindicalistas, técnicos e técnicas de ONG, Secretarias de Agricultura das Prefeituras Municipais, Órgãos Responsáveis pelo Setor nos Governos do Estado e Federal.

Queremos avaliar as dificuldades e as potencialidades das feiras da agricultura familiar e/ou agroecológicas de Umarizal, Caraúbas, Apodi e Janduís para identificarmos a melhor forma de fortalecê-las nas questões de infra-estrutura ou de aumento da divulgação.

Devemos acelerar os processos que estão preparando as feiras da agricultura familiar e agroecológicas de Upanema e Campo Grande na perspectiva de serem inauguradas até o mês de julho. No atual momento a proposta já foi apresentada no fórum das associações dos 02 municípios e também foram realizados os cadastros de produtores e produtoras.

Teremos a presença do companheiro Deputado Estadual Fernando Mineiro que apresentará o projeto de sua autoria que criou a Lei Estadual de Economia Solidária e explicará como a partir da nova lei poderemos fortalecer a agricultura familiar.

Estamos convictos que as feiras da agricultura familiar e/ou agroecológicas podem ser excelentes canais para fechar o ciclo que assegurará elevação da renda dos agricultores e agricultoras familiares, melhoria na alimentação dos consumidores e consumidoras e o desenvolvimento das pequenas cidades.

Ademais é motivo de grande prazer para os conterrâneos e conterrâneas compara produtos gerados nas suas próprias cidades. E sabemos que isto NÃO TEM PREÇO.
Fonte: Blog de Caramuru

sábado, 21 de abril de 2007

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL 2007

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL DAS LOCALIDADES CIDADE/CD, NOVA VIDA – FZ, MONTE ALEGRE – FZ, PROJ. BOM LUGAR I – FZ,
ESPERANÇA – ST, PALHEIROS – FZ, SÃO MANOEL – ST, SABIÁ – ST,
DUTRA – ST, SALGADO – ST E OLHO D’ÁGUA – FZ.

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DA CIDADE


ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DA ZONA RURAL


Foi realizado o 1° ciclo na cidade entre os dias 02 de janeiro a 03 de março de 2007. Fazendo uma comparação com o 6° ciclo/2006 observamos uma redução de 0,9% no Índice de Infestação Predial - IIP da cidade Upanema/RN chegando a 1,7%, ainda não conseguimos chegar ao índice considerado baixo pela Organização Mundial de Saúde – OMS que menos de 1%. Nosso risco de epidemia da Dengue é médio.
Já nas localidades rurais como podemos ver o gráfico só as localidades de Dutra e Salgado o risco de epidemia é zero. Na localidade de Esperança o risco é médio. Nas localidades de Nova Vida e Monte Alegre diminuiu o índice de infestação no 2° ciclo, mas o risco de epidemia é alto. Nas demais localidades á um alto risco de epidemia.
No Rio Grande do Norte foram escolhidos 16 municípios prioritários para o Programa Nacional de Controle da Dengue – PNCD que são: Região Metropolitana (Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará Mirim) e os municípios sede das regionais de saúde (São José do Mipibu, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros), além de Jardim do Seridó, Currais Novos, Assu e Apodi. O Município de Upanema não foi escolhido como prioritário.
O objetivo do Programa Municipal de Controle da Dengue - PMCD é reduzir a infestação pelo Aedes aegypti e a meta reduzir a menos de 1% a infestação predial em todas as localidades.
Com o período chuvoso a tendência é aumentar o Índice de Infestação Predial – IIP. Pedimos a colaboração da população para os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito. Não esqueça de cobrir tanques, caixas d’águas e potes ou outros depósitos/recipientes que venham servir como criadouro do mosquito. Eliminar os criadouros do Aedes aegypti é a ÚNICA maneira de evitar a dengue.



RECOMENDAÇÕES PARA CAIXAS D’ÁGUA, CALHAS E LAJES.
· Não deixe a água da chuva acumulada sobre laje da sua casa;
· Remova folhas e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas de chuva;
· Mantenha a caixa d’água fechada com tampa adequada.

RECOMENDAÇÕES PARA TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA
· Manter coberto todos os depósitos de armazenamento de água (tonéis, potes, tanques, caixas d’água, cacimbões e outros), utilizando tampas apropriadas;
· Lavar com bucha e sabão tonéis e depósitos de água.

RECOMENDAÇÕES PARA O LIXO E ENTULHO
· Manter o lixo em sacos plásticos fechados e em lixeiras tampadas, até a coleta rotineira da rua;
· Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, latas, copos, e garrafas vazias, etc.;
· Não deixe juntar água em pneus, devendo ser entregue ao serviço de limpeza urbana ou guardados em local coberto;
· Evitar acumular lixo.

RECOMENDAÇÕES PARA PLANTAS E JARDINS
· Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins;
· Evitar plantas que acumulam água, como bromélias e outras. Caso faça questão, regue-as com mistura de 1 litro d’água + 1 colher de água sanitária;
· Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso com escova, água e sabão uma vez por semana.

Seja vivo não deixe a dengue apagar a sua vida.

“Saúde é a harmonia do ser humano com ele mesmo, com a natureza e com os outros em busca de tranqüilidade espiritual”.
Índios Andinos

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde Upanema/RN – Epidemiologia e controle de Doenças;
Programa Municipal de Controle da Dengue – PMCD
Boletim Epidemiológico fevereiro/2007 Ano I – n° 1 da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica – SUVIGE/RN.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

ROUBARAM O CALAZANS FREIRE

Essa é boa! Roubaram o novo Calazans Freire antes mesmo de ser inaugurado! Isso mesmo!
Descobriram isso ontem pela manhã quando pessoas ligadas à empresa que estava construindo o prédio visitaram o local. Imediatamente foram fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia local. Pois bem, roubaram as maçanetas das portas e uma extensão que estava no prédio. Outros falaram em pia etc., mas não foi confirmado.
Não se sabe também quando o colégio foi roubado, mas, o interessante é que a escola está situada bem no centro da cidade, a poucos metros da Prefeitura e inclusive da sede da Guarda Municipal.

VAI DEMORAR MAIS!

Segundo me informou Edgar, diretor do Calazans Freire, a empresa responsável pela obra de construção daquele prédio está esperando ser aprovado um aditivo pelo Governo para a empresa retornar e colocar cerâmica nas paredes.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

CHUVA

A maior chuva do ano, na minha opinião, acabou de cair sobre nossa terrinha. A chuva durou cerca de uma hora e alagou as principais ruas da cidade.

Que venha mais!

Com futuros eleitores

Rosalba agrada prefeitos com visitas a ministério

A senadora Rosalba Ciarlini não pára na catequese aos futuros eleitores em potencial. Tudo em nome de 2010. Ela espera ser a candidata do seu partido (DEM) à sucessão da conterrânea, Wilma de Faria, mesmo negando hoje com veemência a postulação.

Ela recebeu, por exemplo, prefeitos oestanos que foram se queixar da queda do repasse do Fundeb. Por seu gabinete passaram: Francisco Iramar, de Marcelino Vieira; Edson Melo, de Itaú e Marco Aurélio, de Riacho da Cruz.

Ontem, Rosalba retornou ao Ministério dos Transportes levando a tiracolo os prefeitos Jorge Luís, de Upanema, e Leonardo Rego, de Pau dos Ferros. Na agenda, pedido para a construção do prolongamento da BR-110 nos trechos Mossoró-Upanema-Campo Grande.

Foi solicitada a construção da BR-226 até Pau dos Ferros, no Alto Oeste. A obra está em execução nas proximidades do município de Almino Afonso, mas faltam recursos para o trecho Antonio Martins/Pau dos Ferros. Semana passada, Rosalba havia acompanhado a sua sucessora na prefeitura de Mossoró, Fafá Rosado.

Fonte: Blog de Nilo Santos

Prefeito Jorge Luiz fala aos upanemenses direto de Brasília

O prefeito Jorge Luiz acaba de conceder uma entrevista a FM Liberdade, direto de Brasília. Jorge disse que estava satisfeito com as reuniões que participou em Brasília em busca de recursos para nosso município.

As reuniões se encerram hoje a tarde e às 22:00h Jorge estará voando de volta para o RN.

Jorge prometeu ainda que no próximo sábado estará participando do programa Upanema em Ação, que acontece na Fm Liberdade a partir do 12:00h, prestando contas ao povo de Upanema sobre sua viagem a Brasília.

SUAS apresenta nova estrutura física para atender os jovens do município

A apresentação da nova estrutura física da sede dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social aconteceu hoje, as 08:30h. Prestigiaram o evento, os vereadores Nonato Garcia e Adelcina Barbosa, representantes dos conselhos municipais, os secretários Elzimar Carvalho, Rivaldo Gondim, Conceição Lins, além da anfitriã, a secretária Rivanda Bezerra.

A secretária Rivanda Bezerra mostrou aos convidados, todas as dependências e o que está sendo executado na sede dos projetos. Atendimento psicológico e social, cursos de pintura, informática, dança, música, teatro, corte-costura, cabeleireiro, aulas de reforço, creche, projeto Educarte, Peti, Agente Jovem entre outros foram mostrados pela secretária e sua equipe.

Para atender melhor os jovens que participam dos programas, patrocinados pela parceria: Petrobras/Governo Federal/PMU, a secretaria construiu novas salas e um grande auditório para acolher com melhores condições as necessidades dos alunos e profissionais que trabalham com os jovens. O novo auditório tem capacidade para abrigar mais de 200 pessoas. Com isso, não haverá mais a necessidade dos alunos e profissionais deslocarem-se para a Câmara ou Clube Municipal, como acontecia anteriormente.

Nessa reforma, foram gastos aproximadamente R$ 30.000,00. No final da visita, os convidados participaram de um café da manhã.

FONTE: ASCOM-PMU

Blog de Thaiza Galvão

Senadores potiguares voltam ao gabinete do ministro dos Transportes

Os senadores Rosalba Ciarlini, José Agripino Maia e Garibaldi Filho apreenderam direitinho o caminho do gabinete do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Na semana passada eles estiveram no Ministério, acompanhando a prefeita Fafá Rosado.

Nesta quarta o trio percorreu o mesmo caminho.

Só que levando a tiracolo os prefeitos Jorge Luis, de Upanema, e Leonardo Rego, de Pau dos Ferros.

Que foram solicitar a construção de um trecho de estrada ligando os municípios de Mossoró, Upanema e Campo Grande, e ainda a construção da BR-226 até Pau dos Ferros.

Os pedidos já haviam sido feitos ao ex-ministro Paulo Sérgio.

Ministro pede aos prefeitos para esperar por recursos das emendas

Ao contrário da prefeita Fafá Rosado, que recebeu a garantia do ministro da duplicação da BR-304, no encontro com os prefeitos o ministro Alfredo Nascimento até deu esperança, mas não certeza.

“Temos que esperar os recursos das emendas do orçamento Geral da União”, respondeu o ministro.

Já ao pedido de Fafá Rosado, Alfredo Nascimento designou até o deputado João Maia (PR) para ser o interlocutor entre a Prefeitura de Mossoró e o Ministério.

João é quem está credenciado a cobrar agilidade nas obras.

Zona Rural recebe novo posto de atendimento médico

A comunidade de Pereiros (Zona Rural do município) foi beneficiada esta semana, com a reforma de sua unidade de atendimento hospitalar, o posto Pedro Tintim da Silva. A reforma foi executada pela Secretaria Municipal de Obras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No local, trabalha diariamente uma auxiliar de enfermagem, que efetua o atendimento básico (curativos, aplicação de injeções etc) a população daquela região.

Uma vez por semana, o novo posto de Pereiros irá acolher a equipe do PSF III, composta por um médico, um enfermeiro e auxiliares de enfermagem. Com a nova reforma, os moradores das comunidades rurais atendidas pelo PSF III, terão melhores condições de atendimento médico em sua própria localidade. O trabalho de descentralização do atendimento a pacientes deverá ter continuidade na administração do prefeito Jorge Luiz com a construção e reforma de novas unidades na zona rural do município, segundo informou a secretária Conceição Lins.

FONTE: ASCOM-PMU

SEMINÁRIO

Hoje não aconeteceu Sessão Legislativa na Câmara de Vereadores. O motivo é devido a um Seminário que está acontecendo no auditório da Câmara para os trabalhadores rurais do município. O tema do seminário aborda sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido.
A Sessão Legislativa foi adiada para próxima Segunda-feira.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

BUROCRACIA

A obra do novo Colégio Calazans Freire já foi entregue pela construtora há alguns dias, mesmo assim, o diretor do Calazans não recebeu nenhuma comunicação de quando poderia fazer a transferência para a nova sede.
Para tentar resolver este problema, o diretor Edgar está de viagem marcada esta semana para Natal, onde vai buscar junto aos órgãos competentes a solução para este problema.

BLOG DE LUIS JAIRO

Pesquisando na internet sobre nossa cidade, eis que descubro um novo blog. Trata-se do blog do Agrônomo Luis Jairo, ex-vereador de Upanema. Mantendo-se na oposição, em seu blog, Luis Jairo além de informar, também alfineta a atual administração.
Vale a pena conferir. O endereço é o seguinte: http://luiz-jairo.zip.net/

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Prefeito de Upanema viaja amanhã para Brasília

Mais uma vez o prefeito Jorge Luiz se dirige a capital federal com o objetivo de pressionar os parlamentares potiguares a alocarem recursos no Orçamento Geral da União para o município de Upanema. Jorge também irá visitar o Ministério dos Transportes, com o objetivo de tentar dar andamento ao processo de liberação dos R$ 10.000.000,00 já assegurados para a BR 110. Mesmo sabendo da dificuldade que será essa liberação, o prefeito pretende mais uma vez cumprir seu papel em busca de melhorias para o município.
Outros assuntos, como o saneamento básico do município e a inclusão das emendas individuais por parte dos parlamentares Nélio Dias e Garibaldi Alves estarão na agenda do prefeito em sua estada em Brasília.
Além de Jorge Luiz, também iriam participar da viagem, os vereadores Aguinaldo Elói e Josiel Gondim, mas por motivo de saúde, os dois não poderão viajar com prefeito. Jorge Luiz embarca as 03:00h para a capital do País.
FONTE: ASCOM-PMU

ACIDENTE HOJE PELA MANHÃ

Aconteceu um acidente hoje pela manhã na Br-110, entre Upanema e Campo Grande. O professor Aldo Carvalho dirigia seu carro, tipo Santana, em direção a Campo Grande quando perdeu o controle do mesmo e acabou virando. As primeiras informações são de que Aldo quebrou a clavícula e foi encaminhado para Mossoró.

Upanema X Paredões

A equipe Master do Upanema F.C. venceu a equipe dos "Paredões" de Mossoró pelo placar de 3x0. O jogo foi no estádio "Freirão" e os gols do Upanema foram marcados por Vivi (2) e Toinho de Geraldo Messias (1).
Com informações do mural do Jornal de Upanema.

domingo, 15 de abril de 2007

Diário Oficial

EXTRATO DO CONTRATO PROCESSO Nº 208931/2006-1
01-CONTRATANTE: DELEGACIA GERAL DA POLÍCIA CIVIL
CONTRATADA: GLENDA COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA.
02-OBJETO: O presente contrato tem como objeto o fornecimento de combustível, destinado à viatura da DM da cidade de Upanema/RN (LOTE IV)para atender as necessidades desta Delegacia Geral de Polícia Civil.
03-VALOR: O valor do presente contrato a ser pago pela prestação dos serviços será de R$ 6.672,00 (seis mil, seiscentos e setenta e dois reais).
04-DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA – Projeto Atividade 21.102.06.181.0100-2999. Manutenção e Suprimento de Viaturas para Serviços Policiais - ELEMENTO DE DESPESA: 3390.3000. Material de consumo – Subitem 05 – combustíveis e lubrificantes, FONTE: 100. Recursos Ordinários.
ASSINATURAS: Delegado Geral da Polícia Civil: Ben-Hur Cirino de Medeiros e Glenda Comércio de Derivados de Petróleo LTDA: Glênio Medeiros de Mendonça.
06-TESTEMUNHAS: Wlamilton Teixeira Marinho - CPF 791.002.794-04
Carlos Alberto Torquato Júnior - CPF 023.801.774-57

sábado, 14 de abril de 2007

FESTA DO DIA DOS NAMORADOS

Confirmado a banda que irá animar a festa dos namorados. Será a Banda Rede de Balanço, no dia 9 de junho. A organização é de Rondineli

ENQUETE

Devido a muitas reclamações que eu recebi com relação a nossa nova enquete, QUAL O VEREADOR MAIS ATUANTE, resolvi tirá-la do ar. Vale lembrar que não tem como proibir a votação em qualquer das opções quantas vezes quiser. O máximo que se pode fazer é limitar por um período de tempo, ou seja, em nossas enquetes você pode votar a cada 10 minutos.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Disputa entre Upanema e Mirandas

Caraúbas x UpanemaO Censo Demográfico e Econômico 2007, lançado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que vai revelar o número populacional e como vivem as pessoas no Rio Grande do Norte, traz de volta o polêmico debate em torno da localidade rural de Mirandas, disputada entre os municípios Upanema e Caraúbas. No último Censo, em 2005, o IBGE enquadrou Mirandas em Upanema, mas seus mais de dois mil habitantes não deixaram de respirar Caraúbas, onde eles mantêm suas atividades econômicas, sociais e políticas. Evidentemente, essa situação provoca enorme prejuízo a Caraúbas, enquanto Upanema absolve as vantagens. Os moradores de Mirandas ocupam a rede de ensino público de Caraúbas, o sistema de saúde pública, serviços de água e energia e recebem a infra-estrutura necessária para condições de vida digna. Ao lado, sem maiores despesas, Upanema se beneficia da redistribuição de recursos federais, uma vez que contabiliza o número de habitantes de Mirandas. Essa situação, desigual, já foi tema de vários debates, mas não o suficiente para envolver a Assembléia Legislativa, a quem cabe encontrar uma solução para o caso. Há dois anos, quando o prefeito de Caraúbas, Eugênio Alves (PR), reforçado pela Câmara Municipal, pressionou por uma solução, o tema desembarcou no plenário da AL, mas depois, sem a devida atenção dos deputados estaduais, saiu da pauta. Agora, à porta de um novo Censo Demográfico e Econômico, o município de Caraúbas vai reagir. E coube ao vereador Alcivan Viana tomar a iniciativa. Ele aprovou na Câmara Municipal a realização de uma sessão especial na própria localidade de Mirandas para discutir o assunto. Será no dia 26 próximo. Até lá, espera contar a participação de todos os segmentos interessados, como forma de pressionar a classe política a se envolver no importante assunto. A intenção é atrair a participação do maior número possível de deputados estaduais, como forma de viabilizar uma solução definitiva. Mirandas não pode mais esperar.
Fonte: Jornal De Fato

REFORMA NA ESCOLA MARIA GORETE



Parece que o Prefeito Jorge Luiz desistiu, por enquanto, de construir a tão sonhada escola modelo. Isto porque ele foi ontem fazer uma visita ao prédio da Escola Municipal Maria Gorete. Acompanhado pelo diretor Ribamar Ribeiro, Jorge prometeu investimentos de emergência para suprir as necessidades da maior escola municipal. De imediato serão construídas três salas de aula para serem inauguradas até junho. Até o final do ano serão construídas mais sete salas de aula.
Situação atual:
A escola Maria Gorete está funcionando em três prédios diferentes, devido ao grande número de alunos matriculados este ano, A escola sede está superlotada, como também o Anexo situado na Rua Manoel Bezerra, e ainda foi necessário solicitar duas salas emprestadas no prédio da Escola Estadual José Calazans Freire para acomodar todos os alunos.
Com a construção dessas três salas o diretor Ribamar Ribeiro espera trazer de imediato os alunos do Calazans e desafogar o Anexo. Também serão reformados os banheiros, a cozinha e a quadra de esportes.

SAMIRA FOI ENTREVISTADA ONTEM PELA TV DIÁRIO

A jovem Samira Rochely e seu irmão Tiago foram entrevistados ontem á noite pela Tv Diário do Ceará. Samira está internada em um hospital em Fortaleza, onde fez um transplante de rim, doado por seu irmão Tiago. Ela contou sobre a dificuldade de sua doença e Tiago disse que estava satisfeito em poder acabar com o sofrimento da irmã.

AUMENTO PARA PROFESSORES SERÁ DE APENAS 8.57%

A pós mais de duas horas de negociação, os professores conseguiram um aumento de 8.57%.
Entenda o que aconteceu:
O prefeito Jorge Luiz desde o primeiro momento lançou a proposta de 8.57%, mesmo reajuste que será dado pelo Governo Federal. Os professores, diferentemente do ano passado, estavam totalmente desorganizados, inclusive com disputas internas. De um lado o “grupo” que apoiava o presidente do Conselho do Fundef no município, professor Aldo Carvalho, do outro lado os membros do Sindicato.
O presidente do Conselho do Fundef, Aldo Carvalho, levou uma proposta consistente para a reunião e a apresentou para Jorge Luiz e para os professores presentes. Segundo ele, dava para se dar um aumento de 11% aos professores. Já o outro grupo levou uma proposta de 20% para ver se conseguiam 15% (assim me informaram).
Alheio a este impasse interno entre os próprios professores, Jorge esperou por cerca de duas horas até que os professores, sem uma liderança clara, acatassem o seu aumento.
Portanto, o resultado final foi um aumento de 8.57% mas, com a possibilidade de um acréscimo no aumento em uma próxima reunião, marcada para o dia 15 de maio. Este acréscimo dependerá do aumento da receita do Fundeb no mês de maio.

Entenda como funciona a negociação com os professores.

Até este ano, os professores recebiam um aumento diferenciado dos outros funcionários municipais, causando até constrangimento em algumas pessoas que não entendia o motivo.
O salário dos professores era calculado de acordo com aumento no repasse do Fundef para o município. Caso o aumento de um ano para outro fosse de 20%, os professores então, pleiteariam esse aumento. A partir deste ano essa situação parece que vai mudar, pois, através do Fundeb, será instituído um piso nacional.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

JUSTIÇA ARQUIVA DOIS PROCESSOS CONTRA O PREFEITO DE UPANEMA

A justiça decidiu arquivar processo contra o prefeito de Upanema, Jorge Luiz (PMDB) do ano de 2001, quanto às irregularidades na construção do aterro sanitário do município. Na mesma sessão, foi decidido ainda o arquivamento de outra ação contra o prefeito Jorge Luiz por descumprimento a um decreto de lei da cidade.
FONTE: Gazeta do Oeste

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Audiência Pública que a Câmara Municipal está realizando na manhã desta quinta-feira já é sucesso. Todos os representantes compareceram, do INSS, Bradesco e Correios, além da população, principalmente aposentados, que estão lotando as dependências da Câmara.

AUMENTO SALARIAL

O Sindicato dos Servidores Público Municipal de Upanema – Sindserpup, promoveu na noite desta quarta-feira, em sua sede, uma reunião para definir o percentual de aumento que será pedido pela categoria dos professores ao prefeito Jorge Luiz na reunião desta quinta-feira. Ficou acertado que a categoria vai pedir 20% de aumento e esperar a contraproposta do prefeito para iniciarem uma negociação.

REUNIÃO DEFINIRÁ AUMENTO SALARIAL PARA PROFESSORES

O prefeito Jorge Luiz receberá os professores e o sindicato em duas reuniões nesta quinta-feira, para discutirem o aumento salarial para a categoria neste ano.
11:30h - A primeira reunião acontecerá às 11:30h na prefeitura municipal, onde o prefeito receberá apenas os representantes do sindicato.
15:30h – Como acontece anualmente, Jorge Luiz receberá os professores para discutirem o percentual de aumento salarial para o ano de 2007.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Prefeito assinará ordem de serviço para substituição de 55 casas de taipa

Logo após a realização da audiência pública na Câmara, o prefeito Jorge Luiz estará assinando ordem de serviço para substituição de 55 casas de taipa por casas de alvenaria, no município de Upanema. A ação será executada através da parceria entre a Caixa Econômica e a Prefeitura de Upanema. Espera-se uma grande quantidade de pessoas nessa cerimônia.
Fonte: Blog do Anax

Câmara realizará audiência pública amanhã

Audiência pública amanhã na Câmara de Vereadores tentará encontrar soluções para os problemas enfrentados por aposentados e pensionistas que recebem seus vencimentos na agência local dos Correios. A audiência contará com a presença dos vereadores, representante dos Correios na região, Ministério Público de Upanema, Corregedoria Pública, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema e Prefeitura de Upanema. A reunião está marcada para as 09:00h no plenário da Câmara.
Fonte: Blog do Anax

Bradesco anuncia Posto de Atendimento Avançado para Upanema

O Banco Bradesco, através da agência da Cidade de Açú, analisa a possibilidade de instalar um Posto de Atendimento Avançado – PAA, no município de Upanema. Atendendo ao pedido de uma comissão de vereadores formada por: Nonato Garcia, Otávio Augusto, Josiel Gondim, Neném do Cabano e Valério Augusto, o gerente da agência açuense, Odívio Farias e o chefe do departamento do Banco Postal, Maurílio Freire, estiveram no município com o objetivo de observar o local que possivelmente funcionará o posto. O local, que foi cedido pela Prefeitura de Upanema, fica situado na antiga sede da prefeitura. Segundo informou Odílio Farias, o local é ideal, pois além da estrutura física ser boa, a localização no centro da cidade também é importante.

O gerente disse que a agência tem todo o interesse em implantar o PAA no município, pois acredita no crescimento econômico do mesmo. “Sabemos que o Upanema é um município em pleno desenvolvimento, o Bradesco tem interesse em contribuir também com esse crescimento”, acrescentou Maurílio Freire. O PAA funcionará com uma caixa eletrônica, um gerente e mais um funcionário auxiliar. No posto, além dos tradicionais saques, pagamentos, transferências e consultas, o cliente também poderá retirar talão de cheques, fazer empréstimos e depósito.

Com a anunciada instalação do PAA, os vereadores de Upanema acreditam que haverá um aumento na circulação de dinheiro na economia do município. Outro fator importante que os vereadores conversaram com o gerente do Bradesco, foi a segurança para os comerciantes e correntistas do município, que muitas vezes tem que se deslocar a outras cidades para efetuar depósitos de valores elevados, correndo o risco de serem assaltados.

PAGAMENTO DOS APOSENTADOS

O chefe do Banco Postal, Maurílio Freire também adiantou algumas mudanças que acontecerão no sistema de pagamento dos aposentados e pensionistas, efetuado nos Correios através do Banco Postal. Ele explicou para os vereadores que estuda a possibilidade de antecipar o horário de pagamento dos aposentados. A idéia seria começar as 7:00h e se estender até as 16:30h. Além disso, já está em estudo à vinda de mais uma caixa eletrônica para agilizar o pagamento dos aposentados. Com a chegada da segunda caixa eletrônica, a Prefeitura de Upanema já assegurou a reforma do prédio dos Correios, com o objetivo de proporcionar mais espaço e conforto para os aposentados. Em parceria com os Correios, o banco tentará também fornecer café da manhã no período de pagamento dos aposentados. Maurílio explicou que isso já ocorre na agência de Açú, portanto não vê dificuldade em implantar essa melhoria para os beneficiários upanemenses.

Mesmo com esses benefícios anunciados pelo Bradesco, a Câmara Municipal de Upanema, através do presidente Nonato Garcia, anuncia para a próxima quinta-feira dia 12/04, uma audiência pública para debater o problema do pagamento dos aposentados na agência local dos Correios. A audiência contará com a presença do representante dos Correios, da Corregedoria Pública, Prefeitura de Upanema e Ministério Público Municipal. A expectativa é que novas soluções sejam apontadas para solucionar os problemas que ocorrem todos os meses durante o pagamento dos aposentados e pensionistas.

Fonte: Blog do Anax 

NOVA ENQUETE

Dentro da nossa série de enquetes sobre Upanema, estamos disponibilizando mais uma: Qual o vereador mais atuante de Upanema?

ADELCINA

AGUINALDO

HERMES FREIRE

JOSIEL GONDIM

MARIA JOSÉ

NENÉM DO CABANO

NONATO GARCIA

VALÉRIO AUGUSTO

OTÁVIO BEZERRA

Os nomes foram dispostos em ordem alfabética.

Participem!

terça-feira, 10 de abril de 2007

Projeto DHC vai construir mais quatro barragem na região oeste

OESTE - O Projeto Dom Hélder Câmara/SDT/MDA-FIDA, em parceria com o Governo do Estado do RN, estará construindo mais quatro barragens sucessivas ao longo do curso do Rio Umari.

Durante o dia de ontem, uma equipe técnica visitou os municípios de Campo Grande na comunidade Conceição, Janduís, Messias Targino e Patu para assinatura dos termos de doações dos terrenos. O próximo passo será o processo de licitações das barragens. As obras deverão ser iniciadas em julho ou agosto, dependo, segundo os técnicos, do período de chuvas na região.

Serão construídas pequenas barragens tipo assoreadoras que não desviam o curso do rio nem prejudica a alimentação da barragem de Umari, localizada no município de Upanema. O triunfo para os representantes do PDHC é garantir um pequeno espelho de água, mas principalmente alimentar o lençol freático, garantindo a segurança hídrica para alimentação da população humana e animal das comunidades localizadas ao longo do rio, como também para o plantio nessas comunidades. Em Messias Targino serão construídas duas barragens que vão beneficiar as comunidades Cangaíra e Serra Preta. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pôla Pinto, e os dirigentes das Associações Rurais das comunidades que serão beneficiadas com o projeto e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues Dantas, participaram do ato de assinatura dos termos de doação que aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Messias Targino.

Fonte: Correio da Tarde

RELATÓRIO DE VIAGEM

Caros Colegas,
Participei recentemente de uma visita a cidade de Monteiro/PB a convite do legislativo upanemense, para conhecer a experiência desenvolvida naquele municipio com a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura.
Mesmo já tendo enviado este relatório, com as devidas sugestões e aprovação dos vereadores participantes da comitiva, a secretaria da casa, envio também aos nobres colegas para conhecimento e divulgação.
Um grande abraço.
José Wilson Tavares Bezerra

RELATÓRIO DE VIAGEM
OBJETIVO DA ATIVIDADE: Conhecer o desenvolvimento da ovinocaprinocultura do município de Monteiro/PB, a partir de um arranjo interinstitucional em prol do desenvolvimento local, com participação decisiva dos poderes Executivo e Legislativo locais.

DATA: 26 e 27 de março de 2007.

PARTICIPANTES: Vereadores do legislativo upanemense Aguinaldo Elói de Carvalho, Francisco Cazuza de Macedo e Valério Augusto Tavares e o Engenheiro Agrônomo do Projeto Dom Hélder, José Wilson Tavares.

1º Dia:

6:00 – Saída do município de Upanema/RN
14:30 – Chegada ao município de Monteiro, sendo a comitiva recepcionada na sede do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) daquele município, pela Supervisora Local Raimunda Cosme, pelo Supervisor Assistente Fábio Souza e pelo Especialista em Aves Caipira do território Ricardo Blackburn.
15:00 – Reunião da comitiva com o Supervisor assistente Fábio Souza, o Especialista Ricardo Blackburn e o Técnico agrícola da Cooperativa de técnicos COOPAGEL (Cooperativa dos Profissionais em Atividade Gerais), Arnaldo Júnior.
Inicialmente Fábio Souza fez uma apresentação da atuação Projeto Dom Hélder no Território do Cariri Paraibano que é formado por 31 municípios, onde o projeto Dom Hélder tem atuação direta em 14. Informou que quando o Projeto Dom Hélder iniciou sua atuação no Território do Cariri, em 2002, a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura já tinha um bom desenvolvimento. As ações desenvolvidas pelo PDHC só reforçaram o crescimento da atividade. Fábio argumentou que o projeto Dom Hélder fez nos últimos anos investimentos superior a 3 milhões de reais nesta atividade no Território, incluindo assessoria técnica, capacitações e investimentos em infra-estrutura.
Arnaldo Junior que é técnico da COOPAGEL e presta assessoria técnica nas áreas conveniadas com o Projeto Dom Hélder, disse que participou de todo o processo de crescimento da ovinocaprinocultura no município de Monteiro e no território, e que tudo começou em 1997 na gestão do então prefeito Carlos Batinga. Comentou ainda que tudo que ocorreu com esta atividade só foi possível graças ao entendimento e a parceria de diversas entidades no município. Inicialmente, comentou o mesmo, diante da falta de atividades produtivas sustentáveis no campo, foram feitas diversas reuniões com produtores (pequenos, médios e grandes) e diversas entidades como Prefeitura, secretarias municipais, Câmara de vereadores, Sebrae, sindicatos, associações e outras entidades envolvidas no contexto rural para discutir esta problemática. Dessas discussões e das análises coletivas da situação local, levantou-se o porque de tanta dificuldade para implementar ações produtivas no campo. Em seguida levantaram quais atividades poderiam ser prioridade para implantar uma política de desenvolvimento produtivo e receber o apoio especial dos órgãos públicos e sociedade civil. Elegeu-se a ovinocaprinocultura como uma atividade que possuía as características adequadas para tais investimentos do poder público e da sociedade civil.
Segundo Arnaldo Júnior a decisão do executivo em apostar nesta atividade e assumir a coordenação do processo foi uma decisão importante que passou confiança a todos os parceiros e principalmente para os produtores. Arnaldo disse ainda que o poder Legislativo teve um papel fundamental, participando de toda a discussão e dos encaminhamentos e aprovando as leis que foram criadas para dar subsídio a atividade. O resultado é uma atividade forte que gera emprego e renda para diversos agricultores e essas constatações nós iremos ver na prática durante as visitas que serão feitas os produtores e ao Centro de Desenvolvimento integrado da Ovinocaprinocultura de Monteiro/PB - CENDOV.
17:00 – Visita a Câmara Municipal de Monteiro/PB. Na Câmara a comitiva foi recebida pela secretária do Presidente da casa, Edicarla, e pelo vereador Edvaldo Bezerra, que já presidiu a casa e acompanhou todo o processo de discussão da montagem do arranjo institucional para apoiar a ovinocaprinocultura do município. Edvaldo levou a comitiva para conhecer as instalações da casa e em seguida fez uma explanação de como o legislativo participou do processo de fomentação da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura. Segundo Edvaldo em um processo como este as reuniões preparatórias podem ser chatas para alguns, mas é um momento importante para permitir ouvir as bases e outros segmentos e dialogar diante de proposições diferentes. È importante também o legislativo nomear para as discussões representantes que tenham noção sobre o assunto ou atividade que estar sendo discutida. Neste aspecto eles tiveram o cuidado de observar. Em seguida, para analisar e votar os projetos de Leis que o executivo enviou ou até que preparou junto com o legislativo foi importante observar se o conteúdo das Leis contemplava as decisões e os encaminhamentos que foram tomados juntos com todos os segmentos que participaram das decisões. No caso da experiência de Monteiro a principal Lei aprovada foi a Lei Municipal nº 1.309/2000 que criou o Centro de Desenvolvimento Integrado da Ovinocaprinocultura - CENDOV, uma Autarquia ligada a Secretaria de Serviços Rurais, criada para coordenar o processo de fomentação da atividade ovinocaprinocultura local. A lei estabeleceu que esta Autarquia teria uma verba orçamentária de 2% do receita do município. Isso permitiu investimentos em estrutura, capacitação e monitoramento do processo.
18:00 – Visita a Associação de criadores de ovinos e caprinos de Monteiro/PB (AOCOP). A visita da comitiva foi acompanhada pelo técnico agrícola Arnaldo Junior e a equipe foi recebida por pelo presidente da Associação, Alfredo de Queiroz, e pelo responsável da usina de beneficiamento de leite, o Alécio.
Alfredo comentou que inicialmente a usina funcionou com apenas 50L de leite de cabra/dia. Aos poucos os criadores foram se especializando e acreditando na proposta e hoje recebe em média 3.500L de leite de cabra/dia. O leite é comprado ao produtor por R$ 1,00/Litro e os pagamentos são feitos de acordo com os repasses do principal cliente que é o Governo Federal, mas em média o repasse é feito a cada 30 dias. Alfredo disse ainda, que é preciso ter muita perseverança e responsabilidade para estar a frente da Associação e comentou que quando se trata de uma atividade produtiva como esta, é muito importante envolver todas as entidades que atuam no município, fazenda valer uma palavra que muito usada atualmente: Parceria. Alfredo enalteceu a feliz escolha da atividade, pois numa região semi-árida como a nossa o caprino tem a rusticidade e o potencial necessário para que o agricultor possa transformar em renda o seu trabalho sem abandonar o campo.
Alécio apresentou o funcionamento da usina, desde a recepção do leite, que ocorre de 7:00 as 9:30 da manhã até a fase do produto final, que são o leite pasteurizado, o iogurte e o achocolatado. O leite ao ser recebido passa por testes necessários para atestar a qualidade do mesmo. Sendo confirmada esta qualidade, o leite vai para um tanque de resfriamento onde é feita em seguida a pasteurização (choque térmico que tem o objetivo de eliminar os microorganismos nocivos a saúde humana). Concluída a pasteurização do leite é verificada a demanda para cada produto: leite pasteurizado, iogurte e achocolatado. A usina possui câmara fria e câmara de refrigeração para acondicionar os produtos por diferentes prazos. Alécio falou ainda dos planos futuros que é aumentar as opções de sabor do iogurte (atualmente é feito apenas o sabor morango) e ampliar mais o mercado para a rede privada. Ao final o Alécio apresentou todos os produtos, já citados, em suas embalagens finais, onde nós constatamos a boa apresentação dos mesmos e encerramos a visita comprovando a qualidade do iogurte de leite de cabra, fazendo a degustação e se deliciando com o sabor.

2º Dia:

8:00 – Visita ao CENDOV. O Supervisor assistente do PDHC, Fábio Souza, acompanhou a comitiva nesta visita. No CENDOV a comitiva foi recebida pelo Técnico agrícola Sebastião Marcos, que apresentou a equipe que atuava no escritório e levou a comitiva a conhecer o espaço físico do CENDOV. Passamos inicialmente na usina de leite bovino, onde a Associação de criadores de bovino é responsável pelas atividades de compra e beneficiamento do leite. Marcos explicou que mesmo o foco produtivo maior sendo a atividade de ovinocaprinocultura os a atividade bovinocultura leiteira recebe o apoio do CENDOV. A usina recebe cerca de 7.000L de leite/dia. O Horário de recebimento é também de 7:00 as 9:30 e os mesmos testes de qualidade são realizados para atestar a qualidade do leite. Com o leite de vaca são feitos apenas a pasteurização e o empacotamento. 10% do leite vão para o mercado privado local e 90% para os programas sociais dos governos (federal, estadual e municipal). Em seguida passamos na usina de leite de cabra que a administração da AOCOP, a qual tínhamos visitado no dia anterior. Para encerrar as visitas das estruturas, visitamos o frigorífico de abate de caprinos e ovinos que está fase final de conclusão e que terá a capacidade de abater 100 animais dia.
Retornando ao escritório do CENDOV fomos recebidos por Rubens Remigi, Veterinário, que é o Superintendente deste órgão. Rubens explicou que o CENDOV foi criado por Lei Municpal e sua sede está localizado em um terreno doado pela Embrapa. Neste mesmo terreno estão sediados outros órgão e estruturas ligados a atividade pecuária do município, como as duas usinas de leite, a associação de criadores de ovinos e caprinos a associação de criadores bovino, o parque de exposição, o abatedouro frigorífico de caprinos e ovinos e o escritório da Embrapa. Rubens fez uma vasta explanação de como ocorreu todo o processo de desenvolvimento da ovinocaprinocultura da região acrescentando novas informações. Disse que alguns municípios vizinhos enviam leite para as usinas locais graças aos dois caminhões refrigeradores que coletam o leite e transportam até Monteiro. Citou que as fontes de recursos financiadoras das estruturas foram Pronaf Infra-estrutura, Fundação Banco do Brasil, Projeto Cooperar (semelhante ao nosso Programa de Desenvolvimento Solidário), Prefeitura Municipal, Sebrae, PDHC e MDA. Rubens disse ainda que alguns estruturas só foram possíveis graças a uma modalidade de parceria que foi criada chamada de consórcio de município, onde uma estrutura é criada para atender diversos municípios. Este modelo trouxe para a região um caminhão refrigerado que transporta o leite entre municio e que foi financiado pela Fundação Banco do Brasil e o abatedouro frigorífico que está sendo concluído.
Rubens reforçou a grande importância da assessoria técnica e no caso da experiência com caprino foi criada a função dos Agentes de Desenvolvimento Rural – ADR, que prestão assessoria técnica aos criadores e que estão vinculados ao CENDOV. No total são 6 ADR’s no município e o CENDOV tem conseguido firmar convênios com outras instituições para custear a atuação destes profissionais. Para finalizar o Rubens apresentou uma série de slides e informações a respeito da atividade, onde destacava a importância da assessoria técnica, do crédito, da capacitação, da comercialização e da organização da produção.
12:00 – Visita a um criador. Nesta visita nos fez companhia um dos ADR’s, o Sr. José Diniz. Fomos a unidade produtiva do Sr. Adamastor, distante 6 km do centro de Monteiro. O Sr. Adamastor está na atividade desde 2000, iniciou com 10 matrizes e hoje trabalha com 50 matrizes. Tem uma produção média de 50L de leite de cabra/dia e disse que tem uma renda líquida média de R$ 350,00 por quinzena. Segundo o Sr. Adamastor seus animais comem ração concentrada todos os dias, em média 200g por animal, e o complemento é feito com ração produzida na própria unidade. “Com a praga da cochonilha que atingiu a palma forrageira (cultura forrageira típica da região), foi preciso implantar novas culturas, mas mesmo assim, temos conseguido balancear a alimentação de tal forma que as matrizes não tenham problema coma a produção do leite”, comentou o Sr. Adamastor.
13:00 – Visita ao Presidente da Câmara Municipal de Monteiro, Givalbério Alves. A conversa com o presidente do legislativo local versou sobre o desenvolvimento da cadeia de ovinocaprinocultura de Monteiro, sobre outros potenciais do município, sobre a experiência político-administrativo local e sobre as relações legislativo e executivo locais. A reunião foi de grande importância e ao final a Comitiva upanemense agradeceu o apoio recebido durante toda a visita das entidades e cidadãos monteirenses.

CONSIDERAÇÕES DA COMITIVA:
A Comitiva considera que o município de Monteiro/PB apresenta uma experiência positiva no desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura e bovinocultura com foco no pequeno produtor;
O arranjo institucional (com a participação de todas as entidades com ligação no meio rural) criado no município para apoiar a atividade é de grande importância para o sucesso da atividade desenvolvida;
A participação do legislativo foi fundamental para possibilitar investimentos de receitais municipais na atividade;
O executivo exerce um papel fundamental na animação e coordenação do processo, porém, respeitando a importância e a papel dos demais parceiros;
Os recursos dos governos estadual e federal foram e continuam sendo fundamentais para o sucesso da atividade;
É visível a necessidade e a importância de trabalhar bem crédito, capacitação, assistência técnica e comercialização para a viabilização do negócio;
Ficou bastante claro que existe uma grande dependência da atividade em relação a mercado público institucional na compra dos produtos. É necessário investir em mercados privados para uma maior independência da cadeia produtiva.
O modelo e o arranjo desenvolvido em Monteiro/PB, com seus devidos ajustes, é amplamente recomendado para o nosso município no sentido de desenvolver e potencializar cadeias produtivas locais.

AGRADECIMENTOS:
A Câmara de Vereadores de Upanema/RN, pela oportunidade; ao Projeto Dom Hélder Câmara, Supervisão de Apodi e de Monteiro, pelo apoio; a Câmara Municipal de Monteiro/PB, a Cooperativa COOPAGEL, ao CENDOV de Monteiro, a AOCOP de Monteiro pela recepção e acolhimento e a todos que contribuíram com esta importante missão.

Upanema/RN, 02 de abril de 2007.

Aguinaldo Elói de Carvalho
VEREADOR

Francisco CAZUZA de Macedo
VEREADOR

Valério Augusto Tavares de Mendonça
VEREADOR

José Wilson Tavares Bezerra
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

RELAÇÃO DE SIGLAS:
PDHC – Projeto Dom Helder Câmara
MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário
CENDOV – Centro de Desenvolvimento Integrado da Ovinocaprinocultura
COOPAGEL – Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais
AOCOP – Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Monteiro/PB
ADR – Agente de Desenvolvimento Rural

CAI NA PROVA

As escolas Maria Gorete e Calazans Freire estão realizando as avaliações bimestrais esta semana. Os alunos podem aumentar seu conhecimento acessando o blog do professor Xavier, intitulado Cai na prova. Nele os alunos vão poder tirar suas dúvidas e ficar por dentro dos assuntos abordados no bimestre.
Vale a pena conferir!
http://www.cainaprova.blogspot.com/

MOTO FOI TOMADA DE ASSALTO NESTA SEGUNDA-FEIRA EM UPANEMA

Na tarde desta segunda-feira foi tomada de assalto mais uma moto na zona rural de Upanema. A moto pertencia a um cidadão upanemense conhecido por Costa.

Aguardem maiores informações.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Reunião para discutir o FUNDEB atrai classe educacional

O Sindicato dos Servidores Públicos de Upanema em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, realizaram hoje pela manhã uma audiência pública para debater o FUNDEB. Como debatedor convidado, esteve presente o assessor da deputada Fátima Bezerra, Sr. Hudson Guimarães. Depois de uma breve explanação, Hudson deu oportunidade aos que estavam interessados em tirar dúvidas sobre o programa do governo federal.

Uma das mais importantes dúvidas levantadas no debate foi provocada pelo secretário de Finanças do município, Gilvandro Fernandes. Ele mostrou-se preocupado com a inclusão do ensino infantil e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na folha de pagamento a partir da criação do FUNDEB. Gilvandro perguntou se haveria recursos extras para o pagamento dessas novas despesas, já que somente a arrecadação do município não cobriria tal pagamento. Hudson tranqüilizou o secretário e disse que já está no orçamento do Ministério da Educação um aumento de cerca de 20% para o repasse ao município de Upanema.

Pela grande quantidade de professores, funcionários da educação, vereadores e autoridades presentes, a reunião foi considerada um grande sucesso e serviu para a elucidação de grandes dúvidas que programa gerava.

Fonte: Blog do Anax

REUNIÃO DISCUTIRÁ O FUNDEB

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - Sindserpup, está convidando todos os professores e funcionários da esducação em geral, para se fazerem presente a uma reunião hoje, a partir das 9:00h da manhã, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade acontecerá uma explanação sobre o Fundeb com o palestrante Hudson Guimarães, de Natal.

A Secretaria Municipal de Educação liberou todos os funcionários para participarem dessa reunião.

sábado, 7 de abril de 2007

SEMANA SANTA NO GRANDE OESTE TEM ORAÇÕES, ESPETÁCULO E PROCISSÕES

MÁRCIO MORAIS
Do Alto Oeste
Grande Oeste - Na região do Médio e Alto Oeste Potiguar milhares de pessoas se preparam para o período mais importante do calendário do Ano Litúrgico da Igreja Católica. A Semana Santa, que teve início no Domingo de Ramos, data que festeja a entrada de Jesus em Jerusalém dias antes de sua condenação e morte na cruz. O ponto de maior consternação dos fiéis na semana Santa é a Sexta-Feira, quando, de acordo com o cristianismo, o filho de Deus foi crucificado.
Missas, procissões, espetáculo grandioso para a encenação da Paixão de Cristo e a tradicional brincadeira da malhação de Judas. Essas são algumas das atividades previstas para a celebração da Semana Santa nos vários municípios do Médio e Alto Oeste.
A programação começou domingo passado e as paróquias da região celebraram o Domingo de Ramos com missas e procissões. Hoje os párocos das Igrejas dos municípios de Apodi, Alexandria, Patu, Umarizal, Pau dos Ferros, Caraúbas, Campo Grande, Upanema, Martins, Luis Gomes e São Miguel começaram a atender os fiéis que desejam fazer a confissão comunitária no período da Páscoa.
Desde ontem que em várias cidades da região como Campo Grande, Upanema, Martins, Pau dos Ferros, Caraúbas, Patu, Umarizal, dentre várias outras, começaram as apresentações das encenações da Paixão de Cristo. Na maioria das cidades, o espetáculo será ao ar livre e nesse ano algumas cidades estão levando a peça teatral para a zona rural, como foi o caso de Campo Grande, que fez uma apresentação na comunidade rural de Morcego.
Hoje e a amanhã as confissões continuam nas paróquias do Grande Oeste com a celebração de missas. Em hoje acontece em Apodi a procissão do Encontro, saindo Bom Jesus dos Passos da Delegacia de Polícia conduzido pelos homens e Nossa Senhora das Dores, da Praça São Francisco, conduzida pelas mulheres. Às 8h, acontece a adoração ao santíssimo sacramento, que vai até às 15h, e após acontecerá a Celebração da Paixão e Morte de Cristo. Já no sábado, a celebração da vigília pascal e no domingo a missa da ressurreição do senhor Jesus Cristo. A programação segue praticamente idêntica nas paróquias de toda região, principalmente em Caraúbas, Umarizal, Pau dos Ferros, São Miguel, Luis Gomes e outras.
Cada cidade mantém a sua tradição religiosa, mas sempre com o mesmo propósito que é lembrar a ressurreição de Cristo. Neste período do ano, as cidades do Oeste costumam receber os seus filhos que moram em outras cidades e até mesmo em outras regiões e estados que aproveitam o feriadão santo para visitar seus familiares, amigos e rever a sua terra natal.
De acordo com o padre de Caraúbas, Paulo Brasil, a Sexta-feira Santa é um dia de jejum e abstinência. Não necessariamente de alimentos ou carne. A proposta atual da igreja católica é que o próprio fiel faça uma reflexão das situações de mais apego material e se prive delas.
A Igreja Católica cita como exemplos cortar o uso da televisão ou do aparelho de som. "A maioria dos brasileiros já faz jejum de carne ou alimentos o ano inteiro, já que não tem dinheiro para comprar. Queremos mostrar que existem outras formas de adorar a Deus mais conscientes", comentou Paulo Brasil.

PAIXÃO DE CRISTO SERÁ EXIBIDA EM UPANEMA

O Grupo Arte Vida de Campo Grande foi convidado pelo pároco de Upanema, Pe. Josimar, para realizar a encenação da Paixão de Cristo ao ar livre no município vizinho. Os diretores da peça, Osvaldo Vieira e Pedro Miau, fecharam o compromisso de levarem o elenco de quase 80 componentes para se apresentar no domingo (08).

Fonte: CG News

quinta-feira, 5 de abril de 2007

RESULTADO FINAL DA ENQUETE

QUAL O SECRETÁRIO MAIS ATUANTE DO MUNICÍPIO?

1º - Gilvandro Fernandes 40,53% (571 votos)
2º - Elzimar Carvalho 24,34% (343 votos)
3º - Rivaldo Gondim 12,28% (173 votos)
4º - Luiz Gonzaga 8,02% (113 votos)
5º - Antonio Nicacio 6,81% (96 votos)
6º - Rivanda Bezerra 5,82% (82 votos)
7º - Conceição Lins 2,20% (31 votos)
Total: 1409 votos

RESULTADO FINAL DA ENQUETE

VOCÊ GOSTOU DO CARNAVAL DE UPANEMA?

SIM 76,80% (139 votos)
PRECISA MELHORAR 18,78% (34 votos)
NÃO 4,42% (8 votos)
Total: 181 votos

RESULTADO FINAL DA ENQUETE

QUAL FOI A MELHOR BANDA DO CARNAVAL 2007 EM UPANEMA

1º - DONA MENINA 34,15% (362 votos)
2º - LANE CARDOSO 24,53% (260 votos)
3º - BANDA INALA 24,25% (257 votos)
4º - TIMBALASAMBA 17,08% (181 votos)
Total: 1060 votos

REUNIÃO DISCUTIRÁ O FUNDEB

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - Sindserpup, está convidando todos os professores para se fazerem presente a uma reunião na próxima segunda-feira, a partir das 9:00h da manhã, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade acontecerá uma explanação sobre o Fundeb com um palestrante de Natal.

PONTO FACULTATIVO

O prefeito Jorge Luiz decretou ponto facultativo nas repartições públicas no dia de hoje.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

EXTRATO – INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 002/2007 – PROCESSO Nº 013/2007 - PMU

CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Upanema/RN – CNPJ Nº 08.085.771/0001-30. CONTRATADA: IV’INS MODERNIZAÇÃO EMPRESARIAL S/C LTDA – “PETROBONUS CONSULTING”-CNPJ Nº 03.952.120/0001-87. OBJETO: Elaboração de solução técnica para ampliação dos recursos referentes aos royalties da industria petrolífera. VIGÊNCIA: 18 meses a partir da assinatura do Contrato. Fundamento Legal: Art. 25, “Caput” da Lei nº 8.666/93 e Alterações Posteriores. Upanema/RN, em 19 de março de 2007. Jorge Luiz Costa de Oliveira – Prefeito Municipal de Upanema/RN. Jorge Luiz Costa de Oliveira – Prefeito Municipal de Upanema/RN.

Fonte: Diário Oficial do Estado

Policia Rodoviária Federal inicia Operação Semana Santa a 00h00 desta quinta-feira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará à meia-noite de amanhã a Operação Semana Santa 2007. A mobilização que atenderá diversas estradas do Rio Grande do Norte seguirá até as 24h do próximo domingo.

Durante esse período, a PRF disponibilizará um efetivo de 44 policiais por turno de serviço e 24 viaturas, além de radares e bafômetros, que serão utilizados no controle do tráfego nas principais rodovias.

A partir da operação o policiamento ostensivo será reforçado nos locais e horários de maior fluxo de veículos, a fim de inibir as ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, desatenção de condutores, embriaguez ao volante, entre outras infrações.

Segundo a assessoria de imprensa da PRF, durante a fiscalização será verificada a documentação do veículo e a do condutor, os equipamentos obrigatórios, o estado de conservação do veículo e acima de tudo o comportamento do motorista na rodovia.

Além da fiscalização de trânsito, a PRF estará atenta também quanto ao porte ilegal de armas, tráfico  de drogas ilícitas, uso de bebidas alcoólicas e outros crimes descritos em lei. A PRF pede a compreensão de todos que forem viajar neste período para dirigirem com atenção redobrada, pois a falta de atenção se apresenta como a principal causa de acidentes.

A PRF apela ainda aos condutores que evitem viajar cansados, sob efeito de bebida alcoólica e que se possível, evitem viajar durante a noite. Durante a operação a PRF estará atuando 24 horas por dia. Qualquer problema na rodovia federal, poderá ser informado a partir da Central de Informações no número 191 ou 4009 1555.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Pedestal

Da coluna Primeira Mão, de Walter Fonseca no Jornal Correio da Tarde


Conversa animada, ontem, final da manhã na sala do colunista, com vários pitaqueiros fazendo análises políticas nacionais, estaduais, locais e regionais. Ao surgir o assunto envolvendo o prefeito de Upanema, um dos circunstantes disse que em situação pior vai ficar um pessoal que tomou de conta de uma prefeitura do Oeste e que está se escondendo de tudo e de todos. E arrematou dizendo que "eles (o povo que assumiu o poder municipal) pensam que estão fazendo coisas demais, mas na verdade estão fazendo política de menos e isso é fatal para quem precisa se reeleger". Sei não, mas vou ficar de olho e meus (poucos, mas seletos e importantes) leitores ficarão informados.

Arrocho

Da coluna Primeira Mão, de Walter Fonseca no Jornal Correio da Tarde


O colunista foi informado que o prefeito de Upanema, Jorge Luis, passa no momento por grandes dificuldades em decorrência de investimentos financeiros feitos em algumas candidaturas na eleição de outubro passado. Jorge, segundo a fonte, já contava em ter o DER na sua área de influência. É, a política também tem se mostrado um jogo, ou mais ainda, um pregão como o das bolsas de valores. Uns ganham muito e outros podem perder tudo. Inclusive a compostura.

BRIGA DE JOVENS ONTEM À NOITE

Ontem à noite eu presenciei por mais de 30 minutos uma cena incrível. Dois grupos de jovens rivais, do sítio Esperança, brigaram na Praça do Cemitério e saíram em direção ao colégio Maria Gorete. Chegando lá, ficaram uns ameaçando os outros com pedras nas mãos, enquanto que a população se aglomerava no local assistindo tudo.

Um Conselheiro Tutelar foi denunciar a polícia o que estava acontecendo e o policial disse que não podia ir porque estava sozinho na delegacia.

CALAZANS FREIRE

A empresa responsável pela construção do novo Calazans Freire já foi embora da cidade e, ao que tudo indica, já entregou a obra ao Governo do Estado.

A direção do Calazans ainda não recebeu nenhuma notificação do Governo, mas, a expectativa é de que ainda este mês aconteça a transferência para as novas dependências.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

BANDA DE MÚSICA

A Banda de Música Ivaldete Basílio da Silva estará retornando hoje os ensaios depois de um período de férias. A novidade fica por conta da estréia do novo Maestro, Sérgio.

FESTA DE SÁBADO DE ALELUIA

Confirmada a festa de Sábado de Aleluia. A animação ficará por conta de Timbalasamba, com início previsto para às 23:00h na Casa de Shows Portal do Sol.

domingo, 1 de abril de 2007

DIA DA MENTIRA II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

DIA DA MENTIRA

Pensei até em publicar uma mentira, mas desiste. Resolvi apenas alertar meus nobres leitores para que se lembrem de que hoje é primeiro de abril e, portanto, não caiam em nenhuma mentira. 

OBRIGADO!

O mês de março foi de quebra de recordes para o nosso blog. Primeiro porque atingimos a marca de 40 mil acessos, mostrando que este blog se consolidou como o mais acessado de nossa cidade. Também batemos o recorde de acessos mensais, com exatamente 7.684 acessos, dando uma média de 248 visitas diárias.