quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Agiota se apresenta à polícia e declara que está arrependido

Caraúbas - O agiota Francisco de Assis da Silva, que tem 40 anos e reside na zona rural de Campo Grande, estava sendo procurado pela polícia sob suspeita de ter assassinado sua companheira, a dona-de-casa Antônia Maria da Silva, que tinha 42 anos. Ele se apresentou espontaneamente no Destacamento da Polícia Militar de Campo Grande, mas foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil desta cidade. Emocionado, "Chico de Bodinho", como é mais conhecido, declarou em seu depoimento que amava sua mulher e revelou que está arrependido depois do que fez.
De acordo com a versão apresentada à Polícia por Chico Bodinho, ele e sua mulher estavam numa festa, em Campo Grande, quando começaram a discutir. O suspeito comentou que ela havia dançado com outro homem e a partir daí, eles teriam se desentendido. No caminho de volta, o casal resolveu parar na pista para urinar. Motivado pelas discussões que vinham acontecendo, Chico Bodinho efetuou três disparos de revólver em direção à sua mulher e fugiu. Ela foi atingida por dois projéteis e morreu ainda no local, sem chance de se defender do ataque.
O delegado Normando Feitosa explicou que durante o depoimento, o agiota chegou a se emocionar várias vezes. "Ele me pareceu ser uma pessoa bem calma, apesar do crime que praticou", comentou o bacharel. O suspeito revelou ainda que havia sido traído duas vezes pela sua companheira, mas mesmo assim continuou com o relacionamento. Francisco de Assis admitiu que a relação do casal era bastante prejudicada pelos ciúmes. Ambos tinham problemas dessa natureza. "Ele disse que ela também era muito ciumenta", explica o delegado de Caraúbas.
De acordo com as informações passadas para o DE FATO pelo cabo Lacerda, responsável pelo Destacamento da PM na cidade, era comum saber que o casal se envolvia em confusões. O cabo contou que vez por outra Antônia Maria era espancada pelo companheiro. "Eu mesmo cheguei a falar com ela para denunciá-lo, mas ela não me atendeu. Maria falou que tinha medo de prestar queixa porque não tinha a quem recorrer depois. Ela abandonou o último marido para viver com o acusado", explicou o militar. O fugitivo foi procurado em toda a região e na manhã de ontem resolveu se entregar espontaneamente à Polícia.
Fonte: Jornal de Fato

SITUAÇÃO ESTRUTURAL DO ANTIGO CALAZANS ESTÁ CAÓTICA

A entrega da obra do novo Calazans Freire foi adiada pela empresa mais uma vez. Enquanto isso, as aulas vão continuando no velho prédio do Calazans no limite extremo. Paredes com rachaduras, muros que ameaçam desabar, infiltrações, muito cupim, quando chove as goteiras alagam algumas salas e etc.
Como se não bastasse tudo isso, o professor Xavier estava dando aula ontem à noite quando um cano de sustentação de um ventilador torou, e não causou um dano maior aos alunos porque ficou preso apenas nos fios. Vieram então e toraram os fios para tirar o ventilador.
Pense num susto grande!

TAMBÉM FALTAM PROFESSORES NO CALAZANS FREIRE

Com relação à parte pedagógica em si, no Calazans Freire faltam professores de Química, Biologia e Física. Mas, não pensem os leitores deste blog que a direção da escola não toma providências pra resolverem estes problemas. O Diretor, Edgar, me informou que já foi ao Dired em Mossoró solicitar professores para suprir a necessidade da escola. Como de praxe, a burocracia nos orgãos governamentais impera, e a resposta que ele obteve foi de que aguardasse pois, iam à Natal para resolverem essa situação. Talvez esta semana tivesse uma resposta.
Moral da história. Quem sai perdendo sempre é o elo mais fraco, no caso os alunos, que estão sem aulas destas matérias e não tem nem previsão de quando vão ter.
Como querem que os alunos obtenham bom rendimento no Enem se não oferecem o mínimo necessário?

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Marido enciumado executa mulher com dois tiros

CAMPO GRANDE - A dona-de-casa Antônia Maria da Silva, 42 anos, foi assassinada a tiros, isto por volta de meia-noite de domingo. O principal acusado é o seu marido, o agiota Francisco de Assis Silva, vulgo ‘Chico de Bodinho’, 40. O casal residia no Sítio Veneza, localidade distante cerca de mil metros da zona urbana do município. Foragido desde o momento em que praticou o crime, ele, até o início da noite de ontem, era caçado pelo Grupo Tático de Combate (GTC) e de acordo com o tenente Lacerda, comandante do destacamento policial militar local, todos os procedimentos eram adotados para que ele pudesse ser capturado antes de se expirar o flagrante.
Em contato com a equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE, o tenente Lacerda disse que um dos motivos do crime é o ciúme doentio que partia do acusado. Na noite de domingo, por volta das 23h, o casal foi visto circulando em alguns bares da cidade. A mulher foi morta às 24h. Alguns vizinhos, interrogados pela polícia, disseram ter escutado o estampido de três tiros. Dois deles alvejaram a vítima que foi a óbito no local.
Para fugir, ‘Chico de Bodinho’ usou um carro de sua propriedade e o abandonou a alguns quilômetros de distância de onde ele e a mulher residiam. Na caçada, a polícia encontrou, além do veículo, algumas peças de roupa e um chinelo do acusado. “Aqui a revolta por parte das pessoas é grande e a gente está recebendo muitas informações. Uma delas dá conta que ele está muito cansado e mendigando comida. Na noite de domingo, o proprietário de uma fazenda, sem saber do que tinha acontecido, ofereceu uma rede a ele para passar a noite, mas antes do dia amanhecer ele foi embora”, disse.
Morando juntos há cerca de cinco anos, depois que Antônia Maria abandonou o seu legítimo marido na cidade de Upanema e foi embora morar no Sítio Veneza, os dois, segundo informação da vizinhança, brigavam constantemente. “Eu mesmo a procurei no fim do ano passado, depois que fui informado de que ele a teria espancado e a convidei a prestar uma queixa na delegacia, pois ele seria processado com base na Lei Maria da Penha, mas a mulher não quis. Me disse que ele a ameaçava de morte caso fosse denunciado”, declarou a autoridade policial.
O cadáver de Antônia Maria foi necropsiado no Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró ainda ontem pela manhã e liberado para sepultamento em Upanema, onde residem seus familiares, inclusive filhos. O inquérito vai ser administrado pelo bacharel Normando Feitosa de Lira, delegado de Polícia Civil de Caraúbas. Por outro lado, o tenente Lacerda vem recebendo a ajuda de uma equipe de policiais do GTC na caçada ao fugitivo.

FONTE: Jornal Gazeta do Oeste

ILUMINAÇÃO

Finalmente o "Beco de Raimundo Matoso", como ficou conhecido a travessa da Av. 16 de Setembro com a Av. Getúlio Vargas, será iluminada.
Uma equipe da Cosern colocou os postes durante todo o dia de ontem.
A iluminação daquela rua era uma antiga reinvidicação dos moradores da região, pois, servia como motel, local para uso de drogas e até para brechadores devido a falta de iluminação.

CHUVAS ACUMULADAS NO MUNICÍPIO DE UPANEMA DURANTE O ANO DE 2007

UPANEMA(PREFEITURA) 236.0mm
Atualização diária 26/02/2007
Fonte: Emparn

Vendo as chuvas
Pelo boletim da Emparn, as maiores chuvas do final de semana (de sexta-feira, 23, para o amanhecer de ontem) foram nas regiões Oeste e Seridó. No Oeste, os múmeros são estes: Lucrécia, 86 milímetros, Upanema, 64, Janduís e Rodolfo Fernandes, 49, Severiano Melo, 36, Riacho da Cruz e Venha Ver, 21, Martins, 17, Areia Branca, 13, Assu, 12.
Fonte: Tribuna do Norte

Mulher foi enterrada em clima de forte emoção

Foi enterrada as 19:00h de ontem, a senhora Maria Antonia da Silva, 42, que foi encontrada morta hoje pela manhã, na estrada de Campo Grande – RN. Ela deixa 3 filhos. Segundo informações, Maria Antonia teria sido morta através de golpes de faca. O assassino ainda não foi revelado polícia do município vizinho. O corpo está sendo velado neste momento, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Muita gente está presente ao velório. O clima é de muita comoção entre as pessoas que acompanham o funeral.
Mulher pode ter sido assassinada
Conversei agora há pouco com o Sgto. J. Pereira sobre o corpo de uma mulher, que foi encontrada morta na estrada que liga Upanema a cidade de Campo Grande. O sargento informou que o local onde o corpo foi encontrado, faz parte da área do município de Campo Grande, portanto a responsabilidade pelo caso é da polícia do vizinho município. O sargento adiantou que parece se tratar de um assassinato, mas não tinha ainda a confirmação do fato. Tentamos um contato com a Delegacia de Campo Grande, mas ninguém atendeu ao telefone.
Os boatos que correm na cidade, dão conta que a mulher seria aqui de nosso município, mas nada foi confirmado ainda.
Fonte: Blog do Anax

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

ADESIVOS DE PRETENSOS CANDIDATOS APARECEM NO CARNAVAL

O carnaval é uma excelente oportunidade para que os pretensos candidatos nas eleições do próximo ano apareçam. Eles fazem isto principalmente através dos adesivos. Pois bem, no carnaval deste ano eu identifiquei apenas três adesivos: Manezinho 2008, que já existia a algum tempo. Tulio 2008 que também já faz algum tempo que vem sendo veiculado seu nome e Montalgon 2008 foi o mais desconhecido entre os adesivos.
Meus caros leitores viram mais algum adesivo de futuros candidatos neste carnaval?

PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE CELULAR FORAM ARRANCADAS


Vocês lembram das placas de sinalização sobre a falta do sinal de celular em Upanema? Pois é, saibam vocês que foram colocadas duas delas na Br 304. Uma para quem vem de Assu e outra para quem vem de Mossoró. Para nossa surpresa, entre os dias 11 e 12 de fevereiro elas foram arrancadas. Ninguém sabe ninguém viu.
O que vocês acham? quem será que arrancou as placas e qual o motivo?

domingo, 25 de fevereiro de 2007

RÁDIO FM LIBERDADE 104,9

ESTAMOS COM UM NOVO PATROCINADOR. É A FM LIBERDADE DE UPANEMA. ESSA PARCERIA PROMETE.

HORÁRIO DE VERÃO

Não esqueçam que acabou hoje o horário de verão.
Os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. Para nós, muda pouco coisa, basicamente a programação da televisão.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

MAIS QUEDAS DE ENERGIA NESTE SÁBADO

Nada menos do que quatro quedas de energia aconteceram na tarde e início da noite deste sábado em Upanema. Na maior parte da cidade, a luz foi reestabelecida imediatamente, mas, em algumas ruas não. Passei em algumas dessas ruas às 23:00h e ainda estavam as escuras.
Pelo que estamos vendo, parece que a situação está voltando a ser como antigamente quando não podia nem o tempo preparar pra chover que já faltava energia. Assim não pode!

Investimento em segurança consolida carnaval de Upanema

Do Jornal de Fato de hoje
O ano de 2007 serviu para consolidar de vez o carnaval de Upanema como um dos maiores e o mais tranqüilo do Estado. Com um investimento pesado em segurança, o município não registra nenhum incidente grave há mais de sete anos no período momesco. Para um evento tão grandioso e, que envolve milhares de pessoas, o carnaval de Upanema segue na contramão do que ocorre no estado. Ou seja, enquanto o índice de violência no carnaval aumentou no RN, em Upanema diminuiu. Apenas duas prisões foram registradas durante os quatro dias. O motivo das prisões foi a pesca irregular na barragem de Umarí, já que agora é o período do defeso. Nenhuma prisão relacionada diretamente ao evento carnavalesco.
A cultura pacífica do povo de Upanema também é responsável pela tranqüilidade da festa. Mas, é importante ressaltar a preocupação da organização em proporcionar ao folião a tranqüilidade necessária para a brincadeira carnavalesca. A segurança não está ligada somente à Polícia Militar e à segurança privada. Eles são peças fundamentais para o processo funcionar bem. Mas, a iluminação e a interdição das ruas, as ambulâncias, a limpeza realizada durante o evento, os salva-vidas fazem parte da segurança do folião. “Tudo contribui para a paz e a segurança”, ressaltou Anaximandro Eudson, um dos diretores do evento. No total, mais de 70 homens estiveram envolvidos na segurança do evento. Uma das preocupações da organização do evento era a fuga de bandidos da cadeia de Caraúbas para o município. Mas, o incidente não atrapalhou a realização do carnaval. A segurança já conhecida no evento serviu para garantir a calma dos visitantes. Além da segurança, as atrações musicais encantaram os foliões. A festa começava no período da manhã no Rio Upanema. Em seguida a galera se divertia no tradicional mela-mela, com as bandas Inala, Lane Cardoso e Dona Menina (BA). À noite, a festa ficou por conta da banda local, Timbalasamba. A sonorização foi feita pelo renomado Trio Anaconda.
O grande sucesso agradou bastante a organização do evento, que considera o investimento em segurança e uma boa estrutura como fonte de atração dos foliões a cada ano. Quem foi ao carnaval de Upanema ficou com a certeza de que encontrou um lugar de gente feliz e ordeira. Tudo que se precisa para fazer uma boa festa de carnaval. Esse ano, o carnaval registrou um grande aumento no número de foliões durante os quatro dias. Milhares de pessoas invadiram a cidade e confirmaram que Upanema é “O carnaval que mais cresce no RN”.

REPASSE DOS ROYALTIES - COMPARATIVO

Confira o aumento no repasse dos royalties que Upanema recebeu neste mês de fevereiro, se comparado com janeiro deste ano como também janeiro e fevereiro de 2006.

REPASSE DOS ROYALTIES

Confira o repasse dos royalties aos município do RN neste mês de fevereiro.

DEU NA TRIBUNA DO NORTE DE HOJE

Axé
A cantora Lane Cardoso, um dos grandes nomes da cena artística potiguar, botou pra ferver nesse carnaval 2007. Ela fez dois shows por dia, atraindo multidões atrás dos trios em Upanema, Macau e Guamaré. E sempre muito bem vestida com looks assinados por Ricardo San Martini.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

DA SÉRIE PERGUNTAR NÃO OFENDE

Será que alguém já percebeu que quase todos os dias, entre às 13:00h e 14:00h, acontece uma rápida queda de energia? Será que alguém poderia me explicar porque isso acontece?

CHUVAS ACUMULADAS NO ANO EM UPANEMA

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-Emparn, a precipitação acumulada no município de Upanema este ano chega a apenas 171.9mm. As atualizações são feitas diariamente e podem ser acompanhadas no site da Emparn.

Carnaval de Upanema 2007

Confira algumas fotos do carnaval de Upanema 2007.
Hoje ainda estarei colocando mais algumas fotos.

As chuvas do carnaval

l23/02/2007
Há município do Rio Grande do Norte beirando 400 milímetros de chuvas, acumuladas somente neste mês de fevereiro. Para sermos mais precisos, são chuvas caídas num período de apenas nove dias: do dia 14 ao amanhecer de ontem, 22. Toda essa chuva foi em Touros, que fica na faixa entre Mato Grande, a partir da chapada da Serra Verde, ao Litoral Norte. São chuvas que vão além da média histórica. O boletim da Emparn registra em Touros uma acumulada, do dia 16 para o amanhecer de ontem, de 220 milímetros. O total do município, a partir do dia 13 é de 382. É muita água.
Depois de Touros, onde mais choveu até agora (são números de fevereiro) foi em Caicó. Já somam 338 milímetros, o grosso caído na área do Açude Itans. Em seguida, Patú, com 306, Antônio Martins, 275, e Assu, 273, todos na região Oeste. Serra Negra do Norte, no Seridó, está com 269 milímetros. As regiões mais chovidas são o Oeste e o Seridó. O boletim da Emparn registra, ontem, registra 6 municipios com chuvas de mais de 200 milímetros durante os ultimos seis dias: Patu, 272, Assu, 269, Antônio Martins, 267, Messias Targino, 221, Francisco Dantas, 203 e Martins, 200. Mais de 20 municípios além de 100 milímetros: Almino Afonso, 189, Itaú, 167, Triunfo Potiguar, 166, Lucrécia, 163, Alexandria, 161, Riacho da Cruz, 158, Olho D’água dos Borges, 157, José da Penha, 153, São Rafael, 150, Upanema, 148, Rodolfo Fernandes, 136, Major Sales, 135, Venha Ver, 131, Água Nova, 126, Carnaubais e Felipe Guerra, 125, Mossoró, 121, Alto do Rodrigues, 120, Severiano Melo, 115, Luis Gomes, 111 e Janduis, de Vicente Neto, 101.
Fonte: Tribuna do Norte

Iadya Maio fará novo giro pelas promotorias do Rio Grande do Norte

A candidata a Procuradora Geral de Justiça, promotora Iadya Gama Maio, retoma na próxima terça-feira (dia 27) o roteiro de visitas às promotorias do interior do Rio Grande do Norte para apresentar suas propostas para o Ministério Público Estadual e colher sugestões dos promotores e procuradores de Justiça. Desta vez, Iadya Maio estará em municípios das regiões Central e Oeste e voltará a Mossoró, onde esteve em dezembro. A agenda começa no início da manhã de terça, no município de São Rafael e segue por Assu, Upanema e Governador Dix-Sept Rosado. À tarde, Iadya Maio visita as promotorias de Apodi e Baraúna. Na quarta-feira, dia 28, Iadya Gama Maio visita os promotores de Mossoró, Areia Branca, Pendências e Macau. Até o final de março, a candidata pretende ir às 64 comarcas do Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog do Diógenes

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

FUGITIVOS

Um fato que quase acabou com o carnaval de Upanema foi a perseguição aos fugitivos da cadeia de Caraúbas que aconteceu na sexta-feira aqui em Upanema. Os organizadores estavam muito preocupados, pois, os foliões certamente teriam medo de vir a Upanema com os fugitivos a solta.

VIOLÊNCIA ZERO

O carnaval de Upanema é conhecido por sua tranqüilidade, e este ano não foi diferente. Aconteceram apenas pequenas confusões isoladas, principalmente devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

AULAS

As aulas, tanto na rede estadual como na municipal, voltam apenas na próxima segunda-feira. Hoje e amanhã acontecem reuniões com os professores, além de planejamento.

ENQUETES

PARTICIPE DAS NOVAS ENQUETES DO BLOG:
QUAL FOI A MELHOR BANDA DO CARNAVAL 2007 EM UPANEMA
TIMBALASAMBA
LANE CARDOSO
DONA MENINA
BANDA INALA
VOCÊ GOSTOU DO CARNAVAL DE UPANEMA
SIM
PRECISA MELHOR
NÃO

FOTOS DO CARNAVAL

Estarei postando ainda hoje as fotos do carnaval em Upanema. Aguardem!

VOLTEI

Caros leitores,
Depois de uma semana praticamente sem atualizações, o blog está voltando a ativa a partir de hoje. O motivo da falta de atualização foi um problema no computador, quando tive que formatá-lo.

domingo, 18 de fevereiro de 2007

TIMBALASAMBA

A banda upanemense Timbalasamba estará animando uma tarde de sol na cidade de Caraúbas hoje. A noite estarão de volta para animar mais uma noite de carnaval em Upanema.

BALNEÁRIO DO ELIAS

Uma boa pedida para este domingo é a festa que acontece no Balneário do Elias. A animação fica por conta de Bastos dos Teclados e Divam Araújo.

PASSAGEM MOLHADA

Mantendo a tradição, a animação durante o dia acontece na passagem molhada do rio. Centenas de foliões passam o dia brincando as margens do rio.

PRIMEIRO DIA DE CARNAVAL EM UPANEMA


O primeiro dia de carnaval em Upanema transcorreu na mais perfeita calma. O diferencial foi a chuva que animou mais ainda o mela-mela. Ao mesmo tempo, a chuva que não parou, prejudicou a apresentação do Timbalasamba que aconteceu de 1:00h.

Devido a chuva, não foi possível tirar fotos dos foliões.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Perseguição termina com mais quatro mortes

Quatro criminosos que participaram da fuga ocorrida na Cadeia Pública Doutor Manoel Neto, em Caraúbas, foram mortos ontem em confronto direto com integrantes das polícias Civil e Militar, que estão na região desde quarta-feira passada, quando começaram as buscas. Resta localizar ainda dois fugitivos. De acordo com as equipes de busca, um deles continua escondido na zona rural de Upanema, provavelmente na Comunidade do Atoleiro. O outro conseguiu furar o cerco policial armado em Campo Grande e seguiu em direção à cidade de Patu (sentido contrário ao que foi adotado pelo resto do grupo).
O primeiro a ser localizado foi o latrocida Paulo Herkson de Araújo, que tinha 22 anos e era natural de Mossoró. Ele foi baleado por uma equipe da Polícia entre as cidades de Caraúbas e Campo Grande. O confronto aconteceu na noite da quinta-feira passada, quando o grupo, ainda formado por seis pessoas, foi interceptado. Eles cruzaram a RN 233, com o objetivo de mudar o percurso da fuga. Ao invés de Campo Grande, os bandidos seguiriam para Janduís. Nesse momento, Herkson foi alvejado. Quatro seguiram à Campo Grande e um deles resolveu mudar o percurso, seguindo em direção à cidade de Patu.
Este acabou dando sorte e conseguiu furar o cerco, que naquela noite estava concentrado nas cidades de Campo Grande e Upanema. O corpo de Herkson foi localizado somente na manhã de ontem, por volta das 10h, no Sítio Milagre, localizado RN 233. A vítima foi atingida ainda na RN e percorreu cerca de um quilômetro na mata e tombou. Os disparos atingiram somente a região dorsal do fugitivo, já que os tiros foram efetuados durante a perseguição policial. O corpo foi localizado por um morador do sítio, que entrou em contato com a Polícia Militar de Caraúbas. Por volta das 13h, uma equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró chegou ao local para resgatar os corpos.
Enquanto isso, as equipes de buscas estavam concentradas entre as cidades de Campo Grande e Upanema, caminho percorrido pelo resto do grupo. Por volta das 14h, ocorreu um novo confronto direto. O primeiro a ser capturado foi o assaltante José Railk da Costa, que tinha 24 anos e era natural de Ponta Negra. Baleado no pescoço e no ombro, o criminoso foi levado para a Unidade Mista Raimunda Nonato Cândido, em Upanema. Diante da gravidade, ele foi transferido imediatamente para Mossoró, onde seria atendido no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu e veio a óbito no caminho. Logo em seguida, foi capturado o assaltante Francisco Denis Vitor de Nascimento, que era natural de Ceará-Mirim. Este, já chegou ao hospital morto, com um tiro pescoço e abdômen. “O primeiro (Railk) estava só respirando e o outro (Denis) estava morto”, explicou uma médica que atendeu as vítimas.
Por último, foi localizado o assaltante David Leonardo Bezerra, que tinha 32 anos e era natural de Pau dos Ferros. Este também já chegou no hospital de Upanema sem vida. Ele foi atingido na cabeça e no peito. Esses três últimos estavam escondidos na Comunidade do Atoleiro, localizada entre Upanema e a BR-304, onde ainda tentaram fazer uma refém, mas logo desistiram. Eles entraram em uma residência e renderam uma família, segundo a equipe que estava no local. A polícia acredita que ainda existe um quarto fugitivo escondido naquele setor e no fim da tarde de ontem, as polícias de Mossoró e Assu estavam reunidas, traçando o plano para sufocar o último fugitivo.
Andrey Ricardo - Jornal de Fato

FUGITIVOS

Mais dois fugitivos foram mortos agora a tarde pela polícia. Ao todo, em Upanema, foram três. Segundo informações, está faltando apenas um. Os dois foram encaminhados agora a pouco para Mossoró.

EXTRA! EXTRA! FUGITIVOS ESTÃO NO MUNICÍPIO DE UPANEMA

Upanema acordou hoje em pavorosa. Tudo devido à presença dos fugitivos do presídio de Caraúbas no município. Segundo informações, eles tomaram uma família como refém em um sítio da cidade, entre Atoleiro, Brejinho e o sítio Caraúba. Até este momento, um fugitivo foi morto, sendo levado para a Unidade Mista de Upanema e em seguida encaminhado para Mossoró. A polícia ainda está no encalço dos fugitivos na zona rural. Enquanto isso, muitos curiosos estão em frente à Unidade Mista esperando mais informações.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

APROVAÇÃO

Ericlenede foi aprovado no Prouni com uma bolsa integral para estudar Direito na UNP em Natal. Parabéns!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Exclusivo!!! Prefeitura de Upanema realizará Concurso Público

Uma fonte segura me informou que logo após o carnaval, a Prefeitura de Upanema irá realizar mais um concurso público para o preenchimento de vagas disponíveis no se quadro funcional. Pelo que me adiantou a fonte, está confirmada a oferta de vagas para os cargos de Professor (para algumas matérias específicas), agente de endemias e agente de saúde (para alguns bairros da cidade). A fonte não conseguiu informar com precisão o número de vagas que serão ofertadas.
Fonte: Blog do Anax

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Notas Médias do Enem por Município e por Escola dos Alunos Concluintes do Ensino Médio em 2006

Pelo segundo ano consecutivo, o Inep torna disponível para consulta eletrônica as médias de desempenho obtidas pelos concluintes de cada uma das escolas participantes do exame em 2006. O objetivo é auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na identificação de deficiências e boas práticas no âmbito da escola. As informações também podem funcionar como elemento de mobilização em favor da qualidade de ensino.
Todas as escolas que declararam o Censo Escolar 2006 e cujos alunos participaram do exame estão apresentadas na consulta. No entanto, apenas aquelas em que no mínimo dez de seus alunos concluintes fizeram a prova terão as notas divulgadas. Há ainda informações sobre número de matriculados no último ano do ensino médio, número de participantes, médias observadas e médias com correção de participação, que simulam estatisticamente a nota que seria obtida pela escola caso a totalidade de seus alunos tivesse participado do Enem.
A consulta por escola deve ser realizada sempre a partir de um município selecionado. Além da seleção de UF e município, também é possível o recorte por localização da escola (rural ou urbana), por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal) e por modalidade de ensino (ensino regular, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos).
Fonte: Inep
Não satisfeito com o resultado alcançado pelos alunos de Upanema, procurei comparar este desempenho com o de outras cidades. Comparei primeiro com Campo Grande e, para minha surpresa, os alunos desta vizinha cidade se deram melhor em todos os quesitos. Comparei com Governador e também perdemos. Para completar, comparei com o resultado obtido em Parau e, pasmem, perdemos também.
Portanto, a sociedade upanemense tem que tomar consciência de que nós temos uma educação de péssima qualidade, uma das piores do Estado. E o que estamos fazendo para melhorar essa situação?
Gostaria de saber a opinião do professor Xavier, professor Josiel, Anaximandro, Zé Wilson, Luis Jairo, Frederico Evandro, entre outros, sobre esse assunto.

Posse da nova diretoria do Sindserpup

O Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema está realizando na manhã desta segunda-feira a posse da nova diretoria. A solenidade acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 10:00h.

INÍCIO DO ANO LETIVO

Começam hoje as aulas na Escola Municipal Maria Gorete e na Escola Estadual Calazans Freire.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

FESTA COM RESGATE LIVRE NO BAR BEIRA RIO

Hoje, a partir das 12:00h, acontecerá mais uma festa com a Banda Resgate Livre. Desta vez, a animação acontecerá no bar Beira Rio.

VESTIBULAR

Está acontecendo na manhã de hoje a primeira etapa do vestibular da Uern. Para suprir a necessidade de locomoção das centenas de vestibulandos upanemenses, a Prefeitura Municipal de Upanema, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou dois ônibus para fazer o transporte dos mesmos até Mossoró.
Boa sorte a todos!

sábado, 10 de fevereiro de 2007

RESULTADO DA CARTA CONVITE N° 015 - 2006

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA-RN

RESULTADO DA CARTA CONVITE N° 015 - 2006
OBJETO: Drenagem Superficial e Pavimentação a Paralelepípedo de diversas ruas do município de Upanema-RN.
Fundamento Legal: Art. 22, III, da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores
FIRMA VENCEDORA: NICOL - NÍSIA CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ Nº 06.276.112/0001-56 com sede a Rua Projetada nº 436, Mazapa, Nísia Floresta/RN.
VALOR: R$ 109.889,57 (cento e nove mil, oitocentos e oitenta e nove reais e cinqüenta e sete centavos)
Upanema/RN, em 20 de novembro de 2006 – Jorge Luiz Costa de Oliveira – Prefeito Municipal.
Fonte: Diário Oficial

AVISOS DE LICITAÇÃO

PRFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO Nº 001/2007 – PROCESSO Nº 005/2007 - PMU


O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão nº 001/2007, com o objetivo de aquisição de combustíveis e lubrificantes nas cidades de Upanema e Mossoró para manutenção da frota municipal (máquinas e veículos) e de máquinas e veículos de outros entes da federação. O Pregão será realizado no dia 22 de fevereiro de 2007, às 9:00 horas. O edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco, 90, Centro, Upanema/RN, ou pelo telefone (84) 3325-0010 e (84) 3325-0011. Upanema/RN, em 09 de fevereiro de 2007 – Anaximandro Eudson de Oliveira Barbosa e Silva – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.

PRFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO Nº 002/2007 – PROCESSO Nº 006/2007 - PMU

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão nº 002/007, com o objetivo de aquisição de Gêneros Alimentícios destinados a Merenda Escolar para a Rede Municipal de Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Programa de Educação de Jovens e Adultos, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Creches, Programa Crianças e Gestantes Desnutridas e Cestas Básicas. O Pregão será realizado no dia 22 de fevereiro de 2007, às 11:00 horas. O edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco, 90, Centro, Upanema/RN, ou pelo telefone (84) 3325-0010 e (84) 3325-0011. Upanema/RN, em 09 de fevereiro de 2007 – Anaximandro Eudson de Oliveira Barbosa e Silva – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.
Fonte: Diário Oficial

Prefeitura de Upanema adquire caminhão coletor de lixo

Upanema – A Prefeitura de Upanema continua trabalhando cada vez mais no sentido de deixar a cidade mais limpa. Chegou nesta semana a mais nova aquisição da municipalidade para o combate à sujeira. Agora, o município terá a ajuda de um caminhão coletor de lixo. O novo coletor irá proporcionar maior agilidade e capacidade de carga, segurança e mais higiene para os que atuam nessa área. Com um sistema compactador, o caminhão coletor possui capacidade de carga três vezes maior que a do veículo que vinha fazendo o recolhimento do lixo.Por se tratar de algo novo no município, a Secretaria de Obras está veiculando uma campanha na rádio local para conscientizar a população a respeito da coleta. A campanha denominada “Brilha Upanema”, tem o objetivo de esclarecer a população a respeito de como ela deve ajudar na limpeza da cidade. A campanha também orienta a população para que evitem a colocação de pedras, madeiras, entre outros materiais no lixo que será coletado pelo novo caminhão. Segundo Rivaldo Bezerra, secretário de Obras, a Prefeitura disponibilizará uma caçamba, todos os dias, para fazer o recolhimento desses materiais, além da metralha que é acumulada nas construções.O prefeito Jorge Luiz considera um avanço importante para o município a aquisição do caminhão coletor. Jorge acrescenta que com o crescimento do município, principalmente com a construção de centenas de novas casas em sua administração, o caminhão irá contribuir bastante com a limpeza da cidade. O novo caminhão coletor da Prefeitura foi adquirido com recursos dos royalties pagos pela Petrobras. O caminhão foi comprado em São Paulo (SP) e o coletor em Araucária (PR).
Fonte: Jornal de Fato

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

FESTA HOJE À NOITE

Hoje à noite teremos uma grande festa com a Banda Resgate Livre no Espetos e Lanches o Rabujento, situado na Av. Getúlio Vargas. A festa começa a partir das 22:00h.

COMENTÁRIOS

Transcrevo aqui três comentários de leitores, pois, achei muito importante para que todos possam entender os últimos assuntos abordados pelo blog. Veja:

COMENTÁRIO 1: “Brasil Alfabetizado” terá mudanças

De Anaximandro Eudson
O Ministro da Educação, Fernando Hadad, está convencido de que o programa “Brasil Alfabetizado” falhou no combate ao analfabetismo. Para tentar reverter o quadro, o MEC vai promover mudanças no funcionamento do programa. Agora, os cursos promovidos por prefeituras e governos estaduais deverão, obrigatoriamente, ser ministrados por professores da rede pública, e não mais por alfabetizadores leigos. Organizações não governamentais (ONGs) e entidades de classe, continuarão participando. O MEC está preocupado com o ritmo lento de redução do analfabetismo.

COMENTÁRIO 2: ACIDENTES NA BR 304

De Onildo.
Só retificando o Jornal Correio da Tarde: No segundo acidente, o condutor do Versalles desenvolvia alta velocidade e ainda tentou evitar a colisão com o 1º cavalo, porém não conseguiu; a partir daí, colidiu com o outro cavalo e em seguida com o Vectra que vinha em sentido contrário. Vou fazer um pequeno comentário sobre o que realmente está acontecendo nesse trecho da BR 304: Esse mesmo trecho já foi "relevado" algumas vezes pela imprensa quando da ocorrência de outros acidentes graves em virtude da situação precária de sua pista de rolamento. Hoje, com o conserto, mesmo que precário da camada asfática, pois ainda falta a sinalização, estão ocorrendo acidentes de proporções graves. Como se explica então tal fato? Em qualquer acidente que acontece, principalmente o que ceifa vidas humanas, as pessoas tentam, o que é normal, procurar explicações. O que está acontecendo é que os nossos condutores (uma grande parte deles) não têm a mínima noção do que é conduzir um veículo de forma defensiva: Conduzem seus veículos sob efeito de álcool ou qualquer outra substância entorpecente; Não respeitam a sinalização; Dirigem em alta velocidade; Não têm respeito por pedestres, ciclistas ou até mesmo por outros condutores. O que quero dizer na verdade é que os acidentes estão ocorrendo por imprudência de nossos condutores que se acham os melhores do mundo e isso faz com que nós tenhamos o trânsito mais violento do mundo. Dados estatísticos da PRF mostram que morrem 6.000 pessoas/ano só nas rodovias federais, fora as pessoas que morrem posteriormente nos hospitais em decorrência dos acidentes. Quando se evolui para todo o trânsito, o número chega a mais de 30.000 pessoas só no Brasil. Poucas guerras matam tanto e de forma tão contínua. Pra piorar a situação, o congresso está sempre alterando o Código de Trânsito de forma a beneficiar os infratores: Dois exemplos absurdos são: A CNH de um condutor era recolhida quando o mesmo era flagrado dirigindo sob efeito de álcool: O congresso derrubou a resolução. Nos EUA, o condutor além de ser proibido de conduzir veículo por 02 anos, ainda perde o veículo para o estado. Um outro exemplo é o órgão de trânsito ser obrigado a colocar sinalização de que há um radar à frente. Mas veja só: o infrator vai respeitar o limite de velocidade somente naquela passagem, é lógico. Se numa rodovia a vel. Permitida é de 110 Km/h, ele deve conduzir no máximo até essa veloc. em toda rodovia e não só numa passagem em que tenha o radar. Voltando ao trecho Mossoró-Assú,infelizmente em qualquer acidente que ocorra hoje nesse trecho, as proporções serão de natureza grave em virtude da alta velocidade desenvolvida pelos veículos. Quando se coloca o radar por uma hora em qualquer local desse trecho, são feitas até 40 autuações pela PRF, mesmo como os condutores "informando" aos outros via toque de luz(o que é uma infração também).

COMENTÁRIO 3: FGTS

"seria interessante que este blog, muito acessado e... seria interessante que este blog, muito acessado e divulgado, pudesse esclarecer essa questão. o que eu sei é que em +/- 97,98,... a câmara aprovou um projeto que propunha a negociação do FGTS, até então ñ recolhido(período de 84-96), para ser pago em 100 parcelas de +/- 3 mil reais, ao que se sabe, esse dinheiro foi recolhido, compulsoriamente, pelos prefeitos até a gestão atual. esse dinheiro está em uma conta na caixa e ainda não foi rateado com quem de direito. o que é que está faltando? será se falta ainda cumprir algum prazo? quem deve ser procurado a Caixa econômica ou a PMU? são mais de 100 funcionários e ex-funcionários que estão ansiosos para receber esse dinheiro.é uma excelente oportunidade de prestar um relevante serviço a esse público".

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Vereadores realizarão audiência pública

A Câmara Municipal de Vereadores realizará logo mais, uma audiência pública com o objetivo de discutir a individualização do FGTS dos funcionários público municipais. A reunião contará com a presença do Gerente da Caixa Econômica Federal (Mossoró), o Prefeito Jorge Luiz e o Secretário Municipal de Finanças Gilvandro Fernandes, além dos vereadores.O objetivo da reunião é tentar tirar as dúvidas dos servidores que tem direito ao benefício. A previsão é de que a audiência comece as 09:00h no plenário da Câmara.
Com informações do Blog do Anax

ENERGIA

Blecaute parcial causa interrupção do serviço de internet durante boa parte de ontem.
Também ficou fora do ar a transmissão da Inter Tv Cabugi e da Tv Ponta Negra devido a esta interrupção de energia.

Distribuição do leite

Foi divulgado no Diário Oficial deste dia 7 de fevereiro, a nomeação das pessoa que trabalharam na distribuição do leite. Confira a nota:
Portaria n.º 0122/2007-GS - SETHAS Natal/RN, 05 de fevereiro de 2007.
O SECRETÁRIO ADJUNTO DO TRABALHO, DA HABITAÇÃO E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso de suas atribuições legais, e de conforme com as determinações da Lei Complementar n.º 282, de 08 de dezembro de 2004.
RESOLVE:
I - Designar os servidores constantes na relação anexa a esta portaria, para comporem as comissões responsáveis pela distribuição do leite – Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, nos respectivos municípios.
II - Esta portaria entre em vigor a partir da data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 01 de janeiro de 2007, revogando as disposições em contrário.
Publique-se, Registre-se e Cumpra-se.
José Pegado do Nascimento
Secretário Adjunto/SETHAS
1 Izaias de Castro
2 Luiza Madalena Freire
3 Cristina Adalia Fernandes

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Equipe da Petrobrás visita Upanema hoje

Uma equipe enviada pela Petrobrás estará visitando hoje a tarde a nossa cidade. Vão ser recebidos as 17:00h na sede da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, onde acompanharão na prática a aplicação dos recursos destinadas pela Petrobrás a esta secretaria.
Serão recebidos também pela Banda de Música Municipal Ivaldete Basílio da Silva além de um grupo de dança.

O capital das águas

Conversando com um grupo de pessoas que têm o hábito de cultivar a pescaria artesanal, como lazer, conhecedoras profundas dos principais reservatórios de água do RN, fico perplexo: há um profundo alheamento das autoridades quanto ao pleno aproveitamento dos recursos hídricos.
Em Umari, por exemplo, com cerca de 300 milhões de metros cúbidos de capacidade de armazenamento de água, município de Upanema, praticamente nada foi feito para aproveitar o manancial. Até o pescado, conta-me um interlocutor, tem caminhões frigoríficos vindos da Paraíba para “exportá-lo” para o vizinho Estado. Seria um furto? Ninguém soube explicar.
Entre o final da década passada e início dessa, o RN ganhou a conclusão da secular Santa Cruz, Umari e outros investimentos importantes na questão hídrica. Entretanto, com tanta água represada, milhares de pessoas continuam sem alimento e sem trabalho. Inexiste uma política de uso racional e sistemático de tamanho capital.
O que mais prospera na atualidade, é o discurso messiânico de distribuição de feiras, bolsa disso e daquilo. O homem, que deveria ter oportunidade de aprender a “pescar”, recebe o peixe pronto.
Em qualquer civilização mais séria, o semi-árido potiguar já teria sido domado, em face de tanta riqueza. Aqui, a água tem mais utilidade como objeto de propaganda do que na condição de fomento à existência exemplar do homem.
Fonte:Blog de Carlos Santos

Três mortos na 304

O mês de fevereiro começa com um balanço negativo aqui em Mossoró. Nesses seis primeiros dias do mês já foram registradas sete mortes em dois acidentes graves na BR 304 entre os quilômetros 50 e 100, no sentido Mossoró-Natal. Nas primeiras horas de hoje um acidente gravíssimo deixou três pessoas mortas.
O acidente aconteceu na altura do quilômetro 63, sentido Mossoró/Natal hoje por volta das 6h, provocado por animais na estrada. Um carro tipo Versalles de cor azul e placa MXJ - 9730 que seguia com sentido a Natal que levava três pessoas colidiu com um cavalo e todos os integrantes do veículo morreram no local. Além do Versalles, outro carro tipo Vectra de cor vinho e placa MXZ - 4287 que vinha em direção a Mossoró com duas pessoas também bateu em outro cavalo, mas os integrantes apenas saíram com ferimentos leves.
De acordo com informações colhidas no local com os Policiais Rodoviários Federais (PRF), o acidente foi provocado pelos animais. Os dois cavalos também morreram ao serem atingidos pelos veículos. No acidente morreram: Francisco Antônio P. da Silva, 25 anos, Marcos Antônio Bezerra Cavalcante e José Bezerra Cavalcante Sobrinho.
Na colisão, o carro Versalles ficou totalmente destruído, um dos cavalos ficou preso embaixo do veículo e as vítimas presas nas ferragens. O trabalho de resgate dos corpos precisou do auxílio do Corpo de Bombeiros, além dos técnicos do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep).
Primeiro acidente
Na tarde do dia 1º, o acidente aconteceu na altura do KM 84, próximo ao posto Zé da Volta que liga Mossoró a Natal deixando quatro vítimas fatais. Dois carros colidiram de frente e todos os ocupantes dos veículos morreram no local.
Segundo registro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a colisão aconteceu entre os carros Astra de cor preta e placa GZF 1642 de Ibirité -MG que seguia de Mossoró para Natal e um Santana de cor prata e placa HZU 4574 Antônio Martins-RN que vinha em sentido contrário. Segundo avaliação feita pela PRF, o Astra avançou a faixa contrária e provocou o acidente.
As vítimas do acidente do dia 1º foram: Getúlio Rosa Lima, 54 anos, motorista do Santana; José Nilson Júniior, 38 anos, "Ney Queiroz"; José Airton de Queiroz e Tasso Calixto Simão, 53 anos, este último era o motorista do carro tipo Astra que segundo os policiais rodoviários, avançou a faixa contrária provocando o acidente.
Fonte: Correio da Tarde
Nota deste blog: Este trecho de estrada é exatamente por onde passam diariamente os cerca de trinta transportes alternativos de Upanema e suas centenas de passageiros. Precisamos ter muito cuidado, pois, já estão chamando até de rodovia da morte.

Reunião para os professores do Maria Gorete

Atenção professores da Escola Municipal Professora Maria Gorete. Hoje, a partir das 8:00h, estará acontecendo uma reunião na escola para todos vocês. Na pauta de discussão estarão assuntos de interesse de todos, como por exemplo, a distribuição da carga horária.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

DA SÉRIE PERGUNTAR NÃO OFENDE

Este ano teremos a escolha da Rainha e Rei Momo do carnaval? Será que esta tradição também vai se acabar?

Obras no Calazans vão até março

Esta dúvida foi enviada por um leitor. Será que as aulas do Calazans vão começar no colégio novo? A resposta é não! As aulas começam na próxima segunda-feira ainda no prédio velho. As obras do novo Calazans, ao que tudo indica, vão entrar pelo mês de março. A tendência é que assim que a obras terminem aconteça a transferência de um colégio para o outro.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Assentamento Pe. Pedro

Li em algum canto que Upanema possui um Projeto de Assentamento chamado Padre Pedro. Sinceramente, eu naum sabia da existência desse assentamento. Vocês já ouviram falar? onde fica precisamente?

Luz para Todos

O comitê gestor do Programa Luz para Todos aprovou no último dia 31 de janeiro, mais de 1.400 ligações, sendo que cinco localidades rurais do município de Upanema foram beneficiadas – Sítio Baixa Fechada, Sítio Várzea Redonda, Sítio Várzea da Lage, Sítio Santa Maria e Sítio Lagoa Vermelha.
Fonte: CG News

INÍCIO DO ANO LETIVO - Rede Estadual

O ano letivo da Rede Estadual de Ensino está começando hoje em Upanema. Nesta primeira semana, acontecerão apenas reuniões e planejamento com os professores e funcionários. Na próxima segunda-feira começam as aulas normais.

Hugo Chavez, Bush, Osama, Fidel e Frederico Evandro

Que este blog está sendo acessado no mundo todo não é mais nenhuma novidade. A moda da vez são os comentários e seus nomes inusitados. Temos Hugo Chavez, Bush, Osama, Fidel entre os internacionais. Temos ainda o famoso Frederico Evandro, Babão, Zé do Ouro e os anônimos de plantão, entre outros.
Claro que as tentativas para se descobrir quem são as pessoas que postam com esses nomes são grandes. Vou adiantar que eu sei quem são Bush e Fidel. Dos outros não faço a mínima idéia, sendo que, o nome que causa maior curiosidade é sem dúvidas o de Frederico Evandro.
Espero que todos continuem com esse ótimo senso de humor e lanço a pergunta: você sabe quem é a pessoa por trás de algum desses nomes fictícios?

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Construção de um reservatório de água

A firma A. F. Construções ganhou a licitação para a construção de reservatório de água, com bombeamento através de catavento, para implantação do Projeto de Horta Comunitária da Comunidade de Umari – Zona Rural do município de Upanema-RN.
O valor da obra será de R$ 9.666,40 (nove mil, seiscentos e sessenta e seis reais e quarenta centavos).

REDEMOINHO

Na tarde desta sexta-feira aconteceu algo inusitado em Upanema. Um redemoinho enorme que arrancou árvores, destelhou casas e causou fogo na fiação elétrica de alguns poste na Av. 16 de Setembro.
Como o tema da atualidade nos notíciários é o aumento do aquecimento global, me veio logo na mente o pensamento que esse vento forte já é uma das consequências, sem falar no grande calor dos últimos dias em Upanema.
Será que já é um efeito do aquecimento global?

SERESTA

Neste domingo acontecerá uma grande seresta dançante a partir das 12:00h no bar Beira Rio. O cantor Donizete da cidade de Caraúbas estará animando a festa.

PIT STOP

Aconteceu nesta sexta-feira a inauguração de mais uma lanchonete e restaurante em Upanema. Com o nome sugestivo de Pit Stop, a lanchonete fica localizada por trás da residência do vice-prefeito Antonio Targino.
A festa de inauguração contou com a animação da Banda Resgate Livre além de telão e uma equipe filmando.

Inscrições para o teste de aptidão musical já começaram

Começaram na última quinta-feira as inscrições para o teste de aptidão musical do Conservatório de Música D'alva Estella Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As inscrições vão até o dia 7 de fevereiro. Os alunos interessados deverão se dirigir até a sede do conservatório para efetuarem sua inscrição. A taxa é de apenas R$ 10,00.
Upanema tem tradição em aprovar aluns para irem estudar no conservatório. Dos mais de 230 alunos, cerca de 20 são de nossa cidade.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

CURSINHO

O penúltimo aulão pré-vestibular oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação acontecerá neste sábado a partir das 8:00h na escola Maria Gorete. Teremos aula de Literatura com o professor Ozéias. Não percam!

Acidente deixa quatro mortos na 304

Mais um acidente na BR-304, imediações do restaurante Zé Volta. Quatro vidas ceifadas. Ali, definitivamente, é o “Triângulo das Bermudas” do Rio Grande do Norte, mal comparando. Ou seja, onde vidas desaparecem. Para sempre!
Fonte: Blog de Emerson Linhares

DENÚNCIA: CRATERA NA RUA PREJUDICA MORADORES

Finalmente o buraco que prejudicava os moradores da Avenida Getúlio Vargas foi devidamente tapado, três meses depois. O serviço aconteceu ontem.

Confira a matéria postada por este blog no dia 11 de janeiro.

Mais de dois meses se passaram e o buraco na Avenida Getúlio Vargas continua do mesmo jeito. Concertaram o cano, mas deixaram a cratera, inclusive com uma placa da própria CAERN sinalizando o local. Esperamos que a CAERN tome as providências necessárias para resolver este problema.

Clima quente hoje na Câmara de Vereadores

Tinha tudo pra ser mais uma daquelas sessões chatas da Câmara de vereadores. Ingredientes não faltavam. Vereadores retornando de férias, novo presidente... Mas, o que se viu foi uma reunião movimentada e muitas vezes de clima quente. Primeiro foi o vereador Hermes Freire. Ele perguntou a ex-presidenta da casa, vereadora Maria José Bezerra, se a mesma tinha deixado alguma conta a ser paga da sua gestão e qual o valor da mesma? O vereador argumentou que se isso tiver acontecido é algo normal e, que ele estava apenas exercendo o papel de fiscalizador. Antes da resposta da ex-presidenta, o vereador pediu um aparte para dizer que discordava do colega Hermes quando ele diz que é algo normal. Valério destacou que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite tal ato e, que isso configuraria em crime. A vereadora Maria José confirmou que havia deixado de pagar cerca de R$ 1.500,00. Maria José argumentou que o dinheiro tinha sido empenhado já na sua gestão, portanto, segundo ela, não teria nenhum problema. Maria José prosseguiu na resposta a o vereador Hermes, dizendo que não entendia essa pergunta, pois todos os meses era apresentada a prestações de conta da sua administração. Ela ainda ressaltou que sua administração foi elogiada principalmente pela reforma da estrutura física da Câmara, que proporcionou muito conforto para os que dela precisam. A vereadora finalizou dizendo que sabia que existiam conversas na cidade, onde pessoas estavam afirmando que houve “roubo” no período em que ela esteve a frente da casa. Maria José desafiou essas pessoas a provarem tais fatos e disse ainda que a partir de agora não vai permitir mais essas insinuações.
Hermes pediu a palavra e disse que não havia motivos para tanta preocupação. Ele argumentou mais uma vez que perguntar sobre algo relacionado ao dinheiro público era papel do vereador. Hermes ainda disse que não estava desconfiando da vereadora Maria José. Ele ressaltou que a vereadora fez uma excelente administração à frente da Câmara e, que ao fazer a pergunta, não estava insinuando ou suspeitando da colega. As explicações do vereador foram suficientes para acalmar os ânimos no início da sessão.
Fonte: Blog do Anax

Carnaval

Governador Dix-sept Rosado e Upanema, com grandes estruturas, passam a receber foliões que outrora iam para Apodi e Tibau, as quais vêm perdendo foliões a cada ano. Almino Afonso também vem recebendo um considerável número de foliões, entretanto, o carnaval da cidade é organizado pela iniciativa privada, desta forma, todas as festas são pagas, o que já afasta muitas pessoas.
Fonte: Correio da Tarde

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

NOMEAÇÃO DE DIRETORES

Aconteceu hoje pela manhã a abertura da Semana Pedagógica para os professores das redes Estadual e Municipal. Aberta oficialmente pelo Secretário Municipal de Educação, Antonio Nicacio, este fez a nomeação dos diretores das escolas municipais.
Antonio discursou pedindo a parceria dos novos diretores, e que estes tenham o único objetivo de melhorar o ensino.
Os professores nomeados foram:
Escola Municipal Vicente de Paula Rocha – sítio Pereiro
Diretor: Simone Maria Bezerra de Farias
Vice: Antonia Elza Costa e Silva


Escola Municipal 13 de Maio – P. A. Palheiros III
Diretor: Maria da Conceição de Oliveira Gonçalves
Vice: Maria da Conceição Costa Carvalho


Escola Municipal Antonio Paula – P. A. Nova Vida
Diretor: Lucimaria Vieira da Costa
Vice: Ubiratam Rocha


Escola Municipal Luzia Miguel de Albuquerque – P.A. Bom Lugar
Diretor: Cícero Gama Sobrinho
Vice: Manoel Francisco da Silva Filho


Escola Municipal Maria Antonia Bezerra – P.A. Monte Alegre
Diretor: Marcondes Joaquim dos Santos
Vice: Luciano Medeiros


Escola Municipal Rita Dantas Veras
Diretor: Inácio Araújo de Souza
Vice: Francivaldo Freitas