terça-feira, 31 de outubro de 2006

Segundona do RN começa domingo com cinco equipes

O Campeonato Estadual da Segunda Divisão vai ser disputado somente entre cinco equipes. A Desportiva de Ceará-Mirim e o Clube Atlético Potengi foram desclassificados antes mesmo do início da competição, marcado para o próximo domingo.
O motivo, segundo informou o secretário geral da FNF, Tiago Cavalcanti, foi a falta de pagamento da taxa de profissionalização do clube de Ceará-Mirim junto à CBF, e a não indicação do estádio que o Potengi mandará os seus jogos.
Sendo assim, os cincos times que disputarão a segundona são: Alto do Rodrigues, Cruzeiro de Macaíba, Guamaré, Upanema e Vila Nova de Guamaré. O jogo de estréia será entre Vila Nova e Cruzeiro, domingo, às 16h, no município de Guamaré.
Fonte: Diário de Natal
Nota deste blog: Upanema vai estrear na Segunda divisão do campeonato estadual na quarta-feira, dia 08 de novembro contra o Vila Nova da cidade de Guamaré.

Vereadores de Upanema aprovam projeto que reduz ISS para instalação de empresas

Do Jornal O Mossoroense
UPANEMA - Com os incentivos que acabam de ser criados, as empresas que prestam serviços na área de petróleo têm bons motivos para se instalarem no município. Na quinta-feira da semana passada a Câmara Municipal de Upanema aprovou à unanimidade o projeto de lei que dispõe sobre a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS).
De acordo com o projeto, a alíquota foi reduzida de 5% para 2% no âmbito do município. A medida visa atrair as empresas que atuam na área do petróleo, o que geraria divisas econômicas para o município e aumentaria a oferta de emprego. Neste item a lei é clara: a empresa só terá direito a essa redução no ISS se empregar 50% da mão-de-obra com trabalhadores de Upanema.
O projeto é uma iniciativa do chefe do Executivo municipal, justificando que a instalação de empresas no município se constitui num fator determinando para o desenvolvimento do município, além de aquecer a economia local e refletir na geração de novos empregos para os upanemenses.
Dada a importância do projeto, o Legislativo municipal, presidido pela vereadora Maria José Bezerra, não criou obstáculos à tramitação da matéria, que em plenário teve aprovação unânime. Os edis entenderam que a lei beneficiará a população em vários aspectos, principalmente os trabalhadores da cidade (Fonte: Upanema News).

RESULTADO DA ENQUETE SOBRE O HORÁRIO DA MISSA

A enquete sobre a escolha para o novo horário da missa também foi encerrado, e obteve um total de 56 votos. Apesar do resultado, a opção escolhida pela igreja foi o horário das 5:00h. Acompanhe o resultado:
QUAL DEVE SER O HORÁRIO DA MISSA?
17:00 Horas - 17,86% (10 votos)
19:00 Horas - 82,14% (46 votos)
Total: 56 votos

RESULTADO DA ENQUETE SOBRE A FESTA DO ESPORTE

A enquete sobre aFesta do Esporte 2006 foi encerrada com um total 64 votos. Veja o resultado.
VOCÊ GOSTOU DA FESTA DO ESPORTE 2006:
SIM - 67,19% (43 votos)
NÃO - 32,81% (21 votos)
Total: 64 votos

Nova Juíza assume a Comarca de Upanema

O Juíz de Direito Eduardo Feld, não é mais o titular da Comarca de Upanema. Ele foi transferido para a Comarca de Taipu. O mesmo foi substituído pela Juíza Welma Maria Ferreira de Menezes, que era Juíza substituta da Vara da Família em Mossoró. Dr. Welma Maria já tomou posse agora pela manhã no Fórum Desembargador Wilson Dantas.
Fonte: Blog do Anax

IGREJA CATÓLICA PREPARA-SE PARA REALIZAR MAIS UMA TRADICIONAL FESTA DA PADROEIRA


A Igreja Católica de Nossa Senhora da Conceição prepara-se para a realização de sua mais tradicional festa, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira deste Município. Já foram, e ainda estão sendo realizadas, várias reuniões para a organização da festa. Neste ano a festa terá como tema central: “Com MARIA, Mãe Missionária, viveremos a EUCARISTIA! Com esse tema será trabalhado o Projeto de Evangelização das Santas Missões Populares e a Eucaristia, especialmente pelo motivo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró estar vivenciado a realização do seu II Congresso Eucarístico, ambos, tendo a presença iluminada de MARIA, intitulada em nossa comunidade como Nossa Senhora da Conceição, Mãe Deus e nossa.
Os festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição acontecerão no período de 29 de novembro a 08 de dezembro de 2006. Algo que já se pode confirmar, é que, neste ano, a procissão de abertura da festa saíra do Conjunto Rosvaldo Bezerra de Medeiros – Bairro Pêgas, mais precisamente do terreno onde será construído o Santuário da Mãe Rainha. Acontecerão, simultaneamente, 04 procissões: saindo uma de cada Setor Missionário, onde se encontrarão na Praça Fabiano Pereira de Paula, saindo em direção a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, teremos também nas procissões o abrilhantamento de 05 bandas de músicas, entre elas a de nossa cidade: a Banda Ivaldete Basílio.

Já se iniciou, tanto na Zona Urbana como na Zona Rural, a peregrinação da Imagem da Padroeira, onde, desde já, convidamos toda a população de Upanema a participar, pois o sucesso da festa da Padroeira depende da participação de cada católico. A festa este ano terá muitas novidades, no final desse mês será apresentada toda programação religiosa e cultural, numa solenidade de lançamento.
Colaboração de Ricardo Alexandre

JORNAL DE UPANEMA


Já está nas bancas mais uma edição do Jornal de Upanema. Vale a pena conferir.

Prefeitura entregará mais 50 casas

A Prefeitura de Upanema anuncia através da Assessoria de imprensa, que a inauguração do Conjunto Gildenor Roque de Oliveira acontecerá no próximo sábado. Serão entregues 50 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. As casas foram construídas em parceria prefeitura/governo federal. Além da cerimônia de entrega das chaves das casas no local, está programada uma grande festa no centro da cidade com animação das bandas Na Pressão (Mossoró) e Timbalasamba (Upanema). A festa de Inauguração está prevista para 17:00h no local onde as casas foram construídas. A comemoração terá início a partir das 18:30h com a banda de forró Na Pressão e as 21:30h Timbalasamba fecha os festejos. O local da comemoração será ao lada da Praça Padre Adelino.
Fonte: Blog do Anax

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Encerramento do comício.

21:00h - Acabou neste momento a passeata dos bacuraus em Upanema. O encerramento aconteceu ao lado da churrascaria O Alpendre, sendo o último discurso de Céliton Luiz.
Uma nova passeata já foi programada. Para o próximo sábado, após a solenidade de entrega das casas do conjunto Gildenor Roque. Segundo foi informado, será a passeata do "pneu" em alusão a surra dada nos adversários de Upanema nos últimos anos.

CONFLITOS NO COMÍCIO

20:20h - O comício que está sendo realizado neste momento pelos bacuraus sofreu ataques dos seus oposicionistas. Isso mesmo! Quando ficaram os dois lados a poucos metros de distância, os bicudos jogaram pedras e soltaram fogos em cima dos bacuraus. Uma das pedras atingiu uma mulher, que teve sua cabeça perfurada, e foi rapidamente levada para o posto de saúde.

COMÍCIO DA VONTADE POPULAR

17:45 - Neste momento está acontecendo uma passeata pelas ruas da cidade. No entanto, a passeata é promovida pelos partidários do PMDB, que não conseguiram eleger Garibaldi e teoricamente, estão derrotados.
Segundo informações que eu colhi, essa passeata e comício é para mostrar que em Upanema, quem manda são os bacuraus, pois, venceram em todas as urnas e colocaram uma boa maioria sobre os adversários.

VANDALISMO


Os jarros localizados no canteiro, situado na Avenida Antonio Vitorino, foram praticamente destruidos ontem a noite.

É uma pena que ainda existam pessoas com essa mentalidade.

domingo, 29 de outubro de 2006

Vitória de Vilma está sendo comemorada em Upanema

Os partidários da Coligação Vitória Popular em Upanema, que reelegeu Vilma de Faria para o Governo do Estado, estão fazendo, neste momento, uma passeata pelas ruas da cidade comemorando a vitória de sua candidata.

LULA AUMENTA VANTAGEM EM UPANEMA

Comparando-se com o primeiro turno, o presidente Lula aumentou a vantagem que tinha sobre Geraldo Alckmin em Upanema.
Acompanhe:

VILMA DIMINUI VANTAGEM DE GARIBALDI EM UPANEMA

Comparando-se com o primeiro turno, a candidata Vilma de Faria conseguiu diminuir a vantagem de Garibaldi Alves em nossa cidade.
Acompanhe os números:

ELEIÇÕES EM UPANEMA II

Eleições em Upanema transcorrem normalmente. Apenas uma urna teve problemas na hora do fechamento, quando o disquete acusou um erro mas, foi solucionado.

MORTE NA PASSAGEM MOLHADA

Acaba de ser encontrado o corpo de um homem morto por afogamento na passagem molhada do rio Upanema. A polícia já está no local esperando o ITEP.

ELEIÇÕES EM UPANEMA

Tudo pronto para a festa da democracia brasileira. Em Upanema não será diferente. A justiça Eleitoral está pronta, o Exército estará nas ruas coibindo os abusos, agora é esperar que o cidadão vá as urnas exercer seu direito de votar.
Infelizmente, não cobrirei as eleições como no primeiro turno, quando procurei registrar o voto das lideranças políticas do município. Estarei apenas tentando trazer as noticias mais importantes que possam acontecer na cidade. No final da eleição, estarei divulgando o resultado da mesma em nosso município e fazendo uma analise comparativa com o primeiro turno, quem saiu ganhando etc.

Assim, desejo a todos um bom voto, um voto consciente no que é o melhor para Upanema, RN e Brasil.

sábado, 28 de outubro de 2006

MARIA GORETE PERDE NA FINAL DOS JERN'S

A equipe de futebol de areia da Escola Municipal Maria Gorete, categoria mirim, disputou na manhã de ontem a final dos Jern's contra a equipe da escola Belém Camara. Infelizmente, com um futebol abaixo do esperado, nossa equipe não conseguiu vencer. O resultado foi 2 a 1.
Esse foi um dos piores resultados nos Jern's alcançado nos últimos anos pelas escolas de nossa cidade.

I CONSCIENTIZAÇÃO MISSIONÁRIA

Programação para hoje, sábado, e amanhã, domingo.
28/10 - às 8:40h – Estudo bíblico com Pr. Joedson Dias do Rio de Janeiro.
- 14:30h - Estudo bíblico com Mis. Anderson Melo (Espanha).
- 18:40h – Culto com o Pr. Joedson Dias do Rio de Janeiro.
29/10 – às 8:40h – Manhã missionária com o Pr. Joedson Dias do Rio de Janeiro.
- 18:30 – Encerramento com o Pr. Joedson Dias do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

FIM DE SEMANA

27/10 – Hoje à noite acontece uma seresta na reinauguração do bar de Josenira no conjunto IPE.

- As escolas da rede Estadual e Municipal, deixam de funcionar hoje, só reabrindo para as aulas na terça-feira.

- Hoje durante todo o dia está acontecendo a I Conscientização Missionária promovido pela Assembléia de Deus de Upanema. O evento terminará só no domingo.

28/10 – Amanhã não acontecerão as aulas do cursinho, devido as escolas estarem a disposição da Justiça Eleitoral.

Maria Gorete na final do Beach Soccer

A Escola Maria Gorte está participando, nesta manhã de sexta-feira, da final no futebol de Areia Mirim dos Jern's. Ontem os garotos venceram, pela semifinal, a equipe da escola José Patrocínio por 4 a 3. Hoje a final será contra a escola Belém Camara.
Este até agora tem sido o melhor resultado alcançado por uma das escolas de nossa cidade nos Jern's desse ano.

OS BLOGS - PROFESSOR ERIVAN SILVA CONECTADO

Nossos blogs têm sido um sucesso. O do anax: blogdoanax.blogspot.com faz a resenha política de uma forma atual, além de divulgar as notícias da cidade em tempo real quando dá tempo e ele tem tempo. O blog de Silva: upanema.blogspot.com também divulga as notícias da cidade de preferência acompanhadas de fotos e pontos de vista. No meu, procuro divulgar as estórias do povo, mas também, aqui e acolá, divulgo informações que o mundo inteiro já sabe. Só pra registrar mesmo. Sendo a maior novidade da mídia internética, o blog alcança pessoas do mais longínquo ponto do país e do mundo. O professor Erivan Silva, conterrâneo upanemense, todos os dias acessa nossos blogs. Por incrível que pareça, ele que mora em Rondônia, muitas vezes sabe dos acontecimentos de Upanema antes de outros que moram aqui. Erivan é professor de Inglês e Literatura na cidade de Nova Brazilândia D’Oeste no Estado de Rondônia. Viva ele! vivamos nós! viva a iternet!

I Conscientização Missionária

Acompanhe algumas fotos do culto de abertura da I Conscientização Missionária, realizado pela Igreja Assembléia de Deus de Upanema, na noite desta quinta-feira, em seu templo sede.

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

I CONSCIENTIZAÇÃO MISSIONÁRIA



A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Upanema, está realizando a partir de hoje, indo até domingo, sua I Conscientização Missionária. O evento terá como tema: “O Espírito Santo e a obra missionária”, e contará com pregadores de várias cidades do RN e de outros Estados, além de missionários que atuam em outros países.

Confira a programação:
26/10 – HOJE - abertura às 18:40h com o Pr. Martim Alves da Silva (Mossoró/RN)

27/10 – às 8:40h – Estudo bíblico com Pr. Gilberto Santos de Natal/RN e o Missionário Anderson Melo (Espanha)
- 14:30h - Estudo bíblico com Mis. Anderson Melo (Espanha)
- 18:40h – Culto com o Pr. Joedson Dias do Rio de Janeiro e contará com a presença do Pr. Raimundo João de Santana – Presidente da IEADERN (Natal/RN).

Amanhã estarei colocando a programação do sábado e domingo, e também, fotos do que aconteceu hoje.

EXTRA! EXTRA!! CÂMARA MUNICIPAL CANCELA CONCURSO

Esta notícia está sendo veiculada agora em primeiríssima mão por este blog.
A Câmara Municipal de Vereadores, em reunião interna, resolveu cancelar o concurso público para o provimento de cargos em seus quadros. O motivo alegado foi que o Tribunal de Contas não respondeu, a tempo, uma dúvida sobre uma das vagas. O concurso fica assim, adiado por tempo indeterminado.
Em conversa com minhas fontes, descobri que existem outros motivos para este adiamento, mas, não podem ser revelados ainda.

COMÍCIO DA PAZ E DA ESPERANÇA


O último comício da Vontade Popular em Upanema, nesta campanha, mobilizou grande multidão na noite desta quarta-feira, 25 de outubro.

Iniciando-se mais uma vez no Conjunto Alzira Carlos, a passeata seguiu pelas principais ruas da cidade até uma concentração ao lado do mercado público.

Os discursos se iniciaram com o Secretário Municipal Gilvandro Fernandes Jácome, seguido por Januário Bezerra, chegando ao Prefeito Jorge Luiz.

Jorge Luiz falou com um fundo musical instrumental e destacou os motivos de o comício ser chamado “da paz e esperança”. È porque votando em Garibaldi que Upanema terá a esperança de continuar crescendo, pois este vai fazer as obras que nossa cidade precisa como estrada Upanema a Campo Grande, irrigação através da Barragem de Umarí, casas populares etc. e comício da paz porque não iria revidar as acusações, ataques dos adversários.

Jorge encerrou seu discurso, além do agradecimento a todos, convidando a população para se fazerem presentes, no próximo sábado, na inauguração de mais 50 casas no conjunto Gildenor Roque. Em seguida, todos deram as mãos e cantaram uma música de Padre Zezinho.

O comício se encerrou com os discursos de agradecimento dos vereadores Nonato Garcia, Adelcina Barbosa, Aguinaldo, Maria José, Otávio e o vice-prefeito Antonio Targino. A passeata prosseguiu até às 12h00min, terminando ao lado da Praça Luis Cândido Bezerra.

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Vontade Popular realiza mais um comício hoje

A coligação "Vontade Popular" realiza hoje mais um comício pelas ruas da cidade. A movimentação está prevista para começar as 18:00h, com saída do cojunto Alzira Carlos. O término da movimentação está previsto para acontecer no centro da cidade, onde o prefeito Jorge Luiz e lideranças políticas locais irão reforçar o apoio a Garibaldi. O comício foi batizado pela organização de: "Paz e esperança". A intenção da organização é que todos os participantes estejam nas ruas de roupas nas cores branco e verde.
Fonte: Blog do Anax
Nota deste blog: Logo após o comício, estarei trazendo fotos e informações sobre os discursos.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

SEGURANÇA DE UPANEMA

Transcrevo aqui, a mensagem recebida de um leitor que fala sobre a segurança de nossa cidade. Acompanhe:

Caro Silva, você está pouco informado sobre a situação de segurança em nosso município de domingo para segunda. Além do que você comentou, ainda roubaram uma motobomba no Posto Glenda, uma motocicleta na vaquejada e tocaram fogo na mesma no Sítio boágua, roubaram uma cacho de banana no sítio de Dieca e ainda soltaram as vacas do curral de Toinho de Eliana, onde o pobre não conseguiu vender um litro de leite na segunda por isso. Ta melhor!!! Ta melhor!!!
Realmente, meu leitor está bem informado!!

INCENTIVO FISCAL

Na última quinta-feira foi aprovado por unanimidade, pela Câmara Municipal de Vereadores, o projeto que reduz a alíquota do Imposto Sobre Serviços – ISS. A Alíquota foi reduzida de 5% para 2% em nossa cidade para que, as empresas que prestam serviço na área de petróleo, venha se instalar aqui.

A lei ainda diz que, a empresa só terá direito a essa redução se empregar 50% da mão de obra com trabalhadores de Upanema.

Parabéns ao executivo, autor desse projeto, e legislativo upanemense que o aprovou, pois, está certamente, é uma lei que beneficiará os trabalhadores de nossa cidade.

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Luiz Jairo diz que segurança de Upanema tá melhor!

Terminou agora a pouco o comício da Coligação “Vitória do Povo” aqui em Upanema. O Comício que inicialmente estava marcado para as 9:00h da manhã foi adiado para as 13:30h. No comício, o ex-vereador Luiz Jairo reforçou o trabalho desenvolvido pelo governo federal em Upanema, citando obras como pavimentação, drenagem, Pronaf etc. Para Luiz Jairo, ações como essas deveriam ser agradecidas pelo atual prefeito através do pedido de voto para Lula. O ex-vereador também teceu duras críticas ao prefeito Jorge Luiz. Ele ressaltou que o uso do dinheiro por parte do grupo do prefeito tinha um efeito “rolo compressor” e ele e seu grupo não tinham apoio suficiente para combater. No calor do discurso, Luiz Jairo em alguns momentos chegou a chamar Jorge Luiz de “prefeitinho”. Seguindo sua linha de raciocínio, Luiz Jairo procurou divulgar algumas ações que a governadora Wilma de Faria realizou em Upanema. Entre elas, ele citou a melhoria nos trabalhos desenvolvidos pela Emater, a democratização da direção das escolas e o apoio aos agricultores através do PDS (Programa de Desenvolvimento Social). Empolgado com a divulgação das ações, Luiz Jairo disse que a segurança teve grandes avanços no governo Wilma, com a compra de viaturas, fardamento, treinamento de policiais e que isso tinha trazido benefícios para segurança de Upanema, pois segundo Luiz Jairo: “Hoje não tem mais assaltos e roubos como antigamente”. Luiz Jairo rebateu as denuncias de abandono da Delegacia de Polícia por parte do Estado, dizendo que ele estava com a intenção de fazer a reforma, mas o governo Jorge Luiz se “mancomunou” com outro(s) poder (es) para conseguir a interdição antes de ele fazer a reforma, que segundo o ex-vereador, custa em torno de R$ 1.000,00. Luiz Jairo disse que preferia não citar o nome do(s) outro(s) poder (es).Para encerrar o comício, o Agrônomo José Wilson fez uso da palavra para defender principalmente o voto em Lula. Ele também pediu voto para Wilma de Faria, argumentando seu pedido através da citação de ações da governadora em Upanema. Encerrado os discursos, o público presente seguiu em passeata pelas ruas da cidade.

Nota deste blog: Basta ler as postagens abaixo para saber se a segurança de Upanema tá melhor.

SECRETARIA DE URBANISMO E AÇÃO SOCIAL É ARROMBADA


Meliantes arrombaram este gradeado para entrar
A Secretaria de Urbanismo e Ação Social (SUAS) foi arrombada na madrugada desta segunda-feira. Os meliantes entraram pelos fundos da secretaria, arrombando um gradeado existente em uma das janelas. Dentro da secretaria, arrombaram algumas portas e conseguiram levar comida, uma televisão e um ventilador. É nesta secretaria que funcionam a sede da Banda de Música municipal, os programas como PETI, Educarte, Capoeira etc.
Durante a tarde, o ITEP virá de Mossoró para fazer a perícia no local, mas, ao que tudo indica, este será mais um dos crimes que acontecem em Upanema que ninguém viu, ninguém sabe e não se chegará aos culpados.

COMÍCIO DA VITÓRIA DO POVO É CANCELADO

A Coligação Vitória do Povo resolveu, de improviso, realizar um comício nesta segunda-feira pela manhã. Segundo informações, a polícia impediu que este acontecesse, pois, poderia entrar em conflito com o da Vontade Popular, que já estava marcado.

BAR DO BETINHO É ARROMBADO

Comerciante Betinho, que teve seu bar arrombado no último domingo.

O bar do comerciante Manoel Everton, conhecido como Betinho, foi arrombado na madrugada de ontem, 22 de outubro. Os meliantes entraram no recinto por uma abertura no teto, e levaram principalmente bebidas.
É incrível como se encontra a segurança pública em Upanema. Para quem não conhece, esse bar fica exatamente no centro da cidade. Será que realmente ninguém viu? Onde está a polícia? e a Guarda Municipal?

COMÍCIO DA VONTADE POPULAR AGITA A SEGUNDA-FEIRA EM UPANEMA


A coligação Vontade Popular realizou mais um comício em Upanema, na manhã desta segunda-feira, em prol da campanha de Garibaldi Filho para governador.
Iniciando-se às 09h00min, na Avenida Manoel Gonçalves, a passeata percorreu algumas ruas, se concentrando, logo depois, ao lado do mercado público.
Céliton Luis iniciou os discursos, seguido pelo secretário Gilvandro Fernandes, Elenilson Bezerra e vice-prefeito Antonio Targino, Também levaram sua palavra ao povo de Upanema o Deputado Estadual eleito, Dr. Leonardo e o suplente de Deputado Estadual, Gilvan Carlos.
O discurso de encerramento ficou a cargo do prefeito municipal Jorge Luis que, além de pedir votos, confirmou um novo comício para a próxima quinta-feira.
Terminados os discursos, a passeata prosseguiu até às 11:30.

domingo, 22 de outubro de 2006

Festa no Rancho do Vaqueiro

Acompanhe as fotos da Festa no Rancho do Vaqueiro, que aconteceu neste sábado a noite no sítio Barreiras, em Upanema.

sábado, 21 de outubro de 2006

FINAL DE SEMANA MOVIMENTADO EM UPANEMA

Este final de semana em Upanema promete ser muito movimentado. Além de uma seresta, acontecerão duas festas.
Sexta-feira - Os eventos começaram na sexta-feira à noite com uma seresta na lanchonete de Ivan, no centro da cidade. Comandada por Valério Costa, a seresta contou também com a participação de alguns artistas da terra.
Sábado – No sábado à noite, acontecerão nada menos do que duas festas, ambas na zona rural de nossa cidade.
A primeira será realizada no Assentamento Monte Alegre e contará com animação das bandas Timbalasamba de Upanema e Atração Musical de Governador Dix-sept Rosado. Este evento tem como tema a chamada “Festa do Petróleo” e deve reunir muita gente dos assentamentos vizinhos.
A outra festa acontecerá no sítio Barreiras, distante apenas dois quilômetros de Upanema. Durante todo o dia acontecerá uma vaquejada, e a noite a animação fica por conta da banda caraubense Melão de Cheiro e Caçula Benevides. Este evento terá a cobertura deste blog.
Domingo – o domingo, como sempre, é de descanso, de ir passear nos balneários e a noite, curtir a discoteca na casa de shows Portal do Sol.

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

ROYALTIES REPASSADOS A UPANEMA EM 2006



Acompanhe os recursos destinados a Upanema mês a mês ao longo deste ano.

Apesar de uma queda, Upanema ainda mantém uma boa média no recebimento de recursos dos royalties.

REPASSE DOS ROYALTIES NO MÊS DE OUTUBRO



Acompanhe em primeira mão os recursos dos royalties para Upanema e muncípios do RN neste mês de outubro.
No total Upanema já recebeu este ano R$ 1.692.764,86.

JUVENIL PERDE NAS OITAVAS

A equipe de futebol juvenil masculino da escola Calazans Freire enfrentou, às 10:00 horas da manhã de ontem, no Cefet em Natal, a equipe do colégio Atheneu pelas oitavas de final. Infelizmente, a equipe não demonstrou a mesma garra dos outros anos e acabou eliminada após perder por 6x5.

Futebol infantil perde e disputará o terceiro lugar.

Equipe infantil de futebol de campo do colégio Calazans Freire perde e disputará apenas o terceiro lugar.
Em uma partida fraca, o Calazans perdeu para a escola M. Lira por 2x1.
A disputa pelo terceiro lugar acontecerá agora pela manhã no Cefet contra a escola J. Marques.

Voleibol do Calazans Freire vence mais uma

Ontem a noite, às 20:00, a equipe de voleibol juvenil masculino da Escola Estadual Calazans Freire, venceu por Wxo a equipe da escola Edgar Barbosa.
A equipe agora jogará amanhã às 15:00 contra o colégio Salesiano. Mesmo que perca, o Calazans já está classificado para as quartas de finais.

Equipe mirim vence de goleada

A equipe mirim de futebol de areia da Escola Municipal Maria Gorete venceu ontem mais um adversário, e de novo, por goleada. Ontem os garotos do Maria Gorte jogaram às 16:10 no SESI – QUADRA - 01, contra o colégio CONTEMPORANEO, vencendo por 10 X1. A equipe alcança assim a incrível média de 8 gols por partida, sendo uma das fortes candidatas ao título.

Cursinho pré-vestibular

O cursinho pré-vestibular oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação, oferecerá neste sábado, 21 de outubro, as aulas de História e Geografia.
História: Professor Tales
Geografia: Professora Andréia

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

EXTRA! EXTRA! Sobrinho do senhor Otacílio chega a Upanema

O sobrinho do senhor Otacílio Alves Ferreira Filho, encontrado vagando em nossa cidade, chegou hoje no início da noite em Upanema. A intenção dele é levá-lo para sua terra natal no estado de Alagoas.
Aguardem maiores informações.

Resultado do Jern's na etapa final IV

Equipe mirim da Escola Municipal Maria Gorete

16/10 - jogou às 14:40 no SESI – QUADRA - 01 e venceu por 06X01 a escola OBJETIVO
17/10 - jogou às 14:40 np SESI – QUADRA - 01 e venceu por 08X01 a escola ELOY DE SOUZA
19/10 - jogou hoje às 16:10 no SESI – QUADRA - 01 contra o colégio CONTEMPORANEO. Infelizmente ainda não temos este resultado.

Resultado do Jern's na etapa final III

Resultado dos Jern's - Calazans Freire - voleibol juvenil masculino
14/10 - jogou às 17:00 no Marista e venceu por 2X0 a escola MARIA RODRIGUES
15/10 - jogou às 16:00 no Contemporâneo e venceu por 2X0 a equipe do C. A. P
17/10 - jogou às 21:00 no P. Esportes e venceu por 2X0 WALFREDO GURGEL
19/10 - hoje às 20:00 a equipe do Calazans jogará contra a equipe da escola EDGAR BARBOSA

Resultado do Jern's na etapa final II

Resultado dos Jern's - Calazans Freire futebol de campo juvenil masculino
14/10/06 jogou às 12:00 no CEFET e venceu por 2X0 a escola E. PAIVA
15/10/06 jogou às 12:00 na POLÍCIA e empatou em 3X3 com a escola J. JALES
19/10/06 hoje pela manhã jogou às 10:00 no CEFET pelas oitavas de final contra o ATHENEU. Infelizmente aida não temos este resultado.

Resultado do Jern's na etapa final I

Resultado dos JERN'S na etapa final em Natal.

Equipe infantil masculino do colégio Calazans Freire

13/10/06 jogou às 10:00 no CEFET e venceu por 1X0 o colégio SALESIANO
14/10/06 jogou às 10:00 no CEFET e perdeu por 0X1 para o FCO BARBOSA
15/10/06 jogou às 10:00 na POLÍCIA e ganhou por 3X0 a escola F. ITAJUBÁ
18/10/06 jogou às 11:00 no CEFETpelas quartas de final e ganhou por 02X01 para J.ANCHIETA

19/10/06 hoje pela manhã às 09:00, o Calazans jogou no CEFET pela SEMI-FINAL contra a equipe da escola M. LIRA. Infelizmente ainda não soubemos o resultado.

ESCOLHA DE EMPRESA CAUSA POLÊMICA

A escolha da empresa que irá realizar o concurso para o provimento de cargos na Câmara Municipal está gerando muito "debate" entre os vereadores. Tudo porque a presidente, Vereadora Maria José, convidou uma empresa desacreditada pelos demais vereadores (e pelo povo de Upanema) por ter denúncias contra ela.
O clima na sessão realizada na manhã desta quinta-feira esquentou. Os vereadores afirmaram que não aceitam esta empresa e ponto final.

Adesivo "Wilma e Rosalba" termina em briga em Upanema


Confusão agora a pouco no centro de Upanema. O motivo foi uma foto tirada de um carro com o adesivo "Wilma e Rosalba". O popular "Otávio Fogueteiro" tirou a foto do carro em que anda o ex-vereador Luiz Jairo. O motorista do ex-vereador, irritado com a foto entrou em luta corporal com o popular e os dois nesse momento estão detidos na Casa Paroquial (já que não temos delegacia). Com exclusividade conseguimos a foto da discórdia. Veja:
Fonte: Blog do Anax

Violência continua em Upanema

A onda de violência não pára em Upanema. Na madrugada de ontem, os vândalos invadiram a sede da Pastoral da Criança de nossa cidade e levaram pratos, talheres, copos e cadeiras. A localização da sede favoreceu aos meliantes que até agora não foram identificados.Outro fato policial grave ocorreu na tarde de ontem, quando o motorista do comerciante upanemense, Sr. Francisco Balbino (Chico Balbino) retornava de Mossoró no caminhão de propriedade do comerciante. Ao aproximar-se do trevo do Brejinho (Zona Rural de Upanema) o motorista conhecido como “baixinho” foi recebido a balas por bandidos que estavam escondidos no mato. Uma das balas atingiu o radiador do caminhão. O motorista parou e não ofereceu nenhuma reação. Os bandidos levaram cerca de R$ 700,00 em dinheiro e fugiram em seguida sem deixar nenhuma pista. Segundo informações, o veículo foi alvejado por cerca de cinco tiros.
Fonte: Blog do Anax

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Casa paroquial é usada como delegacia

O problema na delegacia de polícia de Upanema mais uma vez é destaque em jornais de circulação estadual.
A Casa Paroquial de Upanema, distante 50 quilômetros de Mossoró, funciona há um ano como delegacia. Além de acomodar o delegado da cidade e a equipe de policiais, o prédio ainda mantém os presos encarcerados durante a lavratura dos flagrantes. A situação é de conhecimento do Ministério Público, que pediu a interdição do prédio. A Justiça acatou o pedido e estipulou um prazo de 60 dias para que as obras de recuperação fossem executadas, entretanto, o prazo terminou e a Secretaria de Segurança Pública ainda não realizou a obra.
Diante de paredes rachadas, infiltrações, teto se quebrando e tubulações estouradas, o delegado da cidade pediu ao pároco que a Casa Paroquial fosse cedida provisoriamente para que a delegacia pudesse funcionar. O tempo passou e nenhuma providência foi tomada. Agora o delegado de Upanema, sargento J. Pereira, foi surpreendido com um ofício do pároco da cidade, padre Josemar Joaquim de Lima, solicitando que a Casa Paroquial fosse desocupada para que a Igreja pudesse voltar a utilizá-la para a finalidade primordial dela, acomodar os religiosos que atuam na paróquia.
A reportagem do Correio da Tarde ouviu hoje pela manhã o cabo Otaviano e ele informou que a situação é complicada, já que não há nenhuma condição de retornar ao prédio onde funcionava a delegacia. "A situação é a mesma. Não tem estrutura para funcionar uma delegacia. Tá tudo do mesmo jeito", disse. Segundo ele, a reclamação maior da população é que os presos de Upanema não ficam na cidade. "Eles só ficam o tempo pra fazer o flagrante e são levados para Mossoró", explicou. Com isso, as famílias têm de pagar R$ 14 por pessoa sempre que precisam fazer visitas ou levar alimentos.
O cabo informou que o delegado J. Pereira estava em Natal tentando resolver a situação na Delegacia Geral. "Parece que eles mandaram o sargento alugar uma casa para funcionar a delegacia que o Estado pagava".
Desde setembro de 2004 que o Ministério Público vem solicitando a interdição da delegacia, em conseqüência da completa falta de estrutura, no entanto, somente em julho desse ano a Justiça decidiu interditar o prédio e determinar que o Estado realizasse a reforma num prazo de 60 dias, que já foi vencido e a situação ainda não foi resolvida.
Fonte: Correio da Tarde

terça-feira, 17 de outubro de 2006

PRIMEIRO ENCONTRO DE BANDAS DE UPANEMA

Está praticamente confirmado para o mês de dezembro, a realização do primeiro encontro de bandas de música de nossa cidade. Os últimos detalhes estão sendo acertados, mas, deverá ser uma das atrações da semana da Festa da Padroeira. Além da banda Ivaldete Basílio de Upanema, o evento também contará com cerca de 4 ou 5 bandas de outras cidades ainda a serem confirmadas.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Tropas federais para sete municípios do Rio Grande do Norte

O TRE solicitou ao TSE o envio de tropas federais para os municípios de Goaininha, Caraúbas, São Gonçalo do Amarante, Upanema, Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho.Outros cinco municípios estão em análise.
Fonte: Blog do Diógenes
Upanema News - quem será que imaginou que uma cidade como Upanema precisa de exército?

Ônibus levarão upanemenses para o comício de Lula

A visita do presidente Lula a Mossoró, contará com a presença várias pessoas do município de Upanema. É que 3 ônibus serão colocados a disposição dos interessados em prestigiar o evento que acontece hoje a tarde em Mossoró. Um ônibus saírá daqui da cidade, outro sairá do assentamento Palheiros III e o terceiro percorrerá as comunidades de Monte Alegre, Nova Vida, São Sebastião, Sabiá, Sombreiro e São Manoel recolhendo as pessosas interessadas em ir, para depois seguir para a cidade vizinha. O horário de saída está previsto para as 14:00h.
Fonte: Blog do Anax

ENGAVETAMENTO



A "Maratona 15" (pois, passava por 15 cidades) organizada pela Vontade Popular neste domingo, contou com a presença de uma caravana numerosa da cidade de Upanema.

Nas próximidades da cidade de Triunfo ocorreu um engavetamento envolvendo dezenas de carros, entre eles, estavão cerca de seis carros de nossa cidade. Felizmente ninguém ficou gravemente ferido, tendo apenas prejuízos materiais.

sábado, 14 de outubro de 2006

Upanema ganha com um gol do goleiro Wendell

A equipe de Upanema acaba de vencer mais uma partida. Dessa vez foi pelo campeonato do Alto de São Manoel em Mossoró. O campeonato é disputado em um campo menor (mini-campo) com 8 jogadores apenas. O time de Upanema participa como convidado e atua com uma equipe mista de jogadores jovens e experientes. Foi justamente o veterano Vivi, que se destacou na vitória por 3x1 sobre a equipe da Academia (Mossoró). Vivi marcou 2 gols e o goleiro Wendell (isso mesmo) marcou o outro gol da vitória upanemense. Vivi mostrou que ainda tem faro de gol. Wendell fez um gol incrível, chutando a bola por cima do goleiro adversário e fazendo um golaço. Upanema soma agora uma derrota no primeiro jogo contra o atual campeão, a equipe do F. Souto e uma vitória contra a equipe da Academia.

De volta para casa: alagoano é reencontrado após 15 anos

Nosso esforço no sentido de encontrar a família do Senhor Otacílio Alves Ferreira Filho está tendo repercussão também no estado de Alagoas. A agência de notícias Alagoas 24 horas, através da Jornalista Danielle Silva, publicou matéria sobre o caso. Acompanhe:

Otacílio voltará em breve para casa
Danielle Silva
Depois de quinze anos desaparecido, os familiares de Otacílio Alves Ferreira Filho, 71 anos, conseguiram notícias suas. Ele saiu de sua casa, localizada no Sítio Serra Sobrado, município de Mata Grande, a caminho de Delmiro Gouveia e não voltou. Sem notícias, os familiares o deram como morto, embora não tivessem informações sobre localização de um corpo com suas características.Otacílio, agora residente na cidade de Upanema (RN), recentemente procurou o prefeito, Jorge Luiz Costa de Oliveira, para ajudá-lo a voltar para casa. Sem muitas pistas de como encontrar a família dele, o prefeito, em conjunto com o jornalista Anaximandro Eudson, conseguiu um contato com o prefeito de Mata Grande, Fernando José de Araújo Lou, depois de localizar o site da cidade.O homem estava vivendo na Delegacia da cidade e recebia ajuda do delegado, Sargento Jota Pereira e da Prefeitura, com alimentação e outros cuidados. Informado do caso, o prefeito se prontificou a encontrar a família e também viabilizar os meios para que ele retorne à sua casa.A informação do jornalista Walter Medeiros, responsável pelo site da cidade, é de que os familiares de Otacílio já foram encontrados e, em breve, ele estará de volta a Alagoas. No município potiguar, a notícia positiva sobre a localização da família gerou alegria aos moradores, que se mobilizaram em prol de Otacílio.
Com informações do Jornalista Walter Medeiros

Seleção de Upanema vence na abertura da Copa do Vale

A Copa do Vale do Assu teve sue início ontem, 14 de outubro, no estádio Edgarzão em Assu às oito da noite. A Seleção de Upanema jogou ontem mesmo, na primeira rodada, e conseguiu vencer a Seleção da cidade de Carnaubais. Jogando bem, Upanema venceu por 3x0 com gols marcados por Cledinaldo, Giliard e Dudé.

FIM DE SEMANA

Este final de semana acontece XV tradicional Festa do Caju Caboclo na comunidade de Mirandas (Caraúbas ou Upanema?).
Serão onze horas de muito forró e animação sem intervalo. Animarão o evento as bandas Fabiano Show e Dorgival Dantas. O ínicio será às 9:00 da noite deste sábado, 14 de outubro, e a previsão é de encerrar-se às 8:00 da manhã do domingo.
Tradicionalmente, muitos upanemenses vão participar desta festa do caju.
Outra opção é a vaquejada que está acontecendo este final de semana em Mossoró.
Para quem ficar em Upanema tem a opção de curtir a discoteca da Casa de Shows Portal do Sol.

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR


Aulões acontecem pela manhã e tarde do sábado na Escola Municipal Profª Maria Gorete.


O cursinho pré-vestibular oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal, terá, neste sábado, as aulas de Espanhol, com a professora Débora, e Redação, com a professora Marcela.

REESTRUTURAÇÃO DA CÂMARA I

Cargo de Assessor
Segundo informações colhidas nos bastidores, tem vereador que está preocupado com o cargo de assessor recém criado. Explica-se: cada vereador terá direito de ter um assessor, sendo que, a procura por esta vaga deve causar insatisfação de muitos eleitores que a desejam e que serão preteridos.

REESTRUTURAÇÃO DA CÂMARA II

Contra o nepotismo
Soube também que, alguns vereadores estão pensando em colocar parentes nos cargos de assessor, o que se constituirá em puro nepotismo. É preciso que os vereadores tomem cuidado em não ir contra a lei. Seria triste ver as manchetes dos jornais acusando algum edil de nepotismo.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

ETAPA FINAL DO JERN’S EM NATAL


Atletas upanemenses que ganharam no atletismo na regional de Mossoró. São eles da esquerda para direita: Renato, Alexandro, Erik e Rodolfo, todos do Calazans Freire.
A cerimônia de abertura da etapa final do 36º Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNs, versão 2006, está acontecendo na noite desta quinta-feira em Natal.

Após nove regionais classificatórias, a primeira aconteceu em Apodi e a última em Mossoró, os atletas disputarão a partir de amanhã modalidades esportivas que escolherão os melhores estudantes atletas do Rio Grande do Norte. Os Jern's se encerrará no dia 24 de outubro.

As escolas de Upanema enviaram algumas equipes participantes: A escola Calazans Freire enviou o futebol infantil, juvenil, o voleibol e o atletismo. A escola Alfredo Simonetti enviou o atletismo e a escola Municipal Maria Gorete enviou uma equipe de beach soccer.

Aguardem que a partir de amanhã este blog estará divulgando os resultados de nossos atletas.

DIVERSÃO PARA A CRIANÇADA


Neste feriado de 12 de outubro, além do seu dia, as crianças também ganharam outro presente. É que chegou uma parque de diversões em nossa cidade. O parque, que abrirá hoje a tarde, está instalado na praça de eventos, na entrada da cidade para quem vem de Mossoró. A criançada deve fazer a festa nos próximos dias.

FERIADO DE 12 DE OUTUBRO EM UPANEMA

Crianças comemorando seu dia
Upanema acordou hoje com dois eventos alusivos a este feriado de 12 de outubro. No primeiro, a Igreja Católica realizou uma comemoração a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O evento teve início às 06h00min da manhã com um ofício, às 06h30min saíram em caminhada pelas ruas da cidade encerrando-se logo em seguida com uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
O outro evento foi realizado pela Secretaria de Urbanismo e Ação Social do município para comemorar o dia da criança. Iniciando-se às 07h30min, aconteceu uma caminhada pelas ruas da cidade com as crianças que participam dos projetos sociais desenvolvidos pela secretaria. As crianças foram puxadas pela Banda de Música Municipal Ivaldete Basílio da Silva. Às 08h30min as crianças se reuniram no Clube Municipal para uma série de brincadeiras, danças, apresentações e lanche que vão durar toda manhã de hoje.

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

PROFESSOR DÁRIO ALESSANDRO


Parabéns a Dário Alessandro que é o mais novo professor da rede estadual de ensino. Dário já leciona na rede municipal em Upanema e agora foi nomeado para lecionar também como professor do Estado.

Parabéns! Você merece!

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES APROVA RESOLUÇÃO PARA PROVIMENTO DE CARGOS

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou na manhã de hoje,11 de outubro, a resolução que dispõe sobre a reestruturação administrativa da Câmara, criando cargos de provimento efetivo e comissionados.
Para a execução dos serviços administrativos, técnicos e de assessoria da Câmara, foram criados os cargos de:
PROVIMENTO EFETIVO
01 motorista com salário de R$ 350,00
01 vigia com salário de R$ 350,00
01 Auxiliar de Serviços Gerais com salário de R$ 350,00
01 Auxiliar Administrativo com salário de R$ 450,00
01 recepcionista com salário de R$ 450,00

COMISSIONADOS
01 Tesoureiro com salário de R$ 850,00
01 Secretário Administrativo com salário de R$ 850,00
09 Assessores Parlamentares com salário de R$ 420,00
01 Assessor Técnico para assuntos de contabilidade com salário de R$ 1.000,00
01 Assessor Técnico para assuntos jurídicos com salário de R$ 1.000,00

Os nove vereadores se fizeram presentes na sessão, aprovando a resolução.
Mais tarde estarei dando maiores detalhes sobre essa resolução!

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

ESTUDANTE UPANEMENSE FOI ESTUDAR NA RÚSSIA

A jovem Upanemense Fernanda Anízia foi na semana passada estudar na Rússia. Confira a entrevista com ela.

Fernanda Bezerra e Caio Gurgel: estudantes selecionados para estudar medicina na Rússia

1. Fale sobre sua trajetória estudantil:
Concluí o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, de Upanema, o Ensino Médio estudei na cidade de Mossoró nos colégios Dom Bosco (1° ano) e Geo Garcia e Brito (2° e 3° anos). No ano seguinte, fiz cursinho preparatório no colégio Motiva na cidade de Campina Grande (PB). Sempre prestei vestibular para cursos da área biomédica (Medicina e Farmácia) nas seguintes universidades: UERN, UFRN, UEPB. Ao retornar para Upanema, fiquei sabendo através de familiares da oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos para cursar faculdade de medicina no exterior.
2. Como você conseguiu esta bolsa?
Antes de responder essa pergunta eu não poderia deixar de falar da pessoa do Dr. Salomão Gurgel, médico e prefeito da Cidade de Janduis, o qual foi o grande intermediador entre eu e a Universidade Russa da Amizade dos Povos, visto ter morado e estudado nessa Universidade. A ele, não tenho nem palavras para agradecer pela prestimosa contribuição e gentileza em todas as vezes que nos recebeu com muita atenção em Janduís. Ele mesmo elencou a documentação necessária ao processo e se responsabilizou em enviar para Rússia.
Também não poderia deixar de mencionar a ajuda da amiga Adelcina Barbosa, que ao saber da minha vontade de conhecer Dr. Salomão Gurgel prontificou-se em apresentá-lo, uma vez que tem amizade com professor Damião (chefe de seu gabinete) que também me prestou grande ajuda. E dessa forma deu-se inicio a um processo que durou cerca de dois anos.
3. Como você espera que vai ser sua estada em Moscou?
A Universidade Russa oferece moradia em seus anexos, onde já moram alguns brasileiros, também estudantes de medicina; inclusive estabeleço contato semanal por e-mail com alguns amigos de lá.
Sei que terei de enfrentar três grandes desafios: a saudade dos meus familiares, namorado e amigos; a diferença climática e a cultura. Contudo, sempre busquei alcançar meus objetivos, confiante de que tudo é possível para quem crer em Deus, nele deposito minha fé e segurança.
4. Como sua família se posicionou perante seu sonho de estudar fora do país?
Eles sempre me apoiaram pois esse sonho é tão meu quanto deles, sentem é claro por eu ter que ir para tão longe, mas mesmo assim sempre me ajudaram com todo o necessário e me orientam nessa nova jornada, eu os amo muito e devo tudo a eles.
5.Como tem sido sua preparação para essa viagem e quando será?
Já estou de malas prontas, viajo dia 01 de Outubro, estou ansiosa e tranqüila ao mesmo tempo. Ansiosa por estar a me deparar com costumes, pessoas e um mundo completamente novo e tranqüila porque tenho Deus na minha vida, minha família e amigos que me incentivam, além do desejo de vencer e um dia, quem sabe, poder ajudar outras pessoas assim como me ajudaram.
6. A sua despedida a todos os familiares e amigos:
Gostaria primeiramente de usar esse espaço para agradecimentos: a Deus por ter permitido que meu sonho pudesse se concretizar, a minha família por ter me apoiado todo esse tempo, ao meu namorado, João Paulo, que me deu muita força para que eu não desistisse de alcançar meus objetivos ao invés de se interpor entre eles, aos meus amigos que me ajudaram com presentes, com palavras de conforto, incentivo e que torceram por mim, aos que diretamente de forma tão solicita serviram de ponte para minha caminhada, a eles tenho um profundo respeito e eterna gratidão: Dr. Salomão Gurgel, Adelcina Barbosa, Professor Damião Gurgel, Manoel Carlos (Manezinho), o senhor prefeito da minha cidade Jorge Luis, Dona Maria José e filhos, madrinhas Conceição Gondim e Rosa Bezerra, Amanda, Daliton, Valdice e Geovane, tio Oton, Erton, Halen, Hávila e Nájara. Sou uma pessoa afortunada por ter tido a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas abençoadas e que só trouxeram luz a minha vida. Obrigada, obrigada e obrigada! É tudo o que eu posso dizer.
Estou indo mas levo comigo todos que amo dentro do meu coração e que por isso estarão sempre do meu lado, aonde quer que eu vá e faça, nunca os esquecerei, nem por um só segundo: mamãe, papai, Kelis, Kalenia, Kátia, Sancherleny e avós.

PROLETRAMENTO

Prosseguiu nesta segunda-feira, 09 de outubro de 2006, o curso de aperfeiçoamento para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, PROLETRAMENTO.

Neste curso participam oitenta professores da rede municipal e estadual com a carga horária de 180h. O curso foi dividido em duas etapas. A primeira etapa encerra-se no dia 27/11 do corrente ano. A segunda etapa se encerrará apenas no próximo ano.

Os professores estão divididos em duas turmas: uma em Língua Portuguesa e a outra em Matemática. Nestas turmas, são estudados fascículos, no total de sete de Língua Portuguesa e nove fascículos de Matemática.

domingo, 8 de outubro de 2006

COMÍCIO DA VONTADE POPULAR


Comício da Vontade Popular agitou Upanema neste domingo à noite

O comício realizado neste domingo em Upanema mobilizou uma grande multidão em favor da candidatura ao governo de Garibaldi Filho.

Iniciando-se às 19h00min no conjunto Alzira Carlos, uma passeata percorreu as principais ruas de nossa cidade, se concentrando no largo do Mercado Público Municipal. Participaram do comício os Deputados eleitos Walter Alves e Nélio Dias, além da Senadora eleita Rosalba.

Os discursos não foram muito diferentes. Todos agradeceram a excelente votação alcançada em nosso município e reafirmaram os compromissos de campanha. O primeiro a discursar foi o prefeito Jorge Luiz, seguido de Walter Alves, Nélio Dias e por último, a Senadora Rosalba Ciarlini que foi aclamada pela população presente.

O comício terminou por volta das 10h20min, sem a presença de Garibaldi Alves que não pôde participar por ter outros compromissos agendados.

ESTRÉIA DA SELEÇÃO DE UPANEMA É ANTECIPADA

Esporte
A 6ª edição da Copa do Vale teve seu início antecipado para o dia 12 de outubro devido ao Assufolia. Assim, no dia 12 acontecerá uma rodada dupla, a partir das 19h00min no estádio Edgarzão, envolvendo as seleções de Upanema contra a seleção de São Rafael e CSI de Itajá contra a Seleção de Ipanguaçu.

Na sexta feira, 13 de outubro, acontecerá mais uma rodada dupla. A Seleção de Upanema enfrentará a Seleção de Guamaré e a Seleção de Carnaubais enfrentará a Seleção de Alto do Rodrigues.

Acompanhe os confrontos:
Quinta-feira – 12/10
Seleção de Upanema X Seleção de São Rafael
CSI de Itajá X Seleção de Ipanguaçu
Sexta-feira 13/10
Seleção de Carnaubais X Seleção de Alto do Rodrigues
Seleção de Upanema X Seleção de Guamaré

sábado, 7 de outubro de 2006

TCE condena ex-prefeitos de Upanema e Tibau do Sul

Upanema/Tibau do Sul - O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas do ex-prefeito de Upanema Amarildo Martins Tavares e do também ex-prefeito do município de Tibau do Sul Antônio Edmilson de Albuquerque. O ex-prefeito Amarildo Martins foi condenado ao pagamento de R$ 41.173,94, valor atualizado, por não prestar contas de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O ex-prefeito também foi multado em R$ 1,1 mil por não ter prestado conta em tempo hábil dos recursos que recebeu do Governo Federal.
Já o ex-prefeito de Tibau do Sul Antônio Edmilson de Albuquerque também foi condenado pelo TCU a pagar R$ 63.603,61, valor atualizado, aos cofres do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e mais uma multa no valor de dois mil reais por não prestar contas dos recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O TCU está alegando que os dois municípios receberam o dinheiro para garantir a manutenção das escolas públicas de ensino fundamental com mais de 20 alunos e não fizeram. A cobrança judicial foi autorizada e o TCU enviou cópias da documentação ao Ministério Público da União para ajuizamento das ações civis e penais cabíveis contra os dois ex-prefeitos.Amarildo Martins e Antônio Edmilson de Albuquerque têm 15 dias para efetuar o pagamento dos valores e apresentar comprovantes ao tribunal. Cabe recurso da decisão. O relator foi o ministro Augusto Nardes.
Os ex-assessores de Amarildo Martins disseram que ele vai recorrer da decisão na Justiça. O ex-prefeito de Tibau do Sul Edmilson de Albuquerque não foi encontrado para comentar a decisão do TCU ontem à tarde.
Fonte: Jornal de Fato

Idoso de Alagoas dado como morto é achado no RN

Um senhor de 71 anos, identificado como Otacílio Alves Ferreira Filho chegou à cidade de Upanema (distante 250 quilômetros de Natal) há algumas semanas e foi acolhido pelo delegado da cidade o Sargento Jota Pereira. Entre várias tentativas de localizar algum familiar do idoso, no sábado passado foi encontrado um irmão de Otacílio, Antônio Alves Ferreira que o tinha dado como morto há 15 anos. Ele continua morando em Mata Grande, Alagoas.

O caminho para chegar até o irmão de Otacílio foi longo. Ele perambulava pelas proximidades de um posto de gasolina na cidade de Upanema quando foi abordado por policiais. Logo o delegado percebeu que ele não era uma pessoa normal e que possuía algum problema, pois não falava ordenamente. Então tentou juntamente à Secretaria de Ação Social encontrar um abrigo para o idoso, mas não conseguiu, e começou a alimentá-lo na própria delegacia.

Nesse ponto a cidade começou a se mobilizar para tentar encontrar alguma pista sobre a família do homem. Então ele já havia conseguido informar que morava em um sítio na localidade de Serra Sítio Sobrado, na cidade alagoana de Mata Grande. Foi aí que o jornalista, Anaximandro Eudson, que atua na cidade de Upanema começou a enviar e-mails e procurar pistas pela internet. Nesse caminho encontrou um site dedicado a cidade de Mata Grande, montado pelo jornalista potiguar Walter Medeiros. Ele morou na cidade na década de 50, e mantém laços afetivos por lá.

Começou então a contactar pessoas da cidade com quem ainda mantém contato e através de uma delas, o bancário aposentado Germano Alves, identificou os irmãos de Otacílio, Raimundo que já morreu, e Antônio que disse ter interesse em reencontrar o irmão, mas não tem condições financeiras. Ele pretende fazer uma mobilização para vir ao encontro de Otacílio.

Walter já fez contato com o delegado de Upanema e espera-se achar uma solução o mais breve possível. Os familiares de Otacílio não têm condições de vir buscá-lo e ele não pode fazer a viagem sozinho. Germano se dispõe a ir até Maceió, o que está faltando é que alguém no Estado, leve-o de Upanema até a capital de Alagoas.
Fonte: Diário de Natal

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR RETORNA NESTE SÁBADO

Os aulões, promovidos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, retornam neste sábado depois da paralisação por motivo da eleição no último final de semana. Os alunos interessados deverão se dirigir a Secretaria Municipal de Educação para fazer a sua matrícula que é gratuita.
As aulas desse sábado serão de Geografia com a professora Andréia Carla, e Literatura com o professor Ozéias.
Acompanhe o calendário:
07/10 – Literatura (professor Ozéias)
Geografia (professora Andréia Carla)

14/10 – Espanhol (professora Débora)
Português (professor Iatanildo)

21/10 – História (professor Tales)
Geografia (a definir)

FEIRA DE GEOGRAFIA DO CALAZANS FREIRE


Aluno Mario Carlos explicando aos colegas



A Escola Estadual Calazans Freire promoveu na manhã de hoje uma Feira de Geografia. Esta exposição, comandada pela professora Ana Cléia, foi realizada pelos alunos do 3º ano A e B da referida escola. Trabalharam o tema “as Regiões do Brasil”. Cada grupo ficou responsável por uma região para explicar seus costumes, danças, comidas, sua cultura em geral.

Trabalhos como esse, são importantes para o desenvolvimento dos alunos, portanto, devem ser reconhecidos.

ESCOLA ALFREDO SIMONETTI LANÇA PROJETO DE BIBLIOTECA


Diretora "Pequena" lançando o projeto


Alunos cantando o Hino Municipal

Professores da Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, que lecionam no turno matutino, deram início ontem 05 de outubro às7: 00 da manhã, a execução do Projeto da Biblioteca na Escola, que recebeu o nome de “Biblioteca Viajando no Mundo da Leitura”. Participaram, além dos alunos do Alfredo, seus pais, funcionários, e professores e alunos da Escola Evangélica José Inácio da Costa.

O projeto terá continuação hoje, também a partir das sete da manhã, e contará com a visita de outras escolas da cidade.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

sessão de hoje, 5 de outubro
* Em sessão realizada na manhã de hoje na Câmara Municipal de Vereadores, os oito edis presentes aprovaram o projeto de lei, enviado pelo executivo, que dá direito de posse em terrenos públicos a pessoas que habitem o local por mais de cinco anos comprovados.

* Já o projeto de reestruturação do funcionalismo da Câmara ficou emperrado na questão referente aos salários dos funcionários. Alguns vereadores não concordaram com o valor estipulado no projeto. A aprovação ficou para a próxima sessão. Vale lembrar que é a partir da aprovação desse projeto que poderá ser feito o concurso para o provimento de cargos na Câmara Municipal.

* A data limite para que a Câmara Municipal legalize o seu quadro de funcionários é o dia 31 de dezembro de 2006. Portanto, o concurso público deverá ser realizado até lá.

* Devido ao feriado da próxima quinta-feira, 12 de outubro, a sessão foi antecipada para a quarta-feira, 11 de outubro.

JORGE LUIS LEVA GARIBALDI À VITÓRIA EM UPANEMA

Do Jornal Correio da Tarde de 4 de outubro
UPANEMA - A liderança política do prefeito Jorge Luis em Upanema se reflete na votação obtida pelo senador Garibaldi Filho (PMDB) na disputa pelo governo do Estado. Jorge Luis, que no início da campanha mantinha apoio à candidatura de Wilma de Faria, optou migrar para a coligação da Vontade Popular fazendo com que Garibaldi Filho obtivesse o dobro dos votos recebidos por Wilma em Upanema. Gari obteve 4.892 votos, enquanto Wilma ficou com apenas 2.382.
A força política do prefeito também se reflete nos candidatos a deputado. Walter Alves do PMDB, que também recebeu apoio de Jorge Luis, obteve uma expressiva votação em Upanema, onde foram registrados nada menos que 2.490 votos superando inclusive a votação obtida pela governadora Wilma de Faria.
Segundo informações colhidas no município, o prefeito Jorge Luis comandou um verdadeiro exército de pessoas, não apenas em Upanema, mas em várias comunidades da região, em busca de apoio à candidatura de Garibaldi Filho, Walter Alves e Rosalba Ciarlini, que registrou a maior votação já obtida por candidato ao Senado no município. A ex-prefeita de Mossoró obteve 5.370 votos na cidade administrada pelo prefeito Jorge Luis.
A expectativa é que no segundo turno os votos em favor de Garibaldi possam ser ampliados na cidade. Para isso, o prefeito e seus auxiliares já estão sendo convocados a iniciarem o trabalho de garimpar votos para a eleição de Garibaldi Filho no segundo turno.

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

INCÊNDIO RETORNA COM FORÇA TOTAL


18:00h - Upanema agora a pouco
O incêndio iniciado por volta das 10 horas da manhã de hoje, nas proximidades do sítio Barreiras, retornou agora no final tarde com força total. O fogo conseguiu atravessar a Br-110 e está a poucos metros do sítio Barreiras.
No momento, não existe nenhuma tentativa de apagar o incêndio no local.

Incêndio está destruindo pasto e causando medo a moradores de Upanema

Um incêndio acidental está destruindo nesse momento o pasto de algumas propriedades rurais próximas a sede de nossa cidade. O incêndio está se espalhando rapidamente e dependendo da mudança dos ventos poderá chegar mais próximo das residências localizadas no sítio Barreiras (entrada da cidade). Muitos agricultores e voluntários estão no local neste momento tentando evitar que algo mais grave aconteça. Acabei de chegar do local e pude observar que o fogo está aproximadamente a 150 metros das primeiras residências. Um trator também está sendo usado no combate ao incêndio.
Fonte: Blog do Anax

Jorge Luiz fará comício sábado

O Prefeito Jorge Luiz concedeu ontem, entrevista a Rádio 104,9 de Upanema. O Prefeito comentou os números da eleição em nosso município e agradeceu aos eleitores pelos votos depositados em seus candidatos. Jorge também destacou que o seu grupo político saiu mais uma vez fortalecido de uma campanha e isso aumenta ainda mais a sua responsabilidade. Logo após a entrevista, Jorge Luiz participou de reunião com a coordenação da Vontade Popular no município para traçar estratégia para o comício que será realizado no próximo sábado em nosso município. O comício terá início a partir das 19:00h com saída do Conjunto Rosvaldo Bezerra e término ao lado do Mercado Público. A coordenação está entrando em contato com algumas lideranças estaduais para vir participar do evento. Entre as lideranças que estão sendo contatadas estão os deputados Walter Alves, Nélio Dias e Betinho Rosado além da senadora Rosalba Ciarline.
Fonte: Blog do Anax

terça-feira, 3 de outubro de 2006

IGREJA CATÓLICA PROMOVE MUDANÇAS

A cúpula da Igreja Católica de nossa cidade está procurando maneiras de melhorar e aumentar o seu contato com os fiéis. Sob a liderança do Padre Josemar, já foram definidas algumas mudanças significativas.
A primeira mudança será a inserção de mais uma missa durante a semana. Está será realizada na segunda-feira pela manhã, mais precisamente as 09h30min. O nome da missa está sendo definido, podendo ser missa do agricultor, do homem do campo ou do feirante, pois, o objetivo desta missa é atrair principalmente o homem do campo que vem participar da feira livre.

Uma segunda mudança contará com a participação deste blog e de seus leitores. Trata-se da troca do horário da tradicional missa dominical que hoje acontece as 16h00min. O motivo é simples, o calor quase insuportável do horário. Foram lançadas duas opções de horário: às 17h00min, ou às 19h00min.

Estarei disponibilizando uma enquete para que os leitores possam escolher o horário que melhor os agrade.

REPASSE DOS ROYALTIES - ANO 2006

Confira, mês a mês, o repasse dos royalties para o município de Upanema neste ano de 2006. Ao todo nossa cidade já recebeu R$ 1.514.677,01 sendo que, o mês de maior repasse feito pela Petrobrás a Upanema, aconteceu no mês de setembro.

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

PARA RELAXAR

Essa parece com as histórias do blog do professor Xavier.
No domingo à noite, as duas coligações em Upanema resolveram comemorar o resultado alcançado nas urnas. Para isso, fizeram passeatas pelas ruas da cidade. Um senhor, que já estava deitado em sua rede, pronto para dormir, quando ouviu o estrondo dos fogos no meio da rua, não pensou duas vezes. Vestiu a roupa e foi de encontro à passeata. Bacurau apaixonado pelo PMDB, quando se deu conta, percebeu alguém dizendo: Fulano, num é essa não! Pois é, tinha errado de comício e estava no meio da passeata dos bicudos.

ANÁLISE DOS EFEITOS DA ELEIÇÃO EM UPANEMA

Quem realmente saiu ganhando na eleição em Upanema? Sem dúvida foi o prefeito Jorge Luiz.

O prefeito de Upanema, Jorge Luiz, manteve seus candidatos como os mais bem votados em nossa cidade. Além do mais, seu Deputado Federal, Nélio Dias, foi eleito, seu Deputado Estadual, Walter Alves, foi eleito e a sua candidata à Senadora, Rosalba Ciarline, também foi eleita, sem contar que teve o seu candidato a Governador, Garibaldi, no segundo turno.

Como se não bastasse, Jorge conseguiu aumentar a votação de todos os seus candidatos em relação ao pleito de 2002. Naquela campanha, seu candidato a deputado federal obteve 2.240 votos. Este ano o candidato de Jorge obteve 3.146 votos. Isso corresponde a um aumento de 906 eleitores. O mesmo aconteceu com os candidatos a deputado estadual que em 2002 obteve mais de 1800 votos (aguarde número oficial) e este ano obteve 2.490 votos, caracterizando um aumento de mais de 500 votos.

Outros que saíram com força política, foi o Vice-prefeito Antonio Targino, e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria José. Ambos apoiaram a candidata a Deputada Federal Sandra Rosado, que obteve em 2002 745 votos. Este ano ela subiu para 921 votos.

Por sua vez, o grupo que perdeu mais espaço em Upanema nessas eleições, foi o dos políticos que apoiavam a coligação Vitória do Povo da Governadora Vilma de Faria. Eles não tiveram seu candidato a Deputado Federal, que era Betinho Rosado, eleito, e ainda com uma queda de votos, pois, em 2002, Betinho obteve 1.842 votos e este ano obteve 1.558 votos. Eles também não tiveram seu Senador, Fernando Bezerra, eleito. Seu candidato a Deputado Estadual, que foi Lavô, apesar de ter sido eleito, ficou apenas na terceira colocação em nossa cidade. Para o Governo do Estado repassaram a Governadora Vilma de Faria 2.382 votos, o que equivale a 33,51% dos votos. Claro que a situação pode mudar, principalmente se a governadora conseguir se reeleger no segundo turno das eleições.

Talvez o grupo que mais se fortaleceu no pleito deste ano, depois do prefeito, tenha sido o do PSB local. Liderados pelos vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim, eles conseguiram colocar o seu candidato a deputado estadual, Antonio Jácome, como o segundo mais bem votado em nosso município, superando inclusive o candidato Lavô, que tinha grande apoio em Upanema. Na eleição deste ano, Jácome obteve 823 votos.
Pelas informações que obtive, isso os credencia a lutar pela vaga de vice-prefeito na chapa do PMDB nas eleições a prefeito em 2008.

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS PELO RIO GRANDE DO NORTE
Segue a lista de deputados distritais eleitos neste domingo (1º) no Rio Grande do Norte:

1) ROBINSON FARIA (PMN) - 70.782 votos
2) WALTER ALVES (PMDB) - 55.296 votos
3) MÁRCIA MAIA (PSB) - 53.349 votos
4) GESANE (PDT) - 46.221 votos
5) DR. LEONARDO (PFL) - 45.975 votos
6) GILSON MOURA (PV) 45.364 votos
7) MICARLA DE SOUSA (PV) - 43.936 votos
8) NELTER QUEIROZ (PMDB) - 42.042 votos
9) ANTÔNIO JÁCOME (PMN) - 40.774 votos
10) GUSTAVO CARVALHO (PSB) - 40.632 votos
11) ÁLVARO DIAS (PDT) - 40.040 votos
12) RICARDO MOTTA (PMN) - 36.998 votos
13) EZEQUIEL (PMN) - 36.784 votos
14) LAVÔ (PSB) - 35.278 votos
15) LARISSA ROSADO (PSB) - 34.073 votos
16) RAIMUNDO FERNANDES (PMN) - 33.903 votos
17) WOBER JÚNIOR (PPS) - 33.007 votos
18) JOSÉ ADÉCIO (PFL) - 32.122 votos
19) LUIZ ALMIR (PSDB) - 31.064 votos
20) POTI JÚNIOR (PMDB) - 30.678 votos
21) JOSÉ DIAS (PMDB) - 29.973 votos
22) GETULIO REGO (PFL) - 29.298 votos
23) MINEIRO (PT) - 22.433 votos
24) ARLINDO DANTAS (PHS) - 20.074 votos

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS PELO RN

Veja a lista dos 8 deputados federais eleitos neste domingo (1º) no Rio Grande do Norte:
1) FÁBIO FARIA (PMN) - 195.148 votos
2) JOÃO MAIA (PL) - 193.296 votos
3) HENRIQUE EDUARDO ALVES (PMDB) - 156.581 votos
4) ROGÉRIO MARINHO (PSB) - 130.063 votos
5) FELIPE MAIA (PFL) - 124.382 votos
6) FATIMA BEZERRA (PT) - 116.243 votos
7) NÉLIO DIAS (PP) - 93.245 votos
8) SANDRA ROSADO (PSB) - 69.277 votos

RESULTADO DE SENADOR NO RN

ROSALBA CIARLINI (PFL) É ELEITA SENADORA NO RIO GRANDE DO NORTE

Encerrada a apuração das urnas, Rosalba Ciarlini (PFL) foi eleita senadora pelo estado do Rio Grande do Norte. Ela somou 645.869 votos, que corresponde a 44,18% dos votos válidos.

ELEITOS NO ESTADO

VILMA DE FARIA E GARIBALDI FILHO FAZEM 2º TURNO NO RN

Encerrada a apuração dos votos, Vilma de Faria (PSB) , que somou 49,57%% dos votos válidos, vai enfrentar Garibaldi Filho (PMDB), com 48,6%, no 2º turno. Atual governadora de Rio Grande do Norte, Vilma ficou com 764.016 votos contra Garibaldi, que somou 749.003 votos.

Natural de Mossoró (RN), Wilma Maria de Faria é formada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especializações em sociologia e educação. Entrou na vida pública em 1979, ao assumir a presidência do Movimento de Integração e Orientação Social. Foi também a primeira deputada federal potiguar, em 1986.

Nascido em Natal, Garibaldi Alves Filho formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1972. Antes, já havia iniciado a carreira política, com a eleição para deputado estadual em 1971. Entre 1975 e 1983 foi reeleito para outros três mandatos. Em 1985, renunciou ao mandato para concorrer pela primeira vez a prefeito de Natal, que governou até 1988.
Fonte: globo.com

PRESIDENTE - UPANEMA

Confira o resultado da eleição em Upanema para Presidente da República.

domingo, 1 de outubro de 2006

GOVERNO DO ESTADO - UPANEMA

Confira o resultado para o Governo do Estado em Upanema.

RESULTADO DE SENADOR - UPANEMA

Confira o resultado da eleição para o cargo de senador em Upanema.

DEPUTADO FEDERAL - UPANEMA

Confira o resultado das eleições em Upanema para o cargo de Deputado Federal.

DEPUTADO ESTADUAL - UPANEMA

Confira o resultado para o cargo de Deputado Estadual em Upanema.

O VOTO DO VEREADOR NONATO GARCIA


O vereador Nonato Garcia, como sempre, foi um dos últimos a votar. Chegou a Escola Alfredo Simonetti às 16:45h.
Nonato é conhecido por suas previsões. Na saída, ele fez algumas que já foram confirmadas, como por exemplo, ele disse que o Deputado Estadual Antonio Jácome seria o segundo mais votado em Upanema.