quinta-feira, 31 de agosto de 2006

UPANEMA JOGA PRIMEIRA EM CASA



O time do Upanema Futebol Clube já conhece seus adversários. Foi divulgada ontem a tabela para o campeonato da 2ª divisão de futebol no estado. Estiveram presentes ao arbitral que definiu a tabela, todas as equipes que irão participar da competição. No total, 7 clubes profissionais irão participar do certame que tem data marcada para início, dia 05/11/06. Ficou definido que todos jogarão contra todos em somente partidas de ida. Portanto, cada clube irá jogar 3 jogos em casa e 3 jogos fora. Por ter um número ímpar de clubes, todos folgarão em uma rodada. Upanema começou bem pois, já na primeira rodada acompanhará de "camarote" o desempenho dos seus adversários. No final da primeira fase, os dois clubes que somarem mais pontos ficarão classificados para a grande final que será realizada em dois jogos (ida e volta). O campeão terá direito a uma vaga na primeira de divisão de futebol do estado.
FONTE: Blogdoanax.blogspot.com

EVALDO LANÇA SEU SEGUNDO CORDEL


O jovem cordelista upanemense, Antonio Evaldo Wanderley Rocha, estará lançando na primeira quinzena de setembro o seu segundo cordel. O primeiro, intitulado Homenagem ao pai, foi publicado em 2003 e narra às aventuras de seu pai, José Severino da Rocha, um mudo que conseguiu superar os preconceitos que a vida impõe.
Neste segundo cordel, Evaldo procurou contar, de forma bem humorada, a vida “fora do ar” de dois Bêbados, João e Pedro que, receberam os apelidos de “Bafo de Cachaça” e “Suor de Cana”, respectivamente.
Antonio Evaldo Wanderley Rocha é filho de José Severino da Rocha e Luzia Lucia Leal. É natural de Campo Grande, mas considera-se um upanemense de coração. Evaldo nasceu no dia 24 de fevereiro de 1982, já concluiu o ensino médio e sonha agora fazer faculdade de letras.

PROJETO LOTERIA DO SABER É SUCESSO NA ESCOLA MARIA GORETE

O projeto Loteria do Saber, de iniciativa do professor Dário Alessandro, está sendo o maior sucesso na escola municipal Maria Gorete. Este projeto já foi desenvolvido nas escolas Vicente de Paula Rocha e Alfredo Simonetti. O mesmo consiste em colocar para os alunos, semanalmente, uma série de perguntas e respostas para que estes respondam e assim aumentem seus conhecimentos sobre temas como história, matemática, cultura, etc. A segunda fase do projeto consiste em colocar os melhores (aqueles que obtiverem o maior número de acertos) na chamada “panela de pressão”, uma sala onde responderão a uma série definitiva de perguntas que levará a escolha dos três vencedores. Neste dia da final, professor Dário nos informou que está preparando uma grande festa com a apresentação de artistas da terra e também a entrega da premiação aos alunos.

Por enquanto, a Loteria do Saber na Escola Maria Gorete está apenas na quarta pergunta, sendo que os alunos estão muito empolgados. Dessa vez o projeto também trouxe novidades, pois, dividiu a disputa. Separou os sextos anos e a EJA, dos sétimos oitavos e nonos anos. O projeto tem previsão de ser concluído no final de outubro.

Parabéns ao professor Dário pela iniciativa, e que continue com seu empenho em prol da melhoria da educação de nosso município.

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

2ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA




A aplicação das provas da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática acontecerão nesta quinta-feira em Upanema. As provas foram aplicadas em todo o Brasil na terça-feira, mas, por motivo do fórum do selo Unicef em nossa cidade, foram adiadas para esta quinta.

O que é uma Olimpíada de Matemática
A Olimpíada de Matemática pode ser definida como uma competição equivalente às esportivas, como a natação e o futebol, ou como os concursos de literatura e festivais de música. Como qualquer disputa, a Olimpíada também exige preparação específica. O treinamento dos "atletas" de matemática consiste na resolução de problemas de Matemática, individualmente ou em grupo. Eles "treinam" com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como métodos adequados de pensamento e de trabalho.

Por que é importante participar da OBMEP
Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.
Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.Cabe ressaltar, também, o crescimento da autoconfiança e da autoestima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

terça-feira, 29 de agosto de 2006

Upanema recebe visita de avaliadores do selo Unicef


Upanema recebeu na manhã desta terça-feira a visita dos avaliadores do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância). Cada cidade tem que mostrar aos avaliadores, através de um fórum, as ações desenvolvidas no município que visam melhorar o bem estar das crianças e adolescentes. As cidades que tiverem os melhores resultados receberão o selo Unicef, que é um reconhecimento internacional do esforço em melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes nestas cidades.
A abertura do forum em Upanema aconteceu em
frente a Câmara Municipal de vereadores a partir das 8:00h, com a apresentação da Banda de Música Ivaldete Basílio, seguida por outras atrações culturais do município como o Boi Calemba, da Escola Alfredo Simonetti, Grupo de Dança do Educarte, Grupo de Capoeira, Grupo de Flautas etc. Os discursos iniciaram-se no plenário da Câmara com Gilvandro Fernandes, representando o prefeito Jorge Luiz, seguido pela Secretária de Ação Social Rivanda Bezerra, o Promotor de Justiça Domingos José da Costa que elogiou a limpeza da cidade, O vereador Josiel Gondim representando a Presidente da Câmara Maria José e por fim a representante do Selo Unicef, Neuma.

Em Upanema foram desenvolvidos vários projetos visando à melhoria dos índices de educação, saúde no município. Veja algumas ações:
Saúde - crianças de até 12 meses com vacinas em dia; aumento na cobertura do PSF (Programa Saúde na Família) que chegou a 100% do município.
Educação - Garantia de formação continuada aos professores através de programas como pró-letramento, pró-formação; transporte e material escolar para todos os alunos.
Ação social – Criação do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); eleições do Conselho Tutelar; aumento do número de vagas nos projetos sociais como Educarte.
Cultura – Foi feito um mapeamento das expressões culturais de Upanema, um trabalho em campo com a coleta de dados como manifestações e eventos culturais, curiosidade, expressões, prédios etc.
Estes aspectos quantitativos da avaliação já haviam sido enviados pelo município. A expectativa é de que as cidades escolhidas sejam divulgadas em Novembro.

domingo, 27 de agosto de 2006

UPANEMA SAÚDA NOVO PADRE





A comunidade católica de Upanema participou em peso neste domingo da primeira missa de Padre Josemar como pároco de nossa cidade. O templo da Igreja Católica ficou lotado, prestigiando assim o novo padre.
Veja as fotos de sua primeira missa.

COMÍCIO DO PT EM UPANEMA

Foto do comício

Apesar de o PT ser pequeno em Upanema e a muitas campanhas não lançar sequer um candidato nas eleições municipais, nesta segunda-feira eles promoveram um comício do Partido dos Trabalhadores-PT aqui. Os candidatos aproveitaram mais uma vez a movimentação da população na feira livre da cidade para levar sua mensagem. O evento contou com a presença de Mineiro, candidato a deputado estadual.
O evento aconteceu pela manhã ao lado do mercado público, na Av. Getúlio Vargas.

sábado, 26 de agosto de 2006

UPANEMA ENFRENTA ITAJÁ NESTE DOMINGO

A equipe de Upanema realizará neste domingo mais um amistoso preparatório para a segunda divisão do estado. Desta vez, o adversário é o nosso maior rival, a equipe de Itajá. O jogo será realizado na casa do adversário, o que aumenta ainda mais a expectativa do grupo em quebrar um tabu que já dura mais de 15 anos.A derrota sofrida no último amistoso contra Felipe Guerra não desanimou a equipe. O amistoso contra Itajá serviu de ânimo para os jovens atletas, que não vêem à hora de estrear no campeonato da segunda divisão. O técnico Vivi, informou que já estão confirmados mais dois amistosos. Serão os jogos de volta entre Felipe Guerra e Itajá, todos no estádio Freirão.
Fonte: Blog do Anax

MAIS UM ARROMBAMENTO EM UPANEMA

Realmente a segurança em Upanema está um caos. Os ladrões estão agindo como se não houvesse mais polícia ne guardas municipais. Toda semana vocês que tem acompanhado esse blog tem lido notícias sobre arrombamentos e furtos. Ontem a noite (sexta) mais uma residência foi furtada. Foi a residência de Valkíria no bairro Santa Paz em nossa cidade.
Um guarda municipal afirmou que a polícia juntamente com eles (guardas municipais) tinham feito a ronda no local um pouco antes do acontecido mas não perceberam nenhum movimento estranho.
Os ladrões levaram principalmente um aparelho de Dvd.

ENEM



Fotos tiradas na hora da saída dos estudantes
Neste domingo acontecerão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, das 13:00h às 18:00h. Os upanemenses realizarão suas provas em Mossoró. Para a locomoção dos estudantes até Mossoró a Prefeitura Municipal de Upanema disponibilizou dois ônibus que sairão da Avenida 16 de setembro, em frente a padaria Dois Irmãos a partir das 11:00h (onze horas).
Este ano a expectativa é de que mais alunos de nossa cidade façam a prova do Enem devido ao fato de você, com a nota do Enem, fazer a inscrição do Prouni e neste, muitos upanemenses obtiveram sucesso ano passado, o que despertou maiores interesses da classe estudantil. Grande também é o numero de pessoas que concluíram o ensino médio a mais de dois, três anos e que irão tentar uma chance nesse exame.

PROFESSORES DE UPANEMA BUSCAM CAPACITAÇÃO

Os professores de Upanema estão cada vez mais procurando se capacitar para prover os alunos de nosso município com uma educação de qualidade. Aliado a isso tem o incentivo da prefeitura municipal que aprovou o plano de cargos e carreira dos professores. Por este plano, o professor que tem especialização recebe um aumento de 20% em seu salário.
Diante disso, nos últimos meses vários professores têm procurado as especializações em Mossoró, Assu e até em Campo Grande.
Em Mossoró começou este mês uma especialização em Geografia. Dela estão participando os professores Edgar, Luiz Gonzaga e Ceição. Já na especialização, também em Mossoró, em Gestão Escolar estão participando os professores Junior, Cláudio, Gorete, Jeane, Socorro Silva, Pequena e Disnelândia.
Está previsto para o próximo mês em Mossoró o início da especialização em Supervisão Escolar. Participarão as supervisoras Fátima Martins, Adelcina, Ceição de Salomé e Léia.
Está previsto também para iniciar uma especialização na cidade de Campo Grande com o curso de Gestão Escolar. Vários professores de Upanema estão se mobilizando para participar. A especialização em Campo Grande será a mesma de Mossoró, oferecida e reconhecida pela Faculdade Integrada de Patos – FIP. A vantagem está no preço, pois a mensalidade custará apenas R$50,00. Isso é explicado pelo fato de a prefeitura ter dado incentivos à universidade como prédio etc.

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

PRÓ-LETRAMENTO


A Prefeitura Municipal de Upanema através da Secretaria Municipal de Educação, realizará dia 28/08 (segunda), o primeiro seminário de educação que terá como tema: A importância da ludicidade em alfabetizar letrando.
Na oportunidade será feito a exposição dos jogos educativos confeccionados pelos professores participantes do programa pró-letramento (curso de capacitação de professores).
Os cursistas e gestores das escolas estaduais e municipais, alunos das séries iniciais do ensino fundamental apresentam as oficinas das 14:30h ás 17:00h.

Arca das Letras em Upanema



Arca das letras é um projeto de bibliotecas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto ao projeto Dom Helder, para o meio rural Brasileiro, que envolve múltiplos parceiros na perspectiva de criar mini-bibliotecas para os assentados da reforma agrária, as comunidades de agricultura familiar e as de remanescentes quilombolas.
A idéia é simples: pequenas caixas-estantes são fabricadas por trabalhadores sentenciados, que trabalham construindo arcas para diminuírem suas sentenças, as mesmas são construídas com madeira apreendida pelo IBAMA. Após consultar às comunidades rurais que sugerem os assuntos de seu interesse e necessidades, são formados acervos bibliográficos com 200 títulos, que compreendem livros didáticos, literatura infantil, para jovens e adultos, livros de referência e técnicos especializados.
As arcas levam às comunidades rurais obras que contribuem para o trabalho, a educação, a cultura e o entretenimento das populações do campo.
Na execução desse projeto, o MDA integra ações dos Ministérios da Cultura, da Educação, da Justiça e do Meio Ambiente. Mobiliza as comunidades para o uso do livro por meio de agentes e comissões de leitura que conduzem e aprimoram suas bibliotecas. Por fim movimentos sociais, entidades não-governamentais e a população urbana que apóia o projeto com a doação de livros.
Em relação aos empréstimos de livros; uma pessoa pode levar até dois livros de cada vez, o tempo de devolução varia por idade e por páginas do livro: crianças sete dias, jovens e adultos de quinze a um mês, dicionário um dia e Almanaque Abril um dia.
Upanema também participa desse projeto, pois, já foi contemplada com 9 arcas da letra. Veja as comunidades contempladas:
· P.A. Esperança;
· P.A. Lagoa Vermelha;
· P.A. Bom Lugar I
· P.A. Bom Lugar II
· P.A. Palheiros III
· P.A. Baixa do Dutra
· P.A. Nova Vida
· P.A.Sabiá
· P.A. Sombreiro

Se você quiser colaborar com este projeto fazendo doações de livros revistas e afins, pode procurar Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros, agente de leitura do Projeto de Assentamento Esperança.

quinta-feira, 24 de agosto de 2006

CALAZANS FREIRE PODERÁ PERDER COMPUTADORES

A escola Calazans Freire está prestes a perder os computadores que recebeu do projeto Alvorada do Governo Fedreal. Isto porque a escola recebeu a visita de um técnico para instalar os computadores e ele constatou que a o prédio não tem uma sala adequada para os mesmos, ou seja, forrada, com ar-condicionado etc.
Mas o pior de tudo é que ele disse que vem buscar os computadores para uma outra escola que tem a sala adequada e disse mais: que depois a escola receberia de novo outros computadores.
Ao ouvir essa história me recordo da entrevista com o Dr. Antonio Rodrigues de Carvalho, publicada na primeira edição do Jornal de Upanema. Nela ele diz que quando era prefeito de Mossoró em 1958, veio o asfalto para pavimentar a Br-110 que liga Mossoró a Campo Grande passando por Upanema mas, o governador pediu o asfalto emprestado para terminar a estrada de Serra Negra-RN, dizendo que depois devolvia. O resultado todos sabemos. Até hoje estamos esperando o asfalto da Br-110.
Portanto, ALUNOS, PROFESSORES E A POPULAÇÃO DE UPANEMA EM GERAL NÃO PODEM PERMITIR QUE ISSO ACONTEÇA. OS COMPUTADORES SÃO NOSSOS. SE A ESCOLA NÃO TEM UMA SALA ADEQUADA É PORQUE O PRÓPRIO GOVERNO NÃO CONCLUIU A OBRA DO NOVO CALAZANS.
VAMOS NOS UNIR PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA.

Água ou coca-cola

ÁGUA
Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para praticamente 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo da Universidade de Washington.
Falta de água é o fator nº 1 da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.
Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador, ou uma página de impressora.
Beber cinco copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
Você está bebendo a quantidade de água que deveria todos os dias?
COCA-COLA
Em muitos estados nos Estados Unidos, as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de Coca-Cola no porta-bagagem para serem usados na remoção de sangue na estrada, após um acidente.
Se você colocar um osso em uma tigela com Coca-Cola, ele se dissolverá em dois dias.
Para limpar o banheiro: despeje uma lata de Coca-Cola dentro do vaso e deixe por uma hora, após dê descarga.
O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça.
Para remover pontos de ferrugem de um pára-choque cromado de automóvel, esfregue-o com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola.
Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis, despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.
Para soltar um parafuso emperrado por corrosão, aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.
Para remover manchas de graxa das roupas, despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas com graxa, adicione detergente. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa.
A Coca-Cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro.O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu pH é 2,8.
Ele dissolve uma unha em cerca de quatro dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos, e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.
Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.
Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso, que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.
Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a Coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.
Mais um detalhe: a Coca-Cola Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado por causa da combinação Coca + aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.
A pergunta é: depois de melhor informado, você irá preferir um copo de água, ou um copo de Coca-Cola?
Este email foi enviado por Fabio de Jesus e eu achei importante que fosse divulgado aqui.

PARABÉNS AO BLOG DO ANAX !!!

Ontem o Blog do Anax conseguiu algo muito importante! em primeira mão divulgou a pesquisa para governo do estado que só iria sair a noite. Portanto, quem acessou este blog ontem a tarde soube o resultado da pesquisa.
Leiam a matéria:
Extra, Extra, Extra. Wilma mais distante de Gari
Não é oficial! Mas comenta-se nos bastidores da política em Natal que a maioria de Garibaldi em relação a Wilma de Faria na pesquisa que vai ser divulgada logo mais a noite pela InterTV, está em torno de 8%. Os números extra-oficiais mostram que aumentou a diferença em relação a pesquisa Consult. Garibaldi teria 49% e Wilma 41%. Nos bastidores também surge a informação que Rosalba Ciarline estaria empatada tecnicamente com o senador Fernando Bezerra. Rosalba 29%, Fernando Bezerra 29% e Geraldo 21%. Repito, os números não são oficiais, mas não poderíamos deixar de divulgar o que comenta-se nos bastidores da política do estado.

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

DIA DO ESTUDANTE

Oi pessoal!!
Atendendo a pedidos, eu estou colocando as fotos do dia do estudante no Colégio Calazans Freire.
Divirtam-se!!!!

terça-feira, 22 de agosto de 2006

ESCOLHIDO NOVO PADRE DE UPANEMA


Na manhã de hoje, em Campo Grande, foi decidido quem será o novo vigário da Igreja Católica em nossa cidade.
O escolhido foi o Padre Josemar Lima, natural de Camaragibe-PE, tem 30 anos de idade, é recém ordenado padre, há 8 meses e estava atuando em Fortaleza-CE.
Ele tomará posse em missa a ser realizada no dia 27 (domingo) Às 16:00 horas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição com uma bonita acolhida que será feita pelos grupos religiosos e toda a comunidade de Upanema.
A foto mostra o momento de sua ordenação em Camaragibe-PE com seus pais.

ATO PÚBLICO


A Igreja Católica estava preparando um ato público em prol da conclusão das obras do colégio Calazans Freire e em prol da delegacia de polícia que está interditada por falta de condições. Como as obras na escola parece que vão ser reiniciadas a igreja continuará com o ato em favor da delegacia de polícia. Mas, caso no dia da manifestão as obras na escola não tenham sido iniciadas o ato englobará tanto a delegacia quanto a escola afirma Ricardo, um dos organizadores do evento.
A data da manifestação está sendo marcada, mas, ao que tudo indica será na primeira quinzena de setembro.
Esperamos que este não seja um ato isolado da igreja, mas que toda a sociedade civil organizada participe para mostrar que a população de Upanema quer a imediata solução desses dois problemas.

Novo padre de Upanema

Diferentemente do que foi informado por este blog, não se tem ainda uma confirmação sobre quem será o padre que irá assumir a Igreja de Nossa Senhora da Conceição aqui em Upanema. A duvida está entre o Pe. Francisco, mencionado na matéria, e o Pe Josemar. O impasse da escolha é que devido a paróquia ter 5 cidades e apenas dois padres é necessário utilizar uma dinâmica de divisão de comunidades onde cada padre atue em parte da paróquia.
O resultado sairá no máximo até amanhã, pois, eles irão se reunir para decidir o escolhido. O certo é que já no próximo domingo o padre que for escolhido tomará posse em Upanema.

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Movimentação política


Na manhã desta segunda-feira aconteceu uma grande movimentação política no centro da cidade. Comandada pelo prefeito Jorge Luiz juntamente com seu staff de secretários e vereadores aliados, a caminhada visava a busca de votos do homem do campo, que vem para a feira livre, em prol da campanha de Garibaldi e Rosalba. Iniciada por volta das 9:30h, a caminhada começou em frente ao hotel Central e terminou com uma concentração ao lado do mercado público aonde o prefeito Jorge discussou para a população presente.

Upanema é derrotado em amistoso


Depois de resultados importantes conseguidos na fase preparatória, o time de Upanema perdeu para a equipe de Felipe Guerra por 1x0 neste último domingo. Apesar do resultado, o time se comportou bem diante da boa equipe de Felipe Guerra. Vários lances foram desperdiçados pelo nosso time. "Poderíamos ter saído de lá com um placar favorável se as chances tivessem se convertido em gols". Analisou o vice-presidente da equipe, Onildo Bezerra.
Fonte: Blog do Anax

Banda Municipal fica em terceiro no Festban



Foi realizado ontem na cidade de Cruzeta a segunda etapa eliminatória do 1º FESTBAN, Festival de Bandas de Cruzeta. Participaram desta etapa eliminatória as bandas de Assu, Parelhas e Upanema.
As apresentações começaram as 20:30h com desfile da Banda Ivaldete Basílio e a banda da cidade de Parelhas. Logo depois aconteceu o confronto na praça de eventos. Os upanemenses apresentaram as músicas Royal Cinema(valsa), Mão de Luva(dobrado), Carinhoso e Gilvandro Fernandes Jácome(dobrado).
O resultado saiu por volta das 22:00h, ficando classificada para a final no próximo domingo a Banda da cidade de Assu, com 28 pontos. Em segundo ficou a banda de Parelhas com 24 pontos e em terceiro a banda de Upanema com 21 pontos.

sábado, 19 de agosto de 2006

PARECE QUE DESSA VEZ SAI (COLÉGIO CALAZANS)


Pessoal, essa notícia é bem quentinha e você só sabe aqui!!!!!Em conversa com o diretor do colégio Estadual José Calazans Freire (Profº Edgar) confirmamos a notícia de que sexta-feira os donos da empresa L4 estiveram aqui em nossa cidade. Esta empresa é a que ganhou a concorrência para a construção do novo Calazans Freire na Av. Getúlio Vargas(foto), paralisado a mais de 3 anos pelo governo estadual. Eles vieram atrás de casas para alugar e afirmaram que nesta segunda-feira, 21 de agosto, já viriam instalar o escritório da empresa aqui em Upanema.Esperamos que finalmente, após anos de espera, a conclusão dessa tão sonhada escola possa se realizar e assim projetos como o Alvorada possam ser implantados nessa escola, visto que este projeto está a espera apenas da conclusão do colégio.
É importante lembrar ainda, que os alunos da escola estavam preparando uma grande manifestação, para este mês ainda, reinvidicando a conclusão da obra.

Pe. Josenildo se despede de Upanema

Depois de oito anos celebrando missas aqui em Upanema, padre Josenildo Cândido do Nascimento nos deixará, pois, foi transferido para ser pároco em Recife-PE. Assim, a comunidade católica de Upanema preparou uma grande festa de despedida que acontecerá neste domingo, 20 de agosto, na igreja de Nossa Senhora da Conceição.
O substituto do Pe. Josenildo será o Padre Francisco (foto) que inclusive comandou a abertura da Semana Paroquial da Família.

POPULAÇÃO DE UPANEMA ESTÁ INSEGURA

A população de Upanema está a cada dia mais incerta com relação a sua segurança. Praticamente toda semana está acontecendo furtos em nossa cidade. Apenas nos últimos dois meses podemos citar como exemplo o furto da residência do ex-vereador Ribamar Ribeiro, roubo de outras residências, de comércios, do bar de Raimundo Matoso, e muitos outros. O último aconteceu na madrugada de ontem quando invadiram o bar de Manoel Gondim na Rua José Lopes e levaram além de bebidas uma gaveta contendo cerca de R$50,00 em moedas.
Acredito que são estes pequenos crimes, como ficam insolúveis, possibilitaram no mínimo a sensação de impunidade necessária para que estes criminosos tentem novos crimes.

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Escola Municipal Maria Gorete passa por reforma


A Escola Municipal professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, situada a rua José Lopes, e o anexo da mesma na rua Manoel Bezerra, estão passando esta semana por uma grande reforma. A prefeitura municipal através das secretarias de educação e obras estão fazendo o serviço de pintura de toda a escola, dos arquivos e armários além do retoque nas paredes. Estão também consertando as portas e janelas danificadas. Ainda está previsto para breve a retirada dos banheiros para outra área para a construção de um grande auditório.

Tudo isso será feito antes da construção da escola modelo prometida pelo prefeito Jorge Luiz para o próximo ano.

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Banda Ivaldete Basílio participará de concurso na cidade de Cruzeta


No próximo domingo a Banda Municipal Ivaldete Basílio da Silva irá se apresentar em um grande concurso de bandas na cidade de Cruzeta RN.

Pra quem não conhece, Cruzeta é hoje uma das cidades de maior movimentação musical do Estado. A cidade já promoveu seminários ministrados por músicos nacionalmente conhecidos como o trombonista Radegundis Feitosa que é professor da UFPB e membro do Brazilian Trombone ensemble, além de ainda possui a melhor banda de música (filarmônica) do Estado. Por isso, Cruzeta está consolidada no cenário musical potiguar.

No evento de sábado acontecerá à primeira eliminatória de quatro etapas do concurso. As bandas terão que tocar quatro músicas. Uma música de um compositor norte-rio-grandense, Royal Cinema, e duas outras músicas a escolha das bandas.

A apresentação da Banda Ivaldete Basílio está marcada para as 16:00h

PRIMEIRA BANDA DE MÚSICA DE UPANEMA


A música em si tem desempenhado ao longo da história, um papel muito importante em todas as sociedades. Em nossa cidade, mas precisamente com relação às Bandas de música, elas vêm desde muito tempo inseridas em nossas festividades, principalmente de padroeira e emancipação.

Contam os mais velhos que em certos anos, como o nosso município não dispunha de uma banda, chamava-se à banda da vizinha cidade de Augusto Severo á época. Os músicos então vinham os quase trinta quilômetros que separam as duas cidades andando a pé e carregando os seus instrumentos. Isso mesmo. Vinham a pé de Augusto Severo! Quando chegavam na entrada da cidade começavam a tocar e a partir daí era só festa.

Upanema só veio a possuir a sua primeira banda de música na administração do prefeito Vicente de Paula Rocha que governou do ano de 1960 a 1965. Alguns atribuem a criação dessa banda como sendo o maior feito de sua administração, pois, “cidade do interior sem uma banda de música não é cidade do interior”.

Aqui está a foto da nossa primeira banda de música. Alguns conseguimos identificar na foto como é o caso do Maestro Zé Diniz, de Caraúbas, Bastos e Canquinho já falecidos. Zé Neto, João Batista, Agamenon, Paulo de Maria Romana, Chico Bafo e Duda. Faziam parte ainda da Banda e que não aparecem na foto Deca, que dá nome a atual Banda de Música do Município “Ivaldete Basílio da Silva” e Chaguinha, ambos também já falecidos. Tarsino, Luís de Luquinha, Aguinaldo, Eduardo de Zé Gregório, Jéferson, Luís de Nazaré e Elimar de Raimundo Lino. Estes foram os que conseguimos descobrir. Esta foto certamente traz dois sentimentos ao coração dos que chegaram a vê-la se apresentando. Primeiro um pouco de alegria em revê-la, mas também sem dúvidas um pouco de tristeza ao lembrar de alguns de seus componentes que já se foram.
Não poderíamos deixar de agradecer a Inês Tavares de Mendonça que gentilmente nos cedeu esta fotografia.

PUBLICIDADE

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

História da Festa do Esporte

A Festa do Esporte em Upanema surgiu no ano de 1985 quando o Professor Dequinha Bezerra resolveu promover um evento para relembrar o 1º ano do encerramento de sua carreira como jogador de Futebol.

Dequinha, que encerrou sua carreira em agosto de 1984, com 36 anos de idade, é considerado o melhor jogador de futebol que Upanema já teve. A sua despedida oficial do futebol aconteceu no velho Estádio Calazans Freire, onde hoje está edificado o templo da Igreja Assembléia de Deus além de outras residências. Participaram da festa, como convidados, às seleções de futebol das cidades de Janduíz, Itajá e Governador Dix-Sept Rosado. A seleção de Upanema perdeu o título de campeão da festa ao ser derrotado pela seleção de Itajá na partida final por 2 a 1.

Assim, na primeira edição da Festa do Esporte, foram dois dias de muita festa e claro, muito esporte na cidade. A animação ficou por conta da Banda Valdeson Musical. A partir de 1986, a Festa do Esporte tornou-se o maior evento do município, tradição que vem até os dias atuais. Bandas famosas já se apresentaram nos principais palcos da cidade como no Clube Churrascão, no Clube Municipal, na Quadra de Esportes do Conjunto IPE e nos últimos 7 anos o evento acontece na casa de Shows Portal do Sol. Dentre as principais bandas que por aqui passaram destacamos: TERRÍVEIS, GRAFITH, FERAS, CIRCUITO MUSICAL, TÁRTAROS, MONTAGEM, CEBOLA RALADA, BANDA ALEGRIA E O ALEJADINHO DE POMBAL, IMPACTO CINCO, RITA DE CÁSSIA, COLLO DE MENINA, BANDA LÍBANOS e BANDA TROPYKÁLIA.

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Polícia prende cinco pessoas pelo furto de duas galinhas durante bebedeira na cidade de Upanema

A polícia desta cidade efetuou a prisão de cinco pessoas acusadas de terem furtado duas galinhas durante uma bebedeira na madrugada do último domingo para servirem de tira-gosto.

Gardiel da Costa e Silva, Antonio Roberto de Aquino, Alberi da Silva Martins, Ananias da Silva Moura e Ranilson Ferreira Lustosa foram autuados por furto qualificado e formação de quadrilha pelo sargento Jota Pereira, delegado da cidade.

Em contato com esta reportagem, Gardiel da Costa e Silva disse que estava bebendo com os seus colegas e com um irmão do dono das galinhas quando deu uma saída e ao retornar já encontrou as galinhas mortas na mesa. "Eu não vi quando eles pegaram as galinhas e o irmão do dono das aves não mais estava lá. Momentos depois fomos surpreendidos com a chegada da polícia que nos algemou e nos levou para delegacia", destacou.

Os cinco homens se encontram presos em uma das celas da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), em Mossoró, à disposição da Justiça.
Fonte: Jornal o Mossoroense

Colegio Alfredo Simonetti participa do IV FESTUERN


Começou no último dia 11 o IV FESTUERN que é o Festival de teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As apresentações acontecerão de 11 a 20 de agosto no Teatro municipal Dix-huit Rosado em Mossoró. O evento conta com a participação de escolas do ensino fundamental e médio de várias cidades do nosso Estado como Apodi, Areia Branca, Angicos, Florânia, Currais Novos, Macaíba, Mossoró e Upanema.

O FESTUERN tem como objetivos “promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais como bem social indispensável na formação integral da pessoa humana, além de valorizar a escola como espaço de produção de cultura e de conhecimentos”.

A cidade de Upanema participa desde o III FESTUERN com as escolas Calazans Freire e Alfredo Simonetti. Este ano, devido a problemas com a documentação do Calazans Freire apenas o Alfredo Simonetti está participando.

A escola Estadual Profº Alfredo Simonetti apresentará a peça “Brasil sem anemia” com o Grupo Estrela Upanemense que tem como Diretora artística Maria do Socorro da Silva Targino (Pequena). A peça mostra de maneira divertida a anemia por falta de ferro na alimentação. Além de mostrar que alimentos fornecem energia, sais minerais e vitaminas.

ISMAEL BRILHANTE


No último dia 4 de agosto aconteceu a festa de lançamento do primeiro Cd evangélico do jovem cantor Ismael Brilhante. O evento aconteceu em frente a escola Evangélica situada a Av 16 de setembro em Upanema e contou com a presença de um grande público.
Acompanhe como tudo começou nesta entrevista:
"Tudo começou com uma bandinha de lata que meus amigos e eu formamos. Todos os dias agente ia ensaiar na minha casa mais eu nunca imaginei que iria cantar, porque o que eu gostava mesmo era de tocar percussão. Mas um dia eu mudei de idéia e comecei a cantar. E com o passar do tempo fui gostando e me aperfeiçoei na música. Os meus amigos começaram a dizer que eu estava cantando bem. Aí o que aconteceu, eu acreditei e comecei a levar a sério. E as oportunidades começaram a surgir. O Grêmio da escola que tinha como presidente Inavan Santos fez acontecer a mais bela voz estudantil. Eu fiquei interessado em participar, mas ainda não estava com muita certeza. Meus amigos apoiaram e minha família também, aí eu participei e fui feliz em ganhar. Daí então eu fiquei muito feliz em ter ganhado e decidi participar da mais bela voz da cidade, e graças a Deus eu fui feliz em mais uma vez ganhar. Daí as coisas foram ficando mais sérias e eu me aperfeiçoando mais e mais na música. Depois de ganhar na minha cidade fui para primeira eliminatória em Campo Grande. E mais uma vez fui campeão. Depois de ser campeão em Campo Grande fui classificado para final em Mossoró. Eu estava muito feliz, pois estava representando a minha cidade. Mas naquele dia a sorte não estava totalmente do meu lado. Não consegui ficar em primeiro lugar. Fiquei em terceiro. Mas fiquei muito feliz porque eu estava entre os três melhores.
Assim, quis levar mais a sério. O meu sonho era fazer parte de uma banda de forró. E com a iniciativa o meu grande amigo Pedro me deu uma força e conseguiu arrumar uma banda para eu ir cantar. Fui fazer teste e fui aprovado. Fiquei pouco tempo na primeira banda, estava sendo muito pressionado por empresários que ficaram interessados por mim, fazendo propostas muito boas. E daí então eu resolvi sair e parti para outra. Fui fazer um teste na banda Bonequeiros do Forró e sendo mais uma vez aprovado, fui trabalhar com pessoas ótimas, inclusiva o meu amigo Alcivan que também é daqui de Upanema. Nós dois trabalhamos juntos deu tudo certo graças a Deus, inclusive gravamos um Cd profissional com o melhor produtor de forró, Dorgival Dantas, em Fortaleza-CE".
Ismael chegou ainda a ser convidado para cantar na banda natalense Cavaleiros do Forró que é sucesso em todo o nordeste. Ele não aceitou o convite pois queria seguir carreira como cantor evangélico.

CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL


Não está confirmado ainda mas, fontes seguras afirmam que a Câmara Municipal está programando um concurso para o provimento de cargos em seus quadros. A Câmara está precisando de secretários e ASG's. No mínimo 5 funcionários. É aguardar e já ir estudando...

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

DIA DO ESTUDANTE

O dia do estudante foi na sexta-feira mas em Upanema foi comemorado na quinta-feira por todas as escolas da zona urbana. Todas promoveram eventos comemorando esse dia. A Escola Municipal Maria Gorete, tendo a frente o Diretor Ribamar Ribeiro e a equipe do Gr?mio Estudantil, promoveram um festival de cachorro quente e uma seresta com Bastos dos teclados. A Escola Estadual Alfredo Simonetti promoveu um grande evento na casa de shows portal do sol que contou com a participa??oo da cantora Brenda, Calypso mirim de Mossor? al?m de outros artistas da terra. O evento que contou com maior participa??o da comunidade estudantil foi o promovido pela Escola Estadual Jos? Calazans Freire. A escola juntamente com o Gr?mio Estudantil promoveram a escolha do mais belo estudante da escola masculino e feminino.O vencedor entre os homens foi o jovem Carlos Eduardo que estuda o 2? ano matutino. Em segundo lugar ficou Talise, do 2? noturno.Entre as mulheres a grande vencedora foi a jovem Rosana estudante do 3? ano matutino e em segundo ficou Rafaela.




REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM UPANEMA

Upanema tem passado nos últimos meses por uma verdadeira revolução virtual que tem mudado o cotidiano de centenas de pessoas. Isto graças à implantação principalmente do sistema de internet via rádio em nossa cidade. De lá pra cá, além dos assinantes, já surgiram três lans house que junto ao sistema de internet via satélite do Colégio Calazans Freire tem deixado os jovens quase que viciados na internet e seus afins como MSN, e-mail, Blog e famoso Orkut.
O Orkut é um ambiente virtual que é associado ao Google e foi criado em 22/1/4 pelo engenheiro e projetista da empresa, o turco-alemão Orkut Buyukkokten. Para os poucos que ainda não sabem, para fazer parte do Orkut você precisa receber um convite de um amigo. A partir daí você estará interligado a milhões de pessoas em todo o mundo. Após entrar, você começa uma nova fase, a busca de amigos e comunidades que o agrada, pois existem todo o tipo de comunidades desde humor, política, até os que propagam o anti-semitismo e a pornografia.
As comunidades relacionadas a nossa cidade já chega a mais de uma dezena sendo que a com maior número de membros é a de nome “Upanema” com 416 membros e pertence a Carlos Henrique. Depois vem às comunidades “Carnapanema” com mais de 300 membros, “carnaval de Upanema” com mais de 200 membros, “Upanema York” com 202 membros e a comunidade “já viajei no ônibus de Dedé” com 138 membros entre outras. O objetivo dessas comunidades relacionadas especificamente à Upanema é encontrar novos amigos, rever aqueles que estão distantes e se informar sobre o que está acontecendo por aqui.
O Msn é um programa desenvolvido pela empresa norte-americana Microsoft que permite você ter acesso instantâneo aos seus amigos via texto, voz e vídeo. Hoje praticamente todos que tem acesso a internet tem o msn, ou outro que tenha o mesmo objetivo, pois, se tornou uma ferramenta indispensável para se comunicar devido a sua facilidade e baixo custo visto que você pode falar com cerca de 220 milhões de pessoas em todo o mundo que tem o msn gratuitamente.
O Blog talvez seja o menos conhecido dos upanemenses, mas, segundo o jornalista Ricardo Noblat, ele poderá substituir o jornal impresso, revistas etc. Um Blog é um site de fácil utilização, onde qualquer um pode postar rapidamente o que pensa, interagir com as pessoas e muito mais. Tudo isso grátis. Portanto, um blog jornalístico por exemplo pode dar uma notícia em tempo real enquanto que só vai sair no jornal na manhã seguinte e mais, o leitor do blog pode deixar o seu recado, opinião, comentando no próprio blog.
Nós temos alguns blogs que tem Upanema como tema. Os principais são http://upanema.blogspot.com que visa trazer noticias atualizadas de Upanema para quem mora aqui e principalmente para quem mora fora e o http://blogdoanax.blogspot.com que tem como objetivo também mostrar o que é notícia em nossa cidade, principalmente na política local.
Como toda novidade esses novos meios de comunicação é adorada por uns e odiada por outros, mas sem dúvidas é necessário que todos, hoje em dia, saibam um mínimo sobre computadores e internet, pois esta faz parte da nossa vida e ao que tudo indica veio pra ficar...
P.S.esqueci de falar sobre a nova febre, o YouTube, o maior fenômeno de vídeo on line. Depois eu trarei mais informações e vídeos...

domingo, 13 de agosto de 2006

LANÇAMENTO DO PMDB JUVENTUDE E CARREATA EM UPANEMA


No fim da tarde deste domingo aconteceu o lançamento em Upanema do PMDB juventude na casa de shows Portal do Sol. Logo após os bacuraus se dirigiram para o sítio Poré de onde saíram em carreata que percorreu as principais ruas da cidade. Após essa grande carreata, ocorreu uma concentração na praça Padre Adelino para um comício relâmpago.
Estiveram presentes além do prefeito Jorge Luiz, vereadores e secretários, o candidato a deputado estadual Valter Alves, o prefeito de Campo Grande, Bebeto e o prefeito de Felipe Guerra, Brás.
Na oportunidade o prefeito Jorge Luiz anunciou uma caminhada que ele, os vereadores e secretários da base aliada farão na manhã desta segunda na feira livre que acontece em nossa cidade.

IGREJA CATÓLICA


A Igreja Católica promoveu este fim de semana a sua 1ª Semana Paroquial da Familia. A abertura do evento aconteceu na sexta-feira às 19:00h em frente ao marco do cinquentenário e contou com a a participação da Banda de Música Municipal e a banda do grupo de renovação carismática católica de Mossoró. O encerramento se deu no ginásio de esportes Wilneran Cabral às 10:00h do domingo e contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzano.